Page 1

divamag.com.br

BR R$ 10,00

AR P$ 25,00

US$ 7,00

31

NOVEMBRO > 2011 DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA TRÍPLICE FRONTEIRA E COSTA OESTE

JULIANA BARBOSA E VOCÊ VOTARAM

FOI UM CHUÁ! CATARATAS É ELEITA UMA DAS 7 MARAVILHAS NATURAIS DO MUNDO

ESPECIAL GOURMET E COMPRAS NO PARAGUAI ABERTA TEMPORADA DE FESTAS COM CAROL VACCARI DIVA SAÚDE & ESTÉTICA DRA.MARINALVA CALLEGARIO TURISMO GOURMET NOS HOTÉIS DA TRÍPLICE FRONTEIRA

MODA

ESTILO DE VIDA

SAÚDE & ESTÉTICA

GOURMET

TURISMO divamag.com.br | 1


2 | divamag.com.br

divamag.com.br | 3


4 | divamag.com.br

divamag.com.br | 5


6 | divamag.com.br

divamag.com.br | 7


24

É TEMPO DE FESTA Carol Vaccari é o nome da alta costura que assina os vestidos deste maravilhoso ensaio de moda.

72 83

38 FOTOS RODRIGO VIPYCH Estilo JUJU NEGRISOLLI Beleza SUELEN JOHANN Assistente de Produção GREICE KÖLLN Tratamento de Imagem ANDRE SCHNEIDER (NY) 8 | divamag.com.br

94

DIA DE D!VA

Um ensaio e duas revelações. Tálita Prestes a Diva. Thaíse Diehl a Fotografa. As duas juntas: um resultado surpreendente.

64

OS MELHORES ESTÃO AQUI Diva Gourmet Choice 2012, um guia gastronomico dos restaurantes de destaque em Foz e Região.

44

Ensaio de D!VA Com a engenheira civil, Eliane Cirene Oro, mostrando a beleza e a força com que se constrói a vida.

COMBATE À CELULITE

33 Alimentos aliados na luta contra os indesejados furinhos.

79

DIVA NO DIVÃ

Dra Marinalva Callegario, é capa da Saúde&Estética. Uma das mais renomadas psicólogas da região, falando sobre a importancia da terapia.

HOTÉIS GOURMET

Fizemos um tour gastronomico pelos hotéis de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad Del Este abertos ao público.

Sugestões e críticas diva@divamag.com.br

Sugestões e críticas diretoria@divamag.com.br (45) 3027-2551

divamag.com.br | 9


10 | divamag.com.br

divamag.com.br | 11


COLABORADORES

Editora: Angelita Costa

LUDMILLA COSTA Ludmilla Quintanilha da Costa, 27, é Publicitária inquieta, formada pelo Cesumar. Veio de Maringá, e está de lua de mel em Foz do Iguaçu.Há 8 meses! Ela pensa, assim como a música de Oswaldo Montenegro, “Quem não ouve a melodia, acha maluco quem dança...’’, nós aqui também. Música, moda, cinema, viagens, leitura e fotografia são suas paixões. Na Diva, ela faz um mix disso tudo que gosta, colaborando como co-editora, e o melhor, é que pode chamar isso de trabalho.

CARLOS POLIDORO Fotógrafo e designer, Carlos ‘’Eduardo’’ Polidoro, tem 21 anos e já é formado na faculdade do experimento, das tentativas e do aprendizado contínuo. Clicou ontem, clica hoje e vai clicar amanhã.

CEO: André Baldi da Costa Co-Editora: Ludmilla Costa Design & Arte: André Costa Carlos Eduardo Polidoro Lucas Marcoviz Florão Fotógrafos Colaboradores: Alysson Borges Carlos Polidoro Daniel Vendramini Fernada Camerini Fernando Tiegs Kéia Tonin Luciano Sergel Mohamed Ortiz Daaboul Rodrigo Vipych Comercial: Tuisy Warken Estagiário: Wellington Cassanelo

JOYCE WARKEN 31 anos, Maquiadora Certificada pelo Lady&Lord Professional School de Curitiba, com aperfeiçoamento em maquiagem para noivas, visagismo e maquiagem corretiva, design de sobrancelhas pela mesma escola. Com especialização em Produção de moda, pelo estúdio Heloisa de Barros também em Curitiba

RODRIGO VIPYCH Ele mora no Paraná , mas é o que se pode chamar de cidadão do mundo - aos 30 anos, percorre o mundo fotografando moda e mulheres bonitas. Para esta edição ele clicou nossa capa Juliana Barbosa.

Colaboradores: Amanda Capellani Antonio Neto Jinan Charafeddine Juliana Tabox Lili Castella Lucas Lucion Márcia Fidelis Maria Ines Mauro Picini Nice Coelho Ruy Barrozo Silvana Helena Amaral Wellington Cassanello Assessoria Jurídica: Bungenstab Lavinicki Advogados Rua Belarmino de Mendonça, 110 - 1 andar Centro - Fone 45 3574 3435 - Foz do Iguaçu - PR

@diva_mag Diva Mag divaiguassu@hotmail.com

FERNANDO TIEGS Paranaense, 29. Efetivou recentemente uma parceria com a D!VA. Dono de um olhar sutil e objetivo, desenvolve com intimidade aquilo que mais gosta de fazer, fotografar. 12 | divamag.com.br

REALIZAÇÃO EDITORA DIVA LTDA. Almirante Barroso, 1293 - SL. 12 Edifício Pedro Basso - Centro Foz do Iguaçu - PR. CEP 85.851-010 Fones: (45) 3025-DIVA ou 3027-2551 A revista DIVA MAG é uma publicação mensal da EDITORA DIVA Ltda. Os editores e associados não se responsabilizam por produtos e serviços divulgados. Os artigos assinados ou informes publicitários contidos nesta ou em qualquer outra publicação do mesmo título não representam necessariamente a opinião dos editores.

Fone: (45) 30291920 Donna Felícia Cataratas JL Shopping. Piso L2 - 209. divamag.com.br | 13


CARLA FELTEN BIJUTERIAS&ACESSÓRIOS

SOFISTICAÇÃO NUDE

D

e tendência a um clássico da moda, a cor nude firmou espaço no mundo fashion. Ela compõe um visual mais natural, pois se aproxima dos tons de pele como bege, rosado e pastéis. Clássicos, os vários tons de nude dão um caráter de sofisticação e elegância ao look. Versátil, essa tonalidade permite produções chiques, que podem ser usadas tanto no dia a dia quanto na noite. Os acessórios nude podem ser usados com roupas florais, estampadas, ou de tonalidades mais fortes. Nunca se ouviu falar tanto nessa cor como agora. O nude veio para ficar e tornou-se desejo fashion não apenas nas roupas, mas nas makes, calçados, bolsas e é claro, também nas bijoux.

make -up & beauty

ESTAMOS CADASTRANDO REPRESENTANTES PARA A MARCA.

Centro, Rua Jorge Sanwais 705 - Foz do Iguaçu , PR 45 3027-3110 www.carlafelten.com.br 14 | divamag.com.br

divamag.com.br | 15


D!VA WISH

NO TOM DO VERÃO Bolsa envelope com tressê em ráfia multicolorida e sandália de couro Amber de tressê também, coral e off white. Loja Blaqué R. Gustavo Eppens, 242 fone: 557 424000 mirtaocio@hotmail.com Puerto Iguazu

MAKE UP É FACTORY A Make Up Factory inspira toda mulher a descobrir possibilidades infinitas da sua própria beleza: maquiagem e beleza nas suas formas mais essenciais – Com fabulosas texturas que são ressaltadas pelos Top maquiadores Internacionais pela sua qualidade única.

PRECIOSIDADE Anel em ouro rosé 18k, com uma pérola central e brilhantes. (Forma jogo com o brinco do anúncio Valdugas, desta edição). Valdugas – Cataratas JL Shopping Tel: (45) 3523 1380.

Elegancia Company

FLORES DELUXE Vestido Tomara-que-caia Floral. CIA DA MODA

BIJOUX Colar dourado com Cristal Swarovski, Carla Felten.

16 | divamag.com.br

divamag.com.br | 17


NICECOELHO MODA&NEWS

VERÃO, SOL... BIQUINIS.

C

om o verão chegando, nós DIVAS, estamos procurando sempre as novidades do mercado da moda para nos atualizar, seja em roupas, sapatos e por que não nos BIQUINIS, que nos deixam lindas no verão! Na hora de escolher o biquíni ideal para usar no verão, é importante que a mulher tome o cuidado em optar pelas peças adequadas, ou seja, de acordo com o seu biotipo. Existe a possibilidade de usar um biquíni mais sensual no verão brasileiro, mas não confunda com vulgaridade. Os motivos das estampas variam entre tribais, desenhos gráficos, muita natureza e animais - em tonalidades mais vivas, sendo possível notar uma diversidade de cores e elementos que combinam perfeitamente com o clima tropical. O tomara-que-caia será retomado com força na temporada, e representa mais uma das opções de modelos de biquínis 2012. As mulheres que precisam de biquíni com boa sustentação na parte de cima, por ter seios grandes, podem optar pelo top faixa – que deixará você mais segura na praia. Mulher de cintura larga deve escolher calcinhas com laterais também mais largas, para não acentuar ainda mais o quadril. Mas a moda se transforma rápido, e daqui até o próximo verão, com certeza as indústrias da moda trarão mais novidades. As tendências de biquíni para o verão 2012 ainda trazem muito do verão do ano passado. Quando passar o outono, o inverno, a primavera e o verão do ano que vem chegar, novas idéias terão despontado e muitas novidades com certeza, estarão disponíveis. DICA: O grande diferencial para 2012 promete ser a liberdade e a individualidade, onde cada um fica com o modelo que melhor combina com seu perfil, com seu corpo. Por isto, na hora de escolher e comprar seu biquíni para curtir o verão que vem aí, lembre-se de levar em consideração muito mais que a marca, as cores e as estampas, e sim o seu bom senso!

18 | divamag.com.br

divamag.com.br | 19


MARIA INÊS ETIQUETA&COMPORTAMENTO

O que nãO pOde faltar

em sua mala de viagem

P

ara otimizar seus looks e diminuir o peso da bagagem, alguns itens devem ser observados na hora de arrumar as malas. Primeiro, o local para onde você vai: se é praia, campo, cidade... Então observe o tipo de viagem: se é de negócios ou de lazer. E por fim, observe a duração, isto é, quanto tempo irá permanecer no lugar. Independente destes fatores analise também o clima e estação e observe se terá algum evento programado como teatro, festa de aniversário, jantar especial. Caso tenha dúvidas na hora de arrumar sua mala, confira as dicas abaixo, considerando uma viagem de no máximo uma semana. - Eleja um tom predominante e coloque sobre a cama para organizar as peças. As cores neutras apresentam mais opções para combinar. Exemplo: preto, azul escuro, cinza. - Prefira tecidos que não amassem. - Um terninho é prático para diferentes ocasiões (viagens, almoços, passeios). Com ele você pode combinar duas camisas e duas blusinhas, sendo uma mais sofisticada para usar a noite. - Uma calça avulsa que combine com o paletó do terninho e com as camisas. Se for adepta ao jeans, o modelo clássico é o mais indicado. - Uma ou duas blusas (camisetas) para combinar com todos os itens. - Um vestido prático para um evento especial. Exemplo: o modelo tubinho no preto básico é mais fácil de combinar com os acessórios (flores, joias, echarpes). - Uma bolsa prática para viagens e compras. - Um sapato confortável para usar durante o dia. - Uma bolsa menor (estilo carteira) com sapato (de preferência de salto) para a noite. - Roupas íntimas. - Roupão.

FORÇA E CONFORTO JUNTOS, PARA QUEM VIVE ENTRE O CAMPO E A CIDADE.

. a c r a m a é Mahindra . ã m e l A a í g o l o n c Te

- Um agasalho, sendo a paschimina uma ótima opção. - Necessaire com produtos de higiene e maquiagem (protetor solar e hidratante), lembrando que acessórios pontiagudos e embalagens acima de 100 ml devem ser colocados na mala que irá despachar, pois em caso de viagens de avião, não é permitido levá-los na mala de mão ou bolsa. - Caso use óculos ou lentes, previna-se levando sempre um a mais. - Observe se os documentos, passagens e cartões de crédito, estão na bolsa. - Se for para praia, acrescente bermuda, maiô, saída de banho, chinelo, óculos escuros, chapéu ou viseira e uma bolsa de praia. - Adeptos ao esporte ou caminhadas, levar um trainning e um tênis.

MAHINDRA SUV

R$

Turbo Diesel - 4 x 4 Completo - 7 lugares Garantía 03 Anos

MAHINDRA Cabine Dupla

diCa

Caso tenha dúvidas sobre como arrumar as malas para uma viagem mais longa, envie email para miborgesdasilveira@gmail.com

R$

84.900,00

Turbo Diesel - 4 x 4 Completo.

BAZA VEÍCULOS FÁBRICA NO BRASIL

20 | divamag.com.br

89.900,00

FOZ DO IGUAÇU 45

3029-2030

Av. Juscelino Kubstchewski, 3738 Prox. Trevo da Ponte.

45 3037-3040 Av. Tancredo Neves, 1.054 - Centro

CASCAVEL

Veículos Ano 2011 modelo 2012. Promoção válida até dia de 30.12.2011, Limitado a 2 unidades por Concessionária. divamag.com.br | 21 - NO TRANSITO SOMOS TODOS PEDESTRES.


LILICASTELLA VOUTECONTAR

Um brinde às Festas e aos amigos

Estamos em ritmo de fim de ano e agradecemos a todos, que de uma maneira ou de outra, estão sempre nos melhores eventos, prestigiando nossa fronteira e acreditando no potencial de nossa cidade. Sem a participação de vocês, nosso sucesso não seria possível. Contamos sempre com nossos leitores, pois é desta parceria que vem o incentivo e nos dá credibilidade para surpreender e melhorarmos a cada dia, a cada pagina virada. Nesta edição portanto, relembramos alguns destes eventos e também dos amigos que marcaram presença neles, nos flashbacks que seguem.

Castella e Gazzaoui

Pamela e Tuisy

Rodrigo , Marly e Juliana

familia Lavinicki

Guilherme Marques e Leticia Sarabia

Renata e Gilmar Piolla

Marco Castella , Alberto Rist, Jorge Samek e Jorge Habib

Maria Edith e Marion

Tuti Ghisi e Nanci Rafain Danielle Meirelles

Claudia ,Joyce ,Cris e Silvia

22 | divamag.com.br

Katya Santos

Joana Dib e Magda Carvalho

Emilia , Marily e Terezinha

divamag.com.br | 23


MODA

A

h! o final do Ano, e as mil e uma festas que surgem para comemorar as conquistas de amigos ou familiares ou para agradecer pelo ano que se passou. Festas para testemunhar a união de duas pessoas que se amam, para festejar os anos de vida, ou os primeiros dias de uma criança recém nascida. Nesta época do ano, comemoramos também o nascimento daquele que se fez presente para toda a humanidade - Jesus. E festejamos o ano que se aproxima e vem cheio de esperanças. Sejam quais forem os motivos, toda festa celebra a vida! Entre tantos ingredientes que tornam cada uma das comemorações únicas e inesquecíveis, o must have de toda diva que já começa a se preparar para essas ocasiões, é sem dúvida, o vestido! Nosso ensaio de moda vestiu o universo alegre das festas, e seguindo a sugestão cantada pelo Chimarruts “põe o teu melhor vestido, brilha teu sorriso, vem pra cá, vem pra cá”... provou que do lado de cá, a vista é bonita. Aliás, é linda. Está declarada aberta a temporada de Festas!

temporada

de

festas

FOTOS Carlos Polidoro ESTILO Tuisy Warken BELEZA Joyce Warken TRATAMENTO DE IMAGEM Fernando Tiegs ACESSÓRIOS Carla Felten LOCAÇÃO Iguassu Resort DESIGN André Costa TEXTO Ludmilla Costa MODELO Priscyla Vitorassi

24 | divamag.com.br

divamag.com.br | 25


MODA

Do Lado de Cá (Chimarruts) “Do lado de cá, A vista é bonita, A maré é boa de provar Do lado de cá, Eu vivo tranqüila E o meu corpo dança sem parar Do lado de cá, Tem música, amigos E alguém pra amar Do lado de cá A vida é agora Vê se não demora Pra recomeçar É só ter vontade De felicidade Pra pular.”

C

AROL PAMELA VACCARI, conhecida apenas como Carol, aprendeu a arte de costurar quando ainda era adolescente, com a sua mãe no ano de 1987. Buscando se tornar uma profissional qualificada e reconhecida da alta costura, foi estudar na faculdade ESTRELA, em Assunção no Paraguai, e lá cursou corte e costura do método Italo Frances. No ano de 2010, inaugurou sua Loja CAROL VACCARI – ALTA COSTURA, onde o foco é a otimização do trabalho em equipe para realizar os sonhos de cada uma de suas clientes de forma unica e diferenciada. E a história não para por ai - Carol em breve, estará lançando sua própria coleção com peças inéditas, podendo assim, atender com excelência e sob medida o gosto refinado das suas clientes - que são sua maior fonte de inspiração e dedicação de trabalho.

26 | divamag.com.br

divamag.com.br | 27


MODA

Rua FRedeRico engel, 243, | 45 | 3523-7831 | sala 01 - Vila Yolanda | Foz do iguaรงu 28 | divamag.com.br

divamag.com.br | 29


COMPORTAMENTO

Etiqueta Contemporânea Boas maneiras - a essência da boa educação e da arte de viver melhor. Nesta e nas próximas edições, você poderá acompanhar as dicas valiosas do Livro Alô Chics! Na linha com Glória Kalil. Afinal, segundo a autora, “ninguém é chic se não for civilizado.”

FESTA NA EMPRESA COM CATEGORIA

F

Alô, chics! / Glória Kalil. – São Paulo (pg. 79)

estas de empresas tanto podem ser ótimas ocasiões para uma confraternização como uma armadilha mortal, podendo até pôr em risco o emprego. Evitem alguns perigos clássicos e sobrevivam a essa empreitada com categoria: 1.Festa na empresa não é uma festa entre amigos ou familiares. Mantenham uma postura profissional. 2.Bebam pouco e bebam dois goles de água antes de cada copo de álcool. Não é uma boa idéia tomar porre. 3.Nem pensem em se deixar emocionar pelo clima de confraternização ou por excesso de álcool e começar a fazer grandes declarações de amor, ou ter ataques de sinceridade e dizer para o 30 | divamag.com.br

chefe por que não gosta do jeito como ele conduz reuniões. 4.Quando tiver mais de um compromisso na mesma noite, entrem por uma porta, cumprimentem a todos os conhecidos, saiam quinze minutos depois, sem tocar em bebida ou comida, sob pena de chegarem podres na última festa. 5.Não falem de doenças, dificuldades financeiras ou depressão. 6.Não catem a recepcionista nem a filha do chefe. 7.Não apareçam com acompanhantes que não sejam da empresa, a não ser que isso tenha sido combinado antes. 8.Mulheres: não se vistam de forma vulgar ou provocante; evitem decotes, barrigas de fora, minissaias estonteantes. Amanhã vem a ressaca, os comentários no café, e a pose não se sustenta. divamag.com.br | 31


ESPECIAL MODA

DESEJOS DE MODA De Puerto Iguazú para todas Neste especial moda Puerto Iguazú, mostramos a moda que mora ao lado e cria desejos. Muito além de queijos e vinhos, descobrimos maravilhas nas lojas de lá, com moda conceitual, importada e vibrante.

Festas inFantis… Desta vez, a produção da Papel de Luxo foi criar os mimos do primeiro aniversário do João Caetano. Comemorado com tudo que tinha direito, os copinhos decorados, forminhas selecionadas, centros de mesa e porta guardanapos combinados, banner, lembrancinhas, garrafinhas de água...Foram o encanto da decoração. A identidade visual levou a assinatura da Papel de Luxo, e como não poderia ser diferente, a festa de 1 ano do João Caetano foi um luxo colorido e divertido!

Todos os produtos acima, são confeccionados em couro e levam a assinatura da conceituada marca argentina, Chiarini. Podem ser encontrados no endereço : Av. Brasil, 78 - Puerto Iguazú - Tel: 574 205 92 32 | divamag.com.br

45 30276287 • contato@papeldeluxo.com.br Rua Almirante Barroso, Centro, 1861 • papeldeluxo.com.br divamag.com.br | 33


ESPEC!AL MODA

RENDA-SE NO TOM DO VERÃO Bolsa e porta cartão em couro. Loja Blaqué R. Gustavo Eppens, 242 fone: 557 424000 mirtaocio@hotmail.com Puerto Iguazu

NOTAS FLORAIS Vestido estampado de flores, Paz Cornu, peça exclusiva. Loja Origen Av. Brasil, 82 Puerto Iguazu

CARTEIRAS BLOCK

Para levar na mão ou na bolsa, as carteiras são de couro, e as opções de cores são muitas.

Bata de renda, Paz Cornu Top Básico, Julien Short, Julien todas peças exclusivas Loja Origen Av. Brasil, 82 Puerto Iguazu

DUPLA INFALÍVEL Blazer estampado e calça jeans branca ambos marca CITY, cinto de couro vermelho Blaqué, Bolsa Texas e sapato de couro. Loja Blaqué R. Gustavo Eppens, 242 fone: 557 424000 mirtaocio@hotmail.com Puerto Iguazu

Loja Blaqué - R. Gustavo Eppens, 242 fone: 557 424000 mirtaocio@hotmail.com Puerto Iguazu

bebe

Shopping Mina India - Ciudad Del Este 561 518 466 - hamza@arts.com.py www.arts.com.py - Facebook:ARTS PY 34 | divamag.com.br

divamag.com.br | 35


Social

Aramis

Moda Masculina em destaque

O

casal empreendedor Ulisses e Luciana Casa, receberam amigos e clientes no dia 06/10 em coquetel de inauguração da mais nova loja masculina ARAMIS, no Cataratas JL Shopping. Na loja com instalações modernas e belíssimas vitrines, o que se encontra é a moda masculina com estilo, qualidade, conforto e sofisticação. Este ano, o grupo Aramis Menswear completou 16 anos, e esse sucesso que acompanha a marca, somado à competência de Ulisses e Luciana fará a Aramis de Foz decolar em alto estilo.

Lauro Gonçalvez, Luciana e Ulisses Casa e Richard Staad

Rosana, Luciana Casa e Jose Lopes

Ana Luiza Tombini, Luciana Casa e Ademilde Morales

Heitor Arendt, Regina Arendt, Luciano Betto e Loli Betto

Cesar Bertoli e Pedro Bertoli

Jorge, Sergio Voigt e Lindenor Cavalheiro

Cleverson Gonzalez

Rodrigo, Ulisses Casa e Juliana

Richard Staad, Lauro Gonçavelz e Ulisses Casa

36 | divamag.com.br

Ulisses, Rosemery, Luciana, Dino Frasson e seu filho

Equipe Aramis

Luciana, Walmor e Vera Kleber

Lauro Gonçalvez, Lidenor Cavalheiro e Ulisses

divamag.com.br | 37


CAPA

JULIANA BARBOSA é cascavelense, modelo e cantora de house music, também é “pé quente” ! Fotografou para DIVA para o VOTE CATARATAS, votou e levou! CATARATAS MARAVILHA NATURAL DO MUNDO. E a Juliana corre pra capa! Nada mais justo para a Terra das Cataratas e para esta cascavelense que faz o que muita gente gostaria de fazer: leva a vida cantando. Como foi a transição de modelo para artista de música eletrônica? O que te fez seguir esse caminho? Bom, a moda está relacionada e ligada muito com a música. Viajando o mundo como modelo tive a oportunidade de freqüentar vários Club’s e festas importantes no cenário da música letrônica. Daí veio o meu interesse em aprender mais sobre o que vivo hoje. Você já foi vocalista de bandas de pop rock e até já cantou com paulo Ricardo. De onde veio à vontade de trabalhar com música eletrônica? Quando voltei ao Brasil em 2008 fui c 38 | divamag.com.br

onvidada pelo meu amigo Anselmo Kallil que tinha na época a banda Os Kaliil que se apresentavam no Club Hotel todos os domingos em São Paulo. Cantei algumas vezes com eles e também tocava guitarra. Estava em um Club quando fui apresentada ao Paulo Ricardo, e daí ele me convidou para cantar na abertura de seu show no Tom Jazz. A minha vontade em trabalhar com a música eletrônica veio através de uma brincadeira na inauguração da Pink Elephant em São Paulo, quando alguns amigos insistiram para que eu subisse ao palco e cantasse algo. A única música que sabia era o refrão do hit daquela época I DONT KNOW WHY. Dai em diante nunca mais parei de cantar. Que tipo de música você ouve? Quais seus DJs, produtores e artistas de música eletrônica em geral favoritos? Escuto de tudo, sou bem eclética, vou do bom e velho rock & roll até as grandes bandas do momento. Sou fã dos Brazucas em geral, mais com uma preferência em Gui Boratto, Sweedish House Mafia, David Guetta, Erick Morillo, Dafit Punk, Chris

Lake, Dennis Ferrer, Miguel Migs entre outros... Quais os planos pro futuro? Tem algum projeto engatilhado? Começar uma carreira internacional e mostrar toda a qualidade do artista brasileiro. Já estou com um projeto novo engatilhado sim, a produção do meu CD para ainda este ano. Como foi a experiência no Ídolos? Foi bacana, estava começando a experiência de ser cantora. Aprendi bastante com os erros que cometia, não sabia lidar com minha voz. Tive que aprender a fazer exercícios para voz, a não comer isto, ou aquilo, a beber muita água e a cuidar de minhas cordas vocais. Conheci muitas pessoas que me fizeram sonhar com a música, só de ver as pessoas lutando por aquele sonho já me dava mais e mais força para querer viver aquilo. Foi muito bom.

SAIBA MAIS: www.julianabarbosa.com.br

FOTOS RODRIGO VIPYCH Estilo JUJU NEGRISOLLI Beleza SUELEN JOHANN Assistente de Produção GREICE KÖLLN Tratamento de Imagem ANDRE SCHNEIDER (NY) divamag.com.br | 39


40 | divamag.com.br

divamag.com.br | 41


Campanha de natal

nataldascataratas

A

campanha Natal das Cataratas, marcada para ocorrer de 24 de novembro a 9 de janeiro de 2012, em Foz do Iguaçu, vai trazer nesta edição uma série de novidades, como a Vila do Natal na Praça do Mitre e presépios de areia que serão instalados em cinco regiões da cidade. Outras atrações que encantaram os iguaçuenses no Natal do ano passado estarão de volta – entre elas, os pórticos instalados nas avenidas Brasil e Jorge Schimmelpfeng; as árvores de Natal nos principais cruzamentos da cidade; totens iluminados; banners na Avenida das Cataratas; concurso de decoração natalina, entre outras. As novidades foram anunciadas no dia 5 de outubro pelo superintendente de Comunicação Social da Itaipu, jornalista Gilmar Piolla, que preside o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – o Fundo Iguaçu. Participaram da apresentação entidades públicas e privadas da cidade, que representam os setores do turismo, da indústria, do comércio e dos serviços. A Vila do Natal vai concentrar os show e apresentações artísticas. Além da Casa do Papai Noel, da Casa de Brinquedos e da árvore de Natal de 20 metros de altura, construída com garrafas pet, o espaço vai ganhar feiras de artesanato e de gastronomia. “A Vila do Natal será um local de encontro e de confraternização”, declarou Piolla. De acordo com o presidente do Fundo Iguaçu, o objetivo é “fazer um evento à altura dos nossos atrativos e do potencial turístico de Foz do Iguaçu, mas à altura também da expectativa dos iguaçuenses. Para que a população curta, aproveite e participe de todas as atividades”. Segundo Piolla, ao incorporar o Natal das Cataratas no calendário de eventos, a cidade não apenas resgata o espírito natalino, como contribui para valorizar a identidade cultural da região, impulsionar as vendas do comércio e a ocupação hoteleira. Além disso, valoriza a marca Destino Iguaçu e reforça a integração dos setores público e privado da cidade.

42 | divamag.com.br

Integração “Esta é mais uma etapa vitoriosa da nossa união”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez, sobre a gestão integrada do turismo, que promoveu ações importantes como as campanhas Temporada Boa em Foz e Vote Cataratas. “E hoje vemos que o Natal das Cataratas não levará muito tempo para se consolidar e se transformar de fato em um dos melhores do Brasil”, completou. O vice-prefeito da cidade, Chico Brasileiro, disse que, além do reflexo socioeconômico, o Natal das Cataratas remete a conceitos que valorizam a cidade, como a qualidade dos serviços oferecidos. “A gente já sente um grande avanço em relação ao [Natal das Cataratas do] ano passado e com certeza o envolvimento da cidade é muito importante para o sucesso da campanha”, completou. “O Natal foi e é o grande evento de aproximação do turismo com o comércio, com a indústria e os serviços. Se o trabalho é feito em conjunto, a cidade só tem a ganhar”, defendeu a presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), Elizângela de Paula Kuhn. Papai Noel Durante o Natal das Cataratas, Papai Noel chegará todos os dias à Praça do Mitre com o trenó puxado por um protótipo do Projeto Veículo Elétrico (VE), desenvolvido por Itaipu. Mas as atrações não ficarão concentradas apenas no centro. Serão instalados presépios de areia em cinco pontos diferentes da cidade: Porto Meira, Vila C, Jardim São Paulo, Morumbi e Três Lagoas. Outro sucesso da campanha do ano passado, e que volta neste ano, é o concurso de decoração natalina. Serão premiadas as melhores decorações em quatro categorias: residências, hotéis, lojas de rua e restaurantes. De acordo com Gilmar Piolla, a meta para este ano é dobrar o número de participantes – pulando dos 250 inscritos no ano passado para mais de 500. Os prêmios para os vencedores serão viagens para diferentes destinos da América do Sul. divamag.com.br | 43


eliane cirene oro

ENSAIO dE d!vA

De volta as atividades normais – após acidente de trabalho - e com força e talento redobrados, Eliane Oro e a equipe Diva “invadiram” um hotel em construção. A produção escolheu um ambiente onde a engenheira pudesse estar bem a vontade: um pátio de obras. O local escolhido foi o HAMPTON PLAZA HOTEL, na Avenida das Cataratas, em frente ao Mabu Thermas e Resort, que será inaugurado em 2012. 44 | divamag.com.br

E

liane Cirene Oro nasceu em Francisco Beltrão (PR) e, desde cedo, se viu atraída pela arte da engenharia moderna. Tanto que, em 1985, formou-se na Universidade Federal do Paraná e, desde então, não parou de atuar no ramo da construção civil, projetos e planejamentos. Durante mais de 20 anos atuou na empresa Gold Engenharia e hoje faz carreira solo como especialista na área de planejamento de empreendimentos imobiliários, com dezenas de edificações projetadas e executadas. Em 22 anos de experiência na condução de projetos e obras, Eliane Oro se destacou no mercado regional por já ter, em seu currículo profissional, mais de 100.000m² de área projetada e construída. Experiência, envolvimento e comprometimento são ingredientes básicos para o sucesso das atividades desempenhadas por Eliane Oro. Portfólio de contratos •Gerenciamento e planejamento de edificações na construção civil; •Consultorias; •Elaboração de projetos arquitetônicos; •Compatibilização de projetos (paginação interna e externa com definição de materiais, mobiliário, instalações elétricas e hidráulicas, automação predial, paisagismo, etc.); •Estudo de viabilidade econômica e relação custo-benefício para que o cliente possa, realmente, fazer um excelente investimento com o menor custo possível. www.elianeoro.com.br divamag.com.br | 45


ENSAIO dE d!vA

‘‘Minha história de vida se mistura com minha carreira profissional’’

FOTOS Fernando Tiegs e Carlos Polidoro ESTILO Paty Gross TRATAMENTO Fernando Tiegs BELEZA Joyce Warken DESIGN Carlos Polidoro ThANkS TO Hampton Plaza Hotel 46 | divamag.com.br

divamag.com.br | 47


compras no paraguai

PARAGUAI

MANTENHA A CALMA E BOAS COMPRAS

A

região da tríplice fronteira é mundialmente conhecida pelos seus atrativos turísticos - as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional, responsáveis pela passagem de mais de um milhão de pessoas todos os anos. Quem vem para a região não perde a oportunidade de aproveitar os momentos de lazer e descontração e, é claro, não deixa de dar uma passada no paraíso das compras que é Ciudad del Este. Longe da imensa fila de carros na ponte da amizade, dos inúmeros sacoleiros apressados subindo e descendo ruas cheias de camelôs com as bolsas imensas lotadas de produtos de grife (ou falsificados), e do frenesi consumista em Ciudad del Este, dentro de uma loja ou shopping moderno, você mal vai se lembrar que está num centro de compras pra lá de agitado. A receita para aproveitar um dia de compras no Paraguai, é não se esquecer de levar seu bom humor e disposição a tira colo, para aproveitar os melhores endereços. As facilidades do comércio na fronteira com o Paraguai atraem milhares de turistas que buscam as últimas novidades a preços acessíveis, com isso é natural que a cidade acabe se tornando um paraíso das compras. Os preços convidativos são resultado da carga tributária ínfima (não existe imposto de renda no país). Facilidades em alguns aspectos porque, na maioria das vezes, a intensa movimentação na Ponte Internacional da Amizade pode não ser um cenário muito convidativo. Trânsito descomunal, mototaxistas em ritmo acelerado, aduanas congestionadas, filas e mais filas.  Para os que enfrentam este quadro o resultado final é compensador. Não importa se o que motivou a “aventura” foi o lançamento da Apple do ano, um bom perfume, um aparelho eletrônico ou tudo isso junto. Comprar é bom e no Paraguai é melhor ainda. Para driblar os problemas de fluxo hoje é possível se utilizar dos domingos ou de horários alternativos em alguns shoppings da cidade onde já existem expedientes noturnos. O que pouco se sabe também, é que longe dos camelôs, lojas e shoppings, a cidade que se revela por trás deste cenário, e quase nenhum turista imagina encontrar, é uma Ciudad Del Este organizada e cheia de opções de gastronomia gourmet, hotéis, bares, boates, restaurantes e muito mais. Uma cidade que vale a pena ser visitada e provada em todos os seus detalhes e surpresas. Aproveitar preços atrativos, vitrines que exibem milhares de produtos para todos os bolsos e gostos, e poder conhecer uma cidade estruturada e cheia de opções é realmente atraente. Basta manter a calma, o fôlego e desfrutar de ótimas compras! Aproveite o passeio.

48 | divamag.com.br

divamag.com.br | 49


compras no paragua!

IMPÉRIO

DAS COMPRAS

A

Macedônia é uma empresa que pertence a um grupo familiar, instalada e atuante em Ciudad del Este desde 1962. Inaugurou sua primeira loja de importados em 1988, visando atender o fluxo de turistas que circulam pela fronteira Brasil/Paraguai. Segundo dados de pesquisa realizada este ano, o número de pessoas que cruzam a ponte da amizade, pode passar em mais de 150.000 em apenas um dia. Rapidamente, a Macedônia destacou-se no mercado devido à seriedade no compromisso com os seus clientes, provedores e colaboradores, tornando-se cada vez mais uma loja agradável e fazendo com que todos se sintam parte dela. Hoje, a empresa lidera o ramo de lojas multisessão, mas sempre mantendo suas tradições e origens: produtos comercializados com preços baixos e equipe altamente treinada em excelência no atendimento. Além disso, possui uma infraestrutura moderna, dinamismo na inovação de espaços e produtos, sempre dispondo de novidades. Macedônia é sinônimo de garantia e confiabilidade no Paraguai. Além de lojas amplas, seções bem definidas e uma exposição adequada valorizando a importância no showroom, a Macedônia dá total suporte às marcas e maior comodidade aos seus clientes, que contam com colaboradores experientes, treinados e especializados em cada seção, orientando e passando todas as informações de cada produto. As seções de produtos estão divididas em acessórios de luxo, bebidas, brinquedos, produtos infantis, câmeras, canetas, comestíveis, eletrônicos, informática, óculos, perfumaria, cosméticos, relógios, tabacaria e vestuários. Atendendo diversos tipos de clientes, desde consumidores finais à distribuição a todo território paraguaio, a empresa é referência em comercio levando a qualidade de serviços e impulsionando o desenvolvimento da região. Possui três amplas lojas em Ciudad del Este e uma em Salto del Guairá, sendo essa última, privilegiada pela sua localização geográfica, abrangendo uma população de 850 mil habitantes, em um raio de 150km. A representação de uma grande marca e a satisfação dos clientes depende de um grande parceiro, o Paraguai. A Macedônia é experiência, confiança, e garantia de bons negócios.

50 | divamag.com.br

MACEDÔNIA 30X30

O

sucesso e comprometimento da empresa Macedônia ultrapassa fronteiras e o tempo. Wisam Osman colecionou juntamente com a D!VA, 30 anúncios em 30 edições, o que torna a Macedônia a marca mais presente em 3 anos da revista, (com esta edição completam-se 31 participações publicitárias). Para nós não são apenas 3 anos de parceria profissional, e sim 3 anos de amizade que merecem ser contados e homenageados. Afinal, sabemos que os melhores amigos fazemos desde a infância.

divamag.com.br | 51


VTR!NE PARAGUAI

01 02

01 PARFUM ROYAL ROUGE MARINA DE BOURBON 100ML. MIXSHOP® 02. CELULAR BAK BK-AND331 TOQUE NA TELA DE 2.8” LCD ANDROID 22, WIFI, TV ANALÓGICA BLUETOOTH, RÁDIO FM NAS MELHORES LOJAS

03

03. A MARCA CALVIN KLEIN, COMO SEMPRE AGRADANDO O PÚBLICO, LANÇA MAIS UM SUCESSO: O MARAVILHOSO PERFUME FEMININO CALVIN KLEIN FORBIDDEN EUPHORIA LOJAS MACEDONIA

04

04. BATOM CREMOSO MAC ROUGE À LÈVRES MIXSHOP® E MISS PINK

05 52 | divamag.com.br

Las Ventanas S U I T E S

H O T E L

05. VOLUSPA NOVA COLEÇÃO DE VELAS E DIFUSORES, IDEAL PARA PRESENTEAR A QUEM VOCÊ QUER BEM! HABITAT CLASSIC,SHOPPING BARCELONA divamag.com.br | 53


SOCIAL

BAK INTERNACIONAL EM NOITE DE FESTA

Mohamad Kahwaji

Presidente Bassam Kahwaji

Ali Dia, Bassam Kahwaji, Assaad Kahwaji, Mahmoud Dia, Houssam Kahwaji

Fadi e Racha Mohamad

Nasser Aboltaif e Mercedes Guioto

54 | divamag.com.br

A empresa BAK INTERNATIONAL, líder em eletrônicos no Paraguai, comemorou em um grande e estiloso jantar, a inauguração de um amplo escritório na China e também da abertura da assistência técnica em São Paulo. O jantar aconteceu no Hotel Mabu no dia 04 de outubro, com a presença de muitos amigos e clientes. Como sempre, a BAK marcando história na tríplice fronteira!

Walid e Esposa Malak

Eliana Kahwaji

Hicham e esposa Luciane Mostafa

Houssam Bassam, Assaad Elham e Rami Kahwaji

Ali Hmayed e Esposa

Mahmoud Awali, Aiman Sweis, Abo Zein

Bachir e Layal Awad

Salam Kahwaji

Yasmim, Eliana, Bassam e Salam Kahwaji

Yasmim Kahwaji divamag.com.br | 55


56 | divamag.com.br

divamag.com.br | 57


D!VA E FRIENDS

sabor de amizade

Pietro ensaia, durante seu aniversário, para edição DIVA KIDS DE 2012. Parabéns aos pais Adriana e Ney.

Orlei R. de Moura, Carol Vaccari, Priscylla Vitorassi, Tuisy Warken, Angelita Costa e Joyce Warken, no backstage da produção do ensaio de moda.

O modelo Carlos Dias, em campanha de moda que já antecipa o inverno de 2012, posa para as lentes do talentoso Rodrigo Vipych.

Juliana (gerente), Marcia (instrumentadora), Daphne (atendimento), Esmail (cirurgião plástico) Alessandra (financeiro), Janaine (fisioterapeuta). Todos preparados para o período de agitação em torno da beleza da mulher da tríplice fronteira.

Todo empreendedor de sucesso sabe reconhecer os meios de comunicação que mais vão lhe auxiliar a construir sua marca. Jorge Antônio, do Restaurante Avqua de Puerto Iguazú, sem dúvida faz parte desse time! Com esta edição, ele soma, divide e multiplica conosco 30 anúncios dentre as 31 edições da Revista D!VA. Mais importante de tudo é a amizade que vai se construindo à medida que o tempo passa... e como passa. Já somamos 3 anos de anúncios que temperam nossas edições e enchem os olhos. Quem já teve a oportunidade de saborear as delícias do Aqva, em Puerto Iguazu, sabe que não para por aí. Registramos nossa sincera homenagem ao amigo Jorge que faz nosso sucesso e história se entrelaçarem a história de sucesso de seu empreendimento. Valeu Jorge e equipe! Na foto acima o casal Jorge Antonio e Alejandra Gomez. 58 | divamag.com.br

Maria Zelide Frizon e Marlene Frizon mãe e filha em momento relax.

AO REDOR DA MESA (com vinho!) Os amigos da foto compartilharam degustação da COBOS noite dessas na Caminos Wine Boutique em Puerto Iguazu. CONGRESSO INTERNACIONAL Dr. Marcus Tabox de Toledo esteve no Congresso da Academia Americana de Oftalmologia em Orlando-USA acompanhando as principais tecnologias do segmento. divamag.com.br | 59


estilo de vida

Loi Suites Iguazu Hotel

melhor hotel de luxo da argentina

d

esta Vez a revista lugares efetuou uma mudança em seu prêmio anual ao turismo: os ganhadores, nesse caso foram votados também pelos assinantes diretamente no site www.premiolugares.lanacion.com

a entrega dos prêmios aconteceu na última quarta-feira no lowlands de Belgrano, e o ganhador como melhor hotel de luxo do País foi: 1. hotel de luxo: loi Suites iguazú hotel inaugurado em abril de 2009, pelo arquiteto José mignone que nos conta que a obra levou apenas 25 meses e que isso não foi empecilho para a realização de estudos ambientas e respeito a Fauna e Flora existentes na região. o loi Suies iguazú é um luxuoso empreendimento na Floresta, com pontes suspensas que ligam os módulos de aptos. há também três piscinas interligadas e com borda infinita, 162 aptos integrados a selva e spa oriental onde as rochas e pedras locais fazem parte do design.

há minutos de Puerto iguazú e das Cataratas, loi Suites iguazú é um cobiçado lugar para combinar conforto com atividades na região das Cataratas.

60 | divamag.com.br

divamag.com.br | 61


estilo de vida ESPECIAL

SERVIÇO Selva Iryapú sin número Casilla de Correo nº 11 - 3370 Puerto Iguazú - Argentina tel. 557 498300 www.loisuites.com.ar

62 | divamag.com.br

DIVA GOURMET CHOICE 2012 divamag.com.br | 63


BON V!VANT

turismogourmet A tríplice fronteirA é mesmo um prAto cheio pArA o turistA gourmet de quAlquer pArte do mundo e pode ser melhor AindA pArA quem vive nA região e sAbe que direção tomAr entre dezenAs de opções nA terrA dAs cAtArAtAs. o restAurAntes dAs bAndeirAs hoteleirAs nAcionAis e internAcionAis são ótimAs opções.

P

rovar o que a cozinha de três países tem a oferecer numa época de disseminação da cultura gastronômica, principalmente entre os brasileiros, é tudo de bom. Esta constante evolução cultural somada a disputada concorrência pela atenção e, mais do que isso, a preferência dos gourmets de plantão estão tornando Foz do Iguaçu e a região trinacional num ícone gastronômico pronto para concorrer com qualquer destino internacional. Cada dia mais e mais pessoas se interessam em degustar o que os restaurantes e, mais recentemente, os restaurantes de hotéis têm a oferecer. Nos últimos anos recebemos de braços (e boca!) abertos a vantagem de admirar no “menu trinacional”, além dos restaurantes tradicionais, os restaurantes de hotéis de categoria superior. Aqui vão os toques para seu próximo deleite gourmet, seja em mesa para um, ou dois, ou três... HOTEL BOURBON CATARATAS: RESTAURANTE TAROBÁ O restaurante Tarobá, do Bourbon Cataratas, é um excelente espaço para eventos sociais e corporativos. Alta gastronomia aliada a uma moderna adega climatizada, varanda com vista para a piscina e decoração clean marcada pelo charme e elegância: são estes os elementos que fazem do local uma excelente opção gourmet. Aberto para o público, o restaurante funciona das 19h30 às 22:30h e oferece o melhor da culinária internacional, com destaque para o saboroso ceviche de salmão fresco com folhas da horta, figo fresco e vinagrete de pistache e Entrecotê grelhado ao molho poivre e chimichurry com mil folhas de batata com queijo brie, especiali-

64 | divamag.com.br

dades da casa. O Bourbon Cataratas Foz do Iguaçu ainda dispõe do Restaurante Italiano Trattoria, Espaço Italiano com elegância despojada e requinte, que reflete a arte, a arquitetura e o conteporâneo. Aqui o clássico ganha sempre o tempero da imaginação. Tem o compromisso de harmonizar as novidades do paladar com os fundamentos da melhor tradição da culinária italiana. Divirta se no nosso espaço com design expressivo, culinária criativa e serviço espontâneo. Venha desfrutar dos nossos vinhos escolhidos especialmente para quem busca harmonia e satisfação em desgustar e saborear uma verdadeira comida italiana. Aberto de quinta a domingo das 19:30h às 22:30h Lobby Bar M Boicy - O lobby bar pode oferecer-lhe um ambiente confortável e descontraído. Aqui você pode saborear seu coquetel favorito ouvindo uma graciosaHere, you could enjoy your favorite cocktail while listening to the graceful piano performance on-the-spot. Aqui, você pode desfrutar do seu cocktail favorito ao som de um piano gracioso no local ou ainda relaxar aos toques suaves de uma harpa. Aberto diariamente das 10h às 01h.

Em sentido horário Vista privilegiada do restaurante Tarobá do Bourbon Cataratas. Alta gastronomia presente também em Puerto Iguazú, seguem dois sofisticados exemplos: La Missión do Amerian Portal del Iguazú e Doña Flor do Hotel Panoramic

para informações e reservas: tool free 0800 45 1010 ou 45 35213900. central de reservas bourbon: 0800 703 4041, central.reservas@bourbon.com.br | www.bourbon.com.br

PANORAMIC HOTEL IGUAZÚ: RESTAURANTE DOÑA FLOR Restaurante sedutor como uma bela dama e deslumbrante com uma linda flor Doña Flor é o principal restaurante do Panoramic Hotel Iguazu, possui um ambiente muito agradável com grandes janelas para a linda vista da união do rio Iguaçu com o rio Paraná. Ótimo lugar para jantar em boas companhias e apreciar um sofisticado cardápio que inclui pratos regionais. Nos últimos tempos, o restaurante Doña Flor se transformou na opção gastronômica mais eleita da região. Com um renovado menu, a cozinha acentua sua especialidade em divamag.com.br | 65


BON V!VANT Carnes Argentinas e Peixes, desta maneira nasce uma elegante e ampla possibilidades de encontrar a combinação perfeita entre receitas e ingredientes da tradicional culinária regional e as melhores técnicas da cozinha vanguardista com a marca própria do Chefe Executivo Luciano Grimaldi. Com uma importante seleção de entradas, na qual sabores regionais predominam, encontramos os deliciosos pratos que contam com misturas excêntricas de frutos do mar e frutas a base de molhos e cremes especiais. Entres os pratos principais é destaque para o tradicional bife de chorizo, assim como a grande variedade de carnes, e de peixes do rio e do mar. O novo menu de Doña Flor é concluído com uma sedutora e ampla combinação de doces e sobremesas, desde os mais clássicos como “Crepes com doce de leite, creme e nozes”, até os mais tentadores como o delicioso “Vulcão de chocolate com sorvete de creme e frutas vermelhas”. Reservas e informes: Tel Hotel: (54 3757) 498 133 reservaciones@panoramic-hoteliguazu.com www.panoramic-hoteliguazu.com

HOTEL AMERIAN PORTAL DEL IGUAZU RESTAURANTE LA MISIÓN Possui estilo elegante com detalhes nativos, onde se pode desfrutar de uma excelente gastronomia com pratos internacionais e regionais, além de uma variedade de bebidas e cocktails internacionais. Especialidades a la carte da cozinha internacional e regional, Buffet de café da manhã, Disponibilidade de reservas antecipadas, Cartões de crédito. Quincho De Los Ríos: Situado em frente à piscina do hotel em um ambiente agradável ao ar livre, oferece um ambiente típico argentino, onde você pode desfrutar dos melhores grelhados a la parrilla ou churrasco, além de pratos típicos, acompanhado por uma vista maravilhosa da confluência de dois rios e do encontro de três países. Especialidades de pratos parilhadas e churrasco, Petiscos e Sucos e coquetéis de frutas tropicais Av. Tres Fronteras 780 y Av. Eduardo Arrabal | Puerto Iguazú - Misiones - Telefone: 557 498 20

HOTEL CASINO IGUAZU RESTAURANTE EL JARDIN Comandado pelo Chefe executivo do resort, Luciano Grinaldi, combina os sabores e estilos da selva missioneira com a cozinha regional e inte rnacional. Suas mesas, estrategicamente localizadas com vista para o jardim com piscina, oferecem um cenário de cores e aromas ideal para combinar com seus diversos pratos servidos. LA TERRAZA - IGUAZU GRAND Resort Spa & Casino Reconhecido por ter uma das melhores parrillas da região, o restaurante oferece uma carta com especialidades das melhores carnes argentinas, à parrilla e à estaca. É localizada em frente às três piscinas. PATIO - PANORAMIC HOTEL IGUAZU Rodeado pelo pátio que deu origem ao seu nome, este restaurante se caracteriza pelo cardápio com toques exóticos, que ressaltam os ingredientes típicos da região. Possui uma bela vista para a cascata artificial com tons dourados.

HOTEL INTERNACIONAL GRAND MERCURE CUICINE DU CEIL Instalado no 18º andar do luxuoso Golden Tulip Internacional Foz Hotel, o restaurante Cuicine du Ciel, é decorado com cores claras e uma sofisticada iluminação. Possui um espaço moderno e requintado – conceitos aplicados ao padrão do hotel. Além disso, bom gosto e versatilidade são característicos do Cuicine Du Ciel. A especialidade gastronômica da casa é a cozinha Mediterrânea Contemporânea , com pratos elegantes e delicadamente elaborados pelo Chef Dirlei Pereira e equipe. Os jantares, ao som do piano e com uma bela vista panorâmica da cidade, em meio a um ambiente elegante, tem ares romanticos. Aproveite para provar os saborosos pratos, acompanhados de uma boa seleção de vinhos. Qualidades para que o restaurante seja uma das melhores referências em gastronomia, num espaço e vista única da Tríplice Fronteira, não faltam. Serviços disponíveis para o cliente: Vinhos / Café / Refeição / Drinks / Reserva / Música Ambiente / Música ao Vivo / Serviço de Garçons / Atendimento Bilíngue / Adega Climatizada / Ar condicionado - Ambiente Climatizado / Vista Panorâmica / Manobrista / Estacionamento / Cardápio Bilíngue / Serviço de Bartenders / Adaptado Clientes com Necessidades Especiais. Golden Tulip Internacional Foz Hotel - Rua Almirante Barroso, 2006, 18º andar - Foz do Iguaçu - Tel: 35214100 ou 35214103 - ifz. aeb@goldentulip.com.br - www.goldentulipinternacionalfoz.com

HOTEL LOI SUITES : RESTAURANTE NAIPI Oferece pratos tipicos com vista para a floresta subtropical E Bar Tiki oferece lanches leves com sabores regionais. Selva Iryapú sin número - Casilla de Correo nº 11 - 3370 Puerto Iguazú | Misiones | Argentina tel: 557 498300

Em sentido horário Vista parcial do El Jardin do Iguazú Grand Hotel & Casino de Puerto Iguazú. Uma das vistas mais saborosas das três fronteiras está no Cucina del Cielo do Golden Tulip Internacional. O nobre representante do Paraguay: Madame Chateau do Hotel Las Ventanas. De encher os olhos: pescado do Restaurante Naipi do Loi Suites.

HOTEL LAS VENTANAS MADAME ChATEAU O melhor da cozinha internacional com o ambiente mais diferenciado da cidade. Ideal para seus almoços de negócios ou momentos especiais. O Restaurante Internacional Madame Chateau está aberto ao público, todos os dias, desde o café da manhã até o jantar e oferece um variado e seleto menu de acordo com os gostos mais exigentes. O Hotel Inaugurado em Abril de 2007, com arquitetura moderna e contemporânea, situado nos amplos e seguros espaços do Paraná Country Club. A poucas distâncias do micro centro de Ciudad del Este, fazem do mesmo, uma ótima opção na combinação negócios e prazer. Informes y reservas: - Teléfono: +595 61 574500 info@lasventanas.com.py | www.lasventanas.com.py/ Avda. María de los Angeles esq/ Luis Bordon- Area Comercial Paraná - Country Club - Hernandarias – Paraguay

Reservas locais: 0800 444 8298 Reservas: 557 498 050.

66 | divamag.com.br

divamag.com.br | 67


BON V!VANT

IGUASSU RESORT Tuna Golf SuShi Bar e forneria Golf As novas opções gastronômicas, já conhecidas e consagradas pelo público que visita o Serrano Resort Convenções & SPA, em Gramado (RS), estão agora também à disposição dos hóspedes do Iguassu Resort e do público da cidade de Foz do Iguaçu. Com os requintados e saborosos pratos da culinária japonesa, o Tuna Golf Sushi Bar (foto acima) comporta até 25 pessoas e funciona diariamente das 19h às 22h30min. Com um cardápio completo de delícias orientais, servidas a la carte, o restaurante agradará os apreciadores da gastronomia japonesa. Quem preferir a culinária italiana terá no aconchegante FoRneRIA GolF (acima direita) uma saborosa opção. o restaurante possui capacidade para até 21 pessoas e funciona das 12h às 15h e das 19h às 23h. Focaccias, massas e diversos outros pratos preparados com todo o cuidado e sabor da Itália são a marca registrada deste restaurante. o Iguassu Resort dispõe também do Grand Room, com variada opções e um extenso buffet de pratos quentes, saladas e sobremesas. o ambiente comporta até 220 pessoas e funciona das 19h às 23h.

De acordo com a gerente geral da unidade, Karen Stank, os novos restaurantes e a reestruturação do empreendimento buscam trazer mais comodidade, lazer e variedade gastronômica aos hóspedes. “Além da nova recepção, totalmente reformulada, com cobertura para embarque e desembarque de passageiros; e da entrega dos novos apartamentos, espaçosos e confortáveis; os restaurantes especializados oferecem o que há de melhor na gastronomia internacional aos nossos clientes”, destaca a gerente. Ainda de acordo com ela, 14 novos colaboradores foram contratados para garantir o perfeito funcionamento dos restaurantes do Iguassu Resort. o espaçoso e aconchegante Iguassu Resort está localizado no centro de 2.250.000 m2 de área verde, a maior da região, e fica a apenas 15 minutos das Cataratas do Iguaçu e a 10 minutos do aeroporto internacional. o resort está muito próximo à Tríplice Fronteira e ao Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. Av. das Cataratas, 6.845 – Bairro Tamanduá CEP: 85853-000 – Foz do Iguaçu/PR Central de Reservas: 0800 600 8088 Telefone para contato: 45 3521 3400 reservas.iguassu@gjphoteis.com.br

Para fechar bem as dicas goumets em hotéis destacamos uma dobradinha Itália / Brasil. Pela cozinha italiana indicamos o Bella Távola Ristorante que funciona as quartas e sábados. e não poderia faltar em um guia como estes a legítima Feijoada Brasileira. o Hotel Bourbon Cataratas marca ponto neste item e apontamos um dos hotéis pioneiros na promoção de seu restaurante, o Rafain Centro com o festejado Restaurante Ritorna. Hotel Bella Italia - Ristorante Bella Tavola Av. Republica Argentina, 1700 - Centro Telefone: (45) 30285023 | www.noiteitalianaemfoz.com.br 68 | divamag.com.br

Hotel Rafain Centro - Restaurante Ritorna Marechal Deodoro, 886, no centro. Telefones: (45) 3521-3500 | www.rafaincentro.com.br divamag.com.br | 69


turismo

PANORAMIC HOTEL IGUAZÚ Uma empresa do grupo Casinos Iguazú Showtime

L

ocalizado na Argentina, o Panoramic Hotel Iguazú é um dos empreendimentos que integra o grupo Casinos Iguazu Showtime, conta com uma ótima infra-estrutura para receber hóspedes e visitantes. O hotel conjuga 91 UHs, restaurante Doña Flor, Pátio Restaurant, La Terracita, Lobby Bar, Verand Café, TV Lounge, business center, piscina, solarium, academia, sala de massagens, salões de eventos. O destaque para a diversão fica por conta do também luxuoso Casino Panoramic equipado com Máquina de Slot, Roleta Eletrônica, Mesa de Poker, Mesa de Blackjack e Mesa de Roleta, uma casa de jogos pra ninguém botar defeito. Além disso, possui também, uma ampla área de lazer no Panoramic Bar, no 5º andar. A área agrega entretenimento, em seu espaço de leitura e computadores com acesso à internet; jogos, como pingue-pongue, pebolim, jogos de mesa e bilhar; e esportes, na quadra de futebol e vôlei que possui em seu jardim. Com certeza uma ótima opção de hospedagem e lazer da região!

s o c i s s á l c s e o r t o s o b g Sa elência e bom Exc

Av. RepúblicA ARgentinA 188 ARgentinA - tel ARg 03757-424283 Foz (45) 4053-9464 | cuRitibA (41) 4063-9464 (c.p. 3370) pueRto iguAzu (misiones - ARgentinA) vinotecadonjorge@hotmail.com vinotecadonjorge@arnetbiz.com.ar www.vinotecadonjorge.com.ar 70 | divamag.com.br

entRegAs A domicilio em Foz do iguAçu

divamag.com.br | 71


72 | divamag.com.br

divamag.com.br | 73


36 anos de dedicação, qualidade e sabor.

74 | divamag.com.br

divamag.com.br | 75


Até a vista é de dar àgua na boca

76 | divamag.com.br

divamag.com.br | 77


RETROSPECD!VA

D!VA

divamag.com.br

SAÚDE & ESTÉTICA

Dra.

MARINALVA CALLEGARIO

A CONCEITUADA PSICÓLOGA CLÍNICA E ORGANIZACIONAL, TRAZ UMA MATÉRIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS TRATAMENTOS TERAPÊUTICOS. DR. DALTON VOLPATO APRESENTA SOLUÇÕES DA CIRURGIA PLÁSTICA PARA A HIPERIDROSE E BROMOIDROSE DAS AXILAS SAÚDE E ESTÉTICA: CONHEÇA OS 33 ALIMENTOS QUE AUXILIAM NO COMBATE À CELULITE VAIDADE OU NECESSIDADE? DR.PIRES AVALIA A CIRURGIA PLÁSTICA SOB ESSES DOIS ASPECTOS 78 | divamag.com.br

divamag.com.br | 79


Intercapa

TERAPIA: EU PRECISO?

A

té pouco tempo atrás, falar em psicoterapia soava como algo voltado para pessoas problemáticas, ou portadoras de algum déficit cognitivo ou emocional. Felizmente, essa realidade tem mudado, e muito, nos nossos dias atuais. Percebemos um declínio da resistência em relação à psicologia e uma procura significante por tratamentos terapêuticos nessa área. Tem aumentado o entendimento das pessoas ao perceberem que a saúde emocional é tão necessária quanto a saúde fisiológica. Nos grandes centros, fazer terapia tornou-se sinônimo de status e evolução. Em países mais desenvolvidos, ao contrário da resistência, frequentar um psicólogo é tão comum e rotineiro como ir ao dentista. Deixar de procurar um tratamento psicológico quando necessário é sinônimo de preconceito e, consequentemente, ausência de pensamento evolutivo. Hoje, as pessoas entendem que muitos dos sintomas físicos que elas apresentam podem ser consequências daquilo que não foi resolvido no campo psicológico.

Quanto tempo dura uma terapia?

Não há um tempo determinado. Tudo vai depender das questões a serem trabalhadas e da forma como cada pessoa evolui no tratamento. Assim sendo, é muito importante que a psicoterapia seja levada muito a sério para que o tratamento apresente resultados satisfatórios. Um paciente comprometido com o seu tratamento, que se coloque a trabalhar e a pensar sobre suas questões, tem uma tendência de alcançar mais rapidamente o resultado esperado.

Quando procurar ajuda?

Muitas vezes, sinais como ansiedade, aumento (ou perda) brusco de peso, problemas conjugais, problemas sexuais, insônia, problemas de relacionamento, estresse,

80 | divamag.com.br

desânimo, baixa autoestima, isolamento, vão passando despercebidamente. Mas é preciso ficar alerta, pois tais sintomas são indicativos de que algo está disfuncional e, portanto, definem uma necessidade terapêutica. Muitas pessoas têm tendência de procurar ajuda quando a situação já está caótica, tanto física, quanto mentalmente, sendo que, muitos males poderiam ser evitados se houvesse a procura por ajuda logo que o problema desse seus primeiros sinais. Precisamos criar consciência de que podemos não dar conta de resolver sozinhos, sequer abordar sozinhos, algumas de nossas questões. O tratamento com um profissional é importante porque, além de estar habilitado por seu conhecimento e sua experiência, o profissional não tem envolvimento emocional com o paciente e, por isso, consegue ver de fora suas questões, sem julgamentos, admiração ou preconceitos, diferentemente de um amigo ou parente – terapia não é desabafo! Outra questão que deve ser levada a sério é que a raiz de muitos problemas pode estar no inconsciente, sendo assim, é necessário trazer essas raízes para o consciente, para que se possa trabalhá-las de maneira assertiva e profissional. Nesse sentido, é importante entender que não é possível trabalhar conscientemente com questões que ainda estejam inconscientes. O sofrimento psicoemocional é da natureza humana, portanto, não é possível não experimentá-lo durante nossas vidas – na verdade, sob o ponto de vista evolutivo, esse sofrimento é até desejável. O que não é desejável é não enfrentar esse sofrimento, quando se tem todos os recursos – profissionais, tratamentos e medicações – disponíveis para nos ajudar. Terapia significa “tratamento” e não há um momento específico para começar. Sempre é hora, seja para autoconhecimento ou para resolver alguma questão específica. O seu momento pode ser agora mesmo. Pense nisso.

MARInAlvA CAllEgARIo

Psicóloga Clínica e Organizacional com Aplicação de testes psicológicos Especialista em Psicanálise Clínica CRP 08/15447 Consultório: (45) 3028-4098 Celular: (45) 9927-4099 / 9911-0699

divamag.com.br | 81


Saúde & eStética

dr .Volpato

33 alimentos aliados no combate à celulite

Sob o acompanhamento de uma nutricionista, apresentamos uma lista de alimentos que auxiliam no combate aos furinhos inimigos das mulheres. Acompanhe a lista e inclua cada um na sua alimentação diária. Texto Ludmilla Costa

N

ão é novidade que a celulite atinge mulheres de qualquer idade e tipo físico. Longe de ter relação com estar em forma ou acima do peso, a vilã aparece para sabotar até mesmo o corpo esguio de qualquer modelo que faça sucesso mundo afora. Mesmo com atividade regular, cremes, tratamentos, elas continuam ali para o pesadelo de muitas mulheres. O que fazer - ou o que não fazer? A boa e velha notícia é que uma das soluções está na alimentação adequada de qualidade e muita água. Além disso, é importante praticar exercícios físicos regulares como caminhada, bicicleta ou natação.

HIPERIDROSE eBROMOIDROSE das AXILAS

N

esta edição apresentaremos um procedimento relacionado à cirurgia plástica, ainda pouco divulgado. São as chamadas Hiperidrose e bromoidrose das axilas. A hiperidrose axilar consiste na sudorese excessiva das axilas, e afeta muitas pessoas, por sentirem constrangimento pelo aspecto molhado das roupas nas axilas. Muitos deixam de usar roupas coloridas para não evidenciar este problema. Por outro lado, bromoidrose se refere ao cheiro ruim exalado pelas glândulas axilares, onde mesmo com o uso de desodorantes, o paciente não consegue controlar o odor. Estes problemas podem ser resolvidos com uma cirurgia simples e rápida, através de um procedimento que consiste na retirada das glandulas que provocam a sudorese e o mau cheiro por sucção. São realizadas duas incisões muito pequenas (5 milimetros) em cada axila, por onde entram cânulas que realizarão a retirada das glandulas. A recuperação é rapida e a alta é realizada no mesmo dia. Não necessita de afastamento do trabalho por ser um procedimento de pequeno porte. A satisfação com o resultado geralmente é elevada. Este procedimento porém, não melhora a sudorese das mãos e pés, que deve ser tratada por outras técnicas. A toxina botulina também pode ser utilizada para o tratamento destes problemas, no entanto tornase um procedimento um pouco mais caro, pois o efeito não é permanente.

Para esclarecer A celulite nada mais é que o resultado da acumulação de gordura nas camadas superficiais da pele, causando o conhecido efeito “casca de laranja”. Pesquisas recentes mostram que pode haver uma predisposição familiar para a celulite, relacionada com os níveis de estrogênio (hormônio feminino). Segundo a nutricionista Eliane Cauhi, da Clínica Funcional, para ajudar no combate é preciso cuidar da alimentação, da integridade do intestino e principalmente detoxificar o organismo, porque uma das principais causas do aparecimento da celulite é o acumulo de toxinas no corpo. Tanto as toxinas presentes no organismo quanto as que se encontram no meio ambiente contribuem para a celulite. Livrar-se delas e estimular o sistema natural de detoxificação são medidas essenciais para travarmos a batalha contra os furinhos. Vamos à luta! o que são toxinas e de onde elas vêm? As toxinas podem ser qualquer substância química ou molécula estranha alimentos ricos em sílico

Esse mineral é importante na produção de colágeno, substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Alguns exemplos: 1. aveia 2. cevada 3. nabo 4. salsa 5. avelã 6. feijão 7. centeio 8. banana 9. alho

DR. DALtOn VOLpAtO CRM 23686 CIRURGIA PLÁSTICA MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA

alimentos ricos em boro

O boro ajuda a manter alinhadas as fibras elásticas e auxiliam na renovação celular. 10. vegetais verde escuros 11. algas 12. rabanete 13. frutos do mar 14. pepino 15. beterrada alimentos ricos em vitamina c Protege as paredes dos vasos sanguíneos contra os ra-

82 | divamag.com.br

no sistema biológico, originadas internamente ou externamente. O organismo costuma lidar bem com essas toxinas, a não ser que o fígado e os rins não estejam funcionando de modo adequado. Entre as toxinas ambientais, encontram-se os metais tóxicos, migrantes de embalagens plásticas, poluentes do ar, agrotóxicos, aditivos alimentares, medicamentos e produtos químicos utilizados em casa. As toxinas internas incluem radicais livres, medicamentos e substâncias produzidas pelo metabolismo das más bactérias, fungos e parasitas, explica Eliane. A detoxificação é o processo biológico pelo qual o organismo transforma as toxinas em substâncias que possam ser excretadas, necessita de uma energia constante e de vários nutrientes que vão executar essa função. Por isso, em grande medida, o tratamento do problema envolve o equilíbrio da flora intestinal e o fornecimento de nutrientes para o fígado aperfeiçoar a eliminação de toxinas. A detox deve ser feita só por poucos dias e é proibida para grávidas, mães em fase de lactação e portadores de doenças cardiovasculares ou diabetes, este tipo dieta precisa ter o acompanhamento de um médico nutricionista. Sob o acompanhamento de Eliane ainda, listamos 33 alimentos que ajudam a prevenir a celulite. Incremente-os na sua refeição diária e aproveite as dicas desta matéria, e curta o verão com a pele a salvo dos furinhos indesejados. eliane cauhi Especialista em Nutrição Clinica Funcional Edifico Marajoaras Tel:3025 4921

dicais livres que promovem o envelhecimento precoce das células e tecidos. 16. laranja 17. limão 18. acerola 19. Alcachofra (tem ação diurética, o que ajuda a eliminar toxinas). 20. Gengibre Produz calor e acelera o metabolismo, além de ter ação antioxidante. Combate o envelhecimento da pele. É mais eficaz quando consumido cru. Uma boa dica é tomar suco de melancia com gengibre ou ralar o alimento em cima da salada. 21. Melancia Rica em licopeno, um antioxidante particularmente potente. Melhora a circulação sanguínea e suaviza a celulite. 22. Tomate em forma de molho Além de ser rico em vitamina C, o tomate também é rico em licopeno. Para ajudar no combate a celulite o ideal é ingeri-lo em forma de molho. 23. Bardana (aumenta o fluxo do sangue por causa do potássio, o que pode ajudar a prevenir a celulite).

24. Centella Asiática (tem ação antiinflamatória que ajuda a combater a celulite). Brássicas São alimentos ricos em substâncias capazes de prevenir e até de diminuir o aparecimento de celulite. 25. couve 26. brócolis 27. couve-flor 28. couve-de-bruxelas 29. Açafrão da terra (cúrcuma) Use o açafrão da terra diariamente. Uma dica é colocar um pouco no saleiro para temperar a salada. O ideal é consumir 1 ou 2 colheres de chá por dia. Ele estimula a circulação, diminui o inchaço e é altamente antioxidante. Frutas vermelhas São frutas antioxidantes, o que ajuda a limpar o organismo e a eliminar celulites. 30. morango 31. açaí 32. framboesa 33. amora divamag.com.br | 83


Saúde e eStética

Cirurgia Plástica:

Vaidade ou Necessidade?

CENTRO AVANÇADO DE CIRURGIA OCU LAR MODERNO TRATAMENTO DA CIRURGIA DE CATARATA

M

uito se fala em cirurgia plástica como cultivo da vaidade. Mas há casos em que para resgatar a autoestima de uma pessoa, a cirurgia plástica torna-se uma necessidade. Deus concedeu ao homem a ciência e a inteligência. Tudo que é bom, perfeito e agradável, vem de Deus. Neste sentido, existe a ajuda do profissional da área de cirurgia plástica para as pessoas que estão com baixa autoestima, por não aceitarem determinadas características físicas - especialmente aquelas que sofreram um acidente, ou tiveram que amputar uma mama. Ou até mesmo, uma adolescente que tem mama grande e se sente constrangida, uma criança de orelha grande, ou ainda um obeso mórbido que fez cirurgia de redução, e ficou com a pele flácida. Enfim, varias são as situações que afetam as pessoas que recorrem à cirurgia plástica, por necessidade. O Dr. Pires sempre leva em conta o grau de envolvimento emocional ou a motivação dos pacientes que optam pela cirurgia plástica, antes de realizar qualquer intervenção cirúrgica, afirmando que autoestima, autoconfiança e autoimagem estão sempre ligadas, ou em suas palavras, “a paciente não tem que fazer uma cirurgia só porque está na moda, ou porque quer ficar igual a uma artista que viu na TV. Para não se arrepender do resultado, alguns itens deverão ser seguidos para que a paciente não fique com a autoestima pior que estava. O médico deve falar dos riscos de uma cirurgia, falar sobre as cicatrizes, a responsabilidade da(o) paciente em cumprir a risca o pós operatório, as drenagens, o uso da cinta e alimentação moderada.” Sobre a necessidade da intervenção cirúrgica corretiva, o cirurgião plástico explica ainda “em alguns casos, a vaidade e a necessidade caminham juntas, por exemplo: um paciente que tem problemas respiratórios por causa de um septo nasal, e que tem também alergia e por esfregar o nariz – forma-se então uma fibrose. Este é um caso real de necessidade (melhora da respiração) e vaidade insatisfação com a aparência (remoção da fibrose). Outro caso semelhante a este, e que colabora para a baixa autoestima, é a mulher que engravida mais de uma vez e fica com o abdômen flácido e com excesso de pele, afetando sua autoimagem. Atualmente, as pessoas que recorreram à Cirurgia Plástica para melhora da autoestima, autoimagem e autoconfiança, sentem-se realizadas. Embora isso não queira dizer que não existem casos de resultados negativos. Entretanto, o bom censo e a certeza de que o médico escolhido, é credenciado na Sociedade de cirurgia Plástica, é o melhor caminho. Ou em sabias palavras “seja a paz de Cristo o arbitro em vossos corações.” (A Bíblia Sagrada, Colossenses capítulo 3, versículo 15)

84 | divamag.com.br

CLÍNICA E CIRURGIA DE OLHOS

Dr. Marcus Tabox R. General Alcides Etchegoyen nº 185 | Centro | Toledo – PR Fone / Fax: (45) 3252-2025 oftalmotoledo@uol.com.br divamag.com.br | 85


ANTONIO NETO COTIDIANO

Muito jeitinho

e pouca vergonha.

D

ias atrás, em uma conversa de bastidores com dois grandes amigos, sobre as mudanças cotidianas que passamos na história recente de nosso país - e os rumos peculiares que a vida nos impõe, lembravámos de um autor chamado Popper, que traz uma passagem belissima na obra As Origens do Conhecimento e da Ignorância ao afirmar que “quanto mais aprendemos sobre o mundo, quanto mais profundo o nosso conhecimento, mais específico, consistente e articulado (...) maior é o conhecimento da nossa ignorância. Essa, com efeito, é a principal fonte da nossa ignorância: o fato de que o nosso conhecimento só pode ser finito, mas a nossa ignorância deve necessariamente ser infinita.” Partindo, pois, de uma infindável ignorância que me move, comecei a lembrar que em 1989 participei do primeiro processo de escolha eleitoral na minha história. Sem abrir mão do meu bom saudosismo, confesso Como explicar que o homem, um animal tão que vivíamos predominantemente construtivo, seja tão na década de apaixonadamente propenso à destruição? oitenta, um Dostoiewisk mundo muito diferente. Era tempo de criação de uma nova moeda; era do congelamento de preços; mundo dos fiscais do congelamento; época de esperar pelo gatilho salarial; hora de correr para vencer uma inflação mensal na casa dos 80%. Como poderia me esquecer da correria aos postos de combustível, quando o jornal anunciava que a gasolina teria mais um aumento, quando o relógio marcasse zero hora? Como poderia não cantarolar o rock versando que a solução era alugar o Brasil, já que não iríamos pagar nada? Que tempos eram aqueles? De uma verdade sem fim? Após uma série de CPIs e bate-bocas mostrando toda a malvadeza da corrupção, dos roubos, das histórias mal contadas, das roupas recheadas, do milagre alvissareiro, parece que alguma coisa aconteceu. Hoje temos a “dívida” paga; a inflação

86 | divamag.com.br

controlada; a baixa dos juros; o aumento da produção; até Copa e Olimpiadas nós já temos. No entanto, uma dúvida em mim persiste: já é tempo de comemorar? Será que podemos nos dar por satisfeitos tendo superado algumas dificuldades econômicas? A resposta que proponho é muito simples: não! Superamos um déficit técnico; superamos um déficit que nos tirava, simplesmente, do jogo; superamos um déficit monetário; superamos um déficit que não tem valor se não superarmos o maior de nossos déficits: o nosso déficit ético e moral. De maneira mais simples podemos caracterizar o déficit ético e moral como aquilo que fundamenta o Jeitinho Brasileiro. Por Jeitinho, podemos entender como a arte do engodo, da tramóia, do trambique, da trapassa, da malandragem sem culpa, do assédio sem vergonha, da propina sem ressentimento. O Jeitinho, para os mais vividos, pode ser sinônimo da “lei de Gerson”, certo!? O Jeitinho Brasileiro, mais que um comportamento - devido seu enraizamento social, pela tomada de posse das normas, dos costumes, das próprias tradições - pode ser entendido como uma nova afirmação cultural. Assim, sem sombra de dúvidas o Jeitinho Brasileiro nos fez abrir mão da Vergonha. Ao ignorar a vergonha como lastro do agir não temos mais motivos para querer ou não querer, para impor limites, para superar obstáculos, ou seja, sem a vergonha perdemos o sentido primeiro do agir ético e moral. Perdemos o nosso maior sistema de segurança. O que rege o agir ético e moral é o sentimento de manutenção de nossa natureza própria. É simples, fazemos ou não coisas que nos aproximam de uma vida plena ou nos afastam dela. Agir de maneira ética e moral é apenas assim: ter vergonha para encarar a vida como ela é, e não como os nossos meros desejos imaginam que ela deva ser.

divamag.com.br | 87


CASA DO COLONO

ESTILO COUNTRY As últimas tendências da moda country em chapeus, cintos, botas e vestuarios.

JARDINS SUSPENSOS

Painel de parede em fibra sintética, vasos e artigos decorativos para jardim. O charme e aconchego que você e sua família merecem.

COM HORA MARCADA Alimente seu animal de estimação em um horario programado com a conveniência do comedouro automatico eletrônico. Ele distribui automaticamente porções de alimentos conforme sua programação, como um despertador!

PRIMEIRA CLASSE Nas férias, leve seu melhor amigo com você. Transporte seu animalzinho com segurança e estilo de primeira classe.

SOSSEGO PRA QUEM QUER Balanço para as horas de descanço - móveis rusticos confeccionados com pergolados tratados contra os efeitos do tempo. 88 | divamag.com.br

HS

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

disk entrega Av. JK, 3430 - Vila Portes divamag.com.br | 89


social

CASAMENTO FELIZ

90 | divamag.com.br

O casamento de Rodrigo Luiz Machado de Cardoso e Gabrielli Salles Borges aconteceu no dia 15 de Outubro nos salões de festas do Hotel Lanville Athénée. A cerimônia religiosa aconteceu na Cabana de Piaçava decorada com cristais. O Reverendo Fábio Augusto da Silva proferiu as bençãos ao casal. A Recepção, no entanto, foi organizada no salão social ricamente decorado – o espaço foi todo reformulado para receber 350 convidados, entre parentes e amigos, que confraternizaram juntos a alegria deste evento de destaque. A beleza dos salões surpreendeu a todos! Tudo esteve maravilhoso e os preparativos foram planejados com o maior requinte e atenção. E como não poderia ser diferente, os noivos estavam radiantes. Doces finos: Andréa Patitucci (Curitiba–PR) | Decoração: Exclusive Eventos Fotografia: Andress Ribeiro | Buffet: Marcos e Dayusa

divamag.com.br | 91


dá o que falar

JonAtAs FAro VIsItA CAtArAtAs e InCentIVA Voto no AtrAtIVo O ator Jonatas Faro visitou as Cataratas do Iguaçu e aproveitou para impulsionar a campanha do atrativo para uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza. O passeio foi acompanhado de seu empresário Felipe Carauta, na última segunda-feira, após desfile realizado na Noite das Cataratas, no domingo, no Hotel Golden Tulip Internacional, em Foz do Iguaçu (PR).

IdIomAs IngLês e ÁrAbe soLte A LínguA, AprendA e dê seus prImeIros pAssos! Jihad Mohamad Abou Ghouche é professor de ensino médio, possui uma escola de línguas e acumula 18 anos de experiência no ensino das línguas árabe e inglesa. Além disso, é autor de 3 livros didáticos que ensinam de maneira simples, conteúdos que muitas vezes parecem complicados. Acompanham cada um dos 3 livros, 2 CDs áudio gravados por nativos (americanos e árabes) para a prática de conversação e compreensão. Conheça as publicações do professor. FALE ÁRABE EM 20 LIÇÕES Primeiro livro didático a abordar de maneira simples e direta como falar a língua árabe.

MEUS PRIMEIRROS PASSOS NO INGLÊS Uma abordagem audaciosa, em 5 lições, o conteúdo foi elaborado para quem quer começar a aprender inglês em suas quatro habilidades: conversação, compreensão, leitura e escrita JihaD M. abou GhouChe

Solte a língua em inglês Fale árabe em 20 lições é um método

criado a partir da longa experiência do autor em ensinar centenas de pessoas a falar e entender árabe. Conteúdo:

• 20 lições que ensinam a estrutura necessária para se comunicar nos principais tempos verbais em árabe. • Bancos de vocabulário, separados por temas como alimentação, adjetivos, meios de transporte, números, e muito mais. • Conversações em forma de exercícios. Didática:

• Cada novo conteúdo é explicado passo a passo de maneira clara, com exemplos para melhor compreensão. Em seguida exercícios de fixação, com respostas no final do livro. A cada 5 lições, 1 lição de revisão geral.

500 perguntas e respostas CDs de áudio: para 2 praticar conversação • Mais de 1h e 20 minutos de gravação, com a pronúncia de praticamente todas as palavras árabe do livro. eemcompreensão. Árabe, língua falada por mais de 400 milhões de pessoas em 21 países In c nativos e ao redor do mundo. lui

ISBN 978-85-7844-035-0

9

92 | divamag.com.br

2

CDs

de á

udio

JI H A D M. AB OU GHOUCH E

O ultramaratonista Róbson da Conceição concluiu o desafio Volta ao Lago às 12h30 do dia 30/10, de volta ao ponto partida, a Barreira de Controle de Itaipu. Foram mais de 500 quilômetros, 21 cidades e oito dias de corrida para que, sob a força de duas pernas, o reservatório de Itaipu fosse circundado em toda sua extensão. A saída para o desafio foi no dia 23/10, onde Robson encarou o maior trecho: os 115 km entre Foz do Iguaçu e San Alberto, no Paraguai, percorridos em 11 horas. Depois disso, os trechos foram mais curtos. Em média, Róbson correu 70 km por dia. Apesar dos obstáculos enfrentados com o clima e a falta de infraestrutura em algumas rodovias, Róbson encara o desafio com o sentimento de dever cumprido. “Quero agradecer a todos que me ajudaram a realizar este desafio. Nenhum evento como este pode ser feito por um homem só, foram várias pessoas que estiveram comigo durante o percurso”, diz. (Itaipu Binacional)

SOLTE A LÍNGUA EM INGLÊS Em 500 perguntas e respostas, e conteúdo que envolve o cotidiano, mostra que é descomplicado conversar em outra língua.

Fale árabe em 20 lições

Após 8 dias de corrida, ultramaratonista conclui desafio Volta ao Lago

JIHAD M. ABOU GHOUC HE

Fale árabe em 20 lições

THE

WHITE PARTY C ATARATAS

CDs Inclui 2 onúncia com a pr ras das palav e em árab

03 DEZEMBRO DE 2011 - FOZ DO IGUAÇU - BRASIL

788578 440350

divamag.com.br | 93


dia de d!va

diva retro glam O ENSAIO Uma pitada de ar retro aqui, uma produção glam digna de diva ali, e o resultado desse ensaio é arte desenhada com luz. A D!VA DO DIA A princípio, Tálita Ariela Prestes, quando saiu de casa para participar do Chá Rosa, achou que se trataria apenas de um encontro social. Mas lá, acabou sendo sorteada e entrou pro nosso Dia de D!VA sem direito à colher de chá, e fez bonito. Ela? 23 anos, mãe, estudante, maquiadora e produtora fotográfica. Nas horas livres, exercita seu hobby pintando telas, e na maior parte do tempo, ela se dedica e dispensa cuidados ao casal de filhos: Carolini Alves, 4, e Victor Roberto, de 3 anos. Pra alguém que se considera tímida, a Tálita que se revela nas fotos a seguir é uma mulher dona de si e forte, como toda diva é. Para o ano que vem, cursar a faculdade de Turismo está entre seus planos. E com a força de vontade que ela mostra no olhar e na forma de encarar a vida, Tálita vai longe. A D!VA deseja sucesso. A FOTÓGRAFA Ares de Vinil é o nome do Estúdio Fotográfico e Brechó Vintage (onde todas as roupas estão dividas nas araras, por ordem das décadas 50, 60, 70, 80...) de Thaíse Diehl - a multifacetada fotógrafa, produtora, maquiadora e hair stylist deste ensaio. Coincidência? Thaíse assim como Tálita também pinta telas e faz make ups artísticas. Sim, a fotógrafa é mil e uma utilidades. Fotografa há 2 anos e meio, a gaúcha residente em Foz, daqui uns dias comemora 2 meses de sucesso do Ares de Vinil, juntamente com seu braço direito Ed Korzethf. Seu conceito de trabalho é fotografia com arte, mescla retro com contemporâneo e tem acervo próprio pra isso. Ama viajar, e se reconhece como uma pessoa de “alma inquieta e criativa”. Nós não temos dúvida alguma disso!

94 | divamag.com.br

divamag.com.br | 95


dia de d!va

FOTOS Thaíse Diehl PRODUÇÃO E LOOKS Ares de Vinil BELEZA Thaíse Diehl e Ed Korzethf TEXTO Ludmilla Costa DESIGN Carlos Polidoro 96 | divamag.com.br

Ares de Vinil Endereço: Rua Rui Barbosa, 820 térreo- Executive Center Telefone: 3029-3459 /8406-3282

Av. Cel. Francisco José Ludolf Gomes, 380 - Jardim Panorama Fone: (45) 3029 2424 www.datacase.com.br

divamag.com.br | 97


UmA novA UniversidAde!

A Tríplice Fronteira acaba de ganhar uma Universidade que todo universitário vai querer entrar. A Universidade da Cerveja é a nova cervejaria de Foz do Iguaçu, que oferece cardápio variado com marcas de cervejas nacionais e importadas, petiscos deliciosos e mais. Música ao vivo, e tudo isso combinado a um ambiente ideal para encontrar amigos. As fotos a seguir mostram a festa de inauguração e apresentam o ambiente sofisticado e descontraído. Sejam bem-vindos! Rua Santos Dummont nº1003 Centro, Foz do Iguaçu, Aberto às 17:00 todos os dias 45 | 3027-0500 para reservas e informações

www.universidadedacerveja.net

98 | divamag.com.br

divamag.com.br | 99


Social

Anos de D!VA No dia 07 de Outubro, em Toledo, a noite de festa foi da animadíssima Juliana Tabox. Mais uma vez, Juliana superou as expectativas de seus convidados e para a descontração de todos, organizou uma super festa à fantasia, reunindo amigos e familiares para festejar mais um ano de vida. Parabéns Ju!

100 | divamag.com.br

divamag.com.br | 101


www.divamag.com.br

MAIOR, MELHOR E MAIS ENVOLVENTE VITRINE DA COSTA OESTE 102 | divamag.com.br

divamag.com.br | 103


QuE A pAz EStEjA COntIgO

jInAnCHARAFEDDInE SALAMALEICOM

C

O PRIMEIRO CASAMENTO NA ALDEIA EM FOZ DO IGUAÇU

aro leitor, no dia 19 de novembro nas dependências do Clube Árabe de Foz do Iguaçu, acontecerá o primeiro Casamento na Aldeia de Foz do Iguaçu. Quem esta organizando é a Escola Árabe Brasileira que espera receber centenas de pessoas para este evento, onde poderão conhecer e viver o autêntico Casamento na Aldeia, que é uma tradição Libanesa trazida pela primeira vez para a nossa cidade. O evento contará com diversas barracas servindo uma variedade enorme de comida árabe, além de apresentação de danças e outras atrações para as crianças. No encerramento haverá o teatro representando o próprio Casamento na Aldeia. Convidamos toda a população de Foz do Iguaçu, do Paraguai e da Argentina para participar deste evento inédito que sem dúvida será inesquecível. Nesta edição entrevistamos as organizadoras do evento, Ivoni Dabaja - diretora da Escola Árabe Brasileira, Rajaa Nasser Fahs (psicóloga) - psicóloga da Escola Árabe Brasileira e Amena Abed Ali Gebai (pedagoga) - diretora da Escola Árabe Brasileira para falar sobre o evento. Desde já, desejamos sucesso para todos os envolvidos neste evento e esperamos a participação de todos e para quem gosta de comida árabe, pode se preparar para degustar o que tem de melhor nesta culinária.

FALAFEL

Esperamos receber a comunidade iguaçuense como um todo em sua diversidade. É um evento aberto, pensado e feito para a comunidade em geral.

Ivoni Dabaja, Rajaa Nasser Fahs e Amena Abed Ali Gebai

tela da escola. 3.QUEM FOI O MENTOR DO EvENTO?

4.QUAL é O ObJETIvO A SER ATINGIDO ATRAvéS DESTE EvENTO?

Nós esperamos com esse evento atingir, minimamente, dois grandes objetivos. Em primeiro lugar, entendemos que a situação dos imigrantes tem suas complexidades, uma vez que as pessoas partem de seu país natal e buscam, digamos, uma filiação a um país estrangeiro; estrangeiro em muitos sentidos, como a língua principalmente, além de costumes, hábitos alimentares, a cultura em geral que são totalmente novas a eles e podem surgir, portanto, muitas dificuldades na adaptação e no processo de filiação ao novo país. Levando em conta esse primeiro aspecto, esperamos possibilitar um retorno simbólico, pois entendemos que uma vez 2.COMO SURGIU A IDéIA DE REALIZAR ESSE CASAMENTO EM que há a mudança de lugar, não é possível retornar ao mesmo FOZ? Essa idéia surgiu a partir de um processo, ou seja, não foi a lugar de antes, a não ser de forma simbólica, ou seja, gostarípartir de uma necessidade especifica, mas sim pela obser- amos de proporcionar um retorno às raízes, o que é importanvação e pontuação de varias situações que desembocam na nossa escola. Nós, enquanto escola (a Escola Árabe Brasileira) ocupamos um lugar aos olhos da comunidade árabe da cidade, para além de um espaço pedagógico educacional. Muitas das questões da comunidade surgem na escola ou desembocam na mesma, talvez, por representar um lugar de acolhimento, posto ser uma instituição que talvez lembre a casa paterna (Líbano). A idéia então surgiu como tentativa de responder aos anseios da comunidade e que por sua vez constitui a clien-

104 | divamag.com.br

Para saborear...

5.EsPErAM rEcEbEr quAntAs PEssoAs?

Não houve especificamente um mentor, mas a idéia surgiu a partir da ação da Psicologia Escolar, e por que não também, da Psicologia Comunitária. Poderíamos então dizer que a idéia constitui-se de uma intervenção da psicologia, que dentre muitas de suas atribuições trabalha os relacionamentos humanos, mas é importante ressaltar que todos os participantes da escola contribuíram para formação da idéia. Foi uma idéia JINAN: 1. INICIALMENTE, FALEM UM POUCO SObRE O CASAconsensual. MENTO NA ALDEIA, hISTORIA E ORIGEM. Ivoni, Rajaa e Amena: A principio, os casamentos são muito valorizados na cultura árabe por representarem, além do inicio da formação de uma nova família, a união de duas famílias. Os casamentos nas aldeias além das representações simbólicas já citadas oferecem o cenário ideal para celebração dos aspectos culturais árabes e mais especificamente libaneses, em que as historias de amor, os pedidos de casamento, os casamentos e todos os costumes em torno dessas situações, como vestimenta, dança, música, poesia, etc. adquirem um colorido de especificidades únicas, portanto constitui a situação ideal para atingir nossos objetivos.

te para que as pessoas possam pensar numa direção para si. A comunidade pode perceber esse evento como um retorno às raízes, um reencontro com o que lhes pertence, num lugar novo, no Brasil, país que escolheram e a quem pedem filiação e que os acolheu em suas características e peculiaridades. Em segundo lugar, gostaríamos de poder marcar de forma alegre e típica o aspecto de pertencimento da comunidade árabe à comunidade iguaçuense. Poderíamos dizer que gostaríamos de marcar uma representatividade árabe-brasileira da comunidade iguaçuense.

6.todA A coMunIdAdE LIbAnEsA EstA EnvoLvIdA nEstE AcontEcIMEnto? Poderíamos dizer que contamos com o envolvimento de vários setores representativos da comunidade, não só a Libanesa, mas Árabe em geral e Brasileira também. Afinal somos todos brasileiros também. 7.PodEMos AFIrMAr quE o cAsAMEnto nA ALdEIA, sErá uMA dAtA AnuAL PArA A AgEndA dE Foz do IguAçu?

A idéia desse evento é muito bonita e digamos audaciosa também. Esperamos e estamos trabalhando para que seja bem sucedida e quem sabe, um dia, não se torne uma festa do calendário oficial da cidade. Assim como existe a “Oktoberfest” em Santa Catarina, poderia existir “O casamento na Aldeia” no Paraná- em Foz Do Iguaçu. Quem sabe!!!? 8.quAL sErá A ProgrAMAção PLAnEjAdA?

Ingredientes:

½ kilo de fava sem casca ½ kilo de grão-de-bico 3 cebolas picadas 10 dentes de alho ½ maço de coentro picado ½ maço de salsinha picada 2 batatas cruas picadas ½ xícara de gergelim 2 colheres de sopa de tempero de Falafel (vendido nos mercados árabes) Sal a gosto

A festa está sendo planejada para ser uma feira árabe, digamos assim. Uma grande feira com comidas típicas, trajes típicos, musica, dança, etc. Haverá uma encenação teatral de um casamento na aldeia de “Kfar foz” (Tradução=Aldeia de Foz), que se espera, será o ponto alto da festa.

Para fritar:

9.AondE E quAndo sErá rEALIzAdo o EvEnto?

Modo de preparo:

O evento acontecerá no dia 19 de novembro, no Clube União Árabe- Avenida das Cataratas, Km 18, nº 9433 - a partir das 16h00. 10.coMo PodEMos AdquIrIr os IngrEssos?

Os ingressos estão sendo vendidos por várias pessoas que estão colaborando com o evento e eventualmente irão disponibilizar os ingressos, nos momentos que antecederão o evento. Poderão ser adquiridos também na Escola Árabe Brasileira (Rua Meca-599-Jardim Nações das Bandeiras) {Anexo à mesquita}. 11.o quE vocês ProMEtEM PArA Foz do IguAçu?

O que nós prometemos a Foz? Nós prometemos fazer todo o possível para preparar uma festa muito bonita para toda a comunidade iguaçuense e possibilitar uma oportunidade de integração maior. Gostaríamos de mostrar a nossa cultura de origem para a nossa cidade Foz, e a nossa Pátria Amada Brasil. obs: EM cAso dE cHuvA o EvEnto sErá trAnsFErIdo PArA o dIA 26 dE novEMbro.

1 - Litro de óleo 1 - Colher de chá de bicarbonato de sódio 2 - Colheres de chá de fermento em pó Royal.

1 - Deixar a fava e o grão-de-bico de molho por 12 horas (uma noite antes de fazer). Escorrer bem antes de usar. 2 - Misturar e moer no processador todos os ingredientes menos o gergelim, o sal e o tempero de Falafel, ate obter uma pasta homogênea e pastosa. 3 - Acrescentar o restante dos ingredientes e colocar o bicarbonato e o fermento em pó Royal e deixar descansar por 30 minutos. 4 - Esquentar bem o olho numa frigideira grande e funda. 5 - Moldar os bolinhos de Falefel redondos e pequenos e fritar em fogo médio. 6 - Servir o Falefel com Tarator (molho de Tahine), com legumes frescos e variados (tomate, alface, hortelã, cebolinha verde, pepino em conserva e pão árabe. DICA: O molho de Tarator e feito com 1 dente de alho, suco de 2 limões, ½ xícara de Tahine (vendido nos mercados árabes), 1 xícara de água gelada e sal. Bater tudo no liquidificador. Se a pasta obtida ficar dura acrescentar mais água e 2 colheres de sopa de iogurte. Depois acrescentar salsinha picada e servir. O molho de Tarator obtido tem que pastoso como o iogurte. Existe nos mercados árabes uma colher própria para fazer os bolinhos de Falafel. Esta receita é um dos pratos típicos que vocês poderão saborear no evento.

divamag.com.br | 105


106 | divamag.com.br

divamag.com.br | 107


Social

Iguassu ResoRt InauguRa amplIação e doIs novos RestauRantes Foi inaugurada na noite de 26 de Outubro a primeira etapa da reforma de reestruturação do Iguassu Resort, administrada pela GJP Hotéis em Foz do Iguaçu. As novas instalações estão modernas e buscam o conforto e bom atendimento hoteleiro. O resort abriu ainda dois novos restaurantes, o Tuna Sushi, especializado na gastronomia japonesa e o Forneria Di Como, da cozinha italiana, prontos para atender toda a população.

108 | divamag.com.br

divamag.com.br | 109


110 | divamag.com.br

divamag.com.br | 111


112 | divamag.com.br

divamag.com.br | 113


MACEDONIANET.COM.BR

114 | divamag.com.br

LOJA 01 • Av. Monseñor Rodrigues, 1018 Ciudad del Este - PY- T: 500 098 VOIP (11)35221022 - (11)35221023 (48)40528741 - (51)40638733 / (41)40635215 85)40629320 / (45)40539265

ANTECIPE SEU PRESENTE DE NATAL NAS LOJAS MACEDÔNIA

LOJA 02 • Shopping Del Este Paraguay ao lado da aduana paraguaia até às 22h T: 514 030 / VOIP (11)35221017 (48)40528742 / (65)40621216 Estacionamento gratuito

LOJA 03 • Av. Monseñor Rodrigues Galeria Jebai Center, 1º Piso T: 509 459 / VOIP (11)35223982 (41)40635982 / (48)40528782 (51)40637982 / (31)40636982 (62)40537682 divamag.com.br | 115


Saúde. Quanto mais você cuida, mais você tem. Faça o plano de saúde do melhor hospital da região. Mais proteção: toda a completa estrutura do Hospital Ministro Costa Cavalcanti para atender você, incluindo um novo e moderno Centro Clínico. Mais confiança: a qualidade de quem é reconhecido por oferecer o melhor em saúde na região. Mais facilidade: todos os serviços que você precisa reunidos num só lugar. Mais cobertura: atendimento para emergências médicas em todo o País*.

ANS - Nº 31.135-9

Itamed. Tem mais. Tem o melhor.

Faça já o seu plano.

(45) 3576.8005

*Para atendimentos de urgência e emergência pelo sistema Abramge ou reembolso conforme previsto em contrato.

116 | divamag.com.br

www.itamed.com.br

Diva Mag 31