Page 1

1

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2

INTRODUÇÃO PROFESSOR: ME. MARÇAL FERNANDO CASTELLÃO


2

PALAVRA DO PROFESSOR Em TCC 1 foi apresentado um panorama geral sobre a atividade científica na academia que caracteriza o trabalho de conclusão de curso. O objetivo da realização deste panorama, em TCC 1, foi possibilitar uma visão geral sobre como o trabalho de vocês será realizado. Agora, em TCC 2 propor que o trabalho seja mais prático, e para isso, é necessário recapitular algumas das informações teóricas veiculadas no semestre passado. Desse modo, o objetivo é fornecer elementos para que você possa iniciar o trabalho de realização do TCC através de informações

que contribuam para a definição do tema de

pesquisa para que possamos estabelecer as direções de exploração do tema, iniciar a busca por referências em relação ao assunto escolhido e refletir sobre algumas competências importantes para o pesquisador como a leitura, organização dos materiais e a escrita. Em função dos objetivos propostos, iremos relembrar os tipos de conhecimento para situarmos o conhecimento científico. Por que vamos novamente estudar os tipos de conhecimento? Como o trabalho de TCC apresenta uma natureza científica, é necessário refletir sobre os elementos que são pertinentes à ciência, no entanto, todas as características de ciência se remetem às ciências da natureza, conhecidas também como ciências exatas, em função disso, precisamos partir das ciências exatas para entendermos como a ciência passa a ser tratada no campo das ciências humanas da qual a música faz parte, assim, o objetivo no Módulo 1 é entender a natureza do trabalho científico em nossa área musical e refletir sobre diversas possibilidades de exploração temáticas. A partir do entendimento sobre a natureza da pesquisa científica em Música, nos direcionamos para os três elementos essenciais do tratamento científico de pesquisa que consistem no estabelecimento de: Objetivos, Hipóteses e Problema. Portanto, no módulo 2 abordaremos esses três elementos cuja função é delimitar a pesquisa e nortear o trabalho.


3

Após o estabelecimento da direção do trabalho, iremos, no módulo 3, partir para a pesquisa bibliográfica, na verdade, será a busca por referências. Já a muito tempo não se considera somente a pesquisa bibliográfica como material válido em ciência, assim, podemos utilizar uma série de materiais visuais, sonoros, iconográficos e etc... Nesse módulo, o objetivo é entender a função e a importância dessa busca por referências para embasar e fundamentar o trabalho, além disso, pretendemos diferenciar a busca por referências da revisão de literatura que é um dos tópicos do artigo científico e será abordado em outro semestre. No entanto, falaremos um pouco sobre a revisão de literatura no módulo 3. Também objetivamos fornecer informações sobre como efetuar a leitura das referências, e organização do material pesquisado. Então, recapitulando, no módulo I refletiremos sobre a natureza do trabalho científico em Música, no módulo 2 trataremos dos elementos essenciais que iniciam a pesquisa, e no módulo 3 serão abordados os elementos que fundamentam e embasam a pesquisa. Sendo assim no módulo 4, trataremos da escrita científica abordando diversos aspectos como: características da escrita científica, construção da fundamentação teórica, embasamento, citações e ética na escrita. Nossa metodologia consiste na exposição por dois modos: aulas textuais e visuais. Nas aulas textuais termos o conteúdo amplo onde apresento os termos e conceitos que devermos entender e refletir, assim como comentários, compartilhamento de experiências pessoais sobre o assunto tratado e exemplos pessoais e presentes na literatura pesquisada. As aulas visuais são, em sua maioria sintéticas, ou seja, sintetizam, resumem ou esquematizam o conteúdo trabalhado nas aulas textuais. Desse modo, as aulas visuais têm o objetivo de possibilitar que você enxergue um panorama geral do que foi trabalhado na aula textual, então, é indispensável que você estude as aulas textuais porque é nelas que você encontra o conteúdo completo e detalhado. As atividades também se apresentam de duas maneiras: as questões objetivas são correlacionadas a cada uma das aulas, ou seja, eu elaborei todas as 60 questões da VAP extraídas de cada um dos tópicos (por isso o panorama apresentado nas aulas visuais contribui como forma de revisão do conteúdo).


4

Cada um dos módulos apresentará 2 questões que podem ser vistas como exemplo de questões que estarão presentes na VAP. As questões referentes à VAM 1 e 2 são subjetivas e nessas questões eu pedirei basicamente que vocês façam um trabalho essencialmente prático baseado nos exemplos fornecidos em cada módulo, desse modo, das VAMs 1 e 2 pode resultar o início do TCC, portanto, façam essas avaliações com carinho. Para concluir essa apresentação, recomendo que você imprima as aulas, e as estude realizando anotações, circulando informações importantes, fazendo comentários, anotando as dúvidas e principalmente, estude com foco em entender as reflexões propostas tentando aplicar os elementos trabalhados no seu trabalho de TCC. Não leia os materiais pensando em acabar logo ou cansados porque, desta maneira, o entendimento fica prejudicado. No mais, desejo que essa disciplina seja proveitosa e que possamos realizar um excelente semestre. Abraços Prof. Me. Marçal Castellão

PROFESSOR: ME. MARÇAL FERNANDO CASTELLÃO Sou o professor Marçal Castellão e serei o seu professor de TCC 2. Sou Mestre em Performance Musical pela UFMG e bacharel pela mesma instituição. Leciono piano desde 2004 em escolas particulares e, no ensino a distância, tenho experiência profissional desde 2010. Minha experiência em pesquisa é proveniente do trabalho realizado no Mestrado e a publicação de dois artigos em congressos e simpósios internacionais, como FLADEM. Além do piano, me interesso pela interpretação musical, análise, harmonia, musicalização e práticas pedagógicas em música, possíveis temas de TCC. CURRÍCULO LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420209Z6


5

EMENTA Conhecer e correlacionar os métodos, tipos e técnicas de pesquisa, utilizados na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Conhecer as orientações e normas vigentes da ABNT, do Manual Para a Apresentação de Trabalhos Acadêmicos (UNINCOR) e da CGTCC. Carga horária – 40 horas


6

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL Estudar elementos, características e aspectos do trabalho científico em Música como o intuito de iniciar o trabalho de conclusão de curso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Refletir sobre a natureza da Pesquisa Científica em Música

Trabalhar aspectos inicias da Pesquisa Científica em Música

Fornecer informações sobre como realizar a busca por referências

Conhecer elementos e características da escrita científica


7

PLANO DE ENSINO Conteúdo Programático Módulo 1: Fundamentos da Pesquisa Científica - Natureza do conhecimento científica, a abordagem científica no contexto profissional e Características da Pesquisa Científica em Música Módulo 2: Problema, Hipótese e Objetivos: delimitando fronteiras – Conceituação, reflexão e exemplos. Módulo 3: Embasamento Teórico – Formação do referencial teórico para fundamentação e embasamento da Pesquisa Científica em Música e estabelecimento da função e importância para o trabalho. Módulo 4: Características da escrita científica – Estilos de escrita, objetividade, conceituação de termos, citações e ética na condução do trabalho.

Metodologia A metodologia consta de aulas teóricas e práticas ministradas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por meio de recursos audiovisuais, como vídeo aulas, aulas texto, jogos educativos e atividades.

Estrutura de Apoio A estrutura de apoio é realizada por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com professores, tutores, apoio técnico e pedagógico, coordenação e gestão, além de nos polos o apoio com laboratórios e biblioteca.


8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Bibliografia Básica KOCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 32. ed.. Petrópolis: Vozes, 2013. MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed.. São Paulo: Atlas, 2014. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 23. ed. rev.atu.. São Paulo: Cortez, 2008.

Bibliografia Complementar UNIVERSIDADE

VALE

DO

RIO

VERDE

-

UNINCOR.

Manual

para

apresentação de trabalhos acadêmicos. Três Corações: UNINCOR, 2015. FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 6. ed. rev. amp.. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2003. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas,2010. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 24. ed.. Petrópolis: Vozes, 1999. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed.. São Paulo: Atlas, 2010.

TCC_II_MUS  
TCC_II_MUS  
Advertisement