Page 1

1

MATEMÁTICA METODOLOGIA E PRÁTICAS DE ENSINO

INTRODUÇÃO PROFESSORA ALESSANDRA NOGARE PROFESSOR AUTOR LEANDRO COSTA FÁVARO


2

PALAVRA DO PROFESSOR Olá estudantes!

É com imenso prazer que organizei este material para direcionar seus estudos a respeito do processo de ensino e aprendizagem da matemática. Creio que por mais que tenha tido cuidado e zelo em selecionar bons materiais, você perceberá que trata-se de uma discussão introdutória, que merece um aprofundamento de pesquisas e estudos posteriores. Porém, creio que a partir do norteamento apresentado você conseguira compreender a matemática sob uma nova perspectiva. Veja esse material como uma bússola direcionando na construção de sua aprendizagem. Atente-se para se organizar em relação ao tempo e espaço. Pois, percebemos que a maior dificuldade de nossos estudantes está relacionada a não sistematização do processo de estudo. Isso significa que é necessário agendar um horário durante a semana para dedicar-se aos estudos desta disciplina, assim como realiza-lo em lugar adequado, arejado, iluminado e silencioso. Crie o hábito de registrar os pontos principais de seus estudos. Dessa forma, conseguira retomar as discussões e reflexões partindo de suas próprias anotações. Exercite seu espírito pesquisador navegando de forma direcionada pela

internet,

busque

a

realização

de

leituras

advindas

de

sites

academicamente confiáveis. Mas não esqueça que a professora Alessandra Nogare, estará acompanhando vocês durante todo o semestre. É possível contatá-la utilizando os canais de comunicação existentes na plataforma EaD+. Compreenda a presença da professora como sendo uma importante aliada no seu processo de formação. Desejo um semestre rico em experiências e cheio de novas oportunidades. Bons estudos!


3

PROFESSOR MESTRANDO LEANDRO COSTA FÁVARO Possui graduação em Matemática (UNIS), especialista em Educação Matemática (UNIS), Psicopedagogia Institucional e Clínica (Fundação Aprender), Gestão Escolar - Administração e Supervisão (ESAB), cursando atualmente Mestrado em Sustentabilidade em recursos Hídricos (UninCor). Atualmente Coordenador Pedagógico das graduações ministradas na modalidade EaD e Coordenador Pedagógico das pós-graduações Lato Sensu da UninCor. ENDEREÇO PARA ACESSAR O CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/5946267584790903

PROFESSORA MESTRA ALESSANDRA ALVES DE CARVALHO NOGARE Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS (2001). Tem experiência na área de Letras, como professora de Português/ Inglês; pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Veiga de Almeida - UVA (2003) e em Língua Inglesa pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM (2009); Mestra em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde - UninCor (2016). ENDEREÇO PARA ACESSAR O CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/3485759387440289


4

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Esta disciplina, assim como as demais metodologias, visa um processo de intensa reflexão a respeito do fazer pedagógico. Ela busca questionar sobre a melhor forma de conduzir o processo de aprendizagem relacionado especificamente a matemática. Uma vez que parte do princípio que é tarefa fundamental do professor a sistematização e organização dos processos de ensino, sendo esse um dos fatores fundamentais para garantir o sucesso do aluno.


5

EMENTA Aspectos epistemológicos e metodológicos do ensino da matemática. Elementos constitutivos do processo de ensino e sua organização no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Proposta curricular de Matemática (Parâmetros Curriculares Nacionais) e das condições práticas desta área nas escolas. Prática na elaboração e aplicação de planejamento(s) envolvendo a Matemática: didática, metodologia e prática de ensino.

Carga horária – 40 horas


6

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Proporcionar ao estudante de pedagogia conhecimentos essenciais para a efetivação do ensino da matemática a partir de uma perspectiva crítica, reflexiva e interdisciplinar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Conceituar Matemática, Educação e Educação Matemática;

Propiciar discussões que levem a mudanças nas concepções de matemática, ensino e aprendizagem da mesma;

Refletir sobre o ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais;

Levantar questionamentos sobre o papel da matemática na sociedade;

Discutir

metodologias

em

torno

dos

conceitos

das

operações

fundamentais em matemática: adição e subtração; multiplicação e divisão; 

Buscar leituras que propiciem conhecimento acerca de como a criança constrói o conceito de número;

Conhecer as origens históricas do número;

Trabalhar os conceitos da história da matemática e seu ensino;

Refletir sobre currículo, avaliação e educação matemática;

Trazer novas ideias e formas de ensinar e aprender matemática nas séries iniciais;

Discutir a questão da interdisciplinaridade nas aulas de matemática;

Conhecer algumas das tendências em Educação Matemática como a Etnomatemática, a Modelagem matemática, Resolução de Problemas e outras.

Propor mudanças no ensino da matemática ao promover reflexões em torno da matemática e seu ensino.

Introduzir os jogos na aprendizagem da matemática nos anos iniciais;

Tratar a questão do erro nas aulas de matemática;


7

Discutir o uso da calculadora nos anos iniciais;

Destacar a importância da informática nas aulas de matemática;

Pesquisar livros didáticos e propostas recentes de ensino da matemática nos anos iniciais;

Aplicar as novas metodologias aprendidas em aulas práticas.


8

PLANO DE ENSINO Conteúdo Programático Módulo 1 – O Ensino da Matemática - Tópico 1: Experiências como estudante de Matemático O conceito de Matemática O ensino da Matemática – Evolução Histórica Indicadores sobre o ensino da Matemática - Tópico 2: A matemática como processo evolutivo A história da matemática A construção do conceito de números e a utilização das bases O surgimento dos cálculos em matemática - Tópico 3: A construção da matemática pelas crianças Retomando Conceitos sobre a aprendizagem – Piaget Compreendendo os conhecimentos físicos, sociais e lógicomatemáticos. A construção do conceito de números (A criança e o número – Constance Kamim) Módulo 2 – Tendências do Ensino da Matemática - Tópico 1: Conhecendo o PCN de matemática Principais características sobre o PCN de matemática Matemática e Interdisciplinaridade Utilização de Metodologias ativas no ensino da matemática - Tópico 2: Etnomatemática Modelagem matemática Matemática e recursos Tecnológicos: Calculadora e Computador (Paint, Excel e Internet). - Tópico 3: Resolução de Problemas Utilização de Jogos


9

Módulo 3 – Conteúdos de Matemáticas nas séries Iniciais - Tópico 1: Soma, diferença, multiplicação, divisão e princípio multiplicativo Monteiro Lobato – A aritmética da Emília Malba Tahan – O homem que calculava - Tópico 2: Geometria e Gráficos - Tópico 3: Estatística e Porcentagem Módulo 4 – Fundamentos do Ensino de Matemática - Tópico 1: Planejamento das aulas de matemática Etapas para efetivação da aula - Tópico 2: Material didático nas aulas de matemática Recursos materiais Avaliação do livro didático - Tópico 3: Avaliação e matemática Elaboração da avaliação – Taxonomia de Bloom Compreendendo resultados avaliativos

Metodologia A metodologia consta de aulas teóricas e práticas, presenciais e à distância. As aulas presenciais são compostas de teoria (aprofundamento sobre os módulos da disciplina) e exercícios práticos. As aulas à distância são ministradas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por meio de recursos audiovisuais, como vídeo aulas, aulas texto, jogos educativos e atividades.

Estrutura de Apoio A estrutura de apoio é realizada por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com professores, tutores, apoio técnico e pedagógico, coordenação e gestão, além de nos polos o apoio com laboratórios e biblioteca.


10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Bibliografia Básica BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. MEC/SEF. Brasília: 1997. PARRA, Cecília. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicos. Porto Alegre: Artmed, 2001. POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

Bibliografia Complementar CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino da matemática. 2. ed. SP: Cortez, 1994. D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria a pratica. 8. ed. SP: Papirus, 2001. DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. 12 ed. São Paulo: Ática, 2000. MACHADO, Nilson Jose. Matemática e educação: alegorias, tecnologias e temas afins.2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 120 p. MENDES, I. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro, Ciência moderna, 2009.

MatematicaMetodologiaPraticasEnsino  
MatematicaMetodologiaPraticasEnsino  
Advertisement