Page 1

1

GEOTECNIA MECÂNICA DOS SOLOS

INTRODUÇÃO PROFESSOR MESTRE MAURO SÉRGIO RAFAEL ARCHANJO


2

PALAVRA DO PROFESSOR Prezados alunos,

Meu nome é Mauro Sérgio Rafael Archanjo e estarei lecionando a disciplina “Geotecnia - Mecânica dos Solos” para vocês.

Sou graduado em Engenharia de Minas, pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, em 1990 e Mestre em Matemática / Estatística pela Universidade Vale do Rio Verde em 2004. Recentemente, em 2013, conclui um curso de MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Tenho experiência teórica e prática em mineração aplicada ao meio ambiente, tendo trabalhado por alguns anos como consultor de empresas mineradoras aqui na região de São Thomé das Letras.

Espero que vocês gostem do curso.

Se precisarem de algo, estarei sempre á disposição. Um abraço em todos.

PROFESSOR MESTRE MAURO SÉRGIO RAFAEL ARCHANJO Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (1990) e mestrado em Matemática pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2005). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística. Cursou MBA / FGV em Gestão Empresarial. ENDEREÇO PARA ACESSAR http://lattes.cnpq.br/0380169397780049

O

EMENTA

CURRÍCULO

LATTES:


3

Carga Horรกria: 40 horas/aula.


4

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL Conhecer o comportamento do solo, considerando a sua utilização como bases de obras e material de construção.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Identificar a composição do solo e a influência no comportamento;  Determinar as relações entre as fases do solo;  Classificar o solo com base em ensaios de granulometria e limites de consistência;  Determinar os parâmetros de uma compactação de solos, segura e eficiente;  Estudar a influência da água no solo;  Determinar a resistência e a capacidade de suporte do solo;  Investigar o subsolo.


5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Bibliografia Básica DAS, B.M. Fundamentos de Engenharia Geotécnica. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

HACHICH, W ET AL. Fundações: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Editora Pini, 1996

ORTIGÃO, J.R. Introdução á mecânica dos solos dos estados críticos. Rio de Janeiro: LTC, 1995.

Bibliografia Complementar PINTO, C.S. Curso básico de mecânica dos solos em 16 aulas. São Paulo: Oficina de Textos, 2000

SCHNAID, F. Ensaios de campo e suas aplicações á engenharia de fundações. São Paulo: Oficina de Textos, 2000

NOGUEIRA, J. B. Índices Físicos dos Solos. São Carlo: EESC / USP, 1978. NUNES, A. J. da Costa – Curso de Mecânica dos Solos e Fundações. São Paulo: 1956.

Apresentação GMS  
Apresentação GMS  
Advertisement