Issuu on Google+

1

EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO PROFESSORA MESTRA ALESSANDRA ALVES DE CARVALHO NOGARE


2

PALAVRA DO PROFESSOR Caríssimo (a) estudante, Eu, Prof. Ma. Alessandra Alves de Carvalho Nogare, gostaria de desejar um excelente semestre para você. É com grande alegria que nos reencontramos mais uma vez para aprendermos um pouco mais. Fico muito feliz de recebê-lo (a) como aluno (a) novamente. Para que tenhamos um semestre de sucesso, é preciso que você esteja sempre atento a todas as orientações dadas durante os módulos, faça todas as tarefas exigidas e, principalmente, mantenha contato com seus professores. Isso é primordial para que você tire todas as suas dúvidas e aprenda ainda mais. Quando falamos em ensino à distância, logo vem à mente “aprender sozinho”, mas isso não é verdade. O ensino à distância é uma inovação tecnológica muito eficaz se levada a sério, pois alunos e professores mantêm contato sempre que necessário, ou seja, o ensino e a aprendizagem não se fazem de maneira unilateral (só um dos lados) e sim, acontecem para ambas as partes: tanto alunos quanto professores ensinam e aprendem ao mesmo tempo. Isso enriquece as relações, ainda que por meio de computadores, já que não temos o contato face a face. Mas isso não deve ser empecilho para seu crescimento pessoal e profissional, pois o mais importante é a sua vontade de aprender e alcançar seus objetivos. Para que isso aconteça, estamos aqui a sua disposição, esclarecendo dúvidas e questionamentos. Não deixe de expor suas questões, pois elas fazem com que a qualidade do curso melhore e faz também com que você fique mais satisfeito com sua escolha. Como você escolheu o curso de Pedagogia, é importante que alguns pontos sejam esclarecidos: primeiro, como professor (a), você nunca deverá deixar de se atualizar e estudar bastante, visto que disso depende o seu


3

sucesso profissional. Segundo, apesar das dificuldades e falta de valorização da educação brasileira, ensinar é um ato de alteridade, ou seja, é um ato de deixar de pensar somente em si para pensar no outro. Ao aprender e repassar esse aprendizado para outrem, o professor deixa sua marca na vida das pessoas. Pense consigo mesmo: quem foram os professores que mais te marcaram? Aqueles que deixaram saudades? Existe o (a) “melhor” professor (a) na sua lista? Imagine que você também fará a diferença na vida de alguém e isso será a sua maior recompensa. Dessa forma, despeço-me, aguardando suas dúvidas nos módulo de estudo.

PROFESSORA MESTRA ALESSANDRA ALVES DE CARVALHO NOGARE Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS (2001). Tem experiência na área de Letras, como professora de Português/ Inglês; pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Veiga de Almeida - UVA (2003) e em Língua Inglesa pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM (2009); Mestra em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde UninCor (2016). ENDEREÇO PARA ACESSAR O CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/3485759387440289


4

EMENTA Processos de desenvolvimento e aprendizagem: cognitivo, motor e emocional – processos de desenvolvimento e da aprendizagem da criança na perspectiva da integralidade.

Práticas curriculares interdisciplinares na educação infantil: a. Linguagens – processos de aquisição, usos e formas; linguagens artísticas diversas e sua relação com o desenvolvimento infantil; b. Raciocínio lógico-matemático – processos de aquisição da linguagem matemática nos diversos eixos; c. Natureza e sociedade – concepção da criança como sujeito histórico (identidade pessoal e coletiva) que interage com o ambiente natural e social.

Carga horária – 80 aulas


5

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL  - formar profissionais capacitados para a educação de crianças de 0 a 5 anos de idade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Provocar reflexões quanto ao papel do professor de Educação Infantil com relação ao cuidado e educação de crianças de 0 a 5 anos de idade;  Enfatizar a importância do desenvolvimento das várias linguagens necessárias na Educação Infantil;  Mostrar a importância de se incentivar a leitura e a escrita desde a mais tenra idade, mesmo não sendo conteúdos obrigatórios na Educação Infantil;  Desenvolver práticas educacionais que promovam a interação entre criança/criança, criança/adulto.


6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS REFERÊNCIAS BÁSICAS AZEVEDO, Helena Oliveira de. Educação Infantil e formação de professores: para além da separação cuidar-educar. 1ª Ed. São Paulo: editora Unesp, 2013.

BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa (Orgs.). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. 2ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF, 1998. LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. MENOGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Petrópolis: Vozes, 1992.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011. WEFFORT, Madalena Freire et al. Observação, registro, reflexão. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.


Apresentação da Disciplina de EDI