Page 1

1

CANTO VI

INTRODUÇÃO PROFESSORA ESPECIALISTA VIVIAN PELOSO RABELO


2

PALAVRA DO PROFESSOR Caro aluno é com muito entusiasmo que venho lhe dar as boas-vindas nesta disciplina! Vamos juntos, estudar um pouco sobre a história da Ópera, cantando solos memoráveis assim como alguns duetos. Também estudaremos Lieds e Música Erudita Brasileira! Dessa forma buscamos atingir resultados no tange ao se tornar um professor de Canto que busca a excelência no ensino! Este nosso semestre será muito prático, e você deverá aplicar as técnicas apreendidas nas peças cantadas. É o momento de cantar muito e consolidar sua voz!

Nota da Autora! Olá, tudo bem? Bem-vindos à disciplina Canto, onde estudaremos alguns aspectos teóricos relacionados à produção vocal, e os mecanismos que beneficiam a gama de sons que produzimos. Além de conteúdo teórico, quero convidar você a experimentar práticas vocais que os auxiliem diante dos conceitos vistos, para que ao final dos conteúdos, o conhecimento adquirido seja algo relevante em sua formação acadêmica. Ressalto também que os conteúdos tratados aqui, serão todos de cunho didático educacional, visando a sua formação de professor, onde você irá aprimorar tanto sua performance artística enquanto músico (musicista), como educador (a).

Vamos lá?

Professora Vivian Peloso


3

PROFESSORA ESPECIALISTA VIVIAN PELOSO RABELO Possui pós-graduação em práticas interpretativas musicais pela Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR e graduação em Licenciatura em Música com habilitação em Canto pela mesma entidade. Possui também pós em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. É educadora musical no Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga, Varginha. Atua como professora de Canto Coral e Fundamentos da Regência, Técnica Vocal, Canto Lírico e Popular no curso de Licenciatura em Música, da Universidade Vale do Rio Verde, UNINCOR. Atuou também nas disciplinas, na mesma Universidade, de Flauta Doce e História da Música. Também ministrou a Disciplina Canto Coral e Fundamentos da Regência I e II, no Centro Universitário Sul de Minas, UNIS, nos anos de 2012 e 2013. Possui experiência na área do ensino musical com ênfase em Canto Lírico e Popular, Canto Coral, Musicalização Infantil e Percepção musical. Como performer possui experiências ainda na área de música clássica e popular. ENDEREÇO PARA ACESSAR O CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/1122204908928031


4

EMENTA Conhecendo o universo da Ópera e Estudo de Lieder. Aplicações da técnica estudada nas peças românticas e música do século XX que serão estudadas.

Carga horária – 20 aulas


5

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL 1. Proporcionar conhecimentos didáticos básicos para desenvolver sua prática dentro da Ópera. 2. Fornecer aos alunos o embasamento necessário da prática do Canto, para o seu próprio enriquecimento cultural e para facilitar-lhe a compreensão na apreciação, na análise e na performance. 3. Oportunizar a construção do conhecimento a partir do uso de novas tecnologias na disciplina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Objetivos cognitivos: Vivenciar a experiência do repertório para cada aluno, desenvolvendo suas potencialidades, e a pratica de tocar vocalizes. 2. Objetivos psicomotores: uso adequado da voz e prática motora. 3. Objetivos afetivos: desenvolver o gosto pelo canto e seu ensino consciente


6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Bibliografia Básica MATAMORO, Fernando Fraga Blas. A ópera. O Nascimento da ópera, a história, os compositores, os intérpretes e as melhores gravações. Coleção: A chave azul, 1° edição, 2001. São Paulo, editora Angra Ltda. 189pg.

MATTOS,Ricardo

de.

Disponível

em:

https://www.digestivocultural.com

/colunistas/coluna.asp?codigo=1227&titulo=Stabat_Mater,_de_Giovanni_Battist a_Pergolesi. Acesso em 30/05/2018.

Os Lieder de Clara Schumann. Disponível em: www.teses.usp.br/teses /disponiveis/27/27158/tde.../CLARISSADACOSTACABRAL.pdf. Acesso em 13/12/2017

IMSLP.SHUBERT,

Franz.

Disponível

em:

/Category:Schubert,_Franz. Acesso em 14/01/2018.

http://imslp.org/wiki

Canto VI  
Canto VI  
Advertisement