Page 1

1

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

INTRODUÇÃO PROFESSOR ESP. MARCOS LUIZ ROCHA MARLIERE


2

PALAVRA DO PROFESSOR Prezado aluno, bem vindo.

No processo educativo, teoria e prática não estão dissociadas, pois a educação é sempre prática intencional subsidiada pela teoria. Nessa perspectiva, os conhecimentos serão buscados através de um movimento de ação-reflexão-ação sobre a docência e o exercício no campo de trabalho profissional.

Para viabilizar esse propósito, o estágio supervisionado foi estruturado de forma a integrar-se à prática de formação, em que o professor dessa disciplina orientará e auxiliará os alunos na solução das dificuldades que venham a surgir durante o desenvolvimento das atividades propostas, bem como na elaboração dos relatórios e montagem da pasta comprobatória do estágio.

Ao organizar projetos, planejamos o trabalho que temos a intenção de realizar, lançamo-nos para diante, olhamos para frente. Projetar é relacionar-se com o futuro, é começar a fazê-lo. Para nós, educadores e profissionais, que já abraçamos ou pretendemos abraçar nossa vocação, a maneira mais correta de se iniciar um projeto, que antes de ser profissional, é um projeto de vida sonhar com uma educação de qualidade e oportunidade de trabalho para todos perpassa pela consideração da realidade educacional brasileira e pela forma como investimos na nossa formação profissional.

Portanto, as atividades de estágio precisam ser realizadas com seriedade e compromisso, para que o estágio possa efetivar-se como um espaço privilegiado para o desenvolvimento das competências para a docência e para o pleno exercício profissional. Um grande abraço. Att. Marcos Marlière


3

PROFESSOR ESPECIALISTA MARCOS LUIZ ROCHA MARLIERE Possui graduação (Licenciatura Plena) em Música com habilitação em Guitarra e Especialização em Música Brasileira e Educação Musical pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2011). Professor da Universidade Vale do Rio Verde - Três Corações/MG ENDEREÇO PARA ACESSAR O CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/2156327562840885


4

EMENTA Estágio Supervisionado referente à Educação Infantil e Educação Fundamental (anos iniciais) em instituições formais: onde será observada a (des) organização do tempo e do espaço físico, a relação criança/criança e a construção das culturas infantis, a relação adulto (professores, educadores)/crianças e adulto/adulto (pais, professores, educadores).

Carga Horária: 40 horas/a


5

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL 1. Proporcionar, aos alunos, uma visão geral dos processos teóricos e práticos que envolvem o estágio supervisionado. 2. Fornecer aos alunos embasamento para os procedimentos práticos necessários para a realização do estágio obrigatório. 3. Oportunizar a construção do conhecimento a partir da realização do estágio supervisionado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Objetivos cognitivos: aquisição de conhecimentos relacionados à prática docente. 2. Objetivos psicomotores: não se aplica. 3. Objetivos afetivos: utilização da prática docente benefício da sociedade.


6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BIBLIOGRAFIA BÁSICA DEMO, Pedro. A Nova LDB: ranços e avanços. Campinas, São Paulo: Papirus, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. SANTOS, Maria Terezinha Teixeira dos. Bem-vindo à escola: a inclusão nas vozes do cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A / UNINCOR, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CORTELLA, Mário Sérgio.

A Escola e o conhecimento: fundamentos

epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez Editora, 1998. BRASIL. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais 2: ensino médio - linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 1999. BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino aprendizagem. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Piaget para a educação pré-escolar. 2. ed.. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Estagio_II_MUS  
Estagio_II_MUS  
Advertisement