Page 1

1

VIOLÃO Vl

INTRODUÇÃO PROFESSOR MESTRE ROBERTO JUNHO DE CARVALHO


2

PALAVRA DO PROFESSOR Olá! Meu nome é Roberto Junho de Carvalho. Sou Mestre em Linguagem, Cultura e Discurso pela Universidade Vale do Rio Verde e Licenciado em Música com Habilitação em Violão pela mesma Universidade. Sou professor das disciplinas: INSTRUMENTO – VIOLÃO, INSTRUMENTO COMPLEMENTAR – VIOLÃO e Trabalho de Conclusão de Curso l. Sejam muito bem-vindos à UninCor. Desejamos que essa nova etapa do seu curso seja repleta de realizações. É uma grande satisfação para mim participar da sua formação acadêmica e a família UninCor agradece a você por ter escolhido a nossa Universidade e fazer parte desse time de vencedores. O curso de música da UninCor é o melhor curso de música à distância com habilitação em instrumentos do Brasil (Nota 4 no MEC) e esse mérito é fruto do trabalho de toda equipe de profissionais envolvidos no processo de ensino e principalmente dos nossos alunos. Você fez uma ótima escolha. Com certeza nosso curso lhe trará grande satisfação pessoal e profissional. Quero lembrar a você, prezado estudante, a importância de planejar seus estudos, administrando seu tempo e criando uma rotina de pratica instrumental. À medida que o curso avança as peças e estudos aumentam o grau de dificuldade e isso requer maior dedicação de sua parte. Leia todo conteúdo das aulas, assista os vídeos e acesse os links de conteúdo complementar. Esteja comprometido com seu aprendizado. Adquira autonomia para estudar e incorpore o hábito da pesquisa na sua vida acadêmica. Para aproveitar ao máximo tudo que nosso curso oferece você deve criar o hábito de estudar todos os dias. Fazendo isso, o conteúdo não acumula e a sua performance como instrumentista melhora progressivamente. É imprescindível o treinamento diário. Nosso curso à distância apresenta inúmeras vantagens ao estudante. Você tem a flexibilidade para ajustar seus horários de estudo à sua rotina diária e pode


3

estudar na comodidade de seu lar sem precisar deslocar-se diariamente. O estudante, com o apoio dos professores e toda equipe responsável pelo funcionamento do curso, se torna mais independente para adquirir conhecimento através das múltiplas ferramentas de aprendizado oferecidas no ambiente virtual: textos, arquivos de áudio, vídeo aulas, materiais da Internet, Links, entre outros. Nossa preocupação é que seu aprendizado seja efetivo e consistente. Sabemos que apesar de todo cuidado que temos na preparação das aulas, o estudante ainda pode ter dúvidas.

Sinta-se à vontade para sanar suas dúvidas

entrando em contato com nossos tutores ou comigo através do meu e-mail institucional. Um abraço. Bom estudo! Prof. Me. Roberto Junho de Carvalho

PROFESSOR MESTRE ROBERTO JUNHO DE CARVALHO Professor Licenciado em Música com Habilitação em violão pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2005) e Mestre em Cultura, Linguagem e Discurso pela mesma universidade (2015). Possui experiência no ensino a distância (Ead), ensino de teoria musical e instrumento (Violão). Atuou por 11 anos como professor de Violão no Conservatório Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira. Atualmente é professor de Arte da rede pública de Minas Gerais e professor de violão no Curso de Música Ead da Unincor. ENDEREÇO PARA ACESSAR O CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/0082339426036701


4

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Na disciplina Violão Vl, seguiremos a mesma estrutura adotada nos Módulos anteriores. Os tópicos dos Módulos serão contemplados com peças para repertório, estudos de autores consagrados e exercícios de mecanismo. O grau de dificuldade das peças e estudos aumenta gradativamente à medida que o curso se desenvolve. Portanto, será necessária maior dedicação do estudante e recomendo que administre bem o seu tempo e estude com consciência e seriedade. Procuramos contemplar os Tópicos dos Módulos com peças de diferentes estilos e épocas. Assim, você encontrará em Violão Vl peças clássicas, arranjos de música popular e obras consagradas do Violão Brasileiro. Você vai notar que algumas peças possuem arranjo para um segundo violão. Trata-se de um material complementar que tem por objetivo incentivar os estudantes à pratica musical em grupo. Apesar da distância física que separa os alunos, as ferramentas tecnológicas facilitam a comunicação. Vocês poderão formar duplas para estudar as peças e se prepararem para apresentações. Basta combinar quem fará o violão l e o violão ll, em que andamento tocarão as peças e depois trocarem gravações de cada parte. Assim cada um poderá treinar de forma completa, usando o playback (gravação que foi trocada) de cada parte da partitura. Quero ressaltar a importância de assistirem aos vídeos que acompanham cada Tópico e que também façam as pesquisas complementares através dos links. Sintamse à vontade para pesquisarem por conta própria, ouçam os grandes interpretes e busquem ampliar o repertório. Desejo a todos um excelente semestre e muito êxito nos estudos.


5

EMENTA Estudo do mecanismo: arpejos de seis e oito notas, escalas maiores e menores em três oitavas, arpejos de extensão com acordes maiores e menores. Estudo de obras para repertório, incluindo arranjos de MPB, duos para violão e autores brasileiros.

Carga horária – 20 HORAS


6

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL 

Apresentar ao aluno peças, estudos e exercícios técnicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Ampliar o repertório.

Desenvolver a técnica violonística através de estudos e exercícios.

Conhecer obras do violão brasileiro.


7

PLANO DE ENSINO Conteúdo Programático MÓDULO l: Tópico l: 

Sonatina N° 2 – Niccolò Paganini (1782- 1840)

Arpejos de seis notas – Henrique Pinto

Tópico ll: 

Rondino – Anton Diabelli (1781- 1858)

Arpejos de 6 Notas – Henrique Pinto

Tópico lll: 

Estudo 6 (opus 60) – Matteo Carcassi (1792 – 1853)

Arpejos de 6 notas

MÓDULO ll Tópico l: 

Estudo 6 – Dionísio Aguado

Estudo 8 – N. Coste

Escalas diatônicas – Cuaderno N° 1 – Abel Carlevaro

Tópico ll: 

Som de Carrilhões

Arpejos de 8 notas

Tópico lll 

Guardame Las Vacas – Luís de Narvaez

Escalas diatônicas – Cuaderno N° 1 – Abel Carlevaro

MÓDULO lll Tópico l 

Noite de Lua – Dilermando Reis

Estudo 9 – Dionísio Aguado


8

Tópico ll 

Recercate Concertante (duo) – Francesco de Milano e Joanne Matelart

Arpejos de 8 notas

Tópico lll 

João e Maria – Sivuca (Arr. Para dois violões – Tião Andrade)

Arpejos de extensão – Acordes maiores e menores

MÓDULO lV Tópico l 

Bachianinha N° 1 – Paulinho Nogueira

Tópico ll 

Estudo lV – Mauro Giuliani

Abismo de Rosas – Américo Jacomino

Tópico lll 

Prelude – J. S. Bach

Arpejos de 8 notas

Metodologia A metodologia consta de aulas teóricas e práticas ministradas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por meio de recursos audiovisuais, como vídeo aulas, aulas texto, jogos educativos e atividades.

Estrutura de Apoio A estrutura de apoio é realizada por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com professores, tutores, apoio técnico e pedagógico, coordenação e gestão, além de, nos polos, o apoio com laboratórios e biblioteca.


9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Bibliografia Básica CARCASSI, Matteo. 25 Estudos Melódicos e Progressivos. Revisado por Henrique Pinto. Editora Musicalia S/A. Cultura Musical. São Paulo, 1977. SÁVIO, Isaias. Escola moderna do violão técnica do mecanismo – volume ll; Ricord Brasileira, São Paulo, 1961. NOAD, Frederick. The Renaissance Guitar; Ariel Music Publications, Inc. 1974, New York. SÁVIO, Isaías. Antologia Barroca; Ricordi Brasileira, São Paulo, 1975. SÁVIO, Isaias. Estudos para 4° ano de violão; Ricord Brasileira, São Paulo, 1971.

Bibliografia Complementar ROCHA, Ulisses. 10 Estudos para Violão. Editora Terra. São Paulo, 2005. PASCHOITO, Ivan. A arte brasileira de Toquinho; Irmãos Vitale, São Paulo, 2000. NOGUEIRA, Paulinho. Tons e semitons; Cultura Musical, São Paulo, 1986. FILHO, Othon Gomes da Rocha. Minhas primeiras notas ao violão – volume ll; Irmãos Vitale, São Paulo, 1974.

Violão I  
Violão I  
Advertisement