Page 1

GOVERNADOR EDUARDO AUGUSTO CORTEZ CAMPOS

CEARÁ - PIAUÍ - MARANHÃO | ANO ROTÁRIO 2017/2018 | 12ª EDIÇÃO | JUNHO 2018

CARTAMENSAL

INFORMAÇÃO COM QUALIDADE PARA OS ROTARIANOS.

Distrito 4490

Dólar Rotário para Julho 2018 | R$ 3,78

MATÉRIAS EM DESTAQUE

POSSE DO GOVERNADOR 2018-19

JUNTOS FIZEMOS A DIFERENÇA

DEJARINO SANTOS FILHO

IAN H. S. RISELEY E JULIET

EDUARDO CAMPOS E MARILENA

VOCÊS FIZERAM A DIFERENÇA

Pág. 2

Pág. 3

LIDERANÇA COM LOUVOR NA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

Pág. 12

www.rotary4490.com.br

www.facebook.com/distrito4490

www.conferencia4490.com.br

www.instagram.com/distrito4490

www.issuu.com/distrito4490

www.youtube.com/distrito4490

Distrito 4490

Redes sociais


2 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 12ª Edição | Junho 2018

Mensagem do Governador

JUNTOS FIZEMOS A DIFERENÇA

EDUARDO CAMPOS E MARILENA Casal Governador 2017/18 Distrito 4490 Rotary International

Foi uma longa jornada. Uma verdadeira odisseia. Extenuante. Mas maravilhosa. Gratificante. Milhares de quilômetros percorridos. Dezenas de clubes visitados, na imensidão geográfica deste nosso grandioso Distrito 4490, conhecendo centenas de rotarianos e fazendo uma multidão de novos amigos. No Maranhão, no Piauí e no Ceará. Os 365 dias passados ao lado de valorosos rotarianos mudaram a minha vida e de Marilena para sempre. Vimos de perto a diferença que o Rotary pode fazer transformando vidas. A vida de pessoas que jamais conheceremos. A Governadoria foi a maior das experiências de nossas vidas. Um gigantesco desafio para o qual nos preparamos por três anos e, finalmente, podemos dizer que vencemos com o ânimo dos que sabem que o bom trabalho será sempre reconhecido. Mesmo com a perda de pouco mais de uma centena e meia de associados, por diversas causas, mas principalmente pelo fechamento de dois clubes, um pelo RI, e o outro, o maior doador do Distrito, por problemas internos e razões que não nos compete discutir, mas lamentamos muito, conseguimos criar um novo clube, o Rotary Club de Fortaleza - Ideal, que ao ser instalado já conta com 48 associados, e um novo clube de Rotaract fundado pelo Rotary Club de Floriano, PI.

participantes entre rotarianos, rotaractianos, interactianos e intercambistas, contando com excelentes palestrantes e a presença de diversas e importantes autoridades rotárias. Então, ao final de nossa gestão do ano rotário 201718 gostaríamos de agradecer aos dedicados companheiros da Equipe Distrital, aos Governadores Assistentes, aos Presidentes de Clubes, aos componentes da Equipe do Intercâmbio de Jovens, aos Coordenadores, de Rotary Luiz Gustavo, da Fundação Rotária Hugo Dórea e de Imagem Pública Chico Schlabitz, da Zona 22B, ao Coordenador Regional da Fundação Rotária Dejarino Santos Filho, ao Presidente da ABTRF Luiz Coelho, representante do Presidente de RI em nossa Conferência, aos componentes do RI Brazil Office, ao Diretor de RI Paulo Zanardi, ao Presidente de RI Ian Riseley, e a todos os rotarianos do Distrito 4490 que deram suporte, apoio, amizade e carinho, transformando nossas vidas ao longo deste magnífico ano rotário. Muito obrigado pela dedicação e o compromisso de Dar de Si Antes de Pensar em Si. Foi um ano em que juntos mostramos que o Rotary Faz a Diferença.

Nossos clubes cumpriram as metas do Rotary International e da Governadoria plantando milhares de árvores, assim contribuindo para a sustentabilidade do planeta Terra, admitiram dezenas de associadas e contribuíram de forma significativa para a Fundação Rotária. Aqui nossos agradecimentos ao maior doador do Distrito, o Major Donor Romeu Prado. Aliás, neste quesito, o Distrito 4490 classificou-se em primeiro lugar dentre os 13 distritos da Zona 22B, com uma contribuição de mais de 131 mil dólares representando um crescimento superior a 62 por cento. Também obtivemos um aumento substancial em empresas cidadãs e em contribuições para a ABTRF. Realizamos em abril a 67ª Conferência Distrito Rotarianos Fazendo a Diferença, com mais de 800 Acesse: www.rotary4490.com.br e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 12ª Edição | Junho 2018

CARTAMENSAL

3

Mensagem do Presidente de RI VOCÊS FIZERAM A DIFERENÇA

IAN H. S. RISELEY E JULIET Casal Presidente 2017/18 Rotary International

Prezados companheiros rotarianos, Há 60 anos, a escolha do lema anual tem sido o privilégio, e por vezes o desafio, de cada novo presidente do Rotary International. Um olhar sobre os lemas anteriores nos permite abrir uma janela para o pensamento e a visão de cada líder – como enxergavam o Rotary, o espaço que vislumbravam para ele no mundo e o que esperavam que a organização pudesse alcançar. Quando chegou minha vez de escolhê-lo, não hesitei. Sabia imediatamente que nosso lema para 2017-18 seria O Rotary Faz a Diferença. Para mim, essa pequena frase descreve não apenas o que realizamos agora, mas também o que almejamos r e a l i z a r. Q u e r e m o s f a z e r diferença. Nós nos esforçamos para ajudar, para causar impacto, para tornar o mundo melhor. Nos últimos dois anos, tenho visto diversas formas pelas quais o Rotary está fazendo exatamente isso. Na Califórnia, depois dos

incêndios naturais devastadores, vi rotarianos fazendo a diferença para aqueles que haviam perdido tudo. Na Guatemala, vi a diferença que simples fogões a lenha estão causando na vida de muitas mulheres: elas agora não mais aspiram fumaça enquanto cozinham, e estão usando os fogões para iniciar pequenos negócios. Em Israel, visitei um centro hiperbárico, apoiado pelo R o t a r y, q u e e s t á a j u d a n d o pacientes que sofreram acidentes vasculares e outros danos cerebrais a terem uma vida saudável e produtiva novamente. Em comunidades por todo o planeta, os rotarianos estão fazendo a diferença ao reassentarem refugiados, imunizarem crianças, garantirem suprimento seguro de sangue e ajudarem jovens a aprender e prosperar. No mundo todo, tenho sido parte do compromisso dos rotarianos de plantar árvores. Enquanto essa edição da revista está sendo impressa, ainda estamos aguardando a contagem final de árvores plantadas, mas

tenho o prazer de anunciar que já ultrapassamos nosso objetivo inicial de 1,2 milhão de mudas – ou seja, uma nova árvore para cada rotariano. Em todo o mundo, o Rotary continua promovendo, levantando recursos e apoiando a eliminação da pólio. Ano passado, o vírus selvagem causou apenas 22 casos de paralisia, e em apenas dois países. Estou confiante de que esse número em breve será zerado, e iniciaremos uma nova fase na linha do tempo da erradicação: a contagem regressiva, de no mínimo três anos desde o último registro de transmissão pelo vírus selvagem, para a certificação de um mundo livre da poliomielite. Em nosso retorno para casa, na Austrália, Juliet e eu guardaremos doces lembranças dos lugares que visitamos, dos amigos que fizemos e do serviço que testemunhamos. Muito obrigado a todos vocês pelo incrível trabalho que estão realizando, animados pelo lema O Rotary Faz a Diferença.

Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


4 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 12ª Edição | Junho 2018

Mensagem do Diretor de RI OS PONTOS DE FOCO A PARTIR DE AGORA

PAULO ZANARDI Diretor 2017/19 Rotary International

Nesse ano rotário o Brasil inverteu seu viés de baixa no quadro associativo e começou a crescer. Analisando o porquê desses números verificamos dois pontos cruciais, o primeiro a saída dos associados, o segundo a escolha de líderes não preparados ainda para serem governadores. Esse ano o Brasil tivemos mais de 10 distritos que perderam mais de 50 associados. A solução para esses problemas é tornar os clubes de Rotary mais atrativos, com projetos e programas com maior participação dos associados e um companheirismo que leve ao comprometimento com as ações do clube. Também precisamos treinar melhor nossos líderes; liderar pessoas já é difícil, imagine liderar líderes e ainda voluntários. Daqui em diante nosso foco será nesses dois pontos. Aos líderes do ano rotário 2017-18 quero dizer que no Rotary nossos caminhos sempre se cruzam, alguns para sempre e outros apenas por algum tempo. Não importa se a partir de agora percorreremos caminhos diferentes, o que importa, é o que conseguimos fazer como uma verdadeira equipe durante o ano que estivemos juntos.

Foi um prazer trabalhar com vocês e aprender a cada dia algo de novo. Penso que nós fizemos a diferença em muitas comunidades por nós assistidas. É verdade que nem todos conseguiram um trabalho em seus distritos como o desejado, porém isso serve para que os distritos verifiquem que na hora de escolherem seus líderes é muito importante saber quem é que está melhor preparado para essa difícil missão. Muitas das horas do nosso dia e da nossa vida passamos dedicando ao Rotary, por isso tentamos sempre fazer com que o tempo no Rotary seja, além de produtivo, muito agradável, criando sempre um ambiente saudável e amistoso. Aos líderes de 2018-19 desejo que vocês se sintam bem entre nós, que façam parte das nossas vivências, que encontrem oportunidades e condições para aprender e crescer. Que você sejam a Inspiração para todos e consigam fazer com que os seus clubes atendam de forma eficaz as suas comunidades. Sintam-se muito bem acolhidos. Desejamos as boas-vindas, muitas realizações e sucesso nesta nova empreitada. Boa sorte e bom trabalho!

Prezado(a) Rotariano(a), o escritório do Rotary no Brasil (RIBO) está em nova sede. Por gentileza atualize seus comunicados, publicações, sites, rede sociais e compartilhe com outros associados. Nosso novo endereço: Edifício Comercial Casa das Caldeiras Avenida Francisco Matarazzo, 1752, Conjunto CEP 142105001-200 - Pompéia - São Paulo/SP Telefone: (11) 3217-2630 - E-mail: ribo@rotary.org Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 12ª Edição | Junho 2018

5

GRAÇAS A SUA LIDERANÇA EM 2017-2018 O ROTARY FEZ A DIFERENÇA!

HUGO DÓREA Coordenador da Fundação Rotária ‒ Zona 22B Rotary International

Caro Governador, No último ano, rotarianos como você doaram seu tempo, talento e recursos à nossa Fundação Rotária para que ela proporcionasse bem-estar na forma de saúde, alegria e esperança no mundo todo. O Rotary é uma organização magnifica e, em seu nome, eu lhe digo Muito Obrigado! Juntos, inspiramos o amor pela educação e possibilitamos o aprendizado da leitura. Levamos assistência médica e água limpa a muitas pessoas, dando-lhes uma vida mais plena. Lançamos as bases para estruturas econômicas mais robustas e cuidamos da saúde de mães e filhos. Empoderamos líderes locais e bolsistas que

neutralizarão a ocorrência ou a continuidade de conflitos. Além disso, chegamos mais perto do dia em que o mundo não terá mais casos de paralisia infantil. Nada disso teria sido possível sem Você! Abaixo a planilha com valores das doações dos Distritos da Zona 22B à Fundação Rotária em 20172018, comparados com o ano anterior. Expressando significativo crescimento de 5,72%. Mais uma vez, agradeço por tudo o que fez pela nossa Fundação Rotária. Graças a sua liderança, entusiasmo e dedicação, em 2017-2018 o Rotary Fez a Diferença! Com minha gratidão e reconhecimento, receba meu abraço.

ZONA 22B – CONTRIBUIÇÕES DOS DISTRITOS DISTRITO

ASSOCIADOS 2016-17

PER CAPTA 2016-17

DOAÇÕES 2016-17

ASSOCIADOS 2017-18

PER CAPTA 2017-18

DOAÇÕES 2017-18

VARIAÇÃO

4390

1.256

32,30

40.558

1.287

23,85

30.698

24,31%

4410

936

62,25

58.269

1.005

41,20

41.406

28,94%

4490

1.938

41,83

81.066

1.743

75,56

131.704

62,47%

4500

2.073

28,76

59.616

1.829

17,84

32.637

45,25%

4520

1.144

25,59

29.270

1.102

29,79

32.824

12,14%

4530

1.444

89,27

128.908

1.353

60,09

81.308

36,93%

4550

1.141

53,63

61.189

1.056

37,51

39.612

35,26%

4560

1.183

44,67

52.843

1.171

86,85

101.704

92,46%

4570

1.125

101,06

113.690

1.104

96,37

106.392

6,42%

4580

1.044

59,67

62.299

971

50,15

48.699

21,83%

4720

1.212

14,08

17.069

1.141

53,60

61.191

258,49%

4750

929

26,17

24.311

943

27,19

25.640

5,47%

4760

2.077

40,26

83.630

2.146

58,41

125.349

49,89%

TOTAL

17.502

46,44

812.718

16.851

50,99

859.165

5,72%

Resultados 2017-2018 não auditados – Valores em US$

Acesse: www.rotary4490.com.br e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 12ª Edição | Junho 2018

CARTAMENSAL

7

ROTARY CLUB DE IGUATU CELEBROU 65 ANOS COM GRANDE FESTA.

O Governador 2017-18 Eduardo Campos com os companheiros do Rotary Club de Iguatu comemorando os 65 anos de fundação do clube.

O Jornalista Honório Bezerra Barbosa autor do livro "65 Anos do Rotary Club de Iguatu - Da Fundação aos Dias Atuais, lançado por ocasião da festa comemorativa ao aniversário de 65 anos de fundação do clube.

O Governador Assistente Paulo de Tarso Bezerra Castro colocando no Governador Eduardo Campos o distintivo comemorativo dos 65 anos de fundação do Rotary Club de Iguatu.

O Governador 2017-18 Eduardo Campos colocando no Presidente Vinicius Mendonça Assunção o distintivo comemorativo aos 65 anos do Rotary Club de Iguatu.

Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


8 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 12ª Edição | Junho 2018

O Casal Governador 2017-18 Eduardo Campos e Marilena Campos com os companheiros Vinicius Mendonça e Neurelane, Paulo de Tarso e Vanessa, Ricardo Andrade e Aline, por ocasião da festa de aniversário de 65 anos do Rotary Club de Iguatu.

O Governador 2017-18 Eduardo Campos com o estimado companheiro Governador Assistente Paulo de Tarso Bezerra Castro na festa dos 65 anos do Rotary Club de Iguatu.

Iguatu, Centro-Sul do Ceará. A festa de comemoração foi composta por homenagens, lançamento do livro “Rotary Club de Iguatu - 65 Anos da Fundação aos Dias Atuais” de autoria do jornalista Honório Bezerra Barbosa, de um distintivo comemorativo e apresentações musicais com as bandas Ingrove e Top Gun. O livro lançado conta e eterniza mais de meio século de bons serviços prestados a Iguatu, em um resgate histórico de atas e entrevistas com pessoas que viveram as décadas de 60 e 70 e que relataram as ações desenvolvidas e o público que foi beneficiado na época. O Rotary Club de Iguatu comemorou no dia 2 de junho os 65 anos de fundação do clube. Um dos clubes mais antigos do Distrito 4490, foi fundado em 23 de maio de 1953, e com uma história de projetos e ações em prol da melhoria da saúde, da educação e do combate a pobreza na cidade de

Uma homenagem in memoriam ao companheiro Daniel Terto Vieira foi entregue a personalidades locais em forma de comenda. Foram agraciados a Escola Modelo e Iguatu e o Colégio Polos, parceiros do clube desde 2015 com a cessão de bolsas de estudo para alunos da rede pública.

seja um incentivador de pessoas O mundo já tem críticos demais. Acesse: www.rotary4490.com.br e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 12ª Edição | Junho 2018

CARTAMENSAL

9

ROTARY CLUB DE FORTALEZA - IDEAL.

O Governador 2017-18 Eduardo Campos entregando ao Presidente do Rotary Club de Fortaleza - Ideal, companheiro Tarcísio Porto, o certificado do Rotary International autorizando o funcionamento do clube. Ainda na foto, a primeira dama do Distrito 4490, Marilena Campos, a primeira dama do RCF Ideal, Tereza Porto, o companheiro Siridião Montenegro do RCF Dunas, clube padrinho, e o companheiro Deusney Rodrigues, Presidente do RCF Benfica e da REPRESE.

PÍLULA ROTÁRIA

O Governador 2017-18 Eduardo Campos, o Presidente do Rotary Club de Fortaleza - Ideal, Tarcísio Porto, e os companheiros Seridião Montenegro e Levi Madeira, do Rotary RCF Dunas, padrinho do novo clube do Distrito 4490.

“Aqueles que sabem o que um bom Rotary Club faz vão querer fazer parte dele, e nós precisamos encontrar novos modelos de associação que permitam que tais pessoas participem da nossa missão”, diz ele. “Com uma imagem pública mais forte, poderemos atrair mais pessoas para participar e apoiar uma organização que faz tanto bem no mundo como a nossa.”

Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


10 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 12ª Edição | Junho 2018

43 ANOS DE FUNDAÇÃO DO ROTARY CLUB DE FORTALEZA - BARRA.

A Presidente Erivane Maria Rodrigues abrindo a reunião festiva em comemoração aos 43 anos de fundação do Rotary Club de Fortaleza Barra. Na mesa principal o casal Governador 2017-18 Eduardo Campos e Marilena Campos, o companheiro fundador Antonio Mazini Lima, o companheiro Antônio Idalmir Feitosa, o Governador 2003-04 Érico Romero Pessoa, o companheiro Maurício Castelo Branco, o companheiro Fernando Pompeu de Vasconcelos e o companheiro Carlos Davi Barbosa, presidente eleito do RCF Barra 2018-19.

Na solenidade de comemoração dos 43 anos do RCF Barra, o Governador Eduardo Campos, o Governador 2003-04 Érico Romero, o Governador 2006-07 Júlio Lóssio, o Governador 2015-16 Paulo Dias, a presidente Erivane Maria Rodrigues, o homenageado da noite companheiro Antônio Idalmir Feitosa, o companheiro Fernando Pompeu de Vasconcelos e o companheiro Carlos Davi Barbosa, presidente eleito 2018-19.

Companheiros do Rotary Club de Fortaleza - Barra homenageados porque tiveram participação de 100 porcento nas reuniões plenárias. Receberam um distintivo rotário e um certificado como reconhecimento pelas suas participações.

O agraciado Antônio Idalmir Feitosa com sua esposa, dama rotária, Marizart Brandão Feitosa, e o filho do saudoso companheiro José Pompeu de Vasconcelos Filho, companheiro Fernando Pompeu de Vasconcelos.

O ponto alto da solenidade de comemoração dos 43 anos de fundação do RCF Barra foi a entrega a medalha do mérito rotário José Pompeu de Vasconcelos Filho ao companheiro Antônio Idalmir Feitosa, que foi saudado pelo companheiro Ari Othon Sidou. Na foto o agraciado com a esposa, dama rotária Marizart Brandão Feitosa, o filho Magno Feitosa, a presidente Erivame Maria Rodrigues, e o companheiro Fernando Pompeu de Vasconcelos, filho do saudoso José Pompeu de Vasconcelos Filho.

O casal Governador 2017-18 Eduardo Campos e Marilena Campos com o Governador 2003-04 Érico Romero por ocasião da solenidade de comemoração dos 43 anos de fundação do Rotary Club de Fortaleza - Barra.

Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 12ª Edição | Junho 2018

CARTAMENSAL

11

SOLENIDADE DE POSSE

Casal Governador 2017-18 Eduardo Campos e Marilena Campos se despedindo por ocasião da solenidade de transmissão da governadoria para o casal Governador Maurício Bezerra Silva e Rosana Miranda, em Floriano, Piauí.

O casal Governador 2018-19 Maurício Bezerra Silva e Rosana Miranda homenageando o casal Governador 2017-18 Eduardo Campos e Marilena Campos na solenidade de transmissão da governadoria do Distrito 4490.

O Governador 2018-19 Maurício Bezerra Silva, com a primeira dama Rosana Miranda, em seu pronunciamento ao assumir a governadoria do Distrito 4490.

DIVULGUE NO SEU CLUBE 16 à 18/08/2018

O MAIOR EVENTO PARA ASSOCIADAS DAS CASAS DA AMIZADE E ESPOSAS DE ROTARIANOS DO BRASIL

Centro de Eventos do Ceará (Fortaleza-CE - Brasil)

NÃO PERCAM! Eulalia Maria Costa e Silva Coordenadora Nacional das Casas da Amizade Membro do Rotary Club Parnaiba-PI Distrito 4490

CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO:

www.casasdaamizade.com.br/xxviiena

Acesse: www.rotary4490.com.br e mantenha-se atualizado.


12 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 12ª Edição | Junho 2018

Mensagem do Coordenador Assistente da Fundação Rotária

LIDERANÇA COM LOUVOR NA FUNDAÇÃO ROTÁRIA DEJARINO SANTOS FILHO Governador 2013/14 Coordenador Assistente da Fundação Rotária - Zona 22B Distrito 4490 Rotary International

Dileta Família Rotária, Vemos mais uma vez que o júbilo do Distrito 4490 está no topo de doações na zona 22B com uma doação neste ano rotário de U$$131.704,00 e com um crescimento de 62,47% em relação ao ano anterior. Sem dúvida alguma o carinho do casal governador Eduardo Campos e Marilena com cada rotariano foi decisivo para que se alcançasse estes patamares de doação, assim como também a forma com que este casal de forma atenciosa prestigiou os eventos e as iniciativas dos clubes do distrito. Sabemos que estamos em meio a uma grande crise econômica e política, porém os rotarianos acreditando nas reais intenções do seu casal líder, apoiaram e se dedicaram de forma intensa, gerando resultados para colocar o D4490 acima da média histórica.

acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poliomielite foi erradicada nas Américas em 1994, embora no mês passado a Venezuela tenha registrado o primeiro caso em anos. Em 2017, 22 unidades da Federação não atingiram a cobertura considerada ideal durante a campanha: pelo menos 800.000 crianças ficaram sem o esquema vacinal completo no Brasil, que compreende três doses do imunizante. Diante dessa realidade, o Ministério orienta os gestores locais a organizarem as redes de prevenção, levantando a possibilidade de readequação de horários, para que sejam compatíveis com a rotina da população brasileira. O Ministério ainda recomenda o reforço de parcerias com creches e escolas, para ajudar na mobilização sobre a vacinação.

Conclamo aos nossos companheiros a intensificarem suas doações para a campanha da END POLIO NOW, pois o Ministério da Saúde neste final do mês de junho/2018 alertou para o risco de mais de 300 munícipios brasileiros ante as localidades com cobertura vacinal contra poliomielite abaixo de 95%, estão sob ameaça de surto da doença (destacando 312 municípios brasileiros), especialmente na Bahia, onde a vacinação contra a doença não chegou a atingir 50% da população.

Finalizo neste dia 30 de junho de 2018 mais um ciclo junto a Coordenadoria Assistente da Fundação Rotária onde agradeço imensamente ao casal Governador Eduardo Campos e Marilena e a todos os rotarianos dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão que atenderam nossa conclamação e demonstraram seu compromisso com serviço humanitário; destacando que a inovação e a ousadia do Governador Eduardo foram determinantes para novos números, onde a gestão com a exigência dos clubes terem doado no mínimo U$$500,00 nos últimos três anos, para fazer jus aos projetos de subsídios distritais, foi uma das atitudes que mais prospectaram a solidez justa de contrapartida, quem mais doa, mais recebe e mais beneficia suas comunidades.

Apesar de o Brasil não registrar casos de poliomielite há 28 anos, a resistência de pais e mães em imunizar os filhos contra a doença tem aumentado o risco de novos casos. De

Enfim, Parabéns a todos os que fazem o Distrito 4490 e ao Casal Governador que soube fazer com maestria a diferença neste ano rotário.

Nosso distrito ainda é muito acanhado em projetos globais, para tanto desejo ao meu sucessor, o EGD Júlio Lóssio, tão sorte quanto a crescer em mesma proporção.

endpolio.org/pt #worldpolioday Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 12ª Edição | Junho 2018

CARTAMENSAL

13

31ª CONFERÊNCIA DISTRITAL DE ROTARACT (CODIRC)

Entre os dias 1 e 3 de junho, o Rotaract Club de Teresina Jóquei realizou na capital piauiense a 31ª Conferência Distrital de Rotaract (Codirc). O evento reuniu os 3 estados do Distrito e representante do Distrito 4500. Dentre os 14 clubes do 4490, 9 enviaram representantes para o evento que contou com mais de 60 rotaractianos.

Ingrid Santos, do Rotaract Club de Teresina Sul, Jardel Silva, do Rotaract Club de Codó, e Ediene Henschel do Rotaract Club de São Luís foram os heróis. Ao final, Camila Linhares foi a vencedora e será a representante do distrito no Concurso Nacional de Oratória que acontece em Cuiabá no mês de janeiro.

Governador Simião Evandro representante do Governador Eduardo Campos na Codirc.

Transmissão do cardo de RDR.

Rotarianos e interactianos também estiveram presentes na Codirc. Entre aqueles, estavam o Governador Entrante, Maurício Bezerra, e o Governador 1997-1998, Simião Evandro, que representou o Governador Eduardo Campos. Ambos participaram dos momentos solenes da abertura oficial e da Solenidade que marcou a posse da Representante Distrital de Rotaract (RDR) 2018-2019, Vangelícia Cristina.

No Concurso Distrital de Projetos participaram 3 clubes. O Rotaract Club de Bom Jesus apresentou o seu projeto “Dispensando Problemas”, o Rotaract Club de Teresina Jóquei competiu com o projeto “Treinamento de Liderança Juvenil” e o Rotaract Club de São Luís disputou com o projeto “Cafezar”. O resultado foi favorável ao Rotaract Club de Teresina Jóquei.

Entre os principais momentos da Conferência, estiveram o Concurso Distrital de Oratória e o Concurso Distrital de Projetos. No primeiro, 4 rotaractianos disputaram o prêmio de melhor orador do 4490. Camila Linhares, sócia do Rotaract Club de Teresina Jóquei,

Além dos concursos, outro momento marcante da Codirc Sem Froteiras foi o plantio de árvores realizado na Avenida Getúlio Vargas (BR-343). Em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina e a Empresa Sinart, que administra o Terminal Rodoviário da Capital, os rotaractianos plantaram 100 mudas de ipês.

Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


14 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 12ª Edição | Junho 2018

No entanto, o momento mais solene do evento aconteceu na noite do dia 2. O sábado marcou a Posse da Equipe Distrital 2018-2019 e a premiação dos clubes que atingiram as metas do ano rotário 2017-2018. Foram reconhecidos Rotaract Club de Teresina Jóquei, Teresina Sul, Bom Jesus, Rio Balsas e São Luís. A posse foi marcada por emoção na despedida da RDR 2017-2018, Camila Linhares, e passagem para Vangelícia Cristina, sócia exemplo do Rotaract Club de São Luís da qual se espera uma grande administração em parceria com o Governador Maurício Bezerra. Também estiveram presentes rotarianos de clubes da capital piauiense como Irismar Oliveira, Maria das Graças, Juscelino Almeida e Rosvaldo Duarte Barbosa.

Para a realização do evento, o Rotaract Club de Teresina Jóquei contou com a contribuição de diversos clubes como o Rotary Club de Teresina Jóquei, o Rotary Club de Teresina Piçarra, o Rotary Club de Teresina Ininga, o Rotary Club de Teresina Norte e o Rotary Club de Teresina Fátima. Além deles, a Governadoria Distrital contribuiu de forma fundamental para a Conferência Distrital de Rotaract demonstrando compromisso com o desenvolvimento das Novas Gerações e o grande apoio e trabalho em conjunto durante toda a gestão do Governador Eduardo Campos.

Reunião Codirc. Na sequência da Solenidade, houve muito companheirismo com DJ, piscina e drinks. Nos outros dias, os rotaractianos também se confraternizaram em um arraiá e na gincana que teve atividades físicas e de raciocínio lógico. Foi um evento que marcou todos que compareceram e os elogios foram muitos. Todos que estiveram presentes saíram renovados para retomar as atividades de seus clubes.

Acesse: www.rotary4490.com.br e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 12ª Edição | Junho 2018

CARTAMENSAL

15

MENSAGEM DO PRESIDENTE AO GOVERNADOR

IAN H. S. RISELEY Presidente 2017/18 Rotary International

Eduardo, Como o tempo passa, não é? Parece que foi ontem que estávamos nos preparando para o ano, fazendo planos, definindo metas e nos unindo para trocar ideias. Agora que chegamos ao final do ano rotário, gostaria de refletir sobre 2017-18. Uma das coisas que pedi aos clubes foi que compartilhassem dois números comigo: o total de horas dedicadas a serviços humanitários e o valor destinado a atividades beneficentes. Ao nos informarem como passaram seu tempo e usaram os fundos angariados, eles podem nos ajudar a mensurar o impacto global do Rotary. Os rotarianos ficarão orgulhosos quando divulgarmos essas informações e demonstrarmos como o Rotary é uma força do bem. Eu também desafiei todos os clubes a contribuírem à sustentabilidade ambiental. Pedi que plantassem uma árvore por associado de 1º de julho de 2017 a 22 de abril de 2018, o Dia da Terra. Na minha concepção, essa iniciativa terá resultados muito maiores do que apenas os benefícios ambientais gerados por 1,2 milhão de árvores. Durante minhas viagens, fiquei admirado e agradecido em ver quantos rotarianos atenderam ao meu pedido, e também pude plantar diversas árvores junto com meus companheiros. Embora tenha perdido as contas de quantas vezes fiz isso, no Dia da Terra os clubes nos informaram que milhões de árvores haviam sido plantadas em nome de clubes do mundo inteiro, e que isso continuaria acontecendo em certas regiões com a chegada de estações mais propícias para o plantio.

Seu compromisso com esse desafio foi inspirador e me mostrou o quanto os rotarianos se preocupam com o nosso planeta. Espero que todos continuem plantando árvores como forma de ajudar comunidades locais e globais por muito tempo depois da minha presidência. A sustentabilidade ambiental foi um dos muitos tópicos discutidos nas seis Conferências Presidenciais, que abordaram a ligação da paz com as outras cinco áreas de enfoque e também com a sustentabilidade do meio ambiente. Espero que os participantes tenham se sentido inspirados para participar de novas iniciativas após os eventos. Eu compareci a todas as conferências e vi um grande nível de participação, o que indica o compromisso do Rotary com um mundo mais pacífico. Outro marco importante foi alcançado este ano: o aniversário de 50 anos do Rotaract. Em 1968, associados do Rotary da Carolina do Norte, nos EUA, fundaram o primeiro Rotaract Club para dar oportunidades de serviços humanitários aos jovens. Hoje, há mais de 10.000 Rotaract Clubs em 184 países, formados por jovens que buscam fazer a diferença. Para garantir mais 50 anos do programa, incentivo os clubes a patrocinarem Rotaract Clubs e trabalharem com os já existentes para que os jovens se sintam motivados a continuarem seu envolvimento com a família rotária, tornando-se rotarianos. Um destaque final deste ano foi a nossa Convenção em Toronto, onde encontramos Inspiração em Cada Esquina. Para apoiar o trabalho do Rotary na erradicação da pólio, criamos filmes de realidade virtual extraordinários. Na Casa da

Amizade, houve uma prévia especial do mais novo filme, "Duas Gotas de Esperança", que mostra Patience, uma rotaractiana de Uganda, durante sua viagem a uma região remota para vacinar crianças que, do contrário, não teriam acesso à imunização. Ao compartilhar a história de Patience, espero que tenhamos conseguido dar destaque à importância das campanhas de vacinação na luta contra a doença. Devemos continuar trabalhando até conseguirmos acabar com os casos de pólio e obter a certificação da erradicação. Fico feliz com as diversas conquistas do Rotary deste ano e com o fato de termos criado uma base sólida para os nossos sucessores. Nada disso teria sido possível sem o seu compromisso, pois você, os outros rotarianos, nossos funcionários e parceiros globais são a chave para o sucesso da nossa organização. Espero que você conclua este ano com mais entusiasmo do que quando começou o seu mandato. Eu enfatizei em San Diego a importância de trabalharmos em equipe, o que nos permitiu alcançar mais do que seríamos capazes de fazer sozinhos. Em 2017-18, nossa equipe realmente mostrou que O Rotary Faz a Diferença, e eu gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos por toda a sua dedicação. Foi um grande privilégio servir como presidente do Rotary. Faço votos de sucesso nos seus futuros empreendimentos!

Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


16 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 12ª Edição | Junho 2018

POSSE DOS DIRIGENTES ROTÁRIOS ELEITOS

EGD JULIO LOSSIO Representante do Conselho de Legislação de 2010 Distrito 4490 Rotary International

O ano rotário dos DIRIGENTES ELEITOS, começa em 1 de julho, findando a gestão de um ano em 30 de junho.No distrito 4490, o governador e seu vice são escolhidos por de uma Comissão de Indicação, cujos nomes são ratificados ou não, na reunião dos Representantes de Clubes, durante a Conferência Distrital.Nos clubes, o presidente e o Conselho Diretor, são leitos numa Assembleia Eleitoral, que deve se realizar de 18 a 24 meses, antes do início da gestão. Esse Conselho Diretor deve ser formado, minimamente, pelo presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro e um diretor. O Regimento Interno do Clube pode aumentar o número de diretores.Nessa época paira no ar a pergunta. QUEM DÁ POSSE A QUEM? Segundo a normatização rotária, a posse dos dirigentes eleitos se dá automaticamente no dia 1 de julho.Dessa forma, NINGUÉM DÁ POSSE A NINGUÉM.A legislação

rotária não prevê nem mesmo a transmissão de cargo. Assim, no dia 1 de julho, o governador auto empossado, dá posse a sua equipe distrital. O mesmo acontecendo com os presidentes de clubes, que empossam os membros não eleitos, ou seja, os presidentes de comissões e outros cargos previstos, no Regimento Interno de seus clubes.Não é errado fazer uma festiva, para comemorar a assunção dos novos dirigentes eleitos, a seus cargos. Só que essa festiva, não deve ser considerada um ato rotário oficial, de posse ou transmissão de cargo, ela é meramente, uma reunião de companheirismo, importantíssima para a sobrevivência do Rotary.Resumindo, governador, não dá posse a governador, como presidente, não dá posse ao presidente que lhe substituirá.

AGRADECIMENTOS DA REDAÇÃO DA CARTA MENSAL BOSCO GONÇALVES Editor - Carta Mensal Rotary Club de Fortaleza - Leste Distrito 4490 Rotary International

Ao chegarmos à redação da última Carta Mensal do Distrito 4490 de Rotary International, junho de 2018, Ano Rotário 2017.2018, queremos externar os nossos profundos agradecimentos, inicialmente, ao casal Governador Eduardo Campos e 1ª. Dama Marilena, sempre nos dando ampla liberdade de trabalho, motivando-nos em todos os momentos, extensivos à nossa equipe de redação. Oportuno ressaltar-se a absoluta preocupação, dedicação integral do nosso Governador Eduardo Campos na formatação de uma Carta Mensal, rica na sua forma e contéudo, procurando divulgar matérias informativas sobre o Rotary International e o nosso Distrito 4490. Não poderíamos deixar de pontuar a

nossa gratidão a rotarianos outros que, desde a primeira edição, sempre estiveram presentes, na colaboração de matérias. A nossa gratidão a todos, indistintamente, enquanto, esperamos que este espírito de colaboração voluntária, tão próprios dos rotarianos, extendam-se ao novo Governador Maurício Bezerra Silva e 1ª. Dama Rosana, neste Ano Rotário 2018.2019. Saudações Rotárias Editor

*O conteúdo dos textos assinados são de responsabilidade dos autores.

Expediente Carta Mensal Ano Rotário 2017-2018 12ª Edição Junho 2018

Editor

João Gonçalves Filho (Bosco) E-mail: boscogoncalves@uol.com.br (85) 98891.7205 (Vivo - )

Projeto Gráfico, Design Editorial e Direção de Arte Publicitária

PMD - Marcelo Lima Carvalho (85) 98718.3788 (Oi - )

E-mail para envio de matérias do seu clube: cartamensal1718@gmail.com Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.

Carta Mensal 12 - Distrito 4490 - Junho 2018  

Carta Mensal do Distrito 4490, ano rotário 2017-18, edição 12 de junho de 2018.

Carta Mensal 12 - Distrito 4490 - Junho 2018  

Carta Mensal do Distrito 4490, ano rotário 2017-18, edição 12 de junho de 2018.

Advertisement