Page 1

CEARÁ - PIAUÍ - MARANHÃO | ANO ROTÁRIO 2017/2018 | 2ª EDIÇÃO | AGOSTO 2017 GOVERNADOR EDUARDO AUGUSTO CORTEZ CAMPOS

CARTAMENSAL

INFORMAÇÃO COM QUALIDADE PARA OS ROTARIANOS.

Distrito 4490

Av. Raul Lopes, Ponte Estaiada - Teresina-PI (Juscelino Reis)

Dólar Rotário para Setembro 2017 | R$ 3,14

Governador Eduardo Campos inicia sua jornada: Visitas Ociais Rotary Club de Russas. Pág. 19

Rotary Club de Limoeiro do Norte. Pág. 20

Rotary Club de Quixadá. Pág. 21

www.distrito4490.com.br

www.facebook.com/distrito4490

www.conferencia4490.com.br

www.instagram.com/distrito4490

www.issuu.com/distrito4490

www.youtube.com/distrito4490

Distrito 4490

Redes sociais


2 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

Mensagem do Governador OS DESAFIOS PARA CRESCER

EDUARDO CAMPOS Governador 2017-2018 Distrito 4490 Rotary International

Neste mês de agosto, dedicado pelo Rotary ao Desenvolvimento do Quadro Associativo e de Novos Clubes, lembramos aos nossos associados do Distrito 4490 da importância do trabalho para a conquista de novos companheiros, o fortalecimento dos clubes atuais e a fundação de novos clubes, descobrindo maneiras de fazer com que outras pessoas se juntem ao Rotary. Para tanto, devemos agregar valor à associação para que mais pessoas tenham interesse em fazer parte de nossa organização. Lembramos, também, que cada indivíduo que deseja fazer a diferença é um rotariano em potencial, independente de sua idade ou gênero.

e assim aumentarmos a nossa diversidade. Na Assembleia Internacional, realizada em janeiro deste ano em San Diego, o Presidente Ian Riseley também lançou alguns desafios. Um é o equilíbrio entre o número de homens e mulheres nos clubes e o outro a idade média dos nossos rotarianos. Vinte e oito anos se passaram desde que o Conselho de Legislação aprovou a admissão de mulheres no Rotary. Mesmo assim, apenas 20% dos associados são mulheres - um aumento em comparação aos 13% que tínhamos há dez anos. Se continuarmos neste ritmo, levaremos mais três décadas para chegar aonde precisamos estar: com o mesmo número de homens e mulheres nos Rotary Clubs.

Uma das metas do Presidente Ian Riseley é a de atrair e engajar profissionais jovens, alumni, profissionais liberais, trabalhadores autônomos, empreendedores individuais e recém-aposentados para aumentar o quadro associativo. A outra meta é a de aumentar a diversidade (idade, gênero sexual, etnia e profissão) nos clubes.

Três décadas é tempo demais para chegar a um Rotary que reflita o mundo em que vivemos. Precisamos que isso seja uma prioridade imediata.

O Rotary ainda possui mais homens do que mulheres e isso é um ponto que deve ser trabalhado. Quanto mais mulheres associadas tivermos, mais associadas em potencial poderão vir para os clubes

O segundo desafio é a idade média do nosso quadro associativo. Paul Harris tinha apenas 36 anos de idade quando realizou a primeira reunião do Rotary em Chicago, em 1905. Com base nas informações

Acesso ao cadastro de todos os Clubes e Associados

Guia Distrital Online

fornecidas, hoje somente 5% dos nossos associados têm menos de 40 anos. A grande maioria tem mais de 60 anos. E estes dados representam somente os associados que informam sua idade, não levando em consideração aqueles que não revelam sua verdadeira idade. Pensem nisso por um momento. Agora, considerem como o Rotary será daqui a 10 ou 20 anos se não levarmos isso a sério e começarmos a atrair associados mais jovens. É imperativo que encontremos maneiras novas e melhores de engajar os jovens e criar novas gerações de associados e líderes. Isso é essencial para a nossa organização crescer. Atualmente alguns dos Rotary Clubs do nosso Distrito 4490 apresentam menos de 20 associados. É chegado, também, o momento de fortalecer nossos clubes com a admissão de novos associados que significarão vida nova, energia, entusiasmo, novas ideias e disposição para empreender projetos e enfrentar desafios. O aumento do número de novos companheiros e o fortalecimento dos clubes é um trabalho que não pode parar. Para continuarmos servindo, o Rotary precisa sempre crescer. Vamos mostrar que o Rotary Faz a Diferença.

Envio de e-mail e SMS para todos os associados do Distrito Cartão Distrital para todos os associados dos Rotary Clubs

Frequência mensal dos Clubes automática www.clubeficaz.com.br

Aplicativo de registro de frequências nos Eventos

Relatórios de Frequências dos Associados nos Eventos Acesse: www.distrito4490.com.br e mantenha-se atualizado.

Totalmente integrado ao ClubEficaz


CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

3

Mensagem do Presidente de RI QUANTO SEU CLUBE INVESTE NO ROTARY?

IAN H. S. RISELEY Presidente 2017-2018 Rotary International

Quando alguém pergunta o que o Rotary é, o que vocês respondem? Acho que todos nós já passamos por uma situação em que tivemos que responder a esta pergunta aparentemente simples e acabamos não sabendo o que dizer. Até mesmos os rotarianos mais eloquentes consideram um desafio definir a essência da organização em apenas algumas sentenças. Como organização, o Rotary sempre teve dificuldades de expressar o âmbito do seu trabalho, não apenas sobre o que fazemos, mas como fazemos, e o valor do que contribuímos ao mundo. Como contador, não preciso dizer que adoro números. Eles funcionam em todos os idiomas e, no geral, comunicam informações complexas muito mais eficazmente do que palavras. Esta é a razão pela qual, neste ano rotário, peço que cada clube forneça à Sede Mundial dois números: valor do quanto

doam em dinheiro e em espécie a serviços humanitários e as horas de trabalhos realizados em nome do Rotary. Para que estes números sejam úteis, eles devem ser exatos. Isto significa que deveremos começar agora a registrar as horas e os valores gastos pelos clubes na prestação de serviços. A maneira mais simples para os clubes fornecerem estas informações no fim do ano é adicionando-as mensalmente no Rotary Club Central – ferramenta que foi reformulada para facilitar seu uso. Se por qualquer motivo (por exemplo, acesso limitado à internet) os seus clubes não possam se conectar com o Rotary Club Central, contatem o governador de distrito e ele providenciará para que as informações sejam enviadas de outra forma.

Vale ressaltar que a meta deste esforço não é obter os números mais altos e impressionantes. Não será uma competição ou um reconhecimento e, em hipótese alguma, as informações concedidas pelos clubes individuais serão usadas publicamente. A meta é obter números precisos e confiáveis que possamos apresentar com segurança no trabalho de promoção da nossa imagem pública, nos materiais sobre desenvolvimento do quadro associativo e aos nossos parceiros – números embasados por dados específicos no âmbito do clube que respondem não apenas o que o Rotary é mas, também, o que o Rotary faz. Acredito plenamente que com estes números estaremos melhor capacitados a demonstrar que O Rotary Faz a Diferença, o que, com o tempo, nos permitirá fazer ainda mais a diferença, para um número maior de pessoas.

MENÇÃO PRESIDENCIAL O Presidente do Rotary International Ian H.S.Riseley, Ano Rotário 2017-2018, apoiando a sustentabilidade do planeta, lançou o desafio ‘‘Plante Árvores’’, e concederá a Menção Presidencial ao Rotary Club em que cada associado plante de uma a três árvores até o Dia Mundial da Terra, 22 de abril de 2018. Com certeza, é uma meta plenamente exequível por todos os Rotary Clubs do Distrito 4490.

ROTARIANO FAÇA A DIFERENÇA

PLANTE

ÁRVORE até 22/04/2018

PRESENTEAR A NATUREZA É FAZER O BEM A TODOS NÓS. Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.

Distrito 4490


4 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

Mensagem do Diretor de RI SEU CLUBE SABE O QUE FALTA À COMUNIDADE?

PAULO ZANARDI Diretor 2017-2019 Rotary International

Quando um governador de distrito incentiva os clubes ao Desenvolvimento do Quadro Associativo, a maioria dos companheiros diz: “Sempre a mesma ladainha”. O Governador ao percorrer os clubes nas visitas oficiais passa a ter conhecimento das realidades das comunidades às quais visita. A partir de então passa a se preocupar com o aumento do Quadro Associativo. Para seu conhecimento, hoje se o Rotary no Brasil tivesse o dobro de associados que tem, assim mesmo não teria associados suficientes para atender a demanda das necessidades de suas comunidades. Nenhum governador quer resolver todos os problemas. Mais todo governador quer pelo menos encaminhar todos os problemas para uma boa solução. Em alguns países do mundo a maior preocupação é a educação. Aqui no Brasil penso que também deva ser assim; porém me pergunto: Será que alguém adquire conhecimento, com fome, ou preocupado por que a mãe apanhou do pai, ou preocupado por que o irmãozinho passou a noite toda chorando por alguma doença? Continuo dizendo

em todas as apresentações que faço: Todo o clube tem o dever de saber todas às necessidades da comunidade a qual ele esta inserido e, ao saber, tornará mais fácil o diálogo e a procura pela solução. Alguns clubes mal sabem a sua área de atuação. Isto precisa ser mudado. Nós temos que nos identificar com nossas comunidades. Temos que agregar pessoas mais jovens para ir mesclando as visões dos jovens com os mais antigos e modificando nosso modo de perceber o que a comunidade de fato precisa. A Governadora Dalva Rigotti (D4640) está fazendo um belo trabalho de como levantar as reais necessidades das comunidades e o Governador Alceu Ebehardt (4650) está mapeando os 38 distritos com comunidades que tem potencial para abertura de novos clubes. Q u a n d o s e t e m b r o c h e g a r, estaremos dando prioridade a Juventude. O Rotary se preocupa com o futuro dos nossos Jovens, pois serão eles os dirigentes que conduzirão os destinos da

humanidade em todas as suas dimensões: familiar, comunitária, governamental e internacional. O INTERACT, iniciado em 1962, é hoje um programa internacional do Rotary para adolescentes de 14 a 18 anos. O INTERCÂMBIO DE JOVENS, criado em 1974, foi adotado pelo Rotary, para jovens entre 15 e 19 anos de idade, possibilitando, através do estudo, o aumento de sua experiência, envolvendo Rotary Clubs, escolas, famílias anfitriãs e rotarianos; O RYLA - Programa Prêmios Rotários de Liderança Juvenil, iniciado em Brisbane na Austrália, é realizado em nível distrital com participantes selecionados pelos Rotary Clubs locais, visando a incentivar o crescimento pessoal e desenvolver habilidades de liderança; O ROTARACT, tão importante quanto os anteriores, teve início em 1968, e hoje, mundialmente, abriga jovens de 18 a 30 anos dispostas a servir às comunidades locais e internacionais, além de desenvolver amizades. Portanto companheiros, mãos à obra, vamos fazer deste mundo um mundo diferente e melhor para todos, por que o Rotary faz a diferença.

O ROTARY AJUDOU A ERRADICAR A POLIOMIELITE DO MUNDO.

Do dia 01 de Agosto até o dia 23 de Setembro de 2017, para o período 2018/2019.

INSCRIÇÕES ABERTAS

CLIQUE AQUI

AGORA A NOSSA META É ERRADICAR AS HEPATITES VIRAIS!

www.hepatitezero.com.br

Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

CARTAMENSAL

5

Mensagem do Presidente DQA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO ASSOCIATIVO UM DESAFIO PAULO DIAS Governador 2015-2016 Presidente DQA 2017-2018 Distrito 4490 Rotary International

Desde a fundação do ROTARY INTERNACIONAL, em 1905, que o desafio de crescer o quadro associativo vem se tornando cada vez mais desafiador. Ano após ano este tema é discutido em todas as esferas do ROTARY, chegando, naturalmente, na base da estrutura organizacional rotária, que são os clubes. Isto acontece em todas as organizações do mundo, sejam elas políticas, religiosas, sociais, familiares. As organizações precisam crescer seus quadros para se perpetuarem, dentro das suas competências. O ROTARY tem como sua competência o SERVIR, partindo do seu lema: “DAR DE SI, ANTES DE PENSAR EM SÍ”.

conciliar estes dois viés do crescimento. Se crescemos buscando quantidade, corremos riscos de não termos futuro, porém, se crescemos com qualidade, nós fincamos um pé na solidez da organização.

estamos a serviço da governadoria e do Distrito 4490 para desenvolver o DQA. Contamos, nesta nobre tarefa, com companheiros e companheiras de fibra e conhecimentos, para atingirmos as metas propostas pelo Governador.

O ROTARY tem um caminho bem pavimentado para atingir a meta de crescimento com qualidade. Este c a m i n h o é o b i n ô m i o COMPANHEIRISMO e SERVIR. Companheirismo, porque é a partir dele que unimos e criamos uma família pronta para satisfazer os nossos anseios de sermos útil a sociedade. Servir, porque esta é a nossa missão, a missão do ROTARY.

Te m o s a c o m p a n h e i r a Guaraciaba, o companheiro Levi Madeira, que já presidiu esta comissão com muito sucesso, dentre outros companheiros. Mas, a nossa grande força está nos conselhos diretores e nos presidentes de DQA dos clubes do Distrito. Com estes valorosos companheiros e companheiras, podemos dizer, com toda confiança: AVANTE DISTRITO 4490.

As discursões sobre DQA dentro da nossa organização passa por t e m a s , c o m o : C R E S C I M E N TO QUANTITATIVO X CRESCIMENTO QUALITATIVO. Vejam como é complexo e, aparentemente difícil,

Neste ano rotário (2017/2018) o governador Eduardo Campos nos confiou a missão de presidir a C O M I S S Ã O D I S T R I TA L D E DESENVOLVIMENTO DO QUADRO ASSOCIATIVO. Com muita honra

Por causa

de vocês

Obrigado por fazer o bem no mundo

Por causa

Por causa

de vocês Nossa Missão continuará

Na próxima carta mensal iremos mostrar números do DQA do Distrito e dos clubes. Aguardem. Saudações rotárias.

EU QUERO ERRADICAR A PÓLIO

de vocês endpolionow.org/pt | #worldpolioday Acesse: www.distrito4490.com.br e mantenha-se atualizado.


6 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

Palestra com o Governador do Estado do Ceará - Camilo Santana

O Governador do Estado do Ceará proferiu palestra por ocasião da reunião do Rotary Club de Fortaleza, sob a presidência do companheiro Manoel Linhares. O evento contou com a participação do Governador do Distrito 4490, companheiro Eduardo Campos, do ex-Governador Dejarino Santos Filho, da Governadora Indicada Maria Vital, rotarianos de vários clubes de Fortaleza e das cidades de Maranguape, Russas, Limoeiro do Norte e Quixadá, além de diversas autoridades e convidados.

O Governador do Distrito 4490, companheiro Eduardo Campos, saudando o Governador do Ceará, Camilo Santana, em nome dos rotarianos do Distrito 4490.

O Governador do Distrito 4490, Eduardo Campos, o Presidente do Rotary Clube de Fortaleza, Manoel Linhares, o Diretor de Protocolo do RC Fortaleza, João Araújo Sobrinho e o Presidente do Ideal Clube, companheiro Amarílio Cavalcante, recebendo o Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, e o Secretário de Segurança Pública, companheiro André Costa.

O casal Governador do Distrito 4490, Eduardo Campos e Marilena Campos, com o Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, e o Presidente do RC Fortaleza, companheiro Manoel Linhares.

Pessoas bem-sucedidas estão sempre procurando oportunidades para ajudar os outros. Pessoas sem sucesso estão sempre perguntando: ‘‘O que eu ganho com isso?’’ Brian Tracy Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

7

Mensagem do Coordenador Assistente da Fundação Rotária

ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE PELA FUNDAÇÃO ROTÁRIA? DEJARINO SANTOS FILHO Governador 2013-2014 Coordenador Assistente da Fundação Rotária - Zona 22B Distrito 4490 Rotary International

Como advogado já me deparei com um homem reclamando de sua mulher, afirmando que ela já não era a mesma. Todas as vezes me questiono: “Será que é ela que mudou, ou ela não tem mais motivos para continuar a se aperfeiçoar e cuidando de seu esposo?”, e agora você deve estar se perguntado, “E o que isto tem haver com a Fundação Rotária?”, explico. Muitos rotarianos se associam a nossa organização e não conseguem ver os benefícios que a Fundação Rotária (FR) provoca na humanidade, muito menos o que pode ela pode fazer em sua comunidade. Digo isto porque já conheci associados que orgulhamse em dizer que têm 30, 40 e até 50 anos de Rotary, mas nunca doaram para a Fundação Rotária. Você como sócio de um restaurante pode convidar pessoas para jantar ou almoçar no seu restaurante se você próprio nunca almoçou ou jantou? Quando você lê Albert Schweitzer se depara com uma citação célebre dele de que: “Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.”, assim a única forma de envolvermos os rotarianos a doarem é sendo exemplo a eles, é tornando-se referência. Em nosso distrito o Rotary Club

Fortaleza Centenário tem sido esta referência em doação a Fundação Rotária chegando ao patamar de ter o maior número de Companheiros Major Donnor (que doaram efetivamente U$$10.000,00 a FR) e isto adveio pelo fato de serem um dos clubes mais participativos em seminários e treinamentos, terem sempre instrução rotária sobre a Fundação Rotária e seus projetos humanitários.

buscarmos mais projetos globais.O Rotary hoje é 100% digital para propostas de projetos e comunicação, inclusive de alguns treinamentos.

No Piauí temos três clubes que se destacam, o Rotary Club de Floriano e Floriano Médio Parnaíba que sempre despontam em aportes para os projetos globais e o Rotary Club Teresina Piçarra que forma consórcio para doação a FR e buscando os reconhecimentos Paul Harris Fellow (PHF) aos companheiros do Clube e fomentando formação de núcleos para feitura de projetos globais, ou seja, além de projetos também temos que ter a responsabilidade para que os recursos doados também sejam empregados em outros lugares no mundo, refletindo sua internacionalidade.

Com a erradicação da poliomielite ao alcance da mão, diversas nações e doadores principais de diferentes partes do mundo prometeram recentemente na convenção do Rotary destinar mais de US$ 1 bilhão para impulsionar as atividades de erradicação da paralisia infantil. As promessas de doação de mais fundos, anunciadas na Convenção do Rotary em Atlanta, reduzirão drasticamente a lacuna de financiamento de $ 1,5 bilhão que os parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio afirmam ser uma necessidade real para reduzir os casos da doença mundialmente. Felizmente, só foram registrados cinco casos de pólio este ano, o menor número até hoje. Bill Gates, copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, disse que a erradicação da paralisia infantil será uma das maiores conquistas da humanidade.

No Maranhão o Rotary Club São Luis Praia Grande tem sido esta referência em doações, buscando as contrapartidas da FR por meio dos subsídios distritais, porém, precisamos avançar no sentido de

Cada um de nós precisa descobrir como ser exemplo para os demais membros de nosso clube e para a sociedade no tocante a Fundação Rotária, assim, precisamos acreditar na FR e doar para ela.

RANKING DE DOAÇÕES PARA A FUNDAÇÃO ROTÁRIA - ANO ROTÁRIO 2017-2018 POSIÇÃO

Nº DO CLUBE

1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º

71196 7820 27682 83987 58307 53940 88549

NOME

META PARA O FUNDO ANUAL

% ALCANÇADO

FORTALEZA - CENTENÁRIO-CE FORTALEZA - SUL-CE JUAZEIRO DO NORTE - PADRE CICERO-CE FORTALEZA - DUNAS-CE BOM JESUS-PI FORTALEZA - EDSON QUEIROZ-CE TERESINA - CAJUÍNA-PI TOTAL PARA: 4490

$ 0,00 $ 0,00 $ 0,00 $ 0,00 $ 0,00 $ 1.000,00 $ 2.000,00 $ 6.200,00

0% 0% 0% 0% 0% 3% 1% 28,90%

FUNDO ANUAL

OUTROS FUNDOS

$ 0,00 $ 4.000,00 $ 1.000,00 $ 0,00 $ 500,00 $ 0,00 $ 139,50 $ 0,00 $ 111,46 $ 0,00 $ 25,00 $ 0,00 $ 15,92 $ 0,00 $ 1.791,88 $ 4.000,00

Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.

FUNDO DE DOTAÇÃO

TOTAL

$ 0,00 $ 0,00 $ 0,00 $ 0,00 $ 0,00 $ 0,00 $ 0,00 $ 0,00

$ 4.000,00 $ 1.000,00 $ 500,00 $ 139,50 $ 111,46 $ 25,00 $ 15,92 $ 5.791,88


8 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

Mensagem da ABTRF

VERA MACHADO PORTO Coordenadora de Área da ABTRF Região Nordeste 2017-2018

Caros companheiros (as), Como rotarianos temos oportunidade de beneficiar pessoas e/ou comunidades necessitadas através da Fundação Rotária. A ABTRF oferece caminhos e eventuais benefícios de pessoas jurídicas, que desejarem contribuir, formalmente, para a FUNDAÇÃO ROTÁRIA. As doações são aplicadas em Fundos gerenciados pela FUNDAÇÃO ROTÁRIA, e redirecionadas para criação e manutenção de Projetos de Subsídios elaborados pelos Rotary Clubs no Brasil.

CONHEÇA O NOVO FOLDER DA ABTRF • Foi produzido um novo folder da ABTRF trazendo de maneira simples as principais informações dos Programas da Associação Brasileira da The Rotary Foundation.

CLIQUE AQUI PARA BAIXÁ-LO EM

Obs: SEM ÔNUS PARA segurados e corretores.

ABTRF - EMPRESA CIDADÃ Maiores informações, através do site: www.abtrf.org.br. Obs.: Os ROTARY CLUBs e respectivos DISTRITOS participantes dos Programas da ABTRF terão OS VALORES DAS DOAÇÕES EFETUADAS PELAS PESSOAS JURÍDICAS COMPUTADAS EM SEUS RESULTADOS DE ARRECADAÇÃO PARA A FUNDAÇÃO ROTÁRIA. Contamos com o apoio de todos para que neste Ano Rotário 17/18 possamos mostrar a Força e o Empenho dos Distritos (D 4390, D 4490, D 4500 e D 4550) que compõem a REGIÃO NORDESTE da ABTRF.

• Divulgue-o entre seus contatos! • Caso tenha interesse em receber cópias impressas gratuitamente, basta enviar um e-mail a contato@abtrf.org.br informando a quantidade desejada e endereço para envio. Seja um parceiro ABTRF! #ABTRF

Acesse: www.distrito4490.com.br e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

CARTAMENSAL

9

Mensagem do Chairman

CLIQUE AQUI e assista o vídeo RAFAEL NUNES & CHRISTINE NUNES Casal Chairman 67ª Conferência do Distrito 4490 Rotarianos Fazendo a Diferença Rotary Club de Fortaleza Barra Distrito 4490 Rotary International

Companheiras e companheiros, Esperamos que todos estejam bem e fazendo a diferença em seus Rotary Clubs. Esse mês iniciaremos as visitas aos clubes de Fortaleza-CE para apresentar oficialmente a 67ª Conferência – Rotarianos Fazendo a Diferença, e o Governador por ocasião das visitas oficiais apresentará a Conferência aos Clubes do Distrito 4490. Continuamos com nossa equipe trabalhando firme na organização e preparação do nosso evento e, em breve, toda programação da Conferência estará disponibilizada no site oficial. As inscrições on-line continuam abertas em nosso site oficial, www.conferencia4490.com.br. Em 31 de setembro encerraremos o 2º lote de inscrições. Não deixe de fazer sua reserva no hotel oficial através do site www.mareiro.com.br, ou com a Evidence Turismo. Juntos aproveitaremos melhor todos os momentos de companheirismo. Sua presença é imprescindível para o sucesso da 67ª Conferência Distrital – Rotarianos Fazendo a Diferença.

MAIS INFORMAÇÕES:

WWW.CONFERENCIA4490.COM.BR

A força do Rotary somos nós. Até setembro.

Mensagem do Governador Assistente 67ª Conferência Distrital

JOSÉ BRANDÃO NETO Governador Assistente 2017-2018 Distrito 4490 Rotary International

Companheiros, Juntem-se a nós da Equipe D i s t r i t a l e v e n h a m FA Z E R A DIFERENÇA na 67ª Conferência Distrital. Todos nós sabemos que a Conferência Distrital é o coroamento do Ano da

Governadoria e, além das Palestras Instrutivas, venham encontrar velhos companheiros e desfrutar do nosso Calor Humano.

que todos os Rotarianos que até aqui vierem, vivenciem momentos de saudável Companheirismo. 67ª CONFERÊNCIA DISTRITAL

A Programação está sendo trabalhada para que todos sintamse acolhidos.

ROTARIANOS FAZENDO A DIFERENÇA

Não mediremos esforços para

Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


10 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

Mensagem do Secretário Geral do Distrito

O NOVO ROTARY CLUB CENTRAL 05 de Agosto 2017 IGOR NEMÉSIO Secretário Geral Rotary Club de Fortaleza Edson Queiroz Distrito 4490 Rotary International

Prezados Companheiras e Companheiros, Vamos falar esse mês sobre a ferramenta on-line Rotary Club Central, como acessar, sua função, seus gráficos e outros, mas inicialmente, gostaríamos de saber dos Rotary Clubs se estão tendo dificuldades em cadastraram as metas no Rotary Club Central? Gostaríamos de parabenizar os Presidentes 2017/18: Mauro José Oliveira Gonçalves do Rotary Clube de Teresina-Cajuina; Zaqueu Quirino Pinheiro do Rotary Club de Igutu-Planalto; Leiliane de Oliveira Vasconcelos do Rotary Club de Fortaleza-Edson Queiroz; José Deusney Rodrigues de Oliveira do Rotary Club de Fortaleza-Benfica; Zilma Neiva de Castro Guimarães do Floriano Médio-Parnaíba; Elisabeth Maria Barbosa Nogueira do Teresina-Ininga; Margarida Maria Alacoque Lima Teixeira do

CONECTE-SE!

CONECTE-SE A UM GRUPO

Conheça parceiros potenciais: Feiras de Projetos

Comemore parcerias com clubes: Clube Irmão

Colabore em projetos humanitários: Rotary Ideas

Compartilhe seus talentos profissionais: Equipe de Formação Profissional Hospede e visite novos amigos: Intercâmbio Rotário da Amizade

CONECTE-SE INDIVIDUALMENTE

TROQUE IDEIAS:

www.rotary.org/myrotary

metas, registrar o impacto dos projetos e mostra tendências que ajudam aos Rotary Clubs. Ela pode ser acessada pelos Dirigentes do Clube (Presidente, Secretário, Tesoureiro e Secretário Executivo) pelo site https://rcc.rotary.org, logo em seguida, o dirigente coloca seu login e senha do My Rotary, pois trata-se de uma ferramenta exclusiva para rotarianos. Então companheiros do Distrito 4490, vamos cadastrar as metas para 2017-18 e registrar, ao longo do ano rotário, todos os projetos realizados e por conseguinte, o impacto desses projetos, desta forma, o Rotary faz a diferença. A Secretaria Distrital fica à disposição de todos os Companheiros do Distrito 4490, p o r m e i o d o e - m a i l secretaria.d4490.1718@gmail.com , para ajudar ao longo do ano rotário.

Como secretário, seu trabalho é zelar pelo bom funcionamento do clube, analisar as tendências das atividades realizadas, identificar pontos fortes e fracos e compartilhar essas informações com os líderes do clube e do distrito.

RESPONSABILIDADES

Promova a paz e fortaleça relacionamentos: Comissão Interpaíses

O Novo Rotary Club Central facilita os Rotary Clubs estabelecem

Envolva-se com outros associados: Grupos de discussão on-line

Maximize os resultados de seus projetos humanitários: Grupos Rotarianos em Ação

Compartilhe as conquistas dos seus projetos: Rotary Showcase

Em 2012 o Rotary lançou a ferramenta on-line Rotary Club Central com o objetivo de ajudar os Rotary Clubs em definirem e alcançarem suas metas. Contudo, com o passar do tempo, ela foi desagradando alguns rotarianos. Pensando nisso, em 2017, o Rotary reformulou totalmente a ferramenta, agora, ela está mais rápido, simples e fácil de usar.

CONECTE-SE ON-LINE

Faça com que sua experiência no Rotary seja realmente internacional com estas oportunidades de networking.

Faça novos amigos: Grupos de Companheirismo do Rotary

RC Fortaleza-Dunas, Frederico Perez Cesar Fernandes Maciel do RC Fortaleza-Meireles; e Francisco das C. Marinho do RC Sobral por cadastrarem metas no Rotary Club Central, ajudando assim o Governador Eduardo Campos e os Governadores Assistentes. Aqueles Rotary Clubs que cadastraram mais de 10 metas atenderam uma das metas da Menção Presidencial do Presidente de RI Ian Riseley.

CLIQUE AQUI e assista o vídeo do Rotary Club Central

Participar da Assembleia Distrital de Treinamento e da Conferência Distrital Reunir-se com o secretário em fim de mandato e receber os registros do clube Reunir-se com os membros eleitos do conselho diretor Criar uma conta em Meu Rotary Atualizar os registros do clube e a lista de associados no Meu Rotary à medida que acorrerem mudanças Fornecer ao tesoureiro as faturas do clube, com vencimento em janeiro e julho Servir como membro do conselho diretor e da Comissão de Administração do clube Preparar as atas das reuniões do clube, do conselho diretor e das assembleias Manter atualizada as informações do clube e de seus dirigentes para o Diretório Oficial e registros do Rotary Administrar a correspondência do clube, responder e-mails, enviar comunicados oficiais e convites Armazenar artigos promocionais, crachás e outros materiais usados em reuniões e eventos Marcar o comparecimento às reuniões e enviar mensalmente um relatório de presença ao governador Conservar os registros históricos do clube Escrever um relatório anual no final de cada ano rotário Trabalhar com o presidente, o tesoureiro e as comissões de clube quando necessário Reunir-se com seu sucessor e entregar os registros do clube

Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

CARTAMENSAL

11

Diagramas das Tendências do Distrito 4490

ADOTADA NOVA DECLARAÇÃO DE VISÃO O Conselho Diretor 2016-17do Rotary International em sua reunião de junho/17 adotou nova DECLARAÇÃO DE VISÃO:

"Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo" Acesse: www.distrito4490.com.br e mantenha-se atualizado.

Fonte: My Rotary

CLIQUE AQUI


12 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

Mensagem do Tesoureiro do Distrito

PER CAPITA DE RI COMO EMITIR E CONFERIR SUA FATURA CLEINILTON ALVES MEDEIROS Tesoureiro Rotary Club Fortaleza - Praia Distrito 4490 Rotary International

Todos os semestres nossos clubes se deparam com a cobrança da per-capita de Rotary International, mas, por vezes, não ficamos atentos para saber se a cobrança efetuada está correta ou não. Pedimos então que os presidentes, tesoureiros e secretários dos clubes fiquem atentos a este artigo, onde trataremos deste assunto, procurando esclarecer a forma como é efetuado o cálculo da per-capita de RI. A PER-CAPITA DE ROTARY INTERNACIONAL é cobrada diretamente pelo Rotary Internacional, através de seu escritório no Brasil, conhecido como RIBO-Rotary International Brazil Office. Pedimos licença e repetiremos novamente (mas de forma detalhada) o processo para acessar e gerar a fatura do clube. SEGUEM OS 7 PASSOS PARA GERAÇÃO DO BOLETO DA PER CAPITA DE RI: 1º PASSO: Acessar o site https://my.rotary.org/pt e fazer o LOGIN; 2º PASSO: Na barra superior escolha a opção <GESTÃO>, onde será aberto um novo banner com várias opções. No banner escolha então <ADMINISTRAÇÃO DE CLUBES E DISTRITOS> e o com o cursor do mouse escolha a opção <CLUBES>; 3º PASSO: Será aberto uma nova página. Logo no primeiro bloco estará a opção <FINANÇAS> e logo abaixo <FATURA DO CLUBE>. Escolha esta opção que o levará a uma nova página da internet com o título <PANORAMA DA CONTA>; 4º PASSO: Na página <PANORAMA DA CONTA>, encontra-se um bloco com o título <PAGAMENTO>, nele estará o valor total em reais e em dólares da per capita de RI a ser paga. Para emitir o boleto bancário escolha a opção: “PARA PAGAMENTO VIA BOLETO BANCÁRIO, CLIQUE AQUI”, então o tesoureiro será enviado a uma nova página 5º PASSO: Na tela para a qual foi direcionado, selecionar o DISTRITO: 4490 e depois o CLUBE. No campo TIPO DE PAGAMENTO, escolha a opção PAGAMENTO DE COTA PER CAPITA e depois em <CONTINUAR>; 6º PASSO: Na nova tela informe o valor que será pago (campo 1), os dados do clube (campo 2) e gerar o boleto (campo 3). Nesta tela o tesoureiro deverá: a) Informar o valor integral e pagar a fatura integral; ou b) Escolher um outro valor e fazer o pagamento parcial.

LEMBRANDO QUE ATÉ O DIA 31/10/2017, O CLUBE DEVERÁ QUITAR A FATURA, caso contrário poderá ser excluído de Rotary International, conforme já mencionado e explicado no PETS (qualquer dúvida pode ser esclarecida no DVD distribuído nos treinamentos ou com a equipe distrital através do e-mail: tesouraria.d4490.1718@gmail.com). 7º PASSO: Pagar a fatura. COMO CONFERIR A FATURA DE SEU CLUBE A cobrança da per capita de RI está disciplinado na Cláusula 18.030.1 do Regimento Interno do Rotary International abaixo transcrito, e que pode ser encontrado no Manual de Procedimento de 2016 (disponível em: https://my.rotary.org/pt/membership-dues): 18.030.1. Cotas per capita. Todo clube pagará ao RI referente a cada um de seus associados o valor das seguintes cotas per capitas: US$ 28,00 por semestre em 2016-2017, US$ 30,00 por semestre em 2017-18, US$ 32,00 por semestre em 2018-19 e US$ 34,00 por semestre de 2019-20 em diante. Tais cotas per capita permanecerão em vigor até que sejam alteradas pelo Conselho de Legislação. (nosso grifo) Além da cota per capita de RI, deve ser pago, somente na fatura com vencimento em 31/07, o valor de US$ 1.50 (um dólar e cinquenta centavos de dólar) relativo a taxa do Conselho de Legislação. O pagamento da per capita de RI é feita de forma antecipada, ou seja, o pagamento da cota efetuada em 31/07, por exemplo, quita até 31/12, e o pagamento efetuado em 31/01, quita até 30/06. Caso algum companheiro saia no decorrer do semestre, não haverá restituição de valores, e os companheiros que entrarem no decorrer do semestre serão cobrados além da semestralidade integral, a cota proporcional ao semestre de ingresso, considerando o mês subsequente a sua entrada. Vamos ao exemplo: 1) C o n s i d e r e u m c l u b e q u e t e n h a 1 2 s ó c i o representativos; 2) Sendo que 5 entraram durante o semestre (entre 01/01/2017 e 30/06/2017); 3) Um sócio (Sr Indeciso da Silva) entrou em 26/03/2017 e saiu em 31/05/2017); 4) Uma sócia (Sra Luiza da Silva) ingressou em 30/06/2017, então não há cobrança proporcional, pois, como dito, a cobrança é a partir do mês seguinte ao cadastro em RI.

Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

13

Nº DO CLUBE 123456789 ROTARY CLUB DE Exemplo DISTRITO 4490 Nº de Associado

Nome (Fictícios)

Data de Admissão

Nº de meses

Taxa (US$)

6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6

5,00 5,00 5,00 5,00 5,00 5,00 5,00 5,00 5,00 5,00 5,00 5,00

18-02-2015 XXXXX Antonio da Silva Francisco da Silva (1) 18-01-2017 XXXXX Isabel da Silva 20-02-2014 XXXXX Joana da Silva 04-05-2007 XXXXX João da Silva 24-03-2015 XXXXX Joaquim da Silva (2) 26-03-2017 XXXXX Luiza da Silva (3) 30-06-2017 XXXXX Manoel da Silva 16-08-2010 XXXXX Maria da Silva 16-12-2014 XXXXX Mario da Silva (4) 24-04-2017 XXXXX Pedro da Silva 16-02-2011 XXXXX Tiago da Silva 03-07-2012 XXXXX Total de associados representativos: 12

Total 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00 360,00

COTAS PRÓ-RATEADAS Nº de Associado XXXXX XXXXX XXXXX XXXXX XXXXX

Nome (Fictícios)

Data de Admissão

Taxa Nº de (US$) meses 28,00/6)

Francisco da Silva (1) 18-01-2017 Joaquim da Silva (2) 26-03-2017 INDECISO DA SILVA 26-03-2017 Luiza da Silva (3) 30-06-2017 Mario da Silva (4) 24-04-2017

5 3 2 0 2

4,67 4,67 4,67 4,67 4,67

Total 23,35 14,01 9,34 0,00 9,34

RESUMO DA FATURA

VALOR

Per capita associados

360,00

Cotas pró-rateadas

56,04

Conselho de Legislação (12 x US$ 1.50)

18,00

Total da Fatura em US$

434.04

Dólar Rotário 08/2017

3,14

Valor da Fatura em R$

1.362,89

Esperamos que estas informações possam ajudar a colaborar no gerenciamento financeiro do clube e pedimos que caso haja alguma dúvida, entre em contato conosco através do e-mail da tesouraria. No próximo mês iremos falar sobre como efetuar o registro de atas dos clubes no Estado do Maranhão.

MUDANÇAS NO PLANO DE LIDERANÇA DISTRITAL Comissões Distritais de Atração e Engajamento de Associados

Juntou as responsabilidades

Desenvolvimento de Novos Clubes Comissão de Serviços Profissionais

Juntou as responsabilidades

Combinou

O Conselho Diretor do RI de 2016-17 em sua reunião de junho/17, emendou o Plano de Liderança Distrital (PLD) conforme abaixo:

Comissão de Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário

Comissão de Serviços à Juventude

Comissão de Grupos de Companheirismo

Comissão Distrital de Desenvolvimento do Quadro Associativo

Eliminada a Comissão de Benefícios a Associados

Comissão de Serviços à Comunidade

Eliminada a Comissão Distrital de Serviços Internos

Comissão de Serviços à Comunidade

Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.

Fonte: My Rotary

CLIQUE AQUI


14 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

Rotaract 2017-2018

Rotaract em ação. Conheça dois projetos de destaque executados pelos rotaractianos. O Rotaract no Distrito 4490 é formado por 18 clubes que desenvolvem diversas ações e projetos sociais. Além disso, tarefas internas também são executadas. Para conhecer um pouco melhor como os rotaractianos trabalham, apresentaremos dois projetos de destaque feitos por clubes diferentes.

tiveram boa repercussão no Rotary e a poesia escrita pela sócia Larissa Colins recebeu elogios do Governador Eduardo Campos.

Biblioteca no começo da reforma

Poesia da companheira Larissa Colins

O primeiro foi desenvolvido pelo Rotaract Club de São Luís entre os dias 28 de julho e 02 de agosto. Foi executado em parceria com o Rotaract Club de Pau dos Ferros, do Rio Grande do Norte, no Distrito 4500. O projeto de Imagem Pública “Semana da Cultura Nordestina” divulgou e enalteceu a cultura nordestina nas páginas do Facebook dos dois clubes. Além disso, os rotaractianos levaram o conteúdo para espaços públicos. Os maranhenses espalharam livros por uma praça ludovicense movimentada e panfletaram sobre o tema do projeto e Rotary. Os potiguares colaram cartazes pelo campus da Universidade Federal de sua cidade. Vangelícia Cristina, Diretora de Imagem Pública do Rotaract Club de São Luís, conta que a ideia surgiu do Clube de Pau dos Ferros e logo foi comprada por seus companheiros. Os resultados foram excelentes. Conseguiram atingir mais de 2 mil visualizações na página do Facebook e uma boa resposta dos Clubes do Distrito 4500, tornando o clube mais conhecido. Também

Companheiros na biblioteca reformada

O segundo projeto foi a reforma de uma biblioteca na Comunidade Vila Nova em Caucaia-CE. O Rotaract Club de Fortaleza Praia desenvolveu parcerias com seu Rotary padrinho, voluntários e a FortColor Tintas. Para executar o projeto, os rotaractianos contaram com subsídio distrital da Fundação Rotária e tiveram que seguir um cronograma rígido. Foram 9 meses para que a reforma estivesse finalizada. Entre as atividades desenvolvidas estiveram a arrecadação de livros, acompanhamento da reforma, montagem das estantes, pintura, entre outras. Henrique Ellery, presidente 2016-2017 do clube, diz que foi muito difícil a execução. Foram muitas visitas, mas no final ver o espaço tendo um melhor uso, foi gratificante.

‘‘A amizade não conhece onteiras, ultrapassa todas as barreiras e navega em todos os mares’’ - PAUL HARRIS - Convenção de RI - México 1935 Acesse: www.distrito4490.com.br e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

CARTAMENSAL

15

Eleito o Presidente 2018-19 do Rotary International Do Rotary Club de East Nassau, Bahamas, foi selecionado pela Comissão de Indicação para presidir o Rotary International em 20182019. Sua indicação aconteceu em substituição ao presidente eleito Sam Owori falecido em julho.

BARRY RASSIN

Leia mais: www.rotary.org/pt/2018-19-rotary-president-selected

Eleito o Presidente 2019-20 do Rotary International

Do Rotary Club de Decatur, nos EUA, foi escolhido pela Comissão de Indicação para presidir o Rotary International em 2019-2020.

MARK MALONEY

Veja mais: www.rotary.org/pt/2019-20-rotary-president-selected

DISTINTIVO ROTÁRIO

Sua Alteza Real Príncipe Charles usando o distintivo rotário durante evento realizado na Escócia. Vamos todos os rotarianos do Distrito 4490 seguir o exemplo do Príncipe e usar com orgulho o distintivo que nos identifica como líderes em ação.

Estimados (as) Rotarianos (as), Não temos qualquer dúvida de que o maior e mais importante instrumento de divulgação e visibilidade de nossa organização é o seu distintivo rotário.

BOSCO GONÇALVES Editor - Carta Mensal Rotary Club Fortaleza - Leste Distrito 4490 Rotary International

Por que distintivo rotário? Quando cada associado(a) de Rotary International usa a nossa roda rotária (e não roda dentada ou denteada) no colarinho, preferencialmente, representa uma forma de nos distinguirmos das demais pessoas, na comunidade. Cada rotariano(a) tem o dever de utilizá-lo, como forma de comunicar aos outros que ele faz parte de uma Organização Mundial – Rotary International – fundada há 112 anos por Paul Percy Harris. Portanto, somos considerados “cidadãos do mundo”. E mais, através da divulgação da imagem de Rotary International, temos a singular oportunidade de falar sobre a nossa Organização para pessoas outras, que não a conhecem, certamente, despertando-as para se associarem ao nosso quadro associativo. Quando abordados por tais pessoas, saibamos dizer-lhes: “o que é Rotary e o que faz: une líderes, que trocam ideias e entram em ação, em comunidades carentes de todo o mundo”. Portanto, companheiros (as), vamos usar o nosso distintivo rotário, em todos os momentos de nossa vida.

Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


16 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

INSCRIÇÕES, HOTEL E PROGRAMAÇÃO

CLIQUE AQUI

15/11 – quarta (feriado – Proclamação da República) Chegada em Proto Seguro, dia livre. 15 às 17h – Credenciamento e Kits (Hotel Capitania) 19 às 20h – Solenidade de Abertura Ocial do Evento 20 às 22h – Coquetel de Boas Vindas 16/11 – quinta (Torneio) 07 às 12h – Jogos 12 às 14h – Almoço na Barraca de Praia Zio (Opcional) 14 às 17h – Jogos 17h – Noite Livre 17/11 – sexta (Torneio e Arraial d'Ajuda By Night) 07 às 17h – Jogos 18 às 22h – Passeio no Arraial d'Ajuda (Welcome Drink) 18/11 – sábado (Torneio) 07 às 12h – Jogos 12 às 14h – Almoço na Barraca de Praia Zio (Opcional) 14 às 17h – Jogos 17h – Noite Livre 19/11 – domingo (Encerramento Ocial) 09 às 11h – Cerimônia de Premiação Ocial (Hotel Capitania) 11 às 15h – Opcional – Churrasco Fogo de Chão (Porto Seguro – Camping Tabapiri)

Esta ação foi iniciada há 03 anos inicialmente pelo RC Teresina Piçarra, depois também pelo RC Teresina - Fátima e atualmente todos os 11 clubes de Rotary de Teresina trabalham juntos Fazendo a Diferença! Alunos de escola pública no terceiro ano do ensino médio são selecionados pelo bom desempenho escolar e trabalho fraterno na comunidade! Recebem doação integral da bolsa pelo grupo CEV, farda, transporte escola-cursinho, suporte individual

de mentoria para escolha profissional, curso de línguas, apoio psicológico, oferta menor aprendiz com acompanhamento pelos rotarianos. Atualmente são 49 sementistas sendo 18 no cursinho e 31 cursando faculdade pública. São jovens que farão a diferença no mundo! www.sementesdafraternidade.org

Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

CARTAMENSAL

17

SOMOS ROTARIANOS. SOMOS CIDADÃOS DO MUNDO. Minha família também! Com essa certeza, meu filho João Paulo foi muito bem acolhido pela P r e s i d e n t e K a t h r y n Ty l e r e companheiros do Rotary Club of Charlotte – Estados Unidos da América. Em julho deste ano, João Paulo viajou com um casal de amigos para conhecer os Estados Unidos, foram com destino a Orlando (Flórida), e depois seguiram para a cidade de Charlotte (Carolina do Norte). Lá chegando, não conheciam ninguém, foi quando decidi testar a máxima de que “Rotariano é cidadão do mundo”.

apresentando como rotariano juntamente com minha esposa Vania, relatei algumas de nossas atividades rotarias e funções que exercemos a nível de clube e de distrito. Nesta mensagem, solicitei que ela recebesse nosso filho João Paulo em uma de suas reuniões e o apresentasse aos demais companheiros. A P r e s i d e n t e K a t h r y n Ty l e r prontamente nos enviou uma resposta

se colocando integralmente à disposição, confirmando data e local da reunião e que nosso filho seria seu convidado especial na reunião. Companheiros, a acolhida que o João Paulo recebeu foi acima de nossas expectativas, o qual lhe passaram orientações sobre a cidade, melhores locais a serem visitados e caso tivesse interesse, seria direcionado ao mercado de trabalho de sua área através das melhores empresas de Charlotte. Ele ficou sendo assistido durante os 20 dias que permaneceu na cidade, e com convites para retornar no momento que assim desejasse. Sim companheiros, sou rotariano e sou cidadão do mundo, e nossa família também, e por onde andarmos teremos companheiros dispostos a nos dar a acolhida que aqui também dispomos aos rotarianos que nos visitam. Precisava compartilhar essa experiência com vocês, pois usando sempre as ferramentas disponíveis no My Rotary teremos excelentes resultados.

Acessei o My Rotary, pesquisei no Official Directory que clubes de Rotary teríamos em Charlotte. Consegui identificar o ROTARY CLUB OF CHARLOTTE e uma lista com todos os dados da presidente, secretaria, local e dias de reunião.

Saudações Rotárias, Antonio Alderi de Sousa Pereira Rotary Club de Fortaleza Benfica Coordenador Distrital da Imagem Pública.

Enviei um e-mail endereçado a p r e s i d e n t e K a t h r y n Ty l e r, m e

Distrito 4490

Rotary Youth Exchange

ABIJ

Inscrições: www.abij2017.com Acesse: www.distrito4490.com.br e mantenha-se atualizado.


18 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

Rotary Club de Fortaleza - Leste dá Posse a Novos Associados. Em plenária festiva, realizada no dia 09 de agosto corrente, no Ideal Clube, o presidente sainte – Manoel Pinheiro Prata, Ano Rotário 2016/17, e Fred Saboya, Ano Rotário 2017/18, empossaram dois novos associados: Carlo César Lyra Guerra, Aviação, e Rodrigo do Vale Peixoto, Médico, que se fizeram presentes ao lado de suas respectivas esposas. Ressaltem-se as presenças: Ricard Pereira Silveira, presidente da Comissão do DQA do RC Leste e respectivos padrinhos: Guilherme Pinheiro Holanda e Manoel Pinheiro Prata.

Rotary Club de São Luis Praia Grande realiza Ação Social no Asilo de Mendicidade de São Luís - Dia 05 de Agosto de 2017

Maria Emilia, Eva Castro, Conceição de Maria, Lucinha Ferreira, João Batista, Salomão Saraiva e Pedro Ivo e dois idosos do Asilo por ocasião da entrega das fraldas geriátricas.

A Presidente Conceição Viana entrega a Revista Rotary Brasil a Coordenadora do Asilo de Mendicidade de São Luís após a entrega das fraldas geriátricas.

Rotary Club de Fortaleza - Leste faz doação de cadeira de rodas. Quando da solenidade de posse do Conselho Diretor do RCF Leste, Ano Rotário 2017/18, o novo Presidente Fred Saboya, juntamente, com o Presidente sainte Manoel Pinheiro Prata fizeram a doação de uma Cadeira de Rodas para a Sra.: Judite Maria Pereira. A presente campanha teve a participação dos associados do RCF Leste e iniciativa do Companheiro - Renato Bonfim Medeiros.

Marco Rotário Rotary Club Teresina Ininga

O mais novo MARCO ROTÁRIO da cidade de Teresina é o do Rotary Club de Teresina - Ininga, inaugurado em 07.08.2017. A Presidente Elisabeth Nogueira - 2017/18, posando ao lado do novo obelisco.

Governador do Distrito 4390 visita Fortaleza

O Governador do Distrito 4390 companheiro Humberto Gonzaga durante visita a Fortaleza, ciceroneado pelo Governador Eduardo Campos, participou da reunião do Rotary Club de Fortaleza Centenário, cujo Presidente é o companheiro Antonio Marconiéliton Pessoa.

Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

CARTAMENSAL

19

Rotary Club de Fortaleza - Centenário comemora Dia dos Pais. Reunião Festiva do Rotary Club de Fortaleza Centenário, realizada no Marina Park Hotel – Salão Marina, em 18/08/2017, em comemoração ao Dia dos Pais e Aniversariantes dos meses de Junho, Julho e Agosto, foi prestigiada pela presença maciça de casais rotarianos, não somente daquele clube, como de outras unidades rotárias. A plenária foi prestigiada pelo Casal Governador Eduardo Campos e esposa Marilena, além do presidente atual Marconiéliton Pessoa e anterior Romeu Cysne Prado.

Visita ao Rotary Club de Russas.

Visita do casal Governador ao Rotary Club de Russas. No marco rotário com o Presidente Inácio Moreira, o Governador Assistente José Maria Pinheiro Lima e companheiras rotarianas de Russas.

Visita do casal Governador 2017/18 ao Lar Santa Clara de Assis, em Russas, onde foram recebidos pelo companheiro Leudo Xavier e pela Presidente da Entidade, companheira Socorro Xavier.

O casal Governador 2017/18 com o Presidente do RC de Russas, companheiro Inácio Moreira, o Governador Assistente, companheiro José Maria Pinheiro Lima, as companheiras Socorro e Regina, com os garotos que disputaram um torneio de Futsal na Associação Atlética de Russas e o companheiro instrutor de Futsal. Na ocasião o Governador fez entrega de medalhas aos atletas.

Mesa principal da reunião plenária da visita do Casal Governador 2017/18 do Distrito 4490 ao Rotary Club de Russas, composta pelos companheiros José Maria Pinheiro, Solange Santiago, Henrique Santiago, Presidente Inácio Moreira, Paula Moreira e Benedita Lucas. O companheiro Erismar Ferreira fez o protocolo e a saudação.

O Casal Governador 2017/18 do Distrito 4490, Eduardo Campos e Marilena, com todos os associados do Rotary Club de Russas.

Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


20 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

Visita ao Rotary Club de Limoeiro do Norte.

O Casal Governador 2017/18 sendo recebido no marco rotário pelo Presidente e vários companheiros do Rotary Club de Limoeiro do Norte, no início da visita oficial.

O Casal Governador Eduardo Campos e Marilena por ocasião da visita à Casa do Idoso de Limoeiro do Norte, entidade que tem à frente a Sra. Luiza de Malilac Maia. Na Casa do Idoso está instalada uma máquina industrial de lavar roupas doada pelo Rotary em 2010.

O Casal Governador 2017/18 Eduardo Campos e Marilena visitando a AMIST - Associaçāo de Moradores da Ilha de Santa Teresinha, entidade que conta com o apoio do Rotary Club de Limoeiro do Norte. Na foto as crianças assistidas pela AMIST, que tem como Presidente o Sr. Francisco Celio Leitāo e Vice-Presidente a Sra. Clauderlangia Silva Leitāo, Assistente social, o Professor do curso de desenho, Sr. Márcio e, conta ainda com o apoio do Pastor Jadiel Brandāo de Almeida, Diretor da Creche Escola Batista.

O Casal Governador 2017/18 em visita à Academia Limoeirense de Letras sendo recebido pelo Presidente José Maria Guerreiro e outros imortais da ALL e companheiros do RC Limoeiro do Norte. Na ocasião também foi realizada uma visita às futuras instalações da Academia Limoeirense de Letras.

Mesa principal da reunião de visita do Casal Governador 2017/18 ao Rotary Club de Limoeiro do Norte, composta pelo Presidente do Rotary Club de Russas, companheiro Inácio Moreira, companheira Socorro Guerra, Marilena e Eduardo Campos, Presidente do Rotary Club de Limoeiro do Norte, companheiro Jonh Richard de Freitas, companheira Samara Ferrreira, GA companheiro José Maria Pinheiro de Lima e o Presidente da Academia Limoeirense de Letras, companheiro José Maria Nunes Guerreiro.

O Casal Governador Eduardo Campos e Marilena com as companheira do Rotary Club de Limoeiro do Norte.

Acesse: www.distrito4490.com.br e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

CARTAMENSAL

21

Visita ao Rotary Club de Quixadá.

O Casal Governador 2017/18 sendo recebido no marco rotário pelo Presidente Antonio Robson e vários companheiros do Rotary Club de Quixadá, no início da visita oficial.

Visita do Casal Governador 2017/18 ao Remanso da Paz que recebe o apoio da Casa da Amizade de Quixadá através de doações. Na foto a Presidente da Casa da Amizade, companheira Maria das Graças Lopes, O Presidente do Rotary Club de Quixadá, companheiro Antonio Robson, o GA companheiro José Maria Pinheiro Lima e companheiros rotarianos.

O Casal Governador 2017/18 Eduardo Campos e Marilena, acompanhado do GA José Maria Pinheiro Lima, com o Bispo Emérito de Quixadá Dom Adelio Giuseppe Tomasin, que atualmente preside a Fundação Quixadaense de Fomento, mantenedora do REMANSO DA PAZ - Casa de Acolhida São João Calábria, que abriga em regime semi-aberto 40 idosos, para inúmeras atividades diárias.

Mesa principal da reunião da visita do casal Governador ao Rotary Club de Quixadá, composta pelo Presidente, companheiro Antonio Robson, companheira Antonia Costa de Sousa (genitora do presidente), Governador Eduardo Campos, Marilena Campos, e GA companheiro José Maria Pinheiro Lima. O protocolo foi feito pelo companheiro José Wilson de Souza e a saudação pelo companheiro Antonio Albuquerque.

O Governador 2017/18 do Distrito 4490, Eduardo Campos, quando dirigia a palavra aos associados do Rotary Club de Quixadá e às damas rotárias da Casa da Amizade de Quixadá.

O Casal Governador com Presidente do RC de Quixadá, o GA José Maria Pinheiro Lima e os novos associados logo após a posse. Companheira Maria das Graças Lopes, que também é a Presidente da Casa da Amizade e o companheiro Wesllen Nobre Cunha.

Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


22 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 2ª Edição | Agosto 2017

A primeira dama do Distrito 4490, Marilena Campos, com as companheiras do RC de Quixadá e as damas rotárias da Casa da Amizade de Quixadá.

Ação do Rotary Club de Fortaleza - Edson Queiroz No domingo dia 20 de agosto de 2017, ocorreu em Fortaleza/CE, o Campeonato Mundial de Jiu Jitsu, com a presença de mais 1.200 atletas. O Projeto Social Lutadores de Cristo teve o apoio do Rotary Club de Fortaleza - Edson Queiroz, que possibilitou a participação de alguns atletas desse projeto. Foram Campeões Mundiais os atletas Nicolas e Victor, o atleta Edilanderson ficou em segundo lugar e ainda teve a participação do atleta Iago. O Projeto Social Lutadores de Cristo é capitaneado pelo professor, atleta e rotariano Elder Pinto do Rotary Club de Fortaleza - Edson Queiroz. Atletas da esquerda para direita: Edilanderson 2° Lugar no Mundial, Iago, Nicolas e Victor Campeão Mundial

VIVO ROTARACT TODOS OS DIAS isso é bom, o medo é fundamental para uma boa gestão. O Treinamento de Representantes Distritais de Rotaract contou com 37 distritos dos 38 distritos do Brasil, com uma programação leve, e intensa ao mesmo tempo. Foram dadas as diretrizes para os RDR's eleitos se preparem e darem o seu melhor para gestão 2018/19. Agradeço ao Diretor de Rotary International, Paulo Augusto Zanardi, o Coordenador do Treinamento, Paulo Eduardo de Barros Fonseca, Samuel Neivel, presidente eleito da Rotaract Brasil, e todos os envolvidos pelo treinamento, uma oportunidade única em nossas vidas, que graças a esses teve excelência. Agradecimento a todos os RDR's presentes. Agora somos uma família. Se não fossem vocês, não seria igual, não seria único.

No final de semana que se passou estive em uma das maiores experiências da minha vida, um dos momentos que mais vivi Rotaract, e quem me conhece sabe que vivo Rotaract todos os dias. Foi o primeiro grande passo para gestão 2018/19. Representar o Ceará, Piauí e Maranhão não será fácil. Saí com muito mais medo da representação e

Expediente Carta Mensal Ano Rotário 2017-2018 2ª Edição | Agosto 2017

Editor

João Gonçalves Filho (Bosco) E-mail: boscogoncalves@uol.com.br (85) 98891.7205 (Vivo - )

Agradeço ao Governador Eduardo Campos e a sua equipe, por ter possibilitado a minha participação, a RDR Camila por todo o suporte, e a toda equipe 2018/19 (em fase de formação ainda), por acreditar que é possível fazer diferente. Vangelicia Cristina Representante Distrital Eleita - Gestão 2018/19 Distrito 4490

Projeto Gráfico, Design Editorial e Direção de Arte Publicitária

PMD - Marcelo Lima Carvalho (85) 98718.3788 (Oi - )

E-mail para envio de matérias do seu clube: cartamensal1718@gmail.com Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.

Carta Mensal 02 - Agosto de 2017  

Carta Mensal do Governador Eduardo Campos, referente ao mês de agosto de 2017.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you