Issuu on Google+

Carta Mensal Do Governador Distrito 1970 | Portugal | Nº1 | Julho 2011

Presidente de RI Kalyan Banerjee

Governador António Goes Madeira

Faça Xeque - Mate À Indiferença Governadoria António Goes Madeira | TM. 964877788 | Email a.g.madeira@hotmail.com Maria José Santos | RC Viseu | TM.963334974 | Email mjsantos@hstviseu.min-saude.pt José Manuel Oliveira | RC Viseu | TM. 966916991 | Email helena.oliveira16@gmail.com Secretaria Santos Bento | RC Senhora da HoraJulho | TM. 917817698 | Email santos.bento@sapo.pt 2011 | Carta Mensal do Governador | 1 Carta Mensal Felisberto Figueiredo | RC Tondela | TM. 964441383 | Email felisbertofigueiredo@sapo.pt


Mensagem do Presidente de Rotary Internacional

Kalyan Banerjee Presidente RI 2011 - 2012

Queridos Irmãos e Irmãs em Rotary! Todos, no Rotary, procuramos mudar o mundo – que outra coisa poderia acontecer com Rotários?

A nossa principal prioridade neste ano será a família. A família e a casa são o coração de todo o nosso trabalho – toda a nossa actividade de serviço começa aí. É através da família que nos aproximamos da nossa comunidade e, decididamente, de toda a humanidade, extensão da família que é, na qual todos os membros se preocupam uns com os outros. Seja em tempos de alegria, seja nos de necessidade, ninguém deverá nunca estar sozinho.

Acreditamos que o nosso mundo pode tornar-se mais feliz, mais saudável e mais pacífico, e que poderemos modificá-lo nesse sentido através das nossas acções A nossa grande linha de preocupade serviço. ção irá ser a continuidade – desEm 2011 - 2012 ouso pedir aos cobrindo as coisas que fazemos Rotários que se Conheçam a Si bem e guindando-as a um nível Mesmos Para Abraçarem a superior. Temos de construir a Humanidade. Pedir-lhes-ei que, partir dos nossos êxitos, expandir antes do mais, se conheçam, de estes e lutar por mais ainda. Claro modo a que compreendam que que a nossa maior obrigação se cada um de nós tem os mesmos relaciona com a PolioPlus, área na sonhos, as mesmas esperanças, as qual o êxito tão próximo se mesmas aspirações e dilemas encontra. semelhantes. Quando entendermos e verdadeiramente sentirmos que E o nosso terceiro objectivo será a as necessidades dos outros são as mudança. Temos de compreender mesmas que as nossas, começare- que a verdadeira mudança começa mos a entender o quanto o nosso em cada um de nós, inicia-se a trabalho é importante. No próximo partir de nós. Não poderemos ano teremos três ênfases no nosso partilhar a paz com os outros se a não tivermos para dar. Não serviço rotário.

2 | Carta Mensal do Governador | Julho 2011

poderemos olhar o mundo na sua globalidade sem antes disso olharmos para quem está mais próximo de nós: as nossas famílias, os nossos Clubes, as nossas comunidades. Mohandas K. Gandhi disse um dia: “És tu quem tem de ser a mudança que queres encontrar no mundo”. No Rotary, esforçamonos por viver ética e honestamente para partilharmos amizade e companheirismo, procurando ver em cada ser humano um valor igual. Não estamos interessados no simples denominador comum, até porque o Rotary pode ser tudo menos coisa comum. Em vez disso, trabalhamos para a elevação de cada um de nós, para a dos demais e, assim, para abraçar o mundo. Juntos, iremos conseguir Abraçar a Humanidade. E na paz, na harmonia e na amizade conseguiremos a mudança – e um mundo mais feliz.

Kalyan Banerjee


Ênfases Presidenciais FAMÍLIA Pois é nela que tudo começa: o nosso servir, tudo o que desejamos realizar no mundo. Pais e filhos são a essência de toda a família; começando com eles poderemos levar o nosso trabalho adiante, com um impacto positivo em cada pessoa e comunidade.

CONTINUIDADE Para identificarmos o que fazemos de bom e fazermos ainda melhor. Cada um de nós já obteve sucesso em algum serviço rotário. Devemos aproveitar essas realizações e multiplicá-las, para que possamos ajudar ainda mais pessoas. Devemos continuar as nossas iniciativas para aplacar doenças, prover água potável, promover a alfabetização, trabalhar em prol das novas gerações e procurar a paz.

MUDANÇA Começando por aquela que desejamos ver no mundo. Se desejarmos a paz, comecemos vivendo em paz com nós mesmos, nos nossos lares e nas nossas comunidades. Se desejarmos a erradicação da pólio ou de qualquer outra doença, o fim da degradação ambiental, a redução da mortalidade infantil, mais alfabetização e o combate à pobreza, devemos ser o instrumento de mudança e reconhecer que ela deve começar dentro de cada um de nós.

Julho 2011 | Carta Mensal do Governador | 3


Mensagem do Governador

António Goes Madeira Governador 2011 - 2012

Caras Companheiras, Caros Companheiros: 1 de Julho - início do novo ano rotário 2011-2012. Tempo de Transmissão de Tarefas, dir-se-á um tempo renovado, portador de emoção, muita energia e expectativa.

Neste momento de arranque das actividades importa, uma vez mais, salientar que o Governador e a sua Equipa, no respeito escrupuloso pela autonomia dos Clubes, tem o intuito e o dever de apoiar e motivar as acções que estes entendam assumir. Fomentará um diálogo aberto e franco o que potenciará o são Companheirismo, elemento fundador da vivência rotária – disponibilidade, empenhamento, alegria, gratificação – rumo às acções de serviço às comunidades.

Incumbe ao Governador saudar todos aqueles (as) Companheiros ( as) que cessaram funções, que deram o melhor de si nos cargos que desempenharam, produzindo trabalho rotário empenhado e proveitoso. O Distrito está Nesta perspectiva acreditamos reconhecido a todos vós. no êxito das Metas do Distrito Incumbe também dar uma que propomos: palavra de felicitação aos Companheiros (as) que iniciam funções directivas, formulando os melhores votos para que o trabalho que irão desenvolver seja coroado de êxito e se compagine com os seus anseios. O Distrito muito espera de todos vós.

4 | Carta Mensal do Governador | Julho 2011

Desenvolvimento do Quadro Social nas vertentes da retenção e do crescimento e na Expansão pelo aumento do número de Clubes. Novas Gerações – Rotaract, Interact, RotaryKids - Sendo este um serviço prestado por Rotary aos jovens, no intuito de


contribuir para a sua formação, quer como escola de liderança, quer apoiando as suas iniciativas e potenciando o seu dinamismo, a sua generosidade e altruísmo. Aprofundamento da divulgação do Plano Visão de Futuro da Rotary Foundation e de apelo às doações, pois o partenariado que este novo plano institui, pressupõe reciprocidade de comportamentos – para se receber é necessário contribuir.

Contribuir para a melhor divulgação dos projectos concretizados pelos Clubes, o que potenciará o conhecimento da acção de Rotary nas comunidades e o seu reconhecimento. Apoio, ainda, a divulgação da Convenção de Lisboa 2013 em acção conjunta com o Distrito 1960.

XXIX Conferência do Distrito organizada conjuntamente pelos RC de Viseu, Mangualde e Tondela, em Viseu nos dias 18 a Divulgação dialogada do plano 20 de Maio 2012 com o tema estratégico da Fundação Rotá- “Reflectir Rotary para Dignifiria Portuguesa com vista ao car a Humanidade” esclarecimento cabal da sua Por fim proponho, caros Comacção e ao seu eventual reajus- panheiros, que na nossa acção tamento. Sendo uma estrutura rotária quotidiana assumamos inter-distrital, tal como a uma atitude de grande atenção Associação Portugal Rotário e ao que nos rodeia e a quem nos as CIPs, constituem-se obvia- rodeia. Muitas vezes a nossa mente como projectos da indiferença ou a nossa desatenGovernadoria. ção impede-nos de prestar a Universidades Seniores de Ro- pequenas/grandes ajudas tary - É um Programa que tem outras pessoas. Então sejamos vindo a ganhar espaço, notorie- proactivos no combate à nossa dade e crescimento, pelo que desatenção, dando um verdamerece uma atenção cuidada deiro “Xeque - Mate à Indifequanto à sua integração e ao rença”. seu desenvolvimento sustenta- Vamos a isto Companheiros, do. agora é a nossa vez. Relações Públicas e Imagem –

Julho 2011 | Carta Mensal do Governador | 5


Assembleia Internacional De San Diego Preparando-se para o desempenho das funções de Governador, os Governadores Eleitos participaram na Assembleia Internacional de Rotary, que se realizou nos Estados Unidos da América, em San Diego, em Janeiro de 2011. A Isabel e eu, para além da formação específica que recebemos, tivemos oportunidade de contactar e conhecer pessoalmente, muitos dos 532 Governadores Eleitos, outros altos responsáveis de R.I. e o Presidente Kalyan Banerjee e sua Esposa Binota. Este contacto, para além de todo o significado que possa ter para cada um, foi uma ocasião singular para reforçar a ideia de que, em Rotary, a relação pessoal tem um valor insuperável.

6 | Carta Mensal do Governador | Julho 2011


Julho 2011 | Carta Mensal do Governador | 7


Seminário de Formação para Presidentes Eleitos Ovar O ano rotário prepara-se com a devida antecedência e foi com esse objectivo que foi realizado, em Ovar, com a colaboração do Rotary Club local, no dia 2 de Abril p.p., o Seminário para Presidentes Eleitos - PETS. Participaram 68 Presidentes Eleitos para exercerem a sua liderança no Ano Rotário que se iniciou a 1 de Julho. A importância destes tempos de formação é relevante, pois sem um conhecimento adequado do que se espera do Presidente e sem que este conheça as ênfases do Presidente de R I, dificilmente os líderes do Clube o conduzirão a um bom serviço à Comunidade. Para os Presidentes Eleitos que não puderam participar neste Seminário, houve outras oportunidades de formação, de modo que nenhum ficasse sem os elementos indispensáveis ao exercício de uma liderança eficaz. O mesmo aconteceu com o Seminário de Formação para a Equipa Distrital - SFED, que se realizou em Trancoso, em 19 de Março. Em Aveiro, realizou-se a Assembleia Distrital, no dia 30 de Abril, também ela uma oportunidade de formação para os participantes. Ambas as iniciativas contaram com a colaboração dos clubes rotários locais.

8 | Carta Mensal do Governador | Julho 2011


Transmissão de Tarefas A transmissão de Tarefas, de Armindo importância da Família na qualificação da Carolino para António Goes Madeira, sociedade. aconteceu no Hotel Príncipe Perfeito, em Viseu, no passado dia 2 de Julho, Sábado.

Em cerimónia à parte, realizou-se tomada de posse do Conselho de Administração da O lema deste ano rotário é “Conheça-se a Si Fundação Rotária Portuguesa, instituição que Mesmo Para Envolver a Humanidade”, num apelo a todos os rotários, que procuram pautar o seu agir por elevados padrões de ética, servindo as comunidades onde se inserem.

Na cerimónia de transmissão de tarefas, Goes Madeira contou com a presença de quase duas centenas e meia de rotários, alguns oriundos do Distrito 1960 (sul e ilhas) e do Rotary Club de Salamanca, com quem o Rotary Club de Viseu mantém uma relação especialmente estreita.

A esposa de Goes Madeira, juntamente com os cônjuges dos e das Presidentes dos Clubes do Distrito, dinamizará um projecto que visa apoiar o Instituto Português de Oncologia.

Numa mesa reservada para o efeito, esteve presente a família de António Goes Madeira, contando duas filhas, dois filhos, genro e nora, que o brindaram já com cinco netos. A apresentação da família foi pretexto, na sua intervenção para pôr em relevo a importância da Família, enquanto estrutura fundamental da sociedade. O Presidente de Rotary Internacional solicita a todos os clubes e governadores para valorizarem a

já festejou cinquenta e dois anos de actividade e que ao longo da sua existência se tem dedicado especialmente a conceder bolsas de estudo a jovens carenciados. O presidente agora empossado, no seu discurso, chegou a emocionar-se, ao recordar o seu tempo de estudante, que só foi possível, graças à bolsa de 400 escudos, que lhe permitiu frequentar o Colégio dos Maristas, em Luanda, onde fez o ensino secundário, até vir frequentar Medicina, em Coimbra, continuando a usufruir de bolsa de estudo da Fundação Rotária.

O Rotary Club de Viseu, com quase oitenta anos de existência, tem, pela primeira vez, um membro seu à frente da Governadoria do Distrito 1970.

Julho 2011 | Carta Mensal do Governador | 9


Transmissão dos Representantes de Interact e Rotaract no Distrito 1970 Estarreja Em Estarreja, no dia 3 de Julho, realizou-se com grande solenidade a Transmissão de Tarefas dos Representantes Distritais do Interact e Rotaract. A Representação do Interact cabe a Filipa Portela, do Interact Club de Pombal. Por sua vez, a Representação do Rotaract está confiada a André Rebelo, do Rotaract Club de Estarreja. Das grandes capacidades de ambos se espera uma Representação dinâmica, espelhando os Clubes das Gerações Jovens como espaço privilegiado de experiências de servir a Humanidade, nas Comunidades onde se inserem, contando sempre com o patrocínio dedicado e entusiasmante dos respectivos Clubes Rotários patrocinadores. André Rebelo recebeu o testemunho de Sofia Estebainha do RTC Felgueiras e Filipa Portela de Mariana Guimarães do ITC Felgueiras.

10 | Carta Mensal do Governador | Julho 2011


Aditamentos e Correcções No Guia Distrital: Página 80 - Conselho Consultivo de Governadores (2008 - 2009): Henrique Maria Martins Alves RC Porto-Antas R. do Freixo, 979 - C1-3 4300-218 PORTO T 225301217 / Tm 968098750 henriquemalves@gmail.com Páginas 74 e 759 - O endereço electrónico do Companheiro Madureira Pires a considerar é: madureirapires@gmail.com Página 141 - Rotary Club de V. N. de Foz Côa Inserimos as fotografias do Presidente, com os respectivos dados que faltam, e da Esposa, Fernanda, bem como os elementos de contacto PRESIDENTE: Hernâni A Martins Verdelho Urb. Portela, Lt. 174 3º A 2685-000 PORTELA DE SACAVÉM Telemóvel: 935 555 666 E-Mail: hernaniverdelho@netcabo.pt Classificação Profissional: SECRETÁRIO: Sotero Francisco Mariano Ribeiro Rua do Olmo, 4 5150-650 VILA NOVA DE FOZ CÔA Telemóvel: 961 414 520 Classificação Profissional:

Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Vila Nova de Foz Côa: A VOG prevista para o dia 7 de Setembro realizar-se-á no dia. Visitas Oficiais do Governador: A visita ao R. C. de Resende passa de 19 de Julho para 2 de Setembro, conjuntamente com o R. C. de Cinfães. A visita ao R. C. de V. N. Foz Côa passa de 7 de Setembro para 10 do mesmo mês , Sábado. A visita ao R. C. de Ansião passa de 26 de Setembro de 2011 para 11 de Fevereiro de 2012. As visitas aos Clubes de Bragança e Mirandela também foram adiadas para data a acertar.

Julho 2011 | Carta Mensal do Governador | 11


Aniversรกrios dos Clubes JULHO O Rotary Club de Gondomar, criado em 1991, aniversariou no passado dia 19.

AGOSTO A 4 de Agosto, aniversaria o R. Club de Leiria, criado em 1962.

12 | Carta Mensal do Governador | Julho 2011


Obrigações Para Com As Estruturas De Rotary Em Julho deve pagar-se a R.I., por cada sócio representativo, a importância de 3,12 €. Também deverão ser enviados 3 €, por cada sócio representativo, para a Fundação Rotária Portuguesa, destinados ao Fundo Distrital, e mais 1,67 € por sócio destinados ao Portugal Rotário (assinatura). Estes “per capita” são obrigatórios. Facultativo é o “per capita” de 3,5 € destinados à Fundação Rotária Portuguesa, a enviar conjuntamente.

Julho 2011 | Carta Mensal do Governador | 13


14 | Carta Mensal do Governador | Julho 2011


Carta Mensal | Julho 2011