Page 1

CDS-PP

GabineteAutárquico de Lisboa

newsletter 3

novembro 2012

LabLx discute Mobilidade e Acessibilidades Cumprindo um dos objectivos do Gabinete Autárquico (GA), realizou-se no passado dia 8 de Novembro o primeiro encontro do LabLx, o laboratório de ideias do CDS em Lisboa. Os encontros têm como principal missão discutir várias temáticas, através do convite a oradores com experiência e, em particular, a abertura à sociedade civil sendo este encontro dedicado ao tema da Mobilidade e Acessibilidades. A sessão foi aberta pelo Presidente Concelhio, João Gonçalves Pereira, que relevou a importância da iniciativa e da discussão destes temas para o futuro de Lisboa e que irão servir de base à preparação do Programa do CDS para a capital. Seguiu-se a intervenção de António Ferreira de Lemos, Administrador da ANA Aeroportos de Portugal, da ANAM e da Portway, Deputado da Assembleia Metropolitana de Lisboa, e cuja dedicação ao tema da mobilidade trouxe a perspectiva política e económica deste sector. Ferreira de Lemos lembrou o desastre da governação socialista, o programa de transportes do CDS apresentado nas últimas Legislativas e os desafios que a Área Metropolitana de Lisboa enfrentará nos próximos anos.

© Isabel Santiago Henriques

César Marques e João Pimentel Ferreira, membros da MUBi - Mobilidade Urbana para a Bicicleta, falaram do problema da mobilidade actual, que tem como actor central o automóvel particular e


Diogo Moura, coordenador do GA, regozijou-se pela sala cheia não só de militantes mas de muitos munícipes e instituições da Cidade, que se preocupam e debruçam sobre estes temas, salientando ainda a profícua discussão que este tema motivou.

próximo evento:

COMÉRCIO 17 Janeiro | 21h00 Biblioteca da JF Anjos | Mercado Forno do Tijolo

Continuar a afirmar Lisboa. CDS-PP no terreno, em defesa da cidade. Largo Adelino Amaro da Costa, 5 1149-063 LISBOA

BLOGUE DO GABINETE AUTÁRQUICO

Tel: 218 814 748

cdslx-ga.blogspot.pt

gabautarquicolx@cds.pt facebook/CDSLisboa

© Isabel Santiago Henriques

destacaram os principais malefícios deste modelo, desde o espaço público sem qualidade, ao custos para o cidadão, até aos problemas de saúde individuais e colectivos. A associação apresentou a bicicleta como parte da solução para este problema, que passa também por redesenhar a cidade para dar menos protagonismo ao automóvel particular e mais aos cidadãos. Sobre as ciclovias, foi referido que grande parte da rede existente não agrada à associação, por serem pouco práticas, perigosas até e invadirem o pouco espaço que o peão dispõe. A solução para a mobilidade ciclável passa por reduzir a velocidade praticada pelos automóveis e a convivência dos vários modos, apenas recorrendo à segregação onde for mesmo necessária. Reforçaram ainda o erro na aposta em estruturas viárias a nível nacional que levaram, nos últimos 20 anos, ao desinvestimento nas linhas ferroviárias..

Newsletter Gabinete Autárquico - Novembro 2012  

Newsletter nº 3 do Gabinete Autárquico, referente a Novembro 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you