Page 1

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

MAIO 2012

99

www.cm-moita.pt


ISSN 1647-1857 www.cm-moita.pt DISTRIBUIÇÃO GRATUITA CUIDE DO MEIO AMBIENTE

VERSÃO ON-LINE:

ficha técnica

TIRAGEM: 12.000 Ex. PERIODICIDADE: Mensal

Esta publicação utiliza papel reciclado, produzido por empresa certificada segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. (Certificações de sistemas de Gestão de Qualidade e sistemas de Gestão Ambiental)

IMPRESSÃO: Imagem Fresca

“CAIXA” DE SUGESTÕES: Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços marecheia@mail.cm-moita.pt ou Divisão de Informação e Relações Públicas - Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita. A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais. A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

A MARÉ CHEIA está disponível nos equipamentos municipais, serviços públicos e nos seguintes locais: ALHOS VEDROS | Ass. Amizade Arroteense | Café Farinha | Café Ensaio I Clube Rec. Sport Chinquilho Arroteense | Grupo Desp. da Fonte da Prata | Grupo Rec. Familiar do Bairro Gouveia | Pastelaria Sol Nascente | Soc. Filarm. Recreio e Instrução Alhosvedrense "A Velhinha" | Sporting Clube Vinhense BAIXA DA BANHEIRA | Ass. de Reform. Pens. e Idosos da Zona Norte da Baixa da Banheira “o Norte” | Clube do Rio | Clube União Banheirense "O Chinquilho" | Ginásio Atlético Clube | Soc. Rec. da Baixa da Serra | Soc. Rec. e Cult. União Alentejana | Sporting Clube Banheirense | União Desp. e Cultural Banheirense

MOITA I Café A Caravela | Café do Intermachê | Café Fragata | Clube Rec. do Palheirão | Clube Rec. do Penteado | Pastelaria Madrugada | QB | Restaurante Faena | Restaurante "O Messias" | Santos Paladares Cafetaria/restaurante VALE DA AMOREIRA | Pastelaria Princesa

[ MARÉ CHEIA + ACESSÍVEL ] versão on-line e versão de voz em www.cm-moita.pt

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município. MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

99 MAIO 2012

COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDAÇÃO E FOTOGRAFIA: Divisão de Informação e Relações Públicas COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos; Divisão de Atividades Económicas e Turismo AGRADECIMENTOS: Comissão de Festas da Moita; Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho; Paixão do Açúcar

TÍTULO: Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita EDIÇÃO: Câmara Municipal da Moita

GAIO-ROSÁRIO | Baía Caffé

www.cm-moita.pt

VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade.

Capa: Feira de Maio inspira sabores locais


[tem a palavra] VIVINA NUNES VEREADORA DA ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS, EDUCAÇÃO, ASSUNTOS SOCIAIS E JUVENTUDE

1º de Maio de 1974: pela primeira vez, em muitos anos, depois de um longo, escuro e triste período da nossa história, os trabalhadores portugueses puderam sair em massa para rua para festejar o SEU DIA em Liberdade. As ruas encheram-se de esperança e alegria. Passados 38 anos da revolução de Abril, e com grandes conquistas entretanto conseguidas, vemos diariamente acontecer algo que nos vai inquietando: os direitos conquistados pela luta dos trabalhadores estão hoje gravemente ameaçados. A garantia dos direitos de trabalho, o direito ao acesso universal e gratuito ao serviço nacional de saúde e à educação, a democratização da cultura, o poder local democrático, são postos em causa, todos os dias, por medidas meramente economicistas e anti-sociais impostas pelos sucessivos Governos que têm (des)governado o nosso País. E hoje impõe-se a questão: desistimos ou resistimos? A história do nosso povo já revelou que, nos momentos mais difíceis, somos capazes de tomar nas mãos as rédeas das nossas vidas, de lutar, de resistir, de conquistar novamente os nossos direitos. Hoje como ontem, é necessário não desistir, é necessário resistir, é necessário dizer não… Comemoremos pois Maio na rua, gritando bem alto quem somos e o que queremos. E o que queremos é necessariamente um futuro melhor para as nossas crianças e jovens, garantir-lhes um Mundo Justo e Solidário onde todos tenham Igualdade de Oportunidades. Afirmando este querer, o Município da Moita coloca, no centro das suas prioridades, a Educação, e estará empenhado em conjunto com toda a Comunidade Educativa em lutar contra aos ataques que de novo se avizinham contra a Escola Pública: fecho de mais escolas, reagrupamentos de escolas sem nenhum motivo a não ser o económico, a redução do número de professores e auxiliares, o aumento de número de crianças por sala de aula, etc. Espaço de mostra pedagógica, partilha, encontro, mas também de debate, pela XV vez, a Feira de Projetos Educativos provará a quem quiser visitarnos que a Educação no nosso Concelho é tratada e trabalhada de forma empenhada e séria por toda a Comunidade Educativa. O nosso compromisso com a população continuará a ser trabalhar de forma empenhada, para não deixarmos morrer a esperança e alegria que Abril nos garantiu. Não esqueçamos que alcançámos há 38 anos a nossa maior conquista, a Liberdade, e que só a luta nos garantirá a continuidade de lhe chamarmos Nossa. Estamos em Maio, vamos então para a rua porque: a nossa Luta Continua.

[3]


[à lupa] CHEGOU A FEIRA DE MAIO DE 25 A 27 DE MAIO, A VILA DA MOITA VAI ESTAR EM FESTA, COM A REALIZAÇÃO DA TRADICIONAL FEIRA DE MAIO. O I ALMOÇO DA FEIRA, NO DIA 27, NA RUA 5 DE OUTUBRO, É A GRANDE NOVIDADE DESTA EDIÇÃO QUE SERÁ TAMBÉM PREENCHIDA COM LARGADAS DE TOIROS, UM ESPETÁCULO TAURINO, UMA CORRIDA DE TOIROS, O ESPAÇO DE GASTRONOMIA LOCAL E ANIMAÇÃO MUSICAL, ALÉM DA FEIRA FRANCA E DAS DIVERSÕES, SEMPRE MUITO ESPERADAS PELOS MAIS NOVOS.

I ALMOÇO DA FEIRA Escolha o restaurante e a ementa e reúna o seu grupo de amigos numa tarde dedicada à gastronomia, no domingo, dia 27, a partir das 13:00h, na Rua 5 de Outubro e zonas adjacentes. Não faltará animação musical neste espaço que a Comissão Organizadora da Feira pretende transformar numa enorme esplanada de afetos e paladares. A ementa e os custos das refeições são da responsabilidade dos espaços aderentes.

ESPAÇO GASTRONOMIA LOCAL [4]

Ao longo dos três dias de feira, a Rua 5 de Outubro vai ter um espaço completamente dedicado à gastronomia, composto por tasquinhas e esplanadas, aberto ao público a partir das 13:00h.


ANIMAÇÃO MUSICAL Com três palcos localizados na Praça da República, escadaria da Câmara Municipal e Espaço de Gastronomia Local, na Rua 5 de Outubro, a animação musical será uma constante. Prevista para o primeiro dia da Feira, a partir das 22:00h, nas escadarias da Câmara Municipal, está uma noite de fados, com João Chora e Milene Candeias, acompanhados por Pedro Viana, na guitarra portuguesa, e Luís Guimarães, na viola de fado. A partir das 23:00h, Vitor Hugo animará o palco do Espaço da Gastronomia Local. Para sábado, dia 26, pela noite dentro, estão programadas as atuações da Banda Musical do Rosário (às 22:00h, no palco na escadarias da Câmara Municipal), de “Pão com Manteiga” (às 23:00h, no palco da Praça da República) e de Nélio Pinto (às 00:00h, no Espaço Gastronomia Local). No dia 27, dia de encerramento da Feira, atua o grupo musical “Dialecto”, a partir das 22:00h, no palco da Praça da República.

TAUROMAQUIA A Feira de Maio não estaria completa sem as tradicionais largadas de toiros. Durante o certame, vão realizar-se três largadas de toiros, na Avenida Dr. Teófilo de Braga, a primeira delas no dia 25, às 00:00h. No dia 26 e 27, os morteiros que anunciam o início das largadas serão lançados às 10:00h. Ainda no âmbito das atividades tauromáquicas, a Praça de Toiros Daniel do Nascimento recebe um espetáculo taurino, no dia 26, às 17:30h, e uma corrida de toiros, no dia 27, também pelas 17:30h.

OUTRAS INICIATIVAS Assista ainda à exposição e Desfile de Carros Antigos e Clássicos, com organização do HACETS - Histórico Automóvel Clube de Entre Tejo e Sado, no dia 26, na Praça da República, e visite a Biofesta – 8ª Mostra de Projetos e Produtos Biológicos que decorre no Largo Conde Ferreira, no dia 27 de maio, das 10:30h às 18:00h.

Consulte o programa completo em www.cm-moita.pt ou no site da Comissão de Festas em www.festadamoita.com.

[5]


[vai acontecer] AGENDA DE MAIO

feiras e festas

DIAS 16, 17 E 18 DE MAIO

XV FEIRA DE PROJETOS EDUCATIVOS Pavilhão Municipal de Exposições – Moita Não perca esta grande festa da comunidade educativa do município da Moita. A Feira de Projetos Educativos pode ser visitada nos dias 16 e 17, das 9:00h às 18:00h, e no dia 18, das 9:00h às 18:00h e das 20:00h às 23:00h. Consulte o programa em www.cm-moita.pt.

“Frutas e Legumes” é o tema desta edição da Biofesta. Naquele espaço, vai encontrar uma mostra das escolas que têm hortas biológicas, pequenos produtores locais, empresas de produtos biológicos e outras associações e instituições. Passe por lá e assista às diferentes palestras e prove os snacks e refeições biológicas que serão servidas. A animação também não vai faltar.

música 4 DE MAIO / 21:30 HORAS

NOITE DE FADO COM “VOZES DE SEMPRE”, Org: UniSem – Universidade Sénior da Moita Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

do fado, como Amália Rodrigues, Hermínia Silva, Fernanda Baptista, Celeste Rodrigues e Beatriz da Conceição. «Fadas» é também uma homenagem às letras e músicas e à magia que estas conseguem trazer consigo; as letras e músicas que têm feito do fado um lugar de expressão máxima da cultura portuguesa. Um espetáculo a não perder! 25 DE MAIO / 22:00 HORAS

PROJETO “ÀS 10H, TOCAS À PORTA” – ORQUÍDEAS CONVIDAM UANINAUEI Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 3,58 euros)

teatro 9 DE MAIO / 21:30 HORAS

CAFÉ TEATRO: MOSTRA DE TEATRO POR GRUPOS LOCAIS Comemorações do 15º aniversário da biblioteca Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

atividades para crianças DE 25 A 27 DE MAIO

4 DE MAIO / 22:00 HORAS

DIAS 5 E 19 DE MAIO / 11:00 HORAS

FEIRA DE MAIO Vila da Moita (Ver À Lupa)

27 DE MAIO / DAS 10:30H ÀS 18:00H

“FADAS” – ESPETÁCULO COM MAFALDA ARNAUTH Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 11,90 euros)

BIOFESTA – 8ª MOSTRA DE PROJETOS E PRODUTOS BIOLÓGICOS Largo Conde Ferreira – Moita

“Fadas” é o título do mais recente trabalho de Mafalda Arnauth e é uma homenagem a grandes nomes femininos

SESSÃO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS COM BASE NA OBRA “A MAIOR FLOR DO MUNDO”, DE JOSÉ SARAMAGO Pelo Grupo Arte Viva do Barreiro, no âmbito do Projeto Oficina Saramago Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Destinatários: crianças e famílias

ambiente

[6]


11 DE MAIO / 17:00 HORAS

“VAMOS APAGAR AS VELAS” Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Venha apagar as velas no 15º aniversário da sua biblioteca.

16 DE MAIO / 21:30 HORAS

“OS VERDES ANOS”, de Paulo Rocha 23 DE MAIO / 21:30 HORAS

“DISPONÍVEL PARA AMAR”, de Wong Kar Wai 19 DE MAIO / 21:30 HORAS 5 DE MAIO / ÀS 16:00H E ÀS 17:30H

PROJETO “DE PEQUENINO…” – ATELIÊ “MÚSICA PARA PAIS E BEBÉS”, Por Joana Madeira Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Destinatários: bebés dos 12 aos 36 meses Inscrição gratuita através do T: 210888900 12 DE MAIO / 14:30 HORAS

ATELIÊ DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, Com Rui Miguel Silva Comemorações do 15º aniversário da biblioteca Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Destinatários: crianças e jovens dos 4 aos 12 anos Marcação prévia na biblioteca 12 DE MAIO / 20:30 HORAS

BIBLIOTECA FORA D’HORAS Comemorações do 15º aniversário da biblioteca Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Destinatários: crianças e jovens dos 8 aos 12 anos Marcação prévia através do t:210817040

FESTIVAL SEMENTES – MOSTRA INTERNACIONAL DE ARTES PARA O PEQUENO PÚBLICO ESPETÁCULO CLOWNESCO “A CAMA”, Por Adrian Schvarzstein – Argentina Praça da República – Moita Destinatários: público em geral 27 DE MAIO / 11:00 HORAS

CINEMA INFANTIL “WINX – A AVENTURA MÁGICA” Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: menores de 12 anos – 1,80 euros; Maiores de 12 anos – 2,98 euros)

cinema CICLO “OS CINEASTAS E O CINEMA III” AS ESCOLHAS DE JORGE CRAMEZ (dia 2) E DE MARGARIDA CARDOSO Em parceria com a Associação Portuguesa de Realizadores e a Associação Cultural “Os Filhos de Lumière” 2 DE MAIO / 21:30 HORAS

“A IDADE MAIOR”, de Teresa Villaverde 9 DE MAIO / 21:30 HORAS

“A COSTA DOS MURMÚRIOS”, de Margarida Cardoso

30 DE MAIO / 21:30 HORAS

“O PÂNTANO”, de Lucrécia Martel Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

desporto (Bilhetes: 2,98 euros) 6 DE MAIO / 9:00 HORAS

PASSEIO DE CICLOTURISMO DO GRUPO DESPORTIVO DOS TRABALHADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA Partida: Praça da República – Moita 12 DE MAIO / 18:00 HORAS

PASSEIO PEDESTRE “CAMINHADA DE AVENTURA” – NATURALMOITA Partida: Paços do Concelho – Moita 19 DE MAIO / 21:00 HORAS

PASSEIO DE BICICLETA “PEDALADA NA NATUREZA NOTURNA I” – NATURALMOITA Partida: Moinho de Maré – Alhos Vedros

[7]


[vai acontecer] AGENDA DE MAIO

26 DE MAIO / 21:00 HORAS

NESTE MÊS DE MAIO:(Até 9 de junho)

10 DE MAIO / 21:30 HORAS

PASSEIO PEDESTRE “CAMINHADA RIBEIRINHA NOTURNA I” – NATURALMOITA Partida: Parque José Afonso (junto à Torre) – Baixa da Banheira

“O SALINEIRO, O MARÍTIMO E O CONSTRUTOR NAVAL – PROFISSÕES TRADICIONAIS NO CONCELHO DA MOITA” Moinho de Maré – Alhos Vedros Horário: Público em geral – sábados, das 14:30h às 18:30h; Escolas – visitas diárias, através de marcação para o T: 210817000

“VIVA POESIA VIVA” – SERÃO DE POESIA COM ANTÓNIO TAPADINHAS Comemorações do 15º aniversário da biblioteca Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

exposições ATÉ 4 DE MAIO

MOSTRA DE FILATELIA DE IDÍLIO ARAÚJO Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita (nova localização – R. Machado Santos, n.º 35)

outros eventos

11 DE MAIO / 21:30 HORAS

LEITURAS PARTILHADAS COM MÚSICA Comemorações do 15º aniversário da biblioteca Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça

A PARTIR DE 14 DE MAIO (Até 1 de junho)

“OBJETOS DE ARTE MODERNISTA”, Pelo Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo e Junta de Freguesia da Moita Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita (nova localização – R. Machado Santos, nº 35)

DIAS 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25 E 30 DE MAIO / 10:30 HORAS

“INTERNET SEM MISTÉRIOS” – WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À INTERNET Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Inscrições na biblioteca ou através do T: 212020021

25 DE MAIO / 21:00 HORAS

“ABC DO COMPUTADOR” Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Inscrições na biblioteca

NOITE JOSÉ SARAMAGO, Com a participação dos alunos das turmas de Língua e Cultura Portuguesa e Teatro da UniSem – Universidade Sénior da Moita, no âmbito do Projeto Oficina Saramago Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

DIAS 10 E 24 DE MAIO / 10:30 HORAS

26 DE MAIO / 15:00 HORAS

“INTERNET SEM MISTÉRIOS” – WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À INTERNET Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira Inscrições na biblioteca ou através do T: 212020021

CONFERÊNCIA "OS TOIROS NA LITERATURA", Por Maria Alzira Seixo Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça - Moita

DIAS 3, 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29 E 31 DE MAIO / DAS 10:30H ÀS 12:00H

DE 15 A 26 DE MAIO

[8]

“A FLOR DO RISCO: A INDUMENTÁRIA DO TOUREIRO”, Aguarelas de Helena Vitorino e Fatos de Toureiros da Moita Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita


[cumplicidades] apetece ler...

ir em cantigas...

UM CAPPUCCINO VERMELHO de Joel Gomes

UMA FALACIOSA NOÇÃO DE INTIMIDADE › Algodão

“Um Cappuccino Vermelho” revolve à volta de duas personagens centrais. João é um escritor que está a escrever um romance sobre um escritor que é também um assassino profissional e, quando as pessoas começam a morrer à sua volta, surge a dúvida: será que as mortes acontecem porque ele as escreve ou ele é somente um narrador de eventos predestinados a acontecer. Ricardo é um assassino profissional que também é escritor e sempre teve a máxima precaução para que os dois mundos não colidissem, mas uma lista de alvos vai complicar a sua vida. O primeiro livro de uma trilogia de Joel Gomes, argumentista residente na Moita.

Depois da passagem pelo Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, em Abril, Algodão (ou Carlos Nobre, ou Pacman) deixou, em todos aqueles que assistiram ao concerto, uma vontade de mais. Num registo spoken word, com influências musicais muito distintas, Algodão é um projeto inédito que tem o mérito de ser original e inovador. Poemas envoltos em música que falam de mulheres, de receios, de dúvidas, expectativas e vontades, com uma sensibilidade fora do normal. De salientar, neste disco, as participações da violinista Francisca Fins e da fadista Aldina Duarte.

7ª arte...

à distância de um clique...

DRIVE – RISCO DUPLO › Realizador: Nicolas Winding Refn

www.ecosave.org.pt

Um condutor profissional de automóveis, duplo de cinema durante o dia e condutor de assaltos à noite, solitário e tímido, apaixona-se pela sua vizinha, uma jovem e vulnerável mãe. Quando o marido desta volta da prisão, pede ajuda ao condutor para realizar um golpe que vai pagar a sua proteção e a da sua família, mas quando este golpe dá para o torto, o condutor vê-se perseguido por um perigoso sindicato de criminosos. Um filme genial que obteve 32 prémios e 72 nomeações em festivais e ciclos de cinema de todo o mundo.

Já diz o ditado que “no poupar é que está o ganho”. Neste site, poderá encontrar muitas dicas para poupar energia na sua casa. A poupança começa, por exemplo, nos eletrodomésticos; desde a sua compra, passando pelo local de instalação em casa e a respetiva utilização. Faça uma simulação e obtenha alguns conselhos sobre como poderá poupar mais na sua carteira e no ambiente.

[9]


[aqui tão perto] CLUBE DESPORTIVO E RECREATIVO RIBEIRINHO

VOLUNTARIADO E AMOR À CAMISOLA NÃO PRATICA ATLETISMO, FICA-SE PELAS CAMINHADAS, MAS A SUA LONGA DEDICAÇÃO AOS ATLETAS E AO CLUBE DESPORTIVO E RECREATIVO E RIBEIRINHO DITOU A SUA ESCOLHA PARA PRIMEIRA PRESIDENTE DA DIREÇÃO, EM JANEIRO DE 2012. ANABELA GONÇALVES É UMA MULHER AO COMANDO DE UM CLUBE FREQUENTADO, ATÉ AGORA, POR HOMENS. Numa altura em que algumas coletividades e associações fecham as portas, surgiu, já em janeiro deste ano, na Baixa da Banheira, um novo clube que se dedica, principalmente, à prática do atletismo: o Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho. Mas, embora a criação formal do clube seja só deste ano, o início da sua atividade remonta a 2005, na sequência da vontade de um grupo de amigos – que se juntava no Parque José Afonso para praticar atletismo – de competir, de forma organizada, em diferentes provas. O grupo apareceu a público com a camisola

[10]


“Virgílio Ruben Carpintaria”, empresa que os apoiou, ajudou a crescer e que ainda hoje é um parceiro presente. Este é um clube jovem, com 40 atletas e 60 sócios, mas tal não impede que dê já que falar no meio do atletismo. Os seus atletas são, pelo segundo ano consecutivo, campeões regionais de corta-mato e o título de Campeão Regional de 10 000m pista foi também arrecadado por um atleta do clube. Em fevereiro, o Clube Ribeirinho organizou, em parceria com a Câmara Municipal e, pela primeira vez, o Corta Mato do Vale da Amoreira, uma prova inserida no AtletisMoita – Torneio em Atletismo das Coletividades do Concelho da Moita. Apesar dos receios próprios de uma primeira vez, Anabela Gonçalves não se inibe de afirmar que a prova “correu muito bem em todas as vertentes; o feedback que tivemos foi muito positivo”. Relativamente ao AtletisMoita, na época passada, o clube ficou em segundo lugar, arrecadando o prémio no valor de 850 euros, uma verba “muito bem aplicada”, garante a presidente que explica: “uma parte foi aplicada no registo do clube e a restante foi imediatamente investida nas instalações cedidas pela Câmara; penso que estamos a trabalhar bem”, salienta. Este mês de maio vai ficar marcado na história do clube pela sua apresentação pública, através da inauguração, no dia 1, da sede social, no Parque José Afonso, com um programa que inclui uma caminhada e o convívio entre atletas, sócios e amigos. Além do atletismo, o clube tem muitas outras ideias para desenvolver. Anabela Gonçalves afiança que o importante é: “mostrar o nosso trabalho e afirmarmo-nos no associativismo desportivo”. As caminhadas, para captar o público feminino, e a “Ginástica no Parque”, semanalmente, ao sábado, junto à sede, no Parque José Afonso, são duas das iniciativas previstas. Os restantes projetos irão avançando, conforme o crescimento do clube, nomeadamente a criação da Secção de Cicloturismo e a participação num maior número de provas nacionais. E é com otimismo que a presidente da direção termina a conversa, reforçando: “aqui há muito voluntariado e amor à camisola”.

[11]


[sabores & saberes]

re s sa b d o e cá

A MARÉ CHEIA CONTINUA À DESCOBERTA DE NOVOS SABORES E LANÇA O DESAFIO A ALGUNS CHEFES, COZINHEIROS E PASTELEIROS, PARA QUE APRESENTEM CRIAÇÕES GASTRONÓMICAS, INSPIRADAS NOS TEMAS, PRODUTOS E SABORES DO CONCELHO DA MOITA. A CONVIDADA DESTE MÊS APRESENTA-NOS UMA NOVIDADE DA PASTELARIA INTERNACIONAL, CUJA DECORAÇÃO É INSPIRADA NAS TRADIÇÕES DE CÁ.

CAKE POPS – BOLOS DE PASSEIO

[12]

O florido arraial que enfeita as ruas da Moita em festa e as pinturas típicas dos barcos do Tejo inspiraram Carmem Guerreiro, cake designer, formada em Decoração Artística de Bolos e proprietária do espaço “Paixão do Açúcar”, na Moita, a apresentar-nos uma novidade internacional na área da pastelaria, os “Cake Pops”. Também conhecidos por Pop Cakes ou Lollipops, são minibolos, modelados em diferentes formas e mergulhados em chocolate derretido, que se assemelham a um chupa-chupa. Estes bolinhos podem ser confecionados em casa, a partir de um pedaço do seu bolo preferido (por exemplo de chocolate), desfarelado, que depois é misturado com leite condensado até se obter uma massa consistente e moldável. Basta dar largas à imaginação e criar os cake pops no formato pretendido (bola, animais, etc.). Derrete-se o chocolate, mergulha-se o pau de chupa no chocolate derretido, até 2 cm, coloca-se na bolinha de bolo e deixa-se repousar um pouco no frio. Em seguida, mergulha-se todo o bolinho no chocolate derretido e deixa-se repousar novamente. Na fase final, os cake pops podem ser decorados com os mais variados motivos utilizando confetis, chocolates de várias cores ou modelando pasta de açúcar colorida. As crianças vão adorar estes bolos fáceis de transportar e que se podem saborear devagar, enquanto se passeia. Espreite a montra da loja “Paixão do Açúcar” (R. Dr. Miguel Bombarda, nº15B), durante a Feira de Maio, e conheça de perto estes curiosos bolinhos, com motivos da terra.


[utilidades] CONTACTOS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS:

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA Praça da República, 2864-007 E-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt

DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900

BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h 4ª feira, prolongamento até às 20:30 BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212 021 227 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h BIBLIOTECA MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 902 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h 4ª feira, prolongamento até às 20:30h BIBLIOTECA MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212 020 021 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h

DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970

FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 900

DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços Av. Vasco da Gama 2835 – 205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – MOITA Praça da República Telefone: 212 806 700/ext.261

Na internet: http://www.cm-moita.pt http://www.facebook.com/cmmoita http://www.twitter.com/cmmoita http://www.youtube.com/municipiomoita Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928 Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800202323 Divisão de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 Fax: 212806750 E-mail: dirp@mail.cm-moita.pt Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210 816 970

[13]


[utilidades] CONTACTOS / CALENDÁRIO DO MÊS

MAIO

POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES NOVAS INSTALAÇÕES Rua Machado Santos, nº 35, Moita Telefone: 210 852 340 PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda do Bombeiros Portugueses, Moita Telefone: 212 801 993 PISCINA MUNICIPAL Rua João Anes, Alhos Vedros Telefone: 212 025 140 E-mail: piscinamunicipal@mail.cm-moita.pt Horários: 2ª a 6ª f - 7:30h às 21:45h; sábados - 7:30h às 19:30h; domingos –7:30h às 13:00h Adaptação ao meio aquático; aprendizagem; aperfeiçoamento; natação recreativa; pais e filhos; hidroginástica e hidrosoft. Consulte os horários em www.cm-moita.pt, no canal Desporto.

S T Q Q S S D

F 2 3 4 5 6

7 8 9 10 11 12 13

14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27

28 29 30 31

S T Q Q S S D

Atendimento Descentralizado da Câmara Municipal aos Munícipes, a partir das 15:00h DIA 4 – Junta de Freguesia do Vale da Amoreira – presidente, João Lobo DIA 11 – Junta de Freguesia de Alhos Vedros – vereadora Vivina Nunes DIA 18 – Delegação Municipal da Baixa da Banheira – vereador Carlos Santos DIA 25 – Junta de Freguesia do Gaio-Rosário – vereador Miguel Canudo

DIA 23 – Reunião Pública descentralizada da Câmara Municipal, às 21:00h, na Baixa da Banheira. Mais informações em www.cm-moita.pt

Tabela de Marés – Maio’12 DIA

PREIA MAR – ALTURA

BAIXA MAR – ALTURA

01

12:05H – 3.21M

–––

05:19H – 1.37M

17:43H – 1.42M

02

00:27H – 3.43M

13:04H – 3.46M

06:20H –1.16M

18:42H – 1.17M

03

01:25H – 3.67M

13:56H – 3.72M

07:12H – 0.94M

19:33H – 0.92M

04

02:16H – 3.89M

14:43H – 3.96M

08:01H – 0.74M

20:21H – 0.71M

05

03:06H – 4.07M

15:30H – 4.14M

08:46H – 0.59M

21:08H – 0.55M

06

03:54H – 4.17M

16:17H – 4.24M

09:31H – 0.53M

21:56H – 0.46M

07

04:42H – 4.16M

17:03H – 4.25M

10:17H – 0.54M

22:44H – 0.47M

08

05:31H – 4.07M

17:52H – 4.18M

11:04H – 0.64M

23:33H – 0.56M

09

06:21H – 3.90M

18:40H – 4.02M

11:51H – 0.82M

–––

10

07:12H – 3.67M

19:33H – 3.81M

00:25H – 0.74M

12:41H – 1.04M

11

08:08H – 3.42M

20:29H – 3.58M

01:19H – 0.95M

13:38H – 1.26M

12

09:10H – 3.21M

21:33H – 3.37M

02:21H – 1.17M

14:42H – 1.44M

13

10:20H – 3.10M

22:43H – 3.27M

03:30H – 1.33M

15:55H – 1.54M

14

11:31H – 3.12M

23:52H – 3.26M

04:41H – 1.40M

17:08H – 1.54M

15

12:32H – 3.22M

–––

05:44H – 1.37M

18:10H – 1.46M

16

00:49H – 3.33M

13:22H – 3.35M

06:38H – 1.30M

19:02H – 1.34M

17

01:39H – 3.42M

14:05H – 3.49M

07:22H – 1.21M

19:45H – 1.23M

18

02:21H – 3.49M

14:43H – 3.60M

08:02H – 1.12M

20:24H – 1.14M

19

02:59H – 3.55M

15:19H – 3.67M

08:37H – 1.06M

20:59H – 1.06M

20

03:35H – 3.57M

15:53H – 3.72M

09:11H – 1.03M

21:34H – 1.03M

21

04:10H – 3.58M

16:25H – 3.73M

09:43H – 1.02M

22:08H – 1.00M

22

04:44H – 3.55M

16:58H – 3.72M

10:15H – 1.03M

22:41H – 1.01M

23

05:18H – 3.51M

17:33H – 3.68M

10:49H – 1.06M

23:17H – 1.03M

ALERTA DE INCÊNDIOS: 117

24

05:55H – 3.45M

18:09H – 3.63M

11:23H – 1.12M

23:55H – 1.07M

PROTECÇÃO CIVIL: 212806700/ 917199412

25

06:33H – 3.36M

18:48H – 3.54M

12:02H – 1.18M

–––

26

07:16H – 3.27M

19:33H – 3.44M

00:35H – 1.15M

12:44H – 1.27M

27

08:05H – 3.17M

20:24H – 3.34M

01:23H – 1.22M

13:36H – 1.37M

28

09:03H – 3.10M

21:26H – 3.27M

02:19H – 1.28M

14:37H – 1.42M

BOMBEIROS: 212890044

29

10:12H – 3.11M

22:36H – 3.29M

03:24H – 1.31M

15:48H – 1.43M

LINHA VERDE RECADOS DA CRIANÇA: 808206656

30

11:23H – 3.23M

23:47H – 3.39M

04:33H – 1.26M

16:59H – 1.33M

31

12:26H – 3.41M

–––

05:38H – 1.14M

18:05H – 1.17M

PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita Telefone: 210 816 910 PSP – BAIXA DA BANHEIRA Largo da GNR, Baixa da Banheira Telefone: 212029010 GNR – MOITA Rua Machado Santos, nº 31, Moita Telefone: 212809330 TRIBUNAL Rua Francisco Távora, Moita Telefone: 212808600

LINHAS DE EMERGÊNCIA NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112 INTOXICAÇÕES: 808250143

SAÚDE 24: 808242424

[14]


[utilidades] APRENDER

GRUPOS ARTÍSTICO- CULTURAIS

ESCOLAS DESPORTIVAS MUNICIPAIS

ARTES

ATLETISMO

OFICINA DE ARTES DO CÍRCULO DE ANIMAÇÃO CULTURAL DE ALHOS VEDROS T. 932214015

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CENTRO DE ATLETISMO DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212040653 / 918355027 / 968561017

ESCOLAS DE DANÇA

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITA T. 210841385 / 966133238

ACADEMIA DE DANÇA DO CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE "O CHINQUILHO" T. 212040516 ESCOLA DE DANÇAS DE SALÃO DA SOCIEDADE FILARMÓNICA CAPRICHO MOITENSE T. 212890102

ESCOLAS DE MÚSICA BANDA MUSICAL DO ROSÁRIO – ESCOLA DE MÚSICA DA BANDA DO ROSÁRIO – T. 212898315

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – GRUPO DESPORTIVO DA FONTE DA PRATA T. 212896859

BASQUETEBOL ESCOLA DE FORMAÇÃO BASQUETEBOL – CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃO T. 212801993

CANOAGEM E VELA

ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" – T.212040067

ESCOLA DE FORMAÇÃO CANOAGEM E VELA – CENTRO NÁUTICO MOITENSE T. 212892907

FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMB. VOL. MOITA – T.212808170/9

FUTEBOL

GRUPOS MUSICAIS

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – UNIÃO FUTEBOL CLUBE MOITENSE T. 212893031

CORO POLIFÓNICO ALIUS VETUS DA SOC. FIL. REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" T. 212040067

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGAL T. 212023289 / 212023296

GRUPO CORAL "O SOBREIRO" – T. 309767926

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – CLUBE RECREIO E INSTRUÇÃO "CRI" T. 212040283

GRUPO MUSICAL "VOZES DA PLANÍCIE" DA SOCIEDADE RECREATIVA E CULTURAL UNIÃO ALENTEJANA – T. 212031556

FUTSAL

GRUPO CORAL INFANTO-JUVENIL DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212047673

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTSAL – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DA ZONA SUL – T. 210863245

GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE” DA ARPI DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212049865

GINÁSTICA

GRUPO CORAL AMIZADE DO CENTRO DE REFORMADOS E IDOSOS DA VILA DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212040271

RANCHOS FOLCLÓRICOS RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇAS E CANTARES DA BARRA CHEIA Adultos e Infantil – T. 212130597 / 212130780 RANCHO FOLCLÓRICO DO CLUBE DAS ARROTEIAS T. 212046691 RANCHO FOLCLÓRICO “CORAÇÕES UNIDOS” DA SOCIEDADE RECREATIVA DA BAIXA DA SERRA, Baixa da Banheira T. 212044996 RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROS DA BARRA CHEIA E ARREDORES” T. 212131051

ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – GINÁSIO ATLÉTICO CLUBE T. 212040949 ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067 ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SOC. FIL. ESTRELA MOITENSE T. 212890207

PATINAGEM ESCOLA DE FORMAÇÃO PATINAGEM – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067

TÉNIS DE MESA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉNIS DE MESA – ACADEMIA MUSICAL E RECREATIVA 8 JANEIRO T. 212033947 / 212020461

XADREZ CLUBE DE XADREZ DA MOITA – T. 212801993

[15]


Câmara Municipal da Moita

À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE Está disponível, no sítio do Município na Internet (www.cmmoita.pt), uma nova plataforma de serviços on-line, nas áreas do abastecimento de água e do urbanismo, que permite aos munícipes aceder remotamente aos serviços municipais para comunicar leituras de consumos, solicitar a substituição ou mudança de contador, a rescisão de contratos ou a consulta de processos relativos a obras particulares. Registe-se na página do Município e poupe tempo com um simples clique.

Agenda Maré Cheia nº 99  

Agenda de Eventos Maré Cheia de Maio de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you