Page 1

100 MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

JUNHO 2012

100

www.cm-moita.pt


ISSN 1647-1857 www.cm-moita.pt DISTRIBUIÇÃO GRATUITA CUIDE DO MEIO AMBIENTE

VERSÃO ON-LINE:

TIRAGEM: 12.000 Ex. PERIODICIDADE: Mensal

ficha técnica IMPRESSÃO: Imagem Fresca

Esta publicação utiliza papel reciclado, produzido por empresa certificada segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. (Certificações de sistemas de Gestão de Qualidade e sistemas de Gestão Ambiental)

“CAIXA” DE SUGESTÕES: Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços marecheia@mail.cm-moita.pt ou Divisão de Informação e Relações Públicas - Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita. A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais. A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

A MARÉ CHEIA está disponível nos equipamentos municipais, serviços públicos e nos seguintes locais: ALHOS VEDROS | Ass. Amizade Arroteense | Café Farinha | Café Ensaio I Clube Rec. Sport Chinquilho Arroteense | Grupo Desp. da Fonte da Prata | Grupo Rec. Familiar do Bairro Gouveia | Pastelaria Sol Nascente | Soc. Filarm. Recreio e Instrução Alhosvedrense "A Velhinha" | Sporting Clube Vinhense BAIXA DA BANHEIRA | Ass. de Reform. Pens. e Idosos da Zona Norte da Baixa da Banheira “o Norte” | Clube do Rio | Clube União Banheirense "O Chinquilho" | Ginásio Atlético Clube | Soc. Rec. da Baixa da Serra | Soc. Rec. e Cult. União Alentejana | Sporting Clube Banheirense | União Desp. e Cultural Banheirense

MOITA I Café A Caravela | Café do Intermachê | Café Fragata | Clube Rec. do Palheirão | Clube Rec. do Penteado | Pastelaria Madrugada | QB | Restaurante Faena | Restaurante "O Messias" | Santos Paladares Cafetaria/restaurante VALE DA AMOREIRA | Pastelaria Princesa

AGRADECIMENTOS: A Câmara Municipal agradece aos seus colaboradores e serviços, às associações e coletividades, às escolas, aos empresários, aos artistas e atletas e a todos os parceiros sociais e culturais da comunidade que tornaram possível este projeto coletivo de promoção e valorização do concelho da Moita, do seu território e da cultura local.

100

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município.

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

100 JUNHO 2012

COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDAÇÃO E FOTOGRAFIA: Divisão de Informação e Relações Públicas COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos; Divisão de Atividades Económicas e Turismo

TÍTULO: Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita EDIÇÃO: Câmara Municipal da Moita

GAIO-ROSÁRIO | Baía Caffé

www.cm-moita.pt

VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade.


[tem a palavra] RUI GARCIA VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

O mês de Junho traz-nos o princípio do Verão, os dias longos cheios de Sol e as noites tépidas que convidam à Festa, à confraternização, à vivência do espaço comunal. Isto é bem expresso no nosso Concelho, onde este mês tem início um período frenético, numa sucessão contínua de actividades e eventos que só irá abrandar com Setembro já avançado. Do 1º de Junho, Dia da Criança e em que abre a Feira Medieval de Alhos Vedros, à Feira do Livro de Alhos Vedros que inicia no dia 29, pelos restantes dias do mês, desenrola-se um vastíssimo conjunto de iniciativas, muitas delas, como as duas já citadas, lideradas por Associações locais e apoiadas pelas autarquias. Registo apenas algumas, sendo que todas estão devidamente assinaladas nesta edição da Maré Cheia: as Festas Multiculturais do Vale da Amoreira, a Milha Nocturna da Moita e o NaturalMoita, mais a GimnoMoita e a CulturFest da Fonte da Prata, e a Semana Alentejana, e a 1ª edição, no Fórum, do BB Blues Fest… e o mais que neste espaço não cabe. E o Tejo mais bonito, agora que o nosso Varino regressou à navegação. E, pelo meio, a praia, as férias e, já agora, a abertura das nossas duas bibliotecas estivais. Enfim, o repouso desejado e necessário, depois de um ano, de mais um ano, de dificuldades acrescentadas, de retrocessos sociais e, em alguns casos, cada vez mais casos, de dramas pessoais e familiares de desemprego, de empobrecimento forçado, de cuidados de saúde a que não se consegue aceder. Parece um paradoxo: com esta vida de crescentes dificuldades para tantos portugueses, parece já não haver espaço nem ânimo para a alegria ou para festas. Mas, mostra-nos a história que a Cultura, também resultado e expressão das preocupações e esperanças dos povos, é um fundamental agente de transformação e progresso social. É do outro lado, do lado dos que vivem da exploração do trabalho alheio, que germina o ódio à cultura, inconcebível para eles fora dos limites restritos das suas próprias elites. Querem-nos mudos, querem-nos quietos, querem-nos idiotas. Não passarão. A Cultura também é Festa. A Festa também é Luta. [3]


[aqui tão perto] 100 COISAS PARA FAZER E CONHECER NO CONCELHO DA MOITA NESTE MÊS DE JUNHO, A MARÉ CHEIA COMEMORA A SUA 100ª EDIÇÃO. ENTRÁMOS ASSIM NO 9º ANO CONSECUTIVO DE EDIÇÕES MENSAIS DA NOSSA AGENDA, OUTRAS TANTAS “MARÉS” DE EVENTOS, ESPETÁCULOS E INICIATIVAS QUE DERAM A CONHECER A PROGRAMAÇÃO MUNICIPAL DE JANEIRO A DEZEMBRO, MAS TAMBÉM AS POTENCIALIDADES DESTE CONCELHO RIBEIRINHO, AS SUAS GENTES, TRADIÇÕES, HISTÓRIAS LOCAIS E CAUSAS COLETIVAS. A aceitação e notoriedade alcançadas pela Maré Cheia no concelho e na região, correspondendo à vontade de conhecimento e necessidades de lazer e cultura manifestadas pelo público, foram também a razão da sua continuidade, mesmo em tempos de contenção e rigor. Refletindo igualmente os valores de serviço público, solidariedade, multiculturalidade e participação cidadã que estão presentes em toda a programação municipal, a Maré Cheia é exemplo reconhecido de “boas práticas”, continuando a aproximar-nos do tempo em que vivemos e do espaço que partilhamos com a comunidade. No concelho da Moita, não faltam coisas para fazer e conhecer, em todos os meses do ano.

EM JUNHO

dia da criança

[1]

histórias

[3]

A Biblioteca de A.Vedros convida as mamãs, papás ou avós a partilhar momentos especiais com os mais pequenos, ouvindo as “Histórias de Colinho”, nos dias 1, 22 e 29 de junho, às 10:30h, para crianças dos 3 aos 5 anos. É necessária marcação prévia. Para assinalar o Dia Mundial da Criança, no dia 1 de junho, a partir das 15:45h, a entrada é gratuita para as crianças que forem à Piscina Municipal, em A. Vedros, acompanhadas por um familiar.

internet

[4]

[2]

O Workshop de Introdução à Internet “Internet sem Mistérios” é no dia 1 de junho, às 10:30h, na Biblioteca da B. da Banheira, e nos dias 14 e 21 de junho, na Biblioteca do V. da Amoreira, a partir das 10:00h.

[4]

feira mediaval

Nos dias 1, 2 e 3 de junho, a partir das 13:00h, visite a 5ª Feira Medieval de Alhos Vedros, promovida pela Alius Vetus – Associação Cultural, História e Património, no Parque das Salinas. Tasquinhas, torneio medieval, música antiga e malabarismo são algumas das iniciativas que não vai querer perder.


jovens

[5]

Aos jovens que frequentam o ensino secundário, sugerimos que assistam ao debate “O Associativismo e a Luta contra a SIDA”, por Dynka Amorim, no dia 1 de junho, pelas 15:00h, na Biblioteca do V. da Amoreira.

biblioteca de praia

[6]

mergulho

[9]

No dia 2 de junho, a partir das 14:30h, realiza-se, na Piscina Municipal, em A. Vedros, o 3º Batismo de Mergulho. Pode também inscrever-se para o 4º Batismo que irá decorrer ainda durante o mês de junho, através do email: piscinamunicipal@mail.cm-moita.pt ou do T: 212025140.

liga dos livros

[10]

Para crianças entre os 8 e os 12 anos: no dia 2 de junho, pelas 15:00h, acontece mais um “Jogo da Liga”, na Biblioteca da B. da Banheira. Inscreve-te e diverte-te a aprender!

áfrica No dia 2 de junho, a Biblioteca Estival vai iniciar a sua época na Praia do Rosário. Durante os meses de verão, passe por lá e leia os jornais diários, revistas e livros. A Biblioteca Estival disponibiliza também jogos e muita animação, de terça a sexta-feira, das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9:00h às 14:00h ou das 14:00h às 18:00h, consoante as marés.

séniores

[7]

[11]

“Chão de Kanâmbua” é o livro de Tomás Daniel Gavino Lima Coelho que vai ser apresentado na Biblioteca do V. da Amoreira, no dia 2 de junho, pelas 21:00h, com a presença do escritor.

arte local

[12]

Às 22:30h do dia 2 de junho, marque presença na inauguração da Exposição Coletiva de Artistas Locais, na Biblioteca do V. da Amoreira.

dia do ambiente “Todos ao Parque” é o desafio que a Câmara Municipal lança aos “jovens” com mais de 50 anos. No dia 2 de junho, às 9:00h, no Parque José Afonso, na B. da Banheira, no dia 9, às 9:00h, no Parque das Salinas, em A. Vedros, e no dia 16, no Parque da Moita.

policial

[8]

É apreciador de um bom romance policial? Não deixe de visitar a Mostra Bibliográfica do Romance Policial patente na Biblioteca da B. da Banheira, de 2 a 30 de junho.

[13]

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente – 5 de junho – a Câmara e a S.energia vão promover, entre 4 e 8 de junho, nas escolas básicas de 1º ciclo que se inscreveram, o Jogo da Glória sobre a temática da Energia. Informa-te na tua escola!

bicho de 7 cabeças [14] Se é daquelas pessoas para quem o computador ainda é um bicho-de-sete-cabeças, não desespere e participe na iniciativa “ABC do Computador”, nos dias 5, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de junho, entre as 10:30h e as 12:00h, na Biblioteca da B. da Banheira.

[5]


conta lá!

[15]

As crianças e jovens até aos 12 anos que gostam de ler e contar histórias aos colegas e amigos podem fazê-lo na Biblioteca de A. Vedros, nos dias 5, 19 e 26 de junho, a partir das 15:00h, na iniciativa “Ora Agora Conta Tu!”.

dormir?

Mais de 100 alunos do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Mouzinho da Silveira vão cantar e encantar, no dia 10 de junho, pelas 10:30h, no Fórum Cultural, na IV Gala de Pequenos Cantores da EB1 da B. da Banheira.

parabéns

[22]

[17]

10 de junho: Dia de Portugal e também dia para comemorar o 22º aniversário da Biblioteca do V. da Amoreira. A animação começa às 16:00h, com a Escola de Música AUDARTE e, uma hora depois, “Vamos Cantar os Parabéns”.

pintura

Agrada-lhe a combinação bons filmes a preços reduzidos? Não perca o cinema no Fórum Cultural, todas as quartas (6, 13, 20, 21 e 27 de junho), às 21:30h. Bilhetes: 2,98 euros.

universidade sénior [18] Tem mais de 55 anos e gostava de voltar a estudar? As inscrições para o próximo ano letivo na UNISEM iniciam-se a 8 de junho. Mais informações: 210891014.

teatro

[21]

[16]

“Biblioteca Fora D’Horas” é no dia 6 de junho, a partir das 20:00h, na Biblioteca do V. da Amoreira. Inscreva as suas crianças, entre os 8 e os 12 anos, gratuitamente na biblioteca.

cinema

gala

[23]

Entre 11 e 29 de junho, vai estar patente, no Posto de Turismo, na Moita, a mostra de pintura “Portugal – Passado e Presente que nos Distingue”, de António S’Albano Dias.

biblioteca no parque [24]

[19]

Reserve os dias 8 ou 9 de junho para ir ao teatro. Pelas 22:00h, o Coletivo Vigilâmbulo Caolho sobe ao palco do Fórum Cultural, com uma peça baseada no livro de Rob Riemen, “Nobreza de Espírito”. Bilhetes: 2,98 euros.

profissões

[20]

No dia 15 de junho, pelas 9:30h, vá passear até ao Parque José Afonso, na B. da Banheira, e acompanhe a abertura da Biblioteca do Parque. Às 10:00h, está prevista uma Hora do Conto para crianças e famílias, baseada no livro “Quem Está Aí?”.

clube de leitura

[6]

No sábado, dia 9 de junho, entre as 14:30h e as 18:30h, visite a exposição “Profissões Tradicionais do Concelho da Moita: o Salineiro, o Marítimo e o Construtor Naval”, no Moinho de Maré de Alhos Vedros. Esta mostra está patente até ao dia 4 de agosto.

[25]

Os jovens com idades entre os 12 e 18 anos que integram a Plataforma “Pé Direito” vão visitar Guimarães Capital Europeia da Cultura, no dia 16 de junho. Ainda não fazes parte deste clube de leitura? Inscreve-te já na Biblioteca da Moita.


passeio no tejo

[26]

Viajar no varino municipal “O Boa Viagem” pode ser uma oportunidade para conhecer o concelho numa perspetiva diferente. Aceite o convite da Câmara e embarque no primeiro passeio desta época fluvial, no dia 16 de junho, das 12:15h às 15:15h. A partida é do Cais da Moita e os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo – T: 210852340.

caminhada

[28]

“Drácula” é um musical que o Projeto Moinhos de Vento – Núcleo de Artes Performativas da Moita vai apresentar no Fórum Cultural, no dia 16 de junho, às 22:00h. O espetáculo tem a duração de 100 minutos, é para maiores de 12 anos e os bilhetes custam 3,58 euros.

bailes

[29]

Um pouco por todo o concelho, realizam-se, neste mês de junho, os Bailes dos Santos Populares. No Largo do Palheirão, na Moita, estão marcados para os dias 16, 23 e 30. Passe por lá e dê um pezinho de dança.

reúnião pública

[31]

De 20 a 24 de junho, decorrem as Festas Multiculturais, no V. da Amoreira. Durante cinco dias, esta freguesia vai mostrar o que tem de mais genuíno: a multiculturalidade. Espetáculos musicais, artesanato e gastronomia são alguns dos pontos altos.

pedalada

[32]

[27]

Gosta de praticar exercício físico ao ar livre? Venha participar na “Caminhada à Beira Tejo Noturna I” , no dia 16 de junho, pelas 21:00h, entre a Moita e o Gaio/Rosário, sempre com o Tejo por companhia, num total de cerca de 7km. A concentração é junto ao edifício dos Paços do Concelho.

musical

vale da amoreira

Venha à (re)descoberta da zona ribeirinha da Moita. Parque José Afonso, na B. da Banheira, A. Vedros, Morçoas, Qta. da Fonte da Prata, Moita, Gaio, Rosário e caminho inverso é o percurso desta “Pedalada Ribeirinha Noturna II”, marcada para o dia 23 de junho, às 21:00h. A concentração é junto à Torre, no Parque José Afonso.

sardinhas

[33]

Junho: altura para quebrar o jejum forçado de vários meses. No prato ou no pão, as sardinhas tornam-se presença obrigatória nas mesas das esplanadas ou nos festejos dos Santos Populares. Em muitos restaurantes, pode-se apreciar a boa sardinha assada, tendo por cenário privilegiado a zona ribeirinha.

cinema infantil

[34]

No dia 24 de junho, vá ao cinema com as suas crianças. Às 11:00h, o Fórum Cultural exibe o filme infantil “O Gato das Botas”. Os bilhetes custam 1,80 euros para menores de 12 anos e 2,98 euros para maiores de 12 anos.

encontros de saberes [35] [30]

Participe na reunião pública da Câmara Municipal, no dia 20 de junho, pelas 21:00h, nos Paços do Concelho, e coloque as suas questões relacionadas com o município, no período reservado à intervenção do público.

Assista à festa de encerramento do ano letivo da Universidade Sénior da Moita, no dia 27, às 15:30h, no Fórum Cultural, e no dia 28, a partir das 20:30h, na Biblioteca da Moita. Do programa, fazem parte exposições, dança, música e teatro.

[7]


feira do livro

[36]

blues

[38]

Se o blues é o seu género musical, saiba que, no dia 29 de junho, pelas 22:00h, o Fórum Cultural vai receber, pela primeira vez, o “BB Blues Fest”. Esta iniciativa é organizada pelo Centro de Atletismo da B. da Banheira. A partir do dia 29 de junho (até 7 de julho), não pode deixar de visitar a 41ª Feira do Livro de A. Vedros, na Praça da República, uma iniciativa promovida pela Academia Musical e Recreativa 8 de Janeiro, com o apoio da Câmara Municipal.

piquenique

[37]

O “Pic Nic Sénior” está marcado para o dia 29 de junho, entre as 10:00h e as 16:00h, no Parque das Canoas, no Gaio. Para mais informações, contacte a Divisão de Assuntos Sociais, através do T: 210891005.

para professores

[39]

Ao longo de todo o mês, as bibliotecas municipais promovem atividades de animação do livro e da leitura para as crianças que frequentam o pré-escolar ou o 1º ciclo do ensino básico. Se é educador ou professor no concelho, consulte o programa das bibliotecas e inscreva a sua turma.

noite

[40]

Sugestão para a noite de sábado, 30 de junho: “Caminhada na Natureza Noturna II”. Venha daí, fazer este passeio pedestre pela freguesia de A. Vedros, em contacto com a natureza. A partida está marcada para as 21:00h, junto ao Moinho de Maré.

EM TODOS OS MESES DO ANO

vias cicláveis

[41]

fantástico

[43]

Se é fã de literatura fantástica, está disponível na Biblioteca da Moita e na Biblioteca do V. da Amoreira, a saga “As Crónicas de Gelo e Fogo” que deram lugar à aclamada série de TV “A Guerra dos Tronos”. De bicicleta ou a caminhar, siga as vias pedonais e cicláveis, ao longo da zona ribeirinha. Em outubro, estará em forma para participar na Mini-Maratona ou, quem sabe, na Meia- Maratona Ribeirinha...

reis e rainhas

[42]

aves

E que tal um passeio pelas antigas salinas para observar as várias espécies de aves aquáticas? Entre S. Pequenos e A. Vedros, há muitos locais onde são ainda visíveis os restos de antigas salinas, junto aos sapais e outras zonas naturalizadas.

coletividades

[8]

Visite o Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Moita, e descubra os 26 retratos que compõem a “Coleção Régia”.

[44]

[45]

Mesmo à porta de casa, pode ter acesso a modalidades desportivas como o spinning, body fit, pilates, yoga, dança contemporânea e outras, a preços bastante convidativos e em horário pós-laboral. As diferentes coletividades têm propostas que o poderão surpreender.


gaio-rosário

[46]

O casario do núcleo antigo do Gaio-Rosário espelha uma época em que a arquitetura era o retrato de uma vivência modesta, difícil e dominada pelas atividades que o rio proporcionava e que dinamizaram a localidade até à década de 60 do séc. XX. Vale a pena observar atentamente.

cães e gatos

[47]

ouvir

[52]

Já “ouviu” a Maré Cheia este mês? A Câmara da Moita foi a primeira do distrito a disponibilizar este serviço inovador dirigido especialmente a cidadãos com capacidade de leitura reduzida. Para aceder à versão vocalizada da agenda, basta clicar no banner da Maré Cheia, disponível no sítio do município.

eco

[53]

Sabe o que é um Ecocentro? É um parque com contentores de grandes dimensões, destinados a receber separadamente diversos materiais para posterior tratamento e reciclagem, onde pode depositar monos domésticos, madeiras e resíduos verdes, óleos usados, pilhas, papel, cartão, embalagens e vidro. O Ecocentro localiza-se no Bairro João da Silva, na Vinha das Pedras, A. Vedros (T. 932073919). Adote um animal no Canil/Gatil Municipal, localizado nas instalações municipais na Qta. do Matão, na Moita, abertas ao público todos os dias úteis, entre as 14:00h e as 15:30h, e aos sábados, das 11:00h às 13:00h.

música

[54]

[48]

Jazz, clássica, blues… pode encontrar de tudo na área dos audiovisuais na rede de Bibliotecas Municipais, para ouvir descontraído na biblioteca ou em casa.

agenda

de borla

[49]

Pratique exercício físico, num cenário privilegiado, no circuito de manutenção da Marginal da Moita. Os equipamentos são de fácil utilização e são…gratuitos.

mercados

[55]

Já tem a sua “Maré Cheia – Quatro Estações”? Trata-se de uma agenda diária e calendário de eventos que passa em revista um ano de acontecimentos no concelho. Se ainda não tem a sua, peça-a através do e-mail dirp@mail.cmmoita.pt, indicando o seu nome e morada.

atendimento

[50]

A Câmara Municipal promove, mensalmente, o programa de atendimento descentralizado, em todas as freguesias, às sextas-feiras, a partir das 15:00h. Se tem algum assunto que gostaria de apresentar ao seu município, consulte o calendário desta agenda (página 14) ou o sítio do município na Internet.

alhos vedros

[51]

O Cais do Descarregador, em A. Vedros, é uma paragem obrigatória para quem se interessa pela história e pelas atividades tradicionais ligadas ao rio. Junto ao Cais, encontra-se o Moinho de Maré e a sede da Associação de Desportos Náuticos "Amigos do Mar".

Faça as suas compras nos mercados municipais de A. Vedros, zona norte e zona sul da B. da Banheira, Gaio/Rosário, Moita, S. Pequenos e V. da Amoreira, onde encontra produtos de qualidade, muitos deles vindos diretamente das hortas locais.

facebook

[56]

Tem perfil no Facebook? Então, acompanhe o Município da Moita nesta rede social. Aqui, pode encontrar imagens de eventos, vídeos e muita informação atual.

jantar

[57]

O que fazer para o jantar? Na rede de Bibliotecas Municipais, estão disponíveis “111 Receitas”. A escolha é variada.

[9]


estaleiro naval

[58]

quinta pedagógica

[63]

Reúna um grupo de amigos com crianças, contacte a CERCIMB e marque uma visita à Qta. do Ouriço, na freguesia de A. Vedros. Peixes, pássaros, coelhos, galinhas, cavalos e outros animais aguardam a visita dos mais novos. Junto a um braço do Tejo, em S. Pequenos, encontra o Estaleiro Naval de Mestre Jaime, o único que prossegue a tarefa de recuperar embarcações típicas. Visite-o e surpreenda-se.

boletim eletrónico

[59]

Para estar a par do que vai acontecendo no Município da Moita, consulte o sítio www.cm-moita.pt, deixe-nos o seu e-mail e passará a receber, semanalmente, a newsletter da Câmara Municipal, com os destaques das notícias e eventos.

viveiro municipal

calendário

[64]

Programe antecipadamente o que pode fazer todos os meses no concelho, consultando o calendário de eventos no sítio do município na Internet.

património

[65]

[60] Já visitou a Igreja Matriz de A. Vedros? Aquela que foi a matriz de “todas as outras igrejas e capelas em redor” é resultado de obras de várias épocas, numa mistura de estilos, na qual é possível fazer-se a leitura da religiosidade e das mentalidades ao longo da história.

Cerca de 200 espécies de flores diferentes conferem ao Viveiro Municipal uma panóplia de cheiros e cores distintas. Se tem interesse em visitá-lo, contacte o Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos, através da Linha Verde do Ambiente: 800202323.

práia do rosário

[61]

bd

[66]

Requisite o clássico da BD, a “trilogia Nikopol”, que está disponível nas bibliotecas da Moita e da B. da Banheira, e disfrute desta obra-prima de Enki Bilal.

youtube

[67]

Acompanhe o canal do município da Moita no Youtube. Os vídeos promovem locais de interesse do concelho, como é o caso do Moinho de Maré, do Estaleiro Naval ou do Palacete da Fonte da Prata. Para aproveitar os dias mais amenos, sugerimos um dia passado na Praia do Rosário, descansando no areal, petiscando no agradável parque de merendas ou ainda deliciando-se com uma caldeirada à fragateiro num dos restaurantes locais.

baixa da banheira

[10]

reciclagem

[68]

Proteja o meio ambiente. Faça a separação dos resíduos e deposite-os nos ecopontos.

funileiro

[69]

[62]

Se ainda não deu por isso, observe, num passeio mais atento, as características peculiares do núcleo mais antigo da B. da Banheira. Ressalta à vista a utilização arquitetónica de formas e cores que se podiam encontrar em elementos do uso quotidiano: puxadores de porta que fazem lembrar asas de avião, varandas que se assemelham aos automóveis "Caddilac"…

Se precisa de uma peça metálica à medida, procure a Oficina do Xico Funileiro, na Moita. É única no concelho e na região e fornece os vendedores dos mercados mensais e feiras. T: 212893523


pôr do sol

[70]

on-line

[76]

Consulte a versão eletrónica da Maré Cheia, partilhe-a com os seus amigos ou veja os vídeos relacionados com os temas abordados.

parques de merendas [77] Assista ao pôr-do-sol na Praia do Rosário, junto ao antigo Posto de Depuração de Ostras do Tejo. Este espaço único e inspirador serve atualmente de palco para os mais variados eventos.

4º domingo

[71]

No quarto domingo do mês, a vila da Moita vive uma agitação diferente. Visite o mercado mensal, onde pode encontrar os mais variados produtos.

coleção

[72]

Do Gaio-Rosário a S. Pequenos, alternando entre parques de merendas e zonas mais naturalizadas, existem muitas áreas agradáveis onde fazer um piquenique. Imprescindível é levar um saco extra para trazer o lixo e deixar tudo como encontrou.

praça de toiros

[78]

Agende uma visita ao Núcleo Museológico da B. da Banheira - João José da Silva que exibe uma coleção de objetos, recriando antigas vivências, costumes e profissões. Contacte a Juntade Freguesia da B. da Banheira (T:212039560).

o teu projeto

[73]

Apresenta o Teu Projeto! Se tens entre 14 e 35 anos e a tua cabeça “fervilha” com ideias que gostarias de ver desenvolvidas no concelho, chegou a altura de as dares a conhecer, aceitando o desafio da Câmara Municipal. Informações: juventude@mail.cm-moita.pt.

fórum cultural

[74]

Reserve antecipadamente o seu lugar no Fórum Cultural, para assistir aos seus espetáculos preferidos. A programação está disponível no sítio do município, através de uma aplicação que permite descarregar a agenda e partilhar a publicação com outros cibernautas.

barcos do tejo

Na Moita, ao cimo da principal Avenida, descubra a Praça de Toiros Daniel do Nascimento. Construída em 1950, a Praça influenciou a evolução urbana naquela zona nas décadas que se seguiram e continua a alimentar o “ambiente de tertúlia constante” que se vive no centro da vila.

turismo

[79]

Conheça as datas dos principais eventos e das festas populares das diferentes freguesias, na área dedicada ao Turismo, no sítio do município. Em Feiras, Festas e Romarias, está disponível toda a informação de que necessita para iniciar o périplo pelas festas de verão.

comércio tradicional [80] [75] Está bem vivo e recomenda-se pela simpatia do acolhimento e economia em que muitas vezes se traduz a opção de fazer compras mais perto de casa. Faça as suas compras no comércio local.

piscina municipal Quem já viu os barcos típicos do Tejo no concelho, não esquece as pinturas com cores garridas que os tornam únicos. Estes exemplares "vivos" da arte popular esperam pelos olhares mais atentos, junto ao Cais da Moita.

[81]

A Piscina Municipal em A. Vedros disponibiliza aulas de adaptação ao meio aquático, hidroginástica e hidrosoft. Além disso, tem um horário para natação recreativa. Informe-se no canal Desporto, em www-cm-moita.pt, e inscreva-se.

[11]


projetos educativos

[82]

Em maio, inspire-se na multiplicidade de ideias criativas apresentadas na Feira de Projetos Educativos e incentive, ao longo de todo o ano, na escola ou em casa, a descoberta, os jogos pedagógicos e a educação pela arte. O município coloca à disposição vários recursos para as escolas e famílias. Informe-se!

miniaturas

[83]

Das atividades desenvolvidas por artesãos do concelho, a mais emblemática é a construção de miniaturas de barcos típicos do Tejo nas freguesias do Gaio/Rosário e de S. Pequenos. Em visita a estas localidades, pergunte aos habitantes onde pode encontrar estas famosas miniaturas.

gastronomia

[84]

verde

[86]

A Moita é o concelho da AML com a maior área verde tratada por habitante, com um total de mais de 50 hectares de parques e jardins. Se ainda não conhece todos os parques, visite o Parque José Afonso, na B. da Banheira, o Parque das Salinas, em A. Vedros, o Parque Estrela Vermelha, na B. da Banheira, e o Parque Municipal da Moita.

arte urbana

[87]

Nos vários espaços públicos do concelho, podemos encontrar um conjunto de obras artísticas, de arte urbana contemporânea, evocando a história ou as atividades económicas mais representativas e marcantes da região.

vídeo

[88]

Para os fãs da história mundial, já está disponível nas bibliotecas municipais, em DVD e Blu-ray, “J. Edgar”, o filme de Oliver Stone sobre a vida de J. Edgar Hoover, um homem que durante a sua vida foi um dos mais poderosos dos EUA.

alto de s. sebastião

[89]

Gostaria de surpreender os seus amigos com uma receita típica? No canal Gastronomia, no sítio do município, encontra receitas que refletem alguns dos costumes locais, como caldeirada à fragateiro, sopa caramela, lamejinhas com cebola, farrafuza, massa de cherne, feijoada de choco ou arroz doce caramelo.

sarilhos pequenos

[85] A Capela de S. Sebastião reabriu as suas portas depois de recentemente recuperada. As caraterísticas deste edifício merecem, por si só, uma visita atenta. É uma construção simples, em termos arquitetónicos, mas apresenta um belo conjunto de painéis de azulejos azuis e brancos do século XVIII.

[12]

O núcleo antigo de S. Pequenos testemunha a sua tradicional ligação ao rio. Com as tintas que sobravam da pintura das embarcações, os sarilhenses pintavam as suas casas. Será assim fácil de prever o resultado: casas com fachadas pintadas de cores garridas, como barcos. Faça uma visita e confirme o efeito visual.

wireless

[90]

Desfrute de todos os momentos de lazer ao ar livre, nos parques do concelho (A. Vedros, B. da Banheira e Moita) e não deixe de estar ligado ao mundo: estas são zonas wireless.


saramago

[91]

às 10, tocas à porta

[97]

Até novembro de 2012, está a decorrer, nos municípios da Moita e do Barreiro, o projeto “Oficina Saramago” que pretende dar a conhecer a vida e obra do escritor. Esteja atento.

guia do munícipe

[92]

Informações úteis sobre os serviços e equipamentos municipais, juntas de freguesia e outros serviços públicos na área do concelho, sobre o que pode tratar nas delegações municipais ou nos postos de atendimento ao cidadão, estão compiladas no Guia do Munícipe, disponível para consulta através do sítio do município.

design

[93]

A Câmara Municipal apostou numa parceria com a marca Tela Bags para reutilizar materiais e transformá-los numa linha de peças de design exclusivo, que inclui malas, pastas, bolsas e carteiras. Os artigos estão à venda no Posto de Turismo, na Moita, e no Fórum Cultural, na B. da Banheira.

artesanato

[94]

A tua banda ou grupo de teatro já atuou numa sala de espetáculos com mais de 300 lugares? Esta é a tua oportunidade. O “Às 10h, Tocas à Porta” procura apoiar e divulgar projetos culturais nas mais diversas áreas, desafiando a participação e criação juvenil. Contacta o Fórum Cultural ou o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal.

clique

Está disponível, no sítio do município, uma nova plataforma de serviços on-line. Registe-se e poupe tempo com um simples clique.

em festa

O humor, a crítica social e a imaginação, aliados à arte de trabalhar o barro, resultam em peças únicas, capazes de nos roubar um sorriso, num simples olhar. Visite o ateliê de Carlos Pereira, na Moita. T: 212891168

esplanadas

[95]

Nas noites mais quentes, escolha as esplanadas das praças centrais das diferentes freguesias, para conviver com a família e amigos e refrescar-se com uma bebida.

moita

[96]

No "coração" do núcleo antigo da vila da Moita, os passos dos antigos marítimos, entre o velho Cais e a Igreja de Nª Srª da Boa Viagem, ecoam ainda nas pedras da calçada. Visite a Igreja e num dos painéis da Virgem com o menino, descubra, em fundo, as silhuetas dos barcos típicos do Tejo.

[98]

[99]

Há seis no concelho, uma por cada freguesia, e sucedem-se ao longo de todo o verão. Escolha uma ou vá a todas!

surpresas!

[100]

A Maré Cheia chegou à 100ª edição! E porque é você, leitor, a principal razão da sua existência, temos um passatempo para si. Se é um seguidor atento e costuma colecionar a nossa agenda, vá ao Posto de Turismo, na Moita, ou ao Fórum Cultural, na B. da Banheira, e apresente o primeiro e o último número da Maré Cheia. Deixe o seu nome e contato e prepare-se para uma surpresa. Vai valer a pena!

[13]


[utilidades] CONTACTOS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS:

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA Praça da República, 2864-007 E-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt Na internet: http://www.cm-moita.pt http://www.facebook.com/cmmoita http://www.twitter.com/cmmoita http://www.youtube.com/municipiomoita Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928 Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800202323

BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h 4ª feira, prolongamento até às 20:30 BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212 021 227 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h BIBLIOTECA MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 902 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h 4ª feira, prolongamento até às 20:30h BIBLIOTECA MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212 020 021 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h

Divisão de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 Fax: 212806750 E-mail: dirp@mail.cm-moita.pt Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900

[14]

DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970

FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 900

DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços Av. Vasco da Gama 2835 – 205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – MOITA Praça da República Telefone: 212 806 700/ext.261 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210 816 970


[utilidades] CONTACTOS / CALENDÁRIO DO MÊS

JUNHO

POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES NOVAS INSTALAÇÕES Rua Machado Santos, nº 35, Moita Telefone: 210 852 340 PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda do Bombeiros Portugueses, Moita Telefone: 212 801 993 PISCINA MUNICIPAL Rua João Anes, Alhos Vedros Telefone: 212 025 140 E-mail: piscinamunicipal@mail.cm-moita.pt Horários: 2ª a 6ª f - 7:30h às 21:45h; sábados - 7:30h às 19:30h; domingos –7:30h às 13:00h Adaptação ao meio aquático; aprendizagem; aperfeiçoamento; natação recreativa; pais e filhos; hidroginástica e hidrosoft. Consulte os horários em www.cm-moita.pt, no canal Desporto.

S T Q Q S S D

1 2 3

4 5 6 F 8 9 F

11 12 13 14 15 16 17

18 19 20 21 22 23 F

25 26 27 28 29 30

S T Q Q S S D

Atendimento Descentralizado da Câmara Municipal aos Munícipes, a partir das 15:00h DIA 1 – Paços do Concelho, Moita – presidente, João Lobo DIA 8 – Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos – vice-presidente, Rui Garcia DIA 15 – Junta de Freguesia do Vale Amoreira – vereadora Vivina Nunes DIA 22 – Junta de Freguesia de Alhos Vedros – vereador Carlos Santos DIA 29 – Delegação Municipal da Baixa Banheira – vereador Miguel Canudo

DIA 20 – Reunião Pública da Câmara Municipal, às 21:00h, nos Paços do Concelho. Mais informações em www.cm-moita.pt

Tabela de Marés – Junho’12 DIA

PREIA MAR – ALTURA

BAIXA MAR – ALTURA

01

00:51H – 3.54M

13:24H – 3.64M

06:38H – 0.98M

19:04H – 0.97M

02

01:49H – 3.71M

14:17H – 3.85M

07:33H – 0.82M

20:00H – 0.77M

03

02:44H – 3.86M

15:09H – 4.02M

08:24H – 0.70M

20:52H – 0.62M

04

03:37H – 3.95M

16:00H – 4.14M

09:13H – 0.64M

21:43H – 0.52M

05

04:29H – 3.98M

16:50H – 4.18M

10:02H – 0.62M

22:33H – 0.49M

06

05:19H – 3.93M

17:38H – 4.14M

10:50H – 0.68M

23:23H – 0.55M

07

06:09H – 3.81M

18:27H – 4.03M

11:38H – 0.79M

–––

08

06:57H – 3.64M

19:15H – 3.84M

00:12H – 0.67M

12:26H – 0.93M

09

07:47H – 3.46M

20:04H – 3.62M

01:01H – 0.85M

13:14H – 1.11M

10

08:37H – 3.27M

20:56H – 3.39M

01:52H – 1.04M

14:08H – 1.28M

11

09:33H – 3.11M

21:53H – 3.21M

02:46H – 1.22M

15:06H – 1.42M

12

10:35H – 3.05M

22:57H – 3.11M

03:45H – 1.35M

16:12H – 1.51M

13

11:40H – 3.06M

–––

04:48H – 1.41M

17:19H – 1.51M

14

00:01H – 3.10M

12:37H – 3.15M

05:49H – 1.39M

18:21H – 1.45M

15

00:57H – 3.14M

13:28H – 3.26M

06:43H – 1.32M

19:13H – 1.35M

16

01:47H – 3.22M

14:12H – 3.38M

07:29H – 1.24M

19:58H – 1.23M

17

02:30H – 3.29M

14:51H – 3.50M

08:10H – 1.16M

20:37H – 1.14M

18

03:10H – 3.37M

15:28H – 3.58M

08:46H – 1.09M

21:14H – 1.05M

19

03:48H – 3.43M

16:05H – 3.66M

09:22H – 1.04M

21:50H – 0.98M

20

04:26H – 3.47M

16:41H – 3.71M

09:56H – 0.99M

22:25H – 0.92M

21

05:03H – 3.49M

17:18H – 3.73M

10:32H – 0.97M

23:02H – 0.88M

22

05:41H – 3.48M

17:56H – 3.72M

11:09H – 0.95M

23:39H – 0.89M

23

06:20H – 3.46M

18:36H – 3.67M

11:48H – 0.97M

–––

ALERTA DE INCÊNDIOS: 117

24

07:01H – 3.40M

19:18H – 3.59M

00:19H – 0.91M

12:29H – 1.02M

PROTECÇÃO CIVIL: 212806700/ 917199412

25

07:46H – 3.32M

20:04H – 3.48M

01:02H – 0.97M

13:15H – 1.10M

26

08:37H – 3.25M

20:58H – 3.37M

01:51H – 1.05M

14:08H – 1.18M

27

09:36H – 3.19M

22:01H – 3.30M

02:47H – 1.11M

15:11H – 1.24M

28

10:44H – 3.22M

23:12H – 3.29M

03:52H – 1.16M

16:22H – 1.25M

BOMBEIROS: 212890044

29

11:53H – 3.33M

–––

05:02H – 1.14M

17:35H – 1.18M

LINHA VERDE RECADOS DA CRIANÇA: 808206656

30

00:23H – 3.37M

12:59H – 3.50M

06:10H – 1.05M

18:44H – 1.03M

PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita Telefone: 210 816 910 PSP – BAIXA DA BANHEIRA Largo da GNR, Baixa da Banheira Telefone: 212029010 GNR – MOITA Rua Machado Santos, nº 31, Moita Telefone: 212809330 TRIBUNAL Rua Francisco Távora, Moita Telefone: 212808600

LINHAS DE EMERGÊNCIA NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112 INTOXICAÇÕES: 808250143

SAÚDE 24: 808242424

[15]


Câmara Municipal da Moita Ergue-te ó Sol de Verão Somos nós os teus cantores Da matinal canção Ouvem-se já os rumores Ouvem-se já os clamores Ouvem-se já os tambores

Venha a maré cheia Duma ideia P'ra nos empurrar

Só um pensamento No momento P'ra nos despertar (...) Coro da Primavera, José Afonso

Agenda Maré Cheia nº 100  

Agenda Maré Cheia de Eventos de Junho 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you