Page 1


ISSN 1647-1857 www.cm-moita.pt DISTRIBUIÇÃO GRATUITA CUIDE DO MEIO AMBIENTE

VERSÃO ON-LINE:

ficha técnica

TIRAGEM: 12.000 Ex. PERIODICIDADE: Mensal

Esta publicação utiliza papel reciclado, produzido por empresa certificada segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. (Certificações de sistemas de Gestão de Qualidade e sistemas de Gestão Ambiental)

IMPRESSÃO: Imagem Fresca

“CAIXA” DE SUGESTÕES: Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços marecheia@mail.cm-moita.pt ou Divisão de Informação e Relações Públicas - Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita. A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais. A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

A MARÉ CHEIA está disponível nos equipamentos municipais, serviços públicos e nos seguintes locais: ALHOS VEDROS | Ass. Amizade Arroteense | Café Farinha | Café Ensaio I Clube Rec. Sport Chinquilho Arroteense | Grupo Desp. da Fonte da Prata | Grupo Rec. Familiar do Bairro Gouveia | Pastelaria Sol Nascente | Soc. Filarm. Recreio e Instrução Alhosvedrense "A Velhinha" | Sporting Clube Vinhense BAIXA DA BANHEIRA | Ass. de Reform. Pens. e Idosos da Zona Norte da Baixa da Banheira “o Norte” | Clube do Rio | Clube União Banheirense "O Chinquilho" | Ginásio Atlético Clube | Soc. Rec. da Baixa da Serra | Soc. Rec. e Cult. União Alentejana | Sporting Clube Banheirense | União Desp. e Cultural Banheirense

VALE DA AMOREIRA | Pastelaria Princesa

[ MARÉ CHEIA + ACESSÍVEL ] versão on-line e versão de voz em www.cm-moita.pt

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município. MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

96 FEVEREIRO 2012

COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDAÇÃO E FOTOGRAFIA: Divisão de Informação e Relações Públicas COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos; Divisão de Atividades Económicas e Turismo AGRADECIMENTOS: José Alberto e Pedro Mendes; Vendedores ambulantes: Amílcar Mestre, Manuel Rosa, Manuel Tereso, Maria Saudade Alves e Ricardo Margaço.

TÍTULO: Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita EDIÇÃO: Câmara Municipal da Moita

MOITA I Café A Caravela | Café do Intermachê | Café Fragata | Clube Rec. do Palheirão | Clube Rec. do Penteado | Pastelaria Madrugada | QB | Santos Paladares Cafetaria/restaurante

www.cm-moita.pt

VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade.

Capa: Mercado de venda ambulante semanal - Baixa da Banheira


[tem a palavra] RUI GARCIA VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

Escrever este pequeno apontamento no início de 2012 e escapar ao já lugar-comum: “vai ser um ano muito difícil” é tarefa quase impossível, pelo que nem sequer vou tentar. Vai ser um ano muito difícil, dizem-nos. Entre ameaças e presságios, abundam os profetas da desgraça, governantes, comentadores e outros doutores, que, laboriosos, não se cansam de nos informar que, em resultado de pecados passados, essa vida de abundância, deboche até, a que os portugueses se entregaram durante anos, e a bem do supremo desígnio da Salvação Nacional, agora temos todos (todos?!) que fazer sacrifícios. Fiquemos mais pobres, percamos direitos que levaram décadas a conquistar, recuemos aos “bons velhos tempos” dos nossos bisavós, porque desta é que é: as bem-aventuranças aguardam logo ali, repetem-nos até à exaustão (nossa) os sábios dos painéis de comentadores: afinal, dizem eles, já começou, outra vez, o princípio do fim da crise. Vai ser um ano muito difícil, somos nós obrigados a dizer, no que à atividade municipal diz respeito. Agravam-se todas as consequências da profunda crise económica e social que vivemos, enquanto prossegue e se aprofunda a sanha contra o Poder Local Democrático: asfixia financeira, limitações à autonomia, redução forçada de pessoal, são alguns dos vetores deste ataque, cujos resultados, tão inevitáveis quanto pretendidos, são a degradação do Serviço Público e a cada vez maior dificuldade das autarquias em corresponder às necessidades e anseios das populações. Mas Fevereiro é o mês do Carnaval e a nossa “Velhinha” vai realizar, pelo 22º ano consecutivo, o Corso de Carnaval de Alhos Vedros, contando para isso com os habituais apoios da Câmara Municipal, além do que, durante todo o mês, será extensa e diversificada a programação na Rede de Bibliotecas, nos equipamentos culturais e no âmbito desportivo. Neste tempo em que pretendem impor ao povo português uma brutal regressão social, a luta contra a agressão trava-se em diversos campos. A defesa do serviço público e do papel das autarquias na promoção do desenvolvimento local e a defesa da Cultura são imprescindíveis. A Cultura é indispensável ao progresso social. A Cultura ilumina o que a política de direita gostaria de obscurecer. A Cultura liberta, a política de retrocesso social oprime. A saída democrática para a crise será construída pela intervenção dos trabalhadores e do povo e a Cultura e o Poder Local de Abril deverão desempenhar um papel central nessa construção.

[3]


[à lupa] A BRINCAR AO FAZ DE CONTA

“PORQUE A VIDA SÃO DOIS DIAS E O CARNAVAL SÃO TRÊS”, MESMO EM TEMPO DE CRISE, DEIXE-SE CONTAGIAR PELA BOA DISPOSIÇÃO E VENHA PARA A RUA. TOME NOTA DAS INICIATIVAS PROGRAMADAS PARA ESTE CARNAVAL QUE INCLUEM ATELIÊS INFANTIS, DESFILES CARNAVALESCOS, TEATRO E MUITA ANIMAÇÃO.

PREPARA A TUA MÁSCARA

[4]

Para estimular a criatividade dos mais novos, as bibliotecas municipais prepararam um conjunto de ateliês especialmente dedicados ao Carnaval, onde cada um pode criar o seu disfarce. “Constrói a Tua Máscara de Carnaval” é o nome da iniciativa, aberta à participação de crianças até aos 12 anos, que a Biblioteca Municipal de Alhos Vedros acolhe nos dias 4, 11 e 18 de Fevereiro, pelas 15:00h. Para 18 de Fevereiro, durante todo o dia, está também marcado um ateliê de pinturas faciais, para crianças de todas as idades, na Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira.


VEM PARA A RUA As ruas das diferentes freguesias do concelho vão encher-se de cor, alegria e pequenos mascarados, com a realização dos habituais desfiles carnavalescos das escolas, no dia 17 de Fevereiro, a partir das 10:00h. Outro dos momentos altos é, sem dúvida, o Corso de Carnaval de Alhos Vedros. Este ano sob o tema “E se Alhos Vedros Fosse um Filme…”, o desfile organizado pela Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense, “A Velhinha”, sai à rua a 19 e 21 de Fevereiro. O cinema português, o cinema a preto e branco, o terror e os filmes fantásticos prometem animar o corso que, seguramente, contará com a presença de algumas das mais famosas estrelas de cinema…

ENTRA NO MUNDO DO FAZ DE CONTA Os que preferem uma ida ao teatro não podem perder “Grimm”, um espetáculo para sonhadores de todas as idades, de Ricardo Bragão, apresentado pelo Teatro Alardiário, no dia 18 de Fevereiro, às 16:00h, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira (ver Vai Acontecer).

E DIZ ADEUS AO ENTRUDO A encerrar os festejos de Carnaval no concelho, no dia 22 de Fevereiro, será recriado, pelo quinto ano consecutivo, por um grupo de amigos foliões, o Enterro do Bacalhau – uma manifestação teatral com cortejo fúnebre, que ocorre tradicionalmente, na quarta-feira de cinzas, em diversas regiões do País. A partir das 21:00h, junte-se à viúva, ao padre, ao coveiro e ao ajudante de coveiro, no Cais da Moita, e acompanhe o cortejo fúnebre do morto, com muita sátira à mistura, pela Rua 5 de Outubro, Avenida Teófilo Braga e Rua Machado Santos. José Alberto, Pedro Mendes e Joaquim Nazaré, da organização, convidam toda a população a participar na recriação do Enterro do bacalhau: “Apareçam! Mesmo que não conheçam o morto, não faz mal”. No final do cortejo, que termina junto ao cais, terá lugar a “Queima do Judas”.

[5]


[vai acontecer] AGENDA DE FEVEREIRO

feiras e festas

25 DE FEVEREIRO / 22:00 HORAS DIAS 19 E 21 DE FEVEREIRO / 15:00 HORAS

CORSO DE CARNAVAL DE ALHOS VEDROS “E SE ALHOS VEDROS FOSSE UM FILME…” Alhos Vedros (Ver À Lupa)

música

PROJETO “ÀS 10H TOCAS À PORTA” ATMA CONVIDA GRUPO DE FLAMENCO E SEVILHANAS SOLEDAD Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 3,58 euros) Quatro espíritos, uma só voz... uma viagem a este e a outros tempos, às nossas raízes e a tantas outras culturas… Assista a um espetáculo que une a música e a dança: guitarra portuguesa, fado, sons africanos, indianos e também a dança flamenca e outras danças ciganas. Não perca.

10 DE FEVEREIRO

“MEMORIAL” – ESPETÁCULO COM CARLOS MENDES, FERNANDO TORDO E FILIPA PAIS Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 11,90 euros)

[6]

Memorial é um novo espetáculo que junta duas gerações de cantores: Fernando Tordo e Carlos Mendes - cujas composições e interpretações fazem parte da história musical do nosso país – e Filipa Pais, uma voz inconfundível que pertence a uma nova geração de cantores. Imperdível!

atividades para crianças DIAS 3, 10, 17 E 24 DE FEVEREIRO / 10:30 HORAS

“HISTÓRIAS DE COLINHO” Biblioteca Municipal de Alhos Vedros Destinatários: crianças dos 3 aos 5 anos (com marcação prévia)

4 DE FEVEREIRO / ÀS 16:00H E ÀS 17:30H

PROJECTO "DE PEQUENINO..." – "MÃE-MÃO", Pelo Teatro Biombo Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Destinatários: bebés dos 6 aos 36 meses Inscrição através do telefone: 210888900 Era uma vez uma criança que queria estar sempre de mãos dadas com a sua mãe. Que precisava das mãos da mãe para conseguir usar as suas próprias mãos. Que pensava nada poder fazer sem aquelas mãos grandes, meigas, acolhedoras e protetoras. Até que um dia aprende a voar e descobre o prazer da autonomia. Reserve já o bilhete e vá com o seu bebé ao teatro.

DIAS 4, 11 E 18 DE FEVEREIRO / 15:00 HORAS

“CONSTRÓI A TUA MÁSCARA DE CARNAVAL” Biblioteca Municipal de Alhos Vedros Destinatários: crianças até aos 12 anos (Ver À Lupa)

18 DE FEVEREIRO / TODO O DIA

PINTURAS FACIAIS Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira (Ver À Lupa)


25 DE FEVEREIRO / 16:00 HORAS

“SONS AO ENTARDECER” Capela de São Sebastião – Moita (Bilhetes: 3,58 euros)

18 DE FEVEREIRO / 16:00 HORAS

TEATRO “GRIMM”, De Ricardo Bargão, pelo Teatro Alardiário Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Destinatários: crianças e famílias (Bilhetes: menores de 12 anos – 1,80 euros; Maiores de 12 anos – 2,98 euros)

E que tal vires até ao Fórum Cultural, descobrir que aventuras este espaço guarda para ti? Vamos explorar-lhe os cantos e recantos, escutar as vozes que o habitam, encher o peito de ar e captar os cheiros, inventar novos sons e pintá-lo de outras cores… Para participares, é só inscreveres-te gratuitamente no Fórum Cultural, através do t: 210888900.

cinema CICLO “OS CINEASTAS E O CINEMA II” Em parceria com a Associação Portuguesa de Realizadores e a Associação Cultural “Os Filhos de Lumière” 1 DE FEVEREIRO / 21:30 HORAS

“A NOSSA FORMA DE VIDA” – A escolha de Sérgio Trefaut 8 DE FEVEREIRO / 21:30 HORAS

26 DE FEVEREIRO / 11:00 HORAS

CINEMA INFANTIL Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: menores de 12 anos – 1,80 euros; Maiores de 12 anos – 2,98 euros)

“CISNE” – A escolha de Teresa Villaverde 15 DE FEVEREIRO / 21:30 HORAS

“PEIXE - LUA” – A escolha de Teresa Villaverde 22 DE FEVEREIRO / 21:30 HORAS

“ROCCO E OS SEUS IRMÃOS” – A escolha de Teresa Villaverde 29 DE FEVEREIRO / 21:30 HORAS

Dois atores, com a ajuda de marionetas, teatro de sombras e projeções de vídeo, irão contar a história dos irmãos Grimm e as histórias dentro da história, desde a Branca de Neve à Bela Adormecida, passando pelo Capuchinho Vermelho e pelos Músicos de Bremen. Esta peça, interpretada por Ricardo Bargão e produzida pelo Teatro Alardiário com a Companhia Teatral do Chiado, vai juntar pequenos e graúdos numa tarde divertida. 25 DE FEVEREIRO / 15:00 HORAS

OFICINA DE EXPRESSÃO PLÁSTICA “QUEM MORA AQUI?” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Destinatários: crianças dos 6 aos 10 anos

26 DE FEVEREIRO / 11:00 HORAS

“CONTOS D’INVERNO”, Baseado no livro “O Fantasma das Cuecas Rotas”, de Isabel Ricardo Amaral Dia 4, às 16:00h, na Biblioteca Municipal de Alhos Vedros; Dia 11, às 11:00h, na Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira; Dia 18, às 16:00h, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça; Dia 25, às 16:00h, na Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Destinatários: crianças e famílias

“EUROPA 51” – A escolha de Teresa Villaverde Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 2,98 euros)

desporto DIAS 3 E 4 DE FEVEREIRO / 19:00 E 14:00 HORAS

47º ESTÁGIO TÉCNICO DISTRITAL DA ASSOCIAÇÃO DE KARATÉ DO DISTRITO DE SETÚBAL Pavilhão Desportivo Municipal – Moita Mais informações, através do t: 210817005 [7]


[vai acontecer] AGENDA DE FEVEREIRO

4 DE FEVEREIRO / 9:00 HORAS

ATÉ 10 DE FEVEREIRO

12ª ACÇÃO DE FORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE KARATÉ DO DISTRITO DE SETÚBAL Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Mais informações, através do t: 210817005

“SÃO JOGOS, SÃO VIDA” Pintura de Rui Parreira Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita DE 1 A 28 DE FEVEREIRO

MOSTRA BIBLIOGRÁFICA DE MIA COUTO Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira DE 4 A 18 DE FEVEREIRO

MOSTRA DE DESENHOS, De André Neves e David Brazão Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira

A PARTIR DE 20 DE FEVEREIRO (Até 9 de Março)

COLETIVA DO GART – GRUPO DE ARTISTAS E AMIGOS DA ARTE, De Vila Franca de Xira Galeria de Exposições no Posto de Turismo Municipal – Moita

outros eventos WORKSHOP DE INTERNET: “INTERNET SEM MISTÉRIOS” Dia 3, às 10:30h, na Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira; Dias 9 e 16, às 10:00h, na Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira Destinatários: adultos

4 DE FEVEREIRO / 15:00 HORAS

9º CORTA MATO DO VALE DA AMOREIRA – ATLETISMOITA Traseiras da Banda H – Vale da Amoreira 26 DE FEVEREIRO / 9:00 HORAS

TORNEIO DE TÉNIS DE MESA, Pavilhão Desportivo Municipal – Moita Mais informações, através do t: 210817005

exposições (ATÉ 31 DE MARÇO)

[8]

“O SALINEIRO, O MARÍTIMO E O CONSTRUTOR NAVAL – PROFISSÕES TRADICIONAIS NO CONCELHO DA MOITA” Moinho de Maré – Alhos Vedros Horário: Público em geral – sábados, das 14:30h às 18:30h; Escolas – visitas diárias, através de marcação para o t: 210817000

DIAS 4 E 25 DE FEVEREIRO /14:30 HORAS

DE 4 A 25 DE FEVEREIRO Inauguração, dia 4, às 17:00h

“A ORQUESTRA DIZÁR-MÓNICA”, De Ricardo Coxixo Galeria de Exposições do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira “Num mundo próximo do conto de fadas, surgem-nos orquestras de uma sociedade de consumo, tocam músicas e excessos, dançadas por seres anímicos. Uma verdadeira paródia onde o mundo infantil se eleva a uma divina comédia, onde o trágico e o cómico interagem entre si. DE 7 A 25 DE FEVEREIRO

“ENCONTRO DE CORES” Mostra de Pintura de Lúcia Cerejo Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

ENCONTRO PÉ DIREITO Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Saída ao Bairro Alto, dia 11, no âmbito da iniciativa “As ruas têm um nome” Destinatários: Jovens dos 12 aos 18 anos 24 DE FEVEREIRO / 21:00 HORAS

TERTÚLIA SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, No âmbito das comemorações do Dia Europeu da Vítima Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira 29 DE FEVEREIRO / 17:30 HORAS

OFICINA SARAMAGO: CONFERÊNCIA COM SUSANA VENTURA, Da Universidade de São Paulo Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita (Ver Aqui Tão Perto)


[cumplicidades] apetece ler...

ir em cantigas...

O AMOR O QUE É? de José Jorge Letria › Editora Âmbar

PALÁCIO › Filho da Mãe

É no dia 14 deste mês que se celebra o Dia de São Valentim. Mas será possível definir o amor, nas várias maneiras de o sentir e de o partilhar, tentando chegar aos mais pequenos e também aos mais crescidos? Escrito por José Jorge Letria e ilustrado por Catarina França, este livro vai tentar fazer isso mesmo: dar a perceber aos mais pequenos e aos mais crescidos diversas formas de dizer e sentir o amor, num tempo cheio de medo e egoísmo. Um livro para encher o coração de ternura, alegria e calor, quando o frio ainda se faz sentir.

Rui de Carvalho é o “Filho da Mãe” e Filho da Mãe é um dos melhores guitarristas nacionais. A guitarra acústica que nos “enche as medidas” em “Palácio” é inquietante, genial e de uma técnica desconcertante. “Palácio” é um disco que, citando Tó Trips dos Dead Combo, “embora tenha uma identidade muito própria, é barroco, clássico, moderno, experimentalista, cru e intemporal, que se redescobre a cada nova audição”. Um disco para todos os amantes da boa música e para aqueles que apreciam o virtuosismo na guitarra acústica.

7ª arte...

à distância de um clique...

AMOR ESTÚPIDO E LOUCO › Realizador: Glenn Ficarra e John Regua

www.por5euros.net

Cal tem tudo o que se pode desejar para uma vida pacata: um bom emprego, uma boa casa e filhos excelentes. Sem se aperceber que a rotina tinha levado a sua relação ao ponto de rotura, Cal vê o seu mundo ruir quando a esposa pede o divórcio. Perdido, só e deprimido, passa a vida num bar local e só vê a sua vida mudar quando conhece Jacob Palmer, um jovem sedutor que lhe abre os olhos para outras opções: mulheres sedutoras, bebidas masculinas e estilo. Contudo, vão ambos descobrir que andam em busca do amor nos sítios errados e que, aparentemente, não são os únicos.

O que faria por 5 euros? Traduziria textos? Passaria roupa a ferro? Escreveria artigos? Editaria fotografias? Qualquer trabalho tem um preço e se pensa que consegue fazer pequenos trabalhos por 5 euros, porque não anunciá-lo neste site e começar a ganhar alguns trocados? Se precisa de alguma coisa, também a pode procurar aqui e, caso não a encontre, pode ainda apresentar uma sugestão e esperar que alguém a agarre.

[9]


[aqui tão perto] PROJETOS MUNICIPAIS

“OFICINA SARAMAGO”

UM ANO DE INICIATIVAS PARA PROMOVER A OBRA E O ESCRITOR

[10]

José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, deixou-nos um vasto e importante legado literário, do qual fazem parte obras incontornáveis como “Levantado do Chão”, “Memorial do Convento”, “Ensaio Sobre a Cegueira” ou “A Viagem do Elefante”. Dar a conhecer a vida e obra de José Saramago, a importância dos seus temas de escrita e da sua estética, bem como as grandes causas que dominaram as suas intervenções como cidadão e escritor é um dos principais propósitos do projeto “Oficina Saramago” que a Câmara Municipal da Moita está a desenvolver em conjunto com a Câmara Municipal do Barreiro, a Cooperativa Cultural e Popular Barreirense e a Escola Secundária de Santo André (a comissão coordenadora). O projeto, que envolve um conjunto alargado de parceiros, tem a duração prevista de um ano, e visa envolver toda a comunidade num ciclo de celebração do homem e do escritor. Os momentos mais marcantes serão as conferências e as “Oficinas de Leitura e Escrita José Saramago” que pretendem fomentar a reflexão e criação estética em torno das obras e textos do Nobel da Literatura. A apresentação ao público da “Oficina Saramago” decorreu no dia 21 de novembro, na Cooperativa Cultural e Popular Barreirense, no Barreiro, e na Casa do Alentejo, em Lisboa, e a Conferência de Abertura do Projeto realizou-se a 28 de Novembro, no Barreiro, com a presença de Pilar del Rio, “Presidenta” da Fundação José Saramago. Entre as iniciativas previstas para o concelho da Moita, destaca-se, este mês, o ateliê “A Maior Flor do Mundo”, pela Fundação Saramago, destinado aos alunos do 1º e 2º ciclo, que terá lugar no dia 7 de fevereiro, na Biblioteca da EB 2,3 Mouzinho da Silveira (um dos parceiros do projeto) e a palestra de Susana Ventura, da Universidade de S. Paulo, no dia 29 de fevereiro, pelas 17:30h, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, destinada a professores, alunos e público em geral. Para acompanhar a programação atualizada da “Oficina Saramago”, consulte o canal das Bibliotecas Municipais da Moita, no Sítio do Município da Moita na Internet em: www.cm-moita.pt. O site da Fundação José Saramago também disponibiliza informação sobre o projeto dos dois municípios em: http://www.josesaramago.org Para conhecer outro olhar sobre a obra infantil “A Maior Flor do Mundo”: http://youtu.be/MNavjsXc12c


[11]


[sabores & saberes] MERCADOS DE RUA: UMA TRADIÇÃO QUE SE RENOVA “Olha a saladinha”, “agriões fresquinhos”, “olha a vitamina”, “são preços anticrise” são alguns dos simpáticos e vivaços pregões que se ouvem constantemente no mercado de rua, neste caso, numa manhã de quarta-feira, no espaço recentemente dotado de infraestruturas para esse efeito, pela Câmara Municipal, junto à ex - Estrada Nacional, na Baixa da Banheira. As cores, os cheiros, a variedade, a frescura, os preços baixos e a simpatia no atendimento são vantagens que atraem muita gente aos mercados de venda ambulante do concelho da Moita. Manuel e Maria Josefina Tereso têm, há mais de 30 anos, uma banca com frutos secos, vários tipos de feijão e grão, azeitonas, rebuçados e bombons. “Temos produtos diferentes”, garante este feirante, dando como exemplo as suas azeitonas do Alentejo que já têm clientela fixa. Na banca de Ricardo Margaço e do seu pai, encontra-se apenas fruta da época vinda das suas terras, no Poceirão. “Muitas das nossas frutas são apanhadas na véspera”, afiança. Ao lado, está Amílcar Mestre, um jovem de 35 anos que, há mais de 20, dá continuidade ao negócio de família. A sua banca chama a atenção, quer pela quantidade de fruta exposta, quer pelos preços. E não tem medo da concorrência dos hipermercados. “Eles não nos conseguem igualar na qualidade e nos preços: alguns dos produtos que vendemos vêm da nossa quinta, na Barra Cheia, e hoje temos, por exemplo, 3kg de cenoura a 1 euro, 3kg de batata a 1 euro, 3 corações de boi a 1 euro”, anuncia de imediato. Numa outra rua, está Manuel José Rosa, apicultor que, na companhia da esposa, percorre os mercados mensais e semanais da região, vendendo o mel que produz e seus derivados. Se tiver curiosidade sobre a produção do mel, o Sr. Manuel explica-lhe tudo. Aqui está mais uma vantagem da relação direta entre produtor/vendedor e comprador. Nos mercados de rua do concelho da Moita, a tradição renova-se e reinventa-se quatro dias por semana, cativando quase sempre os novos visitantes.

[12]

Código QR: Veja o vídeo no seu telemóvel ou no canal do Município da Moita no Youtube em www.cm-moita.pt

Mercados semanais de venda ambulante Moita: terças e quintas-feiras, das 7:00h às 13:00h - Largo da Feira Baixa da Banheira: quartas e sextas-feiras, das 7:30h às 13:00h - Recinto de mercados, junto à ex - Estrada nacional.


[utilidades] CONTACTOS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS: BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h 4ª feira, prolongamento até às 20:30

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA Praça da República, 2864-007 E-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt Na internet: http://www.cm-moita.pt http://www.facebook.com/cmmoita http://www.twitter.com/cmmoita http://www.youtube.com/municipiomoita

DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212 021 227 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h BIBLIOTECA MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 902 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h 4ª feira, prolongamento até às 20:30h BIBLIOTECA MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212 020 021 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h

DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970

FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 900

DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços Av. Vasco da Gama 2835 – 205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – MOITA Praça da República Telefone: 212 806 700/ext.261

Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928 Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800202323 Divisão de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 Fax: 212806750 E-mail: dirp@mail.cm-moita.pt Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210 816 970

[13]


[utilidades] CONTACTOS / CALENDÁRIO DO MÊS

POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES Rua Dr. Miguel Bombarda, 2 – A, Moita Telefone: 212 806 858 PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda do Bombeiros Portugueses, Moita Telefone: 212 801 993

FEVEREIRO

S T Q Q S S D

1 2 3 4 5

6 7 8 9 10 11 12

13 14 15 16 17 18 19

20 E 22 23 24 25 26

27 28 29

S T Q Q S S D

Atendimento Descentralizado da Câmara Municipal aos Munícipes, a partir das 15:00h

PISCINA MUNICIPAL Rua João Eanes, Alhos Vedros Telefone: 212 025 140 Horários: 2ª a 6ª f - 7:30h às 21:45h; sábados - 7:30h às 19:30h; domingos –7:30h às 13:00h Adaptação ao meio aquático; aprendizagem; aperfeiçoamento; natação recreativa; pais e filhos; hidroginástica e hidrosoft. Consulte os horários em www.cm-moita.pt, no canal Desporto.

DIA 3 – Junta de Freguesia do Vale da Amoreira – Vereador Miguel Canudo DIA 10 – Junta de Freguesia de Alhos Vedros – Presidente, João Lobo DIA 17 – Delegação Municipal da Baixa da Banheira – Vice-Presidente, Rui Garcia DIA 24 – Junta de Freguesia do Gaio-Rosário – Vereadora Vivina Nunes DIA 29 – Reunião Pública da Câmara Municipal, às 21:00h, nos Paços do Concelho, Moita. Mais informações em www.cm-moita.pt

Tabela de Marés – Fevereiro’12 DIA

PREIA MAR – ALTURA

BAIXA MAR – ALTURA

01

09:13H – 2.74M

22:01H – 2.77M

02:40H – 1.58M

02

10:39H – 2.72M

23:20H – 2.88M

04:06H – 1.60M

16:36H – 1.56M

03

11:55H – 2.84M

–––

05:24H – 1.49M

17:43H – 1.42M

04

00:24H – 3.07M

12:53H – 3.04M

06:21H – 1.30M

18:34H – 1.24M

05

01:14H – 3.31M

13:40H – 3.25M

07:07H – 1.07M

19:17H – 1.04M

06

01:58H – 3.55M

14:22H – 3.47M

07:46H – 0.85M

19:56H – 0.83M

07

02:40H – 3.76M

15:03H – 3.66M

08:25H – 0.66M

20:35H – 0.65M

08

03:20H – 3.95M

15:43H – 3.79M

09:03H – 0.51M

21:14H – 0.51M

09

04:01H – 4.05M

16:23H – 3.87M

09:41H – 0.41M

21:54H – 0.44M

10

04:42H – 4.07M

17:03H – 3.86M

10:20H – 0.38M

22:33H – 0.44M

11

05:22H – 4.02M

17:44H – 3.78M

11:01H – 0.44M

23:16H – 0.52M

12

06:04H – 3.86M

18:28H – 3.63M

11:42H – 0.60M

–––

13

06:50H – 3.63M

19:16H – 3.45M

00:00H – 0.68M

12:29H – 0.81M

14

07:44H – 3.35M

20:15H – 3.25M

00:53H – 0.90M

13:23H – 1.05M

15

08:52H – 3.11M

21:31H – 3.13M

01:57H – 1.13M

14:34H – 1.29M

16

10:19H – 3.00M

22:58H – 3.17M

03:22H – 1.29M

16:02H – 1.38M

17

11:45H – 3.07M

–––

04:56H – 1.26M

17:27H – 1.30M

18

00:13H – 3.34M

12:53H – 3.26M

06:12H – 1.08M

18:31H – 1.13M

19

01:13H – 3.56M

13:45H – 3.46M

07:07H – 0.89M

19:22H – 0.95M

20

02:02H – 3.76M

14:29H – 3.62M

07:50H – 0.74M

20:03H – 0.79M

21

02:45H – 3.89M

15:08H – 3.73M

08:29H – 0.64M

20:40H – 0.69M

22

03:23H – 3.95M

15:44H – 3.78M

09:03H – 0.59M

21:15H – 0.64M

23

03:58H – 3.93M

16:17H – 3.75M

09:36H – 0.59M

21:47H – 0.65M

ALERTA DE INCÊNDIOS: 117

24

04:30H – 3.86M

16:48H – 3.69M

10:07H – 0.63M

22:20H – 0.71M

PROTECÇÃO CIVIL: 212806700/ 917199412

25

05:01H – 3.74M

17:16H – 3.59M

10:37H – 0.73M

22:51H – 0.82M

26

05:30H – 3.59M

17:45H – 3.45M

11:09H – 0.86M

23:24H – 0.98M

27

06:00H – 3.40M

18:18H – 3.28M

11:40H – 1.05M

23:59H – 1.17M

28

06:35H – 3.19M

18:56H – 3.10M

12:17H – 1.25M

–––

29

07:18H – 2.96M

19:45H – 2.93M

00:42H – 1.38M

13:02H – 1.45M

PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita Telefone: 210 816 910 PSP – BAIXA DA BANHEIRA Largo da GNR, Baixa da Banheira Telefone: 212029010 GNR – MOITA Rua Machado Santos, nº 31, Moita Telefone: 212809330 TRIBUNAL Rua Francisco Távora, Moita Telefone: 212808600

LINHAS DE EMERGÊNCIA NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112

15:15H – 1.57M

INTOXICAÇÕES: 808250143

SAÚDE 24: 808242424 BOMBEIROS: 212890044

[14]

LINHA VERDE RECADOS DA CRIANÇA: 808206656


[utilidades] APRENDER

ESCOLAS DE MÚSICA BANDA MUSICAL DO ROSÁRIO – ESCOLA DE MÚSICA DA BANDA DO ROSÁRIO – T. 212898315 ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" – T.212040067 FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMB. VOL. MOITA – T.212808170/9

RANCHOS FOLCLÓRICOS RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇAS E CANTARES DA BARRA CHEIA Adultos e Infantil – T. 212130597 / 212130780 RANCHO FOLCLÓRICO DO CLUBE DAS ARROTEIAS T. 212046691 RANCHO FOLCLÓRICO “CORAÇÕES UNIDOS” DA SOCIEDADE RECREATIVA DA BAIXA DA SERRA, Baixa da Banheira Telefone: 212044996 RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROS DA BARRA CHEIA E ARREDORES” T. 212131051

GRUPOS MUSICAIS CORO POLIFÓNICO ALIUS VETUS DA SOC. FIL. REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" T. 212040067

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGAL T. 212023289 / 212023296 ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – CLUBE RECREIO E INSTRUÇÃO "CRI" T. 212040283

FUTSAL ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTSAL – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DA ZONA SUL T. 210863245

GINÁSTICA ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – GINÁSIO ATLÉTICO CLUBE T. 212040949 ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SFRUA "A VELHINHA" T. 212040067 ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SOC. FIL. ESTRELA MOITENSE T. 212890207

ATLETISMO ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CENTRO DE ATLETISMO DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212040653 / 918355027 / 968561017

GRUPO CORAL "O SOBREIRO" – T. 309767926

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITA T. 210841385 / 966133238

GRUPO MUSICAL "VOZES DA PLANÍCIE" DA SOCIEDADE RECREATIVA E CULTURAL UNIÃO ALENTEJANA – T. 212031556

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – GRUPO DESPORTIVO DA FONTE DA PRATA T. 212896859

GRUPO CORAL INFANTO-JUVENIL DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212047673

TÉNIS DE MESA

GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE” DA ARPI DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212049865 GRUPO CORAL AMIZADE DO CENTRO DE REFORMADOS E IDOSOS DA VILA DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212040271

ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉNIS DE MESA – ACADEMIA MUSICAL E RECREATIVA 8 JANEIRO T. 212033947 / 212020461

BASQUETEBOL ESCOLA DE FORMAÇÃO BASQUETEBOL – CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃO T. 212801993

XADREZ ESCOLAS DE DANÇA ACADEMIA DE DANÇA DO CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE "O CHINQUILHO" T. 212040516 ESCOLA DE DANÇAS DE SALÃO DA SOCIEDADE FILARMÓNICA CAPRICHO MOITENSE T. 212890102

ESCOLAS DESPORTIVAS MUNICIPAIS FUTEBOL ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – UNIÃO FUTEBOL CLUBE MOITENSE T. 212893031

CLUBE DE XADREZ DA MOITA T. 212801993

PATINAGEM ESCOLA DE FORMAÇÃO PATINAGEM – SFRUA "A VELHINHA" T. 212040067

CANOAGEM E VELA ESCOLA DE FORMAÇÃO CANOAGEM E VELA – CENTRO NÁUTICO MOITENSE T. 212892907

ARTES OFICINA DE ARTES DO CÍRCULO DE ANIMAÇÃO CULTURAL DE ALHOS VEDROS T. 932214015

[15]


Agenda Maré Cheia nº 96  

Agenda de eventos Maré Cheia de Fevereiro de 2012