Page 1

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

ABRIL 2013

109

www.cm-moita.pt


ISSN 1647-1857 www.cm-moita.pt DISTRIBUIÇÃO GRATUITA VERSÃO ON-LINE:

Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços marecheia@mail.cm-moita.pt ou Divisão de Informação e Relações Públicas - Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita. A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais. A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

A MARÉ CHEIA está disponível nos equipamentos municipais, serviços públicos e nos seguintes locais:

CUIDE DO MEIO AMBIENTE

ficha técnica

TIRAGEM: 12.000 Ex. PERIODICIDADE: Mensal

Esta publicação utiliza papel reciclado, produzido por empresa certificada segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. (Certificações de sistemas de Gestão de Qualidade e sistemas de Gestão Ambiental)

IMPRESSÃO: Imagem Fresca

“CAIXA” DE SUGESTÕES:

ALHOS VEDROS | Ass. Amizade Arroteense | Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense Amigos do Mar | Café Farinha | Café Ensaio | Café “O Cantinho” | Café São Lourenço | Clube Rec. Sport Chinquilho Arroteense | Grupo Desp. da Fonte da Prata | Grupo Rec. Familiar do Bairro Gouveia | Mini-mercado “Osvaldo” | Pastelaria Sol Nascente | Soc. Filarm. Recreio e Instrução Alhosvedrense "A Velhinha" | Sporting Clube Vinhense BAIXA DA BANHEIRA | Ass. de Reform. Pens. e Idosos da Zona Norte da Baixa da Banheira “O Norte” | Clube do Rio | Clube União Banheirense "O Chinquilho" | Ginásio Atlético Clube | Soc. Rec. da Baixa da Serra | Soc. Rec. e Cult. União Alentejana | Sporting Clube Banheirense | União Desp. e Cultural Banheirense

COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDAÇÃO E FOTOGRAFIA: Divisão de Informação e Relações Públicas COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos; Divisão de Atividades Económicas e Turismo e Departamento de Recursos Humanos AGRADECIMENTOS: Rui Curto (Brigada Victor Jara); Divisão de Salubridade e Ambiente/DASU; Escola Básica Baixa da Banheira nº 1; Escola Básica Vale da Amoreira nº 1; Escola Básica de Sarilhos Pequenos; Associação de Romeiros da Tradição Moitense

TÍTULO: Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita EDIÇÃO: Câmara Municipal da Moita

GAIO-ROSÁRIO | Baía Caffé | Beira Mar Futebol Clube Gaiense | Marítimo Futebol Clube Rosarense MOITA I Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Moita | Café “A Caravela” | Café do Intermachê | Café Fragata | Clube Rec. do Palheirão | Clube Rec. do Penteado | Pastelaria Madrugada | QB | Restaurante Faena | Restaurante "O Messias" | Santos Paladares Cafetaria/restaurante | Sociedade Filarmónica Capricho Moitense VALE DA AMOREIRA | Grupo Desportivo e Recreativo Portugal | Pastelaria Princesa SARILHOS PEQUENOS I 1º de Maio Futebol Clube Sarilhense

[ MARÉ CHEIA + ACESSÍVEL ] versão on-line e versão de voz em www.cm-moita.pt

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município. VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade.


[tem a palavra] JOÃO MANUEL DE JESUS LOBO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

Já todos percebemos que está em marcha um ajuste de contas com o 25 de Abril. Para além da degradação das condições de vida das populações, imposta pela ditadura “financeira” e ideológica, é a própria Democracia que está em causa, quando é decretada a extinção de mais de 1000 freguesias e avançam as “reformas” da Administração Local e do Estado que vêm retirar capacidade de ação ao Poder Local Democrático e destruir serviços públicos em todos os setores essenciais da administração, da educação à saúde, passando pela justiça e segurança social. No nosso concelho, lutamos energicamente por manter vivo o projeto de Abril, as suas conquistas e realizações. Estamos ao lado das populações, defendendo as suas freguesias, às quais devemos muitas das transformações democráticas no País e no concelho, apesar dos parcos recursos de que dispõem (menos de 1% das transferências do Estado). E fazemos muita “ginástica” na gestão municipal para continuar a garantir os serviços públicos essenciais, a valorizar a escola pública e a assegurar funções sociais relevantes como são a promoção do denvolvimento económico educativo, social, desportivo e cultural, que o Estado central abandonou. Neste mês de evocação e memória, honremos a História, saindo à rua para participar no programa cultural e desportivo preparado em conjunto pelas autarquias, associações e coletividades, demonstrando o dinamismo e a energia criativa da nossa comunidade – por uma vida melhor, em defesa dos ideais e das conquistas de Abril. Viva o 25 de Abril! Viva o Poder Local Democrático!

[3]


[à lupa] COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

COMEMORAR ABRIL

Foto: Victor Garcia

ENTRE 15 DE ABRIL E 1 DE MAIO, A CÂMARA MUNICIPAL E O MOVIMENTO ASSOCIATIVO ORGANIZAM DIFERENTES INICIATIVAS PARA TODAS AS IDADES. SAIA À RUA E PARTICIPE NAS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL NO CONCELHO DA MOITA.

[4]

ESPETÁCULO COMEMORATIVO DO 39º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL BRIGADA VICTOR JARA 24 DE ABRIL, 22:30H | LARGO DO DESCARREGADOR, EM ALHOS VEDROS A Brigada Victor Jara nasceu em Coimbra, em 1975. A banda chamou-se assim em memória do cantor chileno com o mesmo nome, morto pelos militares após o golpe de Pinochet, no Chile, em 1973. Ao longo dos anos, os membros da Brigada recolheram músicas de todas as regiões portuguesas e os seus concertos refletem esta diversidade, com canções mais ritmadas do norte, belas harmonias do Alentejo e até influências do estrangeiro trazidas por emigrantes de lugares tão contrastantes como o Norte de África e a Escócia. Hoje, a Brigada Victor Jara é considerada por muitos como o grupo de referência da nova música tradicional. Membros do grupo: Aurélio Malva; Luis Garção Nunes; Ricardo Dias; Manuel Rocha; Arnaldo Carvalho; Catarina Moura; Rui Curto; José Tovim.


RUI CURTO: DE ALHOS VEDROS PARA A BRIGADA Rui Curto, o acordeonista da Brigada Victor Jara reside há 34 anos no concelho da Moita, atualmente na freguesia de Alhos Vedros. Aos 18 anos, foi para a Universidade de Coimbra e integrou o GEFAC, grupo associativo da universidade que se dedicava ao estudo e divulgação da etnografia em Portugal. Em 1970, conheceu Michel Giacometti com quem trabalhou. “Em 1978, iniciei o meu percurso com a Brigada. Tem sido uma experiência riquíssima, onde foi possível trazer para primeiro plano da cultura nacional toda a riqueza do património tradicional português. Desde as músicas gravadas e divulgadas pelos quatro cantos do mundo e por todo o país, à vivência e relações humanas ao longo dos anos e por todas as comunidades portuguesas no estrangeiro, e também as ligações com culturas de outros povos nos diversos países por onde fomos, assim tem sido a minha vida ligada à música e aos aspetos humanos com ela relacionados”, conta-nos. Sobre o concerto de dia 24, em Alhos Vedros, antecipa: “Faremos uma viagem pelos diferentes tipos de música característicos das várias regiões de Portugal, com arranjos que refletem a nossa interpretação das recolhas originais. Para mim – e para nós, Brigada –, esta data tem um significado enorme, mais ainda nestes tempos conturbados e de ataque ao povo mais carente, já que foi com o 25 de Abril que se abriram as portas da Liberdade. Infelizmente, hoje há quem as queira abertas só para alguns. É tempo de luta. E, por isso, a música tradicional tem um papel mais importante ainda. O facto de estarmos a atuar na Moita, terra com tradições nos combates políticos, vai dar-nos ainda mais vontade de partilhar, tocando e celebrando o 25 de Abril com o povo desta região que também é a minha”. DESFILE DA LIBERDADE 25 DE ABRIL | 10:30H CONCENTRAÇÃO: RUA DR. ALEXANDRE SEQUEIRA – LARGO DO MERCADO – MOITA Autarquias, movimento associativo e a população em geral saem à rua para evocar, de forma simbólica, os valores de Abril. Centenas de participantes desfilam pelas ruas centrais da freguesia da Moita, em direção à Praça da República, na Moita, onde assistem a diversas intervenções, às demonstrações do movimento associativo e à largada de pombos. Participe! 25 HORAS A NADAR 24 E 25 DE ABRIL | DAS 19:00H DO DIA 24 DE ABRIL ATÉ ÀS 20:00H DO DIA 25 DE ABRIL PISCINA MUNICIPAL – ALHOS VEDROS Ao longo de dois dias, durante 25 horas, a Piscina Municipal, em Alhos Vedros, está em plena atividade. Demonstrações de escolas e infantários, de classes de hidroginástica, torneios, jogos, gincanas, atividades para maiores de 65 anos e também natação livre e recreativa são algumas das iniciativas que integram o programa do “25 Horas a Nadar”, com início às 19:00h de 24 de abril e final previsto para as 20:00h do dia 25 de abril. A participação é livre. Consulte o programa completo das Comemorações do 25 de Abril em www.cm-moita.pt

[5]


[vai acontecer] AGENDA DE ABRIL

da Banheira, em parceria com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da Baixa da Banheira.

25 de abril

DE 24 A 28 DE ABRIL

A PARTIR DE 15 DE ABRIL (Até 1 de maio)

COMEMORAÇÕES DO 39º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL Diferentes iniciativas em vários locais do concelho (Ver À Lupa)

feiras e festas DIAS 6 E 7 DE ABRIL / DAS 9:00H ÀS 13:30H

“ARTES E TALENTOS” – FEIRA DE ARTESANTO Mercado Municipal da Moita

XIII ROMARIA A CAVALO MOITA – VIANA DO ALENTEJO Partida: Junto à Igreja Nossa Sr.ª da Boa Viagem – Moita Inscrições no Pavilhão Municipal de Exposições – Moita (T: 210816910; Email: pav.mun.exposicoes@mail.cm-moita.pt) Mesmo que não participe nesta Romaria a Cavalo, não deixe de assistir à partida de centenas de romeiros, às 9:00h, junto à Igreja Nossa Srª da Boa Viagem.

música

12 DE ABRIL / 21:30 HORAS

ESPETÁCULO “ENTRETANTO”, DE MARCO RODRIGUES Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 9,12 euros) 26 DE ABRIL / 16:30 HORAS

LANÇAMENTO DO CD “O CANTADOR DE FADO”, De Luís Morgado Comemorações do 8º aniversário da biblioteca Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira

teatro 20 DE ABRIL / ÀS 17:00H E AS 21:30H 5 DE ABRIL / 21:30 HORAS

BB BLUES FEST – WARM-UP “CATMAN AND THE BLUES DOOZERS” Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 3,66 euros)

DIAS 13 E 27 DE ABRIL / DAS 8:00H ÀS 18:00H

[6]

FEIRA DE ANTIGUIDADES E VELHARIAS Largo do Mercado Municipal da Moita

Este espetáculo é apenas uma amostra do que vai ouvir, ver e fazer no BB Blue Fest, que decorre entre 21 e 29 de junho, no Fórum Cultural, uma iniciativa promovida pelo Centro de Atletismo da Baixa

PROJETO “ÀS 10H, TOCAS À PORTA” – NOVO CIRCO “A BALADA DO ABSURDO”, Por Leo Lobo Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 3,66 euros)

dança 20 DE ABRIL / 17:00 HORAS

31º FESTIVAL DE FOLCLORE LUSO-ESPANHOL DA REGIÃO CARAMELA Praça da República – Moita


DIAS 20 E 27 DE ABRIL / DAS 15:00H ÀS 19:00H

VISITAS AO SÍTIO DAS MARINHAS – CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL Estrada do Rosário Aproveite a tarde de um destes sábados para conhecer a salina que a Câmara recuperou e visite a exposição permanente que aquele local acolhe.

6 DE ABRIL / ÀS 15:30H E ÀS 17:30H

Org.:Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia, com o apoio da Câmara Municipal 27 DE ABRIL / DAS 15:00H ÀS 18:00H

“SONS AO ENTARDECER” – OFICINA DE DANÇA Capela de São Sebastião – Moita Destinatários: crianças a partir dos 10 anos e adultos Entrada gratuita, mediante inscrição prévia através do T: 210817000

desporto

Partida: Paços do Concelho – Moita Percurso: 20kms – Moita, Gaio, Rosário, Sarilhos Pequenos, Chão Duro, Pinhal da Areia, Carvalhinho e Moita 27 DE ABRIL / 18:00 HORAS

PASSEIO PEDESTRE “CAMINHADA DE AVENTURA” – NATURALMOITA Partida: Paços do Concelho – Moita Percurso: 6kms – Moita, Quinta da Fonte da Prata, Morçoas, Quinta da Fonte da Prata e Moita

livros

PROJETO “DE PEQUENOTE” “O CORPO DO SOM” – MOVIMENTO PARA PAIS E FILHOS, Pelo CEM – Centro de Movimento Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Destinatários: crianças dos 3 aos 5 anos Entrada gratuita mediante inscrição prévia através do T: 210888900 Depois do sucesso do Projeto “De Pequenino…”, para bebés dos 0 aos 3 anos, a Câmara Municipal vai agora alternar, mensalmente, o Projeto “De Pequenote”, dirigido a crianças dos 3 aos 5 anos. Se tem crianças nesta faixa etária, não perca este primeiro espetáculo e inscreva-se gratuitamente.

6 DE ABRIL / 16:00 HORAS

13 DE ABRIL / 15:00 HORAS

XIV MILHA RIBEIRINHA DA BAIXA DA BANHEIRA – ATLETISMOITA E CAMINHADA SOLIDÁRIA DA ASSOCIAÇÃO NÓS Avª Capitães de Abril – Baixa da Banheira 20 DE ABRIL / 21:00 HORAS

PASSEIO DE BICICLETA “PEDALADA À BEIRA TEJO NOTURNA I” – NATURALMOITA

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “RENOVAÇÃO – A ESCLEROSE MÚLTIPLA ATRAVÉS DE MIM”, De Paula Cordas Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

atividades para crianças

6 DE ABRIL / 15:30 HORAS

“SÁBADOS A LER EM FAMÍLIA”, Livros “Um Presente Diferente” e “Os Bolsos de Marta” Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Destinatários: crianças a partir dos 3 anos e família

2 DE ABRIL / 10:00 HORAS

DIAS 6, 13, 20 E 27 DE ABRIL / 11:00 HORAS

HISTÓRIAS DE COLINHO Com base no livro “Gatinho e a Bola”, de Joel Franz Rosell Biblioteca Municipal de Alhos Vedros Inscrição prévia na biblioteca – T: 212021227

LIGA DOS LIVROS Ilustração de Cristina Salvador Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira Destinatários: crianças e jovens dos 6 aos 12 anos

[7]


[vai acontecer] AGENDA DE ABRIL

13 DE ABRIL / 14:30 HORAS

FESTA DA LIGA DOS LIVROS, Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Destinatários: crianças e jovens dos 6 aos 14 anos 23 DE ABRIL / 10:00 HORAS

HISTÓRIAS SOLTAS E LOUCAS, Com base no livro “É um Livro”, de Lane Smith Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira Destinatários: crianças e jovens dos 6 aos 12 anos

Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: menores de 12 anos – 1,84 euros; Maiores de 12 anos – 3,05 euros)

exposições

Para comemorar o seu 8º aniversário, a biblioteca desafia os pequenos utilizadores a passarem a noite entre livros, com muitas atividades e diversão. É só levar a escova de dentes, o pijama, o saco cama e muita vontade de brincar.

28 DE ABRIL / 11:00 HORAS

[8]

CINEMA INFANTIL “SAMMY 2”

ABC DO COMPUTADOR Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Destinatários: adultos Inscrições na biblioteca ou através do T: 210888902 “INTERNET SEM MISTÉRIOS” – WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À INTERNET DIAS 3, 5, 8, 10, 12, 17, 19, 24 E 26 DE ABRIL / 10:30 HORAS

24 DE ABRIL / A PARTIR DAS 20:00 HORAS

BIBLIOTECA FORA D’HORAS Inserido nas comemorações do 8º aniversário da biblioteca Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Destinatários: crianças e jovens dos 8 aos 12 anos Inscrição prévia na biblioteca – T: 210888916/210888914

outros eventos DIAS 2, 4, 9, 11, 16, 18 E 23 DE ABRIL / ÀS 10:30 HORAS

DE 2 A 19 DE ABRIL

“A ÁRVORE DA VIDA”, Ilustração de Cristina Salvador Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira DE 6 A 30 DE ABRIL

PINTURA DE LUISA MOTA Biblioteca Municipal de Alhos Vedros Abertura: dia 6, às 18:00h A PARTIR DE 15 DE ABRIL (Até 3 de maio)

“POR ESTE RIO ABAIXO E OUTROS LUGARES” – PINTURA DE JOSÉ AUGUSTO Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita

Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Destinatários: adultos Inscrições na biblioteca ou através do T: 210888902 DIAS 4 E 18 DE ABRIL / 10:00 HORAS

Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira Destinatários: adultos Inscrições na biblioteca ou através do T: 212020021 19 DE ABRIL / 21:30 HORAS

COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE ÁLVARO CUNHAL Mesa Redonda “A Revolução Portuguesa: O Passado e o Futuro do Poder Local Democrático, Café-Concerto do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

A PARTIR DE 22 DE ABRIL (até 18 de maio)

26 DE ABRIL / 16:00 HORAS

“O TRABALHO E OS TRABALHADORES” – MOSTRA DE FOTOGRAFIA Galeria de Exposições do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

“PARABÉNS À BIBLIOTECA” Comemorações do 8º aniversário da biblioteca Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira


[cumplicidades] apetece ler...

ir em cantigas...

“INDIGNAI-VOS”, De Stéphane Hessel

ENTRETANTO › Marco Rodrigues

Falecido em fevereiro, aos 95 anos, Stéphane Hessel, herói da resistência francesa, sobrevivente dos campos de concentração nazis e um dos redatores da Declaração Universal dos Direitos Humanos, deixa-nos o seu livro “Indignai-vos”. Stéphane Hessel alerta-nos, neste breve manifesto, para o facto de existirem hoje tantos e tão sérios motivos para a indignação: o fosso crescente entre muito pobres e muito ricos, o estado do planeta, o desrespeito pelos direitos humanos, a ditadura intolerável dos mercados financeiros, a injustiça social, entre tantos outros. Aceitemos o desafio de Stéphane Hessel: “cabe-nos a todos, em conjunto, zelar para que a nossa sociedade se mantenha uma sociedade da qual nos orgulhemos."

Naquele que é o segundo álbum desde que está sob o grande “radar” mediático, Marco Rodrigues exibe a maturidade de um veterano que deita o olho às mulheres e canta homilias românticas de pecado nas entrelinhas. Escolheu «Coração Olha o Que Queres», um poema com 500 anos, para cartão-de-visita deste «EntreTanto» que é, sobretudo, um álbum fadista, suportado por uma voz amadurecida. Marco Rodrigues vai apresentar este seu novo trabalho no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, no dia 12 de abril, às 21:30h.

7ª arte...

à distância de um clique...

ARGO › Realizador: Ben Affleck

www.cidadesglobais.org

No momento em que a Revolução Iraniana toma conta da Embaixada dos Estados Unidos em Teerão, seis americanos conseguem escapar. E apenas um homem conseguirá ajudá-los a cruzar as linhas inimigas, Tony Mendez, um brilhante agente da CIA, especializado em resgates impossíveis. Ben Affleck realiza e interpreta o papel principal, neste thriller baseado numa incrível história real e que recebeu recentemente o Óscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado.

Aceda a este site e saiba mais sobre a Campanha Go Local: Por uma Cidade Sustentável que irá fortalecer os Municípios Portugueses na defesa da sustentabilidade, nas suas dimensões social, económica e ambiental. O que é o projeto, quais os seus objetivos e metas a atingir, quais os municípios aderentes, são, entre outras, as informações disponíveis no site. O Município da Moita assinou a declaração de municípios Go Local no dia 26 de outubro de 2012.

[9]


[aqui tão perto] PROJETO “AGRICULTURA BIOLÓGICA E COMPOSTAGEM NAS ESCOLAS”

EB Baixa da Banheira nº 1.

TODOS PARA A HORTA! É DIA DE CUIDAR DA HORTA DA ESCOLA. SAIR DA SALA DE AULA PARA ESTAR EM CONTATO COM A NATUREZA, AO AR LIVRE, PARECE SER DO AGRADO DE TODOS. PREPARAR A TERRA, SEMEAR, PLANTAR E REGAR SÃO JÁ TAREFAS BEM CONHECIDAS DE MUITOS ALUNOS DAS ESCOLAS BÁSICAS DE 1º CICLO DO CONCELHO. Estimular nos mais novos o gosto pela terra e ensiná-los a valorizar a prática da agricultura biológica, com benefícios comprovados para a saúde e para o ambiente, são os propósitos do projeto “Agricultura Biológica e Compostagem nas Escolas”, que a Câmara Municipal desenvolve desde o ano letivo de 1999/2000, com a colaboração do Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, nas escolas básicas de 1º ciclo e pré-escolar do concelho, envolvendo, atualmente, 18 escolas e 73 professores. Este é um projeto de

[10] EB de Sarilhos Pequenos.


EB Vale da Amoreira nº 1.

sucesso, junto da comunidade educativa, pois, só nos últimos três anos letivos, triplicou o número de turmas e alunos participantes (73 turmas e cerca 1850 alunos), abrangendo cerca de 60% da comunidade escolar, neste nível de ensino. O projeto é também um laboratório vivo para observação, demonstração e experiência dos alunos, através do qual a Câmara Municipal promove formação creditada para professores, presta apoio material e técnico para o desenvolvimento da horta e da compostagem e desenvolve sessões teórico-práticas na escola sobre temas como a compostagem, a preparação do terreno e sementeira, a plantação e viveiros, pragas e doenças, recolha de sementes e nutrição. Os alunos do 4º B, da Escola Básica Vale da Amoreira nº 1, do professor Sérgio Balseiro, colaboram na horta há já três anos. “Houve uma vez que a D. Júlia fez favas com chouriço, da nossa horta, e comemos; e ontem comemos salada!”, conta, entusiasmada, uma aluna, enquanto se dirigem para a horta. Lá chegados, todos querem ajudar e aguardam pela distribuição das ferramentas e dos regadores para iniciarem os trabalhos. É preciso tirar as ervas daninhas e regar as favas, as couves, o alho francês, as nabiças, as alfaces, as beterrabas, os espinafres e a salsa que crescem a olhos vistos na pequena horta. Na horta da Escola Básica Baixa da Banheira nº 1, também não faltam favas, alfaces, couve roxa, espinafres, alho francês e cebola. As professoras Joaquina, Elvira e Domingas coordenam as suas turmas, do 3º e 4º anos, para que esta horta, com mais de 10 anos, esteja sempre bem cuidada. “A horta é uma maisvalia”, concordam, destacando o “sentido de proteção e vigia” que os seus alunos desenvolveram em relação ao espaço e o gosto que criaram pelos produtos biológicos que produzem. “Aqui na Escola de Sarilhos Pequenos, desenvolvemos a horta há quatro anos”, conta-nos a professora Manuela Gregório. “É uma atividade bastante importante para os alunos poderem contactar com a terra e saberem de onde vêm os produtos. Além disso, promove a ligação entre os familiares e a escola, através das pequenas feiras que fazemos para venda dos produtos e da entrega de sementes ou produtos para o compostor”. Entre os mais novos, o entusiasmo é geral e parecem não ter dúvidas de que os vegetais das suas hortas são os mais saborosos!

[11]


[sabores & saberes] ROMARIA A CAVALO MOITA – VIANA DO ALENTEJO

NO CAMPO, À MESA DOS ROMEIROS A PAR DA TRADIÇÃO E DO CONVÍVIO, SÃO TAMBÉM MUITO VALORIZADOS, NA ROMARIA A CAVALO MOITA - VIANA DO ALENTEJO, OS FAMOSOS PETISCOS QUE CONFORTAM OS ROMEIROS NOS LOCAIS DE PARAGEM PARA DESCANSO OU PERNOITA, AO LONGO DOS 150 KMS PERCORRIDOS PELA ANTIGA CANADA REAL, ATÉ VIANA DO ALENTEJO. Cerca de 250 romeiros de todo o País são, este ano, esperados na Moita, no dia 24 de abril, para cumprirem esta antiga Romaria, até dia 27, data da chegada a Viana do Alentejo. Além da preparação dos animais, é necessário organizar toda a logística que acompanha os romeiros nestes dias, sobretudo para que não falhem as refeições (com fogões, frigoríficos e tudo o que é necessário para confecionar os pratos no local), momentos privilegiados no convívio de campo, entre grupos de apaixonados por cavalos, associações equestres e as chamadas irmandades oriundas de todo o país – muitas delas criadas exclusivamente a propósito deste evento –, que se reencontram, ano após ano. A comida e a bebida são, portanto, protagonistas deste evento. Paragem após paragem, familiares, amigos ou equipas contratadas, com carrinhas de apoio estrategicamente colocadas e devidamente apetrechadas, esperam os romeiros, com a mesa posta para almoço ou jantar. As ementas são variadas e dependem da organização e zona de origem de cada grupo. No caso da Associação de Romeiros da Tradição Moitense, as refeições são pensadas desde março e incluem bacalhau assado, feijoada à transmontana, jardineira, grelhados na brasa (peixe e carne), sopa caramela e cozido à portuguesa, preparados por um cozinheiro contratado para o efeito. E não faltam as sobremesas tradicionais, como o arroz doce, também confecionadas no local. “Temos tudo o que precisamos; é uma sensação de paraíso e descanso”, conta Olga Mata, a primeira mulher que integrou a associação moitense, há já 10 anos. Ao domingo, dia da procissão, o cozido à portuguesa faz a tradição na mesa deste grupo de romeiros da Moita, com cerca de 50 elementos. De ano para ano, com a experiência adquirida, os diversos grupos têm vindo a melhorar a logística e a qualidade das refeições, mas também há sempre a opção pela roulotte de petiscos que acompanha todo o percurso. Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo | 24 de abril [12]

8:00h | Concentração e aparelhagem dos animais junto ao Pavilhão Municipal de Exposições 9:00h | Bênção dos animais e partida do Largo da Igreja da Moita


[utilidades] CONTACTOS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS: BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 Horário: Encerra à 2ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 19:00h

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA Praça da República, 2864-007 E-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt Na internet: http://www.cm-moita.pt http://www.facebook.com/cmmoita http://www.twitter.com/cmmoita http://www.youtube.com/municipiomoita Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928 Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800 202 323 Comunicação de Leituras de Água: 800 502 443 Divisão de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 | Fax: 212806750 E-mail: dirp@mail.cm-moita.pt Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços Av. Vasco da Gama 2835 – 205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212 021 227 Horário: Encerra à 2ª feira 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h BIBLIOTECA MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 902 Horário: Encerra à 2ª feira Inverno (de outubro a maio) 3ª feira a 6ª feira das 10:00h às 18:30h Sábado das 14:00h às 19:00h Verão (de junho a setembro) | 3ª feira a 6ª feira das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 19:00hSábado das 10:00h às 13:00h BIBLIOTECA MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212 020 021 Horário: Inverno (de setembro a junho) 2ª feira das 14:00h às 19:00h | 3ª feira a 6ª feira das 9:30h às 13:00h e das 14:00h às 18:30h | Sábado das 9:30h às 13:00h Verão (de julho e agosto) – Encerra aos sábados e na manhã da última 5ª feira de cada mês | 2ª feira a 6ª feira das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 900 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – MOITA Praça da República Telefone: 212 806 700/ext.261 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210 816 970

[13]


[utilidades] CONTACTOS / CALENDÁRIO DO MÊS

POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES Rua Machado Santos, nº 35, Moita Telefone: 210 852 340 PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda do Bombeiros Portugueses, Moita Telefone: 212 801 993 PISCINA MUNICIPAL Rua João Anes, Alhos Vedros Telefone: 212 025 140 E-mail: piscinamunicipal@mail.cm-moita.pt Horários: 2ª a 6ª f - 7:30h às 21:45h; sábados - 7:30h às 20:00h; domingos –7:30h às 13:00h Consulte os horários e modalidades em www.cm-moita.pt, no canal Desporto. PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita Telefone: 210 816 910

ABRIL

S T Q Q S S D

1 2 3 4 5 6 7

8 9 10 11 12 13 14

15 16 17 18 19 20 21

22 23 24 F 26 27 28

29 30

S T Q Q S S D

Atendimento Descentralizado da Câmara Municipal aos Munícipes, a partir das 15:00h DIA 5 – Junta de Freguesia do Vale Amoreira – vice-presidente, Rui Garcia DIA 12 – Junta de Freguesia de Alhos Vedros – vereadora Vivina Nunes DIA 19 – Delegação Municipal da Baixa da Banheira – vereador Carlos Santos DIA 26 – Junta de Freguesia do Gaio-Rosário – vereador Miguel Canudo

DIA 17 – Reunião de Câmara Pública descentralizada, na Freguesia de Alhos Vedros, às 21:00h. Mais informações em www.cm-moita.pt

Tabela de Marés – abril’13 DIA

CANIL/GATIL MUNICIPAL Estrada Nacional 11, Quinta do Matão, Moita Telefone: 800 202 323 2ª a 6ªf - 14:00h às 15:30h Sábados - 11:00h às 13:00h. PSP – BAIXA DA BANHEIRA Largo da GNR, Baixa da Banheira Telefone: 212029010 GNR – MOITA Rua Machado Santos, nº 31, Moita Telefone: 212809330 TRIBUNAL Rua Francisco Távora, Moita Telefone: 212808600

LINHAS DE EMERGÊNCIA NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112 INTOXICAÇÕES: 808250143 PROTECÇÃO CIVIL: 212806700/ 917199412

[14]

BOMBEIROS: 212890044

PREIA MAR – ALTURA

BAIXA MAR – ALTURA

01

07:31H – 3.62M

19:55H – 3.62M

00:41H – 0.80M

02

08:28H – 3.37M

20:57H – 3.42M

01:37H – 1.02M

13:04H – 1.00M 14:02H – 1.24M

03

09:42H – 3.17M

22:16H – 3.30M

02:47H – 1.22M

15:19H – 1.44M

04

11:10H – 3.13M

23:41H – 3.35M

04:14H – 1.33M

16:50H – 1.48M

05

12:29H – 3.27M

–––

05:40H – 1.26M

18:08H – 1.36M

06

00:52H – 3.52M

13:30H – 3.48M

06:47H – 1.11M

19:09H – 1.16M

07

01:49H – 3.72M

14:20H – 3.69M

07:39H – 0.95M

19:57H – 0.97M

08

02:37H – 3.88M

15:02H – 3.85M

08:22H – 0.82M

20:39H – 0.83M

09

03:20H – 3.98M

15:42H – 3.94M

09:00H – 0.74M

21:17H – 0.75M

10

04:00H – 4.00M

16:19H – 3.98M

09:36H – 0.73M

21:54H – 0.73M

11

04:36H – 3.96M

16:53H – 3.94M

10:09H – 0.75M

22:28H – 0.76M

12

05:10H – 3.85M

17:25H – 3.86M

10:42H – 0.82M

23:03H – 0.84M

13

05:43H – 3.71M

17:57H – 3.73M

11:14H – 0.93M

23:36H – 0.97M

14

06:14H – 3.55M

18:27H – 3.58M

11:46H – 1.08M

–––

15

06:46H – 3.37M

18:59H – 3.43M

00:11H – 1.12M

12:20H – 1.25M

16

07:23H – 3.18M

19:39H – 3.25M

00:49H – 1.30M

13:00H – 1.43M

17

08:09H – 3.01M

20:30H – 3.09M

01:36H – 1.46M

13:49H – 1.62M

18

09:13H – 2.87M

21:41H – 3.00M

02:39H – 1.60M

15:00H – 1.75M

19

10:38H – 2.86M

23:07H – 3.03M

04:01H – 1.64M

16:27H – 1.76M

20

12:00H – 2.99M

–––

05:20H – 1.56M

17:41H – 1.62M

21

00:20H – 3.20M

12:58H – 3.22M

06:20H – 1.39M

18:38H – 1.41M

22

01:17H – 3.42M

13:46H – 3.47M

07:07H – 1.19M

19:24H – 1.18M

23

02:04H – 3.65M

14:29H – 3.70M

07:50H – 0.97M

20:07H – 0.96M

24

02:48H – 3.86M

15:11H – 3.91M

08:30H – 0.79M

20:48H – 0.76M

25

03:31H – 4.02M

14:03H – 3.67M

09:10H – 0.66M

21:29H – 0.62M

26

04:14H – 4.11M

16:35H – 4.15M

09:51H – 0.58M

22:12H – 0.53M

27

04:58H – 4.11M

17:19H – 4.17M

10:32H – 0.58M

22:57H – 0.52M

28

05:45H – 4.04M

18:05H – 4.11M

11:17H – 0.65M

23:44H – 0.61M

29

06:32H – 3.88M

18:53H – 3.96M

12:04H – 0.81M

–––

30

07:25H – 3.68M

19:47H – 3.77M

00:35H – 0.77M

12:55H – 1.02M


Nota: Os Grupos Artístico-Culturais e as Escolas Desportivas Municipais aqui referenciadas têm protocolos com a Câmara Municipal. Qualquer alteração nos contatos ou atividades pode ser comunicada através do e-mail: marecheia@mail.cm-moita.pt

[utilidades] APRENDER

GRUPOS ARTÍSTICO-CULTURAIS

ESCOLAS DESPORTIVAS MUNICIPAIS

ARTES

ATLETISMO

OFICINA DE ARTES DO CÍRCULO DE ANIMAÇÃO CULTURAL DE ALHOS VEDROS T. 932214015

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CENTRO DE ATLETISMO DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212040653 / 918355027 / 968561017

ESCOLAS DE DANÇA

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITA T. 210841385 / 966133238

ACADEMIA DE DANÇA DO CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE "O CHINQUILHO" T. 212040516 ESCOLA DE DANÇAS DE SALÃO DA SOCIEDADE FILARMÓNICA CAPRICHO MOITENSE T. 212890102

ESCOLAS DE MÚSICA BANDA MUSICAL DO ROSÁRIO – ESCOLA DE MÚSICA DA BANDA DO ROSÁRIO – T. 212898315

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – GRUPO DESPORTIVO DA FONTE DA PRATA T. 212896859

BASQUETEBOL ESCOLA DE FORMAÇÃO BASQUETEBOL – CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃO T. 212801993

CANOAGEM E VELA

ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" – T.212040067

ESCOLA DE FORMAÇÃO CANOAGEM E VELA – CENTRO NÁUTICO MOITENSE T. 212892907

FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMB. VOL. MOITA – T.212808170/9

FUTEBOL

GRUPOS MUSICAIS

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – UNIÃO FUTEBOL CLUBE MOITENSE T. 934943690

CORO POLIFÓNICO ALIUS VETUS DA SOC. FIL. REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" T. 212040067

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGAL T. 212023289 / 212023296

GRUPO CORAL "O SOBREIRO" – T. 309767926

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – CLUBE RECREIO E INSTRUÇÃO "CRI" T. 212040283

GRUPO MUSICAL "VOZES DA PLANÍCIE" DA SOCIEDADE RECREATIVA E CULTURAL UNIÃO ALENTEJANA – T. 212031556

FUTSAL

GRUPO CORAL INFANTO-JUVENIL DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212047673

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTSAL – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DA ZONA SUL – T. 210863245

GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE” DA ARPI DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212049865

GINÁSTICA

GRUPO CORAL AMIZADE DO CENTRO DE REFORMADOS E IDOSOS DA VILA DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212040271

RANCHOS FOLCLÓRICOS RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇAS E CANTARES DA BARRA CHEIA Adultos e Infantil – T. 212130597 / 212130780 RANCHO FOLCLÓRICO DO CLUBE DAS ARROTEIAS T. 212046691 RANCHO FOLCLÓRICO “CORAÇÕES UNIDOS” DA SOCIEDADE RECREATIVA DA BAIXA DA SERRA, Baixa da Banheira T. 212044996 RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROS DA BARRA CHEIA E ARREDORES” T. 212131051

ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – GINÁSIO ATLÉTICO CLUBE T. 212040949 ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067 ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SOC. FIL. ESTRELA MOITENSE T. 212890207

PATINAGEM ESCOLA DE FORMAÇÃO PATINAGEM – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067

TÉNIS DE MESA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉNIS DE MESA – ACADEMIA MUSICAL E RECREATIVA 8 JANEIRO T. 212033947 / 212020461

XADREZ CLUBE DE XADREZ DA MOITA – T. 212801993

[15]


Câmara Municipal da Moita

Grândola, vila morena Terra da fraternidade O povo é quem mais ordena Dentro de ti, ó cidade Dentro de ti, ó cidade O povo é quem mais ordena Terra da fraternidade Grândola, vila morena Em cada esquina um amigo Em cada rosto igualdade Grândola, vila morena Terra da fraternidade Terra da fraternidade Grândola, vila morena Em cada rosto igualdade O povo é quem mais ordena À sombra duma azinheira Que já não sabia a idade Jurei ter por companheira Grândola a tua vontade José Afonso

Agenda Maré Cheia nº 109  

Agenda de Eventos de abril de 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you