Page 1

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

FEVEREIRO 2014

118

www.cm-moita.pt


ISSN 1647-1857 www.cm-moita.pt DISTRIBUIÇÃO GRATUITA VERSÃO ON-LINE:

Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços marecheia@mail.cm-moita.pt ou Divisão de Informação e Relações Públicas - Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita. A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais. A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

A MARÉ CHEIA está disponível nos equipamentos municipais, serviços públicos e nos seguintes locais:

CUIDE DO MEIO AMBIENTE

ficha técnica

TIRAGEM: 12.000 Ex. PERIODICIDADE: Mensal

Esta publicação utiliza papel reciclado, produzido por empresa certificada segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. (Certificações de sistemas de Gestão de Qualidade e sistemas de Gestão Ambiental)

IMPRESSÃO: Imagem Fresca

“CAIXA” DE SUGESTÕES:

ALHOS VEDROS | Ass. Amizade Arroteense | Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense Amigos do Mar | Café Farinha | Café Ensaio | Café “O Cantinho” | Café São Lourenço | Clube Rec. Sport Chinquilho Arroteense | Grupo Desp. da Fonte da Prata | Grupo Rec. Familiar do Bairro Gouveia | Mini-mercado “Osvaldo” | Pastelaria Sol Nascente | Soc. Filarm. Recreio e Instrução Alhosvedrense "A Velhinha" | Sporting Clube Vinhense BAIXA DA BANHEIRA | Ass. de Reform. Pens. e Idosos da Zona Norte da Baixa da Banheira “O Norte” | Clube do Rio | Clube União Banheirense "O Chinquilho" | Ginásio Atlético Clube | Soc. Rec. da Baixa da Serra | Soc. Rec. e Cult. União Alentejana | Sporting Clube Banheirense | União Desp. e Cultural Banheirense

COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDAÇÃO E FOTOGRAFIA: Gabinete de Informação e Relações Públicas COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Obras e Serviços Urbanos e Divisão de Desenvolvimento Económico AGRADECIMENTOS: Associação BB Blues Portugal

TÍTULO: Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita EDIÇÃO: Câmara Municipal da Moita

GAIO-ROSÁRIO | Baía Caffé | Beira Mar Futebol Clube Gaiense | Marítimo Futebol Clube Rosarense MOITA I Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Moita | Café “A Caravela” | Café Fragata | Clube Rec. do Palheirão | Clube Rec. do Penteado | Pastelaria Madrugada | QB | Restaurante "O Messias" | Santos Paladares Cafetaria/restaurante | Sociedade Filarmónica Capricho Moitense VALE DA AMOREIRA | Grupo Desportivo e Recreativo Portugal | Pastelaria Princesa

[ MARÉ CHEIA + ACESSÍVEL ] versão on-line e versão de voz em www.cm-moita.pt

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município. VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade. Capa: Feira de Antiguidades e Velharias – Moita


[tem a palavra] MIGUEL CANUDO VEREADOR DAS OBRAS MUNICIPAIS, SERVIÇOS URBANOS, AMBIENTE E PROTEÇÃO CIVIL

No mês de fevereiro, pomos em destaque nesta agenda as iniciativas de continuidade – Feira de Velharias e Artes e Talentos – destinadas a apoiar os comerciantes e artesãos do concelho, dinamizando os equipamentos públicos, como é o caso do Mercado Municipal da Moita. “Remando contra a maré” de retrocesso social que nos estão a impor, estas iniciativas são exemplos de resistência coletiva, das autarquias em conjunto com a população, de forma a combater o desalento e a divulgar o comércio local. Da mesma forma, não desistimos de promover um vasto conjunto de atividades culturais de qualidade, abrangendo um público diversificado e dedicando especial atenção e carinho à população mais vulnerável: os nossos séniores, crianças e jovens. Outra preocupação constante na programação mensal é o apoio aos artistas e autores locais, assim como a valorização da atividade associativa. As várias dezenas de coletividades e associações, que contribuem para a grande riqueza cultural do concelho da Moita, constituem-se ainda e sempre como parceiros fundamentais no desenvolvimento local, pelo seu papel mobilizador para o exercício de uma cidadania plena. E é precisamente esta conjugação de vontades que torna possíveis iniciativas como o Carnaval de Alhos Vedros, atualmente em preparação, que ultrapassou já, no interesse demonstrado e público que atrai, as fronteiras do concelho. Nesta e noutras iniciativas locais, além dos apoios financeiros atribuídos regularmente no âmbito do Programa de Intervenção Municipal para o Associativismo, a Câmara Municipal continuará, com o rigor de serviço público que nos compete e que assumimos, a ceder os apoios logísticos necessários – da montagem de estruturas à organização de trânsito e limpeza urbana – para que tudo corra bem e para que possamos promover o concelho da Moita como comunidade rica de valores, tradições, ambiente natural e urbano e, sobretudo, de gente dinâmica e solidária.

[3]


[à lupa] PROGRAMA DE ANIMAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DA MOITA

FEIRA DE ANTIGUIDADES E VELHARIAS NO SEGUNDO E QUARTO SÁBADO DE CADA MÊS, HÁ ANTIGUIDADES E VELHARIAS AO ALCANCE DE TODAS AS BOLSAS NO LARGO DO MERCADO MUNICIPAL DA MOITA. A MARÉ CHEIA FOI À FEIRA E APRESENTA-LHE ALGUNS DOS VENDEDORES E OS SEUS ARTIGOS.

Às 8:00h, começam a notar-se as primeiras movimentações: os vendedores escolhem os espaços, montam as bancas ou estendem os panos, descarregam os carros e dispõem os artigos de forma a captar os olhares de quem passa. Mesmo quem não tem ideia de comprar, acaba por se aproximar para apreciar algumas relíquias.

IDÁLIA LOURENÇO esmera-se para que a sua banca esteja impecável. Os serviços de copos, de jantar, de café ou de chá, os candeeiros a petróleo, os bibelots, os castiçais, o relógio de mesa, as jarras, entre outras peças de louça compõem a bancada principal. Os artigos de madeira estão à parte, junto a um gira-discos antigo, mas que ainda funciona e anima a manhã com a música das Doce. Num pano, Idália coloca os artigos de 1 euro: cd’s, peluches, cestos, livros... “É mais fácil vender o que é mais barato”, refere Idália, acrescentando que “são os sinais da crise”.

[4]

RUI JORGE é outro dos vendedores que não falha esta feira. Dedica-se essencialmente a móveis antigos, mas também tem livros e louças. Muitas das suas peças de mobiliário são verdadeiras peças de arte. Costuma vender bem e é procurado por colecionadores e não só, porque, garante: “os móveis são mais baratos e tem mais qualidade do que nas lojas; são outras madeiras”.


FERNANDO GONÇALVES começou a participar em feiras de antiguidades e velharias há cerca de cinco anos e a sua banca tem uma particularidade: nada do que expõe foi comprado. “Tudo o que vendo são artigos que herdei dos meus bisavós, avós, pais e sogros”, explica e, por isso, a variedade de artigos é grande, desde um toucador de madeira, passando por uma botija de água quente em cobre, até botões de fardas da Marinha, entre outras peças. Fernando não é, como nos disse, “um vendedor nato”, tendo-se dedicado às antiguidades após a reforma, mas fica sempre vaidoso quando lhe dizem: “tem aqui uma banca muito bonita”.

FRANCISCO SEVERINO entrou no negócio das velharias há já algum tempo e participa também noutras feiras. Na sua banca, encontramos, entre outros artigos, candeeiros a petróleo, candeeiros antigos de loiça e algumas ferramentas. Os tempos de crise e os muitos impostos com que tem de contar tiram-lhe muitas vezes o sorriso e fazem-no pensar na continuidade desta sua atividade. Mas, para já, Francisco vai continuar a expor as suas peças na Feira da Moita. TOME NOTA: No âmbito do Programa de Dinamização do Mercado Municipal da Moita, a Câmara Municipal promove, desde julho de 2012, a Feira de Antiguidades e Velharias e, a partir de dezembro de 2012, também a “Artes e Talentos” – Feira de Artesanato, trazendo maior animação àquele espaço e apoiando, desta forma, os vendedores e artesãos locais. Mais informações e inscrições no Pavilhão Municipal de Exposições – T: 210816910 ou email: pav.mun.exposicoes@mail.cm-moita.pt. 1 e 8 de fevereiro, das 9:00h às 13:30h “Artes e Talentos” – Feira de Artesanato Mercado Municipal da Moita (no interior) Mensalmente, no 1º e 2º sábado

8 e 22 de fevereiro, a partir das 8:30h Feira de Antiguidades e Velharias Largo do Mercado Municipal Mensalmente, no 2º e 4º sábado

[5]


[vai acontecer] AGENDA DE FEVEREIRO

dança

22 DE FEVEREIRO / 21:30 HORAS

“ROMEU E JULIETA – ENCONTRO, DESENCONTRO” Pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo (Bilhetes: 6,09 euros)

música

Em Janeiro de 2011, surge, entre Miguel Patrício (Voz), Vítor Cavaco (Baixo) e Rui Pereira (Bateria), o esqueleto da primeira canção da Mosca: “Peniche”. Mas tarde, juntam-se ao projeto Rui Sousa (Guitarra) e Eduardo Quaresma. Venha conhecer a Mosca, entre músicas e palavras, num espetáculo para maiores de 16 anos e com a duração aproximada de 90 minutos.

desporto

8 DE FEVEREIRO / 22:00 HORAS

BLUES NIGHTS BY BBBF – FAST EDDIE NELSON

Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Para bebés dos 0 aos 36 meses Entrada gratuita, mediante inscrição através do T: 210888900 L'Áquila, uma cidade italiana com os pés numa terra que embala. Os sons das ruas e dos mercados foram abafados pelos rumores intrauterinos do nosso planeta numa noite de insónia. E os pés perderam os sapatos e ruíram casas e muitos sapatos perderam os seus pés. Com um violino e muitos outros instrumentos amigos, e sempre com a ajuda das vozes de papás e mamãs, vamos reconstruir uma nova cidade, descobrir novos sons, novos mercados e novas ruas. Um novo embalo tranquilo.

8 DE FEVEREIRO / 15:00 HORAS

Café-Concerto do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 3 euros) (Ver Aqui Tão Perto)

[6]

11º CORTA MATO DO VALE DA AMOREIRA – ATLETISMOITA Traseiras da Banda H – Vale da Amoreira

atividades para crianças

28 DE FEVEREIRO / 21:30 HORAS

1 DE FEVEREIRO / ÀS 16:00 HORAS

PROJETO MOSCA Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 3,66 euros)

PROJETO “DE PEQUENINO…” – “L’ÁQUILA: UM VIOLINO SOBREVIVENTE”, Pela Escola de Artes SAMP – Paulo Lameiro

1 DE FEVEREIRO / 16:00 HORAS

SÁBADOS A LER EM FAMÍLIA: “A HISTÓRIA DA CAROCHINHA” De Lucia Vidal Soares e Isabel Pizarro Madureira Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Iniciativa dirigida a crianças e famílias


DIAS 1 E 2 DE FEVEREIRO

55º ESTÁGIO TÉCNICO DISTRITAL E 13ªAÇÃO DE FORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE KARATÉ DO DISTRITO DE SETÚBAL Estágio – dia 1, das 15:00h as 22:00h; dia 2, das 9:00h às 14:00h – Pavilhão Desportivo Municipal – Moita | Ação de Formação – das 9:00h às 13:00h – Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

(Bilhetes: menores de 12 anos – 1,84 euros; Maiores de 12 anos – 3,05 euros)

8 DE FEVEREIRO / 15:30 HORAS

HORA E MEIA DE CIÊNCIA: ATELIÊ DE CIÊNCIA “PEGA MONSTRO” Com Miguel Oliveira Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Iniciativa dirigida a crianças e jovens dos 6 aos 12 anos Inscrições limitadas a 20 participantes T: 210888902/210888916 Nesta Hora e Meia de Ciência, os “pequenos cientistas”, com a ajuda do professor Miguel Oliveira vão compreender as propriedades físicas e químicas de algumas substâncias. Uma tarde de sábado diferente, em que se aprende de uma forma divertida. Inscreva já as suas crianças.

15 DE FEVEREIRO / 16:00 HORAS

“BRINCOS DE PENAS” Por Lua Cheia – Teatro para Todos Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Iniciativa dirigida a crianças a partir dos 4 anos e famílias

Pé-de-Atleta é um pequeno índio que, ao passear tranquilamente em terras da Águia Tonta, se depara com o cair inesperado de seis coloridas penas de ave. De onde terão vindo? O que irá fazer com elas e será que têm algum significado especial? Muitos tentaram desvendar aquele grande mistério… E tu, queres conhecê-lo? 22 DE FEVEREIRO / 15:30 HORAS

HORA E MEIA DE CIÊNCIA: ATELIÊ DE CIÊNCIA “CARRO VELOZ” Com Miguel Oliveira Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Iniciativa dirigida a crianças e jovens dos 6 aos 12 anos Inscrições limitadas a 20 participantes T: 210888902/210888916 22 DE FEVEREIRO / 15:30 HORAS

SÁBADOS A LER EM FAMÍLIA: “O CASO DOS RABOS TROCADOS” De Peter Bently e Mei Matsuoka Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Iniciativa dirigida a crianças a partir dos 5 anos e famílias

23 DE FEVEREIRO / 11:00 HORAS

CINEMA INFANTIL “GRU, O MALDISPOSTO 2”

Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: menores de 12 anos – 1,84 euros; Maiores de 12 anos – 3,05 euros)

28 DE FEVEREIRO / A PARTIR DAS 10:00 HORAS

DESFILE DE CARNAVAL DAS ESCOLAS Em todas as freguesias do concelho

livros 8 DE FEVEREIRO / 16:00 HORAS

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “PRIMEIRAS COISAS” De Bruno Vieira Amaral Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Segundo o autor, num artigo do Jornal “O Expresso”, este seu romance criou um lugar imaginário – O Bairro Amélia – a partir da experiência de crescer no Vale da Amoreira. Formado em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE, é crítico literário, tradutor e autor do Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa e do blogue Circo da Lama. Colaborou no DN Jovem, revista Atlântico e jornal i. Atualmente, colabora com a revista Ler e é assessor de comunicação das editoras do Grupo Bertrand Círculo.

[7]


[vai acontecer] AGENDA DE FEVEREIRO

Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Iniciativa dirigida a adultos Inscrições na biblioteca

feiras e festas

A PARTIR DE 7 DE FEVEREIRO (Até 1 de março) DIAS 1 E 8 DE FEVEREIRO / DAS 9:00H ÀS 13:30H

“ARTES E TALENTOS” – FEIRA DE ARTESANATO Mercado Municipal da Moita Mais informações e inscrições no Pavilhão Municipal de Exposições T: 210816910 ou email: pav.mun.exposicoes@mail. cm-moita.pt DIAS 8 E 22 DE FEVEREIRO / A PARTIR DAS 8:30 HORAS

FEIRA DE ANTIGUIDADES E VELHARIAS Largo do Mercado Municipal da Moita Mais informações e inscrições no Pavilhão Municipal de Exposições T: 210816910 ou email: pav.mun.exposicoes@mail. cm-moita.pt (Ver À Lupa)

exposições DIAS 1, 8, 15 E 22 DE FEVEREIRO / DAS 14:30H ÀS 18:30H

“SÍTIO DAS MARINHAS – CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL” Moinho de Maré – Alhos Vedros ATÉ 7 DE FEVEREIRO

[8]

PINTURA DE DUARTE PIMENTEL (1934-2012) Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita

“MENINOS, BARQUINHOS E OUTRAS ESTRELAS” Pintura de José Augusto Galeria de Exposições do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Inauguração: dia 7 de fevereiro, às 21:00h A mostra de José Augusto transporta-nos, através das suas aguarelas, para o fundo das nossas lembranças, recordando as brincadeiras e as diabruras de todos os meninos; relatos de caráter tão simples dos meninos do campo.

DIAS 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 E 28 DE FEVEREIRO / ÀS 10:30 HORAS

WORKSHOP DE INTERNET: “INTERNET SEM MISTÉRIOS” Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Iniciativa dirigida a adultos Inscrições na biblioteca DIAS 6 E 20 DE FEVEREIRO / 10:00 HORAS

WORKSHOP DE INTERNET: “INTERNET SEM MISTÉRIOS” Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira Iniciativa dirigida a jovens e adultos Inscrições na biblioteca ou através do T: 212020021

A PARTIR DE 17 DE FEVEREIRO (Até 7 de março)

PINTURA DE ROGÉRIO MAGALHÃES Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita

outros eventos DIAS 4, 5, 6, 7, 18, 19, 20 E 21 DE FEVEREIRO / ÀS 10:00 HORAS

WORKSHOP DE INTERNET: “INTERNET SEM MISTÉRIOS”

DIAS 13 E 14 DE FEVEREIRO / ÀS 10:00H E ÀS 14:30H

“DIA DOS NAMORADOS” – PROGRAMA VIVÊNCIAS Lar Pedro Rodrigues da Costa, em Alhos Vedros; Lar Abrigo do Tejo, na Moita; Lar Nossa Srª da Boa Viagem, em Sarilhos Pequenos; Lar S. José Operário, na Baixa da Banheira


[cumplicidades] apetece ler...

ir em cantigas...

REVISTA VÉRTICE

THE MISADVENTURES OF ANTHONY KNIVET › First Breath After Coma

Nascida em 1942, a revista Vértice tornou-se o bastião do movimento neorrealista português e um marco da luta antifascista. Atualmente, a Vértice é uma importante revista de divulgação cultural e artística. De tiragem trimestral, o número 168 desta revista é inteiramente dedicado às conferências do Ciclo Internacional de Conferências José Saramago, realizadas no âmbito do projeto “Oficina Saramago” Barreiro/Moita. Esta edição está disponível na rede de Bibliotecas Municipais do concelho.

7ª arte...

O MORDOMO › Realizador: Lee Daniels Baseado na história real de Eugene Allen, Cecil Gaines no filme, “O Mordomo" conta-nos a história de um escravo nascido numa plantação de algodão até à sua ascensão a mordomo da Casa Branca. Aqui, e durante os 34 anos em que desempenhou a função de mordomo, Cecil Gaines vai testemunhar, em primeira mão, alguns eventos notáveis da história e a forma como cada presidente americano reage longe dos olhos dos eleitores. Destaque ainda para a Banda Sonora deste filme, composta pelo português Rodrigo Leão.

Naturais de Leiria, os jovens First Breath After Coma têm em “The Misadventures of Anthony Knivet” a sua rampa de lançamento para o mundo da música e para o reconhecimento nacional. Em menos de dois anos, esta jovem banda consegue o notável feito de vencer o ZUS! (concurso da FADE IN), o casting Vodafone Mexefest, ir à final do Festival Termómetro, ser eleita “novos talentos” FNAC e ainda lançar este disco. Um álbum construído como se fosse uma história, onde todas as músicas estão interligadas numa sonoridade única que o vai fazer querer ouvi-las vezes sem conta.

à distância de um clique...

SERVICOSONLINE.CM-MOITA.PT A Câmara Municipal da Moita tem ao dispor dos munícipes, na sua página de Internet, uma série de serviços online que vêm facilitar a vida de todos os que habitam no concelho. Atualmente, este portal permite aceder a informação sobre processos de obras e serviço de águas, reportar leituras de consumos de água, aderir à fatura eletrónica, entre outros serviços. O registo é efetuado com o número de contribuinte.

[9]


[aqui tão perto] ASSOCIATIVISMO – ASSOCIAÇÃO BB BLUES PORTUGAL

HÁ BLUES NO FÓRUM CULTURAL

A PAIXÃO DE DOIS AMIGOS PELO BLUES E A VONTADE DE CRIAR UM EVENTO CULTURAL DIFERENCIADOR EM PORTUGAL ESTIVERAM NA ORIGEM DA CRIAÇÃO DO BB BLUES FEST (BBBF), EM 2011. O FESTIVAL, CUJA TERCEIRA EDIÇÃO DECORRE NO PRÓXIMO MÊS DE JUNHO, TEM VINDO A CONQUISTAR SEGUIDORES ENTRE A COMUNIDADE DE APRECIADORES DESTE GÉNERO MUSICAL, EM ESPECIAL NA REGIÃO DE LISBOA.

Rui Guerreiro e Dúlio Canário reuniram ideias, partilharam o conceito com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da Baixa da Banheira que reconheceram o potencial da iniciativa e, com a colaboração das duas autarquias, colocaram de pé o primeiro BB Blues Fest. Hoje, após duas edições, fazem “um balanço francamente positivo” do evento e acabam de criar a mais recente associação do concelho: a Associação BB Blues Portugal. “O primeiro ano do BBBF foi essencialmente de teste, com um formato mais reduzido e apenas com bandas portuguesas. No segundo ano, fizemos a internacionalização do festival, abrimos um palco exterior

[10]


e crescemos em número de espetáculos e qualidade. A aceitação do público é francamente positiva. Estimamos que, em 2013, passaram pelo festival cerca de 1000 espetadores distribuídos pelas várias iniciativas”, refere Rui Guerreiro. A edição de 2014 do BB Blues Fest (BBBF) vai decorrer entre os dias 20 e 28 de junho. “Estamos ainda a trabalhar na programação, mas o que podemos desde já anunciar é que o festival crescerá em número de espetáculos e na qualidade. Tentaremos privilegiar as iniciativas abertas e de contacto direto com a população”, contam, prometendo mais novidades para os próximos meses. Enquanto não chega junho, poderá, a partir deste mês, assistir a um espetáculo mensal de Blues, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo. A recém-criada Associação BB Blues Portugal, que tem como missão a promoção do Blues, enquanto forma de expressão cultural, em especial através da organização de eventos artísticos e culturais, vai dar início às Blues Nights by BBBF, um ciclo de apresentações no espaço do café-concerto, sempre ao segundo sábado de cada mês. Para dia 8 de fevereiro, está marcado o primeiro espetáculo com Fast Eddie Nelson e, a 8 de março, Dia Internacional da Mulher, será a vez de Paulo Brissos protagonizar um espetáculo intimista. Na calha, está ainda a promoção de iniciativas de experimentação e iniciação de jovens neste género musical. Saiba mais em www.bbbluesfest.com.pt/.

[11]


[sabores & saberes] SÃO VALENTIM “MOLECULAR”

RAVIÓLI DE MORANGO EM ESPUMA DE CHOCOLATE GELADA O DIA DE SÃO VALENTIM É JÁ UMA DAS DATAS MAIS COMEMORADAS DO MÊS DE FEVEREIRO. E QUE TAL MARCAR A DIFERENÇA, CONFECIONANDO UMA SOBREMESA ORIGINAL PARA A SUA CARA-METADE? REAÇÕES QUÍMICAS À PARTE, ESTA RECEITA É BASTANTE SIMPLES DE REALIZAR E VAI, SEM DÚVIDA, IMPRESSIONAR QUEM A PROVE... Comece pela Espuma. Num tacho, derreta 85g de chocolate em 250ml de água. Assim que começar a ferver, retire do lume e deixe arrefecer no frigorífico durante 10 minutos. Junte 2g de lecitina de soja e bata com a varinha mágica até criar muita espuma. Retire a espuma com uma colher para um recipiente e leve ao congelador até congelar. Para o ravióli de morango, dissolva 2g de alginato de sódio em 475ml de água, com a ajuda da varinha mágica. Deixe repousar o “banho de alginato” no frigorífico durante 15 minutos. Enquanto espera, numa batedeira, desfaça 400g de morangos em puré, com 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de chá de lactato de cálcio. Com uma colher, coloque pequenas quantidades deste puré dentro do “banho de alginato” e deixe “esferificar” durante 3 minutos. Neste processo, irá formarse em volta dos pequenos pedaços de puré uma pelicula de cálcio, idêntica à gema de ovo. Retire os recém-formados raviólis de morango do “banho” e coloque-os numa tigela com água para remover o alginato. Retire a espuma do congelador, abra um buraco no centro e coloque o ravióli no meio da espuma. Sirva imediatamente. Bom apetite e muito amor!

[12]

COZINHA MOLECULAR. Caso pretenda adquirir produtos e saber mais sobre este novo conceito de gastronomia, a loja online www.gastronomiamolecular.com.pt apresenta produtos, acessórios, um glossário com os termos utilizados nos diversos processos descritos nas receitas, assim como algumas explicações científicas.


[utilidades] CONTACTOS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS: BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA Praça da República, 2864-007 E-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt Na internet: http://www.cm-moita.pt http://www.facebook.com/cmmoita http://www.twitter.com/cmmoita http://www.youtube.com/municipiomoita Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928 Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800 202 323 Comunicação de Leituras de Água: 800 502 443 ou serviços on-line em www.cm-moita.pt Gabinete de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 Fax: 212806750 | E-mail: informacao-rpublicas@mail.cm-moita.pt Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços | Av. Vasco da Gama 2835 – 205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 Horário: Encerra à 2ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 19:00h BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212 021 227 Horário: Encerra à 2ª feira 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h BIBLIOTECA MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 902 Horário: Encerra à 2ª feira 3ª feira a 6ª feira, das 10:00h às 18:30h Sábados das 14:00h às 19:00h BIBLIOTECA MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212 020 021 Horário: 2ª feira das 14:00h às 19:00h 3ª feira a 6ª feira das 9:30h às 13:00h e das 14:00h às 18:30h | Sábado das 9:30h às 13:00h FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 900 CENTRO DE EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA Avenida Vasco da Gama, Vale da Amoreira Telefone: 211 810 030

[13]


[utilidades] CONTACTOS / CALENDÁRIO DO MÊS

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – MOITA Praça da República Telefone: 212 806 700/ext.261 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 T.: 210 816 970 POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES Rua Machado Santos, nº 35, Moita | T.: 210 852 340 PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda do Bombeiros Portugueses, Moita T.: 212 801 993 PISCINA MUNICIPAL Rua João Anes, Alhos Vedros T.: 212 025 140 E-mail: piscinamunicipal@mail. cm-moita.pt Horários: 2ª a 6ª f – 7:30h às 21:45h; sábados – 7:30h às 20:00h; domingos –7:30h às 13:00h Consulte os horários e modalidades em www.cm-moita.pt, no canal Desporto. PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita | T.: 210 816 910 CANIL/GATIL MUNICIPAL Estrada Nacional 11, Quinta do Matão, Moita | T.: 800 202 323 2ª a 6ªf - 14:00h às 15:30h Sábados - 11:00h às 13:00h.

PSP T.: 212029010 GNR T.: 212809330 TRIBUNAL T.: 212808600

[14]

FEVEREIRO

S T Q Q S S D

1 2

3 4 5 6 7 8 9

10 11 12 13 14 15 16

17 18 19 20 21 22 23

24 25 26 27 28

S T Q Q S S D

Atendimento Descentralizado da Câmara Municipal aos Munícipes, a partir das 18:00h DIA 7 – União de Freguesias do Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos (no edifício da Junta do Gaio-Rosário) – Presidente e Vereadora Vivina Nunes DIA 28 – Junta de Freguesia da Moita – Presidente e Vereador Miguel Canudo

DIA 26 – Reunião Pública descentralizada da Câmara Municipal, às 21:00h, nos Paços do Concelho, Moita. Mais informações em www.cm-moita.pt

Tabela de Marés – fevereiro’14 DIA

PREIA MAR – ALTURA

BAIXA MAR – ALTURA

01

04:02H – 4.17M 16:27H – 3.93M 09:43H – 0.06M 22:00H – 0.18M

02

04:48H – 4.14M 17:12H – 3.85M 10:28H – 0.11M 22:43H – 0.25M

03

05:31H – 4.01M 17:55H – 3.69M 11:11H – 0.26M 23:27H – 0.41M

04

06:15H – 3.76M 18:39H – 3.46M 11:53H – 0.50M

05

07:00H – 3.46M 19:25H – 3.22M 00:12H – 0.64M 12:39H – 0.77M

06

07:49H – 3.13M 20:19H – 2.98M 01:02H – 0.91M 13:28H – 1.04M

–––

07

08:50H – 2.86M 21:28H – 2.83M 02:01H – 1.16M 14:31H – 1.27M

08

10:07H – 2.70M 22:49H – 2.80M 03:18H – 1.34M 15:51H – 1.39M

09

11:29H – 2.72M

10

00:00H – 2.91M 12:33H – 2.84M 05:57H – 1.25M 18:13H – 1.23M

11

00:55H – 3.08M 13:22H – 3.01M 06:48H – 1.09M 18:58H – 1.08M

12

01:39H – 3.25M 14:01H – 3.17M 07:28H – 0.92M 19:36H – 0.94M

13

02:16H – 3.41M 14:36H – 3.31M 08:01H – 0.78M 20:09H – 0.80M

14

02:50H – 3.53M 15:09H – 3.43M 08:33H – 0.68M 20:41H – 0.70M

15

03:22H – 3.63M 15:41H – 3.50M 09:04H – 0.59M 21:12H – 0.62M

16

03:54H – 3.68M 16:12H – 3.53M 09:35H – 0.54M 21:44H – 0.58M

17

04:27H – 3.68M 16:46H – 3.52M 10:07H – 0.54M 22:17H – 0.59M

18

05:01H – 3.63M 17:19H – 3.47M 10:38H – 0.59M 22:50H – 0.63M

19

05:35H – 3.52M 17:54H – 3.37M 11:12H – 0.67M 23:26H – 0.74M

20

06:12H – 3.38M 18:34H – 3.24M 11:48H – 0.78M

21

06:53H – 3.21M 19:20H – 3.11M 00:07H – 0.87M 12:32H – 0.94M

22

07:45H – 3.02M 20:21H – 2.98M 00:57H – 1.03M 13:27H – 1.10M

23

08:56H – 2.89M 21:40H – 2.96M 02:05H – 1.17M 14:44H – 1.23M

–––

04:45H – 1.36M 17:11H – 1.36M

–––

24

10:26H – 2.90M 23:05H – 3.10M 03:33H – 1.21M 16:12H – 1.21M

25

11:49H – 3.08M

LINHAS DE EMERGÊNCIA

26

00:19H – 3.35M 12:56H – 3.36M 06:09H – 0.82M 18:34H – 0.79M

NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112 INTOXICAÇÕES: 808250143 PROTECÇÃO CIVIL: 212806700/ 917199412 BOMBEIROS: 212890044

27

01:19H – 3.65M 13:50H – 3.64M 07:07H – 0.54M 19:26H – 0.54M

28

02:11H – 3.93M 14:39H – 3.85M 07:55H – 0.31M 20:13H – 0.35M

–––

04:59H – 1.07M 17:31H – 1.03M


Nota: Os Grupos Artístico-Culturais e as Escolas Desportivas Municipais aqui referenciadas têm protocolos com a Câmara Municipal. Qualquer alteração nos contatos ou atividades pode ser comunicada através do e-mail: marecheia@mail.cm-moita.pt

[utilidades] APRENDER

GRUPOS ARTÍSTICO-CULTURAIS

ESCOLAS DESPORTIVAS MUNICIPAIS

ARTES

ATLETISMO

OFICINA DE ARTES DO CÍRCULO DE ANIMAÇÃO CULTURAL DE ALHOS VEDROS – T. 932214015

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CENTRO DE ATLETISMO DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212040653 / 918355027 / 968561017

ESCOLAS DE DANÇA ACADEMIA DE DANÇA DO CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE "O CHINQUILHO" – T. 212040516 ESCOLA DE DANÇAS DE SALÃO DA SOC. FIL. CAPRICHO MOITENSE – T. 212890102

ESCOLAS DE MÚSICA BANDA MUSICAL DO ROSÁRIO – ESCOLA DE MÚSICA DA BANDA DO ROSÁRIO – T. 212898315 ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" – T.212040067 FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMB. VOL. MOITA – T.212808170/9

GRUPOS MUSICAIS GRUPO CORAL ALIUS VETUS DA SOC. FIL. REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" T. 212040067 GRUPO CORAL "O SOBREIRO" – T. 309767926 GRUPO MUSICAL "VOZES DA PLANÍCIE" DA SOCIEDADE RECREATIVA E CULTURAL UNIÃO ALENTEJANA – T. 212031556 GRUPO CORAL INFANTO-JUVENIL DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212047673 GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE” DA ARPI DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212049865

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITA T. 210841385 / 966133238 ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – GRUPO DESPORTIVO DA FONTE DA PRATA T. 212896859

BASQUETEBOL ESCOLA DE FORMAÇÃO BASQUETEBOL – CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃO T. 212801993

CANOAGEM E VELA ESCOLA DE FORMAÇÃO CANOAGEM E VELA – CENTRO NÁUTICO MOITENSE – T. 212892907

FUTEBOL ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – UNIÃO FUTEBOL CLUBE MOITENSE – T. 934943690 ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGAL T. 212023289 / 212023296 ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – CLUBE RECREIO E INSTRUÇÃO "CRI" – T. 212040283

FUTSAL ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTSAL – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DA ZONA SUL – T. 210863245 ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTSAL – SPORTING CLUBE BANHEIRENSE – T. 212041306

GRUPO CORAL AMIZADE DO CENTRO DE REFORMADOS E IDOSOS DA VILA DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212040271

GINÁSTICA

RANCHOS FOLCLÓRICOS

ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067

RANCHO FOLCLÓRICO DAS ARROTEIAS DO CLUBE RECREATIVO SPORT CHINQUILHO ARROTEENSE – T. 212046691 RANCHO FOLCLÓRICO “CORAÇÕES UNIDOS” DA SOCIEDADE RECREATIVA DA BAIXA DA SERRA – Baixa da Banheira | T. 212044996 RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇAS E CANTARES DA BARRA CHEIA Adultos e Infantil – T. 212130597 / 212130780 RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROS DA BARRA CHEIA E ARREDORES” – T. 212131051

TEATRO GRUPO AMADOR DE TEATRO-REVISTA “O NORTE” DA ARPI DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212049865

ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – GINÁSIO ATLÉTICO CLUBE – T. 212040949

ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SOC. FIL. ESTRELA MOITENSE T. 212890207

PATINAGEM ESCOLA DE FORMAÇÃO PATINAGEM – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067

TÉNIS DE MESA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉNIS DE MESA – ACADEMIA MUSICAL E RECREATIVA 8 JANEIRO T. 212033947 / 212020461

XADREZ CLUBE DE XADREZ DA MOITA – T. 212801993

[15]


Câmara Municipal da Moita

21 DE FEVEREIRO DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA

Maré Cheia - fevereiro 14  

Maré Cheia - fevereiro de 2014 - Agenda de Eventos no Concelho da Moita

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you