Page 1

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

SETEMBRO 2012

102

www.cm-moita.pt


ISSN 1647-1857 www.cm-moita.pt DISTRIBUIÇÃO GRATUITA CUIDE DO MEIO AMBIENTE

VERSÃO ON-LINE:

ficha técnica

TIRAGEM: 12.000 Ex. PERIODICIDADE: Mensal

Esta publicação utiliza papel reciclado, produzido por empresa certificada segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. (Certificações de sistemas de Gestão de Qualidade e sistemas de Gestão Ambiental)

IMPRESSÃO: Imagem Fresca

“CAIXA” DE SUGESTÕES: Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços marecheia@mail.cm-moita.pt ou Divisão de Informação e Relações Públicas - Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita. A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais. A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

A MARÉ CHEIA está disponível nos equipamentos municipais, serviços públicos e nos seguintes locais: ALHOS VEDROS | Ass. Amizade Arroteense | Café Farinha | Café Ensaio I Clube Rec. Sport Chinquilho Arroteense | Grupo Desp. da Fonte da Prata | Grupo Rec. Familiar do Bairro Gouveia | Pastelaria Sol Nascente | Soc. Filarm. Recreio e Instrução Alhosvedrense "A Velhinha" | Sporting Clube Vinhense BAIXA DA BANHEIRA | Ass. de Reform. Pens. e Idosos da Zona Norte da Baixa da Banheira “o Norte” | Clube do Rio | Clube União Banheirense "O Chinquilho" | Ginásio Atlético Clube | Soc. Rec. da Baixa da Serra | Soc. Rec. e Cult. União Alentejana | Sporting Clube Banheirense | União Desp. e Cultural Banheirense

MOITA I Café A Caravela | Café do Intermachê | Café Fragata | Clube Rec. do Palheirão | Clube Rec. do Penteado | Pastelaria Madrugada | QB | Restaurante Faena | Restaurante "O Messias" | Santos Paladares Cafetaria/restaurante VALE DA AMOREIRA | Pastelaria Princesa

[ MARÉ CHEIA + ACESSÍVEL ] versão on-line e versão de voz em www.cm-moita.pt

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município. MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

102 SETEMBRO 2012

COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDAÇÃO E FOTOGRAFIA: Divisão de Informação e Relações Públicas COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos; Divisão de Atividades Económicas e Turismo AGRADECIMENTOS: Comissão de Festas da Moita; Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita; Pastelaria Fidalgos; Pastelaria Madrugada; Pastelaria Trevo

TÍTULO: Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita EDIÇÃO: Câmara Municipal da Moita

GAIO-ROSÁRIO | Baía Caffé

www.cm-moita.pt

VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade.

Capa: Montra vencedora do Concurso de Montras 2011 - Festa da Moita (nº 39, Rua 5 de Outubro; Autora: Manuela Martinho Filipe).


[tem a palavra] MIGUEL CANUDO VEREADOR DAS OBRAS MUNICIPAIS, ATIVIDADES ECONÓMICAS, TURISMO E FISCALIZAÇÃO

Por vontade das populações e com o empenho das forças vivas do nosso concelho, o ciclo festivo que pontua o verão em todas as freguesias não deixou de realizar-se, apesar do cenário negativo que nos rodeia. É a tradição, a generosidade das pessoas que formam as comissões de festas, bem como a convicção de que não realizar estas iniciativas só iria piorar a economia local, que põem de pé, novamente, as festas populares. Estas são, ainda e sempre, uma oportunidade de convívio salutar, reforçando o alento para continuarmos em frente, defendendo o nosso direito a uma vida condigna, onde a cultura e a alegria têm lugar. O envolvimento do Município na realização da Festa da Moita, no ano passado, vai, por isso, ter continuidade, tendo em conta o retorno positivo do investimento efetuado. A resposta do público estará – assim o esperamos – à altura das edições anteriores, revigorando um pouco o comércio local e projetando o nome do concelho de acordo com o mérito da sua tradição. Neste mês que, para muitos, representa também o regresso de férias, o concelho da Moita oferece ainda uma diversidade de atividades lúdicas e culturais, “à porta de casa”, antes que o outono resolva comparecer na data certa. Entre as iniciativas que marcam a atitude do Município relativamente ao desenvolvimento sustentável deste território ribeirinho, estão as comemorações da Semana Europeia da Mobilidade que, este ano, decorrem na Moita e na Baixa da Banheira e incluem a apresentação pública do Programa Municipal de Percursos Pedonais e Cicláveis. Não deixe de participar nas atividades propostas e de contribuir, assim, para um concelho vivo, dinâmico e fraterno que todos queremos preservar e desenvolver.

[3]


[à lupa]

FESTAS DA MOITA… ALEGRIA E TRADIÇÃO “OS 10 DIAS MAIS LONGOS DO ANO” NA VILA DA MOITA ESTÃO A CHEGAR, COM AS FESTAS EM HONRA DE NOSSA SRª DA BOA VIAGEM, ENTRE 7 E 16 DE SETEMBRO. AQUI FICA UMA BREVE AMOSTRA DO QUE VAI ACONTECER DURANTE ESTAS FESTAS POPULARES. O PROGRAMA COMPLETO PODE SER CONSULTADO EM WWW.CM-MOITA.PT.

[4]

O Cais da Moita apresenta, nos dias de festa, um colorido diferente, com os típicos barcos engalanados a dar as boas vindas aos visitantes, aguardando a bênção da virgem, durante a procissão, no dia 9 de setembro, a partir das 17:30h. Este é também o palco central de muitas outras iniciativas, como a Noite do Fragateiro, a Tarde do Rio – X Cais Vivo e a Regata de Embarcações Típicas do Tejo.


A Avenida Dr. Teófilo Braga é outro dos locais centrais das festas da Moita. É aqui que se realizam, diariamente, as afamadas largadas de toiros e também a Tarde do Fogareiro, no dia 14, com início por voltas das 13:00h. Milhares de pessoas centram-se na avenida, em torno dos seus fogareiros, para uma tarde onde o convívio é rei. Para que a Tarde do Fogareiro possa continuar a ser divulgada como iniciativa incomparável, a nível nacional, a Comissão de Festas apela a que todos os participantes sigam algumas recomendações simples, relacionadas com segurança e higiene do espaço. Colabore!

Boss AC, Quim Barreiros, Amor Electro, “Caelum’s Edge” e “Ibéria” são alguns dos nomes sonantes que vão passar pelo palco principal, na Avenida Marginal. Mas a animação não se fica por aqui, com espetáculos de música e dança a decorrer também noutros dois palcos, um no Largo Conde Ferreira e outro na Praça da República. Aproveite também para dedicar um olhar mais atento às pinturas das casas, às varandas e janelas floridas e às montras das lojas decoradas especialmente para esta altura do ano. A Comissão de Festas incentiva e valoriza esta tradição e promove, uma vez mais, os concursos para Melhor Montra, Melhor Varanda, Melhor Burladero, Mesa mais animada da Tarde do Fogareiro, Melhor T-shirt, Barcos Melhor Engalanados. Os resultados serão divulgados no dia 15, às 21:00h, no palco da Praça da República.

[5]


[vai acontecer] AGENDA DE SETEMBRO

feiras e festas

ambiente 9 DE SETEMBRO / ÀS 9:15H

IV PEDALADA DA MOBILIDADE / XXVIII PASSEIO DE CICLOTURISMO MOITENSE Partida: Praça da República – Moita

DE 7 A 16 DE SETEMBRO

FESTAS EM HONRA DE NOSSA SRª DA BOA VIAGEM Moita (Ver À Lupa) DE 7 A 16 DE SETEMBRO

XIX FECI – FEIRA COMERCIAL E INDUSTRIAL DA MOITA Pavilhão Municipal de Exposições – Moita

A PARTIR DE 28 DE SETEMBRO (Até 2 de Outubro)

FESTAS EM HONRA DE NOSSA SRª DA GRAÇA Sarilhos Pequenos

[6]

As festas de Sarilhos Pequenos encerram as festividades no concelho. A “Queima do Batel” é uma das tradições que se repetem mas não faltam também os espetáculos musicais, as diversões, o artesanato e os comes e bebes.

Antecipando a Semana Europeia da Mobilidade, realiza-se a IV Pedalada da Mobilidade, numa parceria entre a S.Energia, a Câmara Municipal e o Núcleo de Cicloturismo Moitense.

1 DE SETEMBRO / ÀS 15:30H E ÀS 17:30H

PROJETO “DE PEQUENINO…” – “CONTAPETES”, Por Patrícia Amaral Moinho de Maré – Alhos Vedros Destinatários: bebés dos 12 aos 36 meses Inscrição gratuita através do T: 210817000

16 A 22 DE SETEMBRO

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE Baixa da Banheira e Moita Na Semana Europeia da Mobilidade, estão previstas diferentes iniciativas, nomeadamente, no dia 20 de setembro, na Praça da República, um Road Show (das 9:00h às 17:00h) com demonstração de um automóvel, motas e bicicletas elétricos, e a apresentação do Programa Municipal de Percursos Pedonáveis e Cicláveis (às 17:30h). No dia 21, na Rua 1º de Maio, na Baixa da Banheira, vai realizar-se, durante todo o dia, o EcoTrocas. Esteja atento ao programa completo em www.cm-moita.pt.

atividades para crianças DIAS 1, 8, 15, 22 E 29 DE SETEMBRO / 11:00 HORAS

LIGA DOS LIVROS Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira Destinatários: crianças e jovens dos 6 aos 12 anos

Há tapetes que não são para limpar os pés, mas que contam histórias. Feitos de tecido, revelando cores, formas e volumes, os contapetes bebés são um espaço de descoberta onde adulto e criança exploram sons, sílabas e palavras, dando os primeiros passos no território fantástico da narrativa. Mais um espetáculo de qualidade para ser vivido entre bebés e papás. 21 DE SETEMBRO / 10:30 HORAS

HISTÓRIAS DE COLINHO Biblioteca Municipal de Alhos Vedros Destinatários: crianças dos 3 aos 5 anos Marcação prévia através do T: 212021227

música 29 DE SETEMBRO / 16:00 HORAS

"SONS AO ENTARDECER", Com Grupo Coral da Sociedade Filarmónica União Agrícola - Pinhal Novo Capela de São Sebastião - Moita


11 DE SETEMBRO / 11:00 HORAS

DIA DO MUNICÍPIO – CERIMÓNIA PÚBLICA DE ATRIBUIÇÃO DAS MEDALHAS MUNICIPAIS Salão Nobre dos Paços do Concelho – Moita No feriado municipal, a Câmara Municipal reconhece publicamente personalidades, empresas e instituições que tenham contribuído para o desenvolvimento do concelho.

desporto 1 DE SETEMBRO / 18:00 HORAS

Os "Sons ao Entardecer" voltam à Capela de São Sebastião, um espaço que a autarquia pretende que seja privilegiado na divulgação da cultura.

livros

8 DE SETEMBRO / 18:00 HORAS

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “FRAGATEIROS DO TEJO”, De Marcolino Fernandes Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

PASSEIO PEDESTRE “CAMINHADA RIBEIRINHA I” – NATURALMOITA Partida: Parque José Afonso (junto à Torre) – Baixa da Banheira Aproveite este final de tarde e, sozinho ou acompanhado, junte-se a nós e faça uma caminhada junto ao rio Tejo. O percurso, com cerca de 6kms, tem início no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, e continua pelo Parque das Salinas, Morçoas, Igreja de Alhos Vedros, Praça da República, terminando novamente no Parque José Afonso. DIAS 1, 2, 29 E 30 DE SETEMBRO / 9:00 HORAS

TORNEIO SOCIAL DE TÉNIS Campos de Ténis do Parque José Afonso – Baixa da Banheira

29 DE SETEMBRO / 16:00 HORAS

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “LISBOA TRÁGICA – 3 CONTOS MÁGICOS”, De Tomé Silva Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

dança DE 3 A 7 DE SETEMBRO / DAS 14:00H ÀS 17:30H

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA “PASSEIO” Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira Destinatários: jovens dos 12 aos 16 anos

8 DE SETEMBRO / 17:00 HORAS

8KMS RIBEIRINHOS – ATLETISMOITA Partida: Praça da República – Moita 29 DE SETEMBRO / 9:30 HORAS

10ª CORRIDA DO FRAGATEIRO - ATLETISMOITA Partida: em frente à Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos

29 DE SETEMBRO / 21:00 HORAS

PASSEIO DE BICICLETA “PEDALADA NA NATUREZA NOTURNA II” – NATURALMOITA Partida: Cais do Descarregador – Alhos Vedros Moinho de Maré, Morçoas, Arroteias, Barra Cheia, Moita, Quinta da Fonte da Prata e regresso ao Moinho de Maré é o percurso desta Pedalada.

teatro 29 DE SETEMBRO / 22:00 HORAS

PROJETO “ÀS 10H, TOCAS À PORTA” – “TEMPO DE MÁGOA”, Pelo ENSAIARTE Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 3, 58 euros – Na compra de 4 bilhetes, oferta do 5º) “Tempo de Mágoa”, anos de uma República Portuguesa esquecida, onde repousa a “Pátria de Salazar”. País do medo e da guerra, da repressão e da censura, dos delitos de opinião e prisões políticas com torturas infligidas nos seres humanos em farrapos, do analfabetismo e da miséria, das crianças sem pão e sem nome, suporte da abastança burguesa. Anos de uma República Portuguesa, com um povo expectante em silêncios de medo, com trabalho escravo pomposamente chamado de bolseiro, estagiário, colaborador e cooperante, de conflitos sociais e insegurança permanentes, com “se faz favor, emigre porque aqui já nada há para fazer”. Uma peça de teatro a não perder.

[7]


[vai acontecer] AGENDA DE SETEMBRO

exposições

DE 3 A 28 DE SETEMBRO

FOTOGRAFIA DE ARSÉNIO FRANCO Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita Arsénio Franco é fotojornalista e reside na Baixa da Banheira. O gosto pelos touros vem da infância, quando o seu pai o levava a ver corridas e largadas de touros nas ruas da vila da Moita. O gosto pela fotografia também surgiu muito cedo, mas nunca teve ideia de fazer dela profissão, até receber um convite do jornalista Mário Rui Sobral. Fotografias sobre tauromaquia, para ver durante as Festas da Moita.

Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Inauguração: dia 8, às 19:00h “Esta é uma mostra de reminiscências resgatadas à memória coletiva da aldeia ribeirinha de Sarilhos Pequenos e surge pelo simples prazer de pintar de um homem da terra, evocando a beleza de um lugar e os seus usos e costumes”.

outros eventos DIAS 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 E 28 DE SETEMBRO / 10:30 HORAS

22 DE SETEMBRO

“INTERNET SEM MISTÉRIOS” – WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À INTERNET Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Inscrições na biblioteca ou através do T: 210888902

5 DE SETEMBRO / DAS 17:00H ÀS 20:00H

DIAS 6 E 20 DE SETEMBRO / 10:30 HORAS

[8]

“MEMÓRIAS DE INFÂNCIA: ENTRE SARILHOS E O TEJO” Pintura de Marcolino Fernandes

SAÍDA DA PLATAFORMA PÉ DIREITO Visita a Guimarães – Capital Europeia da Cultura Destinatários: Jovens dos 12 aos 18 anos 22 DE SETEMBRO / 15:30 HORAS

“CHÁ COM PALAVRAS: ENCONTROS POÉTICOS”, Coordenação de Anna Veiga Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

PASSEIO NO VARINO “O BOA VIAGEM” Embarque: Cais da Moita

A PARTIR DE 8 DE SETEMBRO (Até 3 de outubro)

7º RAID FOTOGRÁFICO DA MOITA Início no Posto de Turismo Municipal – Moita Tem jeito para a fotografia? Até dia 13, inscreva-se (exceto se é fotógrafo profissional) para participar no 7º Raid Fotográfico. As inscrições podem ser efetuadas pessoalmente, no Posto de Turismo Municipal, na Moita, pelo telefone 210852340 ou através do email: sec.turismo@mail.cm-moita.pt.

A PARTIR DE 6 DE SETEMBRO (Até 19 de outubro)

MOSTRA BIBLIOGRÁFICA DE POESIA Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira

15 DE SETEMBRO / A PARTIR DAS 10:00 HORAS

“INTERNET SEM MISTÉRIOS” – WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À INTERNET Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira Inscrições na biblioteca ou através do T: 212020021

movimento associativo NESTE MÊS DE SETEMBRO (Até 26 de Outubro)

2º CONCURSO DE FOTOGRAFIA “OLHARES SOBRE O PATRIMÓNIO RIBEIRINHO” Associação Naval Sarilhense – Sarilhos Pequenos Informações através do T: 212895699 ou do email: ansarilhense@gmail.com


[cumplicidades] apetece ler...

ir em cantigas...

FRAGATEIROS DO TEJO de Marcolino Fernandes

NÃO É UM PROJETO › Alex D’Alva Teixeira

O rio Tejo e os fragateiros que labutavam nas embarcações tradicionais estão intimamente ligados ao concelho da Moita. Nesta obra, Marcolino Fernandes, homem nascido e criado em Sarilhos Pequenos, fala-nos da profissão que abraçou ainda em criança – fragateiro. Mas não só do fragateiro trata esta obra. Aqui poderá encontrar também um retrato completo do quotidiano das populações da beira Tejo, nos anos 40, 50 e 60 do século XX. O livro vai ser apresentado na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, no dia 8 de setembro.

É rock, é eletrónico, tem guitarras, tem uma batida “dançável” e é melódico. “Não é um Projeto”, o primeiro EP de Alex D’Alva Teixeira, tem tudo isto e mais alguma coisa. Genialmente bem conseguido e extremamente eclético, o EP deste jovem músico da Moita abre o apetite para um álbum que promete algo extraordinário para a música portuguesa. “Não é um Projeto” está à venda, desde 25 de junho, no site da editora Flor Caveira.

7ª arte...

à distância de um clique...

COSMOPOLIS › Realizador: David Cronenberg

www.ppl.com.pt

Do cineasta visionário David Cronenberg, realizador de “A Mosca”, “eXistenZ”, “Promessas Perigosas” ou “Uma História de Violência”, chega-nos mais um poderoso filme. “Cosmopolis” acompanha o bilionário Eric Packer numa viagem até ao seu barbeiro, na limusina que é também o seu escritório. O dia vai passando e Eric vê o seu “reino virtual” colapsar, à medida que vai perdendo cada vez mais dinheiro na Bolsa. Uma obra frenética e visual, com uma excelente interpretação de Robert Pattinson.

O Crowdfunding tem vindo, um pouco por todo o mundo, a contribuir para o desenvolvimento de pequenos projetos. O PPL é uma plataforma que procura desenvolver este conceito em Portugal. Como? Simples! O promotor propõe uma ideia para um projeto, coloca-o no site PPL, estabelece um montante mínimo para a sua execução e um prazo para a angariação de fundos. Seguem-se os apoiantes que vão financiar o projeto em troca de contrapartidas. Por isso, se tiver um projeto, como lançar um CD da sua nova banda ou organizar um concerto do seu grupo favorito, escrever um livro ou até construir um parque de merendas no seu bairro, porque não passar por este site?

[9]


[aqui tão perto] ESCOLA DE TOUREIO E TAUROMAQUIA DA MOITA

O SONHO DE VIR A SER TOUREIRO O CALOR QUE SE FAZ SENTIR NA ARENA DA PRAÇA DE TOIROS DANIEL DO NASCIMENTO, NO PINO DO VERÃO, NÃO RETIRA O ENTUSIASMO AOS ALUNOS DA ESCOLA DE TOUREIO E TAUROMAQUIA DA MOITA. EMPENHADOS E ATENTOS A TODAS AS EXPLICAÇÕES DOS “MAESTROS” – O MATADOR DE TOIROS LUÍS VITAL “PROCUNA” E O BANDARILHEIRO JÚLIO ANDRÉ –, TREINAM “DE SALÃO”, COM CAPOTE, MULETA, BANDARILHAS E VONTADE DE CHEGAR BEM LONGE. COM POUCO MAIS DE UM ANO, A ESCOLA DE TOUREIO DA SOCIEDADE MOITENSE DE TAUROMAQUIA CONTA COM CERCA DE 30 JOVENS ALUNOS E ALUNAS, ENTRE OS 8 E OS 19 ANOS.

[10]


“Vir a ser uma figura do toureio”, o sonho dos alunos da recém-criada Escola de Toureio, é comum ao de tantos outros rapazes e raparigas que, ao longo de diferentes épocas, cresceram na vila da Moita, onde a tauromaquia sempre ocupou um lugar de relevo. A existência de escolas de toureio na Moita não é portanto novidade, mas praticamente tradição. A vila viu nascer, no toureio a pé, quatro matadores de toiros e dezenas de bandarilheiros e novilheiros. A anterior Escola de Toureio da Moita, que funcionou durante 15 anos, foi, segundo o bandarilheiro Júlio André, “uma das escolas portuguesas com mais êxito de saída de alunos”, entre os quais se conta o próprio Luís Vital “Procuna”. Consciente da afición existente na

Código QR: Veja o vídeo no seu telemóvel ou no canal do Município da Moita no Youtube em www.cm-moita.pt

Moita e da identificação com o toureio a pé, a Sociedade Moitense de Tauromaquia desafiou, assim, estes dois profissionais a abraçar a direção da nova escola. “Esta experiência nunca me passou pela cabeça. Foi um desafio de que eu não estava à espera; normalmente, acontece quando os toureiros já estão retirados. Pensei muito, aconselhei-me, e decidi aceitar para não deixar morrer esta paixão, para dar apoio a estes jovens”, explica “Procuna”. E acrescenta: “a escola tem despertado muito interesse; a porta fica aberta e damos com muitas pessoas a assistir, a ver-nos treinar e a dar-nos apoio”. Júlio André considera que as pessoas da Moita estão muito ligadas à escola. “A praça é o centro da vila, é a nossa casa, e a população tem estado muito agradecida porque a escola tem levado a Moita a muitos lados”. O balanço do primeiro ano é bastante positivo: “As várias participações dos alunos em novilhadas não são por acaso”. Chegar ao mais alto nível é, no entanto, muito complicado. “Não podemos dizer que todos estes miúdos vão chegar a ser matadores de toiros, mas este caminho leva-os a gostar cada vez mais da arte e a tornarem-se grandes aficionados”, afirma o “maestro” Luís Procuna. Os treinos decorrem na Praça de Toiros Daniel do Nascimento, às terças e quintas-feiras, entre as 17:30h e as 19:30h, e aos sábados de manhã.

[11]


[sabores & saberes]

re s sa b d o e cá

AS “FERRADURAS” DA MOITA É um dos sabores mais procurados pela manhã nas pastelarias da vila da Moita. Da autoria de Amândio de Campos, a famosa Ferradura tem já cerca de 35 anos e foi criada por este pasteleiro, na altura em que se fixou no concelho, para colmatar a falta de um bolo típico da terra. Muito apreciada por residentes e visitantes, a Ferradura tornou-se efetivamente num dos bolos mais típicos da Moita. O sucesso que conquistou fez com que fosse adotada por outros pasteleiros locais. O aroma das ferraduras quentinhas chama quem passa por perto das pastelarias da vila. A receita não é segredo, mas tem algumas variações de casa para casa. Esta iguaria pode ser encontrada nas pastelarias Fidalgos, Madrugada e Trevo, todas com fabrico próprio e localizadas no centro da Moita. O bolo, cujo formato é facilmente associado ao nome, é composto por massa de brioche e doce de ovos. Preferencialmente, a Ferradura é servida quentinha e por isso nem sempre está à vista na montra das pastelarias. Entre e peça-a pelo nome, mas não deixe a experiência para o final da manhã, pois por vezes as ferraduras esgotamse cedo.

PASTELARIA FIDALGOS Largo do Trabalhador Rural nº 3, Moita Todos os dias, das 7:00h às 20:00h “O segredo das minhas ferraduras são os produtos naturais; não uso produtos pré-preparados. São melhores quentinhas, logo ao sair do forno”. Amândio de Campos

[12]

PASTELARIA MADRUGADA Rua General Humberto Delgado, 10C, Moita De terça-feira a domingo, das 8:00h às 24:00h. “É o bolo que mais se vende nesta casa. A massa é de brioche mas leva margarina para folhado e é feita com doce de ovos genuíno. Só vendemos de manhã”. Dória Mira e Paulo Figueiredo

PASTELARIA TREVO Largo do Trabalhador Rural nº8, Moita Todos os dias das 7:00h às 20:00h “Vendo-as todos os dias do ano, durante o dia inteiro, mas de manhã saiem mais. As minhas ferraduras são confecionadas com doce de ovos tradicional, preparado em tacho de cobre, e brioche folhado. Beto Figueiredo


[utilidades] CONTACTOS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS:

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA Praça da República, 2864-007 E-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt Na internet: http://www.cm-moita.pt http://www.facebook.com/cmmoita http://www.twitter.com/cmmoita http://www.youtube.com/municipiomoita Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928 Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800202323

BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h 4ª feira, prolongamento até às 20:30 BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212 021 227 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h BIBLIOTECA MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 902 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h 4ª feira, prolongamento até às 20:30h BIBLIOTECA MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212 020 021 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h

Divisão de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 Fax: 212806750 E-mail: dirp@mail.cm-moita.pt Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços Av. Vasco da Gama 2835 – 205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 900 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – MOITA Praça da República Telefone: 212 806 700/ext.261 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210 816 970

[13]


[utilidades] CONTACTOS / CALENDÁRIO DO MÊS

POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES NOVAS INSTALAÇÕES Rua Machado Santos, nº 35, Moita Telefone: 210 852 340

PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda do Bombeiros Portugueses, Moita Telefone: 212 801 993 PISCINA MUNICIPAL Rua João Anes, Alhos Vedros Telefone: 212 025 140 E-mail: piscinamunicipal@mail.cm-moita.pt Horários: 2ª a 6ª f - 7:30h às 21:45h; sábados - 7:30h às 20:00h; domingos –7:30h às 13:00h Adaptação ao meio aquático; aprendizagem; aperfeiçoamento; natação recreativa; pais e filhos; hidroginástica e hidrosoft. Consulte os horários em www.cm-moita.pt, no canal Desporto.

SETEMBRO

S T Q Q S S D

1 2

3 4 5 6 7 8 9

10 FM 12 13 14 15 16

17 18 19 20 21 22 23

24 25 26 27 28 29 30

S T Q Q S S D

DIA 26 – Reunião Pública descentralizada da Câmara Municipal, às 21:00h, na Freguesia de Alhos Vedros. Mais informações em www.cm-moita.pt

Tabela de Marés – Setembro’12 DIA

PREIA MAR – ALTURA

BAIXA MAR – ALTURA

01

04:24H – 3.93M

16:40H – 4.10M

09:56H – 0.68M

22:18H – 0.64M

02

05:00H – 3.91M

17:16H – 4.02M

10:31H – 0.69M

22:52H – 0.70M

03

05:33H – 3.84M

17:49H – 3.88M

11:05H – 0.76M

23:24H – 0.81M

04

06:05H – 3.73M

18:20H – 3.71M

11:38H – 0.89M

23:56H – 0.95M

05

06:35H – 3.57M

18:51H – 3.51M

12:12H – 1.06M

–––

06

07:08H – 3.40M

19:25H – 3.29M

00:29H – 1.14M

12:48H – 1.25M

07

07:45H – 3.22M

20:07H – 3.07M

01:06H – 1.34M

13:32H – 1.47M

08

08:33H – 3.04M

21:05H – 2.88M

01:51H – 1.55M

14:31H – 1.66M

09

09:41H – 2.94M

22:29H – 2.81M

02:57H – 1.73M

15:57H – 1.76M

10

11:11H – 2.96M

–––

04:28H – 1.79M

17:27H – 1.69M

11

00:01H – 2.91M

12:29H – 3.14M

05:49H – 1.68M

18:33H – 1.50M

12

01:06H – 3.11M

13:26H – 3.39M

06:47H – 1.47M

19:21H – 1.27M

13

01:55H – 3.37M

14:12H – 3.64M

07:32H – 1.24M

20:02H – 1.03M

14

02:36H – 3.62M

14:54H – 3.89M

08:12H – 1.01M

20:39H – 0.83M

15

03:17H – 3.83M

15:35H – 4.08M

08:51H – 0.81M

21:17H – 0.67M

16

03:57H – 4.00M

16:15H – 4.21M

09:30H – 0.65M

21:55H – 0.55M

17

04:36H – 4.10M

16:56H – 4.25M

10:09H – 0.54M

22:34H – 0.52M

18

05:17H – 4.12M

17:38H – 4.20M

10:50H – 0.52M

23:13H – 0.57M

19

05:59H – 4.07M

18:21H – 4.05M

11:32H – 0.60M

23:56H – 0.71M

20

06:42H – 3.94M

19:08H – 3.83M

12:18H – 0.76M

–––

21

07:31H – 3.74M

20:01H – 3.56M

00:41H – 0.93M

13:10H – 0.98M

22

08:28H – 3.53M

21:07H – 3.29M

01:35H – 1.20M

14:13H – 1.22M

23

09:41H – 3.36M

22:32H – 3.17M

02:43H – 1.44M

15:35H – 1.41M

ALERTA DE INCÊNDIOS: 117

24

11:07H – 3.35M

23:58H – 3.22M

04:13H – 1.57M

17:08H – 1.41M

PROTECÇÃO CIVIL: 212806700/ 917199412

25

12:24H – 3.48M

–––

05:40H – 1.51M

18:25H – 1.27M

26

01:06H – 3.41M

13:26H – 3.69M

06:47H – 1.32M

19:20H – 1.10M

27

01:59H – 3.62M

14:16H – 3.86M

07:37H – 1.13M

20:04H – 0.95M

28

02:42H – 3.80M

14:59H – 3.99M

08:18H – 0.97M

20:41H – 0.85M

BOMBEIROS: 212890044

29

03:21H – 3.91M

15:38H – 4.05M

08:56H – 0.86M

21:16H – 0.81M

LINHA VERDE RECADOS DA CRIANÇA: 808206656

30

03:57H – 3.97M

16:14H – 4.04M

09:31H – 0.82M

21:49H – 0.80M

PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita Telefone: 210 816 910 PSP – BAIXA DA BANHEIRA Largo da GNR, Baixa da Banheira Telefone: 212029010 GNR – MOITA Rua Machado Santos, nº 31, Moita Telefone: 212809330 TRIBUNAL Rua Francisco Távora, Moita Telefone: 212808600

LINHAS DE EMERGÊNCIA NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112 INTOXICAÇÕES: 808250143

SAÚDE 24: 808242424

[14]


Nota: Os Grupos Artístico-Culturais e as Escolas Desportivas Municipais aqui referenciadas têm protocolos com a Câmara Municipal. Qualquer alteração nos contatos ou atividades pode ser comunicada através do e-mail: marecheia@mail.cm-moita.pt

[utilidades] APRENDER

GRUPOS ARTÍSTICO- CULTURAIS

ESCOLAS DESPORTIVAS MUNICIPAIS

ARTES

ATLETISMO

OFICINA DE ARTES DO CÍRCULO DE ANIMAÇÃO CULTURAL DE ALHOS VEDROS T. 932214015

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CENTRO DE ATLETISMO DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212040653 / 918355027 / 968561017

ESCOLAS DE DANÇA

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITA T. 210841385 / 966133238

ACADEMIA DE DANÇA DO CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE "O CHINQUILHO" T. 212040516 ESCOLA DE DANÇAS DE SALÃO DA SOCIEDADE FILARMÓNICA CAPRICHO MOITENSE T. 212890102

ESCOLAS DE MÚSICA BANDA MUSICAL DO ROSÁRIO – ESCOLA DE MÚSICA DA BANDA DO ROSÁRIO – T. 212898315

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – GRUPO DESPORTIVO DA FONTE DA PRATA T. 212896859

BASQUETEBOL ESCOLA DE FORMAÇÃO BASQUETEBOL – CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃO T. 212801993

CANOAGEM E VELA

ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" – T.212040067

ESCOLA DE FORMAÇÃO CANOAGEM E VELA – CENTRO NÁUTICO MOITENSE T. 212892907

FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMB. VOL. MOITA – T.212808170/9

FUTEBOL

GRUPOS MUSICAIS

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – UNIÃO FUTEBOL CLUBE MOITENSE T. 212893031

CORO POLIFÓNICO ALIUS VETUS DA SOC. FIL. REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" T. 212040067

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGAL T. 212023289 / 212023296

GRUPO CORAL "O SOBREIRO" – T. 309767926

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – CLUBE RECREIO E INSTRUÇÃO "CRI" T. 212040283

GRUPO MUSICAL "VOZES DA PLANÍCIE" DA SOCIEDADE RECREATIVA E CULTURAL UNIÃO ALENTEJANA – T. 212031556

FUTSAL

GRUPO CORAL INFANTO-JUVENIL DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212047673

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTSAL – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DA ZONA SUL – T. 210863245

GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE” DA ARPI DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212049865

GINÁSTICA

GRUPO CORAL AMIZADE DO CENTRO DE REFORMADOS E IDOSOS DA VILA DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212040271

RANCHOS FOLCLÓRICOS RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇAS E CANTARES DA BARRA CHEIA Adultos e Infantil – T. 212130597 / 212130780 RANCHO FOLCLÓRICO DO CLUBE DAS ARROTEIAS T. 212046691 RANCHO FOLCLÓRICO “CORAÇÕES UNIDOS” DA SOCIEDADE RECREATIVA DA BAIXA DA SERRA, Baixa da Banheira T. 212044996 RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROS DA BARRA CHEIA E ARREDORES” T. 212131051

ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – GINÁSIO ATLÉTICO CLUBE T. 212040949 ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067 ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SOC. FIL. ESTRELA MOITENSE T. 212890207

PATINAGEM ESCOLA DE FORMAÇÃO PATINAGEM – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067

TÉNIS DE MESA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉNIS DE MESA – ACADEMIA MUSICAL E RECREATIVA 8 JANEIRO T. 212033947 / 212020461

XADREZ CLUBE DE XADREZ DA MOITA – T. 212801993

[15]


Câmara Municipal da Moita

22 DE SETEMBRO – DIA EUROPEU SEM CARROS A data, atualmente integrada na Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro), visa sensibilizar para a necessidade de se reduzir o tráfego rodoviário nas zonas urbanas, de forma a melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade dos recursos naturais. Sempre que possível, deixe o carro à porta de casa e opte por alternativas como os transportes públicos ou, melhor ainda, a bicicleta.

Agenda Maré Cheia nº 102  

Agenda Maré Cheia de Eventos de Setembro de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you