Page 1

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

MARÇO 2013

108

www.cm-moita.pt


ISSN 1647-1857 www.cm-moita.pt DISTRIBUIÇÃO GRATUITA VERSÃO ON-LINE:

Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços marecheia@mail.cm-moita.pt ou Divisão de Informação e Relações Públicas - Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita. A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais. A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

A MARÉ CHEIA está disponível nos equipamentos municipais, serviços públicos e nos seguintes locais:

CUIDE DO MEIO AMBIENTE

ficha técnica

TIRAGEM: 12.000 Ex. PERIODICIDADE: Mensal

Esta publicação utiliza papel reciclado, produzido por empresa certificada segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. (Certificações de sistemas de Gestão de Qualidade e sistemas de Gestão Ambiental)

IMPRESSÃO: Imagem Fresca

“CAIXA” DE SUGESTÕES:

ALHOS VEDROS | Ass. Amizade Arroteense | Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense Amigos do Mar | Café Farinha | Café Ensaio | Café “O Cantinho” | Café São Lourenço | Clube Rec. Sport Chinquilho Arroteense | Grupo Desp. da Fonte da Prata | Grupo Rec. Familiar do Bairro Gouveia | Mini-mercado “Osvaldo” | Pastelaria Sol Nascente | Soc. Filarm. Recreio e Instrução Alhosvedrense "A Velhinha" | Sporting Clube Vinhense BAIXA DA BANHEIRA | Ass. de Reform. Pens. e Idosos da Zona Norte da Baixa da Banheira “O Norte” | Clube do Rio | Clube União Banheirense "O Chinquilho" | Ginásio Atlético Clube | Soc. Rec. da Baixa da Serra | Soc. Rec. e Cult. União Alentejana | Sporting Clube Banheirense | União Desp. e Cultural Banheirense

MOITA I Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Moita | Café “A Caravela” | Café do Intermachê | Café Fragata | Clube Rec. do Palheirão | Clube Rec. do Penteado | Pastelaria Madrugada | QB | Restaurante Faena | Restaurante "O Messias" | Santos Paladares Cafetaria/restaurante | Sociedade Filarmónica Capricho Moitense VALE DA AMOREIRA | Grupo Desportivo e Recreativo Portugal | Pastelaria Princesa SARILHOS PEQUENOS I 1º de Maio Futebol Clube Sarilhense

[ MARÉ CHEIA + ACESSÍVEL ] versão on-line e versão de voz em www.cm-moita.pt

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município. MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

108 MARÇO 2013

COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDAÇÃO E FOTOGRAFIA: Divisão de Informação e Relações Públicas COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos; Divisão de Atividades Económicas e Turismo e Departamento de Recursos Humanos AGRADECIMENTOS: Gabinete da Juventude/CMM; Capitão Mafalda Martins (GNR); Associação Juvenil da Quinta da Fonte da Prata; Escola Técnica Profissional da Moita e turma do 12º ano do Curso Técnico de Restauração Cozinha-Pastelaria

TÍTULO: Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita EDIÇÃO: Câmara Municipal da Moita

GAIO-ROSÁRIO | Baía Caffé | Beira Mar Futebol Clube Gaiense | Marítimo Futebol Clube Rosarense

www.cm-moita.pt

VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade.

Capa: Ilustração de Paulo Sérgio Pereira, 19 anos, Quinta da Fonte da Prata (Alhos Vedros)


[tem a palavra] CARLOS SANTOS VEREADOR DO AMBIENTE, SERVIÇOS URBANOS E PROTEÇÃO CIVIL

A resiliência dos territórios está intimamente ligada à capacidade de se promoverem localmente práticas mais sustentáveis. Um território em que os consumos possam ser supridos localmente está melhor preparado para resistir a uma crise ou a uma agressão externa, tal como a que vivemos por estes dias, em que a Troika e Governo atingem brutalmente a economia nacional, com o objetivo de nos diminuir direitos e garantias consagrados na Constituição da República Portuguesa. Com uma política económica que despreza as pequenas e médias empresas, arrasa com o emprego e corta os apoios sociais à população desprotegida, o Governo escorraça para fora do País mão-de-obra qualificada, na sua maioria jovens, desbaratando o investimento realizado na sua formação, comprometendo ainda mais o nosso futuro coletivo. Mas é também ao nível da Democracia local que a luta se faz, com a necessidade de travar a atual reforma administrativa que nada mais visa do que reduzir a participação do povo na vida democrática, com a eliminação de mais de 1000 freguesias. Esta luta também passa pelo nosso concelho, pela defesa da manutenção das atuais freguesias que são nada mais que o resultado da evolução política e social após o 25 de abril de 74 e que, atualmente, se revelam fundamentais na prestação de serviços públicos de proximidade. No dia 9 de março, na Freguesia da Baixa da Banheira, vai ter lugar uma ação de luta concelhia, para mostrar o que de melhor por cá se faz e, em conjunto, dizer NÃO a esta lei anti-democrática, dizendo SIM ao desenvolvimento do nosso Concelho. Neste mês de março, comemora-se o Dia da Árvore e da Floresta, cujas origens remontam a 1872, quando a população do Nebraska, nos Estados Unidos, para fazer frente à falta de material lenhoso, decidiu dedicar um dia à plantação de árvores, e também o Dia da Água, a água que se quer de todos e para todos, mas que atualmente está sob pressão dos grupos privados que veem neste sector mais um monopólio a rentabilizar. Este será assim um dia importante na defesa da água como bem comum da humanidade, da universalidade do acesso à água como direito de todos os seres humanos e de contribuição para a proteção e gestão integrada dos recursos hídricos. Neste mês, comemora-se ainda o Dia Internacional da Mulher, adotado, desde 1977, pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, fruto da sua luta inacabada. Mas convém relembrar que março é também o mês do Estudante e da Juventude e a sua “Quinzena” não poderia faltar, repleta de atividades, irreverência e criatividade.

[3]


[à lupa]

“QUINZENA DA JUVENTUDE NO AR…PARA QUEM A APANHAR!” A CÂMARA MUNICIPAL DESAFIA ANUALMENTE OS JOVENS A DESENVOLVEREM INICIATIVAS DURANTE A QUINZENA DA JUVENTUDE E O RESULTADO ESTÁ AÍ: ENTRE 11 E 24 DE MARÇO, VÁRIAS VÃO SER AS ATIVIDADES, PENSADAS POR JOVENS E PARA OS JOVENS, COMO TEATRO, DANÇA, DESPORTO, MÚSICA E MUITO MAIS, A DECORRER UM POUCO POR TODO O CONCELHO. O PROGRAMA COMPLETO PODE SER CONSULTADO EM WWW.CM-MOITA.PT, MAS AQUI FICAM ALGUNS DESTAQUES QUE NÃO DEVES PERDER.

[4]

PARTILHA DE IDEIAS COM… “TEATRO COM ESPINHAS” O “Teatro com Espinhas” está marcado para o dia 12, na Escola Secundária da Moita, e para dia 14, na Escola Secundária da Baixa da Banheira. Ao longo destes dois dias, entre as 9:00h e as 18:00h, os alunos podem visitar a Carrinha da Igualdade, da Federação Nacional das Associações Juvenis, assistir à peça do Grupo de Teatro do Oprimido/ValArt e debater, depois, as temáticas da igualdade de género e discriminação. Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a Federação Nacional de Associações Juvenis e o Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa/VarlArt.


CRIATIVIDADE, DESPORTO E ANIMAÇÃO COM… “FONTE EM MOVIMENTO” A Associação Juvenil da Quinta da Fonte da Prata, com o apoio da Câmara, propõe, para o dia 16, uma iniciativa multidisciplinar, na Quinta da Fonte da Prata. Na “Green Zone”, entre as 10:00h e as 12:30h, vão decorrer atividades de reciclagem e plantação de flores e, das 14:30h às 18:00h, vai realizar-se um concurso de criações em materiais reciclados, bem como a construção do “Mural da Fonte”. Para o espaço “Cool Sport”, estão agendadas atividades de Triatlo, das 10:00h às 12:30h, e a iniciativa “Craques da Bola”, das 14:30h às 18:00h. À noite, na zona “Cool Vibes”, entre as 21:30h e a 1:30h, a animação não vai faltar, com Dj’s convidados, Reggae, Hip Hop, House, entre outros géneros musicais. RELAXAR AO AR LIVRE COM… “YOGA, JUVENTUDE E SAÚDE” No dia 16 de março, das 10:30h às 12:00h, o Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, é o local ideal para uma aula aberta de yoga, uma organização de um grupo informal de jovens, em parceria com o Centro de Yoga do Barreiro, com o apoio da Câmara Municipal. Aparece e relaxa!

MUITA E DIFERENTE MÚSICA COM… “MOITA METAL FEST” E “AV FEST” A edição deste ano do Moita Metal Fest está marcada para os dias 22, das 21:00h à 1:30h, e 23, das 15:00h à 1:30h, na Sociedade Filarmónica Estrela Moitense. Aernus, Terror Empire, Atentado, Process of Guilt e Bizarra Locomotiva são as bandas que vão subir ao palco na primeira noite. Para sábado, estão confirmadas as bandas Awaiting the Vultures, Nuklear Infektion, Shape, Primal Attack, Brutal Brain Damage, Dementia 13, The Firstborn, Omission, Web, Revolution Within, For the Glory e, a fechar, Simbiose. Na sede d’Os Indefectíveis, em Alhos Vedros, vai decorrer mais uma edição do AV Fest, um festival de música com vários Dj’s que promete muita animação pela noite dentro. Durante todo o mês de março, muitas outras iniciativas vão surgir nos diferentes espaços municipais, desde teatro, música, dança, passando pelo desporto, até exposições e cinema. Está atento ao sítio de Internet do Município da Moita, em www.cm-moita.pt, ou à página do facebook, www.facebook.com/cmmoita, e participa!

[5]


[vai acontecer] AGENDA DE MARÇO

quinzena da juventude

aos que habitam este Planeta Terra: QUE PAREM COM A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES”. Reserve já o seu bilhete!

22 DE MARÇO / 22:00 HORAS

DE 11 A 24 DE MARÇO

“A QUINZENA DA JUVENTUDE NO AR… PARA QUEM A APANHAR!” Vários locais do concelho (Ver À Lupa)

teatro

8 DE MARÇO / 22:00 HORAS

PROJETO “ÀS 10H, TOCAS À PORTA” – PEÇA “CONFIDÊNCIAS”, Associação Projector – Companhia de Teatro do Barreiro Comemorações do Dia Internacional da Mulher Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 3,66 euros)

[6]

“Um conjunto de textos que torna a peça radical, cómica, audaz e dramática. Retratando fatos reais que a tornam cativante, é também uma chamada de atenção

“A VERDADEIRA HISTÓRIA DA TOMADA DO CADAVAL”, ESTE – Estação Teatral Comemorações do Dia Mundial do Teatro Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 6,09 euros) “Numa comunicação direta, onde o Teatro se faz com o espetador, o gesto, o movimento, a ação e a música dos bombos e do pífaro expressam a força telúrica de uma história regional que serviu de inspiração para a Revolução dos Cravos, em Abril de 1974, e se nos depara hoje como feliz metáfora de uma sociedade que permite, com assustadora passividade, que poucos Garrett’s fiquem com todas as castanhas… Um espetáculo que promete “barrigadas” de riso e boa disposição”.

música 1 DE MARÇO / 22:00 HORAS

“GIPSYCALIA” – NICOTINE’S ORCHESTRA Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 3,66 euros)

A música desta orquestra faz-se de guitarras atormentadas pelo blues, de teclados hammond, que se erguem para que o gospel profano se faça ouvir, e de uma voz de soulman que escala paredes, em canções que capturam o espírito de tudo o que de bom a música de raízes norte e sul americanas nos ofereceu nos últimos 50 anos. Não perca!

23 DE MARÇO / 16:00 HORAS

“SONS AO ENTARDECER” – ENSAIO ABERTO COM O CORO ALIUS VETUS Capela de São Sebastião – Moita

atividades para crianças

2 DE MARÇO / ÀS 15:30H E ÀS 17:00H

PROJETO “DE PEQUENINO…” – “TLIM TLÃO! – SONS QUE TOCAM OS BEBÉS”, Palco das Migalhas Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira 15:30h – para bebés dos 13 aos 36 meses 17:00h – para bebés dos 6 aos 12 meses Entrada gratuita mediante inscrição através do T: 210888900


DIAS 2 E 3 DE MARÇO / DAS 9:00H ÀS 13:30H

“ARTES E TALENTOS” – FEIRA DE ARTESANATO Mercado Municipal da Moita Não deixe de apreciar os trabalhos de diferentes artesãos. Se estiver interessado em expor na “Artes e Talentos”, informe-se através do T: 210816914 ou do email: pav.mun.exposicoes@mail.cm-moita.pt.

– Baixa da Banheira (Bilhetes: menores de 12 anos – 1,84 euros; Maiores de 12 anos – 3,05 euros) DE 19 A 22 DE MARÇO / ÀS 15:00H E ÀS 16:00H

FÉRIAS DA PÁSCOA – ATELIÊ DE INICIAÇÃO AO MOVIMENTO/DANÇA, Academia de Dança Contemporânea de Setúbal Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Destinatários: crianças e jovens Inscrições gratuitas, através do T: 210888900 Ocupa as tuas próximas férias escolares de uma forma diferente, participando neste ateliê de iniciação ao movimento/dança. Inscreve-te já ou pede aos teus pais que o façam por ti. O ateliê irá decorrer entre as 15:00h e as 16:30h para os jovens dos 12 aos 15 anos, e das 16:30h às 18:00h, para os jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos.

ambiente 9 DE MARÇO / 15:00 HORAS

4º GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO DO CLUBE RECREATIVO DO PENTEADO – ATLETISMOITA Penteado – Moita ATÉ 28 DE MARÇO

16 DE MARÇO / 18:00 HORAS

INSCRIÇÕES PARA O MINI CURSO DE TEMPOS LIVRE “MÃOS À HORTA” Mais informações através da Linha Verde do Ambiente: 800 20 23 23 ou do email: div.salubridade.ambiente@mail.cm -moita.pt

PASSEIO PEDESTRE “CAMINHADA NA NATUREZA NOTURNA I” - NATURALMOITA Partida: Cais do Descarregador – Alhos Vedros

cinema

FILME “POR ÁGUA ABAIXO” Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira

PASSEIO DE BICICLETA “PEDALADA RIBEIRINHA NOTURNA I” – NATURALMOITA Partida: Parque José Afonso – Baixa da Banheira (junto à Torre)

2 DE MARÇO / 15:30 HORAS

13 DE MARÇO / 21:30 HORAS

CINEMA INFANTIL “FORÇA RALPH” Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo

23 DE MARÇO / 21:00H

livros

21 DE MARÇO / 10:00 HORAS

24 DE MARÇO / 11:00 HORAS

desporto

FILME “CINCO DIAS, CINCO NOITES” Comemorações do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “ANJO DE CRISTAL”, De Beatriz Lima Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita “Anjo de Cristal” é uma obra que irá despertar sentimentos intensos, escrito por uma adolescente de apenas 13 anos. Beatriz Lima “cresce” através deste romance, em contexto de guerra.

[7]


[vai acontecer] AGENDA DE MARÇO

Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira Destinatários: adultos Inscrições na biblioteca ou através do T: 212020021

21 DE MARÇO / 21:30 HORAS

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “OS 33 ERROS MAIS COMUNS DOS PAIS”, De José Miguel Oliveira Biblioteca Municipal de Alhos Vedros APRESENTAÇÃO DO LIVRO “CAFÉ AMARGO: ANGOLA EM TEMPOS DE GUERRA”, De Afonso Soares Lopes Dia 15, às 21:30h – Biblioteca Municipal de Alhos Vedros Dia 23, às 16:00h – Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira

exposições DE 1 A 23 DE MARÇO

“A ÁRVORE DA VIDA”, Ilustração de Cristina Salvador Iniciativa integrada na Semana da Leitura Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Abertura – dia 1, às 17:30h

A PARTIR DE 18 DE MARÇO (Até 5 de abril)

“REFLEXOS” – FOTOGRAFIA DE ISOLINA LAGES E CARLA FERNANDES Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita

outros eventos 9 DE MARÇO / A PARTIR DAS 15:00 HORAS DIAS 1, 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 E 29 DE MARÇO / 10:30 HORAS

“INTERNET SEM MISTÉRIOS” – WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À INTERNET Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Destinatários: adultos Inscrições na biblioteca ou através do T: 210888902

DE 7 A 30 DE MARÇO

[8]

“A PROCURA DA LUZ”, Fotografia de Edgar Cantante Biblioteca Municipal de Alhos Vedros Abertura – dia 7, às 21:30h

DIAS 5, 7, 12, 14, 19, 21 E 28 DE MARÇO / ÀS 10:30H

ATÉ 8 DE MARÇO

DIAS 7 E 14 DE MARÇO / 10:00 HORAS

“IDEIAS SOLTAS” – PINTURA DE DARCY MORAIS Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita

ABC DO COMPUTADOR Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Inscrições na biblioteca ou através do T: 210888902

“INTERNET SEM MISTÉRIOS” – WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À INTERNET

“DIGA NÃO À EXTINÇÃO DE FREGUESIAS NO MUNICÍPIO DA MOITA” Concentração: Av.ª 1º de Maio – Baixa da Banheira Esta iniciativa integra também uma tarde de animação cultural e desportiva protagonizada pelo movimento associativo do concelho. Participe! DIAS 9 E 23 DE MARÇO / DAS 8:00H ÀS 18:00H

FEIRA DE ANTIGUIDADES E VELHARIAS Largo do Mercado Municipal da Moita 9 DE MARÇO / 21:30 HORAS

“POEMAS AO INÍCIO DA NOITE” Biblioteca Municipal de Alhos Vedros


[a escolha de... ] MAFALDA DE JESUS GOMES DE ALMEIDA MARTINS

Com 30 anos, Mafalda Martins, natural da Moita, licenciada em Ciências Militares pela Academia Militar, é atualmente a comandante do Destacamento Territorial do Montijo da Guarda Nacional Republicana. Responsável pelos Postos Territoriais da Moita, Montijo, Canha, Alcochete e Santo António, gere um efetivo de 182 militares. A sua carreira teve início como comandante em Pombal, em 2005, seguindo-se o Destacamento Territorial de Mafra, entre 2006 e 2011. Pelo meio, em 2008, cumpriu uma missão de 8 meses, em Timor.

DE PEQUENINO – SONS PARA BÉBÉS: “UMA BOA INICIATIVA” Além de mês da juventude, março é também o mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher. A propósito, a Maré Cheia dá conhecer uma jovem mulher que zela pela segurança de parte da população do concelho da Moita, a cargo da Guarda Nacional Republicana. “É um destacamento trabalhoso; é uma área que envolve alguma criminalidade, associada a algumas zonas mais críticas. Temos muito serviço, o que justifica o número de efetivos de que dispomos”, conta-nos a Capitão Martins, que é coadjuvada, no destacamento, por uma tenente. “Somos muito poucas oficiais na GNR; teremos cerca de 20 mulheres no comando”. Por coincidência, duas delas juntam-se no comando do Destacamento Territorial de Montijo. Para ocupar este cargo – em que é necessário ter disponibilidade 24 horas por dia –, sendo mãe e esposa, garante que é preciso “ter flexibilidade para conseguir chegar a todo o lado e gerir crises”. “Gosto muito de estar na parte operacional, por estar em contacto com as pessoas”, acrescenta. A Capitão Martins confessa ainda que comandar na área onde cresceu lhe dá algumas vantagens: “Conheço esta área melhor que ninguém, as culturas e tradições”. No entanto, “a privacidade e o anonimato perdeu-se um bocadinho”. E neste mês de março, a Capitão Martins, mãe de dois bebés, recomenda… a participação no Projeto “De Pequenino”, “Tlim Tlão! – Sons que Tocam os Bebés”, pelo Palco das Migalhas, no dia 2 de março, com sessões às 15:30h e às 17:00h, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.

[9]


[aqui tão perto] ASSOCIAÇÃO JUVENIL DA QUINTA DA FONTE DA PRATA

UMA “FONTE DE JUVENTUDE” NA FONTE DA PRATA É A PRIMEIRA ASSOCIAÇÃO JUVENIL, DO GÉNERO, NO CONCELHO DA MOITA. GERMINOU EM 2011, NO CENTRO TASSE, ALTURA EM QUE UM GRUPO DE JOVENS, ENTRE OS 14 E OS 22 ANOS, COMEÇOU A ENVOLVER-SE NA ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES EM CONJUNTO COM O TASSE – FESTAS-CONVÍVIO, TORNEIOS DE FUTEBOL, FESTAS DE CARNAVAL, O FESTIVAL INTERCULTURAL CULTURFEST, APOIO AO ESTUDO – E COMEÇOU A CRESCER COM A PARTICIPAÇÃO NA CANDIDATURA DA FUNDAÇÃO SANTA RAFAELA MARIA AO PROGRAMA ESCOLHAS 5ª GERAÇÃO. FORMALIZADA EM JULHO DE 2012, A JOVEM ASSOCIAÇÃO CONTA, ATUALMENTE, COM 49 SÓCIOS INSCRITOS E UM PLANO DE ATIVIDADES A FERVILHAR DE NOVAS INICIATIVAS.

[10]

Luís Tomaz, 23 anos, presidente da direção, enumera os projetos que já puseram em prática e os que já apresentaram a algumas entidades e aguardam aprovação. O Culturfest é um dos projetos de referência do grupo. Este festival, cuja terceira edição está marcada para o mês de junho, “mostra o mix cultural dos habitantes do bairro, na sua grande maioria oriundos dos PALOP”, contanos. “O objetivo é pegar na diversidade e, durante dois dias, mostrar o que temos, na música, gastronomia, artesanato, e promover os artistas locais, sobretudo da Fonte da Prata, que participam voluntariamente”, refere. Mas, este festival é apenas uma das bandeiras da associação: “Temos vários projetos no nosso plano de atividades; projetos que promovem o convívio ou de caráter mais social, de inclusão, que mostrem aos jovens que conseguem fazer várias coisas e que, trabalhando, podem concretizar os seus sonhos”. São exemplos disso o projeto mensal “De Pessoa para Pessoa”, onde o artista con-


vidado vem mostrar aos jovens da comunidade que é possível conciliar uma carreira artística com a escola, e o “Fonte Saúde” que, com base num tema por mês, relacionado com a saúde, como a gravidez na adolescência, as doenças sexualmente transmissíveis, o álcool e as drogas, promove debates e ações de sensibilização na comunidade em geral. Até ao final do ano, a associação quer avançar ainda com um projeto de produção musical e montar um estúdio social. “Temos aqui no bairro muitos jovens com talento que não sabem como começar. Para isso, estamos a procurar parceiros e financiamentos”. Ainda este ano, a associação pretende criar também uma equipa de futebol local. Para já, treinam empenhadamente a equipa de Corfebol (desporto coletivo misto), tendo em vista a participação num torneio organizado pelo ACIDI e Federação Portuguesa de Corfebol, em maio, e estão a organizar o “Fonte em Movimento”, uma iniciativa que prepararam para a Quinzena da Juventude, que se realiza a 16 de março, a partir das 10:00h, na Fonte da Prata, com atividades desportivas, música e inclusão social. Para conhecer melhor esta associação, aberta a jovens de todas as idades, visite a Fonte da Prata ou contacte: http://ajqfdp.wix.com; https://www.facebook.com/AJQFP (Saiba mais sobre o programa da Quinzena da Juventude em www.cm-moita.pt).

[11]


[sabores & saberes]

SABORES DA PÁSCOA

Código QR: Veja o vídeo no seu telemóvel ou no canal do Município da Moita no Youtube em www.cm-moita.pt

A MARÉ CHEIA DESAFIOU OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO COZINHA/ PASTELARIA, DA ESCOLA TÉCNICA PROFISSIONAL DA MOITA (ETPM) A CONFECIONAR UMA RECEITA TRADICIONAL, INSPIRADA NA ÉPOCA DA PÁSCOA. SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR, O CHEF LUÍS LAUREANO, COM UMA VASTA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA RESTAURAÇÃO, OS ALUNOS FINALISTAS DO 12º ANO PREPARARAM UMA RECEITA DE BORREGO ASSADO NO FORNO, UM PRATO QUE SE ENCONTRA, DURANTE ESTA ÉPOCA FESTIVA, NAS MESAS DE DIFERENTES REGIÕES DO PAÍS. A ETPM TEM CERCA DE 90 ALUNOS NA ÁREA DA COZINHA/PASTELARIA E 45 ALUNOS NA ÁREA DE RESTAURANTE/BAR, PROMOVENDO CURSOS TÉCNICOS NESTAS ÁREAS HÁ QUATRO ANOS. A ESCOLA APOSTA NA DINAMIZAÇÃO DE UM RESTAURANTE EXPERIMENTAL NAS SUAS INSTALAÇÕES E NA PARTICIPAÇÃO EM DIFERENTES EVENTOS E INICIATIVAS, DE MODO A PROPORCIONAR AOS ALUNOS EXPERIÊNCIAS ÚTEIS PARA A VIDA ATIVA

[12]

BORREGO ASSADO NO FORNO (RECEITA) Temperar de véspera o borrego (perna ou outra peça) com massa de pimentão, alho esmagado, alecrim, louro, azeite e vinho branco. No dia da confeção, prepare uma cama de legumes com cebola, cenoura e alho francês e leve o borrego ao forno, a 180 graus, durante 40 minutos (o tempo de cozedura pode variar consoante o tamanho da peça de carne). Cortar as batatas parisienses, bringir (breve cozedura) e reservar. Cozer grelos e reservar. Cortar cebola em meias luas e corar com azeite e alho. Levar as batatas ao forno quando o borrego estiver quase assado. Saltear os grelos. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Retirar as batatas e envolvê-las com a cebolada e polvilhar com salsa picada. Retirar o borrego do forno, trinchar, empratar e decorar com alecrim.


[utilidades] CONTACTOS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS:

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA Praça da República, 2864-007 E-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt

BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 Horário: Encerra à 2ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 19:00h BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212 021 227 Horário: Encerra à 2ª feira 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h

Na internet: http://www.cm-moita.pt http://www.facebook.com/cmmoita http://www.twitter.com/cmmoita http://www.youtube.com/municipiomoita Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928 Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800 202 323 Comunicação de Leituras de Água: 800 502 443 Divisão de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 | Fax: 212806750 E-mail: dirp@mail.cm-moita.pt Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970 DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços Av. Vasco da Gama 2835 – 205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 902 Horário: Encerra à 2ª feira Inverno (de outubro a maio) 3ª feira a 6ª feira das 10:00h às 18:30h Sábado das 14:00h às 19:00h Verão (de junho a setembro) | 3ª feira a 6ª feira das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 19:00hSábado das 10:00h às 13:00h BIBLIOTECA MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212 020 021 Horário: Inverno (de setembro a junho) 2ª feira das 14:00h às 19:00h | 3ª feira a 6ª feira das 9:30h às 13:00h e das 14:00h às 18:30h | Sábado das 9:30h às 13:00h Verão (de julho e agosto) – Encerra aos sábados e na manhã da última 5ª feira de cada mês | 2ª feira a 6ª feira das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 900 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – MOITA Praça da República Telefone: 212 806 700/ext.261 POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210 816 970

[13]


[utilidades] CONTACTOS / CALENDÁRIO DO MÊS

MARÇO

POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES Rua Machado Santos, nº 35, Moita Telefone: 210 852 340 PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda do Bombeiros Portugueses, Moita Telefone: 212 801 993 PISCINA MUNICIPAL Rua João Anes, Alhos Vedros Telefone: 212 025 140 E-mail: piscinamunicipal@mail.cm-moita.pt Horários: 2ª a 6ª f - 7:30h às 21:45h; sábados - 7:30h às 20:00h; domingos –7:30h às 13:00h Adaptação ao meio aquático; aprendizagem; aperfeiçoamento; natação recreativa; pais e filhos; hidroginástica e hidrosoft. Consulte os horários em www.cm-moita.pt, no canal Desporto.

S T Q Q S S D

1 2 3

4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17

18 19 20 21 22 23 24

25 26 27 28 F 30 P

S T Q Q S S D

Atendimento Descentralizado da Câmara Municipal aos Munícipes, a partir das 15:00h DIA 1 – Delegação Municipal da Baixa da Banheira – vereadora Vivina Nunes DIA 8 – Junta de Freguesia do Gaio-Rosário - vereador Carlos Santos DIA 15 – Paços do Concelho, Moita – vereador Miguel Canudo DIA 22 – Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos – presidente, João Lobo

DIA 20 – Reunião de Câmara Pública descentralizada, na Freguesia do Vale da Amoreira, às 21:00h. Mais informações em www.cm-moita.pt

Tabela de Marés – março’13 DIA

PREIA MAR – ALTURA

BAIXA MAR – ALTURA

01

05:17H – 3.90M

17:37H – 3.75M

10:53H – 0.59M

23:09H – 0.64M

02

05:57H – 3.75M

18:19H – 3.62M

11:32H – 0.73M

23:52H – 0.79M

03

06:42H – 3.54M

19:07H – 3.44M

12:18H – 0.92M

–––

04

07:35H – 3.30M

20:07H – 3.26M

00:45H – 1.00M

13:13H – 1.15M

05

08:47H – 3.09M

21:26H – 3.17M

01:52H – 1.20M

14:28H – 1.35M

06

10:18H – 3.04M

22:55H – 3.24M

03:20H – 1.31M

15:59H – 1.40M

07

11:42H – 3.19M

–––

04:52H – 1.23M

17:23H – 1.27M

08

00:09H – 3.46M

12:48H – 3.43M

06:05H – 1.02M

18:26H – 1.05M

09

01:09H – 3.72M

13:39H – 3.66M

06:59H – 0.80M

19:17H – 0.84M

10

01:58H – 3.94M

14:25H – 3.85M

07:44H – 0.63M

20:00H – 0.66M

11

02:43H – 4.08M

15:06H – 3.97M

08:25H – 0.53M

20:40H – 0.57M

12

03:24H – 4.14M

15:44H – 3.99M

09:02H – 0.50M

21:17H – 0.53M

13

04:02H – 4.08M

16:20H – 3.94M

09:37H – 0.54M

21:54H – 0.59M

14

04:37H – 3.96M

16:54H – 3.83M

10:12H – 0.64M

22:28H – 0.70M

15

05:11H – 3.78M

17:26H – 3.68M

10:44H – 0.79M

23:03H – 0.86M

16

05:42H – 3.56M

17:57H – 3.49M

11:17H – 0.98M

23:38H – 1.07M

17

06:15H – 3.33M

18:31H – 3.28M

11:52H – 1.19M

–––

18

06:52H – 3.09M

19:12H – 3.09M

00:19H – 1.29M

12:33H – 1.42M

19

07:41H – 2.87M

20:10H – 2.92M

01:09H – 1.50M

13:29H – 1.63M

20

08:56H – 2.73M

21:35H – 2.86M

02:24H – 1.66M

14:53H – 1.76M

21

10:36H – 2.77M

23:07H – 2.96M

03:58H – 1.67M

16:24H – 1.72M

22

11:51H – 2.96M

–––

05:15H – 1.53M

17:32H – 1.55M

23

00:11H – 3.18M

12:43H – 3.19M

06:08H – 1.32M

18:20H – 1.33M

ALERTA DE INCÊNDIOS: 117

24

00:59H – 3.44M

13:25H – 3.44M

06:49H – 1.10M

19:01H – 1.09M

PROTECÇÃO CIVIL: 212806700/ 917199412

25

01:40H – 3.67M

14:03H – 3.67M

07:27H – 0.90M

19:38H – 0.89M

26

02:20H – 3.87M

14:41H – 3.85M

08:02H – 0.73M

20:16H – 0.72M

27

02:59H – 4.03M

15:19H – 3.99M

08:38H – 0.61M

20:53H – 0.59M

PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita Telefone: 210 816 910 PSP – BAIXA DA BANHEIRA Largo da GNR, Baixa da Banheira Telefone: 212029010 GNR – MOITA Rua Machado Santos, nº 31, Moita Telefone: 212809330 TRIBUNAL Rua Francisco Távora, Moita Telefone: 212808600

LINHAS DE EMERGÊNCIA NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112 INTOXICAÇÕES: 808250143

SAÚDE 24: 808242424

[14]

28

03:38H – 4.10M

15:58H – 4.05M

09:15H – 0.53M

21:31H – 0.52M

BOMBEIROS: 212890044

29

04:18H – 4.11M

16:38H – 4.05M

09:53H – 0.53M

22:12H – 0.53M

LINHA VERDE RECADOS DA CRIANÇA: 808206656

30

04:59H – 4.02M

17:19H – 3.97M

10:32H – 0.62M

22:55H – 0.62M

30

05:43H – 3.85M

18:04H – 3.82M

11:15H – 0.78M

23:41H – 0.80M


Nota: Os Grupos Artístico-Culturais e as Escolas Desportivas Municipais aqui referenciadas têm protocolos com a Câmara Municipal. Qualquer alteração nos contatos ou atividades pode ser comunicada através do e-mail: marecheia@mail.cm-moita.pt

[utilidades] APRENDER

GRUPOS ARTÍSTICO-CULTURAIS

ESCOLAS DESPORTIVAS MUNICIPAIS

ARTES

ATLETISMO

OFICINA DE ARTES DO CÍRCULO DE ANIMAÇÃO CULTURAL DE ALHOS VEDROS T. 932214015

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CENTRO DE ATLETISMO DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212040653 / 918355027 / 968561017

ESCOLAS DE DANÇA

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITA T. 210841385 / 966133238

ACADEMIA DE DANÇA DO CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE "O CHINQUILHO" T. 212040516 ESCOLA DE DANÇAS DE SALÃO DA SOCIEDADE FILARMÓNICA CAPRICHO MOITENSE T. 212890102

ESCOLAS DE MÚSICA BANDA MUSICAL DO ROSÁRIO – ESCOLA DE MÚSICA DA BANDA DO ROSÁRIO – T. 212898315

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – GRUPO DESPORTIVO DA FONTE DA PRATA T. 212896859

BASQUETEBOL ESCOLA DE FORMAÇÃO BASQUETEBOL – CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃO T. 212801993

CANOAGEM E VELA

ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" – T.212040067

ESCOLA DE FORMAÇÃO CANOAGEM E VELA – CENTRO NÁUTICO MOITENSE T. 212892907

FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMB. VOL. MOITA – T.212808170/9

FUTEBOL

GRUPOS MUSICAIS

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – UNIÃO FUTEBOL CLUBE MOITENSE T. 212893031

CORO POLIFÓNICO ALIUS VETUS DA SOC. FIL. REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" T. 212040067

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGAL T. 212023289 / 212023296

GRUPO CORAL "O SOBREIRO" – T. 309767926

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – CLUBE RECREIO E INSTRUÇÃO "CRI" T. 212040283

GRUPO MUSICAL "VOZES DA PLANÍCIE" DA SOCIEDADE RECREATIVA E CULTURAL UNIÃO ALENTEJANA – T. 212031556

FUTSAL

GRUPO CORAL INFANTO-JUVENIL DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212047673

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTSAL – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DA ZONA SUL – T. 210863245

GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE” DA ARPI DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212049865

GINÁSTICA

GRUPO CORAL AMIZADE DO CENTRO DE REFORMADOS E IDOSOS DA VILA DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212040271

RANCHOS FOLCLÓRICOS RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇAS E CANTARES DA BARRA CHEIA Adultos e Infantil – T. 212130597 / 212130780 RANCHO FOLCLÓRICO DO CLUBE DAS ARROTEIAS T. 212046691 RANCHO FOLCLÓRICO “CORAÇÕES UNIDOS” DA SOCIEDADE RECREATIVA DA BAIXA DA SERRA, Baixa da Banheira T. 212044996 RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROS DA BARRA CHEIA E ARREDORES” T. 212131051

ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – GINÁSIO ATLÉTICO CLUBE T. 212040949 ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067 ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SOC. FIL. ESTRELA MOITENSE T. 212890207

PATINAGEM ESCOLA DE FORMAÇÃO PATINAGEM – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067

TÉNIS DE MESA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉNIS DE MESA – ACADEMIA MUSICAL E RECREATIVA 8 JANEIRO T. 212033947 / 212020461

XADREZ CLUBE DE XADREZ DA MOITA – T. 212801993

[15]


Câmara Municipal da Moita

A ÁGUA É UM DIREITO HUMANO! No mês em que se assinala o Dia Mundial da Água, não deixe de subscrever a Iniciativa da Cidadania Europeia “A Água e o Saneamento são um Direito Humano!”, em www.right2water.eu. Esta é uma campanha promovida por cidadãos que pretende garantir a efetivação do direito de acesso de todos aos serviços de água e saneamento, defendendo a sua gestão pública, contra a privatização deste bem essencial à vida.

Agenda Maré Cheia nº 108  

Agenda de Eventos de março de 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you