Page 1

MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

ABRIL 2012

98

www.cm-moita.pt


ISSN 1647-1857 www.cm-moita.pt DISTRIBUIÇÃO GRATUITA CUIDE DO MEIO AMBIENTE

VERSÃO ON-LINE:

ficha técnica

TIRAGEM: 12.000 Ex. PERIODICIDADE: Mensal

Esta publicação utiliza papel reciclado, produzido por empresa certificada segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. (Certificações de sistemas de Gestão de Qualidade e sistemas de Gestão Ambiental)

IMPRESSÃO: Imagem Fresca

“CAIXA” DE SUGESTÕES: Se tem informações que queira partilhar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da Maré Cheia ou receber mensalmente a edição impressa em sua casa, contacte-nos através dos endereços marecheia@mail.cm-moita.pt ou Divisão de Informação e Relações Públicas - Câmara Municipal da Moita, Praça da República, 2864-007 Moita. A Câmara Municipal da Moita reserva-se o direito de selecionar a informação a divulgar, de acordo com os critérios editoriais. A programação divulgada pode ser alterada por motivos imprevistos.

A MARÉ CHEIA está disponível nos equipamentos municipais, serviços públicos e nos seguintes locais: ALHOS VEDROS | Ass. Amizade Arroteense | Café Farinha | Café Ensaio I Clube Rec. Sport Chinquilho Arroteense | Grupo Desp. da Fonte da Prata | Grupo Rec. Familiar do Bairro Gouveia | Pastelaria Sol Nascente | Soc. Filarm. Recreio e Instrução Alhosvedrense "A Velhinha" | Sporting Clube Vinhense BAIXA DA BANHEIRA | Ass. de Reform. Pens. e Idosos da Zona Norte da Baixa da Banheira “o Norte” | Clube do Rio | Clube União Banheirense "O Chinquilho" | Ginásio Atlético Clube | Soc. Rec. da Baixa da Serra | Soc. Rec. e Cult. União Alentejana | Sporting Clube Banheirense | União Desp. e Cultural Banheirense

VALE DA AMOREIRA | Pastelaria Princesa

[ MARÉ CHEIA + ACESSÍVEL ] versão on-line e versão de voz em www.cm-moita.pt

MISSÃO: Divulgar a programação municipal e as potencialidades lúdicas e culturais do concelho da Moita, contribuindo para aproximar os cidadãos do Município. MARÉCHEIA agenda de eventos no concelho da moita

98 ABRIL 2012

COORDENAÇÃO DA EDIÇÃO, REDAÇÃO E FOTOGRAFIA: Divisão de Informação e Relações Públicas COLABORAÇÃO: Departamento de Assuntos Sociais e Cultura; Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos; Divisão de Atividades Económicas e Turismo AGRADECIMENTOS: DC/CMM; José António de Brito Apolónia; Clube Recreativo do Penteado e Academia Dance 2 You; Ricardo Costa

TÍTULO: Maré Cheia - Agenda de Eventos no Concelho da Moita EDIÇÃO: Câmara Municipal da Moita

MOITA I Café A Caravela | Café do Intermachê | Café Fragata | Clube Rec. do Palheirão | Clube Rec. do Penteado | Pastelaria Madrugada | QB | Restaurante Faena | Restaurante "O Messias" | Santos Paladares Cafetaria/restaurante

www.cm-moita.pt

VISÃO: Valorizar a identidade cultural do concelho da Moita, promover a participação e a cidadania e contribuir para a coesão social na comunidade.

Capa: Ilustração de Carlos Jorge


[tem a palavra] JOÃO MANUEL DE JESUS LOBO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

Dizia um dos poetas-cantores de Abril: “Só há Liberdade a sério quando houver/a paz, o pão/habitação/saúde, educação/(…) quando pertencer ao povo, o que o povo produzir”. E, durante mais de 30 anos, tivémos a certeza de que, pelo menos, os direitos e garantias básicas alcançadas com a Revolução dos Cravos eram, para sempre, inalienáveis. Que, asseguradas as necessidades elementares para o desenvolvimento das comunidades, haveria apenas que apronfundar a Democracia, trabalhar para o progresso do País… Porém, aquilo a que assistimos no último ano, traduz um retrocesso inadmissível para todo um Povo que se ergueu e lutou contra mais de 40 anos de ditadura, guerra colonial, censura, privação de direitos e liberdades, más condições de vida e ausência de perspetivas de futuro. Nas autarquias locais – ainda e sempre a sede do Poder Local Democrático –, sentimos bem a revolta crescente das populações que se veem espoliadas de uma vida condigna, seja nos pedidos de apoio que nos chegam, seja ao nível das escolas, onde as nossas crianças refletem, cada vez mais, as situações gritantes em que se encontram muitas famílias. Neste contexto, as comemorações do 25 de Abril têm de assumir um siginificado muito especial. Temos liberdade de expressão; temos direitos consagrados na Constituição da República; temos nas nossas mãos as armas fundadoras da Democracia: o debate crítico, a participação, o direito de associação e de manifestação, a ação cívica pela defesa das causas em que acreditamos… À nossa maneira, iremos, nestas comemorações da Revolução dos Cravos, prestar o nosso contributo para o debate público, com atividades evocativas e culturais, promovendo a solidariedade no movimento associativo, chamando os jovens à rua, enquanto espaço de convívio e de construção coletiva, pois o futuro ainda está todo por fazer.

[3]


[à lupa] COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

25 abril 1974 | 2012

[4]

SAIR À RUA PARA CELEBRAR ABRIL! DEMOCRACIA E LIBERDADE SÃO VALORES CONQUISTADOS HÁ 38 ANOS QUE IMPORTA PRESERVAR, A CADA DIA QUE PASSA. EM ABRIL, MÊS DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS, É TEMPO DE LEMBRAR, DE REFLETIR, DE COMEMORAR E TAMBÉM DE REIVINDICAR. SAIA À RUA E CELEBRE, NO CONCELHO DA MOITA, A LIBERDADE QUE CHEGOU A 25 DE ABRIL DE 1974.


CELEBRE ABRIL COM MÚSICA O espetáculo musical comemorativo do 25 de abril vai, este ano, decorrer na freguesia da Baixa da Banheira, na Rua Francisco Assis (em frente à Igreja). Às 22:00h do dia 24 de abril, vai subir ao palco A Naifa com o seu espetáculo “Não Se Deitem Comigo Corações Obedientes”. Este quarto álbum marca o regresso d’A Naifa aos originais e também revela a sua nova formação. Um espetáculo a não perder.

A NADAR Durante 25 horas, a Piscina Municipal, em Alhos Vedros, vai estar em plena atividade. Demonstrações dos colégios e infantários, de classes de hidroginástica, torneios, jogos, gincanas, atividades para maiores de 65 anos e também natação livre e recreativa são algumas das iniciativas que integram o programa do “25 Horas a Nadar” que tem início às 19:00h de 24 de abril e termina às 20:00h do dia 25 de abril. Nunca participou? Porque não este ano? Assinale o 25 de abril de uma forma saudável, praticando desporto.

A DESFILAR O Desfile da Liberdade, marcado para o dia 25 de abril, às 10:30h, é já um momento marcante nas comemorações do 25 de Abril no concelho. Centenas de pessoas, entre o movimento associativo, autarcas e população enchem de cor e alegria a principal avenida da Moita, erguendo cravos vermelhos, bandeiras, estandartes ou faixas com frases alusivas aos valores de Abril. As 70 associações, clubes e coletividades trajam-se a rigor ou fazem demonstrações das principais atividades que dinamizam ao longo do ano. O Desfile da Liberdade tem início junto ao Largo do Mercado e termina na Praça da República, em frente aos Paços do Concelho. Participe nesta manifestação popular. Muitas outras iniciativas acontecem um pouco por todo o concelho, desde o dia 1 de abril, prolongando-se até 1 de maio. Consulte o programa em www.cm-moita.pt.

[5]


[vai acontecer] AGENDA DE ABRIL

25 de abril

música

A PARTIR DE 1 DE ABRIL

COMEMORAÇÕES DO 38º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL Diferentes iniciativas em vários locais do concelho (Ver À Lupa)

feiras e festas

DE 25 A 29 DE ABRIL

XII ROMARIA A CAVALO MOITA – VIANA DO ALENTEJO Partida: dia 25, às 9:00h, Junto à Igreja de Nossa Sr.ª da Boa Viagem – Moita Inscrições no Pavilhão Municipal de Exposições – Moita (T: 210816910; Email: pav.mun.exposicoes@mail.cm-moita.pt)

[6]

Centenas de romeiros vão partir da Moita, a cavalo ou em charretes, em direção a Viana do Alentejo, cumprindo uma tradição ancestral dos agricultores da Moita. Pelo caminho, vão “colecionando” experiências e momentos de convívio que ficarão na memória dos participantes e também dos habitantes das várias terras por onde vão passando. A todos, boa romaria!

6 DE ABRIL / 22:00 HORAS

“ALGODÃO” – NOVO PROJETO DE CARLOS NOBRE (ex-Pacman) Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Bilhetes: 8,93 euros com oferta de CD “Uma Falaciosa Noção de Intimidade”, o primeiro disco de Algodão, o projeto que é a cara, a mente e o coração de Carlos Nobre, vocalista e letrista dos extintos Da Weasel, mais conhecido por Pacman, num registo familiar ao “spoken word”. A não perder!

dança 28 DE ABRIL / DAS 15:00H ÀS 18:00H

“SONS AO ENTARDECER” – OFICINA DE DANÇAS ANTIGAS: MEDIEVAIS E RENASCENTISTAS, Por Alius Vetus – Associação Cultural História e Património Capela de São Sebastião – Moita Destinatários: adultos e crianças a partir dos 10 anos Marcação prévia através do T: 210817000

28 DE ABRIL / DAS 17:00H ÀS 19:00H

ATELIÊ DE DANÇA CLÁSSICOCONTEMPORÂNEO Comemorações do Dia Mundial da Dança Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Destinatários: adultos e jovens a partir dos 12 anos Marcação prévia através do T: 210888900 Para quem gosta de dança, aqui está uma proposta irrecusável. Este workshop de dança clássicocontemporânea, dinamizado por professores da Companhia de Dança de Aveiro, propõe cerca de duas horas muito “ricas”, onde as várias vertentes da linguagem da dança vão ser transmitidas. Para participar, basta inscrever-se, gratuitamente.

28 DE ABRIL / 22:00 HORAS

“AMADEUS” – 25 ANOS DA COMPANHIA DE DANÇA DE AVEIRO Comemorações do Dia Mundial da Dança Auditórios do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 5, 96 euros) “Amadeus” procura o estar e o não estar só. Os bailarinos são como notas introduzidas nas obras do compositor Wolfgang Amadeus Mozart.


28 DE ABRIL / 16:00 HORAS

APAGAR AS VELAS Inserido nas comemorações do 7º aniversário da biblioteca Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira

Obras amadas, obras invejadas e obras endeusadas, que são agora revistas pela escrita dos corpos soltos, preenchendo o que resta do espaço à sua volta. Corpos que, por vezes, estão sós, por outras, estão juntos, agrupando e experimentando a arte de se relacionar, de se investigar, de se doar, de forma cúmplice. Assista a este espetáculo que assinala o Dia Mundial da Dança, no Município da Moita.

teatro

Com músicas originais em português, que as crianças facilmente decoram e conseguem acompanhar, este concerto conta com o envolvimento dos mais pequenos. Canções sobre animais e personagens das suas fantasias ganham vida através de vários objetos. Um concerto para toda a família.

29 DE ABRIL / 11:00 HORAS DIAS 13 E 20 DE ABRIL / 10:30 HORAS

HISTÓRIAS DE COLINHO Biblioteca Municipal de Alhos Vedros Destinatários: crianças dos 3 aos 5 anos Marcação prévia através do T: 212021227 14 DE ABRIL / 16:00 HORAS

20 DE ABRIL / 22:00 HORAS

PROJETO “ÀS 10H TOCAS À PORTA” – “À SOMBRA”, Por Teatro Magano Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 3,58 euros)

atividades para crianças 7 DE ABRIL / ÀS 16:00H E ÀS 17:30 HORAS

PROJETO “DE PEQUENINO…” – “CONCERTO INTERATIVO – ATELIÊ PARA BEBÉS”, Pelo Teatro do Biombo Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Destinatários: bebés dos 12 aos 36 meses Inscrição gratuita através do T. 210888900

Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Destinatários: crianças e jovens dos 8 aos 12 anos

TEATRO DE MARIONETAS “A CEREJEIRA DA LUA”, De António Torrado, por Lua CheiaTeatro para Todos Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: menores de 12 anos – 1,80 euros; Maiores de 12 anos – 2,98 euros)

CINEMA INFANTIL “HOP” Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: menores de 12 anos – 1,80 euros; Maiores de 12 anos – 2,98 euros)

cinema CICLO “OS CINEASTAS E O CINEMA III” AS ESCOLHAS DE JORGE CRAMEZ Em parceria com a Associação Portuguesa de Realizadores e a Associação Cultural “Os Filhos de Lumière” 4 DE ABRIL / 21:30 HORAS

“O CAPACETE DOURADO” 11 DE ABRIL / 21:30 HORAS

“FÚRIA DE VIVER” Junte as crianças e a família e assista a este espetáculo de marionetas e luz negra livremente inspirada em lendas chinesas. A “Cerejeira da Lua” confronta-nos com a sabedoria oriental em torno da dimensão humana e da importância do sonho. 27 DE ABRIL / 20:30 HORAS

BIBLIOTECA FORA D’HORAS Inserido nas comemorações do 7º aniversário da biblioteca

18 DE ABRIL / 21:30 HORAS

“A NOITE DO CAÇADOR” Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira (Bilhetes: 2,98 euros) As escolhas do cinema a exibir no Fórum Cultural são do realizador Jorge Cramez que, na primeira sessão, dia 4, vai estar disponível para falar sobre os seus filmes e as suas vivências. Apareça!

[7]


[vai acontecer] AGENDA DE ABRIL

21 DE ABRIL / 18:30 HORAS

MOSTRA DE FILMES “CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE”, No âmbito do projeto “Cinema – Cem Anos de Juventude”, da Associação Cultural “Os Filhos de Lumière” Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira Entrada gratuita

desporto

exposições

DE 2 A 14 DE ABRIL

MOSTRA FOTOGRÁFICA “ZOOM AO SERVIÇO”, Do Clã 13 do Agrupamento 76 da Moita Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita

14 DE ABRIL / 15:00 HORAS

XIII MILHA RIBEIRINHA DA BAIXA DA BANHEIRA – ATLETISMOITA Partida: Av. Capitães de Abril – Baixa da Banheira

21 DE ABRIL / 18:00 HORAS

PASSEIO PEDESTRE “CAMINHADA À BEIRA TEJO I” – NATURALMOITA Partida: Paços do Concelho – Moita Não fique em casa. Venha connosco neste percurso pedestre. Além de se divertir e de conhecer melhor a zona ribeirinha, vai estar a praticar exercício físico. São cerca de 7kms: Moita, Gaio, Rosário e regresso à Moita. Esperamos por si! 28 DE ABRIL / 21:00 HORAS

[8]

“PEDALADA À BEIRA TEJO” – NATURALMOITA Partida: Paços do Concelho – Moita

DE 3 A 28 DE ABRIL

“BD’S DE ABRIL” – O 25 DE ABRIL 30 ANOS DEPOIS”, Cedida pelo Centro Nacional de BD e Imagem – Festival Internacional de BD da Amadora Galeria de Exposições do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira A PARTIR DE 16 DE ABRIL (Até 4 de maio)

MOSTRA DE FILATELIA DE IDÍLIO ARAÚJO Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal – Moita DE 17 A 27 DE ABRIL

MOSTRA FOTOGRÁFICA “DETALHES”, De Miguel Almeida Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita Miguel Almeida é um jovem residente no concelho da Moita, autor da exposição “Detalhes”. Aprecie as 14 fotografias que retratam “detalhes” de objetos, monumentos e paisagens.

A PARTIR DE 28 DE ABRIL (Até 12 de maio)

COLETIVA DE ARTES PLÁSTICAS: “CRIATIVIDADE E FILOSOFIA DE VIDA”, Do Ateliê de Desenho e Pintura da CACAV – Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Moita NESTE MÊS DE ABRIL: (Até 9 de junho)

“O SALINEIRO, O MARÍTIMO E O CONSTRUTOR NAVAL – PROFISSÕES TRADICIONAIS NO CONCELHO DA MOITA” Moinho de Maré – Alhos Vedros Horário: Público em geral – sábados, das 14:30h às 18:30h; Escolas – visitas diárias, através de marcação para o T: 210817000

outros eventos DIAS 3, 5, 10, 12, 17, 19, 24 E 26 DE ABRIL/ DAS 10:30H ÀS 12:00H

“ABC DO COMPUTADOR” Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira Inscrições na biblioteca


[a escolha de... ] JOSÉ DE BRITO APOLÓNIA

Brito Apolónia é um nome que não passa despercebido no concelho da Moita. Engenheiro químico, autarca, eurodeputado, jornalista, José António Mestre de Brito Apolónia é um “homem dos mil e um ofícios”. Nascido em 1941, em Salvada, concelho de Beja, veio residir para a Baixa da Banheira com cinco anos, com os pais, “que vinham, como tantos outros na altura, em busca de trabalho e de melhores condições de vida”.

COMEMORAR O 25 DE ABRIL, LEMBRAR AS RAÍZES Aos 15 anos, José António entrou para a CUF, como aprendiz, e quando terminou o curso de Química na Escola Secundária Alfredo da Silva ingressou nos laboratórios daquela empresa. À noite, depois do trabalho, continuou os seus estudos, terminando, no Instituto Superior Técnico, o curso de Engenharia Química. Sempre a trabalhar na CUF, após a sua nacionalização, é escolhido pelos colegas para integrar a comissão administrativa. “Quando se deu o 25 de Abril, as pessoas envolveram-se muito na vida política, na vida social, numa democracia verdadeiramente participada”, conta Brito Apolónia. Com uma forte consciência social e convicções políticas vincadas, o ex-trabalhador químico viria a ser presidente da Câmara Municipal da Moita, entre 1979 e 1985. “Uma pessoa aqui destes meios, da Baixa da Banheira, filho de operários, a trabalhar na CUF, tem que ser uma pessoa de esquerda”, brinca o ex-autarca. Quando Portugal entrou para a CEE, Brito Apolónia integrou a primeira comitiva portuguesa de eurodeputados. Atualmente reformado, dedica-se de corpo e alma à escrita e ao jornalismo, tentando manter vivo o jornal “O Rio”, que criou em 1997, agora apenas em versão online. E o homem político recomenda, neste mês de Abril, sobretudo, “que as pessoas integrem e participem nas comemorações do 25 de Abril”. Refere ainda o 30º Festival de Folclore Luso Espanhol, no dia 21, pelas 17:00h, na Praça da República, na Moita: “Esta recomendação é uma homenagem ao Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia e ao seu pessoal, que é gente que gosta e que se orgulha das suas raízes”, remata Brito Apolónia.

[9]


[aqui tão perto] CLUBE RECREATIVO DO PENTEADO - ACADEMIA ALMA LATINA DANCE 2 YOU

DANÇA COM PAIXÃO A HARMONIA E O EQUILÍBRIO DOS DANÇARINOS, O SEU GLAMOUR E O RITMO DA MÚSICA PRENDEM A ATENÇÃO DE QUALQUER UM QUE ASSISTA A UM ESPETÁCULO DE DANÇAS DE SALÃO. NO MÊS EM QUE SE ASSINALA O DIA MUNDIAL DA DANÇA (29 DE ABRIL), A MARÉ CHEIA APRESENTA A ACADEMIA ALMA LATINA DANCE 2 YOU, DO CLUBE RECREATIVO DO PENTEADO.

[10]


Quinta-feira, 21:30h: depois da aula com pares de competição de vários níveis, surge no salão do Clube Recreativo um novo grupo de dançarinos. São os pares mais experientes que, ao som de rumba, passo doble, jaive, samba, entre outros ritmos, e sob o olhar atento da treinadora de competição, Angelique Pires, aperfeiçoam continuamente a técnica para as provas que se avizinham, porque, como dizem, “a dança está em constante evolução”. Os movimentos parecem perfeitos, os pares deslizam pela sala, em total sintonia com a música, transmitindo a história e os sentimentos evocados em cada tema, apenas com a sua expressão corporal. Entre os dançarinos mais experientes, estão Luís Pascoeiro e Vítor Hugo que, juntamente com Angelique Pires (antiga dançarina de competição que soma no seu currículo vários títulos de campeã nacional de França), são o rosto da Academia Alma Latina Dance 2 You, sediada no Clube Recreativo do Penteado. Transmitir os seus conhecimentos, o gosto pela dança, fomentar a competição saudável e “formar os melhores” é o que fazem os três professores, de segunda a quinta-feira, sempre das 20:30h às 23:00h, no salão do clube. Este é um projeto “jovem” que tem vindo a somar êxitos, visíveis não apenas nos bons resultados alcançados nas diversas competições nacionais e internacionais, mas também pelas largas centenas de pessoas que atrai aos espetáculos que apresenta, seja dentro de portas, seja noutros locais do País. E é com orgulho que os dançarinos afirmam pertencer a “uma das maiores escolas nacionais, contabilizando o número de pares”. São, no total, 130 alunos em vários níveis de “social” e competição. O dinamismo e o empreendedorismo destes jovens fizeram nascer e crescer a escola, mas também o Clube Recreativo do Penteado. Marco Ginó, um dos membros da Comissão de Gestão do clube refere que os professores “fazem um trabalho de formação exemplar e muito responsável, que cativa”, acrescentando: “Com a academia, notámos uma maior proximidade das pessoas à coletividade e ganhámos mais visibilidade”. As danças de salão reúnem o melhor do desporto e do convívio social, podendo ser praticadas por bailarinos dos 8 aos 80 anos. Apareça no Clube Recreativo do Penteado para assistir a uma aula e, se os ritmos chamarem por si, não se acanhe… faça-se à pista!

[11]


[sabores & saberes]

sabores de cá

A MARÉ CHEIA VAI LANÇAR-SE, NOS PRÓXIMOS MESES, À DESCOBERTA DE NOVOS SABORES. POR ISSO, LANÇOU O DESAFIO A ALGUNS CHEFES, COZINHEIROS E PASTELEIROS RESIDENTES, PARA QUE APRESENTEM NOVAS CRIAÇÕES GASTRONÓMICAS, INSPIRADAS NOS TEMAS, PRODUTOS E SABORES DO CONCELHO DA MOITA. E, QUEM SABE, SE SURGE UM NOVO “CARTÃO DE VISITA” NUM CONCELHO ONDE AS TRADIÇÕES SE RENOVAM E REINVENTAM COM O PASSAR DO TEMPO?

LARANJA, MORANGO E MOUSSE DE LEITE Ricardo Costa, 28 anos, pasteleiro da equipa do chef Joaquim Sousa, no “The Oitavos Hotel”, em Cascais, estreia-se neste espaço com a criação de uma sobremesa que intitulou de “Laranja, Morango e Mousse de Leite”. A sobremesa reúne, entre os seus ingredientes, produtos como o leite (o concelho da Moita é um dos maiores produtores a nível nacional), a laranja e os morangos de produção agrícola local, as ervas aromáticas colhidas em Sarilhos Pequenos e a flor de sal, que faz lembrar também as antigas marinhas do concelho. O chef Ricardo salienta que, como qualquer sobremesa requintada, esta criação tem em conta a conjugação dos sabores, das cores e das texturas. Apresenta cinco texturas diferentes: a base, (um babá feito a partir de massa de brioche), coulis de laranja, um crocante com laranja, mousse de leite, finalizando com a construção de um “jardim” comestível com morangos, hortelã, hortelã-pimenta e rosmaninho. Uma sobremesa que desperta todos os sentidos e valoriza alguns dos melhores ingredientes da terra. E, talvez, num destes dias, tenhamos a oportunidade de degustar estas e outras delícias, numa pastelaria do concelho. Fica a promessa de Ricardo Costa.

[12]

Código QR: Veja o vídeo no seu telemóvel ou no canal do Município da Moita no Youtube em www.cm-moita.pt


[utilidades] CONTACTOS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS:

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA Praça da República, 2864-007 E-mail: cmmoita@mail.cm-moita.pt

BIBLIOTECA MUNICIPAL BENTO DE JESUS CARAÇA Rua Dr. Alexandre Sequeira, Moita Telefone: 210817040 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h 4ª feira, prolongamento até às 20:30 BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Núcleo Cultural José Afonso, Largo da Igreja, Alhos Vedros Telefone: 212 021 227 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h

Na internet: http://www.cm-moita.pt http://www.facebook.com/cmmoita http://www.twitter.com/cmmoita http://www.youtube.com/municipiomoita Telefone geral: 212806700 Fax: 212894928 Resolução de avarias: (Águas e Esgotos) 212890209 Linha Verde do Ambiente: 800202323

DELEGAÇÃO MUNICIPAL DE ALHOS VEDROS Av. General Humberto Delgado, nº 7 A Telefone: 210816900

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 902 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h 4ª feira, prolongamento até às 20:30h BIBLIOTECA MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Av. José Almada Negreiros, Vale da Amoreira Telefone: 212 020 021 Horário: Encerra à 2.ª feira De 3ª feira a sábado das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:30h

DELEGAÇÃO MUNICIPAL DA BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210816970

FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO Rua José Vicente, Baixa da Banheira Telefone: 210 888 900

DELEGAÇÃO MUNICIPAL DO VALE DA AMOREIRA Mercado Municipal do Vale da Amoreira Loja 2 – Serviços Av. Vasco da Gama 2835 – 205 Vale da Amoreira Telefone: 210831210

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – MOITA Praça da República Telefone: 212 806 700/ext.261

Divisão de Informação e Relações Públicas: Telefone: 212806715 Fax: 212806750 E-mail: dirp@mail.cm-moita.pt Departamento de Assuntos Sociais e Cultura: Telefone: 210817000

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – BAIXA DA BANHEIRA Rua Jaime Cortesão, nº 33 Telefone: 210 816 970

[13]


[utilidades] CONTACTOS / CALENDÁRIO DO MÊS

POSTO DE TURISMO E GALERIA DE EXPOSIÇÕES NOVAS INSTALAÇÕES Rua Machado Santos, nº 35, Moita Telefone: 212 806 858 PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL Alameda do Bombeiros Portugueses, Moita Telefone: 212 801 993 PISCINA MUNICIPAL Rua João Eanes, Alhos Vedros Telefone: 212 025 140 E-mail: piscinamunicipal@mail.cm-moita.pt Horários: 2ª a 6ª f - 7:30h às 21:45h; sábados - 7:30h às 19:30h; domingos –7:30h às 13:00h Adaptação ao meio aquático; aprendizagem; aperfeiçoamento; natação recreativa; pais e filhos; hidroginástica e hidrosoft. Consulte os horários em www.cm-moita.pt, no canal Desporto.

ABRIL

S T Q Q S S D

1

2 3 4 5 F 7 P

9 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22

23 24 F 26 27 28 29

30

S T Q Q S S D

Atendimento Descentralizado da Câmara Municipal aos Munícipes, a partir das 15:00h DIA 13 – Junta de Freguesia do Gaio-Rosário – vereador Carlos Santos DIA 20 – Paços do Concelho, Moita – vereador Miguel Canudo DIA 27 – Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos – presidente, João Lobo

DIA 26 – Reunião Pública da Câmara Municipal, às 21:00h, nos Paços do Concelho. Mais informações em www.cm-moita.pt

Tabela de Marés – Abril’12 DIA

PREIA MAR – ALTURA

BAIXA MAR – ALTURA

01

11:35H – 2.90M

–––

04:53H – 1.60M

17:19H – 1.63M

02

00:04H – 3.14M

12:47H – 3.14M

06:06H – 1.41M

18:26H – 1.41M

03

01:08H – 3.39M

13:41H – 3.43M

07:02H – 1.15M

19:18H – 1.14M

04

02:01H – 3.68M

14:27H – 3.71M

07:48H – 0.89M

20:04H – 0.87M

05

02:47H – 3.95M

15:11H – 3.96M

08:30H – 0.67M

20:47H – 0.64M

06

03:32H – 4.16M

15:55H – 4.14M

09:12H – 0.50M

21:30H – 0.47M

07

04:16H – 4.28M

16:37H – 4.23M

09:54H – 0.42M

22:13H – 0.38M

08

05:00H – 4.28M

17:21H – 4.24M

10:36H – 0.43M

22:58H – 0.39M

09

05:46H – 4.18M

18:06H – 4.15M

11:19H – 0.54M

23:44H – 0.52M

10

06:32H – 3.97M

18:53H – 3.97M

12:05H – 0.74M

–––

11

07:23H – 3.70M

19:45H – 3.73M

00:33H – 0.73M

12:54H – 1.00M

12

08:20H – 3.40M

20:45H – 3.48M

01:30H – 0.99M

13:52H – 1.29M

13

09:31H – 3.15M

21:59H – 3.30M

02:38H – 1.23M

15:04H – 1.51M

14

10:54H – 3.07M

23:21H – 3.27M

04:01H – 1.38M

16:32H – 1.60M

15

12:12H – 3.14M

–––

05:25H – 1.39M

17:50H – 1.52M

16

00:33H – 3.37M

13:11H – 3.31M

06:30H – 1.30M

18:50H – 1.37M

17

01:28H – 3.50M

13:58H – 3.49M

07:20H – 1.17M

19:36H – 1.22M

18

02:14H – 3.63M

14:39H – 3.63M

07:59H – 1.06M

20:16H – 1.08M

19

02:53H – 3.72M

15:14H – 3.74M

08:34H – 0.98M

20:50H – 0.98M

20

03:29H – 3.77M

15:47H – 3.81M

09:06H – 0.91M

21:24H – 0.94M

21

04:03H – 3.78M

16:19H – 3.82M

09:38H – 0.90M

21:56H – 0.92M

22

04:35H – 3.74M

16:49H – 3.79M

10:08H – 0.91M

22:28H – 0.94M

23

05:05H – 3.68M

17:19H – 3.75M

10:39H – 0.97M

23:00H – 0.99M

ALERTA DE INCÊNDIOS: 117

24

05:38H – 3.58M

17:51H – 3.66M

11:10H – 1.05M

23:33H – 1.07M

PROTECÇÃO CIVIL: 212806700/ 917199412

25

06:10H – 3.47M

18:24H – 3.55M

11:43H – 1.16M

–––

26

06:46H – 3.33M

19:03H – 3.43M

00:09H – 1.18M

12:17H – 1.29M

27

07:29H – 3.17M

19:47H – 3.29M

00:49H – 1.30M

13:00H – 1.43M

28

08:21H – 3.04M

20:45H – 3.17M

01:41H – 1.43M

13:56H – 1.57M

BOMBEIROS: 212890044

29

09:30H – 2.96M

21:58H – 3.13M

02:47H – 1.51M

15:10H – 1.64M

LINHA VERDE RECADOS DA CRIANÇA: 808206656

30

10:52H – 3.02M

23:19H – 3.23M

04:06H – 1.51M

16:32H – 1.59M

PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES Largo Dr. Joaquim Marques Elias, Moita Telefone: 210 816 910 PSP – BAIXA DA BANHEIRA Largo da GNR, Baixa da Banheira Telefone: 212029010 GNR – MOITA Rua Machado Santos, nº 31, Moita Telefone: 212809330 TRIBUNAL Rua Francisco Távora, Moita Telefone: 212808600

LINHAS DE EMERGÊNCIA NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112 INTOXICAÇÕES: 808250143

SAÚDE 24: 808242424

[14]


[utilidades] APRENDER

GRUPOS ARTÍSTICO- CULTURAIS

ESCOLAS DESPORTIVAS MUNICIPAIS

ARTES

ATLETISMO

OFICINA DE ARTES DO CÍRCULO DE ANIMAÇÃO CULTURAL DE ALHOS VEDROS T. 932214015

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CENTRO DE ATLETISMO DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212040653 / 918355027 / 968561017

ESCOLAS DE DANÇA

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – CLUBE AMIGOS DO ATLETISMO DA MOITA T. 210841385 / 966133238

ACADEMIA DE DANÇA DO CLUBE UNIÃO BANHEIRENSE "O CHINQUILHO" T. 212040516 ESCOLA DE DANÇAS DE SALÃO DA SOCIEDADE FILARMÓNICA CAPRICHO MOITENSE T. 212890102

ESCOLAS DE MÚSICA BANDA MUSICAL DO ROSÁRIO – ESCOLA DE MÚSICA DA BANDA DO ROSÁRIO – T. 212898315

ESCOLA DE FORMAÇÃO ATLETISMO – GRUPO DESPORTIVO DA FONTE DA PRATA T. 212896859

BASQUETEBOL ESCOLA DE FORMAÇÃO BASQUETEBOL – CLUBE RECREATIVO DO PALHEIRÃO T. 212801993

CANOAGEM E VELA

ESCOLA DE MÚSICA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" – T.212040067

ESCOLA DE FORMAÇÃO CANOAGEM E VELA – CENTRO NÁUTICO MOITENSE T. 212892907

FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMB. VOL. MOITA – T.212808170/9

FUTEBOL

GRUPOS MUSICAIS

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – UNIÃO FUTEBOL CLUBE MOITENSE T. 212893031

CORO POLIFÓNICO ALIUS VETUS DA SOC. FIL. REC. UNIÃO ALHOSVEDRENSE "A VELHINHA" T. 212040067

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO PORTUGAL T. 212023289 / 212023296

GRUPO CORAL "O SOBREIRO" – T. 309767926

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL – CLUBE RECREIO E INSTRUÇÃO "CRI" T. 212040283

GRUPO MUSICAL "VOZES DA PLANÍCIE" DA SOCIEDADE RECREATIVA E CULTURAL UNIÃO ALENTEJANA – T. 212031556

FUTSAL

GRUPO CORAL INFANTO-JUVENIL DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212047673

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTSAL – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DA ZONA SUL – T. 210863245

GRUPO CORAL E MUSICAL “O NORTE” DA ARPI DA ZONA NORTE DA BAIXA DA BANHEIRA T. 212049865

GINÁSTICA

GRUPO CORAL AMIZADE DO CENTRO DE REFORMADOS E IDOSOS DA VILA DA BAIXA DA BANHEIRA – T. 212040271

RANCHOS FOLCLÓRICOS RANCHO ETNOGRÁFICO DE DANÇAS E CANTARES DA BARRA CHEIA Adultos e Infantil – T. 212130597 / 212130780 RANCHO FOLCLÓRICO DO CLUBE DAS ARROTEIAS T. 212046691 RANCHO FOLCLÓRICO “CORAÇÕES UNIDOS” DA SOCIEDADE RECREATIVA DA BAIXA DA SERRA, Baixa da Banheira T. 212044996 RANCHO FOLCLÓRICO “OS FAZENDEIROS DA BARRA CHEIA E ARREDORES” T. 212131051

ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – GINÁSIO ATLÉTICO CLUBE T. 212040949 ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067 ESCOLA DE FORMAÇÃO GINÁSTICA – SOC. FIL. ESTRELA MOITENSE T. 212890207

PATINAGEM ESCOLA DE FORMAÇÃO PATINAGEM – SFRUA "A VELHINHA" – T. 212040067

TÉNIS DE MESA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉNIS DE MESA – ACADEMIA MUSICAL E RECREATIVA 8 JANEIRO T. 212033947 / 212020461

XADREZ CLUBE DE XADREZ DA MOITA – T. 212801993

[15]


Câmara Municipal da Moita

LIBERDADE Só há liberdade a sério quando houver a paz o pão habitação saúde educação só há liberdade a sério quando houver liberdade de mudar e decidir quando pertencer ao povo o que o povo produzir. Sérgio Godinho

Maré Cheia nº 98  

Maré Cheia de Abril de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you