Revista do Varejo 39

Page 61

por cândida bittencourt

candida@sebrae.com.br

EXEMPLOS

Sucesso na prática

Muitos empresários ou candidatos a empreendedores que farão o curso, provavelmente, vão se identificar com o caso da empresária Solange Oliveira Santos, proprietária da papelaria La Roselle, de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O ditado “A necessidade faz o homem” se encaixa perfeitamente no caso de Solange. Há oito anos, como num passe de mágica, ela passou de professora a empresária. Mas foi entre os altos e baixos da empresa, que ela percebeu que, para ser empresária, era necessário ter conhecimento. Em 2003, Solange conheceu o trabalho do Sebrae e resolveu investir em sua própria capacitação. Desde então, a papelaria passou por uma série de transformações, que foram desde a fachada externa da loja à troca de prateleiras, vitrines e produtos oferecidos. “Foi um grande aprendizado ter que me inteirar de todas essas mudanças para conseguir fazer a loja caminhar bem”, afirma Solange.

O grupo formado por 30 empresários já conquistou muitos benefícios para o setor de informática na região. Um deles foi a redução do ISS (Imposto Sobre Serviço) de 5% para 2%.

Outro exemplo de empresa familiar que será apresentado no curso de varejo é o da São Luiz Materiais de Construção, localizada na pacata cidade de Amargosa (BA). Com o apoio do filho Sérgio Almeida, o empresário Luiz Humberto Vaz de Almeida conseguiu implantar na empresa um rigoroso e disciplinado fluxo de caixa. Ao administrar bem o dinheiro e os estoques, a loja cresceu e hoje possui uma excelente equipe de vendas, sem deixar de lado o marketing da empresa e o cuidado com o pós-venda. Então, qual o segredo do sucesso da São Luiz Materiais de Construção? Pai e filho uniram o que tinham de melhor: experiência e força de vontade, aliadas à inovação. FOTO BRUNO SPADA

De professora a empresária

Esse trabalho coletivo resultou na criação do Núcleo Setorial de Informática (NSI) de Feira de Santana, uma entidade sem fins lucrativos criada por meio do “Programa Empreender” do Sebrae, que hoje conta com o apoio da Associação Comercial de Feira de Santana e da prefeitura municipal.

posicionamos no mercado. Com isso, nosso faturamento aumentou em torno de 200%”, diz Luiz Carlos.

Já a história do empresário Luiz Carlos Alves Santana e sua esposa e sócia, Valéria Antonia Rocha, proprietários, há 15 anos, da pequena loja de confecção San Remo, localizada na região administrativa de Sobradinho, a 20 quilômetros de Brasília, vai mostrar que clientes satisfeitos representam vida longa para uma empresa. O casal entende que focar o negócio e manter clientes fiéis são itens essenciais para a sustentação da liderança de qualquer negócio. “Depois que segmentamos a clientela, nos

Revista do Varejo

O MATERIAL IMPRESSO USA LINGUAGEM SIMPLES, COM MUITOS GRÁFICOS E FIGURAS

Entre os 20 casos bem-sucedidos que integram o material do curso, está a história dos empresários do ramo de informática que atuam no município de Feira de Santana, na Bahia. O grupo aprendeu na prática que a união faz a força. Há sete anos, eles perceberam que trabalhar de forma conjunta seria um negócio rentável para todos, já que iriam operar com foco em metas comuns.

2007 Julho

61


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.