Page 1

Ano VII - número 33 abril 2013 – Distribuição gratuita nos postos de pedágio da Concepa

bACALHAU CROCANTE

ESPECIAL

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALONISMO

promoção limitada: passaporte gold setor sul com preço e condição especial


Editada sob concessão da

Concessionária da Rodovia Osório-Porto Alegre S.A. Rua Voluntários da Pátria, 4813 Porto Alegre - RS CEP: 90230-011 Informações: 0800 647 2000 www.concepa.com.br www.triunfoconcepa.com.br Edição e Comercialização

FECHO DE UMA GRANDE TEMPORADA... É com muita alegria que lhe entregamos esta edição, que encerra a temporada 2012/2013. Foram seis desde novembro, repetindo o que já acontecera na temporada anterior e consolidando a Freeway como a revista do verão gaúcho. Pois, felizes que estamos, para marcar esta breve despedida, preparamos, você vai ver, uma edição leve, alegre. A começar pela bela capa de Lou Borghetti que fecha o ciclo que chamamos “Arte na Capa” e que homenageou neste ano artistas plásticos do naipe de Érico Santos, Antônio Soriano, Eduardo

Rua Felipe Neri, 312/5º andar Fone/Fax: (51) 3012-2412 CEP 90440-150 - Porto Alegre - RS

Vieira da Cunha, Paulo Amaral e agora Lou. Depois, avançamos voando pelos nossos céus com uma belíssima reportagem sobre o Festival de Balonismo de Torres, que acontece agora em maio. Você, absolutamente, não pode perder.

Publisher Fernando di Primio fernando@diprimio.com.br (Reg. Prof. 4089/RS)

Trazemos também um artigo muito engraçado assinado pelo blogueiro Tiago

Editora Executiva Luísa Abreu

tiras do novo livro de Maurício de Souza “Histórias de Pescador” com causos

Redação Maiana Antunes

deliciosa receita de bacalhau crocante. Para fechar, como se diz, com chave

Editoração/Arte Mariana Muniz

Enfim, comemorando todos os êxitos alcançados nessa temporada só nos

Nossa capa Acrílico sobre tela de Lou Borghetti

Góes (aproveitando o ensejo do 1o de abril) que aponta “as nove maiores mentiras das mulheres”. E, seguindo com graça, publicamos, em primeira mão, de Chico Bento. E como ninguém é de ferro, saboreie na seção Rango uma de ouro, um delicioso artigo assinado pela Claudia Tajes. cabe agradecer a todos os leitores que nos mandaram sugestões, estímulos e críticas. E avisar, como fazem aqueles telejornais, que a gente volta com tudo - e ainda melhor - no próximo 15 de novembro ou, a qualquer momento, em

Colaboram nesta edição Adriana Victorelli, Claudia Tajes, Hugo Sola, Tiago Góes Departamento Administrativo Roberto Athayde Comercialização Celso Martins k.brito@diprimio.com.br Di Primio Comunicação Corporativa

(51) 3012-2412

freeway@diprimio.com.br SUPERVISÃO E ASSESSORIA MidiaMix — Comunicação Dirigida midiamix@midiamix.net Distribuição nos postos de pedágio da CONCEPA A revista FreeWay não se responsabiliza por opiniões emitidas em artigos assinados, que não refletem, necessaria­mente, a opinião da CONCEPA. É permitida a reprodução parcial ou total de reportagens e textos, desde que expressamente citada a fonte.

edição extraordinária. Valeu! A vida é bela! Fernando di Primio Publisher A capa desta edição, acrílico sobre tela, é da artista plástica Lou Borghetti. Ela tem dois ateliers, um em Porto Alegre e outro em Washington, D.C., nos Estados Unidos. Estudou com Danúbio Gonçalves, Renina Katz, Katie Van Sherpenberg, Plínio Bernhardt, Fayga Ostrower, Marco Túlio Resende e foi aluna e assistente de Iberê Camargo. Tem obras nos acervos do MARGS em Porto Alegre; na Fundação Frederico Garcia Lorca em Madrid, Espanha; no YAZIGI em São Paulo e no 2007BACI em Washington. Em 2006 recebeu o Prêmio Iberê Camargo outorgado pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Foi indicada para o Prêmio Açoriano de Artes Plásticas em 2007. E em 2012 venceu o Prêmio Talentos do Brasil, da Revista Contigo!, na categoria Artes Plásticas.


ANÚNCIO


Filmes

Se Beber, Não Case! A estreia está prevista para o final de maio, mas se você está ansioso para conferir algumas cenas do terceiro capítulo da comédia Se Beber, Não Case!, já pode assistir ao trailer com legendas em português. Na história, que se passa em Tijuana, México, e em Las Vegas, o espevitado gordinho Alan (Zach Galifianakis) está internado em um hospital psiquiátrico, e Phil (Bradley Cooper) e Stu (Ed Helms) vão bolar um plano insano para salvar o amigo. Confira o trailer em www.adorocinema.com/filmes/filme-194160/trailer-19486668.

É tudo verdade

Livros

Em sua 18ª edição, o É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários divulgou recentemente a lista de filmes selecionados para as mostras que ocorrem no Rio e em São Paulo, na primeira quinzena de abril. Ao todo, serão exibidas 100 produções de não-ficcão em mostras competitivas, informativas e retrospectivas. O documentário vencedor receberá um prêmio no valor de R$ 110 mil e o Troféu É Tudo Verdade, criado pelo artista plástico Carlito Carvalhosa. Veja todos os documentários nacionais selecionados em www.itsalltrue.com.br/2013.

Jack, o caçador de gigantes Este filme em 3D é uma releitura da clássica história João e o Pé de Feijão e chegou aos cinemas no dia 29 de março. A obra conta a história de Jack (Nicholas Hoult), um fazendeiro que adquire grãos de feijão com a única recomendação de que não sejam molhados. Obviamente, isso acaba ocorrendo e criando um enorme pé de feijão que vai dar em um mundo de gigantes. Em meio a tudo isso, a princesa Isabelle (Eleanor Tomlinson) é sequestrada pelos gigantes e Jack se unirá ao Rei (Ian McShane) em uma cruzada para salvar a jovem.

O executivo e o elefante Em O executivo e o Elefante - Um Guia de Liderança para Atingir a Excelência Interior, o especialista em liderança Richard L. Daft revela como líderes podem reconhecer os seus dois lados: o executivo, movido pela racionalidade, e o elefante, movido por impulsos. Por meio de exemplos reais de mudanças pessoais drásticas, juntamente com recentes descobertas em psicologia, gerenciamento, neurociência e espiritualidade oriental, Richard Daft oferece orientação a todos que desejam tomar as melhores atitudes ao liderar a si mesmos e outras pessoas. À venda nas livrarias.


Livros Música

A cor do sabor

Biografia de Schwarzenegger

A edição 2013 do prêmio Gourmand World Cookbooks Awards destacou A Cor do Sabor – A Culinária Afetiva de Shin Koike, do arquiteto e produtor cultural Jo Takahashi como o segundo melhor livro de gastronomia japonesa do mundo. Com imagens do fotógrafo Tatewaki Nio, o livro da editora Melhoramentos reúne conceitos sobre a cozinha do chef Shin Koike, um japonês que adotou o Brasil como cozinha para praticar sua gastronomia autoral.

Arnold Schwarzenegger – A Inacreditável História da Minha Vida (Sextante) conta a história completa da vida do fisiculturista, empresário, ator e governador. Da fuga do exército aos 18 anos para participar do Mister Europa, passando por sua consagração no cinema até a separação da jornalista Maria Shriver, em 2011, a obra revela uma história intrigante e divertida. Encontre as versões impressa e ebook no site www.sextante.com.br.

CONCERTO DE CORDAS Gravado no Teatro Municipal no Rio de Janeiro em maio de 2012, o DVD/ Blue-Ray Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo, de Gilberto Gil, está à venda nas lojas especializadas. Dirigido pelo premiado Andrucha Waddington, o espetáculo contém 21 obras, como “Eu Vim da Bahia”, “Futurível”, “Domingo no Parque”, “Expresso 2222” e a inédita “Eu Descobri”. Formado por Jaques Morelembaum (violoncelo), Bem Gil (violão), Nicolá Krassik (violino) e Gustavo Didalva (percussão), o quinteto foi acompanhado pela Orquestra Petrobrás Sinfônica no concerto do Theatro Municipal do Rio (dentro da série MPB&JAZZ da Orquestra).

Tá na novela Eles ainda são desconhecidos, mas tudo indica que logo vão bombar país afora. Os garotos da banda carioca P9 lançaram recentemente o seu primeiro single My Favorite Girl, que integra as trilhas sonoras da novela “Salve Jorge”, da Rede Globo. Produzido por Timbaland e Venus Brown, o som está à venda no iTunes, mas pode pode ser ouvido em www.soundcloud.com/p9official/my-favorite-girl-p9.

FreeWay - Abril 2013

7


Espetáculo

Foto: Felipe Ramalho/Estúdio Haluz

Imagine visitar Torres e se deparar com a cidade repleta de balões no horizonte. Pois isso é possível! O Festival Internacional de Balonismo de Torres chega a sua 25ª edição em maio. Saiba tudo sobre o maior Festival de Balonismo da América Latina nestas páginas.


no CĂŠu


Foto: Fabiana Menine

Foto: Fabiana Menine

O 25º Festival Internacional de Balonismo ocorre entre os dias 1º e 5 de maio. O sucesso das muitas edições do evento consolidou Torres como a capital brasileira de balonismo, além de colocar o município em uma posição de destaque no cenário internacional. O festival é realizado neste formato em apenas outros dois lugares do mundo: nos Estados Unidos, em Albuquerque, e na Suíça, em Chateau D’Ouex. Além das competições entre os balonistas, o evento contará com espetáculo dos balões iluminados e inúmeras atrações culturais, esportivas e musicais durante os cinco dias de evento. Uma grande estrutura é montada para receber o público, com parque de diversões, tenda cultural, campeonato de motocross, exposições de jipes e motos, entre outras, além de atividades paralelas.


Foto: Fabiana Menine

Deu vontade de voar? Quem quiser se aventurar e voar de balão pode se inscrever e fazer um voo panorâmico. Os voos possuem duração média de 30 a 45 minutos a uma altitude máxima de mil metros. Reserve o seu pelo email airshow@airshow.com.br ou pelo telefone (21) 2205-2216. Site oficial do evento: www.festivalbalonismo.com.br Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Indústria de Torres festivaldebalonismo@torres.rs.gov.br


Foto: Felipe Ramalho/EstĂşdio Haluz


(51) 3072-5899


Você já parou para pensar o que faz um balão a ar quente voar? É o mesmo princípio que mantém a comida congelada nas geladeiras das quitandas e supermercados. Enquanto o ar super frio originado no seu congelador envolve a comida nas prateleiras abaixo, o ar quente dentro do balão sobe e empurra o balão para cima, mantendo o balão flutuando. Um balão a ar quente é subdividido em 3 partes principais: o envelope, o maçarico e o cesto. O cesto é onde os passageiros voam. Usualmente é feito de vime, protege os ocupantes, além de ser leve e flexível. O envelope é a parte de tecido colorido que mantém o ar quente. Quando o ar dentro do envelope é aquecido, o balão flutua. O maçarico é posicionado acima da cabeça dos passageiros e produz uma enorme chama para aquecer o ar dentro do envelope. Para descer o piloto deixa o ar esfriar e o balão se torna mais pesado que o ar. O piloto tem o controle total dos movimentos para cima

e para baixo controlando a temperatura do envelope. Uma vez em voo, os balões flutuam no vento. É verdade que o piloto não sabe aonde o balão vai pousar com antecedência, mas isto não significa que ele não tenha o controle do voo e do pouso. Antes de decolar o piloto sabe a direção em que o vento está soprando e consequentemente sabe a direção que o balão irá. O ar é formado por várias camadas que se movimentam em diversas direções. Mesmo que o piloto não possa dirigir o balão para esquerda ou para direita, ele pode subir e descer buscando as diferentes camadas de ar/vento para que o balão mude de direção. Durante o voo o balão é seguido pela equipe de resgate. O piloto mantém contato com sua equipe através de rádio, orientando-os para que a equipe sempre chegue junto com o balão quando este faz o pouso final. Toda esta perseguição é uma aventura em si. Depois do pouso, a equipe empacota o balão e os equipamentos no carro de resgate e todos retornam para o local de decolagem.

FABIANA MENINE

Como voam os balões a ar quente?

Foto: Felipe Ramalho/Estúdio Haluz

Fonte: festivalbalonismo.com.br

14

FreeWay - Abril 2013


Não é à toa que o Grêmio Náutico União está, há 15 anos, em primeiro lugar na pesquisa Marcas de Quem Decide: - 107 anos de tradição - Referência na formação de atletas - Alta visibilidade na imprensa - Geração de negócios para sua empresa com mais de 60 mil associados das classes A e B

www.gnu.com.br /gnuniao

@gnuniao


Dando continuidade aos artigos da série dirija melhor, que oferecemos com o apoio do sindseg-RS, o piloto joão santanNa continua apontando soluções para momentos de dificuldade ou perigo na direção de um carro na estrada. confira!

S R A T N E R F N OE

COM

As situações de perigo normalmente começam bem antes de acontecerem. Na maioria das vezes, elas só acontecem porque antes não foram tomadas medidas preventivas. Por exemplo, uma derrapagem ou uma aquaplanagem são muito favorecidas por pneus desgastados. Se isso acontecer, evite movimentos bruscos, mantenha a direção alinhada no mesmo sentido em que você estava indo, não freie e nem tire rapidamente o pé do acelerador. O importante é manter a calma e esperar que a situação passe; normalmente os pneus voltam a ter aderência rapidamente. Você terá problemas se a direção estiver muito virada ou solta justamente no momento em que a aderência voltar: o carro seguirá reto para onde a direção estiver apontando. Ah, e lembre-se de que se você estiver devagar uma aquaplanagem não acontece!

não terão como achá-lo em uma situação de emergência. Então, antes de um incêndio acontecer, treine sua defesa: memorize aonde está o extintor, acompanhe a validade e carga pelo medidor apropriado e descubra como ele é destravado. Acontecendo um incêndio, desligue a chave para cortar a corrente e saia do carro. Cuide ao abrir o capô para não se queimar e use então o extintor da forma recomendada.

Outra situação hipotética de perigo seria a de um incêndio, que normalmente acontece no motor. A situação preventiva é óbvia: você precisa ter seu extintor de incêndio devidamente habilitado e carregado, saber como funciona o seu destravamento e onde ele fica no carro. Isso pode parecer bobagem, mas muitas pessoas não têm a menor ideia de onde fica o seu extintor e

Outra situação de que falamos rapidamente na edição passada é aquela quando acontece um capotamento em margem de estrada alagada ou mesmo em um rio ou riacho. Trata-se de uma situação de extrema dificuldade. Nesse caso, mais do que nunca, é preciso ter calma e tentar sair rapidamente do carro.


SI

E D S E Õ Ç TUA

(II)

Para tanto, é necessário que você - depois de descobrir em que situação se encontra - tenha memorizado os movimentos para retirada do cinto e abertura da porta ou do vidro. Nesse caso, vale realmente torcer para que isso nunca aconteça e lembrar que boa parte desses episódios se dá por excesso de velocidade ou quando o motorista cochila ao volante. Outro erro que acarreta situações de grande risco e que infelizmente ainda é muito frequente é o ato de trocar um pneu furado. A regra é seguir em frente, mesmo com o pneu furado, até o próximo recuo, lugar fora da estrada ou posto de combustível. Além dos pneus de hoje não terem câmera e serem mais resistentes, seu preço é muito barato em comparação ao risco que você corre em não seguir em frente, com o pisca-alerta ligado. Parar para trocar um pneu na estrada é uma fria. Você corre um grande risco de ser atropelado. Enfim, riscos sempre existem quando se está dirigindo um automóvel. O fundamental para evitá-los é cercar-se das medidas de prevenção largamente difundidas e, principalmente, não abusar da velocidade, não beber antes de dirigir e nunca pegar num volante com sono. A vida é muito boa para ser desperdiçada de forma tão boba.


Em época de Páscoa, o bacalhau sempre é uma ótima opção. Nesta receita, Hugo Sola nos traz as delícias de um bacalhau crocante. Saboreie sem moderação!

BACALHAU INGREDIENTES (para 4 pessoas) 800 gramas de bacalhau do tipo porto (prefira marcas como Dias, que já vem dessalgado) Duas cebolas grandes Uma bandeja pequena de tomates cereja Um pimentão amarelo e um vermelho 250 gramas de cogumelos frescos brancos 150 gramas de bacon Azeitonas pretas e verdes à vontade Alho a gosto Tempero verde 500ml de azeite de oliva Para a mistura do empanado: Duas colheres de sopa de farinha de trigo, 100ml de leite, dois ovos e 500g de farinha de rosca.

Hugo Sola é gourmet e gerente regional da importadora Porto a Porto no Rio Grande do Sul.


MODO DE FAZER

Crocante

Corte as cebolas em rodelas de um centímetro, os tomates ao meio e os pimentões em tiras de 1,5 centímetro. Corte também os cogumelos em lâminas de um centímetro e o alho em lâminas. Pique o tempero verde e corte o bacon em cubos. Limpe a posta do bacalhau, tirando a pele e a espinha central e corte ao meio. A seguir, inicie a mistura para o empanado. Bata os ovos misturando bem com a farinha de trigo e o leite, com sal a gosto. Mergulhe as postas do bacalhau na mistura e passe na farinha de rosca, cobrindo-as por inteiro. Reserve e em seguida frite o bacon, os cogumelos, os pimentões e os tomates, reservando cada um deles em separado. Passe então à montagem do prato. Unte uma assadeira grande com azeite de oliva, coloque as cebolas em rodelas e o alho e acomode as postas já empanadas por cima. Para criar a crosta, regue tudo com azeite de oliva bem quente e leve ao forno em 200oc por 15 minutos. Retire do forno e acrescente os legumes, o bacon e as azeitonas para finalizar e decorar o prato. Leve ao forno por mais 15 minutos, salpique com o tempero verde e sirva.


É MENTIRA Abril é um mês lindo, de clima gostoso, mas começa tenso com o dia da mentira. A gente nunca sabe se no 1° de abril aquele nosso colega engraçadinho vai nos pedir um favor que na verdade é uma pegadinha do malandro. Mas além do dia da mentira, há outros 364 em que alguém está mentindo, em todos os lugares do mundo. E não há um estereótipo para ser um mentiroso: a mentira é inerente a todos os seres, até aos mais doces como as mulheres. Pensando nelas, Tiago Góes, autor do blog www.umvirgem.tumblr.com, listou as nove maiores mentiras das mulheres. Mesmo se você for mulher, vai ser difícil discordar do texto a seguir!

20

FreeWay - Abril 2013


DELA!

As 9 maiores

mentiras

das mulheres O homem não está sozinho nessa. Uma mulher também sabe mentir muito bem. Se ela não quiser que você descubra algo, você nunca vai descobrir. Eu sei que é difícil, então, vou entregar quando ela está mentindo. Quem sabe assim, você entenda porque ela faz isso.

1. Meu peso é… A mulher sabe quanto pesa, mas as pessoas colocam tanta importância no peso que a mulher fica insegura. Ela mente já que não tem como descobrir. Homem não se importa com isso. Ele está com você! E se isso é prioridade pra ele, você quer ficar com esse tipo de homem?

2. Eu só transei com… Ela aumenta o número caso não tenham tido muitos, para o homem não achar ela inexperiente. E diminui, caso a lista seja longa, para não parecer uma vagabunda. Minha mãe sempre disse que “Não importa quantos ela teve, o importante é você ser o último”, muito sábia.

3. Estarei pronta em… O “cinco minutos” nunca será cinco minutos. A mulher leva mais tempo para se arrumar do que o homem porque têm mais coisas para fazer. Quanto antes você perceber isso, você poderá ficar mais calmo e relaxar enquanto elas terminam. Afinal, ela se arruma pra você.

4. O sexo foi ótimo Sexo nem sempre é ótimo pra mulher e não é culpa sua. Ela não chega ao orgasmo tão fácil como o homem, então, ela usa uma mentira para evitar problemas no relacionamento. Elas dizem que foi ótimo e você é o deus do sexo para poupar seus sentimentos. Sim, seus sentimentos. FreeWay - Abril 2013

21


5. Eu não estou braba Esta mentira é para evitar brigas quando você acha que fez algo errado. Ela acha que não vale a pena discutir por isso. E está certa. Ou então, depois que vocês já brigaram e ainda não tiveram tempo para esfriar a cabeça. Quando elas falarem isso, apenas aceite e dê espaço.

6. Estou com dor de cabeça Sejamos realistas. O homem quer sexo com mais frequência que a mulher. De vez em quando, a mulher finge uma dor de cabeça para fugir quando não está no clima. Ou pode estar com dor de cabeça mesmo. Se for questão de clima, é seu dever mudar a cabeça dela.

7. Estava em promoção A mulher mente sobre o quanto gasta comprando coisas para evitar discussão. E a mentira pode variar para “nem foi tão caro” ou “eu sempre tive isso, mas nunca usei”. É normal a mulher tentar esconder as compras que fazem. Mulher ama comprar, então, suspeite sempre.

8. Não me importo que você olhe outra mulher Ela pode dizer isso para não parecer ciumenta, mas quase sempre é mentira. Não é que a mulher quer que você tenha olhos somente para ela, mas ela não quer que você dê atenção para outras. Então, se a sua mulher disser isso, não caia nessa. Porque é uma armadilha!

9. Eu estou bem A maior mentira de todas. A mulher está claramente chateada com algo e mesmo assim, quando você pergunta, ela diz que está bem. Isso é um teste para ver se o homem tem a sensibilidade de saber quando ela não está bem. E que Deus te ajude se você não passar no teste.


CENTRAL DE RESERVAS

0800 647 2282

www.pontuallocadora.com.br

ANÚNCIO


Bento, o c i h C iras do t onfusão s c a e m u d g l o a ip liciosas se com pronta todo t e a d t r s i i v a i D a m ra que das do ndo as i í a a p b i r t a u x c o r e um achos e al. Elas foram i r lançado o , r d o n d a r t a l u c r a s s e na zona História de P ia que Mauricio s a b a i go Bento: PM. Sab io-avô t L o c a i r m h o u C t i e d Ed livro te pela stórias i n h e s m a e t n de 60? irou recen a p d s a n i c é e na d sa s de Sou o personagem ar para cri


O parapiso ideal cada ambiente Ah, são tantos tipos de revestimento que é fácil se confundir na hora de escolher ou trocar o piso. A arquiteta Adriana Victorelli fala sobre os tipos de revestimento para que você possa fazer a melhor escolha para a sua casa, na praia ou na cidade! Em uma reforma ou construção, a escolha do piso é um detalhe tão importante quanto a seleção dos móveis e a pintura das paredes. Escolher bem o revestimento pode fazer uma enorme diferença no resultado final, principalmente se pensarmos em praticidade. Não basta escolher o material mais bonito, é importante pensar em vários aspectos como durabilidade, a quais fatores será exposto, custo benefício, manutenção, etc. Conhecer os tipos de revestimentos que existem no mercado e suas vantagens e desvantagens é essencial para fazer uma boa escolha. Dependendo do ambiente, o piso é agredido por diversos fatores, como sol, sujeira, água, tintas e gordura de alimentos. É preciso pensar nisso antes para ver qual se encaixa melhor na rotina de quem vai 26

FreeWay - Abril 2013

frequentar aquele espaço. Os mais indicados para o litoral são pisos que não retêm calor, como os cimentícios e alguns porcelanatos. Também é favorá-vel que o coeficiente de atrito seja alto, pois as pessoas acabam ficando descalças e em contato com água, podendo escorregar. Na praia, evite pisos que risquem com facilidade, pois o atrito com a areia poderá riscar o esmalte. Recomendo a escolha de tons que prolongam a sensação de praia, como tons terrosos e areia, que serão um convite a aproveitar a casa como extensão da praia. Além da escolha do piso ideal, escolha um bom material de fixação. Vale a pena investir em materiais conhecidos no mercado e também buscar um profissional da área para orientar sobre o acabamento.


Conheça alguns tipos de piso e descubra em quais ambientes eles são mais adequados Além de clássico, o piso de madeira é resistente, transmite beleza e aconchego, é fácil de combinar e dá sensação de conforto. Entretanto, está entre os mais caros. A madeira é apropriada para sala e quartos, já que é um piso confortável para andar descalço. Ela não deve ser utilizada em locais úmidos, como o banheiro ou em ambientes externos, pois o sol altera sua cor. O piso vinílico é um piso moderno e ecológico (é fabricado com materiais reciclados) e tem como vantagem a facilidade para limpar. Sua superfície é macia e resistente ao atrito. Há também novos modelos de piso vinílico no mercado que imitam placas de metal. Este revestimento é indicado para quartos, sala e escritórios. O cimento queimado é um piso informal e despojado, que pode ser cinza ou de outras cores. A aparência com manchas e trincas ajuda a criar um efeito rústico e urbano. É indicado para quem quer ousar na decoração e cai bem em qualquer ambiente da casa, menos na parte externa, pois pode escorregar. A aplicação precisa ser feita por mão de obra especializada. Por isso, pode sair caro.

A cerâmica e o porcelanato são pisos frios bastante parecidos, porém, o porcelanato é mais resistente e tem a vantagem de imitar, com muita fidelidade, materiais como couro e madeira. O mármore também é um piso bonito, sofisticado e que não acumula muita sujeira. Além disso, pode receber tratamento antiderrapante e é possível modular as peças de acordo com o tamanho desejado. É bastante usado em salas, porém não é indicado para áreas de grande fluxo de pessoas, pois se desgasta facilmente. O mármore sintético, conhecido como silestone, também está em alta e pode ser usado para criar uma decoração personalizada, já que existe em várias cores e texturas. Quem está em busca de originalidade pode optar pelas pedras vulcânicas nas áreas externas e no revestimento de piscinas. Existem vários tamanhos e cores no mercado. Outra opção para as áreas externas são as peças cimentíceas, que imitam diferentes materiais, têm grande diversidade de formas, não absorvem calor e são antiderrapantes.

Adriana Victorelli, do escritório de arquitetura Neo Arq


Korvatunturi Está de volta à serra gaúcha o espetáculo visto por mais de 20 mil pessoas em 2012. A segunda temporada de Korvatunturi já tem ingressos à venda no site www.aorigemdonatal.com.br e segue em cartaz durante todo o ano. As apresentações ocorrem às quintas e sábados, sempre às 20h 30min, no Teatro da Faurgs, no centro de Gramado.

corre! Abril começou e junto com ele a correria atrás de ingressos para curtir o Rock in Rio. A pré-venda do Rock in Rio Card desta edição encerrou em menos de uma hora. Em 2011, os ingressos se esgotaram em apenas 3 dias. Portanto, se você quer garantir seu acesso ao evento que ocorre entre os dias 13 e 15 e 19 e 22 de setembro, não durma no ponto! A venda de ingressos começa no dia 04 de abril. Saiba mais em www.rockinrio.com/rio.

O filho de Bob No dia 12 de abril, Ziggy Marley se apresenta no Pepsi On Stage, em Porto Alegre, para divulgar seu novo álbum, intitulado In Concert. Garanta o seu ingresso online em www.minhaentrada.net e nas lojas Multisom de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Dança Porto Alegre A terceira edição do maior evento de danças de salão do RS acontece de 12 a 14 de abril, na Igreja da Pompeia. São mais de 60 horas de atividades que incluem espetáculo de dança, bailes, workshops e confraternização de encerramento. É possível fazer a inscrição até um dia antes do evento pelo site www.dancaportoalegre.com.br.

Tributo ao rei do rock Volta a Porto Alegre o show considerado o melhor tributo a Elvis Presley do mundo, no dia 30 de abril. The King is Back dá nome ao espetáculo liderado por Ben Porsmouth, premiado em 2012 como o melhor cover de Elvis. O evento ocorre no Teatro do Bourbon Country, a partir das 21h. O valor dos ingressos varia de R$60 a R$130.


Esse cara sou eu Em abril, o Rei faz dois shows em Porto Alegre. No dia 19, data de seu aniversário, o cantor faz uma apresentação mais intimista - para cerca de 1000 pessoas, na Casa NTX, a partir das 20hs. O ingresso, de R$ 1.200, inclui jantar assinado pelo chef Lúcio. Já no dia 20, Roberto Carlos se apresenta na Arena do Grêmio, às 21hs. Os ingressos variam de R$50 a R$300. Os bilhetes para ambos os shows podem ser adquiridos em www.ingressorapido.com.br ou através do telefone 51 4003-1212.

Peter Cetera O Teatro do Bourbon Country recebe o exvocalista do Chicago, Peter Cetera, com a turnê Peter Cetera tour 2013. O show ocorre no dia 21 de abril, domingo, às 19h. No repertório do show, sucessos que marcaram época na voz do artista.

EXPO NO IBERÊ Segue até 26 de maio na Fundação Iberê Camargo a exposição William Kentridge: Fortuna. Em parceria com Instituto Moreira Salles e a Pinacoteca do Estado de São Paulo e a curadoria de Lilian Tone, a exposição do artista sul-africano William Kentridge reflete sua trajetória, através de obras que destacam um processo de criação pouco convencional. Entre seus trabalhos estão esculturas, desenhos, filmes, animações, gravuras e duas vídeo-instalações, que misturam política e poesia.

Looney Tunes O espetáculo musical Looney Tunes Live chega a Porto Alegre com apresentações de 12 a 14 de abril, no Teatro do Bourbon Country. Na sexta-feira, a peça ocorre às 14h30min e às 19h30min. No sábado e domingo o musical começa às 15hs. Os ingressos variam de R$30 a R$90 e estão à venda pelo 51 4003-1212 e na bilheteria do Bourbon Country, na Av. Túlio de Rose, 80. FreeWay - Abril 2013

29


City tour em Poa Com duas opções de roteiro, o city tour Linha Turismo oferece uma maneira especial de descobrir e conhecer Porto Alegre. O passeio pelo Centro Histórico destaca o Parque da Redenção, Mercado Público e Fundação Iberê Camargo, com possibilidade de embarque e desembarque em cinco pontos durante o trajeto. No tour Zona Sul, em um trajeto sem paradas, é possível apreciar as paisagens naturais de Porto Alegre, sendo os pontos altos a Praia de Ipanema, algumas propriedades dos Caminhos Rurais e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, com uma vista de 360° da cidade. Os ingressos custam R$ 18 de terças a sextas e R$ 20 aos sábados, domingos e feriados. Confira os detalhes em www.portoalegre.travel/site/linha_turismo.

Angels cry Andre Matos vem a Porto Alegre no dia 3 de maio para comemorar os 25 anos de estreia do álbum da Angra: Angels cry. O show rola a partir das 21h no Teatro CIEE, na rua Dom Pedro II, 861. Além de clássicos do grupo, Andre vai tocar sons do seu último álbum, o The Turn of the lights, de 2011. Os ingressos estão à venda em www.ticketbrasil.com.br.

Salão Internacional de Desenho Com o objetivo de divulgar e premiar o trabalho de quem se expressa através de desenhos, como charges, caricaturas e cartoons, o XXI Salão Internacional de Desenho para Imprensa segue até o dia 28 de abril na Usina do Gasômetro. O Museu Iberê Camargo também recebe a exposição até o dia 5 de maio. 30

FreeWay - Abril 2013

GANHADORES DA “Para onde a Free Way me leva” A promoção para comemorar os 40 anos da Free Way foi um sucesso! Os usuários foram convidados a responder à pergunta “Para onde a Free Way me leva?” e a enviar fotos de suas histórias. As imagens mais curtidas na página oficial no Facebook ganharam kits personalizados com o tema dos 40 anos da Free Way e isenção na taxa de administração do chip auto expresso por três meses. Os vencedores são Jair Pellisoli, Arthur Fontoura, Fernanda Porto Campos, Sandro Manfro, Claudia Maria Budel Espadim, Giles Camargo e Otávio Augusto Brasil Oliveira. Parabéns a eles! Acompanhe as novidades da Concepa e da Free way rodovia na página facebook.com/triunfoconcepa e pelo twitter @triunfoconcepa. Obrigado a todos que participaram e até a próxima!


Soneca chocante Já pensou em levar um choque ao tocar no botão soneca do despertador? O singNschok é uma invenção do estudante de engenharia indiano Sankalp Sinha para quem tem dificuldades de sair da cama, assim como ele. O botão da parte superior do despertador dá choque em quem tocálo, mas a descarga é inofensiva. A intensidade do choque pode ser regulada e até mesmo desativada.

Fones tocam música conforme humor Que tal um fone de ouvido que toca a música de acordo com seu humor? A empresa japonesa Neurowear criou um fone que, por meio de uma tecnologia chamada de encefalografia, lê as ondas cerebrais do usuário e cria uma seleção de acordo com o humor: focado, estressado e sonolento. O Mico Headphone seleciona as músicas através de um aplicativo no smartphone.

Ranking dos políticos O objetivo é fornecer informação para ajudar os eleitores a votarem melhor. Assim é o site www.politicos.org.br, que mostra um ranking dos políticos brasileiros. No portal é possível fazer busca por partido, Estado, cargo e nome do político a fim de saber qual é sua pontuação a partir de dados públicos de diversas fontes. Na seção “Participe” os próprios usuários podem dar ou tirar pontos dos políticos. Pratique a cidadania!

Um INDIANO FORA DA Casa Está circulando pela internet a foto da casa de um indiano cuja fachada imita a página inicial de seu perfil no Facebook. É isso mesmo! Devi Saraswati aparece sentado em frente a sua, digamos assim, inusitada residência. É a vida real imitando a virtual...


ANÚNCIO


Conto publicado no livro Por Isso Eu Sou Vingativa, que vinga com muito bom humor todas as mulheres que já quiseram um dia acabar com a raça daqueles que as fizeram sofrer.

CLAUDIA TAJES

UMA CENA Naquele exato dia em que tudo deu certo para você, a roupa, o cabelo, o humor, no único dia do ano em que o vestido de sempre fechou sem lhe dar um suador, e que o sucesso no trabalho parece iluminar a sua cara, nesse exato dia você encontra, porque às vezes a sorte muda, o seu ex-namorado, caso, marido, amante, noivo, o que quer que tenha sido, relacionamento que terminou em pé na bunda (a sua) e depressão (sua também). Você cumprimenta o sujeito com a tranquilidade superior que só as pessoas seguras têm. Ele está acompanhado por uma mulher pior que você, sendo o conceito de “pior”, aqui, levado ao extremo: ela é mais feia, mais malvestida, mais baixa, mais gorda, mais barriguda, mais corcunda e, se existe mesmo alguma força superior, também deve ser mais burra.

Claudia Tajes Escritora e roteirista.

34

FreeWay - Abril 2013

Você cumprimenta o casal dizendo qualquer coisa como “oi, casal”, e passa. Mas passa com a coluna ereta e passos de modelo, uma perna se sobrepondo à outra, como se fosse uma garça gigante, tipo de caminhar que você jamais achou que soubesse fazer. Não que você vá olhar para trás, mas pelo reflexo de uma vitrine dará para ver o infeliz de cabeça virada, acompanhando o seu desfile. A briga que a mulher dele começou por ciúme segundos após sua passagem, essa você ouvirá sem fazer força. Então você acorda.


UA G N Í L SUA A SE NUNC TIU R DIVE O. TANT

Design Center VOA - Março 2013

AM R A G CHE VOS O N OS ORES B A S IB’S. B E D

BIB’S. DIVERSÃO EM BOLINHAS.


HDI Bate-Pronto. Um centro de atendimento que libera em minutos o conserto do seu carro. Com a HDI, você pode contar na hora H. É de bate-pronto.

Consulte seu corretor.

www.hdi.com.br

Processo Susep: 15414.001197/2004-41. O registro deste plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização.

ANÚNCIO

Freeway 33  

Revista Freeway ed. 33 - Abril 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you