Page 1

UMA TENDÊNCIA QUE SE IMPÕE

ano VII número 28 novembro 2012 – Distribuição gratuita nos postos de pedágio da Concepa

SAÚDE

COMA PEIXE!

cONDOMÍNIOS DO LITORAL


Ora (direis), ouvir estrelas! O verso de Olavo Bilac sintetiza toda

uma revista leve, agradável de ser lida,

a nossa alegria: a Revista Freeway

o mais inteligente e bonita possível,

conquistou, em 2012, o Prêmio Anatec,

enfim, uma boa companhia no carro ou

conferido pela Associação Nacional dos

em casa. O Prêmio Anatec mostra que

Editores de Publicações, na categoria

estamos chegando lá... indo em frente,

“Melhor Revista Customizada (leia-se

como convém a uma revista de estrada.

“para clientes”) do Brasil”. Mais do que

Pois ao iniciarmos mais uma temporada,

ver estrelas, quando subimos ao palco

estamos todos muito felizes por aqui! E

do Teatro Raul Cortez, em São Paulo,

quero usar este espaço para agradecer

estávamos ouvindo

aos nossos amados leitores pelo

estrelas,

- privilégio, como diz Bilac, de quem ama. Desde a primeira linha de nossa primeira edição, em janeiro de 2007,

estímulo permanente que temos recebido. Também à Triunfo/Concepa que acreditou desde o início nesta ideia. E aos nossos anunciantes (como a Cia.

sempre soubemos que era preciso

Zaffari e a HDI Seguros,

amar nossos leitores! Respeitá-

presentes conosco em todas

los! Colocá-los acima de tudo,

as edições!) E vamos em

fazendo uma revista que não

frente, pois como diz

fosse pretensiosa, que não

Bilac, só quem ama

quisesse nos encher de

é capaz de ouvir e

dicas, receitas de vida,

entender estrelas...

recomendações, mas que fosse simplesmente

Fernando di Primio Publisher


Concessionária da Rodovia Osório-Porto Alegre S.A. Rua Voluntários da Pátria, 4813 Porto Alegre - RS CEP: 90230-011 Informações: 0800 647 2000 www.concepa.com.br facebook.com/triunfoconcepa

Edição e Comercialização Rua Felipe Neri, 312/5º andar Fone/Fax: (51) 3012-2412 CEP 90440-150 - Porto Alegre - RS Publisher Fernando di Primio fernando@diprimio.com.br (Reg. Prof. 4089/RS) Editora Executiva Luísa Abreu Redação Maiana Antunes Editoração/Arte Luiza Wolff Mariana Muniz

Edição de Fotografia Haluz Photo Studio atendimento@haluz.com.br Nossa capa: Foto Search Colaboram nesta edição Aline Viezzer Bergamo, Carolina Pozzebon e LPM Editora. Departamento Administrativo Roberto Athayde / Leticia Dorsch COMERCIALIZAÇÃO Celso Martins k.brito@diprimio.com.br Di Primio Comunicação Corporativa (51) 3012-2412 freeway@diprimio.com.br SUPERVISÃO E ASSESSORIA MidiaMix - Comunicação Dirigida midiamix@midiamix.net Distribuição nos postos de pedágio da CONCEPA A revista FreeWay não se responsabiliza por opiniões emitidas em artigos assinados, que não refletem, necessaria­mente, a opinião da CONCEPA. É permitida a reprodução parcial ou total de reportagens e textos, desdeque expressamente citada a fonte.

6

FreeWay - Novembro 2012

Livros

Editada sob concessão da

De bom Jesus a milagres

Durante sete anos, o fotógrafo Claudio Edinger viajou pelo sertão baiano, passando por localidades situadas entre as cidades de Bom Jesus da Lapa, às margens do rio São Francisco, e Milagres, à beira da rodovia Rio-Bahia. As fotografias que foram feitas no período foram reunidas no livro De Bom Jesus a Milagres, lançado pela BEI Editora. O trabalho recebeu o Prêmio Porto Seguro de Fotografia de 2010.

Terapia do toque Este é mais um título da série Terapia, que se consolidou como excelente apoio para a superação dos limites e das fraquezas humanas ao abordar temas fundamentais para o amadurecimento pessoal de seus leitores. Por meio de lindas mensagens, o leitor encontrará sugestões de como cuidar dessa necessidade humana básica. Além disso, o livro tem lindas ilustrações que, aliadas às frases reflexivas, incentivam os bons sentimentos, a harmonia entre as pessoas e a busca por uma vida plena e realizada.

Uma edição definitiva

Ninguém mais tem desculpa para não ler este clássico da literatura gaúcha. A obra máxima de João Simões Lopes Neto, Contos gauchescos e Lendas do Sul, ganhou uma edição organizada pelo professor de Literatura Luís Augusto Fischer. O livro se baseia na experiência direta no mundo campeiro gaúcho, da fazenda de criação de gado, assim como da tradição guerreira da fronteira do Brasil com os países do Prata.


Lições de ouro

Música

Milly e Molly são duas amiguinhas de 8 anos de idade, uma loura e outra negra, que passam por diversas situações que lhes proporcionam aprendizados e exemplos de bom comportamento. A série, escrita pela neozelandesa Gill Pittar, foi criada para promover a aceitação da diversidade cultural e racial, bem como valores sadios para a educação do caráter. A coleção inspirou também uma série de desenhos animados produzidos e exibidos pelo canal Discovery Kids.

Um novo talento da música Depois da estreia com o elogiado Sweet Jardim (2009), inteiramente autoral, a cantora Tiê lançou seu segundo disco, A Coruja e o Coração. Seu disco de estreia lhe rendeu uma indicação à categoria Revelação do Prêmio Multishow 2010 e shows em todo o Brasil e em Nova Iorque, além de uma turnê pela Europa, incluindo apresentações em Londres, Paris, Berlim e Barcelona. Sweet Jardim também figura na lista dos cinquenta discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000, publicada pelo jornal A Folha de São Paulo. Não deixe de escutar!

Disco e show de Norah Jones Em seu último disco, a cantora fez uma parceria com o Danger Mouse e daí nasceu seu último álbum, Little Broken Hearts. Os dois artistas compartilham todos os créditos das composições e tocam a maioria das partes instrumentais; ela toca piano, teclados, baixo e guitarra, e Danger Mouse contribui na bateria, no baixo, guitarra, teclados e arranjos de cordas. A cantora, compositora e pianista norte-americana é a primeira atração internacional que fará um show no Araújo Vianna, no dia doze de dezembro. A turnê passará por Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Saiba mais no site www.oiapresentaaraujovianna.com.br. FreeWay - Novembro 2012

7


DVD’s

sherlock Holmes

Há um novo criminoso à solta, que além de ter a mesma inteligência de Holmes, possui uma grande capacidade para o mal. Agora, uma onda de assassinatos e desordens se espalham por vários lugares do mundo, e apenas Holmes e Watson podem impedir que o astuto Moriarty seja bem-sucedido em seu plano sinistro e altere o curso da história. À venda em lojas especializadas.

Revelações de família Apesar de todos os problemas tradicionais de uma grande família, os Meyerwitz se reúnem mais uma vez para celebrar o aniversário do patriarca Henry (Ron Rifkin). Henry quer contar uma grande novidade aos filhos durante o jantar. Porém, sua notícia é ofuscada com a publicação de um livro escrito pelo seu filho caçula. A obra é o assunto do momento na mídia e expõe ao público uma série de segredos de toda a família. Para piorar a situação, um grande estúdio de Hollywood adorou o livro e decide adaptá-lo para o cinema. Será que o coração de Henry vai aguentar? À venda nas lojas especializadas.

Pai x Filho

Uma história feliz de desamor Casar cedo demais não é necessariamente um erro. Em Celeste e Jesse Para Sempre, os personagens de Rashida Jones e Andy Samberg continuam felizes sendo apenas amigos após terem se conhecido no colegial. Confira essa divertida história de desamor e amizade nos cinemas a partir de trinta de novembro.

“Nota de Rodapé” conta a história de uma grande rivalidade entre pai e filho. Eliezer e Uriel Shkolnik são professores excêntricos. O pai, Eliezer, é um purista que não gosta do mundo acadêmico e que jamais foi reconhecido pelo seu trabalho. Já seu filho, Uriel, é uma estrela em ascensão que gosta de ser reconhecido e bajulado. Um dia, os papéis se invertem. Eliezer tem que lidar com a vaidade e necessidade de reconhecimento porque receberá um prêmio importante. E Uriel fica contente mas, por uma irônica reviravolta, é obrigado a escolher entre a sua carreira e o apoio a seu pai. Estreia no dia trinta de novembro.

8

FreeWay - Novembro 2012


FOTO: DIVULGAÇÃO/BERALV

Projeção - Condomínio Capão Ilhas Resort - Vista para a Lagoa dos Quadros


A FLÓRIDA

É AQUI Com quase 40 empreendimentos disponíveis, nosso Litoral Norte aposta alto no conforto e lazer dos condomínios horizontais e dá ares de Miami às praias gaúchas Por Maurício Roman


Condomínio Ocean Side, em Torres

12

FreeWay - Novembro 2012

FOTO: Divulgação/Grupo Capão Novo

Uma reserva natural embeleza o Bosques de Atlântida

evitaram práticas onerosas e fizeram com que a publicidade em torno da novidade fosse ampliada. Em 1977, o sucesso da Flórida chegou ao Rio Grande do Sul, quando Wagner comprou um empreendimento falido chamado Capão Novo e o transformou em um condomínio fechado. Como a legislação da época não permitia a comercialização dos terrenos, foi feito um loteamento normal, com a venda de unidades.

Qualidade de vida com segurança O grande diferencial do condomínio lançado por Wagner estava no parque com infraestrutura de lazer que não existia em lugar nenhum do litoral gaúcho.

FOTO: DIVULGAÇÃO/Arcádia Urbanismo

Ao viajar pelo mundo na década de 1970, Elmar Wagner aproveitava as horas vagas para conhecer o que os países avançados estavam fazendo para ter uma vida menos sobrecarregada e com mais lazer. Ao retornar de cada nova viagem, crescia a sua ansiedade ao perceber que o Rio Grande do Sul ainda estava muito longe do Primeiro Mundo em matéria de diversão e conforto. E foi assim que o inquieto empreendedor tornou-se o pioneiro em construção de condomínios horizontais no Litoral Norte, que hoje totalizam 39 e são objetos de desejo e status. Os condomínios fechados começaram exatamente na Flórida, nas famosas Miami e Orlando, porque os americanos, ao aposentarem-se com pensões cada vez mais altas, eram atraídos para o estilo de vida livre do Estado, com praias quentes e receptivas, semelhantes às do Caribe. Eles se organizavam em comunidades com opções integradas, inacessíveis a uma casa simples, com campos de golfe, clubes, quadras de tênis, restaurantes e piscinas. Ao mesmo tempo, o governo e empresas americanas criaram garantias legais para as construções que


FOTO: DIVULGAÇÃO/Arcádia Urbanismo

Piscina do condomínio Pacific Residence Club, em Xangri-lá

FOTO: DIVULGAÇÃO/LAGOA DO PASSO

“Com a experiência adquirida lá fora, adaptamos a realidade dos americanos a nossa e implantamos toda aquela estrutura de lazer com capacidade para 12 mil pessoas à beira-mar. Sentimos que havia um mercado grande para as pessoas que estavam traumatizadas com a segurança”, conta o empreendedor. No final dos anos 1980, uma gleba ao sul de Xangri-Lá foi adquirida pelo Grupo Capão Novo, que conseguiu transformar a legislação do município e implantar o loteamento fechado. Depois, por exigência das autoridades, ele se transformou em condomínio. Surgiram, então, o Xangri-Lá Villas Resort, Lagos de Xangri-Lá, o Ilhas Park e o Bosques de Atlântida. Hoje, são três milhões de m² construídos pelo grupo. Apenas em Xangri-lá, existem atualmente 35 empreendimentos do gênero, responsáveis por 50% da arrecadação do município. Os projetos ganharam impulso a partir de 2005, quando uma lei municipal regulamentou os investimentos e permitiu que os condomínios horizontais se expandissem para Capão da Canoa e começassem a se espalhar pelos demais municípios do Litoral Norte, chegando a Torres, Imbé e Tramandaí.

Valorização de 600% O diretor-presidente da Beralv, Alvaro Alves Sobrinho, empresa que criou o Atlântida Ilhas Park, um dos maiores sucessos do litoral e que agora está lançando o Capão Ilhas Resort, destaca que, além de

Lagoa do Passo, em Atlântida Sul: foco em esportes náuticos FreeWay - Novembro 2012

13


FOTO: DIVULGAÇÃO/GREEN VILLAGE

qualidade de vida, segurança e sofisticação, quem investir em um condomínio fechado terá valorização do seu imóvel: “Os clientes ficam satisfeitos com o investimento, pois usufruem de condomínios de alto padrão, com qualidade de vida para a sua família. O Ilhas Park, valorizou 600% em cinco anos e hoje é referência de beleza e sofisticação no Litoral Norte. Nos inspiramos no cliente, na sua família, no seu bem viver, no que as pessoas buscam para serem felizes e viverem com segurança, tudo associado às tendências arquitetônicas mais contemporâneas e construções de alto padrão. Nosso pilares são: natureza, bem viver, sofisticação e segurança. Após a definição do públicoalvo, a empresa pesquisa junto ao mesmo as suas necessidades e expectativas”, completa Álvaro. Já para o diretor comercial da Báril, Jaime Báril, o Rio Grande do Sul não perde em nada para outros locais do mundo em excelência de condomínios fechados: “procuramos estar atentos a tendências de comportamento e de arquitetura e viajamos bastante pra conhecer diversos condomínios. Com certeza, se compararmos empreendimentos no mundo todo com os nossos, poderemos ficar bastante orgulhosos”. Jaime salienta que o mercado de vendas está bom, mas poderia crescer ainda mais com a qualificação da mão-de-obra: “Fizemos diversos cursos de qualificação, mas acabamos perdendo pessoals treinadas para pequenas empreiteiras. O que deve

Golfe é o destaque no Green Village, em Xangri-lá

ser feito é um projeto de qualificação maciça de mão-de-obra, tocado pelos municípios. A iniciativa privada consegue treinar às dezenas, e o volume de obras atual do litoral gaúcho necessita de milhares de formandos”.

Opções para todos os gostos Para este verão, a Báril vai lançar a última fase do condomínio Las Olas, em Imbé. Serão 64 unidades de uma planta reversível, onde o cliente poderá ajustar o layout do imóvel de acordo com a sua necessidade. Nas praias de Xangri-Lá e Tramandaí, a empresa vai se concentrar nas vendas de saldo de empreendimentos.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SOLANAS

Diferencial do Solanas em Atlântida são casas à beira-mar.


Em Atlântida, devem ser lançadas este ano novas unidades do One Atlântida, e seguem as obras do Rossi Atlântida, da Rossi, um empreendimento inspirado nos balneários mais sofisticados do mundo, que vai oferecer casas, giardinos, terrazzas e coberturas de 85m² a 336m² com serviços exclusivos e clube de praia próximo à plataforma. Já em Xangri-lá, a cada dia se consolida o sucesso do condomínio “temático” Green Village que fica na beira da estrada do mar - com estrutura auxiliar junto a praia - e que apostou na padronização estética (casas brancas com telhados vermelhos - algumas ainda à venda), na qualidade da infra-estrutura de lazer e, principalmente, no golf como fator de aproximação das pessoas e dos seus interesses comuns. Outro condomínio fadado ao sucesso é o Solanas Casas del Mar, empreendimento da Chwartzmann Construções que fica literalmente em frente ao mar, ao lado da Sociedade dos Amigos de Atlântida e é integrado por apenas 35 casas de cerca de 220 metros quadrados de área útil cada uma e estilo contemporâneo. “Nosso grande diferencial é o conforto”, diz o diretor da empresa, Zalmir Chwartzmann. “Não apenas pela localização privilegiadíssima, a 17 passos do mar, mas pela qualidade das casas e por vários serviços que temos como, por exemplo, os de café da manhã ou de camareira, providenciadas pelo próprio condominio,

em sistema de pay-per-use. No Solanas o veranista vai colocar o carro na garagem na sexta-feira e só tirar na hora de voltar pra casa...”. Em Capão da Canoa, o Capão Ilhas Resort, localizado a poucos minutos da praia, entre o mar e a Lagoa dos Quadros, tem dez hectares de grande beleza natural, e oferece 524 lotes entre 336 e 1056m², que serão entregues em março de 2014. Também em Capão, o Dubai Resort terá novas unidades disponíveis e, em Xangri-Lá, o Celebration continua sendo construído. Finalmente, outro destaque é o Lagoa do Passo, em Atlântida-Sul, um empreendimento do Grupo Marina Becah, que ainda tem 80 lotes disponíveis (de no mínimo 600 m²) e oferece um completa infra-estrutura de lazer, que prioriza os esportes náuticos, com uma marina que dá acesso a 22 lagoas e ao Rio Tramandaí e ao mar, além de diversas quadras esportivas, academia, lago central com ilha e piscina térmica com raia de natação semi-olímpica.

Antes de comprar Mas atenção: o Ministério Público lembra que é preciso ser precavido antes de adquirir um lote pois é necessário que o Condomínio siga a legislação e não tenha irregularidades, principalmente ambientais. Recomenda questionar sobre esse licenciamento e fazer uma pesquisa sobre a incorporação, certidões negativas etc. São ações que podem evitar grandes dores de cabeça e assegurar o retorno do investimento.

Veja quais são os principais condomínios no Litoral Norte IMBÉ XANGRI-LÁ Acqualina Beach Village, Pacific Residence Club, Riviera, Veneza Club, Las Palmas, Celebration, Exuberante, Las Dunas, Villas Resort, Quintas do Lago, Green Village Golf Club, Enseada, La Plage, Casa Hermosa, Playa Vista, Ventura Club, Sea Cost Beach Village, 16

FreeWay - Novembro 2012

Malibu Beach Residence, Páteo Marbella, Gran Felicitá, Veneza Club.

Las Olas

ATLÂNTIDA

Costa Serena, Condado de Capão, Velas da Marina, Dubai Resort.

Atlântida Lagos Park, Villaggio Atlântida, Porto Coronado, Bosques de Atlântida, Ilhas Park, Carmel, Rossi Atlântida, One Atlântida House, Solanas Casa del Mar.

TORRES

ATLÂNTIDA SUL

Ocean Side Sea Club

Lagoa do Passo, Atlântico Villas Club

CAPÃO DA CANOA

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


ANUNCIO alimon


peixe Abuse do

Peixes e frutos do mar possuem poucas calorias e são ricos em proteína e ômega 3. Nutricionistas e médicos não se cansam de falar sobre os seus benefícios. No litoral, o acesso fica muito fácil. Consuma sem moderação!!!

18


A carne do peixe é muito saborosa e característica. Isso faz com que ele seja um alimento irresistível a mesa, seja ele assado, grelhado, frito ou cozido. Fora o sabor excepcional, seu consumo é extremamente benéfico para o organismo, por ter poucas calorias e ser uma verdadeira fonte de proteínas, sais minerais, vitaminas e ácido fólico, fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Como se tudo isso não bastasse, a gordura do peixe é insaturada (a famosa gordurinha do bem), que possui o complexo ômega-3, ácido graxo de grande importância para as atividades do cérebro e do coração. Além de um excelente antiinflamatório natural, o ômega 3 evita doenças do coração, coágulos no corpo e atua nas doenças ósseas. É importante frisar que essa substância não é produzida pelo organismo, devendo ser fornecida pela alimentação.

Peixes oleosos: alimentos poderosos para uma dieta equilibrada De acordo com a nutróloga, reumatóloga e fisiatra Sylvana Braga, autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona”, os peixes são indispensáveis para uma dieta saudável. Os peixes oleosos possuem diversas propriedades terapêuticas como a redução da pressão arterial, do nível de colesterol total e do colesterol ruim e diminuição dos coágulos do sangue. Conhecidos pelo sabor peculiar, os peixes oleosos como salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha são importantes fontes de ômega 3, com exceção do atum enlatado, que tem pouca quantidade da substância. Segundo a especialista, ao ingerir ômega 3 é necessário aliar às receitas alimentos que são fontes de vitamina E para proteger as propriedades atuantes do ômega 3 de serem oxidadas. Sementes como nozes, amêndoas e avelã são fontes da vitamina E. Já os óleos de girassol e linhaça são responsáveis pela vitamina D. Os peixes defumados, em geral, também são excelentes fontes de ômega 3. Sirva-os junto com alimentos que contenham vitamina C, que também evitam a oxidação e a produção de substâncias tóxicas. FreeWay - Novembro 2012

19


O ideal são duas refeições de peixes semanais - em torno de 250g para mulheres e 400g para homens. Vale lembrar que a ingestão de mais de 700g por semana não produz benefícios adicionais à saúde. Para quem aprecia um bom vinho, que também e extremamente benéfico para a saúde quando consumido com moderação, a enóloga Carolina Pozzebon aconselha a harmonização de peixes e frutos do mar com um vinho branco seco frutado jovem ou levemente maduro. “Evite os vinhos brancos com presença de madeira (fermentados ou maturados em barrica), exceto no caso de peixes defumados. No caso do bacalhau, anchova ou salmão, opte por um tinto jovem leve ou um branco maduro”, afirma. Todos esses elementos fazem do peixe um excelente alimento para uma dieta variada e saudável. Porém, grande parte dos brasileiros ainda não tem como hábito incluir o peixe no cardápio de refeições. Se você se inclui nesse grupo, saiba que nunca é tarde para mudar. E convenhamos, estamos bem pertinho do mar e da Lagoa dos Patos, não há desculpa para não incluir essa iguaria na dieta!

Valor nutricional dos peixes oleosos Salmão cru: rico em fósforo, potássio, folatos, ácido pantotêmico e vitaminas D, B6, B12 e B1. Calorias: cada 100g - 210 calorias Sardinha crua: rica em fósforo, cálcio, vitaminas A, B6 e B12, potássio, sódio e ferro. Calorias: cada 100g - 269 calorias Cavalinha ao forno: rica em fósforo, potássio, sódio, vitaminas A, D e B2, magnésio e folatos. Calorias: cada 100g - 138 calorias Arenque em conserva: rico em vitaminas A, D e B12, sódio, fósforo e cálcio. Calorias: cada 100g - 290 calorias

Evite o mau cheiro. Veja alguns truques que ajudam a minimizar o odor. Peixes e crustáceos frescos cheiram como o mar. Guarde o peixe na geladeira até a hora do preparo. O leite ajuda a eliminar o mau cheiro. Mergulhe os filés no leite por 30 minutos antes do cozimento. Lave a louça e tire o lixo imediatamente após ter cozinhado. Em uma panela, ferva água com canela ou vinagre por cerca de vinte minutos para perfumar o ar.


Peripécias de Sofia Depois de conquistar leitores ao publicar as histórias da filha na sua news online, a relações-públicas Aline Viezzer Bergamo transformou esses acontecimentos imprevistos - e pra lá de divertidos! - no livro Peripécias de Sofia (Editora das Hortênsias). A mãe reproduziu as 150 primeiras histórias da menina até os sete anos de idade. A pequena Sofia é autora das ilustrações. Confira algumas de suas peripécias e divirta-se!

Voltávamos da praia, ela no banco de trás , quieta. Perguntei: “O qu e estás fazen do, querida?” Ela responde: “Tô pensando ...” Eu insisto : “Em quê?” Ela : Mamy, ainda não posso con tar, não acabe i de pensar, é u m pensamento muito comprid o...”

o noite com a o d a s s pa ha, Ela tinha na Escolin la á c s u b asa ela pai e fui mos em c a g e h c o : “Ai, quand ria e diz é s m e b me olha ma sauda u m o c a tav ha, Mamy, es pondi: “Fil s e r u e E E ela de de ti...” ligastes?” e m o ã y, n porque nte: “Mam e m a t ia d e e da retruca im m saudad de o c a v a t auda eu não va com s a t u e , z tua vo sto!” do teu ro


Estáv am dela q os brincan do no uando séria e l a me o quarto e diz: lha “ M porqu e qua amy, eu fi , bem co nd tu só tinha o tu era p triste eq sas...” u Eu, ap ma xicrinh uena “Que r bom a oveitando a desa deix g podes ora né a , t fi e l r h tantos a, que : E ant tu es qu brinq e ue nar, e la enf eu pudess dos...” ati e t tem ta ntas r za: “E tu né ermioupas , Mam !” y,

ans no DVD, qu e lm fi a lh o la E diz: uarto ela me do entro no q pafilme tem a e ss e n , e ã “M do: ”. Daí respon lavra mocréia ara diz ali que é p “Por isso que ois p 2 anos, filha, maiores de 1 uma s...” Ela me dá tem palavrõe oe me olha rind e , a h in d a c pis não a bem que retruca: “Aind recomendado só é , o id ib ro ép né, mãe?”

Minha secretária guardou uma meia minha na gaveta da Sofia. Ela imediatamente pega a meia e leva até meu quarto para me devolver. Eu agradeço e ela responde, meio que tirando um sarro: “Mãe, tuas meias são tão infantis, que qualquer um se confunde mesmo...”

Como ela já tinha to mado banho naq uela manh ã, deixamos a pró xima chuve irada para o outr o dia. Eis q ue chegar no quarto dela ao vejo que ela se riscou toda com a caneta e p ergunto: “P or que isso filhota ?” Ela rapid amente me diz: “Mamy, pe lo menos assim fi ca uma suje irinha para tirar no banho ama nhã...”

FreeWay - Novembro 2012

23


FOTO: HALUZ PHOTO STUDIO

Crevettes et


Truffes

aux fromages

O final de ano está chegando, hora de reunir a família. Que tal encantar com um prato criativo e sofisticado? Foi o que pedimos ao chef Paulo Gradin, que comanda o restaurante La Table D´Or, especializado em culinária mediterrânea. Siga os passos da receita e surpreenda quem você gosta!

Ingredientes - 200gr de camarão rosa eviscerado com colinha

Como fazer 1 - Coloque uma colher de sopa de óleo de canola em uma frigideira. Quando estiver bem

- 100ml de molho 4 queijos - Quatro massas trufadas com mussarela e manjericão - Uma colher de tempero para peixes

quente, adicione os camarões. Em seguida vire um a um e adicione um pouco de tempero de peixe. Vire-os novamente e, em um ato contínuo, adicione mais um pouquinho de tempero de peixe. Coloque o alho picado e regue azeite de oliva sobre os camarões. Reserve.

- ½ colher de chá de alho picado - Uma colher de óleo de canola

2 - Concomitantemente ao preparo dos camarões,

coloque

as

quatro

massas

- Uma colher de azeite de oliva

trufadas em uma panela com água fervente

extra virgem

por quatro minutos. SEGUE

FreeWay - Novembro 2012

25


3 - Aqueça o molho quatro queijos até ferver e mantenha-o aquecido até servir.

O Molho

Quatro Queijos

4 - Coloque as massas em um prato aquecido a 80ºC. Ajeite-as para que formem uma estrela de quatro pontas. Adicione o molho, complementando a circunferência do prato. Coloque os camarões entre as pontas das massas e um camarão no centro do prato. Ponha o ramo de manjericão sobre o camarão

Para fazer o molho, o primeiro passo é fazer o Molho Bechamel. Você vai precisar de sessenta gramas de manteiga, quarenta gramas de farinha de trigo, um litro de leite, noz moscada ralada, pimenta-do-reino branca moída e sal a gosto.

localizado no centro do prato e os dois ceboletes em forma de x. Com um moedor, espalhe

Como preparar

pimenta do reino em toda a borda do prato.

Em uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo brando e polvilhe com a farinha. Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer na superfície uma espuma esbranquiçada e o preparado desagregar-se. Sempre em fogo baixo, despeje o leite frio de uma vez na panela e misture bem com um batedor de arame ou uma colher de pau. Cuide para que não fiquem pelotas. Coloque o sal e a pimenta do reino. Cozinhe por uns dez minutos, ou até obter um creme, mexendo sempre. Apague o fogo, acerte o sal

Autodidata em gastronomia e alto executivo financeiro de uma grande construtora em Porto Alegre, aos finais-de-semana PAULO GRADIN sobe a serra e assume o comando das panelas em seu restaurante La Table D´Or Méditerranée, em Gramado. Em 2012 foi eleito, pela revista Sabores do Sul, como o Melhor Chef de Cozinha da cidade.

e acrescente a noz moscada, misturando bem. Para finalizar o molho quatro queijos, rale trinta gramas gongonzola, sessenta gramas de gruyère, de parmesão e de queijo emmental e adicione ao molho bechamel. Aqueça em fogo baixo por dez minutos.

26

FreeWay - Novembro 2012


CENTRAL DE RESERVAS

0800 647 2282

www.pontuallocadora.com.br


IO FEIRA DO LIVRO EM OSÓR

ALL YOU NEED IS LOVE Porto Alegre recebe, pela primeira vez, All You Need Is Love, o maior espetáculo Beatle da América Latina. O concerto inclui um repertório amplo interpretado por uma orquestra, regida por Anselmo Ubiratan, e artistas renomados que representam o quarteto de Liverpool. Para reviver as trilhas com fidelidade cênica e sonora, são usados instrumentos vintage e figurinos de todas as fases da banda, além de diversas projeções e efeitos especiais. No elenco, Sandro Peretto (John Lennon), César Kiles (Paul McCartney), Thomas Arques (George Harrison), Renato Almeida (Ringo Starr) e Anselmo Ubiratan interpretando George Martin, produtor de diversos álbuns da banda, que é considerado o quinto beatle. A apresentação acontece no dia 24 de novembro, às 21h, no Teatro do Bourbon Country.

io sedia, de 26 de O município de Osór zembro, a 27ª Feira do novembro a 1º de de edição é o advogado Livro. O patrono desta uotto, figura emérita e professor Juraci Pasq ento acontecerá no da comunidade. O ev Sônia Chemale, no Largo dos Estudantes centro da cidade.

PUTZ GRILL Premiado como o melhor espetáculo de stand up de 2011, o show “Putz Grill…”, com Oscar Filho, humorista e repórter do CQC, chega a Porto Alegre. O show será no dia vinte e três de novembro, às vinte e uma horas, no Teatro da AMRIGS. Com mais de dois anos de estrada, “Putz Grill…” foi escrito e idealizado pelo próprio Oscar Filho, que aborda temas da vida pessoal e do cotidiano de uma forma hilária. Os ingressos estão à venda nas lojas Chilli Beans por cinquenta reais. Estudantes e idosos pagam meia entrada.

FEST FOTO Foto: Josef Koudelka

Segue até o dia trinta de novembro, no Memorial do RS, o Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, o 6º Fest Foto. Com o tema Experiência Coletiva, o evento pretende evidenciar movimentos importantes do campo da arte e das ciências sociais através da fotografia. Até o final do festival é possível conferir a exposição Invasão de Praga: 1968, de Josef Kouldelka, um dos maiores nomes da história da fotografia documental em todo mundo.

28

FreeWay - Novembro 2012


Viagens com o acompanhamento

diferenciado de DANIEL TEVAH

CONHEÇA A ENIGMÁTICA HAVANA E AS PRAIAS PARADISÍACAS DE VARADERO

Saída em Março - HOTEIS DE LUXO ( all inclusive em Varadero, no mais lindo hotel da praia). A viagem mais completa e luxuosa que você pode fazer para Cuba. ÚLTIMAS VAGAS!

PORTUGAL E PRAGA EM ABRIL - Uma viagem maravilhosa e diferenciada,

com acompanhamento de Daniel Tevah desde Porto Alegre, visitando LISBOA, SANTUÁRIO DE FÁTIMA, BATALHA, NAZARÉ, SINTRA, CASCAIS ,ESTORIL e a encantadora cidade de Praga. Hoteis de luxo.

Informações pelo e-mail: tevahtur@tevah.com.br ou pelo fone: (51) 3381.0569


Após cinco anos de sucesso em São Paulo, chega a Camboriú o Carnafacul, um dos maiores eventos universitários do país, por onde já passaram mais de 300 mil pessoas. A Turma do Pagode e o cantor Parangolé são as atrações da edição em Santa Catarina, que ocorre no dia 1º de dezembro, a partir das 15h, na Arena Maria´s. O valor para a pista custa R$ 30. Já os camarotes custam entre R$ 80 e 120 reais. Adquira o ingresso através do site www.ingressonacional.com.br.

Foto: DIVULGAÇÃO

CARNAFACUL

MARIA BETHÂNIA Nos dias 22 e 23 de novembro, a cantora Maria Bethânia apresenta seu novo trabalho no Teatro do Sesi, em Porto Alegre. O álbum Oásis de Bethânia traz cinco canções inéditas e tem a participação de grandes nomes como Jorge Helder, Djavan, Hamilton de Holanda, Lenine, Mauricio Carrilho, Marcelo Costa, André Mehmari e Jaime Alem. A capital gaúcha é a segunda cidade a receber o espetáculo – que traz sucessos da carreira da artista e músicas do novo CD. O show inicia às 21h e os ingressos estão à venda no My Ticket a R$ 20 para cota especial, R$ 85 para o mezanino e a R$ 95 para a plateia.

REVEILLON PREMIUM

SHARAM

Após grande sucesso em 2012, o Reveillon Premium está de volta e promete consagrar-se como o maior reveillon do interior do estado. Com uma grande estrutura e mais de dez atrações entre shows, vj’s e dj’s, o evento ocorre no Iate Clube Tamandaré, em Uruguaiana. A ceia de ano novo ficará a cargo do chef de cozinha uruguaio Rosário Gonsales, do Uruguai.

O feriadão de Proclamação República será de música eletrônica no Litoral Norte. No dia 17 de novembro, a Wari Club traz a Xangri-lá o dj Sharam, conhecido pelos longos sets, onde o house ganha vocais dos nomes como Shakira e Chris Martin, do Coldplay. Sharam ganhou o Grammy com o dueto Deep Dish. Em carreira solo, já emplacou vários hits. Quem está no litoral pode adquirir os ingressos na Camarim, em Capão da Canoa, e na Blue House, em Tramandaí. Mais informações no www.wariclub.com.br

30

FreeWay - Novembro 2012


FOTO: SXC

Luísa Abreu

FILHARADA NA PALMA DA MÃO É possível descobrir a quantidade de filhos que você terá, e o sexo de cada um deles, por meio da linha da mão. A linha dos filhos pode ser observada em ambos os sexos e mudam em um período de seis meses. Confira as dicas do especialista em comportamento humano e quirólogo Felipe Okazaki: Olhe para a mão esquerda (se for canhoto, olhe para sua mão direita), e observe linhas finas e verticais logo abaixo do dedo mindinho.

3 FILHOS Esta é a mão de alguém que terá três filhos. O sexo feminino é representado por linhas menores, finas e estreitas. O masculino por uma linha mais larga e funda.

GÊMEOS Filhos gêmeos são representados em duas linhas que saem do mesmo ponto.

O cavalheirismo segue em voga Apesar das significativas mudanças que ocorreram ao longo do último século, elas não foram suficientes para apagar o lado romântico do público feminino. Na hora da conquista, elas ainda se rendem ao bom e velho cavalheirismo. De acordo com uma pesquisa feita pelo site Par Perfeito, 51% mulheres gostam de ser cortejadas e 41% das entrevistadas afirmam que o homem cavalheiro marca pontos. As mulheres se encantam quando se deparam com um homem atencioso e educado. Viram rapazes?

AS VERDADEIRAS MALAS SEM ALÇAS DOS VOOS Pesquisa feita com mais de oitocentos passageiros pela Skyscanner, empresa multinacional de busca online de passagens aéreas, hotéis e locação de automóveis, revela que pessoas com forte odor e com excesso de peso são as piores acompanhantes para sentar ao lado durante uma viagem aérea. Confira o ranking dos piores companheiros durante uma viagem. 1º Alguém com forte odor

35.3%

2º Pessoa com excesso de peso 19.04%

SEM FILHOS Não há predisposição para se ter filhos, o que talvez indique que o indivíduo não queira ter filhos no momento. Porém as linhas mudam, não esqueça!

32

FreeWay - Novembro 2012

3º Pessoa embriagada

14.94%

4º Um bebê

9,16%

5º Uma criança

6,15%

6º Grupo de Solteiros

5,13%

7º Pessoa tagarela

4,22%

8º Outros

3,49%

9º Passageiro nervoso

1,08%

10º Casal amoroso

0,96%


LANÇAMENTO NOKIA LUMIA 900 NOKIA 808 PUREVIEW Lentes Carl Zeiss e Flash Xenon. Video em HD 1080p, Dolby Digital Plus. NFC.

41MP

• Tela AMOLED ClearBlack 4,3" • Câmera principal 8MP com flash led e frontal de 1MP • Windows Phone 7.5 • Processador 1.4 GHz • Memória Interna 16GB • Bateria de longa duração • E-mail • Chats e contatos integrados • Navegação GPS gratui ta através do Nokia Dirigir • Wi-Fi • Bluetooth

De: R$

1.799,00

MP3

PLAYER

Rádio FM

10x de R$

199

,90

Por: 10x de R$

139

,90

Total: R$ 1.399,00

Total: R$ 1.999,00

Todas as cores

Todas as cores

NOKIA LUMIA 800

NOKIA LUMIA 710

• • • • • •

• Processador 1,4GHz • Câmera de 5 MP com Flash • WiFi, 3G • Windows Phone 7.5 • E-mail, chats e contatos integrados • Memória de 8 GB • Navegação GPS gratuita com Nokia Dirigir • Aplicativos no Marketplace • Hub de Pessoas • Pacote Office

• • • • •

Processador 1.4GHz Câmera 8MP Carl Zeiss e Flash LED Windows Phone 7.5 E-mail, chats e contatos integrados Memória de 16 GB Navegação GPS gratuita com Nokia Dirigir Display de vidro curvo Clear Black Aplicativos no Marketplace Nokia Mapas Hub de Pessoas Pacote Office

De: R$

Por: ,00 10x de R$

1.399

89

,90

10x de R$

69

,90

Total: R$ 699,00

Total: R$ 899,00

Preços e condições válidos até 30.11.12 ou enquanto durarem os estoques. Estoque disponível: 5 peças por modelo, condicionadas ao estoque do produto no ponto-devenda e análise de crédito. Condições de pagamento com entrada no ato e demais prestações com cheque ou cartão de crédito. Preços e condições de pagamento sujeitos a alteração sem aviso prévio. Fotos meramente ilustrativas.


DAVID COIMBRA

Trata-se de profundo mistério. Eles tinham tudo

esqueleto neandertal, mas um problema se você

para nos vencer. Nós, que digo, somos os sapiens

precisa viver a vida praiana sob uma canícula de

sapiens, os homens duplamente sábios. Verdade

40°C em Copacabana e não tem sempre à mão o

que fomos nós mesmos que nos pespegamos esse

protetor solar fator 60.

nome, mas, enfim, talvez seja merecido. Afinal, só

Esse neandertal que avança com resolução

nós sobramos dentre todas as espécies de homos:

ameaçadora para você, ele talvez leve à mão um

os pitecos, os erectus, os habilis e tantos mais.

instrumento cortante, um machado de pedra ou

Logo, se o critério for a evolução de resultados,

uma lança de sua própria lavra - ele é engenhoso,

somos mesmo duplamente sábios.

ele constrói. E o mais relevante: alguns cientistas

Só que bater os pitecos, os habilis e os erectus

especulam que o neandertal sabia falar.

foi fácil. Alguns deles se erguiam a pouco mais de

No entanto, mesmo munido de todos esses

metro de altura, a maioria possuía cerebrozinhos

equipamentos, o neandertal sumiu. Por 70 ou 80

deste tamanho e, o principal, nenhum deles

mil anos, conviveu conosco - os outros homos

desenvolveu a mais eficiente de todas as

já haviam se evanescido na poeira dos milênios.

ferramentas humanas: a linguagem.

Éramos nós e eles, ninguém mais.

Mas com os neandertais era diferente.

Importante:

Com os neandertais, o osso era mais duro e o arroz

antepassado. Ele era, simplesmente, diferente.

era mais solto.

Tratava-se de outro tipo de homem, que não

Um neandertal. Imagine um vindo em sua direção:

foi absorvido, que não se mesclou ao homem

não muito alto, mas também não se podia dizer

moderno; que foi extinto.

que fosse um Romário: 1 metro e 65, em média.

Isso é de fato intrigante. O gênero humano existe

Forte, retaco e compacto como um buldogue,

há bem 3 milhões de anos, ou mais. Mas aqueles

uns 100 ou 120 quilos de músculos poderosos

antigos hominídeos foram se extinguindo, como

envolvendo ossos sólidos. Feito um Mike Tyson,

se extinguiram os dinossauros, os pterodátilos e

só que mais largo e mais baixo. E de pele leitosa

o pássaro dodô. O que pode levar à conclusão de

- peles claras absorvem melhor os raios de sol,

que a extinção de algumas espécies é um processo

providencial para quem vive em

natural da evolução. Será que devemos tentar

lugares frios como a Alemanha,

mesmo preservá-las? Não tenho certeza a respeito

onde foi descoberto o primeiro

de todas. De algumas, sim. O bacalhau. Dizem

o

neandertal

não

foi

nosso

que o bacalhau está desaparecendo das águas geladas do Mar do Norte, na branca Noruega. Não David Coimbra

quero viver num mundo sem bacalhau. Não quero

Editor e colunista do jornal Zero Hora

me contentar com filezinho de cação salgado em vez do bacalhau à Gomes de Sá.”

34

FreeWay - Novembro 2012


Processo Susep: 15414.001197/2004-41. O registro deste plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização.

HDI Bate-Pronto. Um centro de atendimento que libera em minutos o conserto do seu carro. Com a HDI, você economiza até tempo. É de bate-pronto.

Consulte seu corretor.

www.hdi.com.br


Revista Freeway nº 28  

Revista Freeway nº 28

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you