Page 1

BAURU AGO/08 ANO I

3

A primeira vista parece um ideograma de um jogador chutando uma bola mas não, o esporte não é a representação do símbolo e sim a dança. pág 6

Photoshop e política Proporção de Deus Coca-Cola HQs Poster H Stern


editorial

designZando

Bauru ago/08

por Marcos Rafael marcosrafaeloliveira@hotmail.com

Senhores rejuvenecidos, com cabelos negros aparentemente sedosos, sem imperfeições faciais e um semblante harmonioso. Essas são algumas características dos nossos políticos em época de eleições nas fotos de santinhos, panfletos e cartazes. Isso tudo graças aos recursos do Photoshop, que transforma qualquer trabuco em princípe ou princesa. Trocando em miúdos, esconde a verdadeira face do candidato. Daqui a pouco utilizarão o Photoshop para esconder evidências de crimes, corrupções e afins...aí danou-se,pra não dizer f****-se.

Aí danou-se, pra não dizer f****-se

Dionis Maikon dionis@ymail.com

3

BAURU AGO/08 ANO I

designZando é uma publicação mensal desenvolvida pelos alunos do curso de Design do IESB Preve distribuído gratuitamente.

Editor e Dir. Arte Dionis Maikon dionis@ymail.com.br

Ilustrações

Guilherme Barros barrosdesign@gmail.com

Marcos Rafael

marcosrafaeloliveira@hotmail.com

Leandro Rodrigo

Reportagens Dionis Maikon

dionis@ymail.com

Guilherme Barros barrosdesign@gmail.com

Revisão de Texto

Aline Francis

alinefrancispi@ gmail.com

leandro_rodrigoml@hotmail.com

jornaldesignzando@gmail.com

Tiragem: 300 cópias

A evolução do jornal, edição por edição, é evidente. Começamos com um jornalzinho simples, sem muito conteúdo, apenas 110 cópias e hoje chegamos na terceira edição com uma melhor organização, um conteúdo melhor selecionado, a participação de vários alunos, a ajuda da faculdade na impressão de 200, 300 cópias e até elogios do Prof° Ivan nós conseguimos ( né brinquedo não!). Essa edição trata de assuntos bem interessantes e distintos, indo desde a política até os Jogos Olímpicos de Pequim. Alías, esses dois assuntos estão super na moda, pois agosto é o mês das Olimpíadas e a corrida eleitorial às prefeituras já começou. Estamos atualizados e andando com o mundo. Encontramos o caminho e dele tão cedo não sairemos.


eleições 2008

designZando

And the winner is... gem

ima

da

Bauru ago/08 Com uma preocupação maior que a dos serus concorrentes quanto ao visual, Obama acabou escolhido para a disputa pela presidência dos EUA

et

ern

int

TEXTO Carlos Merigo www.brainstorm9.com.br/2008/01/09/a-campanha-e-design-de-barack-obama DESIGN DIONIS MAIKON

uito se fala sobre a influência e impacto que a internet e as redes sociais online podem ter sobre a política e sobre como essas ferramentas podem ser utilizadas pelos candidatos a um cargo público para estabelecerem uma relação direta com seu eleitorado. As eleições norte-americanas são exemplo disso, com os candidatos fazendo uso de blogs, MySpace, YouTube, Flickr, Facebook, entre outras redes. Aqui no Brasil alguns políticos já criaram blogs, mas nada ainda que se assemelhe ao nível de relacionamento que está sendo criado nos Estados Unidos. Um exemplo que pode ser considerado benchmark1 de marketing político, foi a campanha do senador Barack Obama, que criou inclusive uma rede social própria. Além do uso da tecnologia, destaque para o trabalho de design gráfico da campanha de Obama, bem superior e mais cuidadoso que os de seus concorrentes. O logo e suas diversas variações foi destaque em blogs especializados em design, como no Under Consideration. Criado numa parceria entre o estúdio Mo/de e a consultoria de marcas Sender LLC, o logo tinha versões diferentes para cada tema abordado pelo candidato. Nas imagens, temos o logo sobre crianças, mulheres e estudantes. O elemento da bandeira americana no logo também foi aplicado nos nomes das cidades e estados americanos.

1- Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas “companhia-a-companhia” para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. Fonte: http://www.guiarh.com.br/z59.htm


eleições 2008

Com Phostoshop

Bauru ago/08

designZando

Sem Phostoshop

As mentiras dos nosso políticos começam nas suas próprias imagens, totalmente modificadas pelo nosso amigo Photoshop

TEXTO E DESIGN DIONIS MAIKON

Enquanto na terra do Tio Sam eles desenvolvem diversos logos com enes significados, aqui na terra do tupiniquim os candidatos limitam-se apenas ao uso do Photoshop, e que uso! Sabendo que os eleitores se interressam pouco por política e propostas, e votam sempre nas aparências, os candidatos buscam aparecer os mais lindos possíveis para conquistar os cidadãos. As mudanças são incríveis, anos e anos de idade são perdidos e os políticos voltam à flor da idade. Infelizmente a imagem ao lado está em preto e branco, mas mesmo assim é possível perceber as mudanças. Têm candidados que deram uma engordadinha, outros perderam olheiras, ganharam cabelos, fora o bronze de dias e dias de sol em Copacabana. Claro que não só a imagem do candidato é trabalhada, outros elementos são decisivos para uma possível vitória. Camisetas super transadas (quase nunca), bonés, santinhos, bandeiras, jornaizinhos e

outros. O candidato que se utiliza dos melhores aparatos de comunicação quase sempre ganha, pode reparar, Sem contar o carissímo horário eleitoral gratuito de TV, com imagens do candidato trabalhando, beijando criancinhas, tomando cafézinho na favela obviamente ao fundo de um jingle chicletes que fica na nossa cabeça o dia todo, até na hora de durmir. Sem contar os slogans! Esses ficam na memória, quem é que não se lembra do famoso “12? 12 é Tuga!” e aquele do Maluf “Foi Maluf quem fez, é Maluf quem fez é Maluf que faz”. Enquanto isso, as propostas acabam ficando em segundo plano, e nós eleitores nem percebemos isso. Por isso, temos que deixar de lado as musiquinhas e os brindes e nos atentar as propostas e as melhorias que o candidato pretende dar em nossas vidas. Não interressa se o político é feio, banguelo, careca, magrelo ou gordo, o que importa é o que ele pretende fazer por nós.


proporções

Bauru ago/08

designZando

“Andando” por blogs, encontrei um post bem interessante sobre proporção divina com algumas imagens. Foi baseado em estudos mais antigos de Fibonacci que o matemático Pacioli descobriu que as coisas na natureza evoluem exponencialmente. Descobriu que a natureza é baseada nos números 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34… Quando cada um destes números é somado com o número anterior, cria o próximo (1+1=2, 1+2=3, 3+2=5, etc). Esse quadrados (do texto e manchete) são baseados na proporção perfeita.

TEXTO E DESIGN DIONIS MAIKON

Fonte: www.design.com.br/blog/o-que-e-proporcao-divina

Monitor iMac Monalisa imagens do site www.design.com.br/blog/o-que-e-proporcao-divina

Nossos Dentes

Cartão de Crédito


China 2008

China quer entrar em uma nova TEXTO GUILHERME BARROS DESIGN DIONIS MAIKON ILUSTRAÇÃO GUILHERME BARROS

uando alguém fala sobre a China, para nós designers e estudantes, logo de cara lembramos de como eles são capazes de copiar coisas simples como um boné, até algo complexo como carros (acreditem, é verdade!). Mas dessa vez temos que dar o braço a torcer, pois toda a identidade visual dos Jogos Olímpicos de Pequim está linda, sem comentários negativos. Os Jogos de Pequim apresentarão 28 esportes de verão, de acordo com o programa olímpico. Espera-se uma participação de aproximadamente 10.500 atletas e uma cobertura de cerca de 20.000 agentes da mídia, para transmitir ao mundo os Jogos (imagine seu trabalho sendo visto por pelo menos 1.3 bilhões de pessoas?!) . As Olimpíadas 2008 em Pequim, vão até o dia 24 de Agosto de 2008, e teve sua cerimônia de abertura realizada no Estádio Nacional de Pequim. Alguns esportes como o futebol, vela e maratona aquática de 10 km acontecem em outras cidades da China. Já os eventos eqüestres em Hong Kong.

design


Todos os Jogos Olímpicos têm um emblema (logotipo), e todos têm um conceito diferente, geralmente levando ao público algo da cultura, do país sede e a China não fugiu a regra. Com o nome de “Dancing Beijing” (Pequim Dançante) leva ao público toda a hospitalidade e esperanças de Pequim e carrega o comprometimento da cidade com o mundo. Inspirado na tradicional arte chinesa – caligrafia, o logo tem um segundo significado: é o símbolo chinês para “jing”, a segunda sílaba de Beijing que significa

capital e foi desenvolvido na forma de uma pessoa dançando (dá-lhe semiótica!), o que passa a idéia de uma nova era nos Jogos Olímpicos, que é uma das metas da China. Relacionando com a cultura espiritual do país, o logo representa também a beleza da vida através do corpo humano que pode ser comparado (nesse caso) ao de um dragão, juntando o passado e o futuro de uma mesma civilização, carregando a história de séculos e o orgulho de toda a nação.

capa

nZando

Logo oficial das Olimpíadas, com o simbolo em vermelho, escritos em preto e os arcos olímpicos nas suas cores habituais. Aqui ele aparece branco mesmo!!!

Variações Juntamente como o emblema dos Jogos foram desenvolvidas outras marcas como as dos Jogos Para-Olímpicos, Revezamento da Tocha e algumas marcas secundárias dos Jogos principais além de mascotes .Todos desenvolvidos em cima do mesmo ideal de levar a cultura chinesa para o mundo.

Jogos Para-Olímpicos

Logo para Cultura

Logo para meio-ambiente

Revezamento da Tocha

Recrutamento de Voluntários

Mascotes

imagens da internet


símbolos

Bauru ago/08

designZando

Pictogramamente esportivos

imagens da internet

Desenhos antigos inspiraram os desenhos modernos dos jogos Olímpicos 2008 TEXTO GUILHERME BARROS

DESIGN DIONIS MAIKON

De todos os elementos gráficos dos jogos, os que mais chamam a atenção são os pictogramas criados para identificação dos esportes. ssim como o emblema, cada edição dos jogos vem acompanhada desse sistema de identificação. Toda a programação visual foi baseada em ideogramas arcaicos chineses, os primeiros ideogramas que existiram há mais de 3.000 anos. A idéia por trás desses pictogramas é muito

Pictogramas Chineses interessante. Para quem entende pelo menos um pouco de ideogramas vai perceber algumas “inversões” capciosas de símbolos, como o pictograma de natação, onde eles usam o trigrama “fogo” no lugar do ideograma e trigrama “água”.

TEXTO GUILHERME BARROS

DESIGN DIONIS MAIKON

Chamada de “Nuvem da Promessa” com símbolos arcanos de nuvens (as nuvens são o lugar onde moram e escondem os dragões, que representam as forças que criam todas as coisas no mundo). Tem o formato de um papel enrolado, como

imagens da internet

Símbolos de alguns esportes olímpicos Esses ideogramas eram feitos talhados na pedra ou em madeira, não eram pintados, por isso a uniformidade dos traços. Depois eles foram evoluindo até chegar na versão conhecida até hoje, que deram origem aos ideogramas japoneses.

se fosse um tipo de documento antigo. Muito interessante e com design simples, o que é outro ponto a favor da China, pois em edições passadas as Tochas exibiam um design muito futurista e às vezes exagerado. Não eram feias, muito pelo contrário, mas acabavam tentando expressar vários conceitos juntos e de forma confusa.


dicas

designZando

Bauru ago/08

Fazendo o Homem-Aranha Como desenhar Mangá II

YouTube.com

Descubra neste livro algumas das técnicas usadas pelos artistas profissionais para criar ilustrações no estilo mangá. Aprenda a desenhar personagens, cenários, roupas, animais fantásticos e muito mais! Submarino.com.br

Se você se acha um mestre no Photoshop simplesmente por tirar as espinhas daquela sua prima feia, veja o vídeo onde o cara desenha o Homem-Aranha no Photoshop. O cara é bom... http://www.youtube.com/watch?v=rw-o6M3HbwM

Quanto: R$ 47,10 ou 4x 11,78 nos cartões de crédito Frete: R$ 19,05 Aonde: Submarino.com.br

Para quem gosta da área, esse site tráz notícias diversas sobre o mundo dos móveis, dando ênfase às criações que surgem constantemente. As imagens ao lado são de alguns móveis encontrados no site. www.designdemoveis.blogspot.com

www.designdemoveis.blogspot.com


garrafa

designZando

o d a l Viva o

Bauru ago/08

v i d a a d a f a garr TEXTO CCSP - CLUBE DA CRIAÇÃO DE SP - www.ccsp.com.br DESIGN DIONIS MAIKON

ffffffffffffffffffffpatrocinadora dos Jogos Olímpicos, a Coca-Cola fez uma interessante descoberta: quando chegou pela primeira vez na China, o refrigerante recebeu um nome em Mandarim que significava “Delicious Happiness.” A gigante empresa tratou então de capitalizar a história descoberta e lançou uma proposta digital, explorando o apelo das redes sociais, tão em voga: criou o site “Design the World a Coke”, que convida os internautas a participar de uma ação descontraída e divertida, customizando uma garrafa do refrigerante. A garrafa da Coca-Cola é o coração do DNA de sua marca. “Nós sabemos que o mundo está ficando cada vez menor para adolescentes e jovens adultos, que interagem entre si por meio de redes sociais da internet, onde conversam e se divertem”, disse Kevin Tressler, diretor mundial de esportes e entretenimento da Coca-Cola. “Design the World a Coke” fica no ar até setembro e convida os internautas a criar garrafas sozinhos ou entre amigos. As garrafas podem depois ser usadas nas páginas pessoais de cada internauta e todo mundo pode votar nas suas favoritas. A empresa acredita que esta iniciativa reforça sua mensagem positiva de “happiness and refreshment”. O endereço do site é : http://beijing2008.coke.com/explore.do


Mariana Zago e Profª Jacqueline (tiétes!) com Renata Sorrah,( a Nazaré e Célia Mara) em exposição da Imigração Japonesa

Bertola com Carlinhos de Jesus em seu bar Lapa 40°

Toda turma reunida da entrada da fábrica H Stern

Everton, o Murgo, realizando seu grande sonho, (além de ser jogador): conhecer o Maracanã

Ruth e Thays Bejas na praia

No dia 26 de junho a turma do curso de Design do IESB Preve foi até a cidade do Rio de Janeiro visitar a fabrica de jóias H Stern.Foram 4 dias de passeio que contou além da visita na fábrica,uma passadinha no Cristo,artistas,pontos turísticos e é claro ,praia.

viagem


HQ

designZando

Bauru ago/08

Leandro Rodrigo - leandro_rodrigoml@hotmail.com

designZando Agosto 2009  

designZando de Agosto de 2009