Issuu on Google+

Estudo dos Triângulos 1ª Parte Profº Dionisio Sá

ª 7 Série


Capa: Augusto Cavallero Diagramação e arte final: Dionisio Sá Escrita por: Dionisio Sá Edição: Colégio Modeno Belém/Pará - maio/2009


O TRIÂNGULO E SEUS PRINCIPAIS ELEMENTOS Triângulo é um polígono de três lados. A

e1 a

c

b

B

e3 C

e2

No triângulo ABC temos: A, B e C são os vértices; a, b e c são os ângulos internos; e1, e2 e e3 são os ângulos externos; AB, AC e BC são os lados.

02


CLASSIFICAÇÃO DOS TRIÂNGULOS Quanto às medidas dos lados a) Triângulo equilátero: é todo triângulo que possui três lados congruentes, os ângulos internos também são congruentes e cada um mede 60º.

b) Triângulo isósceles: è todo triângulo que possui dois lados congruentes, o ângulo interno formado pelos lados congruentes é chamao de ângulo do vértice e os outros dois são chamados de ângulos da base e são congruentes. congruentes e cada um mede 60º.

03


c) Triângulo escaleno: é todo triângulo que não possui lados congruentes, e nenhum de seus ângulos possui medidas iguais.

Quanto às medidas dos ângulos a) Triângulo acutângulo: é todo triângulo que só possui ângulos agudos.

b) Triângulo acutângulo: é todo triângulo que possui um ângulo obtuso.

04


c) Triângulo retângulo: é todo triângulo que possui um ângulo reto. O lado oposto ao ângulo reto é chamado de hipotenusa e os outros são chamaos de catetos.

ca

te to

ca

te to

hipotenusa

CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DE UM TRIÂNGULO Em todo triângulo, a medida de um lado é sempre maior que o módulo da diferença entre as medidad dos outros dois e sempre menor que a soma dessas medidas. A

b

c B

b-c<a<b+c C

a 05


www.

colegiomoderno

.com.br

Trav. Quintino Bocaiúva, 1808 Fone: 3204-3500 Cep: 66.035.190 Belém-Pará


Estudo dos triângulo 1ª parte