Page 1

Entrevista Raul Candeloro

1


32 Raul Candeloro Editor da revista VendaMais e diretor do Instituto VendaMais

1) Qual o título da sua palestra no Circuito VM? Alta Performance em Vendas 2) Por que esse assunto é importante? O que ele agrega na vida da pessoa? Alta performance em Vendas provoca 7 grandes benefícios: - Sucesso financeiro ($$$) - Liberdade e opções de escolha - Melhora a sua rede de relacionamentos - Abre novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional - Estabelece um bom exemplo para todos à sua volta (incluindo sua família) - Ajuda você a manter-se sempre motivado - Ajuda você a se entender melhor e a procurar seu ‘melhor você’ (kaizen – hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje). 3) Que tipo de pessoa mais se beneficiará da sua palestra? Toda pessoa que sinta que tem mais potencial do que o que está conseguindo realizar agora e que queira alcançar a alta performance de maneira emocionalmente equilibrada, inteligente e sustentável.

2


4) De maneira resumida, quais são as 3 principais dicas da sua aula no CVM? - Estabeleça sempre metas e objetivos claramente definidos para você mesmo, incluindo por que essa meta é importante para você. - Desenvolva hábitos de sucesso (inclusive o de aprender e melhorar sempre). - Otimistmo realista: você precisa acreditar que consegue, mas precisa estar preparado para contratempos e dificuldades. Foco no positivo, no que pode ser feito, em oportunidades, em melhoria. 5) Qual seria a primeira coisa que você gostaria que as pessoas assistindo seu vídeo fizessem ao terminar o vídeo? Revisar suas metas para ver se são realmente ESMART - Específicas - Mensuráveis - Alcançáveis - Relevantes - Tempo para realizar Depois disso, que determinassem o ‘reason why’ da meta – por que ela é importante de alcançar. 6) Se pudesse dar só um conselho para quem está começando em Vendas, qual seria? Além de obviamente assinar a VendaMais? Eu diria para a pessoa anotar seus resultados num diário, comentando sempre no final do dia o que fez, como se sentiu, quais os resultados. E com o passar do tempo formar o hábito de rever esses números para sempre aprender e melhorar.

3


7) E para um veterano? Diria para ser o mentor de vendedores mais jovens. Essa troca é muito boa. Além de compartilhar sua experiência, o veterano recebe do mais novo energia, novidades, novas formas de abordar as coisas, tendências novas de mercado, etc. Fora o novo network e os relacionamentos/amizades que se criam. Veteranos têm tanto conhecimento, experiência, histórias para contar e, infelizmente, isso fica com eles, sem ser usado… 8) Algum comentário final que gostaria de fazer para as pessoas assistirem sua palestra? Vou falar de 10 coisas na minha aula, todas fundamentais não só para entender a alta performance em Vendas, mas na vida: - A importância das metas e como estabelecê-las corretamente - Por que você precisa entender o por que da sua meta (e o que acontece quando ele é fraco) - Plano B não é mudar a meta – é mudar o que você está fazendo para atingir a meta - Hábitos de sucesso que definem o dia perfeito de uma pessoa de alta performance - Otimismo realista (e a diferença de achar que só pensamento positivo leva ao sucesso… não leva, leva à frustração e ao fracasso). - Kaizen/melhoria contínua – hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje. Pessoas de alta performance estão sempre aprendendo! - Receptividade ao feedback e as diferenças entre as pessoas fixas, que acham que não podem mudar/melhorar e as incrementais, que estão sempre melhorando. - Discplina e como ter conversas positivas com você mesmo para tomar decisões melhores de maneira mais consistente.

4


- Foco positivo, no que você quer, no que pode fazer (e não no que não quer ou no que não pode fazer). - Gratidão – os 9 princípios anteriores são para ter alta performance. Este é para ter alta performance e ser feliz!

Raul Candeloro é editor da revista VendaMais, diretor do Instituto VendaMais, organizador e coordenador do Circuito VendaMais, autor de 15 livros em Vendas, palestrante, consultor, coach, pai, marido, atleta e um grande apaixonado por Vendas! www.vendamais.com.br www.raulcandeloro.com.br raul@vendamais.com.br

5

Entrevista raul candeloro