Issuu on Google+

ESPECIAL SUINOFEST

Jornal Opinião 08 de junho de 2013 Circulação na 12ª Suinofest Encantado RS

Banho do Buti diverte a criançada

Pág. 02


2

SUINOKIDS

400 crianças no evento

O banho do “Buti”

Durante a tarde de ontem (07) ocorreu a inédita Suinokids. Cerca de 400 alunos de instituições municipais, estaduais e particulares estiveram presentes. De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Teresinha Protto, o evento é importante para os alunos. “Tenho certeza de que veio para ficar e vai se tornar mais um diferencial da Suinofest”, considerou. Os estudantes das escolas Jardim do Trabalhador, Antônio de Conto, Tancredo Neves, Centro Municipal, Agostinho Costi, Domênico Vicentini, Porto XV, Farrapos, Heitor Peretti, Mário Quintana, além de entidades como APAE e AME acompanharam a peça teatral “Um moinho Encantado”, apresentada por alunos da escola Antônio De Conto. “Mesmo sendo a primeira vez, pode-se perceber que as crianças estavam adorando as apresentações”, destacou Teresinha.

Muito aguardado pelas crianças, o banho do Buti entreteve os alunos. De acordo com Carlos Henrique Flores, aluno da Associação do Menor Encantadense (AME), 10 anos, esse foi o momento mais marcante da tarde. “Foi engraçado”, disse o menino que pretende voltar ao Parque nesse final de semana. A professora da AME Andressa Casagrande, 17 anos, reafirma a importância da Suinokids para os alunos. “É algo diferente. Tenho certeza que os estudantes jamais esquecerão as atividades que realizaram nessa tarde”, afirma.


3

AMVAT

Entidade debate Turismo e Defesa Civil prioridades regionais que farão parte do mapa turístico do Vale do Taquari. Keller falou ainda sobre os recursos de R$ 600 mil oriundos das últimas Consultas Populares destinados para a qualificação do turismo no Vale. “Os municípios deverão indicar as pessoas para participarem dos cursos”, comentou. A prefeita de Mato Leitão, Carmen Goerck, se manifestou em nome da Câmara de Vereadores, solicitando apoio à moção que pede a instalação do Instituto Geral de Perícias (IGP) na região. O prefeito de Roca Sales, Nélio Vuaden, pediu apoio para a pavimentação da ERS 129, que liga o município a Colinas. Outro assunto tratou da apresentação de um plano de trabalho e ações na área de Defesa Civil. O prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus (PT) coordena uma comissão, formada no mês passado, que trabalha para buscar recursos

Carol Rodrigues

Já tradicional no primeiro dia de Suinofest, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) reuniu os prefeitos em Assembleia na tarde de ontem. A coordenação dos debates foi do prefeito de Progresso e presidente da entidade, Edegar Cerbaro (PP). O primeiro assunto da pauta abordou o Salão de Turismo dos Vales (Turisvales), que acontece em agosto em Lajeado. O coordenador Rafael Fontana falou sobre a importância de os municípios participarem do evento. Em seguida, o vice-presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), prefeito de Colinas, Gilberto Keller, pediu apoio dos municípios para a demanda do turismo na Consulta Popular 2013 e antecipou que vai ser convocada uma reunião, ainda no mês de junho, para tratar do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável. O Plano visa elencar

Diretor da Empresa Kohlrausch Consultoria e Coaching, Paulo Kohlrausch

por meio de projetos, principalmente para as cidades mais atingidas pelas enchentes. “Peço a todos municípios que sofrem problemas de alagamento que participem de uma reunião na próxima quinta-feira, na coordenadoria da Defesa Civil, no Palácio Piratini, para iniciar uma discussão sobre o assunto”, disse Jesus. Participaram ainda o pastor da Igreja Evangélica Luterana no Brasil, Jair Erstling, e o diretor da Empresa Kohlrausch Consultoria e Coaching, Paulo Kohlrausch, que falou sobre liderança na gestão pública. A próxima Assembleia da Amvat acontece no dia 1º de julho, em Taquari.

Carol Rodrigues

Prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus


4

VISITAS

Grupo Encantado recebe convidados O Grupo Encantado de Comunicação recebeu no dia de ontem, dezenas de convidados, que fazem do estande ponto de encontro junto a Suinofest 2013. Entre eles destacamos a presença de empresários, anunciantes, ouvintes e leitorers, além dos prefeitos da região, que foram entrevistados durante a realização do encontro da AMVAT e os deputados Vilson Covatti, Gilmar Sossela e Edgar Preto.

O Deputado Federal Vilson Covatti, Alexandre dos Santos

sendo entrevistado por

vistado

Deputado Gilmar Sossela sendo entre por Milton Fernando

tado durante a Deputado Edgar Preto sendo entrevis AM programação da Encantado

1ªs Damas Ontem enquanto os prefeitos da Amvat se reuniam no Parque João Batista Marchese, as Primeiras Damas de 23 municípios, ciceroneadas pela anfitriã, Eliane Leite Costi, realizaram um roteiro turístico em Encantado: Visitaram o Santo Sudário, na Igreja Matriz, Parque Dália, Divine Chocolates e a Casa de Cultura Doutor Pedro José Lahude, onde foram recepcionadas com um chá, ocasião em também que foram agraciadas com lembranças das empresas Di Helen Cosméticos, Divine Chocolates , Vini Lady e Hedera.


5

EMPRESA

Dom Eliseu quer expandir sua marca

Na saída do salão gastronômico da Suinofest, está situado o estande da empresa Dom Eliseo Sucos e Geleias. Comandada pelos irmãos Lucas e Eduardo Civardi, a marca oferece sucos de uva e ainda geleia e erva-mate. De acordo com os proprietários, o diferencial está na qualidade dos produtos. “Tudo o que comercializamos é produzido por nós. Podemos assegurar a qualidade”, destaca Eduardo. O principal objetivo com a exposição na parte externa do evento é difundir a marca, que é reconhecida na região metropolitana e busca igual sucesso no interior. Nos próximos dias, Eduardo Civardi estará viajando para os Estados Unidos, onde vai trabalhar na possibilidade de exportar tanto o suco, quanto a geleia e erva-mate. “Estamos tendo um retorno muito bom. Certamente a possibilidade de apresentar o que produzimos em um evento do porte da Suinofest vai contribuir”, projeta Eduardo. O design das embalagens também chama atenção.

Henrique Pedersini


6

ABERTURA

Suinofest começa disposta a quebrar recordes Carol Rodrigues

A abertura oficial da 12ª Suinofest aconteceu na noite de ontem no Espaço Cultural do Parque João Batista Marchese. Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, assim como as soberanas Luiza Slaghenaufi e Andressa Casanova. O carismático mascote Buti usou um traje de gala. Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-E), Júlio Medeiros, a 12ª Suinofest vai conquistar o recorde de público no salão gastronômico e no Festival de Compras. “É um dos grandes eventos do Rio Grande do Sul, que eleva o nome de Encantado para todo o Estado e País”, afirmou. O presidente da Suinofest, Tiago Fachinetto, afirmou que a festa é da comunidade de Encantado e

Tiago Fachinetto abriu oficialmente e 13ª Suinofest

EXPEDIENTE Publicação especial do Jornal Opinião que circula durante a 13ª SUINOFEST, em Encantado. Coordenação: Milton Fernando; Edição/Projeto Gráfico: José Raimundo Tramontini; Fotos e reportagens: Diogo Fedrizzi e Henrique Pedersini. - (51) 3751.1580 - Grupo Encantado de Comunicação.

já conquistou o carinho de pessoas de várias partes do Brasil. Ele também enalteceu o apoio do poder público, dos colaboradores voluntários, dos patrocinadores e das empresas que expõem no Festival de Compras. “É importante a movimentação financeira que a Suinofest traz”, enalteceu. “Encantado e a Suinofest estão preparados para bem recepcionar a todos os visitantes da região e do Estado. Acreditamos em mais um recorde de público, tanto na gastronomia como na área externa, nesta festa da alegria e da família”, disse Fachinetto. Os deputados estaduais Edgar Pretto, Edson Brum, Ronaldo Santini, Altemir Tortelli e Heitor Schuh e o deputado federal Vilson Covatti também participaram da abertura.


SEMINÁRIO

7

Dália apresenta projeto para jovens empreendedores Diogo Fedrizzi

Um dos primeiros eventos técnicos da 12ª Suinofest aconteceu ontem à tarde no Auditório do Parque João Batista Marchese. O Seminário sobre Sucessão Rural abordou o projeto-piloto formatado pela Dália Alimentos. O programa trabalha a Gestão de Empreendimentos Rurais na qualificação de 12 famílias dos municípios de Encantado, Nova Bréscia, Doutor Ricardo, Coqueiro Baixo e Relvado. O presidente da Dália, Gilberto Piccinini,

apresentou uma pesquisa feita com associados em toda a área de atuação da Cooperativa. Um dos resultados, considerado supreendente por Piccinini, aponta que 86% dos entrevistados gostariam de dar continuidade ao trabalho dos pais e permanecer na propriedade rural. As atividades que começaram em fevereiro e têm duração de um ano são coordenadas pelo professor da Univates, Lucildo Ahlert. “Nosso objetivo é inserir o jovem nas ferramentas da gestão e qualificá-lo para trabalhar com sistemas de informatização”, disse. Referências Dois casos de sucesso dentro do projeto foram relatados pelo agricultor de Linha Arroio Bonito, interior de Coqueiro Baixo, Cláudio Luis Martini, de 27 anos, e por Isolda Senter Valgoi, mãe de Josias Valgoi, de 24

anos, de Linha Arroio das Pedras, em Nova Bréscia. “Amo a nossa propriedade. Quem quer ficar, tem que gostar. E precisamos nos atualizar”, disse Isolda. Presenças O presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, e o deputado federal Vilson Covatti, acompanharam o Seminário.

Isolda Senter Valgoi e Claúdio Luiz Martini


8

PROGRAMAÇÃO

Hoje tem show com Cristiano Quevedo Divulgação

O cantor nativista Cristiano Quevedo faz o show da área externa neste sábado ás 17h30min.

PROGRAMAÇÃO ÁREA EXTERNA 08/06/2013 - Sábado 8h - Gravação do Programa Manhã Sertaneja 10h30min - Encontro dos Colaboradores Sicredi Região dos Vales 12h - Banda Rota Livre 15h - Apresentações Artíticas das Entidades Tradicionalistas 17h30min - Cristiano Quevedo 21h - Explosão do Baile 09/06/2013 - Domingo 10h - Apresentação do GAN Anita Garibaldi 13h - Show de cães adestrados Cão C4 - Monello Premium 15h - Mr. Alvin 17h - Jonas e Lucas

PROGRAMAÇÃO SALÃO GASTRONÔMICO 08/06/2013 - Sábado Ao meio-dia, Banda Rota Livre; e às 20h, Banda Aero Willys. 09/06/2013 - Domingo Ao meio-dia, Banda Demadri.

O Salão Gastronômico vai funcionar das 18h às 22h, as sextas-feiras e sábados à noite; e das 11h às 14h, aos sábados e domingos ao meiodia. Durante todos os dias do evento, o público poderá interagir com o mascote Buti. O porquinho vestido de gourmet estará presente no Salão Gastronômico junto dos visitantes, dançando e posando para fotografias. Os ingressos custam R$ 45, para os sábados e domingos ao meio-dia; R$ 55 para a Sexta do Espumante, dia 15, e sábados à noite. Idosos têm preço especial, R$ 38 para o dia 15, ao meio-dia. Crianças até 6 anos não pagam ingresso. De 6 a 10 anos o valor é R$ 25.


Especial Suinofest 1ª Edição