Page 1

Jornal Opinião - 10/junho/2012 CIRCULAÇÃO DURANTE A 11ª SUINOFEST

l a i c e esp T S E F O SUIN

Foto: José Raimundo Tramontini/Jornal Opinião

Suinofest para todas as idades


2

Crônica

Nova Velha Lenda

Por Laura Peixoto

O que não seria essa região à beira do rio Taquari, antigamente?

Encantadora, com certeza. Com os guaranis e caingangues - os legítimos proprietários deste imenso e fértil território – migrando para baixo e para cima por belas colinas verdes. E se banhando e navegando nas águas ainda não poluídas do nosso rio. Na minha ideia de Éden, um lugar de mata e fauna paradisíaca, digna de lenda.

Conta que em um fim de tarde, dois índios remavam pelo Tebiquary atrás de peixe para a tribo, que já sabia fazer um puchero bem bom, com a mandioca que eles plantavam naqueles idos. Aliás, foram os guaranis que ensinaram os índios minuanos a plantar a mãdi’og e dela extrair a farinha e o cauim, beberagem das boas.

Consta que ambos os índios eram apaixonados por Moeê, a formosa filha do cacique da aldeia. Pois foi assim que os dois guerreiros mais que depressa largaram dos remos e se jogaram na águas embarradas do Tebiquary só para colher o lírio branco para a amada e conquistar seu coração e cafuné e da rede nunca mais sair.

Virou banqueteira de marca maior e aprendeu a fazer porco marinado. E é por isso que hoje Encantado também festeja a Suinofest 2012, entenderam?

Isso nos primórdios quando tropeavam por aqui contrabandistas disfarçado de bandeirantes e jesuítas catequistas e aventureiros montando suas missões evangelizadoras e trocando panela, espelho e crucifixo com os donos da terra, por volta de 1650. Sim, remavam os dois jovens guaranis, Caiubi e Kerexu, quando de repente, antes da curva de Conventos Vermelhos - não oficialmente ainda nomeado - perceberam um grande e belo lírio d’agua, do tamanho de um porco-espinho, de pé.

Qual não foi a surpresa quando Caiubi alcançou primeiro a grande flor e arrancando com raiz e tudo, essa logo se transformou em uma furiosa xamã Avaeté, que com uma lança paralisou o índio no exato momento. Kerexu, mal nadador, ficara para trás e pasmo assistiu tudo. Na hora mergulhou até a canoa, remou de volta para a aldeia e contou que Caiubi estava no fundo do rio, agora para sempre encantado.

Sim, daí o nome dessa cidade, com certeza, que chegou até os ouvidos empoeirados de um tal de Manoel Joaquim da Silva, em 1856. Depois quem contou e recontou essa lenda foram os Lucca e os Bratti, que como se sabe chegaram alquebrados da Itália e fundaram aqui São Pedro de Encantado. E Moeê? Nunca casou. Virou banqueteira de marca maior e aprendeu a fazer porco marinado. E é por isso que hoje Encantado também festeja a Suinofest 2012, entenderam? A gente só reinventa, ou só reinterpreta, como dizia o velho Nietzsche.

EXPEDIENTE Publicação especial do JORNAL OPINIÃO que circula durante a 11ª SUINOFEST, em Encantado. Coordenação: Milton Fernando; Produção: José Raimundo Tramontini e Henrique Pedersini; Edição/Projeto Gráfico: Diogo Daroit Fedrizzi; Parceria: Caroline Rodrigues e Vitória Bortoletti/Portal Região dos Vales; Impressão: BT Indústria Gráfica.

PRESERVE O MEIO AMBIENTE este material é impresso com papel reciclado


Salão Gastronômico

3

Idosos se divertem na Suinofest Fotos: José Raimundo

O meio-dia de ontem foi especial para a Terceira Idade. Desde as 10h, quando os portões do Parque João Batista Marchese foram abertos para a visitação, os grupos de idosos de toda a região começaram a chegar para aproveitar a Suinofest.

Variedade de doces é oferecida aos frequentadores do Salão

Na cozinha, voluntários preparam os pratos

Polenta brustolada é uma das delícias mais consumidas Qualidade dos vinhos

apoiando a Suinofest 2012

Movimento intenso ao meio-dia de ontem


4

Segundo dia Banrisul sorteia camisetas do Grêmio e do Inter Como o objetivo de interagir com o público visitante da Suinofest 2012, o Banrisul realiza uma promoção especial com os dois times de futebol do coração dos gaúchos. A instituição financeira vai sortear uma camiseta do Grêmio e uma do Internacional entre os visitantes que passarem no estande da agência e preencherem um cupom. De acordo com o gerente da agência de Encantado, Clodemar Borrasca, a instituição buscou um diferencial para o espaço. “Nosso objetivo, além de mostrar os serviços que realizamos como banco, foi fazer uma interação com o público que vem ao evento. Nada melhor que uma promoção que tem tudo haver com a instituição, pois patrocinamos os dois times, como também a premiação ser as camisetas de dois clubes que são as paixões dos gaúchos”, destacou. Para participar, o visitante deve ir até o estande do Banrisul, que está localizado no Ginásio da Feira Comercial, e preencher um cupom com alguns dados pessoais e escolher o time de sua preferência. O sorteio será realizado na tarde do domingo, dia 17, último dia do evento. Caroline Rodrigues

Borrasca (à direita) , gerente do Banrisul de Encantado

Talento de pintor chama atenção

Texto e fotos: Henrique Pedersini/Jornal Opinião

Por entre os estandes da Suinofest é possível perceber algumas curiosidades, pessoas com talentos nas mais variadas áreas. Quem desfilou pelo Parque João Batista Marchese na tarde de ontem, pode conhecer o talentoso trabalho de Mateus Marques, 33 anos, natural de São Paulo. Mateus chama atenção pelos quadros que faz, pintando com os dedos. Cada obra do artista, que se apresenta pelas feiras do Estado, leva cerca de cinco minutos para ficar pronta e custa R$ 20,00. O artista faz uso de tinta a óleo para moldar as mais diversas paisagens que ele realiza. Mateus fala da satisfa-

Conscientização ambiental A Suinofest 2012, além de divulgar e fomentar a gastronomia à base de carne suína e as potencialidades das empresas locais e regionais, também alerta o público visitante sobre a importância de preservar o meio ambiente. Através do Projeto “Travessia - Consciência Socioambiental”, a Feira distribuiu, nos espaços do evento, lixeiras com a indicação “lixo orgânico e lixo seco”, garantindo assim a destinação correta dos resíduos. Nas lixeiras orgânicas, os

visitantes podem depositar restos de alimento, de ervamate e papéis úmidos, que serão, posteriormente, enviados a um local adequado. Nos espaços para o lixo seco são depositadas latas, plásticos, papéis e vidros que também serão reciclados. Aproveitando o grande fluxo de visitantes ao local do evento, o projeto quer incentivar e conscientizar para a importância da preservação do meio ambiente. O projeto conta com o apoio da Corsan.

ção que tem com seu trabalho. “Há 12 anos que pinto telas, aprendi com um amigo. Fico feliz com o reconhecimento das pessoas em relação ao que faço”, comenta. Ele ainda lembra que passa a maior parte do tempo no litoral, mas quando possível viaja o Estado para mostrar seu trabalho nas feiras.

Texto e foto: Caroline Rodrigues/Região dos Vales

Lixeiras identificadas para o depósito correto do lixo


5

Comunicação Visitas no estúdio da Rádio Encantado AM Diogo Dartoi Fedrizzi

Ontem pela manhã, a Rádio Encantado AM transmitiu os programas Panorama Saúde, Panorama 1580 e Jornal do Meio-Dia direto da Suinofest. Comandado por Milton Fernando, o Panorama 1580 debateu o tema Cooperativismo. O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal, e o secretário estadual de obras, Luis Carlos Busatto, também participaram.

Henrique Pedersini

Milton Fernando, Júlio Medeiros, Postal, Busatto e Paulo Costi Henrique Pedersini

Busatto, José Calvi, Antonio Alberto Lucca, Elmar Schneider e o deputado Postal Henrique Pedersini

Postal e Busatto leram a edição especial do Opinião

Irno Pretto e Ricardo Cé José Raimundo Tramontini

Em seguida, as autoridades visitaram o Salão


6

Feira externa Espaço Cultural veio para ficar Texto e fotos: Caroline Rodrigues/Portal Região dos Vales Uma das novidades da parte externa, que integra a Feira Comercial, Industrial e de Serviços, é o Espaço Cultural Benoit. O local é uma novidade nesta edição e contempla a Praça de Alimentação. Com 900 metros quadrados de estrutura remodelada e coberta, o local proporciona um ambiente acolhedor e diferenciado. O Espaço Cultural permite que o visitante da Suinofest 2012 faça tanto lanches rápidos, como uma refeição em um bom restaurante e, ainda, deguste de pratos diversificados e também à base de carne suína. Quem for até o local também prestigia shows artísticos e culturais, transmitidos em televisões ou, ainda, assiste a outras programações, através de telões com a TV a cabo Sky, cedida pela eletrônica Dabroi. Para o coordenador da Lume Eventos, empresa responsável pela organização da exposição comercial, Daniel Aires, o local veio para ficar. “Nos primeiros dois dias, o público mostrou satisfação com o novo espaço. A área Cultural deve se manter nas próximas edições”, disse. Ontem passaram pelo local diversos artistas. A primeira apresentação do dia foi da dupla Solon Chaves e Eder, ao meio-dia. Já a noite encerrou com o show da banda Sunset Riders. Para hoje estão previstos a apresentação do Programa da Rádio Encantado AM “A Voz da Itália”, os shows de Mauri Horn e Grupo, as apresentações artísticas do DTG Guardiões do Rio Grande, do CTG Giuseppe Garibaldi e do GAN Anita Garibaldi, a apresentação da Orquestra de Imigrante, através do projeto “Travessia Música Instrumental”, e o encerramento ocorre com o Grupo Alma Crioula.

Entrada do Espaço Cultural na Suinofest

Promoção A eletrônica Dabroi também está realizando uma promoção especial na Suinofest 2012. Quem assinar a Sky TV, na eletrônica, até o dia 16 de junho ganha um ingresso para o Salão Gastronômico. Solon Chaves e Éder abriram ontem a tarde de shows


Feira externa Forno à lenha produz

delícias caseiras Texto e fotos: Henrique Pedersini/Jornal Opinião

Maria e Otomar trabalham na Suinofest desde a primeira edição

Diversos produtos coloniais podem ser adquiridos

Na edição 2012 da Suinofest, chama a atenção um forno à lenha que foi instalado pela Emater. Durante o evento, produtos como pão, cuca, biscoitos, pizza são produzidos e comercializados. Responsáveis pela confecção desses produtos, Maria Belo Spessato,64 anos, e o marido Otomar Spessatto, 64 anos, participam da Suinofest desde a sua primeira edição. O casal, residente no bairro Santa Teresinha, em Encantado, comenta sobre a alegria em fazer parte do evento. “Gostamos de estar aqui todos os anos produzindo essas receitas caseiras, que as pessoas de fora não têm a oportunidade de experimentar”, comenta Maria, que ainda lembra as primeiras edições da Suinofest, quando o casal assava os leitões servidos no salão gastronômico. Otamar ressaltou a evolução que o evento teve desde a primeira edição, tanto na parte gastronômica, quanto na feira externa. O forno construído nesse ano permanecerá no parque João Batista Marchese para as pessoas que quiserem utilizá-lo na produção de alimentos caseiros.

7


8

Destaque

Espaço com cara de festa

Texto e fotos: Caroline Rodrigues/Portal Região dos Vales

Quem chega ao ginásio da Feira Comercial logo avista um espaço até então inédito na Suinofest. Em um estande de dois andares, o decorador Rafael Fachini e o fotógrafo Josué Bigliardi, ambos de Encantado, uniram um ambiente clássico e ao mesmo tempo contemporâneo para surpreender o público. “No ano passado, eu fiz a decoração do Armazen Art e, neste ano, quis também participar da Feira e, então, buscamos um estande ao lado do Armazen para incorporar, de certa forma, os dois espaços e ficar um ambiente ainda maior para quem vê”, explicou Fachini. Com uma decoração em preto e ambientes personalizados, o local não passa despercebido de quem visita a Feira. “Pensamos em fazer algo que chamasse atenção do público para os nossos serviços. A decoração foi baseada na cor preta, pois é uma cor que normalmente não é usada em festas, queríamos fugir da linha que a maioria dos serviços de decoração faz”, disse. Além dos ambientes decorados, entre eles um lounge com um bolo especial para noivos e diversos docinhos, um painel com uma foto de um casal de noivos em uma motocicleta chamam atenção. “Essa fotografia foi, especialmente, produzida para a Suinofest. Os modelos André Bagatini e Eduarda Fachini fizeram o papel de noivos e conseguimos fazer uma imagem bem diferente das feitas habitualmente. A noiva usou um vestido diferenciado e também um penteado, que comumente não seria utilizado por quem está casando”, comentou Josué Bibliardi. Quem está pensando em casar ou preparando alguma outra comemoração pode sair do local com a festa pronta. “Quem vem conversar conosco, além de poder definir a decoração e o fotógrafo, também recebe indicações para os trajes, doces e salgados”, destacou o decorador. A estrutura do estande foi criada em família. “Eu desenhei e projeto do estande e meu pai executou a obra, mas tudo isso passou por uma arquiteta que assinou um termo de responsabilidade da estrutura”, garantiu Fachini. Lounge do andar superior

Rafael Fachini, Josué Bigliardi e Lucas Fachini em frente ao estande de dois andares

Bolo e doces feitos pela doceira Helena Fontana. Ao lado, os modelos André Bagatini e Eduarda Fachini


9

Público Visitantes avaliam os dois primeiros dias João Paulo Worn e Naiana Worn estão expondo seu trabalho na Suinofest pela primeira vez. O casal, residente em Cruzeiro do Sul, comenta sobre a presença de público no evento. “Estamos surpresos com o movimento de pessoas aqui, mesmo com o frio”. João Paulo ainda revelou estar ansioso para conhecer a parte gastronômica da Suinofest. As garotas Gisele Daldon Lancini, 19 anos, e Francieli Daltoé, 20 anos, elogiam a realização do evento. “É uma ótima oportunidade para conhecermos curiosidades sobre a carne suína e seus benefícios”. Elas ainda elogiam a logística do evento e falam da expectativa para o próximo ano. “Gostaria que no próximo ano a Suinofest recebesse uma atração nacional, assim como acontece em outras cidades”, disseram. O vice-presidente da Cosuel, Pasqual Bertoldi, falou que o evento propaga-se a cada realização, e que as pessoas estão tendo consciência dos benefícios que a carne suína oferece. Bertoldi ainda ressaltou que praticamente todo o setor da indústria regional tem como fonte e matéria prima, o setor agropecuário. Ele ainda comentou que a Suinofest tem muito espaço para crescer. “Esse evento é marca registrada de nossa região. E pode crescer ainda mais, para isso acredito que a Suinofest poderia ser realizada

em outras cidades, desenvolvendo assim a cultura, economia e turismo de nossa região”, falou. Liliana Devitte, que acompanhou as últimas edições da Suinofest, descreve o evento como interessante. Ela lembra que a cidade toda se mobiliza para a festividade. “É um evento que faz a cidade parar. É muito bom termos um acontecimento desse nível em nosso município”, afirmou. A única ressalva feita pela jovem é referente ao preço dos ingressos para a área gastronômica, segundo ela, se os preços fossem mais acessíveis, mais pessoas poderiam apreciar a Suinofest. Andreia Guizzo comentou sobre o sucesso que evento faz ano após ano. “É uma grande oportunidade de negócios, conhecimentos e interação. Isso faz com que o município se desenvolva”, disse, ressaltando ainda o crescimento do evento em todos os eixos.

Pasqual Bertoldi

Texto e fotos: Henrique Pedersini/Opinião

Francieli Daltoé e Gisele Lancini

Andreia Guizzo e Daniel Amaral

Naiana e João Paulo


10

Entrevista

“Suinofest já supera expectativas”,

avalia Fachinetto Texto/Fotos: José Raimundo Tramontini/Opinião

Thiago Fachinetto, responsável pela área gastronômica da festa, afirmou em entrevista ao Grupo Encantado de Comunicação, que a noite da sexta-feira e o meio dia de ontem superaram as expectativas dos organizadores. Segundo Fachinetto, os números da gastronomia mostram um público superior ao da edição do ano que passou, sendo que a projeção da noite de ontem, era a de também superar o público de 2011. O coordenador lembrou que, ano após ano, a Suinofest vem ganhando projeção em todo o Estado e até fora dele, se transformando numa das principais festas gastronômicas do Rio Grande do Sul. “A cada edição são apresentados novos pratos que vêm ao encontro dos visitantes”, comentou. Nesta 11ª Edição, as novidades são a linguiça toscana, a cascata de chocolate da Divine e o salame brustolado, da Quinta do Vale, que se somam ao cardápio tradicional da festa. Para Fachinetto, a festa já é um sucesso. Em 2012 foram vendidos mais de cinco mil ingressos antecipados, superando os números dos anos anteriores, o que demonstram o crescimento da Suinofest. “A projeção ainda é maior para o próximo final de semana”, prevê. Tiago Fachinetto destacou ainda que o dia de hoje na área gastronômica, é o dia da família, o domingo em que pais, filhos e avós se encontram para festejar este momento de alegria e descontração. “Não podemos esquecer do trabalho que é desenvolvido na área gastronômica pela comunidade de Jacarezinho e toda a equipe de apoio que faz o sucesso da Suinofest”, concluiu.

No ano que vem, Fachinetto será o presidente da 12ª Suinofest

Trabalho da comunidade de Jacarezinho é destacado por Fachinetto


Destaque

11


12

atrações de hoje O primeiro domingo da Suinofest tem atrações a partir das 10h da manhã, na área externa do Parque João Batista Marchese. O Salão Gastronômico será aberto às 11h e o show é do Musical Encantado.

SHOWS EXTERNOS 17h

Palco de Shows

Grupo Alma Crioula A Orquestra de Imigrante é bastante conhecida na região e possui um repertório eclético, com canções que vão da música popular brasileira como Gostava tanto de você, eternizada na voz de Tim Maia, aos clássicos do Jazz e até sucessos da dance music como Dancing Queen, do grupo sueco ABBA. A regência é do maestro Astor Dalferth

A partir das 10h da manhã, o comunicador Neocir Francisco Bigolin apresenta o programa A Voz da Itália, ao vivo do ESTÚDIO do Grupo Encantado de Comunicação

Fundado há seis anos, na cidade de Lajeado, o Grupo Alma Crioula tem raízes tradicionalistas muito fortes dentro do cenário do Rio Grande Do Sul, participando de CTGs, fandangos, rodeios e shows.

Orquestra de Imigrante

h 1 6Sho ws

Palco de

PROGRAMAÇÃO 10h - Programa “A Voz da Itália”, Rádio Encantado AM 12h30min - Mauri Horn e Grupo 14h - Apresentações Artísticas - DTG Guardi-

ões do Rio Grande, CTG Giuseppe Garibaldi e Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi 16h - Orquestra de Imigrante 17h - Show Grupo Alma Crioula

serviço Horário Salão Gastronômico: Das 11h às 14h.

Horário visitação da Feira: 10h às 22h

Ingressos para o Salão Gastronômico: Ao meio-dia: R$ 42,00. Crianças de 6 a 10 anos pagam R$ 23,00. Ingressos para a Feira e Shows externos: gratuito

Estacionamento: Carros: R$ 5,00 Motocicletas: R$ 3,00

www.opiniaojornal.com

Profile for Diogo Fedrizzi

Opinião Especial Suinofest / 10 de junho  

Caderno Especial do Jornal Opinião, de Encantado RS, que circulou no domingo, dia 10, durante a Suinofest 2012

Opinião Especial Suinofest / 10 de junho  

Caderno Especial do Jornal Opinião, de Encantado RS, que circulou no domingo, dia 10, durante a Suinofest 2012

Advertisement