Issuu on Google+

caderno JORNAL OPINIÃO - ENCANTADO SEXTA-FEIRA - 06 DE SETEMBRO DE 2013

MIX

Jorge Moreira lança mais um livro dia 18 Diogo Daroit Fedrizzi Aos 84 anos, o poeta, escritor e advogado Jorge Moreira apresenta "Apartes", o 11º livro assinado por ele. A obra de 152 páginas reúne 78 poemas, divididos em cinco capítulos. Recheado com fotos de momentos marcantes da vida de Moreira, as páginas também registram impressos alguns trechos dos rascunhos das poe-

Diogo Daroit Fedrizzi

sias, que revelam o instante da inspiração do poeta. A capa e a última página também resgatam cenas da rotina do escritor, como a caneta, o óculos e a caligrafia. O lançamento do livro está marcado para o dia 18 de setembro, às 20h, na Praça da Bandeira, durante as comemorações da Semana Farroupilha de Encantado. Nesta entrevista, Jorge Moreira dá mais detalhes de "Apartes".

"Na minha idade, não se pode parar" Jornal Opinião - Por que o título "Apartes"? Jorge Moreira - Aparte é uma expressão usada pelos Gaúchos quando, seguidamente, reúnem o gado, ou seja, “parar rodeio”, com as finalidades de contar o número de cabeças de gado, curar as bicheira, marcar, escolher os mais gordos (apartar) para vender, ou mesmo apartam a mais gorda para abater para assar em alguma festança. Eu, por exemplo, apartei os meus melhores poemas e estou presenteando meus leitores com este livro “APARTES’. Na obra, eu aparto uma parte para meus “amigos do coração”, para a minha Aldeia Encantado, que me recebeu há 58 anos, para homenagear diversos amigos, uns já “chegaditos” dos anos, outros recém saindo dos cueiros, desabrochando para a vida. Também, “paro rodeio” nas coisas terrunhas do meu Rio Grande com poemas às Entidades Tradicionalistas de Encantado e, por fim, faço um “APARTE” especial para amigos especiais que me proporcionaram meios para editar esta obra e repartir com meus queridos conterrâneos encantadenses e riograndenses os meus sentimentos poéticos das minhas já passadas quatro juventudes... JO- Como o poeta se sente em cada nova obra?

Jorge Moreira - Cada livro que escrevo, após aquelas preocupações em arrumar meios para editar, depois das correções gramaticais, diagramação, primeiras provas da Gráfica, eu tenho a sensação que estamos ganhando mais um filho, com todos aqueles preparativos que somente as mamães sabem resolver. Já disse alguém que o

homem para se realizar na vida, devia ter um filho, plantar uma árvore e criar um filho. Bem, eu me considero realizado espiritualmente, pois tenho dois filhos que me deram três netos maravilhosos, plantei milhares de árvores em meu ex-sítio, no Lajeadinho e escrevi 10 livros. Além destes três requisitos para ser feliz, posso afirmar que somente tenho amigos. Pode existir alguém que não simpatize comigo, mas inimigos me parece que não tenho. JO - O que o senhor considera marcante neste novo trabalho?

Jorge Moreira - O que mais vem me marcando nestes novos trabalhos do meu viver como Poeta é que, agora, com 84 anos, parece que a inspiração vem fluindo mais suave, mais corrente, enfim, parece mais fácil fazer poemas. Que o bom Deus me conceda mais tempo para que eu possa fazer mais poesias. JO - Quais são os próximos projetos? Jorge Moreira - Já tenho outro livro num arquivo de meu computador. Devem estar guardados uns 30 trabalhos para o próximo livro. Ainda não escolhi o título. A verdade é que na minha idade, não se pode parar. A tua cabeça, nesta fase da vida, tem que trabalhar. Assim, me sinto muito mais jovem e com muito mais sentido de vida para prosseguir encontrando inspiração num botão de rosa, num angico cinquentenário, num grãozinho de trigo, nos anjos de branco, num João Pretto, num Guerino Sangalli, num Severino Augusto Pretto e num Pelé da Tercon, num engraxate que engraxava o sapato dos outros e ele nem sapato tinha....

LIVROS EDITADOS

Rodeio de Afagos - 1995 Raízes de Amor - 1998 CTG Giuseppe Garibaldi, sua história, seus pioneiros - 2001 Rodeios e Raízes - 2005 Retalhos de uma Vida - 2006 Nas Asas do Tempo - 2007 Antologia da Estância da Poesia Crioula - 1998,2010 Escritos/Escritores-Coletânea - 2007,2010 Luzes da Minha Aldeia - 2011 CTG Sentinela da Tradição - 50 anos - Sua História, Sua Gente - 2012

Trechos dos rascunhos foram digitalizados para ilustrar a obra


P&B 4 COL ( 17,2 CM) X 5 CM


MIX

momentos

23 de Agosto de 2013

3


social

O primeiro ensaio da pequena Micaela

Micaela Dal’zotto Cronhal nasceu no dia 29 de agosto no Hospital Beneficente Santa Teresinha, em Encantado. A menina veio ao mundo com kg 2,850 e 47 centímetros. Micaela é filha do fotógrafo Emerson Foguinho e de Alecsandra Dal’Zotto. Para marcar o momento, nada mais justo que um ensaio especial de Micaela, organizado pelo papai coruja. Fotos: Emerson Foguinho

Texto: Angela Reale; Créditos: Josué Bigliardi e Retrarte Fotografia

Debutantes 2013

Ontem, nas dependências do Clube Comercial de Encantado, aconteceu o Workshop Clube da Luluzinha, um evento de informação e lazer único, programado especialmente para as Debutantes e ministrado por Júlia Wolf. As meninas também foram presentadas com um curso de automaquiagem com produtos Delange-Viny Lady.

06 de setembro de 2013

5


06 de setembro de 2013 6social

MIX 6

04 de janeiro de 2013


MIX

06 de setembro de 2013

7


8

06 de setembro de 2013

Depois de muitas temporadas de moda, podemos perceber que a transparência, nos mais variados estilos, será uma forte tendência para a próxima estação. Elas aparecem em peças que podem remeter a um ar de ousadia, discretas e charmosas, nos tecidos que podem ser no tule, rendas, organza e sedas super leves, ou seja, todos aqueles que deixam a pele à mostra. Prometendo leveza e sensualidade típicas do verão, foi unanimidade nas passarelas, porém, cuidado com os quilinhos extras, se estiver com umas gostosuras a mais, um belo truque é uma regatinha por baixo!! Separei algumas imagens que possam servir de inspiração para você sair arrasando!! Beijo e até a próxima semana!

MIX

Firme na TRANSPARÊNCIA


MIX

06 de setembro de 2013

9


10

06 de setembro de 2013

MIX


MIX

06 de setembro de 2013

11


12

23 de Agosto de 2013

celebridades

MIX

Maria, Maria...

Mesmo já tendo afirmado que não posaria nua, a atriz Maria Casadevall tirou a roupa em um ensaio bastante sensual para a revista “Playboy” deste mês. Nas fotos de Yuri Sardenberg, a intérprete de Patrícia, da novela “Amor à Vida” (Globo), par romântico do ator Caio Castro, em lingeries provocantes. “Ou as coisas são feitas com muito amor e tesão ou é melhor que não sejam feitas”, diz Maria.

Fátima Bernardes fecha acordo publicitário milionário No ar com o Encontro nas manhãs da TV Globo há pouco mais de um ano, Fátima Bernardes está se preparando para uma nova guinada na vida de apresentadora! De acordo com informações da coluna Radar On-line da VEJA, a jornalista de 50 anos acaba de fechar um contrato milionário com um banco para dar dicas de como cuidar do dinheiro e lidar investimentos em seu programa. Segundo a coluna, a Globo proíbe seus jornalistas de serem garotos-propaganda. Porém, como Fátima se firmou como apresentadora de entretenimento, escapou do veto e já pode fazer merchandising, nos modelos de Faustão e Ana Maria Braga.

Mãe aos 40 Aos 40 anos, Isabel Fillardis está grávida de três meses. A mãe da atriz, Dona Sonia, disse ao jornal Extra que não cabe em si de tanta felicidade. “Diz a lenda que antes dos quatro meses não é bom falar. Não vou dizer que sim, nem que não. Mas é um presente de Deus”, entregou. Isabel, que já é mãe de dois filhos, Analuz, de 12 anos, e Jamal, de 10, vem espalhando a novidade para amigos. Ela preferiu esperar completar 12 semanas de gestação para dar a notícia.


Caderno Mix - 6 de setembro de 2013