Page 1

Combate ao tráfico

Ação conjunta da Polícia Civil e Brigada Militar captura um dos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Encantado. Policiais vasculharam a casa do acusado e encontraram armas, buchas de cocaína e mais de R$ 20 mil em dinheiro Página 29 Rodger Timm/Divulgação

MÚSICA: O novo trabalho da

Divulgação/Polícia Civil

O S E R P A TAXIST Luauê

CONCURSO DA PREFEITURA

Mais polêmica na Câmara Página 7

APELO

Falta de policiais

preocupa novo delegado Página 12

Diogo Daroit Fedrizzi

Páginas 12 e 13

Caderno Especial


2


JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012

3


4

JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012


COLUNA

JORNAL OPINIÃO n 30 de março de 2012

*** Casa do artesão

Durante a semana recebemos a visita de integrantes da Casa do Artesão. Informaram que a casa esteve aberta no dia 17 de Março, das 8h às 11h45min, quando da realização do Festival do Sorvete, Feira do Produtor e Feira da Saúde da Mulher. Feito o registro.

*** Encantado 97 anos

Encantado de muitos Encantos completa 97 anos neste sábado dia 31 de março. Encantado: ontem, hoje e amanhã será o tema do Panorama 1580 da Rádio Encantado AM, das 11h às 12h. Convidados: prefeito Paulo Costi, historiador Gino Ferri, secretário de desenvolvimento Roberto Turatti, presidente da Câmara de Vereadores Eldo Orlandini, Nestor Bergamaschi, do Conselho Pró Desenvolvimento de Encantado. Apresentação: Diogo Daroit Fedrizzi

---Informações

Durante a sessão da semana passada, na Câmara de Vereadores de Muçum, o vereador Mauro Cipriani (PMDB) solicitou informações sobre: Funções de Gilmar Marcolin, detalhando cargo ou função que exerce, bem como o modo de contratação e qual o setor que está lotado, horário de trabalho e vencimento básico.

---Explicações

Conversei c com Gilmar o Marcolim que disse u estranhar o pedido r de informações do i vereador Mauro n Cipriani h. Conforme Marcolin o a campanha eleitoral iniciou e se o vereador precisar de informações é só buscar junto ao Executivo.

---Nova Bréscia

Entrevistado no Bom Dia Região dos Vales da Rádio Encantado, o prefeito de Nova Bréscia confirmou que o atual vice-prefeito Gilnei Agostini é o candidato da situação. Adelson Mezacasa (o Niki, quatro mandatos de vereador) é o preferido para ser vice .

**Ebulição I

Solidariedade I

Domingo, a comunidade de Muçum foi surpreendida por um “Mendigo”, desde as primeiras horas da manhã. Após solicitar ajuda de transeuntes e caminhantes da área central, sem sucesso, o “Mendigo” esteve na porta de acesso ao salão paroquial onde estão sendo celebradas as missas.

objetos e veículo. No domingo um empresário foi assaltado, mantido refém por cerca de uma hora e abandonado no interior.

Dois menores de 14 e 17 anos vem atormentando Encantado e região com pequenos furtos praticados diariamente. Os menores foram flagrados por diversas vezes pela Brigada Militar. Levados para o registro e liberados pela força da lei.

Segurança II

Segurança IV

O proprietário de um bar localizado no Bairro José Marcolim, Muçum, foi assaltado e agredido na quarta-feira à noite.

Durante a semana recebi telefone de uma vítima que, ao perceber a tentativa de arrombamento do veículo, chamou a atenção do menor. Além de não se importar com a mulher, o jovem de 17 anos investiu contra com uma faca provocando lesões.

Segurança III

Outra quadrilha vem atormentando Vespasiano Corrêa. Na sexta-feira (23), a família do vice-prefeito foi mantida refém e teve roubados

___Gabarito___

Nas últimas duas semanas, o assunto mais falado e divulgado foi o gabarito do concurso público de Encantado. Tomo a liberdade de confeccionar o meu próprio gabarito:

Segurança V

Em Fazenda Vilanova, cansado de ver a casa no interior ser violada, o senhor Lauteni Diedrich, instalou alarme e, mesmo assim, os arrombamentos/furtos prosseguiram. Na noite de terça-feira, ele percebeu que uma pessoa estava rondando a casa e chamou a atenção, recebendo como resposta o arremesso de um tijolo. Sem alternativas, a vítima efetuou dois disparos de espingarda calibre 12, matando o suposto arrombador.

Butiá

Como diz o ditado gaúcho: “Assim me cai os butiá do Borso”

Solidariedade II

No Paroquial solicitava ajuda para comprar um pastel para o café da manhã. Poucos o ajudaram, muitos simplesmente ignoraram. Durante o “Sermão”, o padre Darci chamou o “Mendigo” para participar, onde foi revelado que era um ator para demonstrar o quanto somos “indiferentes” com os necessitados. Parabéns pelo papel de Daniel Burghardt.

Recentemente, o vereador de Muçum, Renato Graciolli, utilizou a tribuna onde destacou que os Edis do município são tratados pela administração como “Cachorros”. O vereador Agenor Trojan cobrou veementemente fiscalização sobre animais que são levados pelos donos para as praças públicas para necessidades fisiológicas e limpeza dos terrenos baldios.

**Ebulição II

Nesta semana, em novo pronunciamento, o vereador Agenor Trojan cobrou explicações quanto aos critérios de atendimento no hospital Nossa Senhora Aparecida

**Ebulição III

Segurança l

5

Os simples pedidos de informações ficam baixados em comissão. Nos pronunciamentos, membros da comissão dizem que os pedidos não têm motivos para ficar nas comissões. Isso que são vereadores de situação..... Ebulição... Ebulição...Ebulição....

+Politicagem Durante a sessão desta semana, o vereador de Muçum, Leonardo Bastiani (Maninho) ressaltou que espera o mesmo tratamento quando da análise dos projetos do Executivo e Legislativo. Para Maninho está na hora de os vereadores pararem de fazer “politicagem” com os projetos. +Drogas Leonardo também denunciou a “Tele-entrega” de drogas na cidade. Sugiro que repasse o número do telefone para a segurança pública.

___Colégio São José

Divulgação

Com o objetivo de incentivar a comunidade escolar a desenvolver ações solidárias, despertar o interesse pela prática do trabalho voluntário, identificar na comunidade as diferenças sociais, conscientizar os alunos da necessidade de planejamento orçamentário e promover o bem estar de uma classe desprovida de recursos, o Colégio São José de Roca Sales promove a “Páscoa Solidária”.

___Páscoa Solidária

Os líderes das turmas recolheram R$ 2,00 de cada aluno, compraram e montaram cestas de Páscoa que serão entregues pelos próprios estudantes para crianças carentes dos municípios de Encantado e Roca Sales. Parabéns pela excelente iniciativa.


6

JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012


CÂMARA DE VEREADORES

JORNAL OPINIÃO n 30 de março de 2012

7

Concurso público

Oposição insiste no cancelamento. Jonas vê precipitação nas acusações Vereadores levantaram novas suspeitas sobre a credibilidade da empresa responsável por realizar as provas. Um vídeo com reportagem do SBT chegou a ser exibido. Diogo Daroit Fedrizzi Encantado - A realização do concurso público para 11 cargos na Prefeitura voltou a pautar as manifestações na sessão de segunda-feira (26) na Câmara de Vereadores. O líder da oposição, Everaldo Delazeri (PDT), e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Cláudio

Roberto da Silva (PMDB), mais uma vez fizeram denúncias graves contra a empresa Energia Essencial, responsável por organizar as provas, e criticaram a administração municipal por manter o processo. O ataque ganhou força após a leitura do ofício assinado pelo prefeito Paulo Costi, encaminhado ao Legislativo. O texto diz “serem totalmente infundadas as

Everaldo pede suspensão

Na tribuna, Everaldo pediu o cancelamento do concurso e apresentou o número de um inquérito em que a empresa está sendo investigada (0012.012.1525.02) e o da ocorrência (1623/11, de 29/12/2011). “Nesse processo consta estelionato, formação de quadrilha, coação no curso do processo e fraude na licitação”, disse. Para o pedetista está havendo falta de respeito com os candidatos que já se inscreveram. “Eu duvido que os três advogados, mais os assessores, o secretário Luciano Moresco e o prefeito não sabiam da ‘idoneidade’ desta empresa”, ironizou, argumentando que em outros municípios, quando o prefeito soube da denúncia, logo cancelou o concurso. “O nosso não, resolveu fazer de forma mais prática, agredir os vereadores”. Everaldo afirmou que recebeu informações via mensagem de celular e por telefone de que

há pessoas com o gabarito em casa. “Numa família, tem dois sujeitos que tiraram férias para estudar só as respostas corretas”, acusou. “Como vamos achar que isso é um processo sério?”. Para ele, os candidatos aprovados ficarão marcados por terem participado de uma fraude. “Esse concurso já nasceu marcado com uma tarja de corrupção. Não podemos ter pessoas trabalhando em nossa administração durante uma vida toda com uma marca de que aquele ou aquela passou em um processo fraudulento. Não vamos fazer isso com as pessoas. Suspendam o concurso”, apelou.

Everaldo foi o primeiro a falar na tribuna

Reportagem do SBT

A oposição também apresentou um vídeo com uma reportagem do SBT sobre as suspeitas de irregularidades no concurso da prefeitura de Itati. Na matéria, o repórter entrevista um candidato que teria entregue o cartão de respostas com menos da metade das perguntas respondidas e, mesmo assim, foi aprovado. O cartão apreendido pela polícia estava todo preenchido à caneta. “Alguém concluiu, senão eu jamais teria passado”, disse o homem.

Projetos aprovados

Seis matérias foram aprovadas por unanimidade. Entre elas, os projetos que concedem incentivos para as empresas Cerâmica Magagnin e Márcia Rosa Bergamaschi. Também foi confirmada a devolução de uma parte de área de terras do município para Dinarte Antônio Fontana.

Informações

A bancada de situação encaminhou dois pedidos de informação. Um dos questionamentos refere-se à relação com nome e cargo dos CCs, terceirizados e contratados do Legislativo Municipal referente ao período de 1º de janeiro de 2009 até agora. O outro pede a relação com nome, cargo, local de trabalho e Função Gratificada que exerciam CCs, FGs e terceirizados do município de 1º de janeiro de 2005 até 31 de dezembro de 2008. Os ofícios são assinados pelos vereadores Jonas Calvi, Sander Bertozzi e Ivanor Daltoé.

declarações dos vereadores Cláudio Roberto da Silva e Everaldo Delazeri”. Cita ainda que “irresponsavelmente declararam que o concurso de Encantado era de ‘cartas marcadas’, inclusive insinuando que havia conluio entre a citada empresa e a Administração de Encantado para que pessoas escolhidas pelos administradores fossem aprovadas”. Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

Telão (ao fundo) foi utilizado para reproduzir reportagem do SBT

Cláudio ataca sócio da empresa Durante 19 minutos, o peemedebista Cláudio Roberto da Silva fez eco às declarações do colega Everaldo. E foi além, lançou suspeita também contra a credibilidade de um dos sócios da empresa, que atua como diretor pedagógico, Carlos Gilberto Souza dos Santos. Na edição passada do Jornal Opinião, Santos disse que iria redobrar os cuidados em Encantado, após o episódio de

Itati. “Ele responde, junto com o sócio Rodrigo Ferreira, o secretário Osiel Witt e o prefeito de Itati, por estelionato, formação de quadrilha, fraude e licitação”, salientou Cláudio. “Quem me garante que ele não vai repassar o resultado? Quem garante que se o Joaquim da Silva chegar nele e disser ‘toma aqui X de dinheiro e me dá o gabarito´, quem colocaria a mão no fogo por ele e garantiria que não? O Carlos é

inconfiável. Nem a própria administração tenta defender a credibilidade dele”, falou. “Esse Carlos é a pessoa que elabora e corrige a prova. Aí a administração vem pedir que a Câmara e o Ministério Público fiscalizem isso? É infiscalizável. Ele responde cinco processos por fraude em licitação e por fraude em concurso. Vocês querem que nós vereadores vamos legitimar uma maracutaia dessas?”.

Jonas chama atenção para o partido do prefeito de Itati

O líder do governo, Jonas Calvi (PTB), lamentou os discursos da oposição com relação ao concurso. Segundo ele, as pessoas que se preparam para as provas estão sendo discriminadas. “Imaginem o medo delas”, comentou. “É precipitado afirmar que existem listas de aprovados pela cidade. Quantos candidatos que possam passar nesse concurso, que estão estudando há tempo, por ventura possam ser parentes do vereador Valdecir ou do vereador Cláudio? Todos temos ligação com algumas pessoas”. Jonas afirmou ainda que o vídeo mostrado escondeu o partido que comanda o município de Itati. Tanto o prefeito Luiz Carlos Chaves quanto o vice Gilvan Neubert são do PMDB. “Nessa prefeitura, sim, as duas partes estavam envolvidas na corrupção. A empresa fraudou, mas com o consentimento da administração. O prefeito foi

conivente, aí sim merece ir para a cadeia”, disse, ressaltando que, em Cruz Alta, por exemplo, o processo com a Energia Essencial também está Jonas rebateu confirmado. declarações da situação O petebista declarou que a preocupação com o processo deve existir e, por isso, o governo convocou o Ministério Público e a própria Câmara para ajudar na fiscalização. Jonas reforçou que o Executivo está focado na realização do concurso e que a administração conta o trabalho de pessoas sérias.


8

CÂMARA DE VEREADORES/GERAL

JORNAL OPINIÃO n 30 de março de 2012

Sander comemora reconhecimento ao projeto das agroindústrias

Domingo de Ramos Neste domingo celebramos o “Domingo de Ramos” que nos introduz na Semana Santa. A procissão recorda o que Cristo fez, mas também é a recepção triunfal que a Igreja, como comunidade, faz ao mesmo Cristo. Cristo entra em cada pessoa na Semana Santa para renovar a obra de salvação, para triunfar sobre a morte e o pecado e para conduzir a todos, através da cruz, à ressurreição. Esta entrada triunfal de Cristo em nossas almas, revive aquela entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. A procissão de ramos na primeira parte da liturgia deste domingo é muito importante. Os ramos verdes nas mãos simbolizam a alegria do povo que acolhe seu Salvador. E é o próprio Jesus quem orienta seus discípulos nos preparativos para esta sua entrada em Jerusalém. O Rei, humildemente, entra em Jerusalém montado num jumento e não num cavalo militar como seria próprio a um rei. Mas aí também se revelam as primícias de Jesus, já que o jumento indicado nunca havia sido montado por ninguém. E o povo vai estendendo seus mantos como a formar um imenso tapete por onde Jesus passa e em alto brado, com alegria, é aclamado Mestre, Senhor e Rei: “Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor”. Neste ano de 2012, em que a Campanha da Fraternidade traz presente a questão da Fraternidade e Saúde Pública, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8), convidamos a todos para que venham trazendo seus ramos verdes que serão abençoados neste domingo, 1° de abril, às 7h50min, em frente ao Hospital Santa Teresinha, seguindo-se após, em caminhada, até a Igreja Matriz onde será celebrada a Santa Missa.

Pastoral da Comunicação Paróquia São Pedro – Encantado

Tríduo Penitencial: Segunda-feira (02/04) - 18h30min, na Matriz Celebração Eucarística e Confissões Terça-feira (03/04) - 6h30min e 18h30min, na Matriz - Celebração Eucarística e Confissões Quarta-feira (04/04) – 6h30min, na Matriz Celebração Eucarística e Confissões

Sander Bertozzi (PP) fez um chamamento para que os desportistas participem do Campeonato Aberto de Futsal, cujas inscrições vão até 10 de abril. Ele lembrou ainda o envolvimento dos clubes de futebol amador, que disputavam os jogos aos domingos à tarde, há cerca de 20 anos. “Eram mais de 12 campos de futebol. Uns com alambrado, outros sem. Via-se como era sadio. Havia bem menos casos de droga em Encantado”, comentou. “Temos que saber onde erramos para que o futebol aos domingos tenha terminado”. Sander sugeriu a realização de um campeonato de escolinhas, destinado para crianças até 14 anos. “É na base que

vamos ter o futuro das agremiações amadoras, precisamos resgatar o amor por nossas equipes”. Sander destacou ainda o projeto de incentivo às agroindústrias familiares, com o objetivo de agregar valor aos produtos agropecuários e melhorar as condições de vida dos agricultores. “No ano passado foram contempladas duas agroindústrias e este ano mais quatro estão com o valor aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural”, disse. “Ficamos felizes porque nosso projeto vai ser premiado no Selo Sebrae Prefeito Empreendedor. Encantado está entre os 10 municípios que serão agraciados”.

Sander Bertozzi, do PP

“É uma vergonha”, diz Arno sobre inauguração do INSS

Arno Bagatini (PP) estranhou a grandiosidade da estrutura montada pelo INSS para inaugurar as salas de um prédio alugado, na tarde de segunda-feira (26), no centro de Encantado. “Não era simplesmente abrir a porta e dar continuidade ao trabalho? Imaginem o custo da estrutura para inaugurar uma coisa que não existe. É uma vergonha”, afirmou. “Deveriam vir

aqui e dizer que os pobres aposentados teriam aumento, aí eu entenderia o porquê de montar aquele palco”. Arno também destacou a inauguração do recapeamento da avenida Antonio de Conto e lembrou que foi ele que conseguiu os R$ 450 mil com o ex-senador Neuto de Conto. “Tenho que vender meu peixe, porque com certeza o governo iria esquecer.

Na hora da inauguração, dos pronunciamentos, é a administração e não o vereador Arno Bagatini”, disse, comparando com a situação do estacionamento rotativo. “Fiquei um ano e meio lutando pelo estacionamento. Agora que está dando lucro, o Arno sumiu, é a administração. É preciso lembrar os mais esquecidos. Deem o mérito para quem merece”.

Delegada anuncia medidas paliativas para resolver problema de falta de servidores na DP

Elisabete, Eldo Orlandini e Paulo Costi Encantado - A Câmara de Vereadores recebeu a delegada regional, Elisabete Barreto Müller, na noite de quarta-feira, para uma reunião sobre a situação da segurança pública em Encantado. Participaram do encontro o presidente do Legislativo Eldo Orlandini, o prefeito Paulo Costi, a juíza Juliane Pereira Lopes, a promotora Karina Mariotti, além de vereadores, secretários municipais e lideranças da comunidade. Uma das preocupações, que já

Juíza Juliane e promotora Karina

havia sido externada quando da posse do delegado João Antônio Peixoto, é o número reduzido de servidores que está atuando na Delegacia de Polícia. “Todos os esforços serão feitos no sentido de que se consiga trazer mais policiais para cá”, disse Elisabete. Conforme ela, algumas medidas paliativas já foram tomadas. Uma delas é a cedência de um profissional das DPs de Arroio do Meio, Nova Bréscia e Roca Sales durante alguns dias da semana para auxi-

liar na DP de Encantado. “Vamos fazer esse rodízio para que nos cinco dias da semana, pelo menos, se tenha um terceiro policial trabalhando na cidade”, disse Elisabete. Outra novidade é que o delegado Peixoto vai responder também pelo município de Roca Sales, assim como já faz com Muçum. “Isso é o que está ao meu alcance agora”. No ano passado, na DP de Encantado foram 2.928 ocorrências. Neste ano, até 27 de março, já foram registradas 799.


GERAL

JORNAL OPINIÃO n 30 de março de 2012

Paixão de Cristo de Muçum faz último ensaio no domingo

Divulgação

SÉRIE com

ELISETE GONZATTI

9

A cada edição, o Jornal Opinião traz o relato da rotina de um encantadense espalhado pelo mundo. Trabalhando, estudando, viajando.....

Ilha de Maui Hawaii ESTADOS UNIDOS

Cenários começam a ser montados na segunda-feira (2) Muçum - Os preparativos para a Paixão de Cristo de Muçum – 10 anos, espetáculo teatral realizado durante a Semana Santa, entram na reta final. O último ensaio aberto é neste domingo (1º), na Praça da Matriz – onde a peça é encenada, a partir das 19h. Nos próximos dias 2, 3, 4 e 5 (segunda, terça, quarta e quinta-feira), à noite, iniciam a montagem dos cenários que vão integrar o espetáculo artístico. Realizado há 10 anos pelo Grupo de Jovens da Paróquia Nossa Senhora da Purificação, os preparativos estão em ritmo

acelerado e o cronograma de toda a estrutura está em consonância com a programação. “Entramos na reta final, com a conclusão da montagem dos palcos, cenários e entrega dos figurinos”, afirma Anelise Torriani, integrante da equipe de coordenação. “Na próxima semana teremos apenas mais um ensaio, na quinta-feira (5), às 19h30min. Estamos trabalhando para fazermos uma das mais belas apresentações para comemoramos nossos 10 anos de existência”, conclui Anelise.

Encontro qualifica funcionários da Escola Estadual Nova Bréscia Divulgação

Coordenadora da 3ªCRE, Marisa Bastos, acompanhou as atividades Nova Bréscia – A Escola Estadual de Ensino Médio Nova Bréscia sediou, na quinta-feira (22), o Encontro de Formação Continuada que teve como tema “O trabalho Humano e suas Referencias no Planeta”. Alunos do Ensino Médio Diurno interpretaram a música “Planeta Água”, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Jovens integrantes do Grêmio Estudantil Rui Barbosa falaram sobre o tema “A importância da Alimentação saudável na vida das pessoas”. O Encontro reuniu funcionários das escolas da 3ª Coordenadoria Regional de Educação e contou com a participação da coordenadora Marisa Cecília Wicker Bastos e da Irmã Lúcia

Rockenbach. Os participantes foram divididos em grupos para as oficinas que trataram sobre as temáticas Alimentação Saudável; Alimentos Orgânicos e Longevidade; Plantas Medicinais e Fitoterápicos e Saúde Pública. Também estiveram presentes a Coordenadora Adjunta Roseli, Loraci e Verani do Departamento Pedagógico da 3ª CRE e o diretor Marcos Antonio Martini. “A Escola, através de sua Comunidade Escolar, se sente honrada e agradece à 3ª Coordenadoria Regional de Educação pela oportunidade de sediar tão importante encontro de Formação”, disse o diretor Marcos Antonio Martini.

Elisete Gonzatti mudouse de Encantado para ilha de MAUI, no Estado do HAWAII, em 2006, com sua filha Maria Vitoria.Hoje, ela é casada com Bruno Goldberg. “MAUI é uma das sete ilhas habitadas do Arquipélago do Estado do Hawaii,que pertence aos Estados Unidos e tem uma população de aproximadamente 160 mil habitantes. A cultura hawaiiana tem muitas raízes místicas que também influenciam a vida, não somente da população local, mas também dos imigrantes, através de seus rituais, danças e músicas, dando alto valor à espiritualidade. Aqui se vive de um modo zen. O tempo tem outra dimensão e a medicina alternativa, a meditação, a yoga são práticas espirituais que prevalecem no cotidiano da população. Um dos grandes atrativos do Arquipélago do Hawaii são as condições climáticas, com temperaturas normalmente entre 18 e 26 graus durante todo o ano e a umidade relativa do ar de em torno de 60%, que fazem do Hawaii um dos lugares com melhor qualidade de vida e longevidade do planeta e recebendo com carinho as ondas do Oceano Pacífico. Essa condições tropicais permitem que tenhamos grande variedade de frutas e de flores que fazem parte do dia a dia do hawaiiano, sem esquecer a pescaria, que é um bom motivo para reunir os amigos e compartilhar. ALOHA é uma palavra muiElisete e Bruno: Casamento tradicional local

Elisete aproveita os dias de folga para surfar

to usada devido seu variado significado, tanto para cumprimento e despedida, como para o tradicional ESPÍRITO de ALOHA, que significa bondade e compartimento. Por exemplo, frutas que temos em abundância em nossa horta ou depois de uma boa pescaria, dividir com vizinhos e amigos o resultante desta atividade. O SURFE é uma atividade exercida não somente pelos jovens, mas sim por todas faixas etárias. Sendo que praticamente TODOS os dias são bons bom para a prática do esporte. Se o vento sopra forte na Costa Sul, vamos para a Costa Norte ou vice-versa. O Estado do Hawaii é considerado o de mais baixo nível de stress da América do Norte. Criminalidade é coisa rara e aqui vive-se realmente o Espírito de Aloha e isso é que tem atraído muitos jovens para cá. Assim como o estilo de vida do povo hawaiiano é muito sublime, ele celebra a morte como uma viagem. Em princípio, o corpo é cremado em uma cerimônia íntima (familiares) e depois é planejada uma festa muito grande, normalmente em alguma praia, onde se celebra com todos parentes e amigos a VIDA (e não a

morte) com muita música, danças,comidas típicas e flores, que representam a alma da essência hawaiiana. Em dado momento durante a cerimônia, parentes e amigos entram no mar com suas pranchas de surf e formam um círculo para então jogar as cinzas ao mar. Uma das vantagens ou desvantagens de morar no meio do Pacífico é que cada vez que viajamos, tudo começa com quase seis horas de voo para chegar ao Continente Americano e depois iniciam-se as viagens. Desde minha chegada ao Hawaii não exerço nenhuma atividade profissional, dedicando-me somente à família. Minha filha, atualmente, cursa o segundo ano de faculdade na Hawaii Pacific University em Honolulu (capital do Estado na ilha de OAHU) mas em junho deste ano mudará para Califórnia para seguir seus estudos. Parte do meu tempo passo com algumas amigas e nos dedicamos a entidades que ajudam os necessitados, como o Hawaiian Food Bank. Para não perder o costume, seguimos tomando chimarrão diariamente e reunimos amigos para o tradicional churrasco gaúcho e caipirinha que levamos diretamente de Encantado para o Hawaii. Dessa maneira, matamos um pouco a saudade dos familiares que deixamos no Vale do Taquari. Deixo para todos que estiverem lendo, um abraço e que o espírito de ALOHA os acompanhe.”


10

ESPECIAL

JORNAL OPINIÃO n 30 de março de 2012

No mundo dos livros

Irmãos Rafael e Tiago Casanova criam o Sobre Livros, site especializado em antecipar novidades da produção literária brasileira e internacional. Iniciativa já rendeu participações em eventos no centro do pais, além do contato com os maiores escritores da atualidade.

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

Diogo Daroit Fedrizzi Encantado - Não é de hoje que comentários proféticos apontam que a internet vai acabar com publicações impressas e até mesmo diminuir o interesse pela leitura mais longa, seja em livros, jornais, enciclopédias. Nesse contexto controverso, os irmãos gêmeos Rafael e Tiago Casanova, de 24 anos, buscaram na rede mundial de computadores uma forma de estimular a leitura e manter os internautas atualizados sobre os futuros lançamentos e as novidades da produção literária brasileira e internacional. “Sempre da maneira mais humorada possível”, acrescenta Tiago. O site www.sobrelivros. com.br nasceu no dia 25 de novembro de 2009. A ideia, conforme Rafael, surgiu quando eles planejavam a construção de uma plataforma virtual literária chamada Bookers. “Começamos pesquisando possíveis parceiros e constatamos que não havia muitos sites focados na literatura de gênero no país. Depois nos perguntamos que tipo de notícias e informações gostaríamos de ler. Como nenhum dos poucos sites encontrados preenchia os requisitos pensados por nós, decidimos criar o Sobre Livros para conseguir e propagar essas informações. Hoje, o site alimenta não só os gaúchos, mas a todos brasileiros, com notícias e conteúdo diferenciado, diariamente”, conta.

a rotina

O quarto é o ambiente de trabalho. Em meio a centenas de títulos bem arrumados na estante e dois notebooks, a rotina dos irmãos se resume a buscar informações, editar as notícias e a contatar com autores e editoras. A atividade até garante uma renda, através da parceria com sites que comercializam livros, como o Submarino. A cada compra efetivada através do Sobre Livros, uma percentual da negociação fica com os Casanova. O conteúdo amplia-se com a colaboração de amigos espalhados pelo país e pelo mundo que atuam como resenhistas, tradutores, legendadores, colunistas e correspondentes internacionais. Segundo Tiago, os correspon-

o Quarto é de ambiente de trabalho iago T Rafael e

dentes possuem autonomia para escrever qualquer assunto voltado ao mundo literário, desde que seja relacionado com o país de onde escreve. “Atualmente temos colaboradores nos Estados Unidos, Peru, Japão, Itália e Inglaterra. Já estamos negociando com amigos da índia, Arábia Saudita e Austrália. Todos eles são brasileiros, é isso que buscamos, uma visão diferenciada, mas com a cara de nossa terra”, explica.

Criatividade

O Sobre Livros conta com diversas seções especiais, como o “Na Mira dos Livros”, em que um vídeo, estrelado pelo escritor Leandro Schulai e pela blogueira Vivianne Ferreira, registra a cobertura de eventos literários de uma maneira irreverente. Sem esquecer do Libris, um personagem fictício com personalidade diferenciada criado pelos irmãos Casanova. “Ele é um dos xodós dos visitantes e já apresentou a primeira premiação do site, o Sobre Livros Awards, dividindo o palco com várias personalidades literárias como Marvin, Galdalf, Emilía e até mesmo a Morte”, conta Tiago. Tirinhas, entrevistas, jogos literários, clube do livro, entre outros, recheiam a página principal do site.

www.sobrelivros.com.br Com pouco mais de dois anos no ar, o site já contabiliza números relevantes. A média chega a 175 mil visitas por mês, totalizando quase oito milhões de páginas vistas desde a fundação. Além disso, o número de seguidores no microblog Twitter é de 5.640 com mais de 6.645 curtidas na página oficial no Facebook.


ESPECIAL

JORNAL OPINIÃO n 30 de março de 2012

11

sherlock holmes e harry potter

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

O gosto de Rafael pela leitura apareceu na escola, no início do Segundo Grau, quando começou a ler Sherlock Holmes, do escritor Arthur Conan Doyle. “Esse é um dos meus favoritos, mas foi com Harry Potter que a literatura de gênero deu aquele estalo, aliás, Harry Potter e O Senhor dos Anéis são os responsáveis pela iniciação de pelo menos 98% das pessoas de minha faixa etária nesse tipo de literatura. Gosto muito de fantasias e romances históricos”, comenta. Harry Potter também foi o responsável por despertar a paixão pela leitura em Tiago.

O Temor do Sábio, um dos livros favoritos de Rafael

“Também havia me interessado bastante pela série juvenil Artemis Fowl, um anti-herói criado pelo escritor irlandês Eoin Colfer. Meu estilo favorito é fantasia”.

Cinema ajuda

Os irmãos avaliam que o interesse por livros em crianças e jovens ainda é baixo, porém, vem crescendo com a ajuda do cinema, que recentemente adaptou para as telas sagas literárias de sucesso, como Harry Potter, Crepúsculo e Percy Jackson. “Até mesmo os professores de 1º e 2º graus estão com as cabeças mais abertas com rela-

ção a esse tipo de literatura, incentivando bastante os alunos”, constata Tiago. “Basicamente é isso, para que um adulto se torne um leitor assíduo ele precisa ser incentivado desde criança, é uma premissa básica que deve ser respeita”, acrescenta Rafael. “A gente tenta provocar a leitura entre os amigos, mas é difícil, ninguém quer ler (risos). Eles ficam encantados com as estantes de livros, acham tudo muito bonito, mas não passa disso. Costumamos dizer que não existe alguém que não goste de ler, apenas que esse ainda não encontrou o livro certo”, diz Tiago.

Perto de escritores consagrados

William P. Young, autor do livro “A Cabana” (super bestseler no Brasil, ficou mais de 150 semanas nos mais vendidos da revista Veja) Tiago e Rafael também já são reconhecidos no país. Prova disso são os convites para participar de eventos consagrados direcionados para a produção literária, entre eles, feiras e bienais. Em 2010, o Sobre Livros foi um dos cinco sites literários oficiais da Bienal do Livro de São Paulo. “Foi nosso primeiro evento de grande porte e que abriu vá-

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Rafael com Anne Rice, autora de "Entrevista com o Vampiro" (do filme com Brad Pitt) e muitos outros títulos

rios caminhos e contatos profissionais”, salienta Tiago. Em 2011, o site já era bem conhecido pelo Brasil e pelas editoras parceiras, o que possibilitou aos irmãos realizar entrevistas com vários escritores internacionais, entre eles, Anne Rice, Alyson Noel, Lauren Kate, William P. Young, Deborah Harkness, Jessica Brody, Michael

~

Escrever

Quando questionados sobre a vontade de escreverem algum livro, a opinião en-

SUGESTAO

Rafael • • • • • • •

Coleção completa do Sherlock Holmes, de Artur Conan Doyle; Série A Crônica do Matador do Rei, de Patrick Rothfuss; Série Maze Runner, de James Dashner; Série Jogos Vorazes, de Suzanne Collins; Série Harry Potter, de J. K. Rowling; Série Dragões de Éter, de Raphael Draccon; O Homem que Calculava, de Malba Tahan

Tiago

Série As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin; Série Artemis Fowl, de Eoin Colfer; Jonathan Strange e Mr. Norrel, de Susanna Clarke; Série Harry Potter, de J. K. Rowling; O Voo de Icarus, de Estevan Lutz; O Homem que Calculava, de Malba Tahan; Neuromancer, de William Gibson; Admirável Mundo Novo; Série Jogos Vorazes, de Suzanne Collins “O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon

Tiago com Kim Edwards, escritora de “O Guardião de Memórias”

Connoly e muitos outros. Além da Bienal na capital paulista, eles já estiveram na Bienal do Livro de Curitiba, do Rio de Janeiro e na Feira de Porto Alegre.

Para quem está disposto a ingressar no mundo dos livros, os irmãos Casanova sugerem algumas obras para começar a leitura.

• • • • • • • • • •

Jonathan Strange & Mr. Norrel, de Sussana Clarke, é um dos preferidos de Tiago

tre os irmãos se divide. Rafael revela que recentemente começou a escrever uma obra. “O enredo é ambientado na idade média do nosso mundo, onde adolescentes entram em uma espécie de escola de guerra, algo voltado para o público jovem”, explica Rafael. Já Tiago, diz que até o momento não escreveu nada. “De repente, quando eu completar 80 anos”.

LEITURA AGORA Rafael

“No momento estou lendo uma prova, recebida da editora Suma de Letras, do livro Oksa Pollock e o Mundo Invisível, que será lançado no próximo mês no Brasil. Também estou lendo o segundo volume da série O Imperador, o livro se chama A Morte dos Reis, do inglês Conn Iggulden. E estou no começo do livro A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin, que inspirou a série TELEVISIVA Game of Thrones na HBO.”

Tiago

“O Coração dos Heróis, de David Malouf, e O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss.”

Rafael e Tiago são filhos de Ademir José e Janice Gedoz Casanova e irmãos de Andressa Casanova, uma das princesas da corte de soberanas de Encantado. Eles nasceram em Erechim, mas até os 12 anos moraram

em Getúlio Vargas. Depois se mudaram para Encantado. Chegaram a iniciar a faculdade, mas trancaram. Tiago cursa Administração de Empresas e Rafael, Jogos Digitais e Entretenimento Digital.


MÚSICA

JORNAL OPINIÃO n 30 de março de 2012 Foguinho

12

Amadurecida Diogo Daroit Fedrizzi

Os fãs da Luauê já podem conferir o novo som do grupo encantadense. Desde ontem, a canção O Amanhã Colorido vem sendo tocada nas rádios da região, divulgando o álbum Pelo Vento, segundo CD da banda, agora respaldado pelo músico Duca Leindecker, responsável pela produção e autor do título de trabalho. Em breve, as 12 faixas devem ser disponibilizadas para dowload no site www.luaue.com.br. O baque sofrido pela perda de um dos líderes do grupo, Ezequiel Pretto, o Êze, vítima de acidente de carro em 2010, ameaçou por fim à história da Luauê, iniciada em 2005. Porém, o show realizado na Suinofest, em junho daquele ano, transformado em tributo ao vocalista, serviu de resposta de que a banda não podia parar. “Tivemos o apoio dos familiares e dos fãs para continuar nossa história”, conta Roni Dalpizzol, um dos remanescentes da formação original, ao lado de Júnior Bianchi. O grupo mudou com a entrada de novos integrantes: Gustavo Graziola, Mateus Dalla Lasta, Alemão Viana, Gustavo Ghisleni e Duda Barzotto. E a ideia de lançar o segundo disco ganhou força depois da aproximação com Duca Leindecker, músico consagrado, que aceitou produzir o novo álbum.

Som impressionou Duca

Gravação terminou em janeiro

A fase de pró-produção, com a definição dos arranjos e ensaios, durou quatro meses e foi feita no estúdio da PróRecords, em Encantado. “Nesse momento tivemos que firmar a identidade da banda, que direção iríamos tomar”, explica Roni. Em agosto, a Luauê entrou no estúdio Submarino Amarelo, em Porto Alegre, para começar a gravar. “Fomos avisados por um dos assessores do Duca que, a partir daquele instante, éramos para esquecer os elogios, pois o Duca era muito cri-cri”, recorda Gustavo. “Pelo contrário, apesar de ser muito exigente, ele elogiava muito quando acertávamos”. A finalização das gravações aconteceu em janeiro deste ano.

Fotos: Foguinho

No primeiro contato por telefone, o vocalista da Cidadão Quem, uma das bandas de renome do pop rock gaúcho, demonstrou interesse em conhecer o reggae da Luauê. “Ele nunca tinha nos ouvido”, lembra Gustavo, que também não esquece a primeira reação de Duca. “Ele nos falou: ‘tá bem na hora de vocês fazerem um trabalho profissional. Reggae

eu não produzo, mas vocês têm o potencial que eu preciso`”. A vinda de Duca para Encantado, em março do ano passado, oficializou a parceria e definiu o roteiro de trabalho. O primeiro passo foi escolher as músicas que fariam parte do CD. Os encantadenses deixaram 30 canções, gravadas apenas com violão e voz, para Duca ouvir e indicar as que ele via potencial. “Ele selecionou umas sete e depois nos pediu quais nós não dispensaríamos do disco”, conta Gustavo. “O Duca sempre foi muito flexível, aberto ao diálogo”.

Parceria com Duca Leindecker garantiu profissionalismo na produção do CD


MÚSICA

JORNAL OPINIÃO n 30 de março de 2012 Fotos: Rodger Timm

Durante a gravação do clipe, no interior de Cruzeiro do Sul

Integrantes Gustavo Graziola/Sagu guitarra e vocal; Mateus Dalla Lasta/Babu baixista Alemão Viana teclado Roni Dal Pizzol violão, guitarra e vocal Gustavo Ghisleni/Nazo percussão e vocal Eduardo Barzotto/Duda vocal Junior Bianchi bateria

ue Masterização em Nova Iorq ue para

O processo de masterização, última etapa, foi entreg Michael Fossenkemper , do Estúdio Turtle Tone, em Nova Iorque, o mesmo que já trabalhou nos CDs de artistas como Madonna e Skank. “O Michael foi responsável por masterizações de ouro, platina e de obras que ganharam o Grammy. Então nosso objetivo foi o de trazer o máximo em qualidade de áudio para nossa galera”, comemora Gustavo. O resultado impressionou. “Houve um amadurecimento musical da Luauê”, resume.

Homenagem ao filho de Duca

A música escolhida para divulgar o novo álbum da Luauê é especial para Duca Leindecker. A letra faz uma homenagem ao filho Guilherme. “Ele nunca liberou essa música para ninguém gravar. Foi uma honra para nós”, diz Gustavo. No CD da Luauê, Duca faz backing vocal nessa canção e participação especial em outras três faixas. Confira o refrão da música. “Azul, vermelho Pelo espelho A vida vai passar E o tempo está no pensamento”

As 12 músicas

Foguinho

3.

1. Ame até o fim 2. (Roger Soares)

4.

Canto da Lagoa

A canção Do Porto Pro Mar, terceira colocada no Festival de Música Canto da Lagoa, realizado ano passado em Encantado, também está no novo CD. A música foi interpretada pelo Grupo Caldo de Cana, formado por atuais e ex-integrantes da Luauê. Eles também receberam o troféu de Melhor Grupo do Festival.

Bonecos de marionete

Nos últimos dias, os seguidores da Luauê no Facebook puderam ter uma prévia do trabalho através do clipe da música Felicidade Dentro de Mim. Idealizado por Alemão Viana, o filme foi gravado numa casa abandonada na localidade de São Bento, interior de Cruzeiro do Sul. O enredo mostra os integrantes da banda caracterizados como bonecos de marionete e pode ser acessado no YouTube. A atriz Carol Bresolin está no elenco. “Pretendemos gravar mais dois clipes”, revela Roni.

Futuro com cautela

A Luauê aguarda com cautela a reação dos fãs e da crítica musical, mas tem a certeza que os meses dedicados à produção do novo CD serão recompensados com o reconhecimento. “Tudo foi feito de um passo de cada vez, procuramos respeitar a ordem natural das coisas, não vai ser diferente agora”, comenta Roni.

5. 6. Felicidade dentro de mim 7. Pelo vento 8. Estação verão

10.

9. Elo

11. 12.

13


14

ENCANTADO

JORNAL OPINIÃO n 30 de março de 2012

Delegado Peixoto faz apelo por mais policiais Encantado apresenta a situação mais preocupante do Vale do Taquari. Apenas dois servidores estão em atividade. Assunto foi abordado na posse do novo delegado Diogo Daroit Fedrizzi

Encantado - O delegado João Antônio Merten Peixoto assume a Delegacia de Polícia preocupado com o número reduzido de funcionários. Dos quatro servidores, apenas dois estão em atividade normal. Os outros já encaminharam a aposentadoria. “Na região, Encantado possui a DP com maior problema de efetivo. No Estado, o Vale do Taquari está em sexto lugar pela falta de recursos humanos. Estamos adotando medidas paliativas para conseguir trabalhar”, explicou Peixoto, que pretende dar con-

Elisabete: trabalho em harmonia

tinuidade às ações da delegada Elisabete Barreto Müller. “Vamos priorizar o combate aos crimes contra o patrimônio, homicídios eventuais, tráfico de drogas e os crimes decorrentes do tráfico”. Segundo o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Mário Wagner, o problema do quadro diminuto de servidores só deve começar a ser resolvido em setembro, quando se formam 800 alunos da Academia de Polícia Civil. Destes, 400 devem ser lotados em delegacias do interior. “É preocupante. Hoje, dentro da área de abrangência do DPI temos 52

Wagner: mais servidores em setembro

delegacias com um único servidor. E mais de 80 delegacias com dois servidores”, revelou. “Não sei qual demanda atenderemos, mas Encantado certamente será uma das prioridades”. O interesse pela carreira policial vem diminuindo drasticamente nos últimos anos. Em 1980 eram 6.680 servidores, hoje são 5.429. Para Wagner, a baixa remuneração é o principal fator que desestimula as pessoas. “Muitas vezes, a iniciativa privada em centros industriais paga para nível médio mais do que o Estado paga para nível superior”, comparou.

Costi: parceria será mantida

De volta após oito anos O delegado João Antônio Merten Peixoto assumiu oficialmente a Delegacia de Polícia de Encantado na sexta-feira (23). Ele ocupou o lugar de Elisabete Barreto Müller, que assumiu o comando regional da Polícia Civil do Vale do Taquari. A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença do diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Mário Wagner, que representou a Chefia da Polícia Civil do Estado. Natural de Lajeado, aos 43 anos, pai de três filhos e casado com a encantadense Valdiane Spessatto, Peixoto retorna à DP de Encantado após oito anos. A graduação em Direito ocorreu em 1987 pela UNISC, instituição pela qual também cursou o Mestrado em Direito Social, em 2006, e tornou-se professor. Atualmente, ele leciona na Univates. Em 1991, Peixoto foi aprovado no concurso para delegado e, um ano depois, assumiu a DP de David Canabarro. Depois passou por Marau, Taquari, Lajeado, Bom Retiro do Sul, Encantado, Arroio do Meio e Estrela.

Discurso do tataravô

Na posse, fez questão de ler um trecho do discurso do tataravô João Antônio de Oliveira, quando assumiu como delegado de Cruz Alta, em 29 de janeiro de 1890. “A aspiração que todos nutrimos de agir para o bem comum, elevando, felicitando, engrandecendo o lugar a

que estamos presos pelos laços de afeição e de interesse. É obedecendo a esta convicção que ouso a apelar para o vosso patriotismo. Certo de que diante dos intuitos que me animarão, não me será negado o auxílio necessário”. O texto também já fazia referência à necessidade do aumento da força policial na época. “Essa carta foi escrita há 122 anos, um pouco antes da Revolução Federalista, que eclodiu em 1893, mas continua atual. Passados 122 anos, os problemas de falta de policiais se perpetua no tempo e no espaço. Nos meus 20 anos de polícia, nunca vi uma crise tão grande de falta de efetivo”, disse.

Apoio da comunidade

Peixoto apelou para que a população colabore com o trabalho dos policiais. “A segurança não é apenas um problema da polícia, do Ministério Público ou do Judiciário. Segurança pública é direito e dever da comunidade. Não pode a comunidade furtar-se de ajudar a polícia. Sejam vocês, comunidade, os olhos e os ouvidos da polícia. Nos tragam informações. Com o apoio da comunidade poderemos prestar um serviço de qualidade. O mal não pode e nem deve vencer o bem. Que não me seja negado por medo ou omissão o auxílio solicitado”, disse. “Torçam por nós policiais. O nosso sucesso é a segurança de vocês”.

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

Posse de Peixoto foi prestigiada pela delegada Elisabete e pelo diretor do DPI, Mário Wagner

“Não medirei esforços para ajudar o Peixoto”, diz delegada Elisabete Na despedida, Elisabete destacou o trabalho em harmonia com os outros poderes, agradeceu a Brigada Militar e elogiou a atuação da juíza Juliane Pereira Lopes e dos promotores André Prediger e Karina Mariotti. Também lembrou os colegas da Delegacia e os oito anos de convívio. “Vocês foram muito mais do que colegas, foram e são meus amigos”, sintetizou. Em 2005, quando assumiu a DP de Encantado, Elisabete trocou de lugar com Peixoto. A cena se repete agora. “Como diz o ditado, o bom filho a casa torna”, brincou. Elisabete e Peixoto se conhecem

há muito tempo, os dois foram colegas na Academia de Polícia. “Tenho plena confiança nele, o admiro e o respeito muito. Gosto dele como de um irmão”, disse a delegada, que prometeu não se esquecer de Encantado. “Não medirei esforços para ajudar o Peixoto no combate à criminalidade”. O prefeito Paulo Costi ressaltou a parceria entre a delegada Elisabete e a administração durante o tempo em que ela esteve no município. “Esperamos que este bom relacionamento se mantenha agora com o Dr. Peixoto”, disse.

Presidente da Câmara, Eldo Orlandini; presidente da OAB/ Encantado, Sebastião da Silveira; prefeito de Dr. Ricardo, Nilton Rolante; delegado Peixoto; prefeito de Vespasiano Corrêa, Aureo Coser; delegada Elisabete e prefeito Paulo Costi

Promotor André Prediger e juíza Juliane Pereira Lopes acompanharam a solenidade de posse


FUTEBOL

Por Henrique Pedersini

JORNAL OPINIÃO n 30 de março de 2012

Presidente exige bom futebol Luis Antônio Radaelli está no comando do clube desde o ano passado

Fotos: Henrique Pedersini

“Em casa, temos que mandar no jogo”, diz Radaelli O Esporte Clube Encantado deverá estrear pela Copa Federação Gaúcha de Futebol na quinta feira (05) contra o Gramadense. O jogo estava marcado para o dia anterior, mas houve um contato entre os clubes pedindo o adiamento da partida para o dia seguinte, os times aguardam a liberação da Federação Gaúcha de Futebol. O técnico Danilo Mior ainda não definiu a escalação do Encantado. Segundo o preparador físico Werner, alguns atletas ainda necessitam de avaliação “Temos um ou dois atletas que não estão treinando por estarem sentindo lesões, até o início da próxima semana eles serão avaliados”,

15

disse Werner. Segundo Danilo, mais alguns treinamentos serão realizados até quinta feira.”Temos uma semana antes da estreia, vamos fazer mais um coletivo e aperfeiçoar algumas situações de jogo”, comentou. O horário do jogo será 15h30min no estádio das Cabriúvas, o Técnico Danilo Mior pediu o apoio dos encantadenses que puderem prestigiar a partida. A partida é válida pela segunda rodada da primeira fase, já que o Leão do Vale folga na primeira rodada. Já o adversário, o Gramadense, antes do compromisso com o Encantado, recebe, no domingo, o Caxias no estádio dos Pinheirais, em Gramado.

Presidente desde o ano de 2011, Luis Antônio Radaelli espera por uma ótima campanha nessa temporada. Segundo ele, o time encantadense terá condições de demonstrar bom futebol. “Eu e o treinador Danilo temos boa expectativa, montamos um grupo forte, com atletas que sabem da história do Encantado”, disse ele. Como acompanha o esporte, o mandatário espera um futebol de qualidade. “Pedi para o Danilo cobrar um bom futebol dos garotos, que eles valorizem a posse de bola, que trabalhem as jogadas, como alguns times fizeram no campeonato passado”, falou. O Leão do Vale tem projetos audaciosos para as próximas temporadas. Radaelli comenta a intenção de colocar o clube novamente no cenário Estadual. “Temos o objetivo de disputar o campeonato de juniores, vários atletas que estão no grupo atual, estão nesse projeto”, Radaelli, que é o ex-atleta do próprio Encantado. Ele lembra também que nessa temporada foram feitas algumas obras para melhoria

das condições de treino dos atletas. “Graças ao projeto Goleando Novos Craques conseguimos equipamentos que vão ser utilizados pelo preparador Werner na parte física, como não tínhamos lugar para trabalhar com esses aparelhos, fizemos algumas mudanças, agora todo o grupo pode trabalhar a parte física em nosso vestiário, “afirmou.

Reforço de Lajeado Reforçam o elenco que disputará a Copinha, a partir do dia 4 de abril (o jogo pode ser transferido para o dia 5/veja reportagem abaixo), alguns atletas de Lajeado, que recebem do clube um auxílio para despesas com deslocamento.”Como o Lajeadense não está participando dessa competição, conseguimos trazer alguns nomes da equipe de Lajeado,” disse Radaelli, que ainda comentou sobre a necessidade de o Encantado fazer valer o fator casa. “No ano passado perdemos pontos em casa, que foram decisivos para nossa eliminação. Em casa, temos que mandar no jogo”, declarou.

Estreia deve mudar para quinta-feira

Ritmo de treinos aumenta antes da estreia contra o Gramadense


16

JORNAL OPINIÃO n 30 de março de 2012

ENCANTADO

Giuseppe vence Gincana tradicionalista Diogo Daroit Fedrizzi Encantado – O CTG Giuseppe Garibaldi conquistou o primeiro lugar da Gincana do 8º Acampamento da Juventude Tradicionalista, que aconteceu no final de semana passado no Parque João Batista Marchese. O evento, organizado pela 24ª Região Tradicionalista, promove a integração entre as entidades. O GAN Anita Garibaldi, de Encantado, ficou em segundo lugar. O DTG Herança Maragata, de Boqueirão do Leão, terminou em terceiro. Também participaram representantes de Muçum e Roca Sales.

Os tradicionalistas cumpriram diversas tarefas, entre elas, bocha feminino e masculino, vôlei com balão de água, perguntas sobre tradicionalismo, baile de candeeiro (cada entidade precisava estar com dois pares dançando durante uma hora) e, ainda, compor uma música sobre a entidade e interpretá-la. Conforme Simone Giongo, do CTG Giuseppe Garibaldi, o Acampamento representa a integração entre os grupos. “A disputa não é o mais importante, e sim a união. O que vale é elevar a cultura do nosso chão gaúcho. Isso é o tradicionalismo”, comentou.

Simone Giongo/Divulgação

Integrantes do CTG comemoraram o primeiro lugar do Acampamento


ENCANTADO 97 ANOS

JORNAL OPINIÃO n 30 de março de 2012

17

Galeria homenageia ex-viceprefeitos no Centro Administrativo Encantado – Os 16 ex-vice-prefeitos dos 97 Anos de Encantado foram homenageados na noite terça-feira (27) com a inauguração de uma galeria de fotos no Centro Administrativo. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, ex-vice-prefeitos e seus familiares. O ex-vice-prefeito Ampère Maximino Giordani, que assumiu o cargo entre 1974 e 1977, relembrou um fato em que sua iniciativa evitou a separação da cidade, referindo-se ao viaduto da RS 129. “Os vices têm sua imporEliane Fachinetto

tância e são lideranças que contribuem para o desenvolvimento de nosso município”, considera.

Contar a história O vice-prefeito José Calvi, um dos idealizadores da Galeria dos Vice-prefeitos, justificou a iniciativa como “uma forma de homenagear pessoas e familiares daqueles que se dedicaram às causas do município, além de ser uma fonte de pesquisa histórica”. “Cada vice-prefeito certamente teria muito a relatar sobre suas conquistas

e realizações, mas encontramos uma forma visual de contar parte da história de nosso município”, explica. Ele fez menção também à importância que a Famurs vem dedicando aos vice-prefeitos, promovendo encontros e cursos. A pesquisa histórica da Galeria dos Vice-prefeitos foi desenvolvida pelo coordenador cultural do município, Airto Francisco Gomes. Os corais AABB Vida e Canto e São Carlos, de Jacarezinho, brindaram o público com suas apresentações.

Programação

Atual vice-prefeito José Calvi com os ex-vice-prefeitos de Encantado Ampère Giordani, Raimundo Bolsi, Luiz Pedro Dalla Lasta, Odilon Gheno e Sérgio Goldoni

A programação dos 97 Anos de Encantado segue neste sábado (31), quando o município presta uma homenagem aos que se emanciparam ao longo dos 97 anos – Arvorezinha, Anta Gorda, Doutor Ricardo, Ilópolis, Itapuca, Relvado, Nova Bréscia e Putinga. Às 19h, grupos musicais e artísticos dos municípios, juntamente com o Coral Municipal de Encantado, se apresentam no Auditório Itália do Centro Administrativo, com entrada franca. A programação da noite terá continuidade às 21h30min com jantar típico italiano no CTG Giuseppe Garibaldi. As fichas antecipadas podem ser adquiridas a R$ 16, na prefeitura.


18

JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012

ENCANTADO 97 ANOS

ENCANTADO/REGIテグ


JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012

19


20

JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012


JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012

`

`

テァ

ツエ

21


22

JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012


JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012

23


24

JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012


JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012

25


26

JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012


JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012

27


28

JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012


JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012

29


30

JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012


JORNAL OPINIテグ n 30 de marテァo de 2012

31


Encantado, 30 de março de 2012

ANIVERSÁRIO

Diogo Daroit Fedrizzi

STR de Encantado comemora 50 anos Página 26

Reta final de treinos para a estreia Página 15

ESTADOS UNIDOS A rotina de Elisete Gonzatti no Hawaii Página 9

Arquivo pessoal

SÉRIE SÉRIE

Henrique Pedersini

EC ENCANTADO

SOBRE LIVROS

Irmãos criam site

recheado de informações

sobre literatura Páginas 10 e 11

Profile for Diogo Fedrizzi

Jornal Opinião 30 de Março de 2012  

Veículo do Grupo Encantado de Comunicação/RS da cidade de Encantado/RS.

Jornal Opinião 30 de Março de 2012  

Veículo do Grupo Encantado de Comunicação/RS da cidade de Encantado/RS.

Advertisement