Page 1

Diogo Fedrizzi

RSS 129 E 130

REGIÃO QUER A D U P L I CA Ç Ã O Setores públicos e municipais do Vale do Taquari reuniram-se em Encantado na segunda-feira (17) e intensificam mobilização para duplicar o trecho que liga Venâncio Aires a Encantado, pela RS 130. Lideranças cogitam estender o projeto até Muçum, pela RS 129. Página 16 Eliane A. Fachinetto

INSALUBRIDADE Vereadores repercutem veto do prefeito Paulo Costi Página 7

10 ANOS Escola Brincar Educando comemora aniversário

Diogo Fedrizzi

Páginas 12 e 13 E MAIS Jornal Nova Bréscia

NOVA BRÉSCIA Tiradentes remodela a sede social Página 9


Coluna

** Roca Sales 1

É boa a integração do recém empossado prefeito Amiltom Fontana com a Câmara de Vereadores, ao levar a Brasília sete vereadores, em sua primeira viagem na busca de verbas para o município.

** RSs 129 e 130

É louvável e merece todo o apoio a iniciativa da duplicação do trecho das RSs 129 e 130 que liga Muçum até Venâncio Aires. Seria importante incluir nestas reivindicações o trecho de cinco quilômetros entre Roca Sales e Fazenda Lohmann.

** Roca Sales 2

Uma dúvida pairou no município durante esta semana. Com a ausência do prefeito e do seu substituto legal, o presidente da Câmara, vereador Cleber Scottá, a prefeitura ficou sem comando, já que não existe a figura do vice-prefeito. A reportagem da Rádio Encantado ligou para a prefeitura e recebeu informações de que qualquer dúvida deve ser tratada com o secretário de administração, Fernando Marasca. Estaria criada em Roca Sales a figura do vice-prefeito informal?

Fazenda Vilanova 1

Divulgação

O prefeito José Luiz Cenci pretende aproveitar a estrutura do viaduto que está em construção sobre a BR 386 para desenvolver um projeto de humanização. A ideia é construir embaixo da estrutura um espaço de lazer para a comunidade, como uma academia ao ar livre e um chimarródromo. Nos próximos dias, Cenci pretende buscar apoio em Brasília.

Fazenda Vilanova 2

Finalmente, com o término da construção do viaduto, Fazenda Vilanova se tornará uma cidade unida, já que hoje há duas cidades em uma só, cortadas pela BR 386. *****FRASE DA SEMANA “Por melhor que seja a candidatura a prefeito, se não houver bons nomes para a vereança, complica muito”, de um líder da oposição em Lajeado.

Pergunta

Quantos cinco dias ainda vai se segurar no cargo o Ministro dos Esportes, Orlando Silva?

Passeio ciclístico

Incentivar a prática de esportes e hábitos saudáveis, como andar de bicicleta, é um dos objetivos do Passeio Ciclístico promovido pela Administração Municipal e Grupo Encantado de Comunicação. A quarta edição do evento será realizada dia 6 de novembro, a partir das 9h. No mesmo dia será inaugurado o novo asfalto da Rua Agostinho Costi, que contará com uma ciclovia, no Bairro Planalto.

5

Jornal Opinião Encantado, 21 de outubro 2011

PARA RECORTAR E GUARDAR O colunista aposta que, em 2013, o atual modelo de pedágio será substituído por um modelo semelhante ao proposto pela governadora Yeda Crusius no último ano de seu mandato, com a concessionária ficando responsável pela duplicação do trecho e o pedágio sendo diminuído para algo em torno de R$ 4,80. Não se surpreendam se o vencedor for o mesmo de hoje.

Diogo Fedrizzi

Encantado 1. A Secretaria de Assistência Social vai realizar um baile de debutantes para meninas carentes, devendo, obrigatoriamente, as famílias fazerem parte de qualquer programa atendido pelo Cras, como o Bolsa Família, por exemplo. 2. Ivanor Daltoé (foto) falou mais na tribuna da Câmara nas últimas duas semanas do que nos últimos quatro meses. Será que não está recebendo pressão do partido para reconsiderar e concorrer em 2012 ao legislativo encantadense? 3. Prefeito Paulo Costi entrou em férias. Quem comanda o executivo é o vice-prefeito José calvi. 4. Ainda vai dar muito pano pra manga a questão do projeto de insalubridade. Prefeito vetará o projeto e, ao que tudo indica, a Câmara deve derrubar o veto.... Bento Gonçalves

Divulgação

Deputado Alexandre Postal (PMDB) diz que não é candidato a prefeitura de Bento Gonçalves em 2012. Ele está se preparando para ser o presidente do Legislativo. Apesar de acalentar o sonho de dirigir o município que tem uma das 10 maiores economias do Estado.

Nota do colunista

O que pode acontecer com o deputado Postal é ele virar soldado do partido e aceitar as ordens do comando.

Univates

Encantado, sem nenhuma resistência, está assistindo à universidade do Vale do Taquari deixar o seu município. Se a Uergs não tiver um olhar especial por parte da comunidade da região alta poderá, no futuro, seguir o mesmo caminho. E a região alta do Vale do Taquari que tem, no momento, duas universidades, poderá, a curto prazo, não ter nenhuma.

Para refletir...

Maluquice do colunista: Por que a região alta não se mobiliza e vai ao encontro com a direção do Colégio Evangélico Alberto Torres para instalar, no prédio da Univates, uma escola de qualidade e trazer para cá cursos de graduação superior da Rede Sinodal.


Câmara de Vereadores

Jornal Opinião Encantado, 21 de outubro de 2011

Insalubridade pauta debates na Câmara

7

Encantado - O anúncio do veto por parte do prefeito Paulo Costi à emenda que determina os adicionais de insalubridade e periculosidade (veja matéria na página 8) às categorias dos recreacionistas, agentes de saúde, motoristas, atendentes de creche e educadores infantis, de autoria dos vereadores Everaldo Delazeri (PDT), Eldo Orlandini e Cláudio Roberto da Silva (PMDB) pautou a maioria dos pronunciamentos na tribuna na sessão da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira (17). DIOGO FEDRIzzI

Everaldo dá exemplos onde adicionais são pagos que era correto fazer uma emenda que abrangesse os agentes de saúde e os recreacionistas”, disse. “Não fizemos emendas tiradas do nada”. Para Everaldo, os funcionários serão beneficiados. “Através desta lei ou via judiciária eles vão ganhar insalubridade”.

Fotos: Diogo Fedrizzi

Everaldo Delazeri (PDT) argumentou que a elaboração da emenda foi feita com base em exemplos do Senado Federal e de municípios como MossoróRN e Triunfo-RS em que foram pagos adicionais de insalubridade a servidores. “Baseados nesse amparo legal achamos

Jonas revela que até o parecer da Câmara foi contrário à emenda

Jonas e Osvaldo se abstiveram da votação da emenda

Everaldo trouxe exemplo do Senado Federal

Eldo condena declarações do prefeito contra oposição Eldo Orlandini (PMDB) salientou que a emenda foi aprovada por unanimidade. “E se todos vereadores aprovaram é porque tem seus méritos, foi estudada, não é uma obra de atiradores de elite”, disse. O peemedebista condenou ainda as declarações do prefeito Paulo Costi sobre o comportamento dos vereadores de oposição. “Ele não pode dizer,

ao contrário de Encantado, nos outros municípios os vereadores de oposição são gente boa. Ele não tem o direito de queimar quem está dando quase a metade da dotação da Câmara de volta para a administração e quem já aprovou 99% dos projetos enviados pelo Executivo. Nenhum vereador da oposição é bandido”, afirmou.

Eldo lembrou que Câmara aprovou 99% dos projetos do Executivo

Jonas Calvi (PTB) disse que não é contra o Projeto de Lei da insalubridade, porém, não acha justo que determinadas categorias contempladas pela emenda, e que não teriam direito a receber o benefício, possam ganhar o adicional. Ele lembrou que, a exemplo do colega Osvaldo Delazari, também se absteve da votação, apesar de a Mesa Diretora não ter se apercebido. “Somos fa-

voráveis, sim, às pessoas que realmente têm direito a receber esta insalubridade”, comentou. O petebista ressaltou ainda que três pareceres realizados pelo Igam, pela Famurgs e pelo próprio assessor jurídico da Câmara, Jandir Passaia, apontaram inconstitucionalidade na emenda. “As três análises foram contrárias, não podemos ignorar este fato”, argumentou.

Cláudio diz que necessidade do veto é mentira O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Cláudio Roberto da Silva (PMDB) posicionou-se contrário ao veto do prefeito. “É uma mentira do tamanho do Brasil dizer que tem que vetar”, criticou. Segundo ele, todos os pareceres jurídicos estão enganados, já que quem legisla sobre o regime de servidores é o município. O peemedebista ainda lançou o desafio para que

lhe apontassem algum município que tenha tido problemas com o Tribunal de Contas por ter pago insalubridade às categorias contempladas pela emenda. “É mentira desses homens, não tem que vetar nada. Quero que alguém me diga porque em Roca Sales a atividade de atendente de creche é insalubre e em Encantado não. Chega de mentira e demagogia”, reforçou.

Cláudio disse que vetar a emenda é demagogia

Ivanor desafia oposição

Ivanor Daltoé (PP) intimou os vereadores de oposição a lhe apresentar o projeto e os recursos destinados para a continuidade das obras de asfaltamento no trecho da Lagoa da Garibaldi em direção a Capitão. “Peço que me tragam isso na próxima sessão, que volto à tribuna para chamar de incompetente a administração municipal”. O parlamentar voltou a se manifestar a respeito da compra de cargas de brita, em 2009, quando era secretário de obras e não havia licença para trabalhos na cascalheira e operar o britador. Ivanor Daltoé leu um ofício datado de 28 de novembro de 2008, em que o ex-prefeito Agostinho Orsolin solicitava o cancelamento das atividades extrativas pelo fato de o município não ter conseguido acordo com o proprietário do solo onde era retirado o cascalho. “Vocês imaginaram a justificativa do prefeito? Pouco mais de um mês das eleições, ele pediu o cancelamento. Todo mundo sabe que alguns dias depois entrou outra empresa pedindo documentação na Fepam para se adonar da cascalheira. Foi aí que gastamos com a compra de brita, pois quando assumi não tinha nada. O ex-prefeito não fez nada para mim, mas fez para a população que precisava desse material”, concluiu.


8

Geral

Jornal Opinião Encantado, 21 de outubro de 2011

Encantado em Missão A paróquia São Pedro de Encantado - RS está em estado de graça, neste mês missionário com as Santas Missões coordenadas pela Equipe Missionária Saletina de Marcelino Ramos – RS. De 04 de outubro a 20 de novembro todas as comunidades do interior, dos bairros e do centro – Matriz, estão sendo e serão atingidas pelas missões. Podemos dizer que Encantado está se encantando a cada dia com as Santas Missões Saletinas. O apóstolo Paulo dirigindo-se à comunidade de Corinto, assim diz; “Anunciar o Evangelho não é titulo de glória para mim, pelo contrário, é uma necessidade que me foi imposta. Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho.” (1Cor.9,16). Nós, Missionários Saletinos: Padres Claudino Lise, Renoir Dalpizol, Carlos Baudini, Carlos Luna, Presentino Rovani, e misssionários leigos: Adriana Tobaldini, Elizete Deitos, Valdecir A. Moreira, Cesar Teleginski Moreira e Cleusa Wisnievski somos gratos por aqui estar, a convite dos padres Elizeu, Jacó e Aquiles, por que temos uma certeza, a vida da gente, de quando em vez, necessita de reformas. E a missão é uma grande e especial oportunidade de encontro consigo mesmo, com os irmãos, com a natureza e com Deus. E isso está acontecendo em Encantado. Nosso objetivo como missionários de Nossa Senhora da Salette é: - Despertar e reavivar a fé de todos os cristãos; - Buscar, como o Bom Pastor os cristãos batizados que se afastaram da Igreja, Comunidade ou esfriaram na Fé; - Renovar e reavivar a vida das comunidades cristãs através de um contínuo processo de transformação e engajamento; - Ajudar a capacitar melhor e reanimar as lideranças para poderem melhor atuar na Evangelização, resgatando nelas, através da prática missionária, a alegria do serviço pelo Reino de Deus no meio do seu povo. Que a Virgem Maria, primeira missionária, nos acompanhe junto ao seu filho Jesus Cristo nesta longa caminhada. “Quem planta Maria colhe Jesus.” Não deixe essa graça passar. Participe você também das Santas Missões. Pela Equipe Missionária Pe. Presentino Rovani – MS

Prefeito veta adicional de insalubridade e periculosidade Administração contesta emenda de vereadores de oposição que determina categorias de servidores beneficiados DIOGO FEDRIzzI

saúde, recreacionistas, atendentes de creche, educadores infantis e motoristas. De acordo com o secretário de administração, Luciano Moresco, a empresa contratada para fazer o laudo pericial, a Enseg Engenharia, com sede em Lajeado e que presta o atendimento a mais de 100 prefeituras, é responsável pelo trabalho pericial. “Não é só fazer o laudo para constatar a existência ou não de agentes insalubres ou periculosos. A empresa faz o acompanhamento e orienta a administração

Encantado - O prefeito Paulo Costi anunciou ainda na sexta-feira (14) o veto ao projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores sobre a lei de insalubridade e periculosidade aos servidores municipais. O chefe do Executivo contesta a aprovação de uma das emendas que relaciona algumas categorias de funcionários beneficiados com os adicionais: agentes comunitários de

Preocupação deve ser com a saúde dos funcionários Arquivo JO

Segundo o prefeito Paulo Costi, a preocupação maior deve ser com a saúde dos funcionários e não com o salário. “É um assunto técnico, e não político. Se tem alguns setores em que possamos retirar as insalubridades ou periculosidades, fornecendo os devidos equipamentos de segurança, vamos fazer. Porque o que está em jogo é a saúde do nosso funcionário. Não estamos procurando melhorar o salário de ninguém”, alega. Costi contesta a atitude dos vereadores que propuseram a emenda relacionando categorias a serem contempladas com o benefício e diz que vai vetar o projeto. “Qual é o grau de conhecimento que tem alguns vereadores para adotarem esse procedimento? Eles têm algum parecer de assessoria jurídica para dizer que contemple este ou aquele, quando existe um laudo de empresa especializada? Não estamos

Prefeito Paulo Costi critica vereadores aqui para podar o salário de ninguém. Pelo contrário, existe uma responsabilidade que sempre tive como gestor público”, afirma o prefeito. “Vou vetar o projeto, por uma questão de responsabilidade com a população de Encantado”.

Pareceres jurídicos são contrários Luciano Moresco acrescenta que o parecer do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (Igam), contratado pela Câmara de Vereadores, foi contrário à emenda, apontando inconstitucionalidade. “Como é que tu vais explicar para as pessoas, que não têm conhecimento técnico, que a Câmara paga uma assessoria de qualidade, e os vereadores votam contrários ao parecer deste instituto?”, questiona.

RBS. Além de negociar e celebrar anualmente as convenções coletivas de trabalho, o Sindirádio oferece aos associados seminários de capacitação, reciclagem e atualização profissional, assessoria jurídica, informativos legais, encaminhamentos de registros profissionais dos radialistas, entre outros serviços e benefícios. Nesta semana, o presidente Ary dos Santos esteve em Encantado em

Arquivo JO

“Esse projeto não é para fazer política, é administrativo. Para que se contratou uma empresa para fazer laudos se uma emenda vai dizer quais categorias vão receber? Todo pedido que o Sindicato dos Servidores fez para que se fizesse um estudo, se contratasse uma empresa e se realizasse as perícias, tudo isso se perdeu. Não dá para se brincar dessa forma. Ele Moresco salienta que assunto deve não é um assunto político”. ser tratado tecnicamente, e não politicamente

Diretor do Grupo Encantado de Comunicação é empossado no Sindicato de Rádio e TV Nesta semana tomou posse como diretor do Sindicato das Empresas de Rádio e TV do RS (Sindirádio/RS), com sede em Porto Alegre, o administrador das Rádio Encantado AM, Energia Pop FM e Jornal Opinião, Antonio Alberto Lucca. A entidade gaúcha é destaque entre outras estaduais e congrega 300 emissoras de rádio e televisão. Atualmente é presidida por Ary dos Santos, representante do Grupo

municipal para que ela possa adotar os equipamentos de proteção ou práticas diferenciadas para evitar que o servidor fique exposto ao risco. Não é simplesmente alcançar um complemento salarial”, diz. Moresco explica que, para estar recebendo o adicional, a perícia precisa concluir que o servidor está perdendo saúde. “A orientação é que, onde seja possível afastar o risco do contato com agentes insalubres, seja com luvas, botinas, ou outro equipamento, isso deve ser alcançado ao servidor”, acrescenta.

reunião com a administração dos veículos do Grupo Encantado, objetivando trazer para a região cursos e seminários. “É um orgulho podermos contar com o conhecimento do amigo Lucca em nosso grupo de trabalho”, disse dos Santos. “Integrar a diretoria do Sindirádio é uma oportunidade para contribuir com uma entidade séria e fundamental para o crescimento dos veículos de comunicação”, acrescenta Lucca.

Diogo Fedrizzi

Ary dos Santos e Antonio Alberto Lucca


Nova Bréscia

Jornal Opinião Encantado, 21 de outubro de 2011

9

Clube Tiradentes remodelado Uma das mais tradicionais entidades da região inaugurou as novas instalações no sábado (15) durante o Baile de Casais DIOGO FEDRIzzI Nova Bréscia - A comunidade bresciense conheceu no sábado (15) o resultado do trabalho de remodelação da área social do Clube Tiradentes. Durante a realização do Baile de Casais foram inauguradas as novas instalações. Cerca de 400 pessoas participaram do evento que teve ainda homenagem aos ex-presidentes, apresentação do Grupo Nova Bréscia Dança Show e animação da Banda Quinta Estação. Conforme o presidente do Clube, Lucas Pedro Bonfadini, que está no comando da diretoria desde 2009, as obras começaram em junho deste ano e foram investidos R$ 210 mil. As mudanças incluem troca do telhado, climatização com a colocação de quatro splits de 60 mil BTUs, piso de porcelanato no hall de entrada, restauração do piso de parque, forro em gesso, isolamento térmico e acústico, iluminação e aberturas novas. O projeto foi elaborado pelo arquiteto Roney Daminato.

Fotos: Jornal de Nova Bréscia

Resgate histórico Outra novidade é o espaço que resgata fotos e documentos históricos do Tiradentes. “Aproveitamos pedaços de madeira da demolição do telhado para construir uma espécie de memorial, a fim de preservarmos a história do nosso Clube, que comemora 67 anos de fundação e é uma das entidades mais tradicionais e importantes de Nova Bréscia”, salientou Bonfadini. “O trabalho só foi possível graças à mobilização da comunidade e dos associados. Fizemos tudo com recursos próprios”. Atualmente, o Tiradentes conta com 233 sócios e, além de promover eventos consagrados como o Baile de Casais e as festas de Carnaval e Revellion, nos últimos anos vêm se destacando na participação de competições de futebol, sobretudo, no Campeonato Regional da Aslivata. Neste sábado (22), o Clube promove uma festa para os jovens. Além de DJS, a dupla Lucas e Felipe se apresenta às 23h.

Integrantes da atual diretoria, comandada pelo presidente Lucas Bonfadini (primeiro à direita), em frente ao mural de imagens e documentos históricos

Homenagem aos ex-presidentes: Sérgio Togni, Itacir Barbieri, Celto Dalla Vecchia, Ari Caumo, Dalton Nichel, Cristiano Laste (atrás); Lucas Bonfadini (atual mandatário), Diógenes Laste, Angelo Mezacasa, Jorge Fontana, Jaime Scapini, Aquilino Scartezini e Marcos Martini (na frente)

Bonfadini enalteceu o envolvimento dos sócios e da comunidade

Diretoria do Clube Comercial de Encantado prestigiou o Baile

Apresentação do Nova Bréscia Dança Show


10

Geral

Jornal Opinião Encantado, 21 de outubro de 2011

Jovens engajados na luta contra o câncer

Fotos: Diogo Fedrizzi

Integrantes da Liga Jovem de Encantado Encantado - O público jovem de Encantado e região mostrou que está ligado e disposto a auxiliar na luta contra o câncer. A primeira Festa Tô Ligado! mobilizou cerca de 200 pessoas na Lost Pub, em Encantado, na noite do sábado (15). Entre as atrações estiveram o DJ Géio Sangalli e o show de reggae da Banda Luauê. O evento promovido pela Liga Feminina Jovem buscou arrecadar recursos para o auxílio de pacientes da Liga de Combate ao Câncer de Encantado. No total, o lucro do evento fechou em R$ 2.463,50. Já os custos da festa foram quitados com o auxílio de doações e pa-

trocínios. Todo o valor arrecadado será destinado para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado. O Grupo Encantado de Comunicação foi parceiro do evento. A 1ª Festa Tô Ligado! teve o patrocínio do Sicredi, Serplan Terraplanagem, Baldo, Cerâmica Conzatti, Criativa, Lume Eventos, Padaria BB, Bocatto Lanches, Katz Equipamentos, Angela Salão de Beleza, Bergatur Turismo, Neo Modas, Loja Maria Fernanda, Fernando Multimarcas, Lojas Beneduzi, Vian Auto Center e Loja Econômica. A parceria foi do Grupo Encantado de Comunicação e Portal Região dos Vales, com apoio da banda Luauê.

Atriz de Encantado integra elenco da novela da Globo Arquivo pessoal

Caroline interpretou modelo vencedora de um concurso de beleza Encantado - A participação da modelo Caroline Bresolin, 18 anos, no primeiro capítulo da novela “Aquele Beijo”, da Rede Globo, repercutiu na região durante a semana. Ela viveu a personagem Fernanda Gomes, uma modelo que vence o concurso Beleza Carioca 2011. Caroline mora em São Paulo e deve participar de mais uma cena da novela.

Natal Mais Encantado incrementa programação Encantado - A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Lume Eventos apresentaram aos comerciantes a programação oficial do Natal Mais Encantado 2011. A explanação ocorreu segunda-feira (17) no Clube Comercial. O presidente da CDL, Airton Giordani, agradeceu a presença dos lojistas e a contribuição dos poderes públicos e do comércio para uma ampliação na organização do evento. O diretor da Lume Eventos, Rafael Fontana, destacou o aumento do orçamento para a realização da programação. “Em 2009, a previsão financeira ficou em R$ 32 mil, em 2010 em R$ 18 mil e, neste ano, já estamos em R$ 47mil e a expectativa é chegar aos R$ 60 mil, sendo que os poderes públicos (Prefeitura e Câmara de Vereadores) repassaram R$ 32 mil e os lojistas já contribuíram com R$ 13,7 mil”, explicou. Fontana também apresentou a programação e as novidades do evento deste ano. A programação acontecerá de 16 a 23 de dezembro, no entanto, uma das novidades será o início da decoração natalina na cidade no dia 25 de novembro, um mês antes do Natal. A abertura oficial acontecerá no dia 16, às 21h, com o

espetáculo de Natal do grupo Artes e Sonhos, a chegada do Papai Noel e a abertura da Casa do Bom Velhinho. Também ocorrerá show de fogos, apresentação do Coral da Associação Pró-Menor de Encantado (AME) e show com o sertanejo universitário da dupla Eduardo & Ezequiel. Ainda durante toda a semana de programação ocorrerão show com as bandas Explosão do Baile, Luauê, Vitrine Viva, Guri de Uruguaiana, Art Biss, Marcelo Gaúcho e MC Jair da Rocha e o encerramento com Alma Nova. Outras novidades Nesta edição, os estabelecimentos comerciais que disponibilizarem recursos para auxiliar o Natal Mais Encantado receberão um adesivo de identificação com a frase: Esta Loja contribui com o Natal Mais Encantado 2011. Também estarão, entre os atrativos, a Rádio de Natal, em toda a extensão da rua Júlio de Castilhos, a brinquelândia do Papai Noel, mais de 30 árvores de Natal espalhadas pelo calçadão, música Natalina no comércio, atrativos em diversos pontos da Júlio de Castilhos e ruas transversais e, ainda, Papais Noéis nas lojas.

Natureza de Coqueiro Baixo é destaque em programa de TV nacional Coqueiro Baixo - O Programa Preservação Ambiental, da TV Canção Nova, leva informações técnicas sobre fauna, flora, projetos ambientais, ecoturismo, legislação, biodiversidade, além de informações turísticas, de lazer, cultural e históricas de diversos locais do país. Durante quatro programas, a TV vai apresentar as potencialidades de Coqueiro Baixo e da região Alta do Vale do Taquari. O Preservação Ambiental, que vai ao ar todos os domingos, às 7h30min, já reproduziu, desde o dia 8 de outubro, dois dos quatro especiais gravados na região. O prefeito de Coqueiro Baixo, Adelcio Sestari, explica que a iniciativa de realizar os vídeos no município surgiu a partir de uma sugestão do filho Adriano Sestari e do genro Alexandre Silva. Ambos trabalham na emissora católica da Fundação João Paulo II, em São Paulo. “É importante mostrar nossa região, não só para o Estado, mas para outros países também, pois a Canção Nova não é só regional, mas possui transmissão internacional”, explica o prefeito. Sestari auxiliou os profissionais, através de hospedagem, deslocamento e alimentação. “Eles ficaram três dias na cidade e eu os hospedei em minha casa e os ajudei com recursos

próprios a pagar as despesas de alimentação e do transporte utilizado nas gravações”, diz. Ao todo, a equipe formada por Marcelo Chaves, Marcelo Godoy, Ronaldo Oliveira, Charles Eduardo e Nelson Perroni ficou uma semana no Rio Grande do Sul. Eles tiveram o acompanhamento de profissionais do Comando Ambiental da Brigada Militar do RS. Na região, eles mostraram pontos da cidade, atrativos turísticos e ambientais de Coqueiro Baixo e, ainda, locais de Doutor Ricardo, Anta Gorda, Putinga, Nova Bréscia e do Rio Taquari. Os dois programas que faltam ser exibidos irão ao ar nos próximos domingos, dias 23 e 30, às 7h30min. Reprodução/Canção Nova

Prefeito Sestari foi um dos entrevistados


Opiniรฃo 21.10.2011 Pรกg. 11


12 EsCOLA

Especial

Jornal Opinião Encantado, 21 de outubro de 2011

10

DE

EDUCAÇÃO InfAnTIL BRInCAR EDUCAnDO:

AnOs DE DEDICAÇÃO às CRIAnÇAs Em uma noite de festa, a Escola de Educação Infantil Brincar Educando comemorou seus 10 anos de fundação, junto com alunos, ex-alunos, familiares, professores e comunidade escolar. O jantar de integração, realizado dia 15 de outubro no Salão Paroquial, contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas. Fotos: Eliane A. Fachinetto

O

carinho das crianças pelas professoras e pela escola foi demonstrado através de depoimentos em vídeos e músicas. Em retribuição, a escola prestou homenagens aos alunos e professoras que fizeram e atualmente fazem parte do grupo escolar. O momento foi também de agradecimentos por parte dos pais, que confiaram à escola o cuidado de seus bebês e crianças. Desde 2001, a Brincar Educando atendeu aproximadamente 300 crianças, de zero a seis anos.

Em um ambiente familiar, elas recebem muito carinho, atenção, amor e uma educação de qualidade, sempre observando o bem-estar de cada um. Assim como o projeto pedagógico apresentou mudanças positivas nesses 10 anos, a escola também procurou oferecer melhorias no espaço físico e materiais pedagógicos, brinquedos e livros sempre atualizados. Atualmente, a escola possui uma biblioteca com aproximadamente 600 livros infantis. Alunos homenagearam a escola e professores com apresentação de uma música

Casais colaboradores da festa: Jussara e Ronaldo Bianchi e Lisiane e Rudinei Zenere com a diretora Maria Bastianel

Família Brincar Educando comemorou aniversário da escola em jantar de confraternização

Família Bastianel: dedicação e amor pela escola

Equipe Brincar Educando: professoras Lili, Jô, Maria, Laura e Jaque


Especial

Jornal Opinião Encantado, 21 de outubro de 2011

13

Mais do que uma escola, uma família Nós, pais, devemos ser a base e o exemplo para uma boa educação, por isso a importância do acompanhamento dos trabalhos propostos pela escola e a valorização do desenvolvimento de nossos filhos. Fazendo uma analogia, poderíamos dizer que a Escola de Educação Infantil Brincar Educando se assemelha a uma plantinha que encontrou solo fértil, em 2001, e que de lá para cá foi se desenvolvendo e crescendo a passos largos, graças ao trabalho, de-

dicação, sabedoria, competência e compreensão das professoras que por aqui passaram e que ainda atuam. A participação sempre ativa dos pais também merece nosso reconhecimento. O resultado é uma Escola que tem o privilégio e a satisfação do dever cumprido, de ter contribuído para a educação e formação de mais de 300 crianças. A proposta pedagógica da Escola contempla também aulas de Inglês, em parceria com a Quest, aulas de música, de dança, hora do conto

integrada com a comunidade local, Educação Física, entre outras atividades que incentivam a criatividade. Com o objetivo de proporcionar vivências com as pessoas da comunidade, as crianças participam de visitas a pessoas idosas para que estas possam transmitir aos alunos sabedoria e histórias de vida. O respeito e o carinho mútuo afloram em cada encontro. Nesses 10 anos, queremos agradecer os depoimentos carinhosos de pais, professores e alunos, que são nosso maior

incentivo a continuar nessa caminhada e o que nos fortalece como profissionais. Agradecemos também a todos que se dedicaram para o sucesso do nosso jantar, a presença de Paulo Costi como prefeito e avô de aluno, a secretária de Educação e Cultura Roseli Mottin Soares e a representante do Conselho Municipal de Educação Vani Casagrande. A toda a família Brincar Educando, nosso muito obrigado.

Fotos: Eliane A. Fachinetto

MARIA ROSSETTI BASTIANEL, proprietária e diretora

O melhor presente é o reconhecimento “Parabéns à Escola de Educação Infantil Brincar Educando pelos dez anos de história, em especial a profe Maria, pela garra e determinação, sempre nos oportunizando momentos significativos em nossas vidas. Agradeço por fazer parte dessa historia e por ter como mestre alguém tão especial como você”,

PROFESSORA

LILI

Professores homenageados: Maria R. Bastianel, Laura Bastianel, Josane B. Agostini, Tatiane Dalpian, Jonas Bastianel, Arilene Telöcken, Lílian Bertozzi, Maristela Lorenzini, Ana Mari Pazini e Jaqueline De Bortoli

“Para mim, a Brincar Educando pode ser resumida em algumas palavras: confiança, amor, dedicação, companheirismo. Isso resume o sentimento e a confiança que temos quando saímos e deixamos as crianças na escola”,

MãE

JUSSARA BIANChI

“Desde 2008, quando meu filho começou a frequentar a escola, eu sentia segurança, fui trabalhar extremamente feliz, pois a escola que escolhi para deixar meu filho era de qualidade, conceituada, sendo realmente uma família para meu filho e pra mim. É gratificante ver o que a escola faz para as crianças, elas aprendem a viver em sociedade, tornando-se independentes”,

MãE

JOANETE DAROIT

“Profe Mia, é assim que nossos filhos te chamam, só temos a agradecer pela dedicação, amor e carinho, nós te amamos, você vai morar sempre em nossos corações”,

FAMíLIA JOVANA, MOISÉS, LEONARDO E EDUARDO VíGOLO

“A Escola Brincar Educando foi meu primeiro emprego, foi onde comecei minha carreira. É muito bom ver a evolução da escola e merecer dos pais a credibilidade e confiança no trabalho. Agradeço à Brincar Educando pelo início da minha profissão, aprendi muito com a profe Maria, com as crianças e com os pais”,

PRIMEIRA PROFESSORA, MIRIAM DENTEE BERTELLI

SERVIçO ESCOLA DE EDUCAçãO INFANTIL BRINCAR EDUCANDO Endereço: Rua Benjamin Denho De Nes, 65, Porto Quinze Telefone: 9991-1649 Atenção pais, venham conhecer nossa escola. Matrículas abertas.

Ex-alunos e autoridades presentes do jantar


14

Especial

Jornal Opinião Encantado, 21 de outubro de 2011

NA REPORTAGEM desta semana apresentamos a obra do Edifício Bali, prédio LOCALIZADO na Rua Sete Irmãos, exclusivamente residencial, da Construtora Grafite.

Edifício Bali

Fotos: Diogo Fedrizzi

JOILSON PEREIRA Os responsáveis pela obra são os sócios Juarez Mottin e Victor hugo Bertozzi, engenheiros proprietários da Construtora Grafite. Segundo Mottin, a obra, que teve início no mês de abril de 2010, foi uma iniciativa da construtora por identificar um acréscimo na demanda por apartamentos no município de Encantado. “Esta obra vem preencher uma lacuna no mercado, proporcionando apartamentos diferenciados”, conta Mottin. O prédio terá nove andares no total, sendo dois pavimentos destinados à garagem e os sete restantes compostos por 24 apartamentos. O engenheiro Juarez

Mottin destaca ainda que o último andar será ocupado por quatro coberturas e que, além disso, o prédio terá piscina e salão de festas. Os apartamentos terão de 140 até 350 metros quadrados, com opção de dois ou três dormitórios. Outro destaque é o sistema de abastecimento de água e gás central que terão medição individualizada em cada unidade. A previsão da construtora é entregar a obra finalizada até o início de 2013 e as unidades já estão sendo comercializadas pela Imobiliária Sandri, na Rua João Lucca, número 1792, no centro de Encantado, ou pelo fone (51) 3751-2425.

Prédio terá nove andares

Obra está localizada na parte alta da cidade e contrasta com as torres da Igreja Matriz

Apartamentos de 2 ou 3 dormitórios terão de 140 até 350 m2


Encantado, 21 de outubro de 2011 Eliane Fachinetto

PEQUEnOs PILOTOs

1º Encontro das Motocas reuniu crianças e pais na Praça da Bandeira, no sábado (15), em Encantado. Evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).

Página 15

Profile for Diogo Fedrizzi

Jornal Opinião_21_10_2011  

Edição do Jornal Opinião, de Encantado-RS, do dia 21 de outubro de 2011. Veículo pertencente ao Grupo Encantado de Comunicação

Jornal Opinião_21_10_2011  

Edição do Jornal Opinião, de Encantado-RS, do dia 21 de outubro de 2011. Veículo pertencente ao Grupo Encantado de Comunicação

Advertisement