Page 1

caderno

MIX O grande dia está chegando MIX

12 de outubro de 2012

JORNAL OPINIÃO - ENCANTADO SEXTA-FEIRA - 12 DE OUTUBRO DE 2012

BAILE DE DEBUTANTES

Neste sábado (13), 16 meninas serão apresentadas à sociedade encantadense no 34º Baile de Debutantes do Clube Comercial de Encantado. Sete adolescentes representam a cidade de Encantado e nove são de Lajeado. As debutantes chegarão ao Clube de limousine e a entrada no Salão será transmitida por um telão.

Debora Homercher Buffon Lajeado

Ana Clara Marchi Bertozzi Encantado

Debora Luisa Longhi Encantado

Graziela Inês Mattje Encantado

Laura Giacomini Heineck Lajeado

Giovana Chiesa Rodrigues Lajeado

Nicole dos Santos Ravazio Encantado

Fernanda Ganasini Lucian Encantado

Maria Cecília Dartora Encantado

Laura Peuhs Fleck Lajeado Andreia Scapini Lajeado

Letícia Fontana Zamboni Encantado

Eduarda Anderle da Silva Encantado

Julia Giacomini Heineck Lajeado

Laura Scapini Weiand Lajeado

Carolina Bacci Lajeado


12 de outubro de 2012

P&B 4 COL ( 17,2 CM) X 5 CM


MIX

12 de outubro de 2012

Curso prepara estudantes para o mercado de trabalho Encantado - Preocupada com o futuro profissional dos adolescentes da região, a Lume Centro de Ensino e Qualificação Profissional elaborou um projeto especial para treinar estudantes de 14 a 18 anos a fim de orientá-los para o mercado de trabalho. O curso “Formação Profissional para Adolescentes” terá 11 módulos, com duração de um ano e meio e é voltado exclusivamente para alunos do ensino médio (1º, 2º e 3 anos). A primeira turma inicia as aulas no dia 27 de outubro. Os encontros serão sempre aos sábados pela manhã. Conforme o diretor da Lume, Luciano Fontana, o objetivo, além de preparar o jovem, é dirimir as dúvidas quanto à escolha da profissão. “No primeiro módulo, vamos fazer um teste vocacional e procurar direcionar os estudos para a carreira que ele escolher”, comentou. O aluno que se interessar pela área do Direito, por exemplo, terá tarefas de pesquisa em escritórios de

Saiba Mais

CARGA HORÁRIA: 200 horas / aula - 55 encontros INÍCIO: 27/10/2012 DIA DA SEMANA: Sábado pela manhã Informações: 3751 6812

3

Divulgação

advocacia, no Fórum e no Ministério Público. “O jovem terá condições de conhecer a rotina do ambiente profissional”, explica. “Vai ganhar um amadurecimento importante”. Fontana salienta que oportunidades de emprego existem, o que falta é qualificação. “Às vezes, são questões básicas que o candidato a uma vaga não sabe”, diz. Ele apresenta dados de uma pesquisa feita pela Lume com 1,2 mil estudantes, em que a maioria mostrou desconhecimento sobre informática. “Eles sabem mexer no facebook e no twitter, mas não nas ferramentas do word, do Windows, do Excel, que são os requisitos exigidos pelas empresas”. Nos últimos dias, o projeto vem sendo mostrado para diretores de escolas da região. No dia 20, no Centro Administrativo Municipal, às 10h, haverá uma palestra de apresentação à comunidade.

Luciano Fontana disse que o projeto começou a ser pensado em março

CONTEÚDOS

Módulo I – Profissionais do futuro – 7 encontros Módulo II – Pesquisa – 2 encontros Módulo III – Marketing Pessoal – 2 encontros Módulo IV – Empreendedorismo – 3 encontros Módulo V – Matemática Financeira – 4 encontros Módulo VI – Informática – 10 encontros

Módulo VII – Excel Avançado – 10 encontros Módulo VIII – Liderança – 4 encontros Módulo IX – Português – 7 encontros Módulo X – Finanças Pessoais – 2 encontros Módulo XI – Comunicação Eficaz – 4 encontros Formatura

Gincana do Mário Quintana A Gincana de Integração do Colégio Cenecista Mário Quintana está em sua 17ª edição. Neste ano o tema da gincana é o “Circo – Hoje tem Espetáculo”, ela teve seu início durante a festa Junina da escola, no dia 6 de julho, onde ocorreram várias tarefas durante a festa. A abertura oficial, com desfile das equipes e a apresentação de um espetáculo circense, ocorreu no dia 16 de julho. A terceira etapa da gincana ocorreu no dia 19 de setembro, onde as equipes demonstraram o seu amor pelo nosso Rio Grande com o cumprimento de tarefas que foram alusivas a Semana Farroupilha. Participam da gincana quatro equipes: Podecrê, Magnun, Britadera e Lannobua, todas elas possuem estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental ao 3ºAno do Ensino Médio, enfatizando assim o objetivo maior da gincana que

é integrar os alunos do colégio, colaborando desta forma, para o desenvolvimento de valores como responsabilidade, respeito, cooperação e espírito de equipe. A última etapa da gincana aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro, com o cumprimento de tarefas artísticas na Noite de Talentos que a escola promoveu, no dia 10 de outubro, no Auditório Itália. Nesta noite também aconteceu o cumprimento da tarefa solidária e a tão desejada tarefa noturna. Ontem foram realizadas tarefas de lógica, cultura, conhecimentos gerais, apresentações artísticas, habilidades físicas e cognitivas. A equipe organizadora da gincana é composta por três professores da escola e quatro alunos do 3º Ano do Ensino Médio, que trabalharam desde maio no planejamento das tarefas, a fim de garantir mais uma gincana de sucesso.

Divulgação

Alunos se divertiram no cumprimento das tarefas da Gincana

SEMANA DA CRIANÇA

O Colégio Cenecista Mário Quintana realizou a Semana da Criança, programação especial voltada para a garotada. Estiveram envolvidos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Entre as atrações estiveram Festa à Fantasia, Show de Mágica, Piquenique, Dia do Óculos Maluco e “Caça ao Tesouro de João e Maria”, Dia da Cabeça Maluca, Passeio de CDLinho, Dia do Arco-Íris, Culinária Especial e Passeio na Praça da Bandeira.


4

12 de outubro de 2012

MIX


MIX

12 de outubro de 2012

momentos 5

Bem-vindo Leonardo Os avós Ilsi Fornari e Edinei Duarte, Rejane Thomas Ewald e José Roberto Ewald, juntamente com os pais Janaína Duarte Ewald e Leonardo Ewald participam, com imensa alegria, o nascimento de LEONARDO DUARTE EWALD, no dia 22 de setembro de 2012, no Hospital Beneficente Santa Terezinha de Encantado.

Juremir Versetti

Aniversário Márcia

Celestina e Dorvalino com os filhos, netos e bisnetos

Bodas de Ferro Celestina e Dorvalino O casal Celestina e Dorvalino comemorou 65 anos de casamento. Celestina tem 87 anos e Dorvalino 90. A festa aconteceu no Centro Comunitário São Carlos, de Jacarezinho. Eles têm sete filhos, 14 netos e quatro bisnetos. Cerca de 200 parentes compareceram à festa.

Márcia Marchetto Gobbi trocou de idade no sábado (6). A filha Maria Eduarda e o esposo Sidnei organizaram uma festinha entre familiares e amigos na residência da família no Bairro Lago Azul.


12 de outubro de 2012


12 de outubro de 2012


8

12 de outubro de 2012

Listras para te animar A Primavera já chegou e para não batermos na tecla do floral novamente (que às vezes cansa, assim como o preto no Inverno), já é bom entrarmos de cabeça na nova estação com suas cores, padronagens e estampas modernas. Para dar início ao movimento, hoje vamos falar sobre as listras coloridas. O que você deve lembrar sempre ao usar listras no visual, é o local onde ela mais te favorece ou não favorece de forma alguma. Quem tem quadril largo deve correr de listras horizontais nessa região, mas apostar muitooo nestas listras no tronco. Já quem tem barriguinha ou muito seio deve correr de listras horizontais nesta região e apostar nas mesmas na parte de baixo do look!!! Tenha em mente: listras horizontais alargam e engordam, enquanto que listras verticais alongam e emagrecem!!! Para usar listras com todo charme, observe as várias combinações urbanas e ousadas que estão aparecendo por aí. A bandeira americana empresta suas listras clássicas para saias leves e curtas. Os shortinhos jeans ganharam coloração quente com listras em preto e azul, e para completar a dica, que tal um vestido de cetim em vermelho e preto? Vale a pena sempre observar o “street style”, é onde as tendências rolam soltas e lindas!!!! Beijo e até a próxima semana!!

MIX ACHO CHIC na web

Acompanhe também as notícias atualizadas no nosso blog. Acesse: http://blogs.regiaodos vales. com.br/achochic/


MIX

12 de outubro de 2012

Coquetel das debutantes

Fotos: Rejane Bicca

social

12 de outubro de 2012

Na terça-feira (9), as 16 meninas, acompanhadas dos familiares e pares, reuniram-se no Clube Comercial de Encantado para o ensaio visando o Baile de Debutantes que acontece neste sábado (13).

Arivane, Fernanda e Angelo Lucian

Eduarda Anderle da Silva e o irmão Arthur

Sérgio Bruno Fleck, Laura e Adriana

Débora Luisa Longhi e a mãe Diovana

Ivanete, Antônio Carlos, Andréia e Renato Scapini

Ricardo, Laura, Júlia e Orilde Heineck

Pedro Eduardo da Silva e Roberto Weiand

Jaqueline Marchi Bertozzi, Angelice Zamboni, Gladis Scapini e Marlise Anderle da Silva

9


12 de outubro de 2012


MIX - Pรกgina 11

12 de outubro de 2012


14

12 de outubro de 2012

Semana do Empreendedorismo define programação

MIX

Palestra com o presidente da FCDL-RS e do Sebrae, Vitor Augusto Koch, abre as atividades no dia 5 Divulgação

A 1ª Semana Municipal do Empreendedorismo, que ocorre de 5 a 9 de novembro em Encantado, terá atividades para estudantes, empresários e comunidade geral. A programação divulgada nesta semana inicia na segunda-feira, dia 5, com exposição de Produtos de Agroindústrias Familiares e Projetos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e palestra com o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDLRS) e do Sebrae, Vitor Augusto Koch. As atividades iniciam às 19h, no auditório Itália, junto ao Centro Administrativo Municipal. Na terça-feira, dia 6, a Oficina Plano de Negócios abre a programação a partir das 13h30min, no auditório Imigrante. À noite, a palestra será com a relações públicas, professora e consultora, Liesel Dick. Ela abordará, a partir das 19h, no auditório Itália, o tema “Comunicando-se mais e melhor”. A Feira de Profissões será a atração da quarta-feira, dia 7. A atividade ocorre das 17h às 21h, no Colégio Cenecista

Mário Quintana. Em paralelo ocorre, no auditório Brasil, o Seminário Arranjos Produtivos Locais (APL). Na quinta-feira, dia 8, a Semana terá sequência com o Almoço Empresarial e a palestra “Empreendedorismo”. A explanação será feita pelo prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Cezar Kohlrausch, a partir das 11h45min, no Clube Comercial. Às 19h30min, no auditório Brasil, a atração é a palestra “Saiba como se tornar um microempreendedor individual e garantir acesso aos benefícios”, com o administrador Ademir José Ewald. Encerramento Outras três atividades encerram a Semana do Empreendedorismo de Encantado na sexta-feira, dia 9. Às 8h ocorre a palestra “Fontana S. A. 78 Anos de História”, com o administrador, Ricardo Fontana; às 8h40min, inicia a apresentação de cases de sucesso em escolas, com o Projeto Miniempresa dos alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Cenecista Mário Quintana e com o Projeto Educar com Consciência - Reciclagem do Óleo - Coope-

rativa de Sabão Spubom - dos alunos do Centro Municipal de Educação Encantado. Às 9h20min, a última atividade será a palestra "Redes sociais: cuidados e oportunidades", com o diretor da RV Digital, Eduardo Pittol. As programações ocorrem no Auditório Itália. Formação de líderes O diretor da Lume Centro de Ensino e Qualificação Profissional, Luciano Fontana, destaca que a 1ª Semana do Empreendedorismo busca incentivar a formação de empreendedores e líderes. “Pensamos na Semana do Empreendedorismo por Encantado ser uma cidade de empreendedores. Esse será um trabalho inicial que visa estimular inovações e a troca de experiências entre estudantes e empresários. Para isso, contamos com a participação da ACI-E, CDL, Uergs, Sebrae, Emater, STR, Prefeitura, Colégios Municipais, Colégios Estaduais e Colégio Mário Quintana que, juntamente com a Lume, estão organizando o evento”, afirma Fontana. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Júlio Medei-

Dália reúne a criançada na Praça Hoje, a partir das 14h, na Praça da Bandeira, em Encantado, acontece a programação alusiva ao Dia da Criança. A atividade é uma realização da Dália Alimentos, através do Projeto Social Criança Dália. Durante o evento haverá a distribuição de cachorro-quente, pipoca, refrigerante, picolés e kit escolar para as crianças presentes. De acordo com os integrantes do Projeto Criança Dália, além da distribuição de lanches, as crianças vão se divertir com muita música, sorteio de bicicletas e computadores, distribuição de brindes, brinquedos infláveis, oficinas com caixinhas de leite e de pintura e show com o grupo Trupe Viajantes dos Sonhos. A realização é da Dália Alimentos, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul.

AVISO O Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini comunica a todos que concluíram o Ensino Médio e desejam continuar os estudos na modalidade Pós Médio – Curso Normal, que estão abertas as pré inscrições, na secretaria da escola ou pelos fones 3751-1755 ou 3751-4517 até o dia 14 de novembro de 2012. Esta inscrição é sem compromisso, porém servirá para levantamento da demanda existente, justificando a implantação de mais esta modalidade de ensino no Instituto. Conforme Regimento Referência, o aproveitamento de estudos no Curso Normal é oferecido ao egresso do Ensino Médio e tem a duração de 16.000 horas/aulas, incluídas as 400 horas de estágio profissional. O curso é extensivo para toda a região. Outras informações no Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini. Encantado, 10 de outubro de 2012 José Carlos Conzatti Diretor

Vitor Koch abre a programação no dia 5 ros, enfatiza a importância da atividade. “O evento vem ao encontro do que está sendo preconizado pela Acie. A ação busca dar ao empreendedor mais conhecimento e experiência para que ele implante seu negócio com mais segurança”, fala. Informações A 1ª Semana Municipal do Empreendedorismo de Encantado é uma proposta da Lume Centro de Ensino e Qualificação Profissional, Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL),

Conselho Encantandense Pró-Desenvolvimento, Colégio Cenecista Mário Quintana e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado. A programação conta com a parceria de diversas entidades como escolas, Secretaria de Educação, Secretaria do Desenvolvimento, Emater, Associação Pró-Menor de Encantado (AME), Apae, Prefeitura de Encantado, Sebrae e Uergs. Para participar das atividades da Semana do Empreendedor é necessário realizar inscrição prévia. O cadastro deve ser feito no site www.empreendedorismoencantado.com.br.

Liga Feminina veste a cidade de rosa para comemorar 20 anos No mês em que é comemorado o Outubro Rosa, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado celebra os 20 anos de atividades e prepara mais uma ação para festejar a data que transcorre em 29 de outubro. O movimento Outubro Rosa é internacional e divulga a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Por meio do movimento, diversos prédios e monumentos em todo o mundo são iluminados na cor rosa. Em Encantado, a Liga Feminina, com a colaboração da comunidade, vai vestir a cidade na cor símbolo, para também manifestar seu apoio a esta importante causa. As voluntárias da entidade estão visitando estabelecimentos comerciais do município e convidando-os para aderir à ação. “O objetivo é que os estabelecimentos decorem suas vitrines na cor rosa durante a segunda quinzena de outubro. A Liga está fornecendo um cartaz, que além de identificar os participantes, agradece à comunidade pelo apoio”, explica a presidente da Liga, Salete Dalla Lasta. Igreja Matriz Símbolo da luta contra a doença, o

rosa também iluminará, pelo segundo ano, a Igreja Matriz São Pedro. A iluminação poderá ser vista a partir do dia 15 de outubro. Mais Informações Os estabelecimentos que ainda não foram visitados e que desejam aderir ao movimento podem fazer contato com a Liga pelo telefone (51) 3751 – 2878 (nas segundas e quintas-feiras das 14h às 16h) ou pelo e-mail: diretoriaexecutiva@ ligaencantado.com.br.


MIX

12 de outubro de 2012

15

Bastidores Este espaço registra, em imagens, os principais acontecimentos da Rádio Encantado AM.

Por Diogo Daroit Fedrizzi

LUME CENTRO DE ENSINO

Diogo Daroit Fedrizzi

DESENVOLVENDO PESSOAS, GERANDO RESULTADOS

Jonas reeleito O vereador reeleito Jonas Calvi (PTB), segundo mais votado em Encantado, foi entrevistado por Milton Fernando no Bom Dia Região dos Vales

CURSOS MÊS DE OUTUBRO ADMINISTRATIVO

Objetivo: Incentivar os educandos a utilizarem de forma adequada as ferramentas da informática; interagindo assim, de uma maneira ética, com os atrativos que o mundo virtual oferece, podendo utilizar estes recursos para qualificar sua vida pessoal e escolar. Data de início: 17/10/2012 Carga horária: 75 horas – Turno: Noite

Henrique Pedersini

REDES SOCIAIS

Objetivo: Apresentar as principais características e aplicações das mídias sociais e a forma mais adequada de utilizá-las.

Oktober Freund Fest

Data de início: 18/10/2012 Carga horária: 30 horas – Turno: Noite

As soberanas da VIII Oktober Freund Fest de Roca Sales, Caroline Hepp, Aline Roier e Giseli Sofia Nietiedt falaram sobre a festa que acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro, na Cidade da Amizade. Arquivo pessoal

SONY VEGAS

Objetivo: O Sony Vegas PRO 8.0 é o programa de edição de vídeo que mais vem ganhando adeptos, na maioria, profissionais que estavam acostumados a utilizar outros programas do gênero e que agora, surpreendidos pelo potencial desta ferramenta, estão deixando de lado o convencional em troca da inovação. Data de início: 19/10/2012 Carga horária: 21 horas – Turno: Noite

EU ESTIVE LA´

VENDEDOR LOJISTA

Objetivo: O objetivo deste treinamento é oportunizar aos participantes os conceitos técnicos de vendas no varejo, bem como novas posturas profissionais e aperfeiçoamentos individuais, para o melhor desempenho das funções. Data de início: 29/10/2012 Carga horária: 16 horas - Turno: Noite

Leandro e Adriana Arenhart; Luciano e Sandra Kober; Miguel Lucian e Édna Taís Kremer; e Samanta Regina Chiesa (da esquerda para a direita) estiveram no sábado (6) na Barragem do DNOS, em Santa Maria. O local faz parte da Trilha Mirante da Garganta do Diabo e trilha das Jaboticabas.

Se você visitou um lugar bacana, mande a foto para publicarmos no Jornal Opinião. (email: diogo@opiniaojornal.com.br)

ILUSTRATOR

Objetivo: Ensinar o aluno a utilizar recursos de ilustração, criação e vetorização de desenhos, imagens e logomarcas. Data de início: 30/10/2012 Carga horária: 30 horas – Turno: Noite

Mais informações:

Lume Centro de Ensino e Qualificação Profissional Rua João Lucca, 1702 – 2° andar Centro – Encantado / RS Fone: (51) 3751-6812 www.lumeonline.com.br


16

12 de outubro de 2012

Daiane foi escolhida a Musa do Grêmio no concurso Bela da Torcida, realizado pelo site UOL. Ela obteve 75.481 votos, 15 mil a mais que a segunda colocada.

celebridades nos Idade: 26 a Altura: 1,67 la onde? Estre e d l ra tu a N

MIX

DAIANE STEFENS Musa do Grêmio Quem é Daiane Steffens? Daiane Steffens além de ser a Bela da Torcida do Grêmio, como a maioria conhece, é uma pessoa super simples e de bem com a vida. De sorriso fácil. Acabou de se formar em jornalismo e em virtude dos eventos do Grêmio não trabalha na área. O que o Grêmio representa na sua vida? O Grêmio sempre foi minha paixão. Torço e defendo meu time desde criança. Dia de jogo se torna um dia diferente e sempre foi assim. Agora, desde que venci o concurso Bela da Torcida, o Grêmio se tornou uma família. O Olímpico é minha segunda casa. Vou a todos os jogos e em praticamente todos os eventos de consulado que ocorrem pelo RS, SC e PR. Representar o Grêmio e essa torcida maravilhosa é uma honra. Toda vez que vejo uma matéria ou algo que remeta ao Grêmio, eu me arrepio e me emociono. Só quem é gremista de verdade

entende o que estou falando. É bom demais, uma felicidade inexplicável. Porque ser musa do Grêmio? Eu sempre amei futebol, meu Trabalho de Conclusão da faculdade foi sobre futebol. Me criei nos campos de várzea com meu pai, meus tios e primos. Então ser Musa, ser a Bela da Torcida é uma forma de estar mais próxima ainda das pessoas que assim como eu, amam o Grêmio e/ou trabalham para fazer dele sempre o melhor clube. Eu sempre soube que éramos muitos, espalhados por este mundo a fora, mas desde que comecei a viajar com o Arena Bus tive noção do que realmente é o Grêmio. Vi que tenho uma responsabilidade enorme, pois levar o nome do Tricolor não é pra qualquer um. Mas é um prazer, um orgulho, uma honra viver tudo isso. Hoje vivo Grêmio, respiro Grêmio, acordo e durmo pensando no Grêmio.

Profile for Diogo Fedrizzi

Caderno Mix 12 de Outubro  

Encartado no Jornal Opinião

Caderno Mix 12 de Outubro  

Encartado no Jornal Opinião

Advertisement