Issuu on Google+

PROJETO DO SETOR DE COMUNICAÇÃO DA DIOCESE DE PETRÓPOLIS

Pastoral da Comunicação Assessoria de Comunicação


Apoio Cultural


Estruturação do setor de comunicação A Pastoral da Comunicação (Pascom) vem realizando um trabalho de cobertura dos eventos da Diocese de Petrópolis. Com isso, busca informar sobre as atividades sociais desenvolvidas em toda a Diocese, promover a comunhão diocesana – entre o bispo e os fiéis; as diversas pastorais; as diferentes Paróquias –, comunicar Deus através dos diversos meios. Para realizar esse trabalho, a Pascom diocesana atua em variados meios de comunicação, como televisão, rádio, internet e impresso, visando atingir todo o público da Diocese, que possui uma média de 800 mil habitantes, distribuídos pelas cidades de: Petrópolis, Teresópolis, Magé, Guapimirim, Paraíba do Sul (Distrito de Inconfidência), Areal, Três Rios (Distrito de Bemposta) e São José do Vale do Rio Preto. E para desenvolver um projeto de comunicação amplo como este, a pastoral precisa se estruturar tecnicamente, ou seja, possuir equipamentos adequados, bem como contar com recursos mensais para manutenção de seus veículos de comunicação e produção de conteúdos. Por isso, a Pascom pretende com este projeto captar o patrocínio para sua área comunicacional, nos seus diferentes instrumentos, com o patrocinador contando com espaços no programa de televisão, no programa de rádio, no site, na revista e no jornal diocesano.

Justificativa:

A Pastoral da Comunicação é a pastoral que se preocupa diretamente com os novos métodos e com os novos instrumentos de comunicação. Na diocese de Petrópolis, procura manter a unidade entre toda a Igreja diocesana, respeitando as particularidades de cada Decanato e Paróquia; dando visibilidade aos projetos, atividades e eventos realizados; dando voz àqueles que tradicionalmente não possuem um espaço na mídia; olhando pelos mais necessitados. Por conta da diversidade populacional dentro da Diocese, a Pascom optou por desenvolver um trabalho amplo (rádio, TV, internet e impresso), tendo em consideração cada público (todas as classes sociais, faixas etárias, níveis de escolaridade) formado por pessoas 2 com acesso a veículos de comunicação diferentes. Hoje, a Pascom diocesana conta com: Rádio Imperial, na qual produz os programas Comunicando a Igreja, todas as terças-feiras de 20h30 às 22h, e Boletim Pascom, com notícias diárias da Igreja, todos os dias, às 18h30; programa Ecclesia – Igreja em Foco, todas as segundas-feiras de 20h30 às 21h30, na TV Vila Imperial; site diocesano


(www.diocesepetropolis.org.br), de atualização diária; revista Ação, com publicação anual. Além disso, desenvolve o projeto do jornal, que terá circulação mensal em todo território diocesano. Para manter-se em todos esses meios de comunicação, a Pascom precisa de uma estrutura técnica e pessoal e de manutenção dos espaços conquistados nos diferentes veículos. Isso implica a necessidade de um fundo financeiro para sustentar o projeto. A atual estrutura apresentada pela pastoral, porém, não vem acompanhando o crescimento do trabalho realizado, sendo necessário ampliá-la.

Objetivo geral: - Captação de patrocínio para a Pastoral da Comunicação da Diocese de Petrópolis.

Objetivos específicos: - Patrocínio para o programa de televisão Ecclesia – Igreja em Foco; - Patrocínio para a Rádio Imperial; - Patrocínio para o site diocesano; - Patrocínio para a revista Ação; - Patrocínio para o jornal diocesano;

Projetos individuais: I. Jornal Diocesano: projeto a ser desenvolvido a partir do segundo semestre de 2013. De caráter informativo sobre a Igreja, com foco principal na Diocese de Petrópolis, seus projetos e atividades, além de abordar os temas da atualidade sob o olhar a Igreja. Nome: Voz da Igreja Circulação: Diocese de Petrópolis Periodicidade: mensal (primeiro fim de semana do mês) Formato: 12 páginas; form. aberto 600 x 430 mm, form. fechado 300 x 430 mm; offset 75g/m2; 4 x 4 cores Tiragem: 23.000 exemplares Planejamento: Página 1 - Capa com chamada principal (foto de destaque) mais chamadas “secundárias”; Página 2 – Editorial, Texto do Bispo, Mensagem do Papa e Expediente; Página 3 - Diocese: Matéria principal; Páginas 4 e 5 - Notícias da Diocese e Agenda; Páginas 6 e 7 - Atualidade: reportagem e artigo; Página 8 - Notícias da Igreja: Brasil e Mundo; Página 9 - Família: matéria e artigo; Página 10 - Santo do mês e Pastoral;


Página 11 – Infantil (matérias, “jogos”, histórias) e Cultura (críticas, filmes, livros); Página 12 – Espaço do patrocinador.

II. Site Diocesano: site institucional e informativo da Diocese de Petrópolis. Público alvo: membros da Diocese de Petrópolis e pessoas interessadas nos assuntos relacionados à Igreja. Periodicidade: atualização diária de notícias. Espaço para o patrocinador: banner na home page. III. Ecclesia – Igreja em Foco: programa semanal, transmitido toda segunda-feira, de 20h30 ás 21h30, no canal a cabo TV Vila Imperial (canal 19). Tem o objetivo de formar e informar o público em relação à vida da Igreja na Diocese de Petrópolis e também no mundo. Para isso, possui um quadro de entrevistas e um núcleo de reportagens. Periodicidade: semanal, ao vivo toda segunda-feira; reprises: terça-feira, de 18h às 19h; quarta-feira, de 14h às 15h; sexta-feira, de 11h20 às 12h20; e domingo, de 13h às 14h. Amplitude: transmitido pela TV Vila Imperial em toda a cidade de Petrópolis para os clientes da TV a cabo. Também é transmitido pela internet, por meio do site da emissora e da Diocese, atingindo assim, as demais cidades que formam a Diocese, além de outras regiões. Espaço para patrocinador: inserções como apoio cultural no início e fim do programa.

IV. Rádio Imperial: emissora de rádio pertencente à Diocese de Petrópolis, que opera na frequência 1550 AM. Tem uma longa tradição na cidade de Petrópolis. Em 2014, passou a contar com o apoio da Pastoral da Comunicação, tendo maior inserção da Igreja Católica em sua programação, mas, mantendo a identidade da rádio como um veículo informativo buscando atender os interesses da comunidade. Amplitude: cidade de Petrópolis. Também é transmitida pela internet, por meio do site da emissora (www.radioimperialam.com.br), atingindo assim, as demais cidades que formam a Diocese, além de outras regiões. Além disso, após a presidente Dilma Rousseff assinar, em novembro de 2013, o decreto que permite a migração das rádios AM para FM, a Rádio Imperial caminha para este processo. Espaço do patrocinador: spots como apoio cultural durante a programação da emissora.


Conclusão: Com esses instrumentos – programa de TV, rádio, internet, revista e jornal –, a Pastoral da Comunicação poderá chegar a todos os públicos presentes na Diocese de Petrópolis (e também pessoas de fora do território diocesano) e, assim, buscar atingir seu objetivo de colocar a Igreja presente no ambiente da comunicação, seja na mídia tradicional, seja nas novas mídias. Assim, a Pascom pretende, com estes elementos, ter bem estruturado o setor de comunicação da Diocese. E, dessa forma, avançar em sua missão evangelizadora, mas também dar visibilidade às atividades da Igreja e, com isso, incentivar novos projetos, principalmente os relacionados a questões sociais.

______________________________________________ Padre Alexandre Brandão dos Santos Coordenador da Pastoral da Comunicação Diocese de Petrópolis


Projeto setor comunicacao