Page 1


Organic Marijuana Soma Style  Maconha Orgânica Estilo Soma   

Autor:Soma   Tradução  para  português  e  pequenas  adaptações:     Mr.Fisherman    Texto  “Afinal,  O  que  é  cultivo  orgânico?” tradução para o português  e adaptação:    White Smoke       


Índice     Introdução Capitulo 1:Plantas Felizes Capitulo 2:Começando direito- Sementes e Clones Capitulo 4:Cultivo Indoor- Camas orgânicas do Soma Capitulo 5:Orgânicos Outdoor- Jardinagem de Vaso Capitulo 6:Supercropping para o sucesso Capitulo 7:Terminando com Classe- A Colheita Capitulo 8:As maravilhas do Haxixe Capitulo 9:Breeding para Qualidade Connoisseur Capitulo 10:O jeito do Soma de sementes Fêmeas Capitulo 11:As variedades do Soma


Introdução Eu recentemente completei 55.

Em 1967,eu estava trabalhado na IBM como um secretario postal na divisão de produtos de escritório na Av.Madison em Nova Iorque.Um outro empregado me ajudou a arrumar um pouco de maconha que já veio enrolada em um baseado.Logo depois do trabalho,eu andei até o East River vestindo meu terno de três peças e gravata, e acendi meu primeiro baseado.Eu instantaneamente me apaixonei pelo efeito de calma que ele trouxe para todo o meu ser.Eu tinha 18 anos.

Nos 37 anos que se passaram desde o meu primeiro baseado,a cannabis foi uma das forcas mais positivas na minha vida.Eu comecei a cultivar cannabis em 1971 em Vermont.Eu possuía e tocava um restaurante e padaria vegetariano.Ao longo de que eu ficava mais consciente da minha dieta,um conhecimento maior de ecologia e seus efeitos no ambiente vinham junto.Isso naturalmente me levou a cultivar a cannabis de uma maneira orgânica e ecologicamente amigável.Deste ponto em diante,eu tenho encontrado diferentes maneiras de tornar meus dedos mais verdes.

Através dos anos essa espécie de planta magnífica tem ajudado a me ensinar a arte de possuir e cuidar de plantas,a arte de nurturing,e a arte da fotografia


para nomear algumas apenas.Longe de ser uma desmotivadora a maconha se tornou trançada com muitos dos meus interesses,e sua influencia abriu minha cabeça para explorar muitos que eu talvez não tivesse perseguido do contrario.

Apesar das leis sobre maconha nunca serem justas ao redor do mundo,eu me recuso a abrir mão do meu direito de ter meu sacramento e remédio constantemente perto de mim em forma de roupas,comida,plantas,papel,e fumo.Assim eu faço minha parte para “overgrow” o lugar inteiro.

Em anos recentes eu tenho escrito artigos sobre cultivo eco-amigável de cannabis.Eu condensei e organizei esses conselhos aqui,de maneira a cobrir o jardim do inicio ao fim,adicionando alguns insights nas mais recentes opções para cultivo orgânico de maconha.Este livro representa anos de tentativas de diferentes métodos de cultivo para descobrir quais funcionavam melhor e eram os mais biologicamente amigáveis.Que te ajude a fazer você e nosso planeta mais verde.

Paz Soma


1 PLANTAS FELIZES Nos muitos anos que eu tenho cultivado plantas de cannabis,eu vim a reconhecer os sinais de felicidade.Plantas felizes são uma visão de se terFolhas de verde profundo viradas para cima e abertas para a luz em caules fortes e robustos.

Assim como humanos,a cannabis tem linguagem corporal.Uma saudável e feliz folha de maconha esta levemente para cima sem dobrar nas pontas.Durante o crescimento vegetativo e inicio da floração as folhas não tem nenhuma descoloração.Quando uma folha é removida da planta e a parte de baixo é examinada,nenhum spidermite,insetos ou ovos são vistos.

Como cultivar plantas felizes?Qualidade é a chave.A planta trás potencial na forma de sua genética.O resto e de responsabilidade do grower.


Eu acredito em virar amigo das plantas.As plantas ficam lindas quando um grower dedica tempo e atenção,e usa técnicas solidas e de sucesso para cuidar de suas plantas.A qualidade do cuidado que você dá a suas plantas enquanto elas crescem retornará a você na forma de qualidade na sua colheita.

Outra parte da qualidade esta na escolha dos produtos usados para ajudar as plantas a atingirem o seu potencial e permanecerem livres de pestes e doenças.No mundo da cannabis existem diversas formulas químicas,pesticidas,e super fertilizantes disponíveis,mas o grower atento precisa determinar se ele ou ela querem usar esses produtos em uma planta que eventualmente será consumida por pessoas. Eu,por exemplo,não quero consumir nenhum veneno químico para ter um “bud” maior.Um nível de qualidade medicinal é o premio que eu procuro.Se venenos são usados para o melhoramento ou controle de pestes ,toxinas são deixadas para trás em uma planta feita para curar.Como essa planta sagrada pode ajudar a curar pessoas se tem veneno escondido em suas células? Existem opções orgânicas que vão ajudar a planta a ter sucesso e manter pestes longe sem introduzir toxinas.Nenhuma toxina para a planta significa nenhuma toxina para o consumidor ou o planeta.


Preparando o Caminho Para poder entender como cultivar organicamente,é melhor saber os princípios básicos de jardinagem.Enquanto eu vou falar de alguns deles eu presumo que vocês já tem um entendimento básico sobre cultivo de cannabis.Se não,eu recomendo suplementar as informações deste livro com outro bom manual básico de cultivo,ou usar a internet para achar seu conhecimento na base da jardinagem. Antes mesmo de você começar suas plantas, eu recomendo planejar tudo no papel.É como no xadrez:você pensa nos seus movimentos antes de mover alguma coisa realmente.Aqui estão alguns pontos importantes a se considerar no inicio.

Medidas de Segurança Luz Tenha certeza de que não ha nenhum vazamento de luz.Entre no grow durante o dia enquanto as luzes estiverem desligadas e veja se você nota alguma luz entrando.Faça o mesmo no exterior de sua casa enquanto as luzes estão acessas e veja se alguma luz é visível.Se existir qualquer vazamento de luz,conserte-o. Uma luz verde permite que o grow fique iluminado durante o período escuro da floração.As plantas não são afetadas pela luz em um espectro verde,então


uma luz verde não perturba elas,mas permite que você veja bem o suficiente para navegar através da sala.

Eletricidade Tenha certeza que você tem uma fiação e fusíveis seguros.E crucial que água e eletricidade não se misturem em lugar nenhum.Para evitar que isso aconteça acidentalmente,o melhor plano é correr os fios por cima,e não no chão.Desta maneira,se qualquer entorno acontecer,os fios estão livres e limpos. Verifique e se necessário instale um interruptor ou um quebrador de circuito para desligar a eletricidade no caso de um curto circuito.Acrescente um interruptor mestre para desligar toda a energia caso qualquer problema ocorra. Tenha certeza que o sistema elétrico pode agüentar a carga que você esta pondo nele.O disjuntor deve dizer a quantidade de watts que ele agüenta.Some os watts que você necessita para seu equipamento e não se esqueça de incluir qualquer outro equipamento que esteja no mesmo circuito.Se o total for cerca de 10-20% do máximo de watts que o sistema agüenta,você talvez precise adaptar o equipamento que esta usando,ou encontrar outras maneiras de evitar sobrecarregar o sistema.


Planejamento do Chão Garanta que o chão esta protegido de respingos e derrames.Existem diversos materiais plásticos que podem ser usados para deixá-lo a prova d’água. Mantenha uma pilha de jornais a mão para absorver qualquer água derramada.Apenas coloque eles por cima para absorver a água. Arrume a sala de maneira a manter as passagens de entrada e saída livres para facilitar o transporte de plantas ou equipamentos.

Descrição Seus vizinhos- tente o máximo se dar bem com eles.Ao mesmo tempo seja discreto.Não chame atenção indesejada para você. Minha parte favorita de cultivar plantas felizes é quando as pessoas fumam a maconha que teve uma vida feliz.Eles notam quão bom é seu sabor e aroma,e a loucura é limpa e clara,sem resíduos de pesticidas e gosto químico.

Plantas verde.

felizes

fazem

pessoas

felizes.Mantenha


Afinal, o que é o cultivo orgânico ? Uma simples e rápida definição: cultivo orgânico é o método de cultivar plantas usando somente adubos, pesticidas , fertilizantes, caldas e outros produtos que são de origem 100% natural, seja animal ou vegetal. Ingredientes formulados sintética e quimicamente não são utilizados ao longo do cultivo.

Nas últimas décadas, o cultivo orgânico vem ganhando impulso, e produtos orgânicos e naturais se tornaram mais populares nas prateleiras. Diretrizes e normas foram desenvolvidas e estabelecidas para padronizar o que pode ser rotulado de "Orgânico" , tanto se tratando de fertilizantes quanto de alimentos. Esses padrões podem variar entre os países.

Para o "plantador doméstico", a prática orgânica envolve mais do que simplesmente remover ingredientes sintéticos e químicos de seu jardim. Cultivar 'orgânicamente' é também uma escolha direta para tratar as plantas de uma forma mais holística, e utilizar técnicas e produtos ecológicamente corretos de forma racional para uma melhor e mais saudável floração.

Escolher o método orgânico de cultivo requer alguns ajustes, e afim de fazer isso de maneira correta, o grower deve aprender a identificar os produtos que


são realmente orgânicos e que irão produzir bons resultados.

As vantagens de se aprender a cultivar de modo orgânico são muitas. Essa vantagem está na qualidade da colheita, tanto em vigor quanto gosto/aroma, e no fato do grower ainda poder saber que através do cultivo, contribuiu de forma positiva e harmoniosa com a ecologia do planeta.

Plantas cultivadas de modo 'não-orgânico', geralmente tem uma boa aparência e aspecto, mas elas tem um sabor amargo e áspero. Utilizando adubos orgânicos, como estercos e húmus de minhoca, você vai dar pra suas plantas de Cannabis um aroma de frutas, suave , que 'desce redondo'.

Eu não gosto e não aprovo o aroma que os fertilizantes prontos e engarrafados deixam na Cannabis. Eles vão bombar a colheita (produção), mas pra mim, isso tem mais haver com o aroma/sabor e os efeitos. Eu quero realmente curtir o baseado que estou fumando, até a última tragada.

Utilizar insumos orgânicos certificados em suas Cannabis faz uma grande diferença em sabor e qualidade. Por analogia, compare alguns alimentos orgânicos mais comuns: quando você compara tomates cultivados de forma orgânica, com tomates cultivados de forma convencional, de cara já se nota


uma diferença na cor, aroma, sabor, aparência. Orgânicos ainda produzem plantas livres de toxinas e substancias tóxicas, além de maiores níveis de vitaminas e nutrientes. Com a Cannabis acontece o mesmo: você ganha em sabor/aroma, e no efeito/chapação.

Produtos orgânicos podem te fornecer uma colheita satisfatória e compensadora, com melhor aroma e buds mais saudáveis do que seus 'irmãos' tratados com químicos. Não apenas isso, mas todo o processo do cultivo se torna mais amigo das plantas, das pessoas e do planeta.


2 Começando Clones

Direito-Sementes

e

Sementes não só contem o “projeto” para conseguir começar plantas de cannabis,elas ajudam a começar uma motivação amiga da terra no grower,mandando ele ou ela numa nova direção.

ESCOLHENDO A STRAIN CORRETA

Genéticas são muito importantes para considerar.Existem muitas,muitas strains de cannabis e vale a pena fazer uma pequena pesquisa sobre qual e a certa para você e sua situação particular. Escolher a strain certa pode exigir uma boa analise. Aqui esta uma lista de possíveis questões a se perguntar quando selecionando uma strain: -Que tipo de loucura você quer?Indicas tem uma capação mais relaxante,que faz você querer deitar no sofá.Sativas são mais ativas e estimulante. -Você quer uma loucura corporal ou mental? -Existe alguma condição medica da qual você busca alivio?


-Qual a altura do seu espaço de cultivo?e a largura? -Quão seco ou úmido e seu espaço de cultivo?

É uma boa idéia passar por essas categorias no papel primeiro,para pegar uma idéia clara de suas preferências e prioridades em cada uma.Assim que você tiver pensado nestas categorias você pode fazer uma pesquisa e encontrar a strain que pareça uma boa escolha pra você.Ter as respostas para essas perguntas na sua frente quando você estiver procurando por variedades vai ajudar você a seguir uma linha e identificar boas escolhas.

Com o advento da internet,é muito fácil “surfar” para comprar a strain de sua escolha.Dependendo da sua locação ou suas necessidades,outros recursos podem incluir sites ou organizações de maconha medicinal,que algumas vezes oferecem conselhos sobre strains ou perfis de varias condições medicas.O capitulo 11 oferece algumas descrições das minhas variedades.

Germinando O cuidado das sementes propriamente ditas deve ser feito da maneira correta.As sementes não podem ficar muito quentes.Elas não podem ficar úmidas ou molhadas antes da hora de germiná-las.E melhor guardá-las em um local escuro,fresco e seco ate que estejam prontas para o uso.


As sementes podem ser germinadas de diferentes maneiras .Quando comecei,eu colocava as sementes em um papel toalha úmido em um lugar quente e escuro.Isso era bom para fazer as sementes abrirem e germinarem,mas o que eu não sabia na época é que as micro raízes ficavam danificadas quando eu puxava elas do papel toalha,deixando oportunidade para infecção e travamento. Desde esses dias eu aprendi um método melhor.Primeiro,eu pego um copo de plástico transparente e coloco uma etiqueta com o nome da strain que eu vou germinar.Depois eu coloco minhas sementes dentro e adiciono água destilada.No inicio as sementes vão flutuar.Eu coloco o copo em um lugar escuro e quente durante a noite.De manha eu dou uma olhada no copo e mexo as sementes com meu dedo.Todas as boas vão afundar.Uma observação mais aproximada vai revelar que as sementes já abriram ligeiramente e começaram a germinar.Elas estão prontas para plantar. O solo para as mudas deve ser bem leve e arejado com um bom nível de umidade.Eu recomendo usar uma mistura que é duas partes de turfa preta e uma parte perlite.A turfa retém umidade enquanto o perlite deixa o solo arejado.

Solo para Mudas ou Clones 2 partes de turfa preta 1 parte de perlite


Este é o mesma mistura de solo que eu uso para clonar.

Eu prefiro começar as mudas em uma bandeja com sessenta buracos para turfa,mas pequenos potes de plástico funcionam bem.Quando colocar as sementes na terra,tome muito cuidado para não colocá-las a mais de 2 sementes de profundidade.Se elas são plantadas muito fundas elas podem se embaraçar nas próprias raízes,acabando com a sua energia vital para começar. A bandeja ou potes com as sementes devem ser colocadas em um lugar bem iluminado e quente (27C).A luz que vai ser usada deve ser no mínimo de 250 watts metal halide,mas uma de espectro completo de 400 watts é ainda melhor,eu mantenho a lâmpada a no mínimo um metro e meio do topo das plantas.Quando as sementes começam a sair da terra,algumas vezes o exterior da casca gruda no topo da planta e do caule.Você pode ajudar a muda levantando a casca muito gentilmente com a unha.

O primeiro verde que você vai ver vão ser essas pequenas folhas arredondadas chamadas de cotilédones.No meio delas você vai ver o primeiro sinal do inicio das folhas serradas que todos reconhecemos como as de cannabis.(veja foto colorida na secção da pagina 22) Com o crescimento do topo da planta,o caule começa sentir o peso e dobra.Uma pequena estaca de madeira ou pedaço de arame com um gancho funciona bem para manter as mudas de pé da maneira mais reta o possível.


Depois do décimo sétimo dia eu dou para as plantas uma leve mistura de vitamina B1 e alga Kelp misturado com 3ml de Bio-N27 para 10 litros de água.Produtos que dispõe destes nutrientes são o Power Trive(as vitaminas e a alga kelp) e Bio Nova 27% nitrogênio orgânico liquido (BioN27).Existe outros produtos orgânicos que contem os mesmos nutrientes,apenas olhe o rotulo.

Não é totalmente necessário começar a dar suplementos para a planta depois do décimo sétimo dia,mas definitivamente isso da a planta um ótimo e vigoroso começo.Estes nutrientes especialmente, ajudam as plantas jovens a fortalecer seus sistemas de raízes e imunidade,e a trazer um verde profundo para as folhas jovens. Todas as plantas estão agora de pé retas suportadas por seus arames ou estacas.A bandeja de bebes é mantida crescendo sob a lâmpada 24 horas por dia.Eu mantenho a sala numa temperatura por volta de 27 C.Eu descobri que as raízes se desenvolvem rapidamente nesta temperatura.Quanto mais fria a sala for mais devagar as raízes vão crescer.Você não deve deixar ficar acima de 27 C. A bandeja deve ser verificada diariamente para garantir que não seque ou que fique muito molhada.É necessário um meio feliz.No final de duas semanas,as pequenas plantas são cuidadosamente transplantadas da bandeja para pequenos vasos.Este é o passo intermediário antes delas irem para as camas que são descritas no próximo capitulo.Se as plantas são transplantadas para grandes vasos ou diretamente para as camas,é mais difícil regular a água.Quando a área é muito grande o solo demora


muito tempo para secar e deixa as jovens raízes muito molhadas.Isso afeta de maneira adversa a habilidade dela de desenvolver um sistema saudável de raízes.Nas fases iniciais,elas devem ter a chance de desenvolver raízes substanciais.Eu gosto de colocar elas gradualmente em vasos maiores ou camas.Estimulantes orgânicos de raízes e Bio-N27 em soluções suaves são bons alimentos nesta fase. A mistura de solo que eu uso quando elas são transplantadas é uma combinação de duas partes de uma mistura caseira de solo(veja paginas 17-18)uma parte de solo para clones (veja pagina 6)e duas partes de perlite.Outras misturas orgânicas préfabricadas podem ser substitutas da mistura caseira.Eu recomendo o novo substrato orgânico da Canna. Uma vez transplantadas,eu rego elas pelo fundo usando uma mistura suave de Power Thrive (alga Kelp e vitamina B1).Depois de mais 10 dias elas podem ser transplantadas dos vasos pequenos para os de 2 litros.Este é o ultimo passo até serem transplantadas para as camas. Olhe suas plantas todos os dias.Um tempo silencioso com as plantas pode ser uma experiência muito recompensadora.Quando cultivando organicamente você cria um projeto não tóxico de melhora de vida que vai te ajudar a expandir sua consciência,esverdear seus dedos,e te proporcionar um bom exercício


Sexo e Plantas Mãe Quando as sementes atingem a idade de 2 meses,eles começam a te dizer de que sexo são,e elas estão finalmente grandes o suficiente para que se possa tirar clones.Neste ponto você sem duvida escolheu suas plantas de aparência favorita enquanto cuidava do cultivo.Talvez seja o formato da folha,talvez o quão perto é sua distancia entrenós ,ou um verde especial que uma certa planta tem,talvez seja simplesmente o quão entusiasticamente uma muda cresceu,mas alguns destes bebes,agora jovens adultos,simplesmente se destacam. Quando você tiver escolhido as plantas com as quais você quer trabalhar,pegue uma lupa e olhe perto dos nós bem abaixo do topo da planta.É ai que os órgãos sexuais da cannabis estão localizados. Uma planta macho de cannabis tem o que começa a ser parecido com uma bola,enquanto a fêmea tem o que é chamado de calyx com o que brevemente vai ser um pelo branco saindo do meio.(veja fotos de machos e fêmeas nas paginas 24 e 25 na seção de fotos coloridas para identificação visual.) Se uma planta vir a se tornar um macho,não mate-a imediatamente como muitos fazem.Machos são valiosos para trocar genéticas e também podem servir como plantas mãe para clones(obviamente,os bebes desta planta serão machos)Se os machos forem mantidos sob 24 horas de luz eles permanecem no estado dormente e podem ser usados no futuro quando necessários.Plantas fêmea por outro lado são o que você esta realmente procurado porque elas são


as plantas que nos todos amamos fumar.Os machos não servem para fumar,apenas para fazer sementes. Eu cuidadosamente seleciono e coloco rótulos nas plantas que vou usar como mãe.Aqui esta como eu recomendo rotular:Digamos que você começou com 6 mudas da mesma variedade.Rotule elas 1,2,3,4,5,6(se você tem mais de uma variedade você pode querer incluir letras ex.Variedade A-1,A-2 etc.,e variedade B-1, B-2 etc.)Quando você selecionar quais você vai tirar clones,rotule os clones com o mesmo código das mudas,que são agora mães.Então clones da A-1 vão também ser rotulados como A-1.Assim,se mais tarde você decidir que uma das mudas é uma boa candidata para mãe,você pode facilmente identificar quais clones foram tirados dela.Você nunca sabe quando uma planta particularmente vai brilhar de maneira especial,fazendo com que você queira guardá-la como uma mãe.

Clonando Os clones são tirados exatamente acima da onde os nós ou galhos laterais se originam no caule principal da planta. O primeiro clone que você tira do topo da sua planta mãe vai ter nó duplo como uma muda.Clones tirados depois vão ter nós alternados,o que é uma característica desejável para mães Usando um escalpo ou um par de tesouras afiadas,corte o clone da planta mãe em um angulo de 45 graus.


Depois de tirar o clone da planta mãe eu podo um pouco das folhas para aliviar o peso que o pequeno caule tem que agüentar. Eu faço tudo em solo,então os clones começam em solo também.A maioria das pessoas hoje em dia usa lã de rocha,mas é muito tóxico para mim.Respirar a poeira de lã de rocha seca não é muito diferente de asbesto. Cuidar dos clones começa da mesma maneira que cuidar das mudas.Eu pego uma bandeja com sessenta buracos para turfa de tamanho um pouco maior (3-4 polegadas de diâmetro)e encho eles com a mesma mistura do mesmo substrato que eu usei para as mudas,de grosso modo 2 partes de trufa preta e 1 de perlite.Eu misturo perlite o suficiente para que seja possível que se veja bastante dela no substrato.Depois coloco elas em uma bandeja de Styrofoam e rego elas sem deixá-las pingando de molhadas. Então coloco a bandeja de clones em uma caixa de plástico transparente com uma tampa.A tampa fica fechada por 12 horas,depois das quais é levemente aberta,deixando um pequeno buraco para troca de ar,enquanto ainda mantêm a umidade alta dentro da caixa. Eu coloco a caixa em cima de um aquecedor de horticultura coberto com um espesso plástico a prova d’água.Estes são muito mais seguros que os aquecedores caseiros,porque são feitos para um ambiente onde eles podem vir a ter contato com água.A caixa é deixada lá por 14 dias embaixo de no mínimo uma lâmpada de 250 watts metal halide ou lâmpadas de espectro completo de 400 watts.Depois de 14-21 dias o clone se transformou em uma planta enraizada pronta para o transplante.


Assim como com as mudas os clones são transplantados primeiramente para vasos pequenos.Isso é para garantir que o pequeno sistema de raízes não fique encharcado. Neste ponto do desenvolvimento do clone,nem todas as plantas mães revelaram seu gênero,então eu pego um clone correspondente de cada uma e coloco na sala de floração de 12 horas.Dentro de 2 a 3 semanas de 12 horas de luz,o pequeno clone diz de qual sexo ele é.Então o clone pode ser relacionado com sua respectiva mãe e o gênero da planta mãe é descoberto.Fique com as fêmeas e a não ser que queira fazer sementes ou ter uma “mãe” macho,arranque os machos. Lembre-se que as plantas começam pequenas,mas rapidamente se tornam bastante grandes,então garanta que você tem espaço o suficiente para manter os clones enquanto eles crescem.Não fertilize as plantas jovens ate a segunda semana,e ai apenas com soluções suaves ate que elas tenham um sistema de raízes mais substancial.


3 Cultivo Indoor-Camas Orgânicas do Soma Para o cultivo indoor,eu descobri que camas de cultivo são um ótimo método.A partir do momento que você experimentar essas camas orgânicas de cultivo você não vai usar vasos novamente.Nestes difíceis tempos de políticos sujos,nada melhor que ir para seu grow e ficar com um pouco de terra embaixo das unhas. As camas são construídas com madeira presa com braços de metal e parafusos;fica em rodas que giram 360 graus.(Veja um diagrama da cama na seção colorida,pagina 23).Quando prontas as dimensões da cama são 1.25 metros de largura por 1.25 metros de comprimento e 35 centímetros de altura.Eu vou explicar exatamente como elas são construídas e usadas.

Construção da Cama Primeiro eu encomendo compensado pré cortado,peço exatamente as dimensões que vou precisar - desta maneira não vou precisar serrar nada.Eu encomendo 4 peças cortadas com 1.25


metros de comprimento e 35 centímetros de largura.Então peço para que o fundo seja cortado para que encaixe perfeitamente com os lados quando eu transformá-los em uma caixa.Qualquer marcenaria vai poder te ajudar a calcular essas dimensões corretamente.Algumas vezes eu tenho que retornar no dia seguinte para pegar a madeira depois de terem sido cortadas.

Depois de encomendar a madeira eu pego os outros itens que preciso para construir minha cama.Estes itens são:

-Plástico espesso a prova d’água preto,vinil ou polietileno de aproximadamente 150cmx150cm -Arma Grampeadora -150 cm de canos de PVC de 70mm de espessura -Um saco grande (50 kg)de argila expandida -60cmx60cm de grade de galinheiro plastificada -60cmx60cm de manta de drenagem -Caixa grande de parafusos do tamanho que precisar -4 rodas multi direcionais para cada cama -16 braços de metal,2 para cada canto e 2 para cada lado Depois de pegar os materiais eu construo a caixa.Como não sou um carpinteiro eu pedi ajuda a um amigo que é.Os braços de metal estão em um ângulo de 90 graus,e eles são usados para deixar os


lados quadrados,que são parafusados juntos através do braço de metal.A caixa aberta que foi criada é então colocado no em cima do fundo e fixada a ele.Os lados devem estar alinhados com o fundo.Dois braços de metal são usados em cada lado para fixar eles ao fundo.As rodas multi direcionais são fixadas ao fundo nos quatro contos,com aproximadamente 5 polegadas de cada lado. Em seguida o plástico a prova d’água é cuidadosamente colocado dentro da cama para forrála e mantê-la o mais a prova d’água possível.Puxe o plástico por cima dos lados e grampeie eles nas laterais da cama.O saco inteiro de argila expandida é adicionado cobrindo o fundo ate uma altura de 5 centímetros Eu corto os canos de PVC de 70mm em pedaços de 35 centímetros e coloco um destes pedaços de pé em cada um dos 4 cantos da cama,afundando eles levemente na argila expandida.Devem entrar confortavelmente,mas não devem ir completamente ate o fundo;eles descansam em aproximadamente 5 centímetros de argila expandida.Eu parafuso os canos de PVC na lateral da caixa com 2 parafusos.Esses 4 tubos em cada cama ajudam as raízes a ter uma circulação constante de ar,em combinação com a argila expandida é quase impossível afogar seu jardim. Eu então pego a tela de galinheiro plastificada e coloco em cima da argila expandida,dobrando-as de maneira a ficarem afastadas dos tubos de PVC.Em cima disso eu coloco uma camada da manta de drenagem,o tipo que a maioria das enfermarias usa no fundo de suas plantas em vasos,corte para caber o mais exatamente o possível,e encaixe envolta dos tubos de PVC.Quando o solo for adicionado com uma


profundidade de aprox. 25cm,mais ou menos 10-15 cm dos tubos de PVC devem estar acima da superfície do solo. A grande coisa sobre as camas é que uma camada de ar é criada no fundo onde a argila expandia está.Os canos de PVC ajudam com uma corrente passiva de ar.Raízes precisam de ar,especialmente raízes de cannabis.Muitas colheitas foram arruinadas por conta de plantas que foram privadas do suficiente de ar.As plantas podem ficar presas em um solo que fique muito encharcado,fazendo com que as raízes apodreçam e matando a parte acima do solo.Com a quantidade certa de água,cultivar nestas camas previne este tipo de problema.

Solo Orgânico Vocês estão agora prontos para colocar o solo orgânico.Ele pode ser comprado em uma loja – Aqui na Holanda,a companhia de fertilizantes Canna acabou de criar um substrato orgânico excelente,que é um dos meus favoritos.é chamado de Terra Professional Plus.Ou você pode misturar o solo você mesmo do jeito que eu faço.Pessoas que eu conheço e fumo junto sempre me perguntam, como você consegue que a sua maconha tenha um gosto tão bom?Eu digo a eles, é por causa do solo. Para conseguir cannabis medicinal,eu cultivo em um solo orgânico cheio de húmus e todos os outros nutrientes e minerais necessários para uma planta saudável.A cannabis necessita de nitrogênio,fósforo e


potássio.Ela também precisa de micro-nutrientes como ferro,zinco e magnésio. Muitos substratos vem com o pH errado e tem a combinação de nutrientes errada,então quando você comprar seu substrato faça uma verificação completa do NPK e ingredientes.O NPK é a quantidade e a proporção de nitrogênio fósforo e potássio na mistura do substrato (veja quadro abaixo).Você quer que o NPK seja de aprox. 7-6-12 Guano é indispensável.Eu prefiro o Guano Kalong.O NPK é de 2-15-2 e as flores que ele produz são sem comparação.Mesmo com o substrato do growshop guano é necessário.

NPK,Fertilizantes e Orgânicos Fertilizantes são aditivos para o solo que suprem os componentes químicos que a planta precisa para crescer e ter sucesso.Os três elementos primários são nitrogênio(N)fósforo(P)e potássio(K).NPK é a abreviatura para esses três importantes ingredientes no fertilizante.Informações sobre o NPK é sempre fornecida nos rótulos dos fertilizantes.O NPK representa a concentração destes elementos no solo.Os números significam a porcentagem de cada elemento.Em outras palavras fertilizantes 7-6-12 contem 7% de nitrogênio,6% de fósforo e 12% de potássio. O NPK também é a proporção destes elementos em relação um ao outro.Então,por exemplo,um fertilizante com o NPK de 14-12-24 é duas vezes mais forte do que o listado acima que continha um NPK de 7-6-


12.Isto porque a porcentagem de nitrogênio,fósforo e potássio são o dobro.Entretanto,a proporção entre a quantidade de N,P E K é a mesma nos dois fertilizantes. Fertilizantes melhoram o solo natural ou repõe os elementos químicos que foram esgotados porque a planta os usou.Alem dos três elementos primários,plantas dependem de elementos secundários como cálcio,magnésio,enxofre e numa extensão menor,boro,cobre,ferro,manganês,molibdênio e zinco. Fertilizantes que são orgânicos tem seus elementos derivados de fontes naturais- eles vem apenas de plantas e animais sem nenhum ingrediente sintético.Diferentes tipos de esterco e guano são as principais fontes.Algas marinhas também são uma fonte comum de micronutrientes.Minerais de depósitos naturais de minerais também são aprovados para o cultivo orgânico e solos orgânicos porque eles não são processados.Fertilizantes inorgânicos contem os mesmos nutrientes mas eles podem vir de fontes artificiais ou derivados de sintéticos.Os fertilizantes inorgânicos comuns incluem amônia,uréia,super-fosfato,fosfatos de amônia mono e dibásico (que contem nitrogênio e fosfato)nitrato de amônia de cálcio,e cloreto de potássio. O NPK desejado para cannabis varia entre a fase vegetativa e a floração.Na fase vegetativa você quer mais nitrogênio porque ele encoraja o crescimento de folhas e forma proteínas e clorofila Fósforo promove principalmente o desenvolvimento de raízes e flores.Você vai usar uma concentração maior de fósforo na fase de floração para transferir a


energia para a produção de flores.As plantas necessitam de menos nitrogênio neste momento porque você quer que elas se concentrem na produção de flores ao invés de mais folhas.Potássio ajuda a manter um crescimento saudável do caule e das raízes e da assistência na síntese de proteínas das plantas.É usado em formulas de floração para balancear o pH.

Aqui está a receita para a minha mistura de solo.Isto é o suficiente para uma das minhas camas.

Solo Orgânico do Soma -Um saco de 50 litros de húmus de minhocas - Três sacos de 50 litros de turfa preta -Um saco de 50 litros de substrato orgânico -Três sacos de 50 litros de Bio Bizz Light-Mix -Dois kilos de Guano Kalong -Dois kilos de fertilizante orgânico DCM 7-6-12+4 Mgo -Um terço de um saco grande(aprox. 30 litros) de perlite -Dois kilos de Maerl

Maerl é um giz do mar que age de maneira muito parecida a Areiaverde de Nova Jersey ou calcário


hidratado(as outras opções orgânicas).Maerl é usada para neutralidade do pH,ela faz o pH do solo ficar em 7 neutro.

Todos esses ingredientes esxeto 1 saco de Light Mix são misturados o mais igualmente possível e colocados dentro da cama em cima da manta.O saco restante de Light Mix é usado em cima do solo.Isso porque é melhor ter um solo suave no topo quando se coloca pequenos clones nas camas.Previne que as delicadas raízes sejam queimadas.O solo com nutrientes mais fortes esta esperando abaixo para as raízes maiores. Para as camas,o solo deve preenche-las até uma profundidade de 25cm.Raízes de maconha amam ar,então eu misturo um monte de perlite no meu substrato orgânico antes de encher as camas.Se você escolher usar um substrato orgânico pré-misturado ao invés de misturar o seu próprio,ainda é recomendável misturar perlite extra para deixar mais arejado.Isso ajuda as raízes a conseguirem o suficiente de ar e previne que o solo fique encharcado.Alguns recursos para um bom substrato orgânico estão listados no appendix. Depois que o jardim completou seu ciclo,o solo pode ser reutilizado,tirando um pouco do solo antigo e o colocando no seu jardim (ou de seus vizinhos).Eu normalmente removo por volta de um terço do solo antigo.Depois misturo um novo solo contendo nutrientes frescos.Isso pode ser feito no mínimo três vezes.


Plantando nas Camas Agora eu estou pronto para plantar.As plantas vem crescendo em uma sala vegetativa sob 24 horas de luz em vasos de 2 litros.Desde que enraizaram,eu vim cultivando elas nessas condições por 3 semanas ou até atingirem 1 pé de altura. Eu coloco vinte plantas em cada cama,quatro fileiras de cinco plantas.Eu normalmente coloco estacas de madeira cruzadas marcando o lugar das plantas para garantir que elas sejam posicionadas de modo igual.As plantas são espaçadas da maneira mais igual o possível dando a cada planta o máximo de luz e espaço que elas possam ter.Em configurações de camas,cada planta pode mandar suas raízes lateralmente através de todo o comprimento das camas,então as plantas nunca ficam com as raízes limitadas.Quando eu transplanto eu dou as plantas um pouco de estimulador de raízes para ajudá-las na transição.Agora as plantas estão nas camas,o próximo capitulo explica técnicas e condições para cultivar plantas orgânicas saudáveis e felizes.


4 Condições Indoor Perfeitas Quando cultivando indoor,é o horticultor que controla a água,luz,fertilizantes,podas e o mais importante de todos da um cuidado amável. No ultimo capitulo,eu transplantei vinte plantas para cada uma das três camas.Usando galhos de bambu eu arrumei as posições das plantas de maneira eqüidistante,garantindo que o espaço para cada planta fosse o mais igual o possível.Cada cama tem 1.25mx1.25m ou 1.5 metros quadrados.Eu garanto que tenho espaço para andar entre as camas.A minha área de cultivo tem em torno de 4.5 metros quadrados. Eu tenho cinco lâmpadas de cultivo de 600 watts acima das camas o que me da um total de 3000 watts.Isso da em torno de 600 watts por metro


quadrado.Ventiladores fazem a circulação constante de ar,incluindo um suprimento fresco de dióxido de carbono.Eles também aliviam o calor gerado pelas lâmpadas. Eu usualmente mantenho minhas plantas no estado vegetativo por cerca de 3 semanas.Depois disso eu troco as lâmpadas para o regime de 12/12.Como a floração é ativada quando a maconha recebe um período critico de escuridão interrupta,as plantas vão começar a transferir suas energias para produção de flores depois que a iluminação for trocada.Outros aspectos do cuidado,como água e nutrientes,serão ajustados para servirem as diferentes necessidades da planta através de seu ciclo de vida.

Ventilação Boa ventilação e movimentação de ar é essencial para plantas felizes.A ventilação ajuda a controlar o calor que as lâmpadas geram e renova o dióxido de carbono.Minha exaustão e entrada de ar fresco são excelentes,garantindo que as plantas tenham uma boa corrente de ar e um bom suprimento de dióxido de carbono. Eu tenho um eficiente exaustor acoplado a um filtro de carvão que cria sucção na porta quando eu a abro.O filtro de carvão serve para controle de odor.O ventilador de entrada é aproximadamente da metade do tamanho do meu exaustor.Ele trás o ar fresco,rico em dióxido de carbono.Eu nunca tenho mais ar entrando do que saindo.Eu também tenho dois ventiladores para mover o ar dentro do grow para não se formarem bolsas de ar ruim.


Se a sala ficar muito quente,as plantas não ficarão felizes.Eu tento manter a temperatura entre 22 e 27C.As plantas podem suportar temperaturas acima de 35C por pequenos períodos,mas eu tentaria evitar isso.Mesmo pequenos períodos de alta temperatura podem afetar o crescimento dos buds.Uma boa temperatura média é de 25C

Água Saber quando regar suas plantas é uma parte essencial de ser um grower de cannabis.A cannabis não gosta de muita água;ela precisa de um solo arejado.Boa areação e drenagem - é isso que as raízes de cannabis estão procurando. Quão freqüentemente e o quanto você vai regar suas plantas vai depender de qual sistema de cultivo você está usando.Quando se trata de água eu gosto de imaginar que eu sou a planta.Eu enfio meu dedo no solo para ver o quão úmido ele esta e penso comigo mesmo isto é molhado o suficiente ou muito seco? Com as minhas camas de cultivo eu rego uma vez a cada três dias,já que demora por volta de três dias para a solo ficar mais seco.Quando uso vasos normalmente demora apenas 2 dias para secar.Assim que você se acostumar a trabalhar em um jardim especifico e saber exatamente quanto tempo leva para o seu solo secar,é fácil planejar um calendário de regas para manter suas plantas em um meio feliz,nem se afogando nem muito seco.


pH Saber monitorar o pH do substrato,da água e dos fertilizantes que você usa é muito importante.É essencial ter um bom medidor de pH ao seu lado em um cultivo.Quando comecei a cultivar eu pensava que o pH 7 era o melhor para a cannabis.Desde lá eu descobri que a cannabis gosta do pH do solo entre 6.2 e 6.6 Em Amsterdam, a água da torneira tem um pH de 8.3.Eu balanceio o pH da água usando o acido cítrico da Bio-Nova.É de qualidade alimentar e um pouco dura muito.Eu adiciono o suficiente para baixar o pH para 6.0.O pH só fica baixo assim por um breve período de tempo,e depois começa a subir dentro de 8 horas.Com a ascensão do pH a planta ganha acesso a diferentes nutrientes,porque a absorção de nutrientes varia dependendo do pH entre 6.2 e 6.6.Assim sendo, a ascensão do pH disponibiliza um espectro melhor de nutrientes a serem acessados pelas plantas.

Nutrientes Nutrientes são o sustento de suas plantas.A quantidade e tipo de alimento que a planta precisa muda através de seu ciclo de vida.Uma coisa é certaalimentar as plantas com produtos orgânicos vai resultar em buds com gosto suntuoso no final.


É importante não passar do limite com alimentação.Assim como humanos,plantas podem apenas consumir comida até um certo ponto.Se você der para suas plantas muito alimento, ele se torna veneno,então pegue leve nos nutrientes.Eu uso alimentos em diferentes combinações de acordo com o estado de crescimento que a minhas plantas estão. Como eu uso um solo rico,poucas coisas são adicionadas durante as 3 semanas de crescimento vegetativo.O substrato que fiz contem fertilizante e guano,sendo assim as plantas tem bastante nutrientes e só precisam de água durante este período. A única exceção é o estimulante de raízes, que ajudam a planta a se ajustar novamente depois de serem transplantadas para as camas.Eu as alimento por meio foliar com uma alga marinha chamada Algin,ou BN-Algaemix em inglês,uma mistura da BioNova.Algumas vezes eu uso uma versão muito diluída de Power Thrive ou Super Thrive na segunda ou terceira semana. Eu adicionarei uma solução muito suave de ¼ de força a água que foi balanceada para um pH 6.0.Vai estimular as raízes com vitamina B e manter o sistema imunológico bem. Alimento Foliar é um alimento que você pode borrifar nas folhas usando um borrifador.A planta absorve os nutrientes através das folhas.Alimentação foliar só deve ser feita até que os buds se formem.Depois disso apenas alimente as plantas através da água no meio.


Por volta da terceira ou quarta semana,a iluminação é alterada para um regime de 12/12 e as plantas agora entraram na fase de floração.A contagem começa novamente.Esta é a primeira semana de 12/12,ou a primeira semana da fase de floração.As plantas variam na quantidade de tempo que demoram para atingir a maturidade.Minhas plantas típicas demoram 10 semanas sob iluminação 12/12.Reconhecendo a maturidade é discutido em mais detalhes no capitulo 7. Na terceira para quarta semana de iluminação 12/12,eu começo a dar para as plantas chá de guano.Eu também começo a dar a elas um pouco de Bio Flores da Canna.Eu vou continuar a dar para as plantas alimento e chá até a sétima semana de floração. Chá de guano é o meu ingrediente secreto.Uma das principais razoes para o sucesso da minha cannabis é a alimentação com guano.Minha fonte favorita de guano é a Guano Kalong.Ela é uma mistura de guano de morcego e aves marinhas com um NPK de 2-152;esta particularmente vem da indonésia.Eu gosto dela porque não tem cheiro. Para fazer o chá eu pego 100 gramas de guano seco e misturo com 2 litros de água quente,misturando com uma vara ate que esteja quase totalmente dissolvido.Eu então pego 60 mililitros do chá e adiciono a 10 litros de água com um pH de 6.0.Eu rego as camas com chá de guano duas vezes por semana,tendo cuidado para colocar a água entre as fileiras sem deixar cair nas folhas e buds.Regar deve ser baseado em quão molhadas as plantas estão;espere até elas estarem levemente secas antes de regar novamente.


Guano Em 32 anos que eu cultivo a mais sagrada das plantas,eu tentei todos os tipos de alimentos para plantas,de Miracle Gro até 10-52-10 com todos seus metais pesados.Eu não encontrei nada que bate o gosto,tamanho da colheita ou potencia que o guano dá.Ele é 100% orgânico.Este é meu aditivo favorito. Nada faz a cannabis ter um sabor tão bom e funcionar melhor que guano.Eu testei todos os alimentos conhecidos que tem por ai e não achei nada mais orgânico ou efetivo que o guano.O que eu mais gosto de usar é o Guano-Kalong 2-15-2 guano em pó com alto teor de fósforo.Outro bom produto é o Budswel. O gosto que a cannabis adquire usando este guano é frutado e limpo.O gosto fica na sua boca por pelo menos 5 minutos depois de terminar o baseado.

Existe um novo produto da America que eu realmente gostei também;é chamado de Budswel da The Guano Company.Budswel é feito com húmus de minhocas e guano de ave marinha e morcego e se mistura na água em um flash.Ele pode ser usado para hidropônico ou solo.Eu comecei a aplicar na terceira semana de floração quando os buds estão começando a ficar brancos. Se o Budswel é usado ao invés de Guano Kalong,eu misturo 35 mililitros de Busdwel para 10 litros de água com um pH de 6.0.Eu então dou para as plantas toda a vez que rego.Existe uma diferença notável nos buds


dentro de 3 ou 4 dias;eles estão mais vibrantes e grudentos,e com o passar do tempo o aroma se torna intoxicante.Algumas vezes quando eu entro na sala e passo por algumas plantas eu me sinto chapado apenas com o cheiro.Canna Bio-Flores é um alimento orgânico para floração com um NPK de 2.5-2.5-5.É um ótimo produto para esta fase do crescimento.Eu dou para as plantas 2 vezes por semana desde a 4 semana até as plantas estarem a 3 semanas de terminar.Minhas plantas amadurecem na 10 semana aprox.,então eu dou a elas chá de guano e alimento de floração até a 7 semana.

Eu gosto de dar nas minhas plantas um bom flush com água por 2-3 semanas antes da colheita.O flush não é nada alem de dar apenas água para as plantas.Isso leva qualquer gosto de alimento excessivo embora da maconha assim a única coisa que você vai sentir o gosto e da propria maconha.

E importante não regar suas plantas muito freqüentemente,mas especialmente nas ultimas semanas.As raízes precisam secar um pouco para que elas possam acessar o ar.Muita água no final,pode causar mofo nos buds,o que é a ultima coisa que um grower pode querer que aconteça com sua premiada colheita.A água deve ter o pH ajustado para 6.0 para um bom flush.Plantas que tiveram um flush bem feito tem um gosto muito melhor.Eu dou muito pouca água na ultima semana,por que as plantas não usam muita.


Controle de Pestes Quando cultivando cannabis,insetos inimigos estão em todos os lugares e devem ser lidados de uma maneira de sucesso.A maioria dos growers de cannabis usa pesticidas.Não é assim que se cultiva um remédio –colheitas para dinheiro talvez,mas não um remédio. Meu melhor amigo para conseguir um jardim livre de insetos é o óleo de Neem.Óleo de Neem é um produto seguro e orgânico que é eficaz como um pesticida mas sem os lados negativos que os pesticidas químicos tem.E um bom escudo geral para as plantas porque protege de diversas pestes como spidermites,thrips,moscas brancas,root gnats e aphids.Não faz mal a insetos beneficiais. Quando borrifado nas suas plantas a cada 3 dias até a quarta semana de floração,você não vai ter problemas com insetos. Em um jardim de 100 plantas 5,000 Joaninhas Californianas por semana são boas para fornecer ao jardim uma fortaleza de joaninhas.Joaninhas comem os ovos dos vegetarianos comedores de plantasspidermites,thrips,moscas brancas,root gnats e aphids- então elas protegem a cannabis contra sua pestes mais comuns.Elas podem coexistir no seu jardim até a colheita.Agora já que você tem essas pequenas criaturas felizes fazendo um banquete das pestes de seu jardim,é outra razão para evitar tratamentos tóxicos,que não só introduzem toxinas as suas plantas como podem matar suas pequenas ajudantes.


Entre o óleo de neem e as joaninhas,sua colheita esta protegida.

Orgânicos com Buddhas Sister e New York City Diesel Em 2004,eu cultivei a Buddha’s Sister e a New York City Diesel para a Cannabis Cup usando os métodos orgânicos descritos aqui.Essas variedades competiram e ganharam prêmios na Cannabis CupBuddha’s Sister ganhou o segundo premio em 2002 e NYCD ganhou segundo premio em 2004.

Aqui esta meu sistema:

Eu coloco os clones das duas variedades no vegetativo por 14 dias.Então eu coloco eles sob iluminação 12/12.Durante suas duas primeiras semanas de crescimento e as primeiras três semanas de floração eu borrifo as plantas com óleo de neem cada 2 ou 3 dias.Depois disso,nada mais de óleo de neem apenas joaninhas. Nas primeiras 5 semanas,eu dou as plantas alga marinha,tanto foliar como no solo.Ela faz com que elas fiquem saudáveis e fortes.Para alimentação foliar eu garanto que o pH da minha água esteja entre 6.2 e 6.6.No final da primeira semana de floração eu dou a elas um pouco de estimulante de floração- neste caso


eu usei o B’cuzz Bloom Stimulator- para dar um arranque nas flores. Na segunda e terceira semana eu dou as plantas pequenas doses de Canna Bio-Flores,um alimento orgânico para floração com baixo nitrogênio.Quando elas estavam na quarta semana de floração eu comecei a dar chá de guano feito de Guano Kalong.Plantas florescendo adoram ter o guano como alimento e o gosto e qualidade dos buds fertilizados desta maneira são sem comparação. No final da sétima semana eu comecei a dar o flush nas plantas,dando a elas apenas quantidades moderadas de água.Isso limpa qualquer nutriente/fertilizante restante e permitem que os verdadeiros e agradáveis sabores apareçam limpamente.Nas ultimas semanas eu deixo o solo ficar um pouco seco assim elas não formam nenhum mofo. Na décima semana,os buds estão bonitos e maduros e prontos para serem levados para competição.


6 Orgânicos Outdoor- Jardinagem de Vaso Apesar de eu ser primariamente um cultivador indoor,quando a primavera chega,eu não consigo me segurar e ponho algumas plantas no exterior.É legal ver o Sol trabalhando.Cultivar plantas no exterior durante o verão pode ser uma ótima experiência de aprendizado Assistir a cannabis crescer na natureza me faz pensar em como estamos participando em um longo ciclo espiralado que se estende voltando a centenas de gerações humanas e milhares de gerações de plantas. Existem algumas regras para se considerar quando cultivando outdoor. Escolher as genéticas corretas se torna critico quando cultivando outdoor.Pense no clima de sua área.A temporada é curta?O tempo é especialmente úmido?Selecione strains que são bem adaptadas a essas condições.Strains que demoram muito para amadurecer devem ser evitadas.Você também quer ter uma estrutura de bud não tão densa que será suscetível a mofo. O formato da planta pode ser um critério.Plantas que se emprestam para poda ou tem uma estrutura de


crescimento que se mistura podem valer serem consideradas quando fazendo uma seleção. Como um jardineiro urbano,espaço é recompensa,então quando cultivando no exterior, eu faço um jardim de vasos no meu telhado ou varanda.Entretanto muitos destes mesmos princípios se aplicam quando plantando direto no chão.Existe uma vantagem em se plantar em vasos quando se cultivando em um quintal ou um cenário urbano- as plantas podem ser movimentadas para pegar o máximo de sol enquanto o sol muda de posição.

É importante dar a cannabis um substrato amigável e assistente.A mesma mistura que é usada indoor é perfeitamente boa para plantas outdoor.(Como fazer sua própria mistura é explicado nas paginas 17-18) Se as plantas são colocadas diretamente no chão,o solo daquela área deve ser substituído por solo amigável a cannabis.Faça um buraco profundo e largo o suficiente para permitir que as plantas espalhem suas raízes,3 pés x 3 pés aprox.Depois substitua o solo pelo substrato. Em áreas secas,ajuda adicionar um polímero que segura água.Isso está disponível em lojas de jardinagem.Se você não esta misturando seu solo,um ótimo substrato pré-misturado para se usar é o Canna Pro-Mix. Muitos substratos vem com o pH errado.O pH do solo deve estar entre 6 e 7.Maerl(giz do mar)é um ótimo aditivo para balancear o pH para um 7 neutro.Eu misturo 5 gramas por litro de solo para conseguir esse resultado.


Em todas as áreas,mas especialmente em áreas que tendem a ser muito molhadas,garanta que o solo tenha uma boa drenagem,para ele poder lidar com as chuvas de estação sem ficar encharcado.Uma maneira de se fazer isso em um jardim outdoor,é colocar argila expandida no fundo dos vasos,alguns centímetros de profundidade.Adicionar perlite extra ao solo em regiões úmidas pode também a ajudar a criar uma drenagem melhor.Com as chuvas de verão,as plantas podem receber uma bom banho então ajuda bastante ter bons buracos de drenagem no fundo dos vasos. O calor do sol é intenso.É uma boa idéia adquirir vasos de cores claras,ou pintar os vasos de cores claras.Isso permite que eles reflitam a luz solar ao invés de absorve-la e fazer com que as raízes fiquem muito quentes.Outra opção é colocar os vasos em cestas de cores claras.As raízes vão ser muito mais felizes.

Eu começo com vasos grandes,de cerca de 50 litros.Isso da as plantas bastante espaço para as raízes crescerem e não secarem muito rápido.As plantas são transplantadas gradualmente para vasos maiores.Eu transplanto 3 vezes,esperando que a planta fique com as raízes limitadas antes de mover para um vaso maior. Um truque que eu aprendi,é pegar mães velhas e colocá-las no exterior na primavera.Já que elas já tem grandes sistemas de raízes elas realmente decolam. Plantas de cannabis amam o sol.Quando cultivando em vasos as plantas são movimentadas para aproveitar a mudança de posição do sol através da estação.Com as plantas ficando maiores e mais


pesadas,é possível usar carrinhos ou rodas para plantas,que são criados para ficar embaixo dos vasos para torná-los moveis sem levantar muito peso. Cultivando em um clima como o da Holanda,a maioria das strains de cannabis tem dificuldade em terminar entes que fique muito molhado e frio.Uma solução para isso é fazer uma caixa a prova de luz grande o suficiente para colocar sobre a planta toda.Uma caixa a prova de luz não precisa ser chique,mas tem que ser construída bem o suficiente para não permitir nenhum vazamento de luz,já que as plantas necessitam de um período de escuro interrupto para florescer corretamente. Tubos flexíveis de PVC utilizados com plástico preto grosso e alguns pesos ou pedras funcionam bem.Em algumas regiões as temperaturas permanecem quentes até tarde na estação,mas ou chuvas de verão ou outros fatores fazem com que seja preferível forçar o florescimento antes dos dias estarem curtos o suficiente para se conseguir isso naturalmente.Em climas mais quentes cobrir com plástico branco/preto é recomendado.Este é um plástico que é branco de um lado e preto no outro.A parte branca é deixada virada para fora,desta maneira podendo refletir o calor e não deixa as plantas ficarem muito quentes quando estão cobertas. Se você começar a dar as plantas 12 horas de luz nos últimos dias de Julho,elas terminarão no final de setembro,antes de ficar muito frio e molhado(Holanda).Obviamente o sol regula os períodos de luz e escuro no exterior.Mesmo assim se você decidir usar uma caixa a prova de luz em cima das plantas você deve ser preciso no seu timing.Se a caixa for colocada e tirada em tempos diferentes,as


plantas podem ficar confusas.Iluminação irregular pode levar ao hermafroditismo.

Estacando Estacar é muito importante.Oferece suporte para galhos pesados,tirando o stress e dando a planta a chance de crescer em uma estrutura desejável.Eu recomendo usar varas fortes de bambu com gravatas de fio torcido ou pregadores de galho plásticos. As plantas devem ser estacadas assim que os buds começam a se formar.Eu prefiro estacar as plantas para que elas cresçam largas ao invés de altas.Isso é,eu estaco os galhos para fora na direção da beira dos vasos,abrindo o meio das plantas para mais luz e mantendo os topos das plantas mais abaixo na direção do chão.Cada planta recebe pelo menos uma estaca suportando ela enquanto os buds vão ficando mais pesados.Eu eventualmente faço supercropping nos galhos em relação a onde eu estaquei eles(supercropping é tratado no próximo capitulo)

Rega e Nutrientes A chuva obviamente tem que ser levada em conta quando regando plantas em outdoor.As plantas precisam ser regadas a cada 2-3 dias quando o tempo esta seco.Elas podem precisar de um pouco mais de água que as plantas indoor porque o sol é uma fonte muito mais intensa de luz;também porque as temperaturas podem ser maiores que as temperaturas controladas do cultivo indoor.


Eu sempre corrijo o pH da água para 6.0.Eu uso acido cítrico para isso.Enquanto as plantas ainda estão crescendo,eu acrescento um pouco de nitrogênio orgânico- 27% em uma diluição de 3 mililitros para 10 litros de água.Eu gosto de usar o Bio-Nova 27,mas podem existir produtos comparáveis.Apenas garanta que eles são orgânicos!Até elas estarem totalmente no estagio de floração eu borrifo elas duas vezes por semana com óleo de neem.Isso me garante uma colheita livre de insetos,sem nenhum efeito colateral venenoso. Eu dou as plantas quantidades liberais de algas marinhas pretas e marrons,tanto foliar como pelo solo ate o final da terceira semana de floração. Alimentação foliar deve ser descontinuada quando a planta progride para a floração,mas a planta ainda pode receber algas marinhas pelo solo depois deste ponto.Algas pretas e marrons e misturas orgânicas de Kelp podem ser usadas uma vez por semana.Eu gosto do Bio-Nova BN-Algeamix ou Maxicrop Seaweed. Um bom borrifador funciona melhor para alimentação foliar das plantas.Ele também pode ser usado para aplicar o óleo de neem(embora eles sejam aplicados separados obviamente) Com plantas outdoor,segurança é sempre uma questão.Eu descobri que manter-las baixas perto do chão é uma vantagem,especialmente em locais onde existem outras plantas crescendo.Isso é um bom argumento para se usar o supercropping,o método é explicado no próximo capitulo.Sempre pense de maneira criativa para camuflar suas plantas. Eu sempre me encontro sentado com as plantas,apenas me comunicando com


elas,aproveitando suas cores e aromas enquanto eu assisto elas produzirem oxigênio e usar o excesso de dióxido de carbono,balançando suas folhas na brisa enquanto absorvem a energia do sol. Conseguir a chance para estudar essa magnífica planta curativa na luz solar e um verdadeiro prazer.Quando você começa a notar a linguagem corporal das plantas passando durante as mudanças do clima outdoor,você começa a entender exatamente como cultivá-las para que atinjam seu potencial total.


6 Supercropping Para o Sucesso Eu sempre faço supercropping nas minhas plantas- é uma ótima técnica para se usar para maximizar as colheitas em jardins orgânicos.

O que é supercropping?Essencialmente,é a dobra intencional e estrutural dos galhos para controlar peso,formato,e criar mais e melhores lugares primários para o crescimento de buds. Aqui esta como ele é feito. Quando as plantas atingem a altura de mais ou menos 10 polegadas,elas estão na melhor idade para o supercropping.Escolha galhos que estão esticando muito e precisam ir para o lado para permitir que a planta receba mais luz.Estes são os galhos que você vai dobrar.Os galhos são dobrados em aproximadamente 3 polegadas abaixo de sua extremidade. Segure o galho entre seu dedão e dedo indicador em um ponto aprox. a 3 polegadas de extremidade e gire o galho entre seus dedos apertando gentilmente.Você consegue ouvir um som de trituração enquanto a polpa interna da planta de cannabis é prensada junta. Aprender a quantidade certa de pressão é intuitivo e pode exigir de um pouco de pratica.Você não quer apertar tão fortemente que faça o galho quebrar,mas muitas vezes você vai ver um rasgo na parte de


fora.Não se preocupe,ela vai se curar.Se você não dobrou forte o suficiente,o galho vai ficar para cima;muito forte e você não vai deixar o suficiente de tecido saudável para ela se auto reparar.Entretanto,mesmo depois de uma profunda dobra no galho,ela vai se curar e se virar para cima. Após uma planta ser dobrada você deve deixá-la quieta por alguns dias,garantindo que a parte dobrada não receba nenhum stress extra.A principal maneira de evitar stress depois de dobrar é não tocar na planta por pelo menos 24 horas.Logo depois de ser dobrado,o galho deve ficar pendurado pra baixo.Dentro de 24 horas você vai notar que as extremidades dos galhos já estão se virando para cima novamente,e dentro de uma semana já terão virado diretamente de volta para o sol. “Cotovelos”começam de onde a dobra foi feita.Com o tempo esses pontos ficam mais e mais fortes.Todos os galhos laterais próximos ao cotovelo se tornam muito maiores e mais fortes para compensar o machucado e o stress. Quando eu comecei eu costumava podar certos topos.Agora eu apenas dobro e podo os galhos fracos de baixo da planta.Eu faço isso na 3 semana de floração,e é a única vez que eu podo a planta no ciclo inteiro. As plantas podem ser dobradas diversas vezes para se obter as dimensões desejadas.Enquanto dobras podem ser feitas varias vezes na mesma planta,elas devem ser feitas apenas um por vez e somente quando as plantas estão na fase vegetativa.Normalmente demora 1 semana para a planta se recuperar de uma dobra,então eu


normalmente espero pelo menos isso antes de adicionar outra. Quando você cria múltiplos cotovelos,você termina com uma planta com muitos topos.Todos esses buds vão amadurecer para um tamanho maior.Eu faço de uma a cinco dobras em cada planta. Alem de conseguir mais topos e uma colheita maior por planta,dobrar também melhora a saúde geral da planta.O galho principal se torna bastante grosso e forte .Esta técnica também é ótima para prevenir que suas plantas fiquem muito altas.Eu sempre trabalho nas plantas mais altas do jardim primeiro. Toda a variedade e fenótipo de cannabis com que trabalhei respondeu bem as dobras.Eu comparei os buds de plantas em que foram feitos o supercropping e buds de plantas que não,o que senti foi que plantas que usei o supercropping sempre eram melhores.Elas tinham buds maiores,e eu acredito que o stress extra fazem que os tricomas segurem mais resina. Supercropping é recomendado para jardins indoor,mas é especialmente eficaz quando se cultivando outdoor.Isso porque ela fortalece muito o caule principal.Toda a vez que um galho é dobrado a energia vai para o resto da planta.Ter um caule principal forte é beneficial para sobreviver a fortes ventos de verão e tempestades.Quanto mais forte o caule e os galhos forem,melhor eles estão para agüentar os buds que se formarão brevemente. Eu faço todas as dobras nas minhas plantas outdoor nas primeiras 3 semanas de floração. Indoor,o supercropping ajuda a administrar o teto geral no seu espaço de cultivo.Independentemente de você ter plantas em vasos ou camas,quando você as olha como um grupo,os topos das plantas formam um


teto.Se algumas plantas ficarem maiores que as outras,o teto fica irregular,e as plantas altas começam a fazer sombra nas plantas abaixo delas. Fazer supercropping nas plantas mais altas pode ajudar a criar uma altura mais uniforme.Cada 3 ou 4 dias eu olho para o teto das plantas como se estivesse olhando para o tampo de uma mesa.AtravÊs das 6 semanas disponíveis para mim aplicar o supercropping,eu termino com um teto bastante regular garantindo que todas as plantas no grupo estão pegando a mesma quantidade de luz.


7 Terminando com Classe- A Colheita Agora nós estamos chegando no meu estagio favorito do cultivo:o amadurecimento do fruto,as flores.A coisa mais importante de lembrar é: Não fique tão feliz sobre os seus buds cheirosos a ponto de colher eles antes de amadurecerem.A pior coisa que você pode fazer é colher cedo.Meu lema é “Se parece pronto,espere uma semana”.Saber como julgar o amadurecimento das frutas,plantas e pessoas é uma arte que vale a pena cultivar.

Amadurecimento de Qualidade- A Ultima Semana de Floração Na sexta semana de floração,você provavelmente tem por volta de 3 a 4 semanas pra colher.Existem algumas precauções extras que você pode tomar para garantir uma colheita saudável e livre de insetos.Presumindo que você borrifou óleo de neem duas vezes por semana até o inicio da quarta semana de floração,você não deve ter nenhum problema com insetos.Neste ponto você não pode borrifar óleo de neem mais,já que você arruinaria o gosto da maconha.O que você pode fazer é colocar um pote de joaninhas no seu espaço de cultivo assim como um pote com aracnídeos predadores.Eu gosto de imaginar meu espaço como o lugar que as joaninhas vem dançar,essas pequenas criaturas são ótimos modelos para nós,nunca brigam entre elas.Na época quente do ano spidermites podem se multiplicar rapidamente assim como também podem os thrips e


as moscas brancas.Com as joaninhas e os aracnídeos predadores fazendo uma fortaleza antes,possíveis invasores não tem nenhuma chance. Nas ultimas semanas as plantas começam a usar menos água então é importante não dar água demais(over water) a elas.Mantenho um contato próximo com a suas plantas e as necessidades delas de hidratação.Regar demais (over-watering) pode causar que os buds mofem de dentro pra fora.Do exterior os buds parecem perfeitamente bem,mas estão arruinados no interior.Eu apenas alimento a planta até a sétima semana,depois pelas ultimas 3 semanas eu rego elas apenas o suficiente para dar um flush nos fertilizantes do solo.O que deixa a planta com um gosto limpo.

Quando suas plantas estão na sexta semana de floração existe uma ótima técnica de enrolar um tipo especial de baseado.Você enrola um baseado de sua maconha preferida(preferencialmente alguma que você cultivou com suas próprias mãos e coração),então você pega ele e gentilmente rola nas glândulas de resina de seus buds.Depois de alguns momentos gentilmente rolando,você vai ver um capa transparente de resina encapando o exterior do papel de enrolar com um tipo natural de óleo de haxixe.Você esta pronto para acender.É uma das minhas maneiras preferidas de fumar cannabis e só pode ser feita na sexta semana de floração.


Sabendo Quando Colher Eu sei que já disse isso antes,mas não me canso de repetir- nas minhas três décadas de cultivo e pesquisa de cannabis,eu novamente aponto que o problema mais comum que os growers tem é colher suas plantas muito cedo.Eu estou sempre repetindo isso porque é o problema mais comum com cultivadores de cannabis.É uma das coisas mais importantes que posso te falar. Não saber a hora certa para cortar as plantas é a ruína de muitos growers por ai.Nos coffeeshops de Amsterdam,os compradores sempre recusam maconha que foi colhida cedo.Growers que dependem da sua colheita para alimentar a família tem que mudar de trabalho caso eles colham muito cedo. Qualquer um que já comeu uma banana verde sabe que elas não tem um sabor muito bom,especialmente se comparada com uma amarela com pontinhos pretos.Com cannabis é ainda mais drástico.Buds que não estão maduros não são divertidos de se fumar,dando a você celulose queimada ao invés de THC.Apenas buds maduros tem THC com efeitos agradáveis e medicinais. Cannabis que é colhida cedo tem o cheiro de clorofila, de gramado recém cortado.Quando é colhida no tempo certo elas tem um forte perfume que cheira como o melhor haxixe. Já que é tão importante,porque é um erro tão comum?Porque os growers colhem cedo?.A maioria dos growers caseiros colhe cedo por conta de


dinheiro.A outra razão mais comum é uma falha de segurança de algum tipo. Growers novatos podem pegar as sementes,olhar o tempo de floração para aquela strain,e colher exatamente na data do calendário,estando prontas ou não.O que eles esquecem é que muitos fatores podem travar o crescimento da planta,prolongando seu tempo de maturação. Com o cheiro ficando mais intenso,potenciais problemas com vizinhos podem fazer um grower se tornar paranóico.O medo de se meter em confusão ou perder as recompensas de seu esforço normalmente fazem com que as pessoas apresem a colheita. Outra razão que faz com que as pessoas colham muito cedo é não ter nada de bom para fumar.Quando não se tem nada para fumar e as plantas estão perto do final,alguns dias a mais podem parecer insignificantes.Mas colher as plantas antes delas estarem realmente finalizadas vai resultar em perder a melhor parte.A maioria das pessoas não percebe o que fizeram até a erva ter secado e eles a experimentarem. Portanto a próxima parte pode parecer obvia mais eu gosto de enfatizar algumas coisas que não se deve fazer. Não procure na sua carteira a data da colheita.Na sua carteira você só vai encontrar coisas relacionadas com dinheiro.Dinheiro não deve ser um fator para determinar quando sua colheita deve ocorrer.Tente evitar este erro. Colher pelo calendário não funciona bem de maneira alguma.Não olhe no calendário a não ser pra saber quando que a lua cheia e a lua nova estão


chegando.Quando a lua esta cheia é uma boa época para plantar e transplantar;quando esta minguante é uma boa época para colher. Plantas podem ter o crescimento travado por coisas como,muita água,muito fertilizante,temperaturas baixas ou altas demais e dano causado por insetos,que podem jogar fora sua data no calendário.Se você experimentar qualquer empecilho no curso do seu jardim,espere que a colheita demore um pouco mais que o tempo sugerido,ou outras safras que você tenha cultivado da mesma variedade sem tais problemas. Colha com o seu coração,deixe seu coração guiar você.Se transforme em um bom amigo de suas plantas,e olhe para elas pra saber a hora certa de colher.É necessária paciência para se cultivar um bom remédio.Você não pode apressar as coisas.Sempre olhe para as plantas.Assim como tem um momento exato que os tomates verdes se tornam vermelhos,a banana verde se torna amarela,as plantas vão mostrar ao grower com o dedo verde que está prestando atenção a sua linguagem.Estude as plantas proximamente no tempo da colheita para garantir que elas estão realmente maduras,e você vai ser recompensado com um verdadeiro remédio. Então como a maturação aparenta ser?Cabelos brancos não estão mais se formando nos buds de sua planta.Todos os lugares onde os cabelos vermelhos estão,os calyx estão bastante inchados,e muitos cristais de THC podem ser vistos.Estes são os indicadores de maturação que significam que está na hora da colheita,A segunda seção colorida,mostra plantas em diferentes estágios de maturação para ajudar a esclarecer o que você procura.


Paga garantir,cheire o topo da planta.Esfregue com seus dedos e cheire seus dedos.Se cheira como o perfume do haxixe mais maravilhoso que você cheirou,então você esta pronto para colher o fruto do seu trabalho. Lembre-se: não são os cabelos brancos que te deixam chapado,nem os cabelos vermelhos.A parte da cannabis que te deixa chapado são os tricomas no calyx da planta.Deixar os calyx ficarem inchados com os tricomas é o segredo para maconha com ótimo sabor. Uma das ferramentas mais úteis para te ajudar a colher no momento certo de maturação é um pequeno microscópio ou lupa de fotógrafo.Com este pequeno aparelho,você pode checar os tricomas na sua planta viva.Você esta procurando por bolas cheias de um liquido um pouco âmbar,no topo de um talo.Se os tricomas estiverem transparentes é muito cedo pra colher.Quando eles começarem a parecer leitosos elas estão chegando perto.Quando um terço dos tricomas estiverem âmbar,você esta olhando para maconha madura.

Colhendo e Secando Colher a cannabis é um dos meus atos favoritos no planeta terra.É uma experiência realizadora colher qualquer safra que você tenha cultivado com seu coração e mãos.Eu acho que a cannabis é ainda mais gratificante- afinal de contas,você esta servindo como um guardião para uma das principais plantas sagradas.


Eu quero lembrar a todos vocês que seus pensamentos criam sua realidade.É importante ter pensamentos positivos quando trabalhando com suas plantas.Essas plantas sagradas são sensíveis aos tipos de pensamentos que estão ocorrendo ao seu redor.Elas não gostam de pensamentos de ganância e poder,mas claro depende de você. Colher a cannabis é com certeza mais intenso que colher outras safras,como maças.De varias maneiras,entretanto,é similar com uma colheita de maças.Quando colhendo uma boa quantidade de maças você precisa de uma boa equipe de trabalho em quem possa confiar e de quem possa depender e você precisa das ferramentas de troca.Você precisa de escadas,cestas de maçã,um lugar para lavar as maças,potes para armazenamento e empacotamento,e alguém para fazer o controle de qualidade,garantindo que não existam maças podres no grupo. Com a colheita de cannabis você precisa de uma equipe fiel de pessoas que você confia e você precisa de algumas importantes ferramentas de troca.Você precisa de algumas tesouras de poda,tesouras fortes afiadas,corda de varal,para poder pendurar as plantas,uma sala a prova de odor que seja seca e fria,e se possível uma tela de silkscreen T-55 para trabalhar em cima quando fazendo a manicure.

Lista de Material Tesouras de poda Tesouras fortes afiadas Corda de Varal Silkscreen T-55


E importante pensar bem em onde e como você vai secar sua colheita.Cannabis secando tem um odor extremamente forte e pode chamar a atenção de seus vizinhos,então você deve se preparar para isso. Filtros de carvão funcionam bem.O filtro puxa o cheiro através do carvão,tornando-o indetectável.Alguns growers já tem um filtro na sua sala de cultivo,e eles transformam a sala de cultivo em uma sala de secagem quando as luzes são apagadas.A sala onde as plantas são secas deve ser fria em temperatura e de baixa umidade. Usando as tesouras de poda você corta a planta debaixo do galho inferior,e depois você remove apenas as folhas grandes(Fan Leaves)guardando-as para cozinhar.Então pendure as plantas. Pendurar as plantas de cabeça para baixo numa corda de varal é facilmente feito usando as curvas naturais da planta.Escolha um galho inferior forte e pendure este galho sob a corda do varal.Continue pendurando suas plantas em uma fileira tomando cuidado para não amontoar elas demais.Eu as deixo penduradas com apenas o exaustor puxando o ar para fora através do filtro de carvão.Isto permite que elas sequem devagar sem aquecedores ou desidratadores.Normalmente leva de 10 a 14 dias para secar antes que você comece a manicure final.Secar mais rápido faz com que o gosto desapareça e faz com que o bud fique esfarelado.Novamente,paciência compensa.Deixar as plantas secarem devagar faz com que elas tenham um sabor muito melhor e ajuda a conservá-las por mais tempo.Elas estão secas o suficiente quando o caule estala.Buds secos desta maneira normalmente tem o formato de lagrima.


As Joaninhas vão se dispersar enquanto as plantas secam.Quando eu penduro as plantas de ponta cabeça na sala elas fazem o seu êxodo.Muitas ficam vivas até a próxima plantação.Elas também fazem muitos bebes.Você sabe que suas joaninhas fizeram bebes quando você vê insetos rastejantes de aparência estranha que são mais longos que as joaninhas adultas.Eles tem diferentes marcas que as joaninhas adultas.Eles não acasalam,eles apenas comem.

Manicure Agora vem a parte onde você chama sua confiável equipe de amigos.Para fazer a manicure de maneira eficiente você precisa de uma mesa grande( as de vidro funcionam muito bem)com seu silkscreen t-55 colocado sobre ela.Garanta que a mesa esta inteira embaixo da tela.Depois arrume cadeiras confortáveis para você e seus amigos em volta da mesa ,com cada um com sua tesoura afiada.Musica divertida eleva o humor. Garanta que as plantas estão secas o suficiente.Eu pego um dos galhos e tento quebrar ele.Se ainda estiver elástico,não esta seco o suficiente para se fazer a manicure.Você tem que esperar que o galho quando quebre estale. Apenas ai você sabe que esta pronta para a manicure. Eu uso tesouras só para cortar os galhos.Eu tiro as folhas extra-finas com meus dedos.Após algum tempo você adota uma boa técnica para mover seus dedos cuidadosamente ao redor dos buds secos,garantindo


que não danifica a melhor parte,mas também garantindo que você remove todos pedacinhos de folhas extras.Eu guardo as folhas que eu tirei dos buds em um saco para usar depois para fazer water hash,que é um dos meus produtos medicinais favoritos.Ele é descrito no capitulo 8.Com as plantas sendo movimentadas e cortadas,glândulas de resina caem e são coletadas embaixo tela de silkscreen.A tela separou elas das folhas,assim as glândulas de resina podem ser coletadas após o termino da manicure.Este material é chamado de Kief e pode ser fumado como é ou prensado em haxixe. Enquanto fazendo a manicure,a resina se acumula nos seus dedos onde você esteve constantemente tocando as plantas.Isso é chamado de hash de dedo (finger hash)e vale a pena guardá-lo.Quando você tem uma quantidade boa,primeiro gentilmente esfregue qualquer folha que esteja no seu dedo sem perturbar a resina.Depois esfregue seus dedos juntos em um pote ate o haxixe sair.Você pode enrolar o haxixe no pote em uma bolinha e pronto:você tem uma peça de charas cultivada organicamente. Eu vou colocando os buds em que já foi feita a manicure em cima de uma tela para terminarem de secar ou curar.Eles devem estalar quando dobrados ao meio.Isso pode demorar apenas algumas horas ou durante a noite. Eu coloco os buds curados em potes de vidro ou sacos impermeáveis e deixo eles reidratando por 8 horas ou durante a noite.Ficar no pote fechado faz os buds puxarem umidade do interior do caule para o exterior do bud.Eu então abro os potes e os deixo abertos por algumas horas.Eu espero até os buds passarem a sensação de estarem perfeitos em consistência,textura,aroma e sabor.Eles não devem


estar molhados,nem facilmente esfareláveis.Eles devem queimar bem quando acesos e ter um cheiro especial.Eles estão agora prontos para serem armazenados.Eu deixo os potes em um lugar escuro e frio.Eles ficam bem por pelo menos 18 meses. Fumar a erva sagrada que você cultivou com seus amigos e família é uma da mais divertida e realizadoras ações que podem ser feitas por qualquer aspirante a hippie.Ver a erva de nível medicinal que você cultivou realmente ajudar alguém que está muito doente com algo como câncer,pode trazer lagrimas aos seus olhos.Cultivar a erva sagrada é uma coisa poderosa,trate-a com integridade que ela vai te ajudar a encontrar integridade em você mesmo.


8 As Maravilhas do Haxixe É bastante impressionante quando você percebe que a cannabis pode ser usada para fazer 50.000 produtos úteis.Eu realmente gosto de usar minhas roupas feitas de cannabis,usar papel feito de cânhamo,e colocar óleo de semente de cânhamo nos meus smoothies,mas de todos os produtos feitos de cannabis,o haxixe é de longe o meu favorito. A maioria dos humanos é o que eu gosto de chamar analfabeto de haxixe.Eles normalmente nem sabem o que é haxixe.Haxixe é um produto concentrado de maconha.É feito separando as glândulas que contem THC e outros canabinoides da folha e outras matérias vegetais.Essas glândulas são então prensadas ou transformadas em barras ou bolas que variam de cor desde cor de areia até chocolate escuro. Nos velhos tempos,comerciantes viajavam longas distancias na procura do melhor haxixe.O haxixe começou a ser usado porque ele tinha uma vida de prateleira muito maior do que as flores secas.Ele podia ser guardado em potes de barro e permanecia bom por muitos anos. Nas regiões de Afghani e Hindu Kush,era muito incomum se fumar os buds- era muito mais comum fazer haxixe ou possivelmente usar varias partes das plantas para fazer bebidas comuns como a Bhang Lassis.


O método tradicional de se fazer haxixe era considerado uma arte.Mais comumente,finos véus de seda eram usadas para peneirar a seco as plantas maduras.O pó que se juntava depois de ser peneirado através do véu era coletado e prensado.Era comum envelhecer o haxixe antes de se fumar.Em algumas regiões,era considerado loucura fumar haxixe com menos de 1 ano.Haxixe envelhecido era considerado de qualidade connoisseur.

Método Moderno de se Fazer Haxixe Fazer haxixe ainda é uma arte,e um dos lugares que você pode ver ela sendo praticada é Amsterdam. A capital da cannabis do planeta Terra. Quando eu me mudei para Amsterdam,quase todo mundo estava fazendo haxixe usando o Pollinator desenvolvido pela Mila Jansen’s Pollinator Company.O Pollinator opera como uma secadora de roupas.Existem variações dos métodos de peneirar a seco que são similares ao método tradicional mas sem a mão de obra.O Pollinator remexe a planta mecanicamente,peneirando as glândulas através de seu revestimento interno de uma fina tela.Glândulas soltas,conhecidas como Kief são coletadas em uma bandeja no fundo para remoção fácil.O kief pode então ser prensando e transformado em haxixe se assim desejado. Em 1997 a Mila começou a experimentar com maneiras diferentes de se extrair haxixe pela água.Extração por água funciona no mesmo principio que o peneiramento a seco- ele separa as glândulas


do material da planta.Este método usa gelo e água para extrair as glândulas e o produto final é normalmente mais limpo e puro. Eu estava muito interessado quando a Mila começou a desenvolver seu método de extração por água e acompanhei de perto.Rapidamente eu comecei a fazer meu próprio haxixe extraído na água,e comecei a aperfeiçoar minha técnica.Ai a Mila apareceu com seu sistema de sacos Ice-o-lator e foi uma grande impacto.Eu imediatamente mudei para o sistema dela e comecei a aprender a utilizá-lo para conseguir os melhores resultados que eu conseguisse. O Ice-o-lator é um conjunto de sacos com redes que servem como telas.As folhas de cannabis são colocadas no saco do topo com a tela mais grosseira.Alguns sacos com uma malha fina ficam embaixo do saco do topo.Um balde segura os sacos.Água muito gelada é colocada em cima das folhas e muito blocos de gelo são acrescentados.Uma batedeira de bolo é usada para misturar a erva e o gelo numa mistura branca espumada.Eu normalmente faço duas misturadas de 15 minutos. Depois de permitir que os tricomas se assentem,as telas são removidas uma por uma.O haxixe é coletado nas do fundo.A material folhoso do saco do topo é jogado fora,enquanto os tricomas que se juntaram nas telas de baixo são coletados e colocados em um desidratador.Depois de 2 ou 3 dias secando você tem algumas qualidades diferentes de haxixe.Dependendo da variedade e do tamanho dos tricomas você pode preferir uma malha de tela mais que a outra.Com o tempo você vai ter sua técnica funcionando suavemente e eficientemente.


Outro sistema para se fazer water hash (haxixe extraído na água)foi desenvolvido mais tarde.Ele vem do oeste do Canadá.O sistema Bubble Bag desenvolvido pelo Bubbleman tem mais malhas de tela no processo.Existe o sistema de 3 sacos e o de 6.O sistema de múltiplos sacos é ótimo para separar os níveis mais baixos,que são melhores se utilizados para cozinhar,dos de nível mais alto que são melhores para se fumar.Eu usei ambos os sistemas Ice-o-Lator e o Bubble Bag com muito sucesso.

Strains de Haxixe Fazer um ótimo haxixe tem a ver com a utilização da strain correta.Na cannabis existem dois tipos de glândulas(também chamadas de tricomas):os em gancho e os retos.A quantidade de tricomas retos ou em gancho varia de strain para strain. Tricomas retos fazem um haxixe melhor.Isso porque tricomas em gancho carregam um pedaço do gancho,que é material de folha,com eles através das telas.Water Hash que contem matéria vegetal não borbulha quando tocado por uma chama como a sua contraparte mais pura faz.”Bubble Hash”(Haxixe de Bolha)é o tipo procurado por connoisseurs de haxixe. Quando feito de maneira correta com a melhor cannabis,o water hash é translúcido e espantosamente maleável.Pode ser torcido muitas vezes sem quebrar.Quando tem essas qualidades eu chamo de Jelly Hash (Haxixe Geléia) Trabalhando com minhas próprias espécies eu descobri que a Rockbud, a Citralah e a Amnésia Haze fazem o melhor water hash.


Quando você começa a conhecer a compatibilidade com haxixe de diferentes espécies,você vai encontrar a sua favorita.Algumas variedades fazem ótimo haxixe de dedo,algumas ótimo haxixe extraído a seco,e algumas fantástico water hash.Quando você tem sorte,a mesma planta vai produzir haxixe connoisseur usando os três métodos. O ultimo passo para se fazer haxixe,tanto de glândulas secas quanto water hash,e prensálo.Existem diferentes maneiras de pensar e formar o haxixe É possível prensar de maneira manual,mas para fazer um bom trabalho,é necessária uma pressão mais intensa.A maioria dos métodos utiliza uma combinação de pressão e calor brando. A Space Case tem uma pequena prensa de mão chamada Pollen Press,que funciona bem para prensar pequenas quantidades,e é bem barata. Outro produto para o serviço é o The Piecemaker da Green Harvest.Essa é uma opção para trabalho mais pesado.Ele pode prensar ate 20 gramas de kief ou water hash por vez.Existem outros tipos de prensas hidráulicas que também podem ser utilizadas.Macacos de carro ou caminhonetes já foram adaptados para prensar haxixe também. Outra possibilidade é usar uma maquina laminadora.Muitas maquinas laminadoras,disponíveis em lojas de suprimentos para escritório,podem ser adaptadas para prensar.O kief ou water hash é colocado em um saco selados e passado na maquina.É automaticamente aquecido e prensado e sai como uma folha achatada.


9 Breeding(Criando) para Qualidade Connoisseur Growers novatos normalmente começam de sementes.Quando o jardineiro decide manter um jardim avançado o primeiro passo em direção a resultados consistentes é fazer uma planta ou plantas mãe(isso é coberto no capitulo 2).Uma vez que a mãe de qualidade é escolhida,um jardineiro pode propagar as plantas tirando clones para cada jardim sucessivamente.Já que os clones são idênticos as mães,são todos fêmea.O jardineiro pode se concentrar em conseguir as condições e tempo de colheita certos para ótimos resultados. Quando eu pego uma fêmea para ser uma planta mãe,eu sempre escolho algo que eu amo fumar,o tipo de maconha que você odeia quando acaba.O problema é,as vezes uma maconha que é ótima para se fumar é uma planta que da uma colheita baixa ou demora demais para amadurecer.E ai que a energia criativa do breeder pode dar um toque mágico para a planta de cannabis. Jardineiros também decidem tentar criar quando procurando um sabor ou efeito ideal.Se o objetivo é melhorar a qualidade da loucura ou melhorar suas características de crescimento,breeding(criação) exige tempo,espaço e paciência.


Breeding e Fenótipos Em ordem de reproduzir uma já ótima fêmea,tudo que você precisa é uma mãe para tirar clones,mas em ordem de criar(breed) você precisa de alguns bons machos também.Na verdade,um macho pode ser suficiente para polinizar centenas de fêmeas. Na minha opinião,a melhor maneira de criar(breed)é começar trabalhando com genéticas de qualidade.Ai você pode aproveitar a natureza experimental da coisa toda.Breeding (criação) é um exercício de imaginação.Começar com alguma coisa que você gosta e depois pensar o que faria a planta melhor para se cultivar e fumar. É necessário começar com plantas que já exibiram qualidades diferentes desejadas.Por exemplo,talvez uma variedade tenha um ótimo sabor e loucura mas é uma planta delicada de se cultivar ou demora muito para amadurecer.Outra variedade pode ser uma planta durona e amadurecer rápido,mas a loucura não é mentalmente estimulante ou o sabor não é tão bom como poderia ser. Uma vez que o grower decide quais plantas tem as características que fariam uma boa combinação,uma variedade se torna o pai doador (macho) e uma o pai receptor (fêmea).Esses dois pais são conhecidos como geração P1 A fêmea é a planta da qual as qualidades você gosta,mas quer melhorar.O macho é usado para acrescentar qualidades à fêmea para melhorar suas características,como o tempo de amadurecimento.Em


outras palavras o macho é usado para “doar” novas características para a fêmea. O melhor jeito de identificar um bom candidato macho é experimentar uma fêmea da mesma strain.Depois que uma strain compatível é identificada,o macho mais vigoroso é escolhido.As vezes é difícil conseguir uma planta macho da variedade que você quer.Pode ser necessário obter sementes adicionais da mesma variedade.Se você acha que vai fazer qualquer breeding,isso é uma razão para preservar sementes e até mesmo machos das variedades com as quais você esta trabalhando. Quando diferentes variedades são cruzadas,as plantas resultantes são hibridas;isso é,elas são uma mistura genética de dos pais ou plantas P1.Essa cruza é a geração F1.Quando cultivadas,as F1 tem apenas variações sutis.Variações significantes nesta geração provavelmente significam que os pais não eram strains completamente estabilizadas.A geração F1 é como uma grande família de irmãos.Eles são similares mas nenhum é exatamente igual.Elas vão exibir combinações de características de seus pais levemente diferentes,mas ainda serão mais parecidas do que diferentes. A primeira vez que você cruza dois tipos diferentes de cannabis,você consegue um fenômeno que é chamado de “Vigor Hibrido”.Plantas F1 normalmente exibem uma vitalidade impressionante.Quando plantas F1 são transformadas em mães,seus clones possuem uma quase super força. Agora é possível seguir em duas direções com a geração de F1.Se a característica desejada esta presente,os melhores machos F1 são selecionados e cruzados de volta com a fêmea mãe,ou clones tirados


dela.Isso se chama backcrossing.Normalmente breeders,fazem isso um numero de vezes para introduzir uma característica desejável a uma strain.Eventualmente, o backcrossing de sucesso resulta em uma strain estável. A outra possibilidade é cruzar machos e fêmeas F1 entre eles.Plantas cultivadas a partir da semente desta cruza são chamadas de geração F2.Enquanto que as F1 eram suavemente uniformes,as F2 são heterogêneas.Essa cruza aumenta a diversidade.As plantas vão exibir uma cadeia maior de características das quais você pode escolher. Eu normalmente consigo três fenótipos dominantes e um recessivo em gerações F2 típicas.Uma será como o pai,uma como a mãe,uma a combinação dos dois e uma um fenótipo recessivo que pode exibir algum traço genético não dominante. Seleção é a chave para ganhar em programas de breeding.O hallmark da seleção repousa na habilidade humana de escolher o melhor de um grupo de muitos.Seleção é parte talento e parte entendimento das plantas.É necessário que o breeder saiba o que procurar e também conheça suas plantas e as necessidades delas.

Selecionando Plantas Campeãs Breeding de cannabis permite ao jardineiro inventar um infindável numero de combinações. Quando eu escolho uma strain eu sempre seleciono por sua potencia medicinal em primeiro lugar,tamanho


da colheita e tempo de amadurecimento em segundo.Quando avaliando plantas de cannabis,procure por algumas coisas principais:o tamanho do galho entre os nós,a profusão de tricomas de THC,o tempo de amadurecimento,o aroma,e o ultimo mas não menos importante,o efeito. É desejável que os nós cresçam perto uns dos outros.Nós são os lugares onde os galhos saem do caule principal.Internódio é o termo para o espaço entre os nós.Quanto menos espaço entre os nós,o melhor.É claro,glândulas de THC são melhores quando são encontradas em grupos massivos do que distribuídos esparsamente.A maioria das pessoas prefere tempos pequenos de amadurecimento.Quando cultivando outdoor,o tempo de amadurecimento é especialmente importante e deve ser adequado à região.Aroma e efeito são mais subjetivos.Algumas pessoas gostam de um aroma de frutas outros de pinho.Qualquer que seja o desejo,ambos o aroma e o efeito vão ser melhorados cultivando-se de maneira orgânica e colhendo e curando de corretamente. A primeira coisa que eu tipicamente noto em uma variedade nova é o formato da folha e o tom de verde que elas tem.Mesmo antes de colher qualquer bud,eu posso dizer pelo formato da folha se vai ser especial.Florescer as strains é o jeito definitivo de saber a gama completa de qualidades da strain.A maioria das espécies demora de 3 a 4 meses para terminar um ciclo completo,então ver como cada strain cresce exige uma boa quantidade de tempo e espaço.Uma vez que você se familiarizar com suas plantas,você pode organizar o seu jardim agrupando plantas de acordo com a altura ou tempo similar para colheita.Isso pode ser muito útil para projetos de


cruza que usam muitas fêmeas diferentes e um macho escolhido. É normalmente mais complicado selecionar um macho desejável do que escolher uma fêmea que você queira cruzar.Está é uma boa razão para selecionar diversos machos e cruzar cada um deles com a variedade fêmea que você gosta,e depois ver qual produz os híbridos mais promissores.

Breeding com NYC Diesel NYC Diesel é uma mistura de uma Mexican sativa e uma Afeghani.Ela tem o sabor de Red Grapefruit.Todos com quem eu fumava,amavam ela,então eu pensei que daria um ótimo macho. Eu plantei diversas sementes de Diesel e consegui três machos,cada um mostrando um habito de crescimento levemente diferente do outro.Eu havia lido que é possível atingir maior profundidade genética fazendo o breeding com mais de um tipo de macho do mesmo banco de genética. Com essa nova informação,eu conduzi um pequeno experimento genético.Eu coloquei quinze diferentes variedades de plantas fêmeas no minha sala de cultivo e as cruzei com dois machos de NYC Diesel.Um dos machos tinha internódios menores e folhas mais largas,e o outro tinha internódios mais espaçados e folhas mais finas.Eu coloquei os dois machos na sala com as fêmeas,e a medida que o pólen voou,os dois polinizaram todas as plantas. Eu gostei dos resultados.Enquanto todas as cruzas tinham genéticas de NYC Diesel,eu tive uma


variedade maior das quais poderia fazer minha seleção.

Quando decidindo para que fazer o breeding,outro fator a se considerar pode ser o que outras pessoas querem.Por exemplo,muitos growers outdoor estão procurando por strains que amadureçam rápido.Para alguns cultivadores espécies que amadurecem rápido podem ser desejadas mesmo que sejam menos potentes.Usuários medicinais podem também estar procurando por características especificas no efeito de uma strain.

Como Cruzar Ter espaço suficiente para criar (breed) é importante.Quando trabalhando com cannabis você pode ter que produzir centenas de plantas antes de descobrir a campeã que você estava procurando,então a paciência é uma virtude.O quanto mais plantas você puder cultivar e selecionar,o mais provável de você encontrar algo único ou precisamente de seu feitio. Eu coloco as fêmeas em 12/12 uma semana antes dos machos serem colocados.Isso dá a fêmea uma


vantagem no começo,assim elas tem mais tempo de produzir flores.Também depois da colheita quando todas as sementes foram removidas,o material que sobra faz um excelente water hash. Demora para o macho da cannabis por volta de 3 semanas para começar a lançar pólen.Ele continua lançando por volta de mais três semanas.Os calyx fêmea que são os primeiros a serem atingidos formam as primeiras sementes.As fêmeas continuam a produzir novos calyx.Enquanto vai se tornando maduras,o pólen dos machos toca eles e sementes começam a se formar.Os últimos calyx a serem polinizados normalmente não tem chance de amadurecer,e as sementes saem brancas. Na minha busca pela melhor genética medicinal,eu estou constantemente testando novas técnicas e genéticas,constantemente aprendendo sobre esta planta sagrada e todas as dádivas que ela carrega.Espalhar sementes de qualidade ao redor do mundo me trouxe muitos novos amigos e aventuras,e eu realmente acredito que muda não apenas a topografia do planeta terra como também sua alma. Por muitos anos,eu cultivei apenas ganja sensimilla,porque eram melhores de se fumar,mas algumas vezes eu sonhava acordado sobre o que aconteceria se todos os fumantes de maconha cultivassem uma colheita de sementes e as espalhase ...


10 O Jeito do Soma para Sementes Fêmeas Fazer sementes de cannabis é uma arte.Assim como em qualquer arte,existem diferentes modos de aplicação.Eu tentei usando acido giberélico,stress de pH,stress de luz,e stress de fertilizantes para forçar minhas fêmeas a produzirem sementes.Todos esses métodos são duros para as plantas,e alguns,como acido giberélico,não são orgânicos. Na minha busca por uma maneira mais limpa e amiga da terra de trabalhar com a cannabis,eu descobri um novo jeito de fazer sementes feminizadas.Esse método de se fazer sementes feminizadas se chama Técnica de Feminização por Idade (AFT em inglês).Eu gosto de chamar de “Rodelization”,em homenagem a um amigo que me ajudou a perceber e fazer uso desta maneira de se fazer sementes feminizadas.

Estressando Sementes

Para

se

Obter

Sementes feminizadas acontecem por stress e não por genética.Isso mesmo.Eu estou dizendo que todas as variedades de cannabis tem a capacidade produzir flores macho em plantas 100% fêmeas.Stress é a cause deste fenômeno.Em 32 anos que eu estive


ativamente cultivando cannabis,eu cheguei a conhecer todas as formas de stress que uma planta de cannabis pode passar. Leva muitas colheitas antes de você conhecer um tipo de maconha.Assim como para conhecer um amigo humano,exige tempo.Algumas strains preferem um pH mais alto,outras um mais baixo.Algumas gostam de muito alimento,outras muito menos.Existe uma boa variedade na genética da maconha,e você não pode tratar cada planta da mesma maneira. Eu venho cultivando as mesmas strains por quase uma década agora,e eu estou realmente começando a conhecer cada pedaço de linguagem corporal que a minhas plantas exibem.Eu posso reconhecê-los agora de longe. Depois de cultivar colheita após colheita da mesma planta nas mesmas condições,eu percebi que se eu florescesse as plantas de 10 a 14 dias a mais que o normal,elas desenvolviam flores macho.No ATF,as plantas são cultivadas de 10 a 14 dias a mais para induzir flores macho. Para mim,uma flor macho é uma coisa muito bonita.Ela tem o potencial de fazer sementes fêmeas.Alguns growers tem fobia de macho.Eles vêem uma flor macho e tem palpitações do coração,eles querem cortar a planta inteira ou pelo menos pegam uma pinça e arrancam os pequenos dispositivos amarelos de emergência .Eu os chamo de dispositivos de emergência porque eles emergem em tempos de stress.A maioria das vezes quando as fêmeas são cultivadas mais tempo por pólen,nenhuma semente é encontrada na colheita,mas uma vez ou outra você encontra algumas.


Técnicas de Polinização A polinização pode ser efetuada de algumas maneiras.O primeiro jeito é mais exigente,ou para quando cultivando-se diversas variedades.O pólen é coletado da planta enquanto elas secam,e depois utilizado em uma colheita sucessiva. Depois de cultivar suas plantas fêmeas por 10 a 14 dias a mais e pendurá-las para secar,elas são cuidadosamente tiradas dos varais de secagem e inspecionadas a procura de flores macho.Cada flor é removida e colocadas em um pequeno saco e rotuladas.Esses sacos selados podem ser guardados na geladeira por até 2 meses e o pólen permanecer potente. Para usar este método,é necessário ter uma outra safra ocorrendo logo depois que as flores macho são coletadas.Quando a nova colheita esta a duas semanas e meia na floração,pegue seus sacos de pólen da geladeira e prossiga para a polinização da sua nova safra de fêmeas. Primeiro,junte a planta fêmea com o pólen da mesma fêmea da colheita anterior.Desligue todos os ventiladores da sala.Com um pincel de aquarela fino,tire um pouco de pólen do saco e passe ele na flor fêmea.Isso é repetido para cada variedade.Eu fiz isso com sucesso com até dez strains na mesma sala. Eu polinizo as flores de baixo,deixando os topos sem semente para fumar.Este método exige duas colheitas para produzir sementes mas é totalmente


orgânico.Ele também permite que você consiga um fumo de ótima qualidade da mesma planta que você esta usando para produzir sementes feminizadas.Se você nunca cultivou sementes por medo de não ter alguma coisa boa para fumar,você vai amar este método. Você também pode usar o pólen coletado para fazer novas cruzas fêmeas através de polinização cruzada.Isso é uma ótima solução quando você quer usar uma variedade que gosta como a parte “macho” da cruza,mas não tem acesso a sementes ou machos. O segundo método é menos controlado,ou pode ser utilizado quando cultivando apenas uma variedade.Ao invés de secar e salvar o pólen ,as fêmeas com flores macho são trazidas diretamente a sala com um segundo grupo de fêmeas que estão a três semanas no ciclo de floração.Os ventiladores são ligados no máximo e as pequenas partículas de pólen circulam pela sala por diversos dias.Seis a sete semanas depois você tem uma colheita madura de sementes 100% feminizadas.Este método não produz tantas sementes como quando se cruza com uma planta geneticamente macho,mas é produtivo o suficiente para manter uma variedade em circulação. Métodos de feminização podem ser extremamente valiosos no esforço de preservar strains,assim como é útil para qualquer programa de breeding.Sendo um fazendeiro que moveu suas genéticas uma longa distancia de onde elas foram iniciadas,eu sei o valor das sementes.Meu amigo Adam da TH Seeds em Amsterdam tem um lema que eu amo pegar emprestado: “Jogue sementes não bombas”


11 Variedades do Soma Eu tenho algumas historias de como desenvolvi minhas strains. Quando eu comecei a fazer breeding de cannabis,era 1975.Cultivo indoor não era comum nesta época,eu estava apenas cultivando no exterior.Os resultados de qualquer experimento de breeding tinha que esperar de uma estação a outra.Eu estava trabalhando com um punhado de outros cultivadores,o que fazia o processo de aprendizagem ser mais rápido,mas ainda era lucro. Agora,depois de 30 anos,eu tive a boa fortuna de conseguir muitas strains interessantes de algumas das regiões de cannabis famosas.Eu tenho 35 mães e 29 strains.O advento da internet e a criação de meu banco de sementes me permitiu aprender sobre as minhas espécies na velocidade da luz.Eu recebia emails e fotos de pessoas ao redor do globo que cultivaram as sementes e fizeram suas próprias seleções.E fazendo isso,eles contribuíram com conhecimento que me levaria anos para descobrir sozinho.Desta maneira,muitas pessoas estão ajudando a desenvolver minhas variedades,selecionando para suas próprias necessidades e preferências,e experimentando,enquanto todos nós procuramos pelo melhor. Nestes primeiros anos,meus amigos e eu coletávamos sementes e as trocava entre nós.Sementes que saiam de uma Thai-stick ,ou que


era achada em uma excelente maconha Colombiana ou Mexicana era imediatamente rotulada e guardada.Amigos me traziam sementes do Afeganistão, quando strains afegãs eram bastante boas.Eu também guardei sementes de uma erva de Laos inacreditável.Eu estava vivendo no Norte da Florida,então o clima era semi-tropical,ideal para as variedades que tinha. Aquele ano,eu cultivei as plantas afegãs e de Laos outdoor no sol quente.No inicio do outono,as plantas de Laos estavam com mais de 18 pés de altura.Elas viraram hermafroditas e polinizaram a pequena Afghani de 3 pés de altura.Eu terminei com sementes de uma de Laos auto-polinizada e sementes de uma polinização cruzada de Afegã-Laos.Isso foi quando eu percebi que a cannabis fêmea podiam produzir pólen de macho e sementes 100% Fêmeas. Através dos anos,eu adquiri outras genéticas através de viagens.Eu visitei a Índia e trouxe de volta sementes da Kerala.Amigos me deram sementes que eles conseguiram viajando pelo Camboja. Em 1988 eu comecei a cultivar indoor.Isto tornou possível cultivar o ano todo e coletar mais informação mais rapidamente.Em 1994 eu fui a Holanda como um Juiz Celebridade da High Times Cannabis Cup.Quando retornei aos Estados Unidos,eu tinha mais de uma dúzia de sementes de qualidade para expandir minha biblioteca.


O Inicio das Variedades do Soma Eu já estava trabalhando com a variedade que meu amigo criou nos Estados Unidos.Era uma mistura de Skunk #1,Big Bud e uma Coreana.Nos chamávamos de Big Skunk Korean.Eu também estava trabalhando com o que eu ainda acredito que fosse o melhor Super Skunk,e também com uma strain que nós chamávamos de Hash Plant #1.Eu comecei os 14 diferentes tipos de sementes que eu havia trazido da Holanda junto com os três tipos com os quais eu já estava trabalhando,eu tinha todas as dezessete strains juntas em uma grande sala. Eu não vivia na casa onde a sala de cultivo era localizada mas outras pessoas sim.Eu não estava ciente de que toda a vez que a maquina de lavar era ligada,ela estourava o circuito que controlava a iluminação da sala de cultivo.As pessoas que viviam lá arrumavam o interruptor e tudo funcionava novamente.O único problema era que o timer da sala de cultivo era constantemente desligado e ninguém percebia.A iluminação na sala se tornou muito caótica,porque as luzes eram ligadas e desligadas em horas diferentes. Um dia,as luzes desligaram enquanto eu estava na sala de cultivo.Elas supostamente deveriam estar ligadas,e imediatamente eu percebi que isso talvez tivesse acontecido antes.Se isso estivesse acontecendo regularmente,então o ciclo das plantas foi jogado fora.Eu dei uma olhada mais de perto nos belíssimos buds que eu havia cheirado pelas ultimas 5 semanas.A Big Skunk Korean tinha começado a se tornar hermafrodita e desenvolvido muitas flores macho.Muitas delas já haviam aberto e o pólen tinha voado em volta da sala.Eu inspecionei as outras


variedades e vi sementes se formando em cada uma das plantas. Os amigos com os quais eu estava plantando estavam bravos já que estávamos todos cultivando isso para um armazenamento principal.Eu comprei a parte deles das sementes para que não fosse uma perda total para eles.Eu depois trouxe todas as 17 variedades para a Holanda onde eu continue meu banco de sementes underground. Eu iniciei dez sementes de cada strain que eu tinha e comecei a fazer seleções.Eu fui sortudo em encontrar uma grande sala de cultivo já construída que vinha com um espaço para viver.Naquele tempo Amsterdam era o paraíso da cannabis. No inicio eu rotulei as plantas por números apenas,por exemplo Soma Skunk #1,Soma Skunk #5,Soma Skunk#10.Com algumas plantas terminando eu podendo prová-las e compará-las,eu escolhi as campeãs e dei a elas novos nomes de acordo com seu sabor e cor.Soma Skunk#5 tinha gosto de manga fresca- ela virou Somango.A Soma Skunk#10 virou da cor da lavanda- seu novo nove se tornou Lavender.O que começou como Soma Skunk V mais tarde foi chamado de Reclining Buddha

As Cruzas Havaianas:Buddha’s Sister

Afegã-

As sementes que eu havia trazido comigo eram de fêmeas hermafroditas,então eram todas fêmeas.Para poder cruzar elas eu precisava trazer um macho.Meu


amigo Shantibaba dividiu um comigo,uma Afegã-Havaiana

macho

de

sua

Eu peguei muitos dos meus tipos e cruzei com este novo macho.Quando a Reclining Budddha foi cruzada com a planta macho Afegã-Havaiana,uma planta mãe foi selecionada e virou o que é conhecido como Buddha’s Sister.Esta variedade se tornou uma das favoritas de Amsterdam. Porque eu havia cruzado com uma planta macho,as sementes resultantes ofereciam mais machos para eu escolher.Através do tempo,certos machos foram selecionados e cruzados de volta com a fêmea,e através de backcrossing, a strain foi estabilizada.Outras variedades minhas que saíram desta geração foram Afghani Delight,White Willow,Free Tibet ,Citralah,Amethyst Bud,Haze Heaven,Big Kahuna,Somanna,e NYC Diesel.

As Origens do NYC Diesel Em 1997 um amigo meu trouxe algumas sementes de presente.Ele disse que elas vinham da melhor maconha que ele já havia fumado.Ele tinha conseguido a erva na cidade de Nova Iorque e disse que ela se chamava Sour Diesel.Eu comecei as sementes e elas eram todas fêmeas.Eu selecionei plantas mães e enquanto eu florescia seus clones eu encontrei algumas que eu adorava e outras que eu achava sem sabor.Eu mantive as boas e cruzei com meu macho Afegão-Havaiano.Eu peguei as sementes da cruza e germinei para selecionar mães. Uma vez que encontrei a fêmea certa e o macho que tinha as melhores características genéticas,eu fiz o


backcross com eles,deixei eles estabilizados e a strain New York City Diesel nasceu.Desde 1999 ela já ganhou múltiplos prêmios em todas as competições de cannabis que nas quais estive.

As Cruzas Haze Em 2001 eu tentei germinar uma semente muito velha de G-13 Haze que haviam vindo do Neville da cannabis genetic fame.Elas foram criadas em 1988.Eu tinha 10 destas sementes de 13 anos de idade.Apenas uma germinou e era um macho.Aquilo me deixou com apenas uma escolha- em ordem de usar as genéticas,eu tinha que breed o macho em algumas das minhas strains existentes e selecionar alguns fenótipos fêmea.Enquanto as cruzas G-13 Haze circulavam pelo mundo,muitos cultivadores estavam entusiasmados com o que eles conseguido das sementes.Ele trouxe uma pesada influencia sativa em todas as strains que eu havia cruzado. Trabalhar com genéticas de cannabis é bem parecido com trabalhar em uma delicada pintura a óleo,habilidosamente misturar as tintas para conseguir a cor exata que você esta procurando para pintar sua obra prima.


Organic MArijuana Soma Style (Portuguese)  

Cultivo de cannabis organico por Soma Seeds