Page 1

JACY DUARTE

Garantia de

Ano V Nº 23 3º Trimestre / 2009

Quem tem muito trabalho pela frente, tem que pensar em proteção. Publicação do Hospital Adventista de Belém

Quem começa um empreendimento constrói de pouco em pouco, com paciência. E deve contar com uma equipe parceira, que tenha segurança e bem-estar. Garanta a proteção da saúde de sua equipe com o Plano Garantia de Saúde Empresarial, um grande plano para quem tem um longo caminho a percorrer.

garantia@hab.org.br

Vendas: 3084 7090

Uma viagem pelo mundo do sono revela muito mais do que você imagina.


JACY DUARTE

JACY DUARTE

HZP Você vai ver que o HAB

T X UD está sempre de olho

ZADNH no seu bem-estar.

P NT U H X Até o início do próximo ano o HAB inaugura parte da Nova Torre.

Bom mesmo é crescer tendo boas lembranças da infância.

U A Z N F D T

São mais 30 apartamentos para a estadia de quem vai recuperar a saúde.

N P H T A F X U Muito mais que salvar vidas, o seu Hospital Adventista vê além

Férias na praia, brincadeira de bola...A infância de seu filho deve ser a melhor fase da vida. Proteja a saúde de sua criança com o Plano Garantia de Saúde e garanta também a proteção de seus melhores momentos.

g a r a n t i a @ h a b . o rg . b r

Vendas: 3084 7090

X D F H P T Z A N se preocupando com cada detalhe do seu completo bem-estar.

F A X T D N H U P Z

Salvar é a nossa natureza

Alm. Barroso, 1758 | 3084 8686


08

Painel Índice

NAT no HAB No próximo ano, um teste especial chamado NAT entrará na rotina dos bancos de sangue do Brasil. Esse teste é um exame pré-transfusional que diminui significativamente a margem de erro em relação à detecção do vírus HIV no sangue a ser transfundido. O Banco de Sangue do HAB está muito à frente e já usa essa tecnologia NAT há quase um ano.

Ao acessar o site do HAB, além de conhecer a equipe de profissionais e suas respectivas especialidades, história do

Interativo Minha filha tem mania de utilizar roupas íntimas mal enxutas.Qual os riscos que ela corre ao fazer isso? (L.G., terapeuta) Pela umidade dos tecidos, ela pode pode provocar vulvo-vaginite (inflamação na área genital) por fungos. Dra. Patrícia Luz – Ginecologista

ESPECIAL Síndrome do Túnel do Carpo, um problema para as mãos.

Hospital e ler artigos relacionados à saúde, você também tem acesso a informações pessoais como seus exames laboratoriais. Acesse: www.hab.org.br.

Facilite na hora de marcar sua consulta O telefone para marcar consultas no HAB continua sendo o 3084-7533 e funcionando em horário comercial, mas existem horários específicos em que há menor fluxo na marcação de consultas. Aproveite para ligar nestes horários menos congestionados: de segunda-feira a

Como sei que posso estar com sinusite? Quais são os primeiros sinais? (M. S., contador) A sinusopatia inflamatória, popularmente chamada de sinusite, consiste em um processo inflamatório e/ou infeccioso das cavidades paranasais, antigamente chamadas seios da face. Tais cavidades são bolsões de ar localizados dentro dos ossos da face e base do crânio, sem função claramente definida. A interrupção da ventilação normal destas cavidades leva ao aumento da pressão em seu interior e acúmulo de secreção. Vários fatores predispõem tal situação: processos

quinta-feira das 07:00 às 10:00, de 13:00 às 15:00 e de 17:00 às 19:30, e às sextas-feiras de 06:30 às 10:00 e de 12:00 às 17:00.

06

ENTREVISTA Dra. Francisca Miléo fala sobre hiperhidrose.

Saúde Total O Garantia de Saúde existe há mais de 40 anos e atende seus clientes com

08

PAINEL E INTERATIVO

Nesta edição cheia de variedades, você vai descobrir na seção Viver Bem o que acontece quando se está dormindo e vai entender um pouquinho mais sobre o mundo do sono. Vai conhecer a Síndrome do Túnel do Carpo, uma doença que afeta os movimentos das mãos e pode trazer problemas no cumprimento das atividades de vida diária. Na seção Entrevista, com a Dra. Francisca Mileo, você vai ler sobre a hiperhidrose, o suor excessivo, suas causas e como tratar esse problema. As suas dúvidas sobre saúde e sobre seu Plano Garantia de Saúde também estão aqui, devidamente respondidas por nossa equipe. Além disso, as novidades mais recentes do seu HAB e as que estão por vir também encontram-se na Revista e vão surpreendê-lo. Tenha uma ótima leitura!

Grandes novidades do HAB.

excelência. Como não poderia deixar de ser, em busca da melhoria constante de nossos

Dr. Walter Streithorst

serviços, agora oferecemos, o Plano Garantia

Diretor do Hospital Adventista de Belém

de Saúde Total e o Plano Empresarial Total. Você quer mais informações?

alérgicos, desvios do septo nasal, aumento dos cornetos nasais, hipertrofia adenoidiana e corpos estranhos são os mais comuns. Os sintomas variam de acordo com a cavidade comprometida. A fase inicial da doença se confunde com um resfriado comum, posteriormente evoluindo com dor de cabeça, sobretudo matinal, fotofobia (incômodo nos olhos ao ficar exposto a luz), dor na arcada dentária ou no globo ocular, diminuição do olfato, obstrução nasal, febre, mal-estar geral, tosse seca ou produtiva. Dr. Francisco Palheta - Otorrino

Para ter sua pergunta, dúvida ou sugestão publicada aqui na seção Interativo da Revista Garantia de Saúde, mande um e-mail para a Jacy Duarte Comunicação: redacao1@jdcomunicacao.com.br. Ou envie-nos uma carta: Tv. Piedade, 469, Ed. Pietá - Salas 1203/1204 - CEP: 66053-210 - Reduto Belém-PA. Contamos com sua colaboração. Redatora responsável: Adriana Melo.

A partir dos 50 anos, você já tem estabilidade, maturidade, conhecimento sobre a vida e, além de tudo, preços especiais se for cliente Garantia de Saúde.

JACY DUARTE

Informação na Web

04

A Revista Garantia de Saúde nº 23 é lançada, como sempre, com novidades e informações para todos os gostos. Assim, temos a certeza de que todos os clientes do Garantia de Saúde ficarão satisfeitos com o que estamos promovendo.

Aproveite os descontos nos atendimentos geriátricos e marque sua consulta pelo 3084-7533.

Salvar é a nossa natureza

A Revista Garantia de Saúde é um informe publicitário do Hospital Adventista de Belém. Av. Almirante Barroso, 1758 - CEP: 66095-000 - Belém-PA - Caixa Postal 852 - Geral HAB: (91) 3084.8686 - Consultas: 3084.7533 - Administração do Garantia de Saúde: (91) 3084.7079 / 3084.7080 - Show Room: (91) 3084.7141 - Banco de Sangue: (91)3084.7362 / 3246.8292 - DIRETOR TÉCNICO: Dr. Walter Streithorst - GERENTE ADMINISTRATIVO: Clairton de Oliveira - GERENTE FINANCEIRO: Jackson Freire - GERENTE GARANTIA DE SAÚDE: Jedivaldo Garcia. AGÊNCIA RESPONSÁVEL: Jacy Duarte Comunicação Ltda. - Tv. Piedade, 469, Ed. Pietá - Salas 1203/1204 - Fones: (91) 3223.6066 - 3224.1529 - 3222.5909 jd@jdcomunicacao.com.br DIRETORES: Jacy Duarte Jr. e Jacy Moreira Duarte - ATENDIMENTO: Jacy M. Duarte - CRIAÇÃO/ DIREÇÃO DE ARTE/ARTE FINAL: Ronaldo Mesquita - REDAÇÃO: Adriana Melo - REVISÃO: Jacy Moreira Duarte - PRODUÇÃO: Fernanda Pereira.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Já está em estudo a nova planta do pronto-socorro com mais de 1.200 metros quadrados de área para atendimento geral, pediátrico, ortopédico e cardiológico com conforto e infra-estrutura de primeiro mundo.

Caro (a) leitor (a),

VIVER BEM Conheça o mundo do sono.

TIRAGEM: 13.000 exemplares

Pronto-Socorro

02


02

Viver Bem

Entrevista 07

Hora de descansar

Uma viagem pelo mundo do sono revela muito mais do que você imagina.

GS: Como o corpo drena as secreções dessas glândulas? Dra. Francisca Miléo: As secreções produzidas pelas glândulas écrinas são drenadas pelos poros da pele. No caso das secreções das apócrinas, não são os poros, mas os folículos dos pêlos das regiões onde se encontram essas glândulas que drenam as secreções. GS: Sabe-se que quando há muito movimento do corpo, como em exercícios intensos, há um aumento na quantidade de suor. Existem casos mais específicos em que essa produção seja aumentada? Dra. Francisca Miléo: Fora os citados, em casos de alterações hormonais, como na menopausa, doenças da tireóide e emocionais, como sentimentos ansiosos ou de medo, pode-se apresentar um excesso de suor. Em algumas doenças em que haja febre, dor intensa, infecção, queda de pressão também pode haver aumento da sudorese. Além disso, certos medicamentos ou substâncias podem aumentar a produção de suor. O álcool e bebidas alcoólicas costumam dilatar os vasos sob a pele provocando maior produção de suor.

Vida agitada, trabalho, escola, faculdade, compromissos sociais demandam do corpo uma grande quantidade de energia. Para repô-la, além de uma alimentação balanceada, é necessário o devido descanso. Por isso, as horas de sono devem ser sagradas. Mas o que ocorre nesse tempo em que paramos de nos movimentar para colocar o físico e o mental em repouso? O sono é o momento de reorganização da mente após um dia de

muitos estímulos. Durante este período de descanso as ondas cerebrais se alteram, os músculos relaxam e a temperatura do corpo cai, o ritmo respiratório varia, assim como as taxas hormonais e freqüência dos batimentos cardíacos. Todas as memórias que temos são fixadas durante o tempo de sono e cada uma delas é revestida com conceitos e crenças que temos ao longo da vida. Essas informações, chamadas de “memória de

GS: E quanto à bromidrose? Em quais casos ela pode ocorrer em maior intensidade ou maior freqüência? Dra. Francisca Miléo: Fora a já citada falta de higiene pessoal e com roupas, abromidrose pode ocorrer pela ingestão de alguns alimentos ou medicamentos que contêm componentes que, em algumas pessoas, são eliminados pelo suor: alho, cebola, certos antibióticos, vitaminas e algumas toxinas exógenas ou mesmo as produzidas pelo corpo. Algumas doenças podem ser reconhecidas pelo odor do suor de seus portadores. Os hormônios, principalmente os sexuais, também podem dar ao suor um determinado odor. GS: Existe uma solução para quem sofre de suor excessivo, a hiperhidrose, e/ou do suor com odor desagradável, a bromidrose? Dra. Francisca Miléo: Em ambos os casos, um médico clínico ou dermatologista deve ser procurado. Geralmente, quem tem problemas com hiperhidrose, pode fazer

tratamento com medicamentos ou mesmo cirurgia. Os medicamentos indicados nem sempre são totalmente eficazes e, às vezes, podem provocar efeitos colaterais. A cirurgia, se indicada, irá ocorrer dependendo de onde está sendo produzido o suor excessivo. Quando nas axilas, parte da pele da região, onde estão os pêlos, é removida. Se for no rosto ou nas mãos pode estar indicada a simpatectomia, que é a retirada dos gânglios nervosos simpáticos dentro da caixa torácica. GS: Existe uma determinada categoria de pessoas que é mais propensa a sofrer de bromidose? Dra. Francisca Miléo: A distribuição de glândulas apócrinas varia de acordo com idade e raça. Antes da puberdade essas glândulas não costumam ser ativas, por isso as crianças quase não produzem essa secreção. Passada essa fase, há uma intensificação da atividade glandular aumentando a secreção de um suor mais propenso a produzir odores. Assim, principalmente na puberdade, a produção das glândulas sudoríparas aumentam. GS: Existem casos em que se pode evitar que ocorram os odores desagradáveis que muitas vezes são percebidos mesmo à distância? Dra. Francisca Miléo: Afim de evitar o suor acompanhado de odores desagradáveis é essencial que as pessoas lavem seus corpos todos os dias, principalmente os locais em que se localizam as glândulas apócrinas, pois a ação de bactérias e fungos sobre estas secreções poderá produzir um odor que em poucos dias ultrapassará as roupas. Mas nem sempre a bromidrose é a manifestação de maus hábitos de higiene corporal, a roupa mal lavada pode também provocar. Não tomar banho diariamente e voltar a usar roupas sem lavá-las, são dois hábitos que se complementam na produção de cheiros desagradáveis do corpo. O uso de desodorantes é muito útil, pois eles geralmente contêm substâncias que diminuem a proliferação de germes nas zonas críticas e muitos contêm substâncias que diminuem a produção de suor. Recomenda-se o uso dos desodorantes sem perfume pois evita-se a mistura de odores.

Fique por Dentro Devo submeter-me a uma cirurgia de catarata até o fim do ano. Gostaria de saber se o Garantia de Saúde me oferece essa cobertura. (L.O., 63 anos) De acordo com a ANS tanto a cirurgia de catarata quanto o transplante de córnea têm cobertura obrigatória nos planos contratados a partir de 1999. Assim, tanto a cirurgia de catarata quanto cirurgia para outros distúrbios visuais são garantidos pelo seu Plano Garantia de Saúde

Quero trocar de plano mas tenho dificuldade de entender o que é este período de carência pedido. O que é? (M.N., 25 anos) Carência é o período ininterrupto, contado a partir da data de início da vigência do contrato do plano de saúde, durante o qual o contratante paga as mensalidades, mas ainda não tem acesso a determinadas coberturas previstas no contrato, conforme previsto no inciso V do art. 12 da Lei n.º 9.656, de 3 de junho de 1998, nos termos desta Resolução. Os prazos de carência estabelecidos na Lei nº 9.656/98 são: urgência e emergência, 24h; parto a termo, 300 dias (quando o parto acontece antes, é tratado como procedimento de urgência); demais casos como consultas, exames, internações e cirurgias, 180 dias; doenças e lesões preexistentes, 2 anos. Envie dúvidas para:

garantia@hab.org.br


06

Entrevista

Viver Bem 03

Hiperhidrose. Aprenda o que causa o suor excessivo e como evitá-lo. Dra. Francisca Miléo

É comum em locais muito quentes, em determinadas épocas do ano de mais calor, que fiquemos propensos ao excesso de suor. Mas e quando suar e, mais que isso, apresentar odores desagradáveis ao ficar suado vira uma constante? A dra. Francisca Miléo responde as perguntas da Revista Garantia de Saúde ajudando a desvendar o que ocorre em seu corpo quando há a sudorese e apresentando algumas formas de afastar esses grandes inimigos de sua boa apresentação.

Dermatologista do HAB.

GS: Dra. Francisca, muitas pessoas sofrem com suor excessivo e odores desagradáveis em algumas partes do corpo. Quais são as causas desse tipo de problema? Dra. Francisca Miléo: Na verdade, o excesso de suor sem cheiro, chamado hiperhidrose, pode ser uma disfunção de sua glândula produtora. O suor com odor desagradável, chamado bromidrose, ocorre a partir de dois fatores que são essenciais: primeiro, a falta de higiene corporal e segundo, maus cuidados com a limpeza das roupas em uso. Inicialmente a bromidrose também não tem cheiro intenso, mas se permanecer por mais tempo junto ao corpo e sofrer alterações no odor decorrentes da ação de bactérias e fungos sobre os seus componentes, apresentará. No caso da hiperhidrose, por causa da produção em excesso de suor, o indivíduo pode passar por situações embaraçosas como não poder cumprimentar alguém por estar com mãos demasiadamente suadas.

GS: Quais os responsáveis pela produção do suor no corpo humano? Dra. Francisca Miléo: O corpo humano tem dois tipos de glândulas sudoríparas, as écrinas e as apócrinas. As écrinas atuam desde os primeiros dias de vida, estão espalhadas na pele de todo o corpo e sua função é a de atuar na regulação da temperatura corporal. Quando o corpo tem temperatura elevada, a produção de suor é maior, quando a temperatura diminui, a produção de suor acompanha. O suor produzido pelas glândulas écrinas normalmente é inodoro e sua composição é basicamente água mais alguns eletrólitos como sódio e potássio. As glândulas apócrinas se desenvolvem em certas partes do corpo como as axilas, nos órgãos sexuais e na parte cabeluda da cabeça. Além de água e eletrólitos, o suor dessas glândulas contém gorduras, proteínas e alguns outros elementos como hormônios e alcalóides derivados de certos alimentos que podem produzir odores próprios.

curta duração” são mantidas e transferidas para o neo-córtex formando a “memória de longa duração”. As fases do sono O sono está dividido em cinco fases. Quatro delas são as chamadas “nãoREM” e a última chamada REM. A primeira é a transição entre a vigília e o sono. Nela, o corpo relaxa, as imagens e pensamentos são vagos, mas ainda pode-se recuperar a

atenção. Pode, também, ocorrer a sensação de se estar flutuando. O sono vai se aprofundando e a partir de uma hora aproximadamente após o adormecer, chega-se na quarta fase. Nela, o indivíduo está totalmente relaxado e se encontra bastante insensível aos estímulos exteriores. Após esta fase, a pessoa vai voltando lentamente às fases anteriores para, em um período de uma hora e meia após ter começado a adormecer, entrar na primeira REM do sono. REM é a sigla para Rapid Eye Movement que, traduzindo, significa Movimento Rápido dos Olhos, portanto os olhos movimetam-se de cima para baixo, de um lado para outro, muito rapidamente nesta fase. Ao ser finalizada a REM, o indivíduo volta às fases 2, depois 3, 4 e retorna à REM. Assim, o sono se organiza de forma cíclica, sendo que o tempo gasto nas fases mais profundas, que antecedem a REM, vai ficando menor, enquanto que o tempo desta fase vai aumentando: a primeira REM dura cerca de três minutos, o segundo, dez e assim por diante. Nos últimos ciclos de sono da noite não chegamos a atingir o nível mais profundo de sono, a fase 4, já que gastamos maior tempo na fase de Rapid Eye Movement. Uma noite de sono possui em média de quatro a cinco destes ciclos de sono. Vale ressaltar que a cafeína, por sua ação estimulante do sistema nervoso central, impede a chegada na fase REM, abortando os picos de aprofundamento satisfatório do sono, mesmo em doses pequenas. Sonhos É durante a REM que é mais

comum a manifestação de sonhos. Quando acordado nesta fase, o indivíduo facilmente irá lembrar-se do que estava sonhando. Concluiu-se, baseado neste fato e em outras características do sono, que na REM todas as pessoas sonham enquanto em outras fases pode ocorrer o sonho ou não. Apesar de ter outros significados cultural e religiosamente, o sonho, para a ciência, é a experiência de imaginação do inconsciente, a demonstração da realidade deste, durante o sono. Através dos sonhos, pode-se conhecer o momento psicológico do indivíduo. Para a psicologia, os sonhos têm uma linguagem própria e para quem não estuda tal linguagem torna-se muito difícil interpretá-la. Ela é feita de símbolos e foi muito estudada a partir de teorias do pai da psicanálise, Sigmund Freud e seu discípulo, Gustav Jung. Para alguns neurocientistas o sonho é apenas uma espécie de tráfego de informação sem sentido que tem por função manter o cérebro em ordem. Tanto para essa corrente quanto para a corrente que aborda os sonhos de forma psicológica, o pensamento convergente é de que os sonhos servem também para recuperar a saúde do organismo e do cérebro. Bons sonhos Relaxe dormindo sempre em local tranquilo, bem arejado, com luz amena e sem barulho. Boas condições para seu sono são imprescindíveis para a saúde e reposição de energia para seu corpo. Tanto o físico quanto o mental irão agradecer.


04

Especial

Especial

Tenar, que está na base do polegar, causando a inabilidade do paciente mobilizar esse dedo contra os outros dedos da mão.

Síndrome do Túnel do Carpo

O tratamento Em fase inicial, a doença não exige cirurgia. É o chamado tratamento conservador, o qual é feito com a atuação conjunta de terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, para a reabilitação da mão. Ocorre quando há dor moderada, que surge em determinadas atividades da vida diária como dirigir ou falar ao telefone, não havendo perda da sensibilidade nas pontas dos dedos ou atrofia muscular.

A doença que prejudica suas mãos e seu desempenho em atividades de vida diária.

O tratamento conservador é realizado com o uso de talas removíveis prémoldadas, as órteses, que mantêm o punho em leve extensão, além do uso de medicamentos antiinflamatórios, que podem ser em comprimidos ou, dependendo do estágio da doença, com infiltração local do medicamento dentro do túnel. Em pacientes gestantes, o tratamento sem cirurgia deve ser realizado o máximo de tempo possível, isso porque os sintomas geralmente se resolvem espontaneamente após o parto. Para essas pacientes, é indicado o uso de talas, porém não se deve administrar antiinflamatórios.

Pense bem: comer, beber um copo de água, digitar um texto, ajeitar o travesseiro na hora de dormir, pregar um botão que caiu da roupa, dirigir. Talvez você nunca tenha dado atenção, mas suas mãos têm grande importância na execução de muitas das suas atividades diárias. Tanto que alterações e problemas nesta importante parte do corpo podem prejudicar e muito o seu dia-a-dia. Dividida em carpo, metacarpo e dedos, a mão é, como outros órgãos pares do corpo, geralmente simétrica a seu par. Sua anatomia, com quatro dedos e um oponente, o polegar, chegou a este estágio pela evolução da espécie e permitiu, através dos tempos, que homens utilizassem instrumentos para modificarem o meio em que viviam e até mesmo defenderem-se. Por serem tão utilizadas em atividades diárias, as mãos podem sofrer variados danos. Alguns podem ser profundos e causar muita dor prejudicando demais a execução de certos movimentos. A Síndrome do Túnel do Carpo é o conjunto de sinais e sintomas que têm esse caráter prejudicial. Dor, dormência, formigamento e falta de força decorrem da compressão de um nervo, o nervo mediano, pelo aumento das estruturas que passam por um canal estreito chamado Túnel do Carpo.

Onde ocorre o problema?

Por que ocorre?

O Túnel do Carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho. É formado por um arco de ossos e um forte ligamento chamado Ligamento Transverso do Carpo. Dentro desse túnel se localizam os tendões flexores para os dedos e o nervo mediano.

Algumas situações que, em conjunto ou individualmente, aumentam o volume das estruturas no interior do túnel ou que diminuem o tamanho do túnel, podem promover o aparecimento da síndrome. Ocorre muito comumente também em mulheres após a menopausa, pois alterações hormonais causam um aumento da quantidade de líquido no corpo, levando a um inchaço dos tendões no interior do túnel.

Principais Sintomas

A doença pode também ser causada por patologias como artrite reumatóide, diabetes, doenças da tireóide, fratura mal-consolidada do punho,

As principais manifestações da Síndrome do Túnel do Carpo são dor e dormência nas mãos. As dores, que pioram nos momentos de dormir e acordar, podem

O nervo mediano é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. Localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e dormência nas mãos ao ser comprimido.

05

hipotireoidismo, tumores no interior do túnel e condições fisiológicas, como a gravidez. Apesar de não ser provado como causador da Síndrome do Túnel do Carpo, o uso abusivo do punho e mão em atividades que requeiram força pode aumentar os sintomas.

ser intensas a ponto também de despertar o indivíduo de seu sono. Além de disso, a pessoa tem diminuição da sensação dos dedos, com exceção do dedo mínimo, além de sudorese nas mãos. Em alguns casos, a dor se estende das mãos até os ombros. Normalmente o indivíduo alivia as dores ao sacudir as mãos ou abaixá-las. Atividades que promovem a flexão do punho por longo período podem aumentar a dor e, com a perda da sensação nos dedos, pode haver dificuldade de amarrar os sapatos e pegar objetos. Algumas pessoas podem apresentar até dificuldade de distinguir o quente do frio. Em estágio avançado, ocorre a atrofia da Musculatura

O tratamento cirúrgico é indicado quando os sintomas já ocorrem diariamente, quando há fraqueza muscular ou quando o tratamento com medicamentos não apresenta melhora. A cirurgia é normalmente indicada a pacientes idosos, pois esses pacientes têm uma pobre recuperação da força após a atrofia já estar estabelecida. Nervo mediano, local de compressão e dor

garantia de saude  

revista para associados

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you