Issuu on Google+


SUINGA

Uma releitura da tradicional música baiana Idealizada por Diego Fox (guitarra e voz) e Marceleza de Castilho, a Suinga busca fazer música popular tendo como principal referencial as riquezas culturais da Bahia. Criados no burburinho do carnaval baiano, os integrantes do grupo viveram o nascimento, a explosão e a massificação do gênero tido, hoje, como “axé music”, o que os inspirou a experimentar e fazer releituras com base nas misturas oferecidas pela riqueza desse ritmo. O resultado é um trabalho que se vale de ícones que vão do axé music ao pagode, arrocha, fricote, samba-reggae e ijexá. A ideia é brincar com todas as possibilidades dos ritmos populares baianos, culminando em um som autoral com uma pegada rocker despojada e espontânea. Com um EP já gravado, produzido por Jorge Solovera, e com dois anos de existência, a Suinga já tocou nos principais palcos de Salvador, além do Festival Lado BA, no Projeto Intercenas em Feira de Santana-BA, no Circuito Osmar e na Mudança do Garcia do Carnaval 2011, e no Carnaval de Maragogipe. Pelo Coletivo Fora do Eixo, a Suinga fez parte do projeto Folia Fora do Eixo e do Festival Suiça Baiana, em Vitória da Conquista-BA, além de shows no Studio SP e na Casa Fora do Eixo de São Paulo.


A Suinga afirma sua identidade cultural também nas letras e linhas melódicas, trazendo à tona aspectos musicais da tradição oral baiana. A sonoridade acaba por “puxar” o ouvinte pela memória, atualizando a música de rua disseminada nos carnavais baianos por artistas como Armandinho, Dodô e Osmar, Novos Baianos, Luiz Caldas, Gerônimo, Chiclete Com Banana e Moraes Moreira. A identidade visual é outro aspecto que o grupo busca valorizar, inserindo seus membros como personagens apresentados em ambientes que compõem o universo da cultura popular de Salvador. Isso pode ser visto tanto no figurino como nos videoclipes lançados pela Suinga, como “Miniminina”, “Sorvete de Cajá” e "Tonho Miserê", todos a cargo de Filipi Pauli. A visibilidade conquistada pelo grupo nesses dois anos de trajetória lhes rendeu, entre outras coisas, a gravação de uma vinheta para a TVE ao lado de Gerônimo e Marcio Vitor. Além disso, o vocalista Fox foi convidado pelo programa Mê de Musica para uma jam com o músico Luiz Caldas, uma das referências da Suinga. Em 2013 a banda se prepara para o lançamento do seu primeiro disco, que constará de 11 faixas, compostas pelo próprio grupo, com produção do vocalista Diego Fox e do Irmão Carlos. A Suinga é Diego Fox (vocais), Silvio (guitarra), Dinho (guitarra), Coelho (baixo), Tomba (percussão) e Igor (bateria).


repertório Recomeço (Suinga) Patuscada de Gandhi (Gil) Miniminina (Suinga) Gira (Suinga) Pepeu no Mar (Suinga) Vida (Gil) Chupa Toda (Gil) Sacolão (Suinga) Tieta (Luis Caldas) A Maré tá Boa (Suinga) Com Amor (Asa) Coqueiro (Suinga) Dia dos Namorados (Asa) Favorita (Suinga) Preciso Dormir Princesa (Chiclete) Frevo Rasgado II (Suinga) Vumbora Amar (Chiclete) Aquela Dança (Ronei Jorge) Tonho Miserê (Suinga) Deusa do Amor (Olodum) Pombo Sujo (Suinga) Rastapé (Jorge Alfredo & Chico Evangelista) Haja Amor (Luis Caldas) Me Sinto Só (pimenta nativa) Sorvete de Cajá (Suinga) Chuva, Suor e Cerveja (Caetano) Vida Boa (armandinho) Não tem Lua (Asa) Deixa Voar (Suinga) Bota Pra Ferver (Asa)

Contatos para shows: Ana Camila (71) 9148-4281 contato@anacamila.com

Produção executiva: Leandro Berbert Leandro_berbert@hotmail.com (71) 8802-1154

Links www.facebook.com/BandaSuinga bandasuinga@gmail.com www.suinga.com.br @_suinga


Suinga