Anatomia Cirúrgica da Região Periorbital - O Sistema de Zonas

Page 30

16

Capítulo 1 •Topografia,

Ossos, Vasos Sangüíneos e Nervos Sensoriais

Figura 1.1 (continuação) Artérias da pálpebra superior e vasos situados ao longo da rima orbital superior Durante a dissecção endoscópica de cima para baixo, a região do nervo supra-orbital pode causar sangramento venoso , que é profuso em alguns casos. Entretanto, a região supratroclear tem artérias bem-definidas que irrigam o retalho frontal paramediano, geralmente mostradas ao “Doppler” a entre 1,5 e 2,3 cm da linha média. Contudo, raramente há sangramento arterial durante os procedimentos endoscópicos ou coronais. Estudos excelentes realizados no Japão definiram mais claramente essa área sob o ponto de vista da irrigação arterial (Fig. 1.17). Existem quatro arcadas arteriais na pálpebra superior. Você já conhece as 2 primeiras: 1. A arcada marginal estende-se ao longo da pálpebra submuscular pré-tarsal, pouco acima da margem palpebral. Essa arcada forma anastomoses com os ramos-prove nientes das outras 3. 2. A arcada periférica estende-se no músculo de Müller ao longo da borda superior da lâmina tarsal. As 2 arcadas descobertas mais recentemente são as arcadas orbital superficial (AOS) e orbital

profunda (AOP). Como o ramo frontal da artéria temporal superficial, as artérias facial transversa e zigomático-orbital estendem-se na direção da região lateral da pálpebra superior. Essas últimas 2 arcadas são formadas -e estabe lecem anastomoses medialmente com a artéria supratroclear, além de receberem contribuições das arcadas marginal e periférica. Quando os ramos da arcada marginal se estendem para cima na superfície do músculo orbicular do olho, eles se reúnem com a AOS. Os ramos que se estendem verticalmente por trás do músculo orbicular formam anastomoses com a AOP sob o músculo. O músculo orbicular propriamente dito não possui um vaso intramuscular e, em vez disso, recebe ramos dos plexos verticais que se estendem superiormente a partir da arcada e inferiormente dos vasos situados mais acima. A AOS (acima) e a AOP (abaixo), que se estendem da posição lateral à medial com o músculo intercalado entre elas, emergem na proximidade da rima orbital e estendem-se para formar anastomoses com os vasos supratrocle ares.

Artéria dorsal do nariz

Etmoidal anterior

Ciliar posterior curta medial

Retiniano central

Ciliar posterior longa

Etmoidal posterior

Glândula lacrimal

Figura 1.1 Artérias intraconais principais

Lacrimal

Ramo médio-lateral Lacrimal recorrente

Oftálmica

ACI Nervo óptico

Meníngea média

Variante normal


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.