Livro completo

Page 102

QUÍMICA AMBIENTAL -

a reafirmação da meta de transferência de recursos de 0,7% do PIB dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento ( hoje, é de 22%, apesar do valor mencionado constar das resoluções da RIO-92).

CONTRA : A água não ser considerada como um direito público, no texto final. Quanto à intensificação para a adoção de fontes renováveis de energia, o texto final não estabelece metas e prazos, principalmente devido ao bloqueio dos EUA. Outras críticas que podem ser feitas : -

o documento não apresenta compromisso ou prazo para acabar com os subsídios agrícolas dos países industrializados;

-

falta de compromisso com o cancelamento de dívidas de países pobres;

-

o texto sobre redução de perda de biodiversidade não traz uma meta específica ;

-

falta de reconhecimento aos problemas gerados pela globalização.

Você sabia que ? 24.000 pessoas morrem de fome, por dia, no nosso planeta ? As 3 pessoas mais ricas do planeta possuem ativos que correspondem aos de 600 milhões de pessoas dos 48 países mais pobres ? As 250 pessoas mais ricas do mundo têm ativos que correspondem à renda anual da metade da humanidade ? Em 1992, os países industrializados se comprometeram a aumentar a ajuda para os países pobres, elevando a contribuição de 0,36% para o,70% do PIB anual, porém em 2002, a ajuda era de apenas 0,22% ? Os Países Industrializados representam apenas 19% da população mundial, mas são responsáveis por 60% do consumo ?

janeiro/2005

100

S. MEDEIROS


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.