Issuu on Google+


BELEZA

2


Propaganda

Abril 2011

3


EDITORIAL EDITORIAL

A

Rede Record chegou aos EUA cinco anos atrás. Viemos para cá, assim como milhares de brasileiros, movidos por um sonho. O nosso sonho era trazer um pedaçinho do Brasil para dentro da sua casa. E assim como muitos brasileiros, nós batalhamos, não desistimos nunca e conquistamos nosso espaço.

um gostinho do Brasil é o suficiente para matarmos ela. Um pão de queijo na padaria, um arroz e feijão com picanha, uma pelada com os amigos. São coisas simples que nos ligam ao Brasil e nos lembram de onde viemos. A Record tem a ambição não só de entreter, mas de desempenhar esse papel — de servir como uma ferramenta de aproximação e integração.

Hoje a Record está disponível para brasileiros em todo Estados Unidos através da Dish, Comcast e Cablevision. É em busca desse sonho que lançamos a Revista Não vamos parar por aí. Vamos continuar procurando Record. É uma revista para todos os gostos. Falamos novos parceiros para que a Record se torne ainda mais de notícias, novelas, esporte, cinema, e se tiver faltando alguma coisa que te interessa é só nos mandar um acessível. e-mail. Também te convidamos a nos mandar suas Vamos continuar lutando por que encaramos o críticas, sugestões e denúncias. A revista serve como nosso trabalho não só como um sonho, mas como plataforma de comunicação, dando a vocês, que muitas uma responsabilidade. Queremos servir de elo entre o vezes se sentem sem voz e sem voto, uma oportunidade imigrante brasileiro e o Brasil. Acreditamos que temos para se expressar. o dever de servir a comunidade brasileira nos Estados A equipe da Record tem um compromisso com a Unidos. verdade e o bom jornalismo. Acreditamos que a boa Nós sabemos o que é ser imigrante. Sabemos o que é informação é fundamental para uma comunidade bem sentir saudade de nosso país e dos amigos e familiares sucedida. Por isso esperamos que a Revista Record que lá ficaram. Sabemos o que é viver em um país que contribua para o sucesso da comunidade Brasileira nos não conhecemos e que muitas vezes não nos quer. E Estados Unidos. quando bate aquela saudade, sabemos que ás vezes só

Escritório de Miami 1221 Brickell Ave. Suite 900 Miami, Florida - 33131

Tel: 305.347.5131 Fax: 305.359.9593

Escritório de Newark 78 Fillmore Street Suite 3 Newark, New Jersey - 07105

Tel: 973.368.2438 4


Indice 8 13 19 26 38 42 43 47

Entrevista Novelas NotĂ­cias Esporte Beleza SaĂşde Entretenimento Humor

8

13 19

26

38

48 Abril 2011

5


Propaganda

6


Abril 2011

7


ENTREVISTA

Sem medo de pagar mico, Rodrigo Faro tornou-se a grande revelação da TV

E

le apresenta, canta, atua e agora também dança e encanta os telespectadores que não desgrudam da Record nas tardes de sábado. É assim, no centro do palco, “pagando mico” e divertindo seu público que o comunicador se sente bem à vontade. O artista multifacetado tem um currículo invejável: com 36 anos de idade, acumula 30 anos de carreira. Ele começou cedo, aos seis anos, fazendo comerciais e fotos publicitárias. De lá pra cá, foram inúmeras novelas, peças de teatro, participação em grupo musical e discos gravados, até finalmente conquistar o posto que sempre almejou: comunicador de TV. Hoje, à frente de dois programas de sucesso – O Melhor do Brasil e Ídolos – Faro se sente completo e festeja a oportunidade que bateu à sua porta há dois anos, quando aceitou o convite da Record para um novo desafio: “Sempre quis ser comunicador. Quando a emissora me chamou para ser apresentador, quase não acreditei. Era meu maior desejo profissional e aqui tive a oportunidade de realizá-lo”. “Dança, gatinho, dança”. Essa é a frase que Rodrigo Faro mais ouve quando sai às ruas. Tudo resultado da repercussão das performances que o apresentador faz durante o Melhor do Brasil,

8


ENTREVISTA programa que se consolidou como um dos maiores sucessos de audiência na tevê aberta e que, atualmente, vem beliscando a liderança por alguns minutos em horário nobre. É no O Melhor do Brasil que Faro pode dar asas à imaginação e virar Lady Gaga, Michael Jackson, Sidney Magal, Latino, Ivete Sangalo, Beyoncè e Lacraia, entre outras personalidades. As famosas “dancinhas” acontecem sempre que pinta um “beijão” entre os participantes.

A ideia de se transformar em artistas da música aconteceu por acaso, como uma homenagem ao ídolo Michael Jackson. Mas logo virou o ponto alto da atração, e Faro não parou mais com suas imitações: “É impressionante o sucesso das dancinhas. Em meu blog, no R7, já recebi mais de meio milhão de pedidos”. Num bate-papo descontraído com a revista record, Faro celebra sua boa fase na emissora, conta como aprendeu a andar de salto alto e fala sobre a importância de apresentar um programa de sucesso.

Abril 2011

9


ENTREVISTA

Você considera esse seu melhor momento? Sim, estou no meu melhor momento profissional. O que faço hoje é o que eu quero para o resto da minha vida. Meu foco é crescer como comunicador, aumentar meu público, fazer com que as pessoas liguem a televisão para me assistir. Cheguei aonde queria, mas agora tenho que continuar. Então o trabalho é muito maior. É superlegal você dar um pico de 22 pontos, mas tem que continuar.

verdade, que isso me aproxima do público.

Voltando ao O Melhor do Brasil, você imaginava que suas dancinhas fariam todo esse sucesso? Nunca. Tudo começou com uma homenagem ao Michael. Estávamos gravando no dia em que soubemos da sua morte. Fiquei muito triste, porque Michael era meu ídolo. Perguntei para Rita, minha diretora, se poderia dançar uma música do Michael quando saísse beijão no Vai dar A que você atribui o sucesso do programa o Namoro. Ela aprovou. No dia seguinte, choveram e-mails na produção e comentários no meu blog melhor do brasil? Primeiramente, ao trabalho da minha produção, no R7 pedindo para que eu dançasse outras coisas. que é muito boa. Também tem a minha diretora Posso garantir que tem muita dancinha legal pela (Rita Fonseca), que não me poda, me deixa fazer frente. tudo o que quero e me deixa solto no palco. Essa nossa troca de figurinhas é muito importante. E, Qual você gostou mais? Tem alguma que você claro, o trabalho mesmo, a dedicação, a ralação. não assistiria nunca mais, por vergonha? Além disso, eu amo o que faço. No palco, sou Lady Gaga e Michael Jackson foram as mais eu mesmo, não crio um personagem e acho, de elaboradas e também as mais pedidas no blog, mas

10


ENTREVISTA

eu gosto de todas. Recentemente, eu fiz Justin Bieber também. As fãs dele pediam muito. Deu uma ótima repercussão. Foi, inclusive, o assunto mais comentado do mundo no Twitter.

compensação, hoje ando de salto melhor que minha mulher. (risos) Mas vou falar uma coisa: prefiro jogar cinco horas de futebol a ficar 20 minutos com sapato de salto.

E vergonha? Ah, sou sem-vergonha. Não tenho medo de pagar mico. O gostoso da vida é rir da gente mesmo.

Suas filhas assistem ao O Melhor do Brasil? O que acham? Sim, elas adoram. Dançam na frente da tevê. Até imitam a Lady Gaga. É o maior barato.

E quando você aprendeu a andar de salto alto? Nossa, eu apanhei. Aprendi na marra. Tropecei e caí muito no começo. Foi terrível. Em

Abril 2011

11


NOVIDADES

Record Internacional inaugura novas instalações Record Internacional inaugurou oficialmente o novo Centro Exibidor e Central de Produção, em São Paulo. Com essa nova infraestrutura, a empresa ganha dinamismo na forma de transmissão de programas: agora os conteúdos gerados dos “masters” de São Paulo chegam à Europa, Estados Unidos e África com agilidade e eficiência. Atualmente, a Record Internacional atinge mais de 150 países.

A

Os investimentos em tecnologia refletem na programação destinada ao mercado internacional. “Toda essa estrutura conta com tecnologia de ponta. Investimos nos melhores e mais modernos equipamentos. Com isso, os telespectadores terão uma TV com qualidade muito superior,” diz Reinaldo Gilli, vice-presidente executivo da que reduz sensivelmente a diferença do tempo de exibição Record. no Brasil com os canais do exterior. O novo Centro Exibidor reúne o que existe de mais moderno no mercado em termos de tecnologia, o que permite melhor qualidade de som e imagem digital. A mudança afeta também o setor comercial, já que com o novo sistema é possível comercializar os espaços de cada país separadamente.

A Central de Produção, por sua vez, foi reformulada e ganhou um amplo espaço de trabalho. O setor, responsável por elaborar a grade de programção de cada país, além das chamadas e grafismos exibidos no exterior, agora conta com mais recursos para produzir com mais rapidez e qualidade.

“Me orgulho vendo esse crescimento. Estou na Record Internacional há nove anos e hoje vejo que ela se tornou Além disso, agora será possível enviar o sinal da uma potência,” diz Francisco Carlos de Almeida, gerente da Record Internacional diretamente do Brasil para Record Internacional. vários países, sem intermediações, real time, o

Reinaldo Gilli 12

Equipe da Record Internacional


Elenco da novela Rebelde/TV Record)

A mais nova novela da Record

E

m março, estreiou a mais nova novela da Record: Rebelde. Em parceria com a Televisa, a Record trouxe para o Brasil, e para os EUA através da Record Internacional, uma versão brasileira do fenômeno Mexicano.

Abrahão. Alice é uma das meninas mais populares da escola. Cheia de charme e beleza, ela se envolve com Pedro, personagem de Micael Borges. Pedro tem jeito de líder mas esconde um segredo que só será revelado mais tarde.

A trama conta a história de seis jovens estudantes que resolvem formar uma banda, usando a música como uma ferramenta para lidar com seus problemas. Os atores da novela foram selecionados ano passado depois de um rigoroso processo de seleção.

Amigo de Pedro, Diego (Arthur Aguiar) é filho de um pai rico mas ausente. Ele forma um par romántico com Roberta (Lua Blanco). “Roberta é a mais rebelde do grupo. É revoltada com a vida e, por ser filha de uma cantora famosa, tem uma relação conturbada com a mãe. No fundo, é uma menina do bem e muito interessante.” diz Lua.

A protagonista é Alice, interpretada por Sophia

Abril 2011

13


NOVELAS Fechando o elenco, Chay Suede, finalista do “Ídolos”, interpreta Tomás e Melanie Fronckowiak, ex-modelo, interpreta Carla. Tomás é o principal músico do grupo e Carla é seu interesse romántico.

Sofia Abrahão

Os rebeldes além de atuar, cantam e dançam. O diretor Ivan Zettel explica que a “maior dificuldade foi a particularidade do elenco: jovens bonitos, que cantassem, dançassem e interpretassem muito bem.” Para Chay Suede o maior desafio foi a dança: “A minha dificuldade maior é na hora dos passos, eu me enrolo um pouco.”

Arthur Agu iar

“A original é ótima e os conflitos universais. O que nós fizemos foi dar um ritmo mais acelerado para a novela, rechear com mais comédia e aceitar o desafio com garra para fazer um sucesso.” diz a autora da trama Margareth Boury.

Lua Blanco

Além de novela, Rebelde é uma banda de verdade que lançará CDs e fará shows por todo o Brasil. A Record não está medindo esforço para que a versão brasileira de Rebelde seja um sucesso.

Melanie Fronckwiak

Micael Borges

Chay S uede

14


NOVELAS

A

Record levou o público em uma impressionante viagem a um passado distante. Os telespectadores puderam conferir, numa superprodução, um dos mais famosos episódios bíblicos, com o lançamento da minissérie, Sansão e Dalila, estrelada por Mel Lisboa e Fernando Pavão.

caracterização também é outra marca dessa grande produção. A maior parte do elenco, tanto homens quanto mulheres, teve significativa mudança no visual, principalmente em relação aos cabelos, que tiveram que ser alongados, para acompanhar o estilo da época.

A produção, que tem direção geral de João Camargo, Fernando Pavão passou oito horas num salão para tem 16 capítulos, com adaptação de texto de Gustavo colocar megahair e deixar seus cabelos com o Reiz. As gravações foram iniciadas em julho, na comprimento que seu personagem exige. “Meu principal objetivo foi fazer um pequena cidade de Sansão humano. Por Madre de Deus, em ser um personagem Minas Gerais. Durante bíblico, de época, o uma semana, a equipe maior desafio é fazer gravou num trigal com que o público se cenas importantes com o protagonista identifique”, explica o ator. Sansão, interpretado pelo ator Fernando A saga de Sansão e Pavão, contracenando com sua família e Dalila se passa em 1.100 A.C., num período de amigos na trama. grande perseguição aos O elenco da minissérie israelitas, fortemente Gustavo Reiz, autor da minisérie Sansão e Dalila (Foto: Munir Chatack/TV Record) oprimidos pelos se preparou para encarar o desafio de imprimir veracidade à trama filisteus, que queriam dominar Israel em sua totalidade. Nesse contexto, a israelita Zilá (Lu Grimaldi), uma participando de diversos workshops. Aulas de dança, mulher estéril, que sempre sofreu por não dar filhos luta, montaria e também de expressão corporal fizeram parte do processo. A preocupação com a ao marido Manoá (Roberto Frota), recebe a visita de

Abril 2011

15


NOVELAS

Mel Lisboa e Luiza Curvo em cena do primeiro episódio de Sansão e Dalila (Foto: Michel Record) Mel Angelo/TV Lisboa e Luiza Curvo em cena do primeiro episódio de Sansão e Dalila (Foto: Michel Angelo/TV Record) um mensageiro de Deus. O homem anuncia que ela conceberia um menino, cujos cabelos jamais deveriam sentir o fio da navalha, como um voto de consagração a Deus. O menino deveria ser chamado de Sansão e nasceria dotado de uma força incomum. Seu destino: livrar seu povo da dominação, transformando-se em um herói justo, carismático e polêmico. Sansão é capaz de derrotar, sozinho, exércitos armados e animais selvagens. Sua única fraqueza é não conseguir resistir à força de uma

16

mulher que encanta seus olhos e incendeia seu coração: Dalila. Seguindo a trajetória desses dois personagens, Sansão e Dalila é uma minissérie de histórias emocionantes de esperança, superação e fé, repleta de ação, paixões e lutas impactantes que foi exibido entre Janeiro e Fevereiro de 2011, alcançando o 1° lugar na audiência. Caso você tenha perdido não se desespere, entre em nosso site tvrecordusa.com e confira tudo sobre a minissérie incluindo os episódios na íntegra.


NOVELAS

A

combinação entre humor e política sempre rende boas gargalhadas e importantes reflexões. É esse o caminho que segue Marcilio Moraes, autor de Ribeirão do Tempo. Tudo isso, é claro, recheado com grandes emoções e crimes misteriosos. Edgard Miranda assina a direção geral da novela, que aborda temas universais como democracia, ditadura e preservação do meio ambiente. Na trama, o público vem acompanhando as histórias dos moradores e visitantes da cidadezinha de Ribeirão do Tempo, como Eleonora Durrel (Jacqueline Laurence), Arminda (Bianca Rinaldi), Joca (Caio Junqueira), Tito (Ângelo Paes Leme), Karina (Juliana Baroni), Filomena (Liliana Castro) e Querêncio (Taumaturgo Ferreira), entre outros.

JACQUELINE COMO ELEONORA

ÂNGELO PAES LEME COMO TITO

TAUMATURGO COMO QUERÊNCIO

RAFAEL CALOMENI COMO NEWTON

FRANÇOISE FORTON COMO DIRCE

PATRICYA TRAVASSOS COMO CLORÍS

CAIO JUNQUEIRA COMO JOCA

FRANÇOISE FORTON COMO DIRCE

GIUSEPPE ORISTANIO COMO BRUNO

JULIANA BARONI COMO KARINA

LILIANA CASTRO COMO FILOMENA

BIANCA RINALDI COMO ARMINDA

Já no começo, vários acontecimentos transformaram a vida dos habitantes de Ribeirão, cidade que conta com uma bela natureza além de ter um centro histórico. Calmaria e tranquilidade cedem espaço para dias agitados. De um lado está a multinacional presidida por Madame Durrel, que investe pesado na cidade. De outro, estão os esportes radicais, que invadem o dia-a-dia do local e atraem turistas de todas as partes. Para completar, uma série de crimes bárbaros aterrorizam todos, sem que ninguém consiga prender os criminosos nem entender o porquê daquilo. Ribeirão do Tempo vai ao ar de segunda a sexta às 8:50 PM na Record Internacional USA.

Abril 2011

17


Programação Record

2ª 3ª 4ª 5ª 6ª S

06h00 MG no Ar

06h00 Goiás no Ar

06h00 MG no Ar

07h30 Fala Brasil (ao vivo)

07h30 Fala Brasil (ao vivo)

07h30 Fala Brasil (ao vivo)

08h30 Hoje em Dia (ao vivo)

08h30 Hoje em Dia (ao vivo) 08h30 Hoje em Dia (ao vivo)

06h00 Goiás no Ar

06h00 MG no Ar

07h30 Fala Brasil (ao vivo)

07h30 Fala Brasil (ao vivo)

08h30 Hoje em Dia (ao vivo) 08h30 Hoje em Dia (ao vivo)

11h00 Record Notícias (vivo)

11h00 Record Notícias (vivo) 11h00 Record Notícias (vivo)

11h00 Record Notícias (vivo) 11h00 Record Notícias (vivo)

13h30 Balanço Geral MG

13h30 Balanço Geral MG

13h30 Balanço Geral MG

13h30 Balanço Geral MG

13h30 Balanço Geral MG

14h30 Balanço Geral RJ

14h30 Balanço Geral RJ

14h30 Balanço Geral RJ

14h30 Balanço Geral RJ

14h30 Balanço Geral RJ

16h00 Record News Nordeste 16h00 Record News Nordeste 16h00 Record News Nordeste 16h30 Esporte Record News 16h30 Esporte Record News 16h30 Esporte Record News 17h00 Balanço Geral Goiás

17h45 Esporte Record Goiás

17h45 Esporte Record Goiás 17h45 Esporte Record Goiás 17h45 Esporte Record Goiás 17h45 Esporte Record Goiás

18h00 Aldeia News

18h00 Aldeia News

18h00 Aldeia News

18h00 Aldeia News

18h00 Aldeia News

18h30 Estilo & Saúde

18h30 Estilo & Saúde

18h30 Estilo & Saúde

18h30 Estilo & Saúde

18h30 Estilo & Saúde

19h00 Rebelde

19h00 Rebelde

19h00 Rebelde

19h00 Rebelde

19h00 Rebelde

20h00 Jornal da Record

20h00 Jornal da Record

20h00 Jornal da Record

20h00 Jornal da Record

20h00 Jornal da Record

20h50 Ribeirão do Tempo

20h50 Ribeirão do Tempo

20h50 Ribeirão do Tempo

20h50 Ribeirão do Tempo

20h50 Ribeirão do Tempo

21h50 Receita para Dois

21h50 Legendários

21h50 Entrevista Record

21h50 Show do Tom

21h50 Câmera Record

22h50 Tudo a Ver

22h50 Tudo a Ver

22h50 Tudo a Ver

22h50 Tudo a Ver

22h50 Tudo a Ver

23h45 O Desperta da Fé

23h45 O Desperta da Fé

23h45 O Desperta da Fé

23h45 O Desperta da Fé

23h45 O Desperta da Fé

00h15 Fala que Eu Te Escuto

00h15 Fala que Eu Te Escuto

00h15 Fala que Eu Te Escuto

00h15 Fala que Eu Te Escuto 00h15 Fala que Eu Te Escuto

01h15 Jornal da Record (reprise)

01h15 Jornal da Record (reprise)

01h15 Jornal da Record (reprise)

01h15 Jornal da Record (reprise)

01h15 Jornal da Record (reprise)

02:00 Entrevista Record Mundo

02:00 Legendários (reprise)

02:00 Entrevista Record Mundo

02:00 Show do Tom (reprise)

02:00 Câmera Record (reprise)

03:00 Record News Brasil Jornalismo

03:00 Record News Brasil Jornalismo

03:00 Record News Brasil Jornalismo

03:00 Record News Brasil Jornalismo

03:00 Record News Brasil Jornalismo

03:45 Câmera Record News

03:45 Câmera Record News

03:45 Câmera Record News

03:45 Câmera Record News

03:45 50 x 1

04:15 N Blogs

04:15 N Blogs

04:15 N Blogs

04:15 N Blogs

04:15 N Blogs

05:00 Receita Para Dois (reprise)

05:00 Entrevista Record Atualidade

05:00 Entrevista Record (reprise)

05:00 Entrevista Record Atualidade

05:00 Bom D+ (reprise)

05:45 RJ Record

05:45 RJ Record

05:45 RJ Record

05:45 RJ Record

05:45 RJ Record

18

17h00 Balanço Geral Goiás

06h00 Fala Que Eu Te Escuto

06h30 Aldéia News

07h30 Estilo & Saúde

07h30 Hora News

08h00 Fala Brasil

08h00 Santo Culto

09h30 Ressor - Extreme Makeover Social

09h00 Deus Na Sua Sala

16h00 Record News 16h00 Record News Nordeste 10h00 Coisas de Mulher Nordeste 16h30 Esporte Record News 16h30 Esporte Record News 11h00 Hoje em Dia 17h00 Balanço Geral Goiás 17h00 Balanço Geral Goiás

17h00 Balanço Geral Goiás

D

09h30 Hora News 10h00 Entrevista Record

13h30 Bom D+

11h00 50 X 1

14h30 Zapping

11h30 Hora News

15h15 Esporte Fantástico

12h00 Esporte Fantástico

16h30 50 x 1

13h30 Tudo é Possível

17h15 O Melhor do Brasil

17h00 Programa do Gugu

21h00 Jornal da Record

20h00 Domingo Espetacular

21h30 Legendários

23h00 Tudo é Possível

23h00 Ressoar - Extreme Makeover

02h30 Programa do Gugu

23h30 Santo Culto 00h30 Jornal da Record 01h00 Show do Tom 02h00 O Melhor do Brasil

Horário New York. Esta programação pode sofrer alterações sem aviso prévio. Visite www.tvrecordusa.com para a programação diária atualizada.


NOTÍCIAS

Criadores da internet são candidatos ao Nobel da Paz Número de candidatos ao prêmio bate recorde Larry Roberts e Vint Cerf, dois dos criadores da internet

O

trazer à luz “a corrupção, os crimes de guerra e a tortura”.

O anúncio foi feito por Geir Lundestad, diretor do Instituto Nobel, à agência France Presse.

Figuram também na lista dos indicados três homens considerados como os criadores da internet, os americanos Larry Roberts e Vint Cerf e o britânico Tim Berners-Lee.

s criadores da internet e a União Europeia (UE) figuram entre os 241 candidatos que aspiram este ano ao Prêmio Nobel da Paz, um recorde.

Milhares de pessoas em todo mundo parlamentares e ministros, ex-premiados, membros de certas instâncias internacionais, professores de universidade - estão habilitados para propor uma candidatura. A data limite para o envio de propostas foi 1º de fevereiro. Um deputado norueguês, Snorre Valen, anunciou ter proposto o WikiLeaks para o Nobel, por considerar que o portal criado pelo australiano Julian Assange e especializado na publicação de informações confidenciais havia permitido

Outras candidaturas conhecidas são a UE, a presidente liberiana Ellen Johnson Sirleaf e o dissidente cubano Oswaldo Payá.
O nome dos premiados será anunciado em outubro. O prêmio é entregue tradicionalmente em 10 de dezembro, data do aniversário da morte de seu fundador, o inventor sueco da dinamite, Alfred Nobel. No ano passado, o comitê Nobel, composto por cinco membros designados pelo Parlamento norueguês, provocou a ira de Pequim ao premiar o dissidente chinês Liu Xiabo. R7 - Copyright AFP

Abril 2011

19


NOTÍCIAS

Senadores começam a analisar reforma política Comissão de parlamentares pretende concluir trabalhos em abril

A

Comissão da Reforma Política no Senado escolheu como primeiros tópicos a serem discutidos a mudança da data em que ocorrem as posses do presidente da República e dos governadores e as regras que determinam o preenchimento das vagas deixadas por parlamentares que se licenciam do cargo. Os dois assuntos fazem parte de uma agenda de 11 pontos que estão sendo tratados na proposta de reforma política.

 O senador Fernando Collor (PTB-AL) disse que há consenso quanto à necessidade de alterar a data de posse do presidente e dos governadores. Hoje, os eventos ocorrem no dia 1º de janeiro.

O argumento para a mudança é de que a realização das posses logo após as festas do Ano Novo dificulta a participação de brasileiros e autoridades. Além disso, os governadores, que são empossados pela manhã, dizem enfrentar dificuldades para se deslocar até Brasília, onde ocorre, no período da tarde, a posse do presidente da República.

20

Já existe uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe alterar para 5 de janeiro as posses dos governadores. A posse do presidente ocorreria cinco dias depois. Entre os demais assuntos que serão levados a debate estão o voto facultativo, a reeleição e o tempo de mandato, o financiamento de campanhas e a fidelidade partidária. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que todos os temas propostos já são conhecidos dos senadores, o que vai tornar as discussões mais rápidas. “Nenhum de nós tem o compromisso de votar a favor da proposta se não concordar com ela, mas temos o compromisso de levar uma proposta ao plenário. Todos nós já conhecemos esses temas, nenhum deles é novidade para nós, então nós vamos votá-los.”


NOTÍCIAS

Brasil perde posições em ranking mundial de turismo Aeroportos continuam sendo preocupação no país que sediará Copa em 2014

O

Brasil perdeu posições em um ranking grande proporção de área protegida e a fauna mundial de competitividade no setor mais rica do mundo’, afirma o relatório. do turismo, embora tenha obtido pontuação Isto é reforçado por uma ênfase na semelhante à de 2009. sustentabilidade ambiental (posição 29 do Em sua última edição, relativa a 2011, o ranking), uma área que vem melhorando ao relatório elaborado pelo Fórum Econômico longo dos últimos anos. A segurança também Mundial coloca a sede da próxima Copa do Mundo melhorou de forma impressionante desde a e das Olimpíadas de 2016 na posição 52 entre última avaliação. 139 países avaliados. A pontuação, 4,36 em uma escala de um a sete, foi praticamente a mesma O relatório avalia que ‘o transporte rodoviário que em 2009 (4,35), quando foi elaborado o continua subdesenvolvido, com a qualidade das rodovias, portos e ferrovias requerendo ranking anterior mais recente. melhoras. Naquele ano, quando foram consideradas 133 Além disso, o ambiente de negócios não é nações, o país ficou em 45º lugar. particularmente propício para o desenvolvimento Em 2011, o Brasil foi ultrapassado por outros do setor, com regras restritivas para os que registraram um incremento mais expressivo, investimentos externos, os longos prazos para como México e Porto Rico. abrir uma empresa e requerimentos de certa maneira restritivos à abertura de negócios no ‘O Brasil ficou em sétimo lugar no ranking setor de turismo. das Américas e 52º no ranking geral. O país é o que tem a melhor pontuação entre todos os Suíça, Alemanha e França foram considerados países no que tange aos recursos naturais e os países com o melhor ambiente para 23º em recursos culturais, com muitos lugares desenvolvimento de turismo. considerados patrimônio da humanidade, uma R7 - Copyright BBC Brasil

Abril 2011

21


CAPA

Visita de Obama demonstra novo status do Brasil

P

rocurando combater a crescente influência da China na América Latina, Barack Obama viajou ao Brasil para estreitar relações com seu vizinho do sul. O Brasil é a maior e mais importante nação emergente da América Latina, e a visita de Obama deixou sinais claros de que os Estados Unidos reconhecem a liderança do Brasil na região. Para começar, o fato de Obama ir ao encontro de Dilma Rousseff sem visita prévia da brasileira aos Estados Unidos não tem 22

precedente. Em 2002, o presidente Lula visitou o presidente Bush antes do mesmo ir ao Brasil em 2006. O relacionamento de chefes de estado dos dois países sempre foi assim, até que esta visita inverteu a tradição. Brasil e Estados Unidos são países que estão em trajetórias diferentes. O Brasil, mesmo com seus problemas, se tornou um símbolo de esperança e expansão econômica. Já os Estados Unidos ainda estão em


CAPA recessão, o governo enfrenta forte oposição, e agora está se envolvendo em novos conflitos no mundo Árabe. O país está vendo a sua influência internacional diminuir na medida que a influência da China cresce. Vão fazer três anos que a China substituiu os Estados Unidos como principal parceiro comercial do Brasil, posto qual os Estados Unidos ocupou por 80 anos. Obama deu sinais desde que assumiu de que via o Brasil como um parceiro estratégico. Primeiro nomeou Thomas Shannon, importante nome da Secretaria de Estado, como embaixador ao Brasil. Agora a viagem de Obama veio como uma demonstração de que o país quer estreitar a parceria com o Brasil e está disposto a fazer concessões para que isso aconteça. O governo Dilma, por sua vez, sinalizou que as avançadas dos Estados Unidos eram bem vindas. Logo se distanciou da divergência que o governo Lula teve com os Estados Unidos no caso Irã. Também nomeou o ex-embaixador do Brasil em Washington, Antônio Patriota, como novo ministro das relações exteriores. Ministro que, diga-se de passagem, é casado com uma Americana.

“Vocês são a prova de que a democracia é a maior parceira do progresso humano.” - Barack Obama

O Brasil recebeu o presidente Americano com objetivos bem definidos. Queria reconhecimento de seu novo status na forma de apoio à sua candidatura a um assento permanento no conselho de segurança da ONU. Queria o fim dos subsídios à produção de etanol de milho para que o etanol brasileiro pudesse ser exportado para cá. Queria transferência de tecnologia em uma eventual compra de caças F-18 da empresa Americana Boeing. E queria o fim da obrigatoriedade de visto para turistas Brasileiros. Mas, após o fim da visita de Obama, parece que ficou quase tudo no discurso.

Abril 2011

23


CAPA Obama passou dois dias no Brasil e fora alguns acordos que foram assinados, nada significativo foi anunciado. Obama chegou a declarar que apoia a reforma do conselho de segurança mas não apoiou a candidatura brasileira. Uma declaração de apoio explícito não era esperada. A declaração foi menos enfática do que ele havia feito sobre a Índia, quando visitou o país asiático em novembro do ano passado. Já a liberação de vistos para turistas brasileiros e americanos viajarem sem impedimentos para Estados Unidos e Brasil acabou ficando de fora dos acordos firmados. O fim da exigência era esperado, mas, segundo, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Tovar Nunes, as negociações irão continuar nos próximos meses. Segundo ele, falta consultar os órgãos envolvidos para concluir o que realmente pode ser feito. Antes da viagem havia especulações sobre a dificuldade de aprovar a liberação. Chegou-se a falar nela apenas para estudantes universitários ou empresários. Para fechar a viagem, Obama falou ao povo brasileiro de dentro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O plano original era discursar da sacada do theatro para uma multidão de brasileiros, mas a segurança do presidente Americano decidiu contra. Diante de 2.000 convidados, Obama arriscou algumas palavras em português. Ele disse que o Brasil é um

exemplo para o mundo em termos de democracia e desenvolvimento e que o recuo da pobreza deveria inspirar outros países. O presidente também elogiou a presidente Dilma, dizendo que ela é um exemplo de superação e que ela “mudou a história” do Brasil. Antes de ir embora, Obama foi a Cidade de Deus e ao Cristo Redentor. Na Cidade de Deus, fez embaixadinhas, assistiu a uma roda de capoeira e quebrou o protocolo ao sair do carro na hora de ir embora para poder acenar a moradores. Só o fato de um presidente Americano poder fazer isso em um lugar como a Cidade de Deus certamente é um sinal de que o Brasil está mudando. A viagem do presidente Barack Obama deixou claro que a nova posição do Brasil está sendo reconhecida no mundo todo.

O presidente também elogiou a presidente Dilma, dizendo que ela é um exemplo de superação e que ela “mudou a história” do Brasil. 24


ESPORTE

Abril 2011

25


ESPORTE

Ronaldo diz que vai fazer de São Paulo a melhor sede de Copa do Mundo da história Ex-jogador foi homenageado e nomeado como membro do comitê paulista para o Mundial

No evento que marcou a sua nomeação, o Fenômeno afirmou que pretende fazer de São Paulo a melhor sede da história dos Mundiais. 

 “É uma honra poder ajudar o governo de São Paulo a fazer da cidade a melhor sede de Copa do Mundo de todos os tempos. Tenho muitas ideias e espero contribuir agora fora de campo.” 



R

onaldo foi escolhido pelo governador Geraldo Alckmin para ser membro titular do comitê paulista para a Copa do Mundo 2014.

Antes das declarações, Ronaldo recebeu a medalha do mérito esportivo concedida pelo Governo do Estado e que foi criada em julho de 2002 com o objetivo de homenagear atletas, dirigentes e pessoas que tenham contribuído

Apresentado por Mylena Ciribelli e Claudia Reis, o Esporte Fantástico exibe matérias especiais sobre diversas modalidades esportivas, entrevistas exclusivas com personalidades do esporte no Brasil e no exterior. Sempre de uma maneira descontraída, tratando de todos os assuntos referentes ao mundo do esporte, o programa busca trazer ao público reportagens inéditas, abordando temas de interesse geral, não só de modalidades mais populares. O Esporte Fantástico conta ainda com a participação especial de Oscar Schmidt, um dos melhores esportistas brasileiros de todos os tempos. Com experiências em diversos eventos esportivos como os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver, os Jogos Sulamericanos, em Medellín, na Colômbia, a Copa do Mundo, na África do Sul e o Jogos da Juventude, em Cingapura, o programa se prepara para cobrir as duas mais importantes competições do planeta: O Panamericano de Guadalajara, em 2011, e as Olimpíadas de Londres, em 2012. 26


ESPORTE para o crescimento do esporte nacional ou mundial.

 “Essa homenagem representa muito para mim. Tudo que fiz na minha vida, na minha carreira, foi com muito gosto e amor pelo futebol. Espero ter agradado.” O governador considerou a homenagem ao craque “singela” diante da história de Ronaldo. 

“O Ronaldo é um grande exemplo de superação e solidariedade para nossa juventude. Um fenômeno do futebol. Uma homenagem singela, mas que interpreta o sentimento do povo de São Paulo.” O evento contou com a participação do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, além de outros dirigentes e políticos.

A jornalista trabalhou durante 18 anos na Rede Globo e, em maio de 2009, foi contratada pela Rede Record para apresentar o programa Esporte Fantástico. Antes mesmo de estrear, a apresentadora já viajou para os Estados Unidos e para o Canadá, trazendo matérias exclusivas e novidades sobre as competições que estavam por vir. Mylena cobriu, pela Record, os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, os Jogos Sulamericanos em Medellín, na Colômbia, a Copa do Mundo, na África do Sul e o Jogos da Juventude, em Cingapura. “Daqui para frente começa o grande desafio. Teremos o Panamericano, em Guadalajara, no México. Vamos trazer muitas novidades para os telespectadores. Depois, teremos as Olimpíadas de Londres, em 2012, com exclusividade da Record. Estamos com matérias especiais no programa, sobre os atletas que vão participar dos jogos. Muita coisa boa vem por aí. A Record é a emissora oficial do esporte olímpico no Brasil e está empenhada em oferecer o melhor aos telespectadores. Quem assistir, vai curtir.” Mylena Ciribelli

Abril 2011

27


ESPORTE

Prefeitura de São Paulo admite que estádio do Corinthians pode ficar fora da Copa das Confederações Gilberto Kassab disse que obras do Itaquerão só devem começar no fim de abril O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, admitiu que o futuro estádio do Corinthians, que será construído na zona leste da cidade, pode não ficar pronto a tempo para receber a Copa das Confederações, torneio que antecede a Copa do Mundo. Após pressão da Fifa, o Corinthians poderá entregar um estádio inacabado para o campeonato disputado em 2013. “Nosso esforço vai ser muito grande [para entregar antes da Copa das Confederações], depende da construtora. E, caso não seja feita no estádio do

Corinthians, teremos em São Paulo o Morumbi, e a arena do Palmeiras estará concluída. Teremos outras opções.” Após participar de reunião convocada pela presidente Dilma Rousseff, no escritório da Presidência em São Paulo, Kassab afirmou que as obras do novo estádio só devem começar no fim de abril. Ele espera chegar a um acordo com o Ministério Público para, então, autorizar o início da construção. “Temos uma última pendência em relação ao terreno, que está sendo discutida com o Ministério Público. Esperamos que nas próximas semanas possamos assinar o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), deixando claro a contrapartida do Corinthians para a cidade de São Paulo. Concluída essa negociação, assinado o termo de compromisso, publicaremos o edital imediatamente. Até o final de abril poderemos dar condições ao Corinthians para começar a construção do seu estádio.” Também presente à reunião, o ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que Dilma ficou satisfeita com

28


ESPORTE o que ouviu de Kassab e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, outro a participar do encontro. Segundo Silva, o motivo da conversa foi discutir medidas práticas para que São Paulo possa receber a abertura da Copa de 2014. “A presidente Dilma convidou o governador e o prefeito de SP para essa conversa porque a percepção que ela tem é que SP deve fazer a abertura da Copa. É a cidade que reúne as melhores condições.” Sem entrar em detalhes, o ministro ainda afirmou que o dinheiro necessário para ampliar a capacidade do estádio para 65 mil pessoas – o projeto inicial previa 48

Itaquerão, novo estádio do Corinthians mil – será captado por meio de um fundo estruturado pela Prefeitura de São Paulo. “A prefeitura estruturou um modelo, a partir da captação de recurso através de um fundo imobiliário, que vai suprir o déficit, além dos R$ 400 milhões [financiados pelo BNDES] e, desta maneira, o estádio estará garantido.” A presidente deixou a reunião sem dar declarações.

Gilberto Kassab Abril 2011

29


NOVIDADES

30


NOVIDADES

22 DE ABRIL E

m 1969 um senador Americano, Gaylord Nelson, visitou a cidade de Santa Bárbara na California para vistoriar uma tragédia ambiental. Devido a uma explosão, uma plataforma de extração de petróleo derramou 80.000 a 100.000 barris de petróleo no mar. Na época, foi o maior acidente ambiental na história dos Estados Unidos. 1969 foi um ano de grande otimismo econômico nos Estados Unidos. Poluição era considerado um sinal de riqueza, e os carros vomitavam fumaça e gases nocivos. Não havia leis governando emissões de carros e muito menos indústrias de energia. O acidente de 1969 finalmente trouxe para o público uma conscientização do preço que a industrialização cobra. Com grande repercussão na mídia, o acidente incendeiou um movimento ambiental que até então era praticamente inexistente. Novas leis e medidas foram votadas pelo governo do país que pela primeira vez era pressionada para proteger o meio-ambiente.

Procurando fortalecer um movimento ambiental que ainda engatinhava, o senador Gaylord Nelson decidiu recrutar o apoio de estudantes Americanos. Grandes grupos de estudantes haviam protestado a guerra do Vietnã bem sucedidamente naquela década, e Nelson sabia que a energia dos jovens estudantes seria fundamental para a saúde do movimento ambiental. Para esse fim, ele idealizou um dia que seria separado para lembrar dos desafios ambientais que temos que enfrentar. No dia 22 de Abril em 1970, o primeiro dia da terra foi realizado com sucesso e mais de 20 milhões de pessoas participaram. Hoje o dia da terra é uma comemoração mundial, com mais de 500 milhões de pessoas participando em 175 países. A mensagem é unificadora: todos vivem no planeta terra e tem um interesse na saúde do mesmo. Ela transcende barreiras econômicas, sociais, culturais, e partidárias. Como você vai comemorar o dia da terra? A redação aproveita para dar dicas de como você pode ajudar a conservar o planeta.

Abril 2011

31


ESPECIAL

Reduzir lixo é tão importante quanto reciclar

O

ato de separar o lixo orgânico do de papel, plástico, alumínio e vidro é apenas uma pequena parte de um processo mais complexo de sustentabilidade. Deve ser incentivado e adotado pela sociedade, mas o ideal é que a reciclagem seja vista como a última instância.   Mudar a relação da população com a reciclagem é fundamental para o meio ambiente. Muitas pessoas que costumam separar o próprio lixo acreditam que dessa forma já estão fazendo a sua parte. E não é bem assim. O que compramos, de que maneira usamos e como descartamos é de nossa inteira responsabilidade – e devemos assumi-la.   Atualmente, a humanidade consome 30% a mais dos recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se o atual modelo de consumo dos habitantes mais ricos do planeta viesse a ser praticado por toda a humanidade, quatro planetas Terra não seriam suficientes para atender toda a população mundial. Se não houver mudança nos padrões de consumo e produção, em menos de 50 anos já serão necessários mais de dois planetas Terra para suprir nossas necessidades de água, energia e alimentos.

Na média, jogamos no lixo cerca de 30% dos alimentos perecíveis que compramos.

32

Aproveitar integralmente todos os alimentos, não estocá-los, comprar produtos da época e planejar o cardápio da semana com antecedência são apenas algumas das dicas para diminuir esse número. A reciclagem também deve fazer parte do nosso cotidiano. Mas antes de assumir essa responsabilidade é melhor tomar alguns cuidados. Entre eles, separar os materiais, limpar, lavar e retirar qualquer resíduo de alimento, cola das etiquetas e outro tipo de sujeira das embalagens.


ESPECIAL

Conheça os principais produtos que podem ser reciclados

Plástico rígido São as garrafas de refrigerantes, recipientes para produtos de limpeza e higiene, embalagens de massas e biscoitos, potes de margarina, baldes, utensílios domésticos, eletrodomésticos, copos descartáveis, garrafas para água mineral e embalagens de detergente.

Papel de escritório São papéis de carta, blocos de anotações, papéis usados em copiadoras e impressoras, revistas e folhetos.

Plástico filme Usado na fabricação de sacolas de supermercados, sacos de lixo, embalagens de leite e filmes de proteção de alimentos, aqueles que usamos para guardar alimentos na geladeira.

Papelão Geralmente encontrados em caixas para transporte de produtos. São 100% recicláveis e biodegradáveis. Abril 2011

33


ESPECIAL

Lata de alumínio Usada basicamente como embalagem de bebidas.

Vidro Usado em embalagens de bebidas, produtos alimentícios, medicamentos, perfumes, cosméticos, entre outros.

Óleo de cozinha Jogado fora, ele pode entupir pias, ralos e poluir o solo e os rios. O ideal é armazenar o óleo em garrafas PET de 2 litros e levá-lo até um posto de coleta.

34

Lata de aço Usada como embalagens de vários produtos, entre eles, as conservas, sucos e molhos de tomates.

Longa vida São as embalagens de leite, sucos, molhos, leite condensado, e de grande variedade de produtos.


ESPECIAL

Veja 11 dicas para ficar mais bonita sendo amiga da natureza

S

er bonita exige alguns cuidados especiais, mas até nessa hora é preciso pensar no meio ambiente. Os produtos sustentáveis, que não prejudicam a natureza e não são testados em animais, estão dominando o mercado e em poucos anos eles serão os mais consumidos entre as mulheres e os homens vaidosos.  A redação elaborou 11 dicas para você adotar a beleza sustentável.

1. Utilize somente produtos de empresas que respeitem o meio ambiente e que possuam políticas de incentivo à sustentabilidade, como reduzir a emissão de gases tóxicos e evitar o desmatamento de florestas. Além disso, jamais use produtos que são testados em animais. 2. Use seus produtos de beleza até o final para evitar desperdício, consumo exagerado e produção de lixo. 3. Procure por produtos que tenham refis, para não ter que comprar a embalagem novamente e até pagar a mais por isso.

Abril 2011

35


ESPECIAL 4. Recicle as embalagens dos produtos, não jogando em qualquer lixo, e procure por marcas que possuam programa de reciclagem eficiente.

5. Faça compras com ecobags e evite pegar sacolinhas plásticas.

6. Experimente maquiagens 2 em 1 ou 3 em 1. Ou seja, que sirvam para mais de um objetivo. Existem sombras que podem ser usadas de blush e batom e também embalagens que carregam mais de um produto.

7. Dormir mais cedo, além de fazer bem para a pele, o humor e os cabelos, evita o gasto de energia, pois as luzes, a TV e o computador ficam desligados.

8. Cuide melhor da alimentação consumindo mais verduras, frutas e hortaliças e evitando os enlatados. Procure por alimentos orgânciso, que respeitam mais o solo do que os demais. Além disso, abandone o cigarro e as bebidas alcoólicas, que definitivamente não combinam com a beleza sustentável nem com a beleza saudável.

9. As fãs dos cílios postiços podem reaproveitálos. Use pouca cola e limpe bem a base para poder usá-los mais de uma vez.

10. Para lavar roupas e peças de cama, como lençóis e fronha use água de flor de camomila orgânica.

36


SAÚDE

Homem é curado de Aids Alemães dizem ter curado homem com Aids

C

om transplante de medula óssea, Vírus desapareceu do corpo de americano após tratamento contra leucemia. Pesquisadores alemães anunciaram ter curado um paciente com Aids usando células-tronco adultas retiradas da medula óssea de um doador. Apesar de o resultado ser interessante, especialistas dizem que esse é um caso isolado e que a terapia pode não apresentar os mesmos resultados em outros pacientes. Além de ter sido infectado pelo HIV, Timothy Ray Brown, de 44 anos, um americano que vive em Berlim, sofria de leucemia, um câncer que faz com que a medula óssea produza um grande número de células anormais do sangue. Um dos tratamentos contra a doença é o transplante de células-tronco retiradas da medula do doador para o paciente – essas células podem se multiplicar e formar uma nova medula. O que os pesquisadores da Universidade de Medicina de Berlim fizeram foi juntar condições favoráveis para o caso de Brown. A primeira é que, por questões genéticas, o paciente tem dificuldade na produção de uma proteína chamada CCR5, um receptor presente nos linfócitos CD4+, células de defesa do organismo que são destruídas pelo HIV. O vírus da Aids usa o CCR5 para se “encaixar” nessas células. Os médicos, então, escolheram um doador de medula óssea que absolutamente não produz os CCR5 – pessoas com essa característica genética em geral são imunes ao HIV. Isso aconteceu em

2007. Depois de 13 meses, a leucemia voltou para o corpo do paciente, que foi submetido a um novo transplante com células do mesmo doador. Com os transplantes, o vírus da Aids desapareceu do corpo do paciente. Quando o procedimento foi realizado, a expectativa era de que o HIV voltasse a ser detectado à medida que o sistema imunológico (responsável pelo combate do corpo a infecções) se normalizasse – o tratamento contra leucemia afeta essa defesa do corpo. Entretanto, mais de três anos depois do primeiro transplante e vários meses após o fim do tratamento contra o câncer, o nível de linfócitos CD4+ no paciente está normal e não há sinal do vírus. Em um estudo divulgado na revista científica Blood, os pesquisadores dizem que os resultados “sugerem fortemente que o paciente foi curado”. Apesar da boa notícia, o procedimento não pode ser aplicado a todo mundo, diz Ricardo Sobhie Diaz, infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O primeiro motivo é que as condições para o tratamento de Brown eram especiais: ele estava com leucemia, já teria de passar por um transplante de medula e produzia menos receptores CCR5. O médico diz que se trata de algo arriscado. “A mortalidade após um transplante de medula é muito alta. O paciente provavelmente não iria morrer pelo HIV, porque hoje há um tratamento efetivo contra ele, mas poderia morrer por causa da intervenção, do transplante para curar o vírus.” Abril 2011

37


BELEZA

A T E U IQ T E E D O Ã UMA QUEST Alexandra Simões de Carvalho é personal stylist e consultora de imagem. www.styleyourlife.pt

Dicas para você sair de uma saia justa com elegância e muito estilo! O que fazer quando você tem uma reunião de trabalho de última hora e seu look é demasiado informal?

Uma echarpe ou lenço em seda de estilo clássico ou elegante são acessórios que você deve ter sempre por perto, pois complementam qualquer look, conferindo no imediato elegância e algum formalismo. São ideais para cobrir um dec te mais pronunciado ou para complementar um vestido mais informal. Um blazer de linhas clássicas e masculinas ou um casaco modelo "chanel" em cores neutras também são peças SOS que complementam um look e que você pode ter "de reserva" no escritório para qualquer eventualidade.

O que fazer quando você tem um cocktail e não quer gastar dinheiro em um vestido?

38

Um lenço básico pode fazer toda a diferença! Olha só como a Ana Hickmann deixou uma simples pólo branca super elegante!

A coordenação de peças versáteis, como uma calça fluida (melhor em versões lisas, sem padronagens ou estampas), com um top/blusa sofisticado, um casaco estruturado e complementado por acessórios de estilo elegante (clutch de pequena ou média dimensão, sandálias, stillettos, peep toes, botins de salto fino), constitui uma excelente alternativa ao vestido de cocktail. Procure tops e blusas em tecidos delicados ou em malhas de ponto fino. Os casacos podem ser de vários tipos e modelagens, consoante seu biotipo, passando por modelos mais curtos do tipo bolero, até modelos pelo quadril. Os materiais podem ser

algodão, linho, seda lavada, veludo ou cetim, e pêlo no inverno. Você deve evitar materiais grosseiros como o couro ou a camurça. A calça pode ser igualmente de várias modelagens, desde os modelos ajustados ao corpo (cigarette, skinny) até versões mais soltas (pantalona, peg, sarouel), mas sempre em materiais nobres, como a seda, a lã fria ou o veludo. Um mono ou jumper em um tecido nobre e fluido, também constitui uma boa alternativa ao vestido. O que você deve evitar: ternos e camisas com cara "de trabalho", jeans, assim como roupa e acessórios muito informais.


BELEZA O que fazer quando durante um almoço você fica com um pedaço de comida preso entre os dentes?

No restaurante, você deixou cair o guardanapo ou um dos talheres. O que fazer?

Assim que você der por isso, deve levantar-se e deslocar-se até ao toilette para então aí remover o pedaço de comida em questão. Quando presenciar uma situação semelhante, você, sempre que possível, deve avisar discretamente a pessoa em causa. O que você nunca deve fazer em circunstância alguma: tentar remover o pedaço de comida com os dedos, com o garfo ou com a faca. Palitar os dentes à mesa (nem mesmo com a mão na frente da boca)!

Com naturalidade, chame o garçom e peça um novo guardanapo ou um novo talher. Evite chamar a atenção para o sucedido ou "desaparecer" por debaixo da mesa em busca do objeto desaparecido. O que fazer quando você “exagera” no dress code e veste um traje demasiado formal (por exemplo, um vestido de gala na praia)?

Você foi convidada para jantar em casa de amigos e, sem querer, derrama vinho sobre a toalha de mesa. O que fazer?

Aja com calma e naturalidade. Assuma o incidente, desculpe-se e encerre o assunto. No caso de a toalha ser uma peça antiga ou de valor, ofereça-se para providenciar a sua limpeza ou, em caso de reposição, pagar o seu valor. O que você nunca deve fazer: dar uma desculpa esfarrapada ou fingir que não foi você o autor do incidente!

O que fazer quando na hora de apresentar seu amigo a alguém, você não lembra do nome dessa pessoa?

O poder de evitar a gafe está sempre nas mãos de quem teve seu nome esquecido! Assim, a pessoa deve ajudar você a "se recordar do nome". Quando assim não acontece, você deve perguntar diretamente o nome da pessoa sem se mostrar constrangido. Pior que não se lembrar do nome de alguém, é apresentar a pessoa com o nome errado! Quando acontecer esquecerem do seu nome, alivie o outro, com expressões como "tudo bem, por vezes acontece comigo" e siga a conversa como se nada fosse! O que evitar: constrangimento ou aborrecimento por não se lembrar ou por não se lembrarem do seu nome.

Look de gala na praia é difícil de solucionar, mas ficam algumas sugestões para informalizar o look: substituir os saltos por uma sandálias rasas (por exemplo umas sandálias de modelo gladiador), retirar as jóias mais sofisticadas (manter apenas uma peça) e, se possível, soltar o cabelo ou tornar o apanhado mais solto, com algumas mechas soltas sobre o rosto. Ter com você uma echarpe em linho ou um pequeno cardigan em malha ou crochê para colocar sobre o vestido são igualmente boas soluções para retirar alguma sofisticação ao vestido.

O que fazer quando você encontra alguém com a mesma roupa em um evento social?

É uma questão de atitude e de descontração: você deve assumir a situação naturalmente, sem sair à pressa do local ou mostrar incômodo evidente, até porque, na maioria dos casos, não existe muito a fazer! No caso de você ser a segunda pessoa a chegar ao evento ou no caso de ser a convidada e a anfitriã tiver um vestido igual ao seu, sendo possível, mantenha o casaco vestido ou coloque uma echarpe sobre os ombros, uma vez que, por norma, os acessórios e complementos eleitos são diferentes de caso para caso. O que você não deve fazer nunca: comentar a situação com terceiros. Só estará chamando a atenção para você mesma. Discrição e naturalidade são as palavras-chave nestas situações.

Encare a situação com humor! Ficar de cara feia só vai chamar mais a atenção das pessoas.

Abril 2011

39


BELEZA

Ana Hickmann é apresentadora do programa Tudo é Possível.

banho de

www.anahickmann.com.br

CORPO E A origem do banho se estende para muito antes da pré-história. Procedimento repetido diariamente, o banho não atende apenas os cuidados com a higiene, ele é uma arma perfeita na busca do bem-estar.

Óleos Essenciais são sempre

indicados pois em banhos quentes facilmente penetram na pele. O calor dilata os poros e ativa a circulação.

Hoje o mundo dos cosméticos oferece milhares de produtos para todos os fins. Não é preciso ter uma banheira dos deuses para conseguir o tão esperado relaxamento. Uma música suave e velas já alteram o clima do ambiente. Banhos bem quentes são mais indicados à noite, pois o calor duradouro produz um efeito relaxante. Banhos com água fria (ducha forte e rápida) aceleram a circulação e ajudam a tonificar a pele. Dica: Procure tomar o seu banho em uma hora

tranquila onde você possa descansar depois.

Aromas são ótimos, pois são

absorvidos pela mucosa nasal e corrente sanguínea.

Banhos Mornos de imersão

são calmantes e podem combater a insônia e a ansiedade.

40


BELEZA

Assim como sua personagem em Rebelde, Juliana Xavier se diz muito vaidosa Atriz dá dicas para garotas que gostam de se cuidar

Juliana Xavier interpreta a vaidosa Beatriz. Em uma entrevista exclusiva, ela dá dicas para as garotas que, assim como ela, gostam de se cuidar. Você se considera uma garota vaidosa? Juliana Xavier – Muito vaidosa! Costumo sempre ir ao salão me cuidar. Até mesmo para ir ao colégio eu me arrumo demais. Gosto de me sentir bem comigo mesma. Você sempre costuma ficar ligada em tendências de moda? Juliana Xavier – Sempre entro em blogs e sites relacionados à moda, sempre vou ao shopping ver as tendências das lojas, eu adoro esse mundo.

Quais são suas dicas para as meninas que são vaidosas assim como você? Juliana Xavier – Ir ao salão de beleza pelo menos uma vez por semana é essencial e se procurarmos direitinho, há coisas que estão super na moda e não são tão caras. Você se identifica com sua personagem em Rebelde quando o assunto é vaidade? Juliana Xavier – Me identifico bastante, pois minha personagem é muito vaidosa, procura sempre se arrumar e estar ligada nas tendências de moda. Sou igualzinha.

Abril 2011

41


ENTRETENIMENTO

Hoje em Dia

A revista eletrônica matinal ganha novo cenário

E

les levam para a casa do telespectador todos os dias muita informação, práticas culinárias, novidades do mundo fashion, criatividade e talento das artes, fatos e flagrantes que movimentam o cenário nacional e internacional, dicas e orientações sobre saúde, o cativante universo pet, economia doméstica, direito e cidadania, curiosidades, paisagismo, decoração e muito mais.

Recentemente o Hoje em Dia ganhou seu novo estúdio, com as últimas tendências em arquitetura e decoração, que fomos buscar nas feiras de Milão, na Itália, e Miami, nos Estados Unidos.

A cozinha high tech usa materiais e equipamentos de última geração, para o preparo das mais deliciosas receitas. Nosso escritório mergulhou no mundo da tecnologia para garantir ainda mais É a fórmula do Hoje em Dia. Quando começou em agilidade e recursos visuais na apresentação das 22 de agosto de 2005, o programa era apresentado notícias. Ganhamos ainda um jardim natural, por Ana Hickmann, Britto Jr. e Edu Guedes. O que tem até horta para abastecer as fantásticas programa cresceu ainda mais e se tornou líder de receitas do Edu. audiência nas manhãs da televisão brasileira.
O atual quarteto de apresentadores foi formado em Há também novos espaços para receber 2009, com o retorno de Zucatelli, em maio, e a convidados, desfiles, brincadeiras, musicais e toda a ação que faz do Hoje em Dia um programa chegada de Gianne Albertoni, em agosto. tão especial e querido do telespectador brasileiro.  

42


ENTRETENIMENTO

Beyoncé lidera lista das jovens magnatas Entre as cinco famosas com menos de 30 anos que prometem ser as grandes magnatas de Hollywood, Beyoncé é a grande estrela. A lista foi divulgada pela revista norte-americana Forbes. 1. Beyoncé

A intérprete de Single Ladies aparece liderando o ranking de jovens magnatas do mundo do entretenimento, segundo lista organizada pela Forbes. A artista, que é considerada um das cantoras mais bem pagas do mundo, encheu o cofrinho com 89 milhões de dólares em 2010. Além de cantar, a esposa de Jay-Z faz campanhas publicitárias e divulga a sua própria marca de roupas, a House of Dereon.

2. Britney Spears

No ano passado, a Princesinha do Pop registrou a quinta maior bilheteria do mundo com a sua turnê Circus. A artista colocou no banco 65 milhões de dólares.

3. Lady Gaga

A recém-chegada entre as 100 celebridades mais importantes do mundo, que conquistou a fama com trajes bizarros e vídeos peculiares, faturou 63 milhões de dólares e ocupa o terceiro lugar da lista.

4. Miley Cyrus

A estrela teen da Disney soma os lucros por interpretar Hannah Montana, protagonizar filmes e fazer shows. Entre junho de 2009 e junho de 2010 a atriz encheu o cofrinho com 49 milhões de dólares. Mais que o suficiente para um garota de 17 anos, não é?

5. Taylor Swift

A pesquisa, que leva em conta contratos de estrelas com menos de 35 anos com as companhias fonográficas, traz Taylor Swift em quinto lugar. A estrela da música country conquistou 46 milhões de dólares.

Abril 2011

43


ENTRETENIMENTO

Rodrigo Santoro vai atuar com Mandy Moore

E

le começou a atuar em 1993 na novela global Olho no Olho e dez anos depois participou de seu primeiro filme hollywoodiano, As Panteras Detonando. Agora Rodrigo Santoro vai estrelar Falling Slowly ao lado da estrela Mandy Moore, de acordo com a revista Variety. Segundo a publicação, o drama sobrenatural conta a história de um casal que divide um apartamento mal assombrado. O filme será dirigido por Chris Sparling. Os dois atores já teriam, inclusive, assinado o contrato. Procurada pela Record, a assessoria do ator brasileiro afirmou não ter informações sobre o assunto, já que ele está viajando e só retoma suas atividades após o Carnaval. Em sua carreira internacional, Rodrigo já participou de Lost, 300, e atualmente está envolvido com o longa-metragem The Blind Bastard Club, com Mickey Rourke e Lenny Kravitz, que será lançado em 2012. Já Mandy Moore dublou recentemente a animação Enrolados, como Rapunzel, e estrelou Minha mãe quer que eu case. Ainda não há previsão para o começo dos trabalhos de Falling Slowly.

44


ENTRETENIMENTO

Wagner Moura vai contracenar com Matt Damon em filme hollywoodiano

W

agner Moura confirmou que fará sua estreia em Hollywood no filme Elysium, do diretor Neil Blomkamp. Em entrevista, o ator conta que será o vilão da ficção científica que mostra a luta entre extraterrestres e humanos. A batalha acontece porque os alienígenas querem morar na Terra. “Este convite me pegou de surpresa. O Neill Blomkamp viu o Tropa de Elite 1, depois viu o 2 e me convidou para fazer esse trabalho. [...] O personagem é ótimo. As datas bateram. Tudo certo. Mas não posso dar mais detalhes, por confidencialidade do projeto.” Wagner não detalhou quando o convite foi feito nem quando as filmagens começam. A previsão é de que o longa seja lançado no final de 2012. O ator baiano, 34 anos, fará seu primeiro papel em um filme  produzido por  Hollywood. Moura dividirá a cena com o galã Matt Damon e com a vencedora do Oscar Jodie Foster. Na trama, uma obra de ficção científica dirigida por Neil Blomkamp, Moura deverá viver um poderoso vilão de senso de humor enlouquecido.

Abril 2011

45


ENTRETENIMENTO

Conheça os zumbis do novo Piratas do Caribe Jack Sparrow vai enfrentar muito mais que caveiras na sequência da série 

Depois de já ter enfrentado caveiras e todo tipo de criatura nos primeiros três filmes de Piratas do Caribe, o capitão Jack Sparrow agora vai ter que lidar com uma nova classe de inimigos: zumbis. As primeiras imagens conceituais apresentadas pela Disney já caíram na internet e o site americano IGN divulgou como devem ser esses seres horripilantes do novo filme. Nesta nova aventura, Jack Sparrow reencontra uma mulher de seu passado e parte em busca da fonte da juventude. Em dúvida se a mulher está com ele por amor ou apenas por interesse, o capitão parte numa aventura que acaba colocando-o a bordo do

46

navio do temido pirata Barba Negra, o Queen Anne’s Revenge. Diante da situação, o capitão não sabe quem deve temer mais: o maldoso pirata ou a mulher de seu passado. Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas tem direção de Rob Marshall e conta com Penélope Cruz como a misteriosa mulher do passado de Jack Sparrow, Ian McShane vivendo o temível Barba Negra e também com a volta de Geoffrey Rush como o capitão Barbosa. O longa chega aos cinemas em 20 de maio de 2011.


HUMOR

Legendários tem novidades Depois de fechar o ano em alta e surpreender até a direção da Record, o programa garantiu sua continuidade em 2011 e promete muitas novidade, os diretores mantêm segredo mas prometem que o melhor ainda esta por vir, depois de uma breve férias o programa voltou ao ar com força total .

Marcos Mion

Miá Mello

João Gordo

Elcio Coronato

Felipe Solari

Comemorando 10 anos de carreira na TV, sempre com muito sucesso, principalmente entre o público jovem, Mion comanda e dirige o programa. Porém não consegue ficar preso somente atrás da bancada e traz para TV Record seus maiores sucessos, como Micon (imitação de clipes).

Miá Mello dá vida à Teena, uma entrevistadora super adolescente que aborda os mais diversos e divertidos ângulos para criar uma entrevista pra lá de especial.

Com sua clássica ironia e altas doses de humor ácido, aborda temas políticos e injustiças sociais. Seu quadro investiga esquemas de corrupção e revela situações degradantes desconhecidas do grande público.

Ele quer testar a humanidade: seus medos, preconceitos e dogmas. Também quer sentir na pele o que é passar pelas mais distantes realidades. Seu desafio é estudar a fundo o comportamento brasileiro, para que o telespectador se veja nele, e, assim, despertar a consciência de todos.

Felipe ancora, com muita atitude e irreverência, um quadro que abrange desde problemas ecológicos e de sustentabilidade até as relações humanas degradadas pela modernidade e a constante luta pela sobrevivência. A intenção não é a de abraçar causas ou levantar bandeiras, mas, sim, inquietar o público, deixando no ar questões para reflexão. Abril 2011

47


HUMOR

C

riado e ancorado por Marcos Mion, desde sua estreia, em 10 de abril de 2010, o programa tem como características a busca pela qualidade, pelo humor criativo e pelo bem, passando longe da humilhação, porém com muita atitude e questionamentos, além, obviamente, da irreverência. Preocupado em inovar, o programa reuniu gente de nome – e de peso - com muita experiência e motivação para fazer com que Legendários preencha uma lacuna na TV brasileira. O objetivo é criar reais admiradores, que queiram vivenciar o programa, que ajudem a fazê-lo cada vez melhor!

Mionzinho Miozinho esbanja talento e bom humor, trazendo suas técnicas avançadas de mímica e seu carisma para ilustrar todos os quadros do programa.

48

Banana Mecânica Trazendo para a TV aberta uma linguagem consagrada de dramaturgia desenvolvida por eles, a irreverente trupe que era conhecida como “Hermes e Renato”, chega fazendo a diferença, dando corpo ao programa. Além de terem feito uma grande votação para definir o novo nome, eles também trazem seus maiores sucessos.


HUMOR

Tom Cavalcante

T

om Cavalcante é considerado um dos maiores fenômenos humorísticos do Brasil nos últimos anos. Dono de um humor raro e imitador de inúmeras celebridades, o artista tem em seu currículo mais de quarenta personagens próprios.

Com jeito irreverente e muita graça, seu humor descende de uma linhagem popular de humoristas. Tom tem uma veia cômica abrangente, mas não superficial, que é constatada pela facilidade com que cria textos, vozes, tipos anônimos com humor crítico. Talvez seja sua melhor característica, um humor simples ainda que completo, atualizado e criativo, que faz com que ele tenha desde sua estreia uma carreira em ascensão.

Tom faz questão de evidenciar a todos que queiram ouvir que a fórmula da sua caminhada vitoriosa está diretamente ligada a uma parceria sagrada: “Eu e meu público”.

SHOW DO TOM

Abril 2011

49


HUMOR

O Programa

JARILENE CANABRAVA

ANA MARIA BREGA CABRITO JUNIOR

Show do Tom é um programa totalmente inovador, diferente, voltado para o público de todas as idades e classes sociais, homens, mulheres, jovens e crianças.

É no Show do Tom que o público tem a oportunidade de apreciar um tipo de humor único com um elenco gabaritado de humoristas e atores, além de se divertir com sátiras e quadros de personagens inesquecíveis.

 O programa valoriza o humor característico dos quatro cantos do país e explora o carisma e os múltiplos talentos de Tom Cavalcante. Com o formato em constante evolução, o humorístico preza o contato direto com o público. Resultado disso é a inovação e a surpresa no seu conteúdo a cada nova fase.

RONALTON

O

50


HUMOR

r spe

ese

D o d i ed

ado

Um homem pega o telefone e liga desesperado:
— Socorro, a minha sogra quer se suicidar… Ela quer se atirar da janela!
O homem do outro lado diz:
— Tá, mas o senhor errou o número… Aqui é da carpintaria!
— Eu sei! É que a janela não quer abrir!

P

Joãozinho

Cadê m

inha S

ogra?

O sujeito vai na delegacia reclamar do desaparecimento de sua sogra. – E quando foi que vocês notaram que ela tinha desaparecido? – pergunta-lhe o delegado. – Já faz umas duas semanas!- Duas semanas?! E só agora o senhor vem pedir ajuda da polícia? – Pois é, seu delegado! Eu custei a acreditar que minha sorte fosse durar tanto!

Joãozinho pe

lo mundo

e a empre

gada

Ao chegar de viagem, dona Tereza pergunta para o filho de cinco anos:

- E aí, Joãozinho? Correu tudo bem por aqui na minha ausência?

- Tudo mamãe! Só teve um dia que deu uma chuva muito forte e eu fiquei com medo e o papai veio dormir com eu.

- Comigo, Joãozinho! - corrigiu a empregada.

- Não, Maria! Isso foi no sábado! Eu estou falando de domingo, quando choveu!

Joãozinho e o Mala Man

Você sabia que Piadas de Joãozinho são populares em todo o mundo, e sempre falam de um menino muito vivo e astuto, evidente que cada pais usa seu nome característico veja alguns exemplos: • Estados Unidos: Little Johnny • Croacia: Perica • Republica Tcheca: Pepíček (diminutivo de Pepa) • Estonia: Juku • Finlandia: Pikku-Kalle • França: Toto • Alemanha: Fritzchen, • Grecia: Totos (Τοτός) , Bobos (Μπόμπος) • Italia: Pierino • India: Tintumon • Holanda: Jantje, (diminutivo de Jan) • Polonia: Jaś (diminutivo de Jan) • Espanha: Jaimito • Russia: Vovochka (diminutivo de Vladimir) • Romenia: Bulã

A professora pergunta ao Pedrinho: 
 - Pedrinho, do que você tem mais medo? 
- Da mula-sem-cabeça, fessora. 
- Mas Pedrinho a mula-sem-cabeça não existe, é apenas uma lenda, você não precisa ter medo. 
- Mariazinha, do que você tem mais medo? 
- Do saci-pererê, fessora. 
- Mas Mariazinha o saci-pererê não existe, é apenas uma lenda, você não precisa ter medo. 
- Joãozinho, do que você tem mais medo? 
- Do Mala men, fessora. 
- Mala men?, nunca ouvi falar, quem é esse tal de Mala men? 
- Quem é eu tambem não sei fessora, mas minha mãe sempre quando reza de noite ela diz: “...Não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do Mala Men...” Abril 2011

51


52


REVISTA DA RECORD # 1