Agenda Cultural Novembro Dezembro

Page 24

CINEMA

ISTO NÃO É UM FILME

ÀS CINCO DA TARDE

FILHOS DO PARAÍSO

22 de novembro – 5ª feira – 16h (In film nist, 2010, Irã, 77 min.) Dir. Jafar Panahi Mojtaba Mirtahmasb Retrata um dia na vida do cineasta Jafar Panahi, que está preso em casa por meses a espera do resultado de sua sentença no tribunal de apelação.

23 de novembro – 6ª feira – 19h 26 de novembro – 2ª feira – 16h (Panj Ë Asr, Irã, 2003, 105 min.) Dir. Samira Makhmalbaf O filme investiga a situação das mulheres no Afeganistão ao narrar a trajetória de Noqreh (Agheleh Rezaie), uma jovem que sonha ser candidata à presidência da República. Assim que as escolas voltam a aceitar o sexo feminino, Noqreh retoma os estudos. Quase todas as alunas, porém, ainda usam a burca. Aos poucos, durante as aulas, instaura-se o debate em torno da condição feminina e da possibilidade das mulheres conquistarem os mesmos direitos dos homens. Com a ajuda de um poeta, Noqreh entra em conflito com o pai.

27 de novembro – 3ª feira – 16h (Bacheha-Ye aseman, Irã, 1998, 88 min.) Dir. Majid Majidi Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de nove anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.

O CÍRCULO 22 de novembro – 5ª feira – 19h 23 de novembro – 6ª feira – 16h (Dayereh, Irã/0Itália, 2000, 90 min.) Dir. Jafar Panahi Três mulheres acabam de receber indultos temporários para deixar a prisão. As perspectivas, porém, não são boas. Além de terem sido condenadas, elas são mulheres e vivem em uma sociedade islâmica com seus direitos cerceados pelos homens. Não podem nem mesmo comprar uma passagem de ônibus para outra cidade.

24

A COR DO PARAÍSO

A MAÇÃ 26 de novembro – 2ª feira – 19h (Sib, Irã, 1998, 86 min.) Dir. Samira Makhmalbaf Mulher cega e seu marido mantêm as filhas gêmeas presas, seguindo vagos preceitos do Alcorão. As meninas são soltas após 11 anos em cativeiro, e têm que descobrir o mundo com olhos infantis que nunca conheceram nada além de sua alcova.

27 de novembro – 3ª feira – 19h (Rang-e Koda, Irã, 1999, 90 min.) Dir. Majid Majidi Mohammad tem oito anos e é aluno numa escola para cegos em Teerã. Com a chegada das férias, ele espera passar algum tempo com as irmãs, a avó e o pai no vilarejo onde mora a família. Viúvo, o pai encontra-se com dois problemas em relação ao filho: não tem mais condições de mantê-lo na escola especial, e pretende se casar novamente, sendo que o menino deficiente é como um obstáculo para isso. Por isso, não quer que ele passe as férias em casa, mas junto a um marceneiro cego que pode tomar o menino como aprendiz. O filme gira em torno desta delicada relação entre pai e filho, dos laços de família e da sensibilidade do menino cego. Do mesmo diretor de Filhos do Paraíso.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.