Agenda Cultural DDC - Julho e Agosto/2019

Page 29

POÉTICA S URBANA S E ARTIVISMO A produção artística em diálogo indissociável com o ativismo no século XXI (por isso o termo “artivismo”), partindo da noção de espaço público, compreendido em sua territorialidade urbana, cultural e social. O objetivo é enfocar a produção artística contextualizada com a cidade. A poética da metrópole em que a cidade é matéria prima, conjunto de circunstâncias nas quais se insere um fato e que estão em situação de interação. Enfocam-se assim criações baseadas em circunstâncias urbanas contemporâneas e que compõe textos (tecidos) distintos na atualidade. Oficinas abertas para 20 participantes, a participação se dará mediante inscrição no site na oficina de interesse e após será realizado um sorteio e divulgado no site e enviado um e-mail aos participantes sorteados. Curadoria Richard Serraria

PROGRAMAÇÃO 08/07 e 09/07 - Leandro Anton Leandro é fotógrafo, geógrafo e educador popular no Quilombo do Sopapo. Ministrará a oficina que envolve o viés fotográfico e poesia imagética a partir de câmeras pinhole e sua experiência com projetos Imagens Faladas, Mais Tambor Menos Motor (cartões postais poéticos para disco/livro de Richard Serraria e Sensibilização do Olhar, projeto de fotografia e rap com jovens da FASE).

Fotografia: Anna Ortega

19/08 - Lorena Sanchez Lorena é atriz e educadora popular, percussionista e coordenadora do grupo de percussão feminina Ialodê Idunn no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Ministrará a oficina a partir de pesquisa literária com orientação da Professora Liliam Ramos (Letras UFRGS; Literatura Hispano Americana). Desenvolvendo técnicas de leitura de livro, leitura em roda, contação de histórias em público, uso de objetos em cena, formas de imposição de voz e adequação a diferentes faixas etárias. Criação de roteiro para contação de história e apresentação final dos oficinandos. 26/08 - Josiane França Mulher com deficiência visual há 11 anos adquirida por uma meningite, Josiane França é mãe de um casal. Integrante da Coordenação executiva do movimento brasileiro de mulheres cegas e com baixa visão. Arte em diferentes dimensões junto a pessoas com deficiência. A ausência da visão e o aguçamento dos sentidos. Olhos vendados e percepção sonora na paisagem ao redor.

POÉTICAS URBANAS E ARTIVISMO Data: maio a outubro de 2019 Horário: segunda, das 14h às 18h Local: Centro Cultural da UFRGS Av. Eng. Luiz Englert, 333

29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.