Issuu on Google+


Inspirado pela missão da Companhia de Jesus, o Colégio Catarinense busca atender, cada vez melhor, aos desafios da educação e, assim, apresenta seus novos ambientes pedagógicos. Especialmente dimensionados para atender às crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I em sua formação humana e acadêmica, as novas instalações têm por objetivo a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas voltadas para uma formação integral.


O Colégio Catarinense e sua forma de educar

METODOLOGIA A metodologia desenvolvida nos processos pedagógicos está sustentada na Pedagogia Inaciana, a qual propõe um processo educacional dialético, reflexivo,

O Colégio Catarinense, como um Centro Educativo da Companhia de Jesus, é, antes de tudo, um instrumento apostólico de serviço e formação integral,

crítico, comprometido, sustentado por um paradigma desafiador do contexto, da experiência, da reflexão, da ação e da avaliação.

a serviço da promoção da fé e da justiça. Para tanto, sua educação está dirigida à excelência humana integral, de modo corresponsável e participativo, a fim de promover lideranças inacianas, ou seja, de formar homens e mulheres a serviço dos demais.

O Colégio Catarinense considera seus alunos sujeitos históricos, cujo desenvolvimento se dá de forma autônoma, consciente, crítica e responsável, visando à transformação da sociedade.


Formação humana e cristã Na escola, a criança multiplica seu repertório cultural e social. Para isso, nas escolas jesuítas, o aluno é levado, à luz da fé, a construir sólidos valores, a partir dos quais se promovam o convívio social, a partilha, a espiritualidade e o respeito aos demais e à natureza.

Educação Infantil A proposta pedagógica do Colégio se fundamenta nos princípios éticos de autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito ao meio ambiente e às diferentes culturas e identidades, e se preocupa em promover os direitos de cidadania e liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

Além disso, o Colégio Catarinense busca diferentes maneiras de socialização, ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas em um contexto de formação cognitiva, corporal, emocional e espiritual. Sendo assim, promove situações que possibilitam, à criança:


Os objetivos Como objetivos que orientam o desenvolvimento das práticas pedagógicas, o Colégio Catarinense desenvolve: A construção da autonomia; o respeito aos limites e o fortalecimento do senso moral; o aprimoramento das relações interpessoais e da autoestima; a relação com frustrações (perdas, contrariedades); a resolução de problemas; as aprendizagens sociais e a cognição; a participação na cultura e as aquisições conceituais derivadas das diversas áreas do conhecimento; a formar pessoas comprometidas com o serviço da fé e com a promoção da justiça.


Expectativas de aprendizagem O professor, ao planejar as situações de aprendizagens, parte de dois pontos principais: da clareza das contribuições advindas das diversas áreas do conhecimento e do desenvolvimento das habilidades essenciais relativas a essas diferentes áreas. O educador inaciano busca potencializar o desenvolvimento das crianças priorizando os diferentes perfis de aprendizagem.


Perfis de aprendizagem Conhecimento do mundo físico; Conhecimento da natureza e da sociedade; Oralidade, registro, consciência fonológica e exploração da linguagem; Desenvolvimento do grafismo e da comunicação gráfica; Sistematização da linguagem escrita; Desenvolvimento da dimensão afetiva e emocional, segurança e competência; Desenvolvimento social e motor, potencializados através do respeito ao movimento e às brincadeiras infantis; Inserção na cultura e na espiritualidade cristã.


O desenvolvimento das crianças

As instituições educacionais da Companhia de Jesus preveem um contexto escolar onde as crianças se sintam cada vez mais competentes para realizarem atividades cada vez mais complexas.

No cotidiano escolar, são respeitadas as múltiplas capacidades dos pequenos, do movimento à música, da destreza manual à expressiva, da linguagem à imaginação. Por isso o Colégio Catarinense busca ampliar, ao máximo, o repertório de experiências de seus alunos.

Assim, as turmas vivenciam Projetos de Trabalho trimestrais, construídos coletivamente, de forma que sejam contempladas as aprendizagens, os conteúdos, e a vivência de experiências significativas.


Registros e documentos para acompanhamento dos pais No “mundo dos pequenos”, algumas práticas asseguram, aos pais, o acompanhamento efetivo da trajetória do seu filho. Entre elas, destacam-se:

• Pareceres descritivos de aprendizagem; • diário de campo; • livro da vida; • ambiente virtual de aprendizagem; • portfólios; • cadernos de registros; • textos coletivos de projetos.


Mais espaço para ser criança, ser aluno, ser humano

O prédio que abrigava a residência Papa João Paulo II foi reestruturado e transformado para trazer mais espaços de convivência.

Nesse contexto, as áreas respeitam e valorizam o universo infantil estimulando assim, o desenvolvimento das crianças. Aspectos como a coletividade e a sustentabilidade são inseridos no mundo dos pequenos desde os primeiros anos de vida escolar.


Uma grande estrutura para uma grande proposta educativa A ampliação dos espaços foi concebida a partir de um projeto completo, focado nas especificidades da infância e nas necessidades de segurança para acolher as crianças durante essa incrível fase de descobertas.

Dessa forma, levando em conta as características que permeiam o processo de aprendizagem dos pequenos, nasceu a nova estrutura da Unidade I: um ambiente para desenvolver, no mundo do seu filho, grandes pessoas para a sociedade.


Memorial João Paulo II Durante os 108 anos de história do Colégio Catarinense, um dos fatos mais marcantes foi a hospedagem de Sua Santidade, o Papa João Paulo II, em sua visita a Florianópolis, no ano de 1991. A escolha do local se deu por razões de segurança, além de ser um local abençoado.


Em relação a isso, este memorial quer ser um registro dessa histórica visita. João Paulo II passou duas noites no simples quarto, que guarda, até hoje, a mesma decoração. O memorial traz o registro fotográfico dessa visita, bem como alguns presentes oferecidos pelo Papa, além de ser um local para oração.


Constrói, no mundo do seu filho, grandes filhos para o mundo. O contato com a tecnologia tem chegado cada vez mais cedo à vida das crianças. Aqui, ela é aplicada ao cotidiano dos pequenos de forma lúdica, desafiadora e criativa. Os alunos são preparados não apenas para serem usuários das ferramentas tecnológicas, mas para utilizá-las de forma significativa.


Cultivam, no mundo do seu filho, grandes filhos para o mundo. Em um momento em que o contato com a natureza no cotidiano das crianças se torna cada vez mais raro, crescer em uma ampla e bem cuidada área verde é um verdadeiro privilégio.

Assim, conviver em amplos espaços verdes, com a natureza e com uma educação ambiental voltada para a sustentabilidade faz florescer frutos maravilhosos.


Prepara, no mundo do seu filho, grandes filhos para o mundo. Aqui, os pequenos tomam gosto pela matemática, vivenciam a educação alimentar e, também, descobrem o sabor da partilha. Tudo se faz com muito carinho, cuidado e segurança; aprender assim é muito mais gostoso!



Folder ccatarinense