Page 1

www.editoracontexto.com.br

A P R E S E N T A Ç Ăƒ O


A P R E S E N T A Ç Ã O

Sumário Novidades História Meio Ambiente Geografia Turismo Educação Jornalismo L. Portuguesa/Lingüística Economia Geral Saúde

02 04 16 18 22 24 32 37 48 49 52

Índice por título Índice por assunto Onde encontrar

53 57 64

Ilustração da capa: Sérgio Kon Montagem da capa: Gustavo S. Vilas Boas

www.editoracontexto.com.br

O que não falta são boas novidades neste catálogo comemorativo. Saindo do forno está História dos Estados Unidos, escrito por quatro historiadores que presenteiam o leitor com um texto delicioso. Também quentíssimo está O ecologismo dos pobres, de Joan Martínez Alier, um dos maiores especialistas da área no mundo. Ainda em Geografia e Meio Ambiente, lançamos Os riscos, que trata de riscos ambientais, mas também sociais e políticos espalhados pelo globo. O espaço público na cidade contemporânea discute como, onde e quem circula nas metrópoles. Contamos, ainda, com a importante reflexão de Para onde vai o pensamento geográfico?, de Ruy Moreira. Em História, lançamos mais um livro da série “Povos e civilizações”, Os espanhóis. Em breve teremos mais. Saiu também o imperdível Minha história das mulheres, da historiadora francesa Michelle Perrot e História das relações de gênero de Peter N. Stearns, que trabalha com a história mundial, como mostra também em A infância. Reunimos 65 verbetes no Dicionário de datas da história do Brasil, referência para professores e estudantes. Com uma temática atual e reunião de destacados pesquisadores na área, lançamos Segurança pública e violência. Jornalismo literário e Livro-reportagem enriqueceram nossa coleção de Comunicação, juntamente com o instigante A mídia e seus truques, que disseca as ferramentas para atrair e manter a atenção do leitor/espectador. Uma boa dobradinha com Discurso das mídias, de Patrick Charaudeau. Do também lingüista francês, Dominique Maingueneau, temos Discurso literário. Rodolfo Ilari e Renato Basso passeiam pela Língua Portuguesa no delicioso O português da gente. Ainda nessa área, publicamos Fala, letramento e inclusão social de Maria Cecilia Mollica. E em Ensino e Educação temos ótimas novidades, como Ler e compreender, de Ingedore Koch e Vanda Elias, É possível facilitar a leitura, Didática e dois novos “como usar”: Como usar o rádio na sala de aula e Como usar artes visuais na sala de aula. Quando virem o sinal  significa que há mais conteúdo do livro em nosso site (www.editoracontexto.com.br), que sempre apresenta sumário e um trecho de cada título. De resto, vale visitar nossa página que conta com textos inéditos de autores, além de informações da (e para) a imprensa. Aproveite também para se cadastrar e receber nosso boletim eletrônico “Circulando o saber” na sua área de interesse.


www.editoracontexto.com.br

N O V I D A D E S

DICIONÁRIO DE DATAS DA HISTÓRIA DO BRASIL Circe Bittencourt (org.)

O BRASIL NO CONTEXTO

O PORTUGUÊS DA GENTE

1987-2007

a língua que estudamos, a língua que falamos

Este livro coloca ao alcance do público o estado atual de conhecimento sobre as mais importantes datas do calendário brasileiro. A obra possibilita ao leitor consultar datas comemorativas e/ou fatos históricos ao longo do ano e identificar os assuntos conforme seu interesse: pesquisa, ensino, política educacional ou simples curiosidade. Temas abordados: História do Brasil Temas transversais: Ética, meio ambiente, pluralidade cultural, trabalho e consumo, saúde.

Este livro oferece um balanço amplo e profundo do Brasil, de 1987 a 2007, escrito por grandes especialistas. Áreas como economia, política, cidades, alfabetização, língua, saúde e turismo são analisadas e destrinchadas. Será que os sonhos dos brasileiros estão sendo ou têm perspectivas de se realizarem? Os leitores encontrarão nesta obra uma ferramenta bemvinda para repensar o Brasil. Temas abordados: Realidade brasileira, temas atuais. Temas transversais: Saúde, trabalho e consumo, pluralidade cultural, ética.

Jaime Pinsky (org.)

Rodolfo Ilari e Renato Basso O português do Brasil é falado por mais de 170 milhões de pessoas em um imenso território, mas muita gente teima em afirmar que ele não existe, ou, pior, que não deveria existir. Os autores oferecem, nesta obra, um estudo da língua que nós falamos e que pouco a pouco vai conquistando seus direitos. Este é um livro para ler, estudar e discutir, na sala de aula e fora dela. Temas abordados: Língua falada, multilingüismo, gramática, sociolingüística. Temas transversais: Pluralidade cultural.

3


N O V I D A D E S

4

www.editoracontexto.com.br

HISTÓRIA DAS GUERRAS Demétrio Magnoli (org.)

MINHA HISTÓRIA DAS MULHERES Michelle Perrot

LER E COMPREENDER

Algumas guerras mudaram o curso da História. Este livro, encomendado a historiadores, sociólogos, geógrafos e jornalistas brasileiros, dá conta de quinze momentos-chave em que as armas substituíram a política (ou foram sua extensão, como queria Clausewitz) e decidiram o futuro da humanidade. Temas abordados: Guerras e revoluções, política externa, ordem mundial. Temas transversais: Ética.

Esta é a obra mais acessível e instigante da historiadora Michelle Perrot, uma das pesquisadoras mais conceituadas da história das mulheres. Relato sensível e atual, o livro narra em cinco capítulos o processo da crescente visibilidade das mulheres em seus combates e suas conquistas nos espaços público e privado. Temas abordados: História das mulheres, revolução feminista. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural, trabalho e consumo.

Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias

os sentidos do texto

Ingedore V. Koch, uma das mais importantes autoras de obras de Língua Portuguesa e Lingüística em nosso país, com a colaboração de Vanda Maria Elias, apresenta neste livro seu pensamento sistematizado como uma ponte entre teorias sobre texto e leitura e práticas docentes. Escrito, principalmente, para professores do ensino fundamental e médio, a obra simplifica sem banalizar as concepções da professora Ingedore. Temas abordados: Análise e interpretação de textos. Temas transversais: Pluralidade cultural, ética.


www.editoracontexto.com.br

H I S T Ó R I A Historiografia • Ciências sociais • Povos e civilizações • Gênero • Brasil

Outros títulos A HISTÓRIA REPENSADA Keith Jenkins HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA Antonio Torres Montenegro

A HISTÓRIA ESCRITA

AUGUSTO&LEA

teoria e história da historiografia

um caso de (des)amor em tempos modernos

Jurandir Malerba (org.) Pensadores contemporâneos da História, provenientes de distintas tradições nacionais e simpatias teóricas, refletem acerca do conceito de historiografia e analisam a epistemologia da História. Obra bastante atual, permite aos brasileiros o acesso privilegiado às idéias de Massimo Mastrogregori, Jörn Rüsen, Masayuri Sato, Hayden White e Carlo Ginzburg, entre outros. Temas abordados: Historiografia. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

José Carlos Sebe B. Meihy Este livro é um fascinante caso de como a História oral é capaz de construir e descontruir histórias reais. José Carlos Sebe, um dos maiores especialistas em História oral do país, destrincha, a partir de oito depoimentos, os segredos guardados de uma família bem-sucedida da elite paulista. Indicado para estudantes, professores e profissionais da História oral. Temas abordados: Biografia, história oral. Temas transversais: Ética, educação sexual, saúde, pluralidade cultural.

HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA EM PERSPECTIVA Marcos Cezar de Freitas (org.) O DESPERTAR DA REPÚBLICA Ana Luiza Martins

VEJA EM NOSSO SITE

5


H I S T Ó R I A

www.editoracontexto.com.br

Historiografia • Ciências sociais • Povos e civilizações • Gênero • Brasil

FONTES HISTÓRICAS Carla Bassanezi Pinsky (org.) Escrita por especialistas em pesquisa histórica, a obra dialoga diretamente com historiadores e aspirantes, estudiosos de longa data e iniciantes, no contexto da realidade brasileira. Aborda os “usos e abusos” das fontes, os métodos e técnicas utilizados pelos pesquisadores em seu contato com arquivos, depoimentos orais, documentos, vestígios da cultura material e simbólica, impressos e audiovisuais. Temas abordados: Pesquisa histórica, métodos e técnicas de pesquisa. Temas transversais: Trabalho e consumo, pluralidade cultural.

6

DICIONÁRIO DE DATAS DA HISTÓRIA DO BRASIL Circe Bittencourt (org.)

DICIONÁRIO DE CONCEITOS HISTÓRICOS Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva

Este livro coloca ao alcance do público o estado atual de conhecimento sobre as mais importantes datas do calendário brasileiro. A obra possibilita ao leitor consultar datas comemorativas e/ou fatos históricos ao longo do ano e identificar os assuntos conforme seu interesse: pesquisa, ensino, política educacional ou simples curiosidade. Temas abordados: História do Brasil Temas transversais: Ética, meio ambiente, pluralidade cultural, trabalho e consumo, saúde.

Por meio de um cuidadoso mapeamento dos principais conceitos históricos que permeiam nosso dia-a-dia, os autores introduzem o leitor em importantes discussões teóricas, sem se perderem em um vocabulário excessivamente técnico. Os temas abordados, de forma dinâmica e de acordo com sua natureza, sempre que possível, estão vinculados à realidade brasileira e latino-americana. Temas abordados: Conceitos históricos. Temas transversais: Pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

H I S T Ó R I A Historiografia • Ciências sociais • Povos e civilizações • Gênero • Brasil

Outros títulos 12 FACES DO PRECONCEITO Jaime Pinsky (org.) CIDADANIA E EDUCAÇÃO Jaime Pinsky

HISTÓRIA DA CIDADANIA Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky (orgs.)

FACES DO FANATISMO Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky (orgs.)

Este livro descreve a evolução das conquistas da cidadania, desde Roma e Grécia antigas até o Brasil de hoje. Analisa também a longa trajetória da sociedade ocidental em busca dos direitos civis, políticos e sociais e trata dos passos que faltam para integrar os que ainda não são cidadãos plenos. Temas abordados: Cidadania, direitos civis, liberdade de expressão, cidadania no Brasil. Temas transversais: Ética, trabalho e consumo, pluralidade cultural, meio ambiente.

Pensar o fanatismo é atual, relevante e urgente num tempo de homens-bomba, atentados terroristas, manifestações racistas, ações extremistas, massacre de inocentes. Cruzadas, caça às bruxas, expurgos stalinistas, macartismo, nazismo, terrorismo político, torcidas organizadas, fundamentalismo islâmico e várias outras faces do fanatismo são cuidadosamente tratadas neste livro revelador e necessário. Temas abordados: Fanatismos religioso, racista, político e esportivo. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

PRÁTICAS DE CIDADANIA Jaime Pinsky (org.) CULTURA BRASILEIRA utopia e massificação (1950-1980) Marcos Napolitano INDÚSTRIA E TRABALHO NA HISTÓRIA DO BRASIL Tania Regina de Luca

7


H I S T Ó R I A

www.editoracontexto.com.br

Historiografia • Ciências sociais • Povos e civilizações • Gênero • Brasil

8

DIREITOS HUMANOS Marcos Mondaini

NO TEMPO DAS ESPECIARIAS Fábio Pestana

O BRASIL NO CONTEXTO

Este livro surge entre o crescente interesse pelos direitos fundamentais e suas constantes violações, seja pela falta de informação ou pela discordância acerca de sua eficácia. Abrangente e bem organizada, a obra disponibiliza ao leitor cinqüenta textos e documentos sobre direitos humanos, desde seu surgimento até os tempos mais recentes. Temas abordados: Direitos humanos. Temas transversais: Ética.

Este livro mostra como Portugal construiu, primeiro graças à pimenta, depois, ao açúcar, o seu vasto império colonial. Fábio Pestana articula, com singular maestria, a história com o cotidiano, colocando o leitor no centro dos acontecimentos políticos, sociais, econômicos e culturais da grande epopéia portuguesa. Temas abordados: História das navegações portuguesas, especiarias. Temas transversais: Pluralidade cultural.

Jaime Pinsky (org.)

1987-2007

Este livro oferece um balanço amplo e profundo do Brasil, de 1987 a 2007, escrito por grandes especialistas. Áreas como economia, política, cidades, alfabetização, língua, saúde e turismo são analisadas e destrinchadas. Será que os sonhos dos brasileiros estão sendo ou têm perspectivas de se realizarem? Os leitores encontrarão nesta obra uma ferramenta bemvinda para repensar o Brasil. Temas abordados: Realidade brasileira, temas atuais. Temas transversais: Saúde, trabalho e consumo, pluralidade cultural, ética.


www.editoracontexto.com.br

H I S T Ó R I A Historiografia • Ciências sociais • Povos e civilizações • Gênero • Brasil

GRÉCIA E ROMA Pedro Paulo Funari O que a cultura clássica tem a ver com a gente? A resposta reside no fato de a Antigüidade estar muito presente no nosso cotidiano. Este livro traça um painel amplo, instigante e claro dos principais temas das civilizações clássicas, da mitologia grega à escravidão, das formas de pensar as relações homem-mulher às estruturas políticas.

O BRASIL TEM FUTURO? Jaime Pinsky

AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Jaime Pinsky

A pergunta cabe: nosso país tem jeito? O Brasil tem futuro? é um livro de ensaios “republicanos”, escritos com clareza e determinação. Mostra que práticas cidadãs não rimam com esperteza, com levar vantagem, com ser anti-republicano. Um país se constrói a partir de um pacto social em que todos são protagonistas, não espectadores. É hora de sermos protagonistas. E este livro dá algumas idéias de como fazê-lo. Temas abordados: Educação, cultura, questões sociais. Temas transversais: Ética, trabalho e consumo, pluralidade cultural.

O texto, leve e de fácil compreensão, narra o fascinante processo civilizatório que conduziu nossos ancestrais à conquista da fala, da agricultura, da escrita, à criação das cidades e dos impérios, à construção de templos e palácios, ao controle sobre os rios, à criação da civilização.

Outros títulos ARQUEOLOGIA Pedro Paulo Funari PRÉ-HISTÓRIA DO BRASIL Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noelli CASTELLO a marcha para a ditadura Lira Neto DA GUERRA FRIA À NOVA ORDEM MUNDIAL Mônica Liz Miranda e Ricardo de Moura Faria (orgs.)

VEJA EM NOSSO SITE

9


H I S T Ó R I A

www.editoracontexto.com.br

Historiografia • Ciências sociais • Povos e civilizações • Gênero • Brasil

10

O MUNDO MUÇULMANO Peter Demant

OS ITALIANOS João Fábio Bertonha

OS ESPANHÓIS Josep M. Buades

O islã é mesmo uma religião de violência? Como a bela e rica tradição cultural muçulmana convive com a profusão dos homens-bomba, dos atentados em série e do terrorismo em larga escala? Este livro rastreia as origens do mundo islâmico, discute seus impasses contemporâneos e aponta as ações que precisam ser desencadeadas para se evitar uma ameaçadora “guerra entre civilizações”. Temas abordados: História, Oriente Médio, islamismo. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural, trabalho e consumo.

Quem são os italianos? Convivas barulhentos que devoram macarronadas ou degustadores de pratos sofisticados? Por que a Itália e os italianos provocam sentimentos tão contraditórios nos estrangeiros? O historiador João F. Bertonha conta as origens e os costumes de um povo presente na árvore genealógica de milhões de brasileiros, o que é ser italiano e a contínua mudança dessa identidade até nossos dias. Temas abordados: História dos italianos, costumes e doutrinas do povo italiano. Temas transversais: Pluralidade cultural, trabalho e consumo.

Como são os espanhóis? Afáveis e simpáticos, como querem alguns, ou facilmente irritáveis, de pavio curto, como dizem outros? Com texto provocativo e solidamente pesquisado, o autor rastreia as origens da cultura multifacetária e do caráter vulcânico desse povo, que tem sangue na areia, no altar e no copo. Leitura cativante e esclarecedora. Temas abordados: História dos espanhóis, costumes e doutrinas do povo espanhol. Temas transversais: Pluralidade cultural, trabalho e consumo.


www.editoracontexto.com.br

H I S T Ó R I A Historiografia • Ciências sociais • Povos e civilizações • Gênero • Brasil

HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE Adhemar Marques, Flávio Berutti e Ricardo Faria (orgs.)

HISTÓRIA DA AMÉRICA ATRAVÉS DE TEXTOS Jaime Pinsky (org.)

Textos selecionados contam os acontecimentos mais importantes do mundo a partir do fim da Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje, com capítulos sobre a Guerra Fria, o Terceiro Mundo, o bloco socialista, o mundo capitalista, o Oriente Médio e a nova ordem mundial.

Testada e aprovada em salas de aula, a obra dividida em 16 partes – cada uma com apresentação, textos e atividades – aborda as civilizações indígenas, sistemas coloniais, educação, costumes, formação dos estados, lutas sociais e direitos humanos.

O MUNDO GLOBALIZADO Alexandre de Freitas Barbosa

HISTÓRIA MODERNA ATRAVÉS DE TEXTOS Adhemar Marques, Flávio Berutti e Ricardo Faria (orgs.)

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA ATRAVÉS DE TEXTOS Adhemar Marques, Flávio Berutti e Ricardo Faria (orgs.)

100 TEXTOS DE HISTÓRIA ANTIGA Jaime Pinsky (org.)

Historiadores, economistas, escritores, artistas e filósofos abordam as inquietações, perspectivas e dificuldades socioculturais, políticas e econômicas da Época Moderna, discutindo o conceito de modernidade.

Este livro oferece uma visão do processo histórico compreendido entre as revoluções burguesas e a Segunda Guerra Mundial. Para a escolha, levou-se em consideração a programação de leituras essenciais a um estudante de História contemporânea e a sua adequação, tanto no conteúdo quanto na forma, às reais condições de ensino e aprendizagem.

DOCUMENTOS SOBRE A ESCRAVIDÃO NO BRASIL Maria de Fátima Rodrigues das Neves

Outros títulos

ESTADOS UNIDOS a formação da nação Leandro Karnal

DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO Theo Santiago

11


H I S T Ó R I A

www.editoracontexto.com.br

Historiografia • Ciências sociais • Povos e civilizações • Gênero • Brasil

Outros títulos MULHERES NO BRASIL COLONIAL Mary Del Priore BASTARDOS DO IMPÉRIO Maria Adenir Peraro O BRASIL QUE OS EUROPEUS ENCONTRARAM Carla Bassanezi Pinsky e Laima Mesgravis

REVOLUÇÃO FRANCESA E ILUMINISMO Jorge Grespan Texto fluente e crítico, que substitui os conceitos rígidos à luz dos quais o assunto costuma ser tratado. Derruba mal-entendidos arraigados, sem eliminar a pluralidade de interpretações possíveis a Revolução Francesa – um dos capítulos fundamentais da história da humanidade.

TEORIA CULTURAL DE A a Z conceitos-chave para entender o mundo contemporâneo

Andrew Edgar e Peter Sedgwick GRANDES NOMES DA HISTÓRIA INTELECTUAL Marcos Antônio Lopes (org.)

VEJA EM NOSSO SITE

12

Unindo clareza, densidade e elegância de texto, traz os conceitos fundamentais para se compreender a pluralidade do mundo e do pensamento contemporâneos. Comprometido com o rigor intelectual, mas sem abrir mão da fluência, do didatismo e da leveza, conduz o leitor por cerca de 300 verbetes, numa espécie de mapeamento teórico dos cenários multidisciplinares da cultura em nossos dias.

50 GRANDES PENSADORES DA HISTÓRIA Marnie Hughes-Warrington A História pensada, discutida e questionada por cinqüenta nomes fundamentais, desde a Antigüidade aos dias de hoje. O choque de concepções é inevitável e, dessa diversidade, ergue-se um abrangente e estimulante painel que ressalta o valor da História, usos e significados. Temas abordados: História, idéias, biografias. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural


www.editoracontexto.com.br

H I S T Ó R I A Historiografia • Ciências sociais • Povos e civilizações • Gênero • Brasil

HISTÓRIA DAS CRIANÇAS NO BRASIL Mary Del Priore (org.) O cruzamento dos olhares de especialistas de várias partes do país eleva a criança da condição de mera figurante da História brasileira para a de protagonista. Importantes momentos da trajetória nacional são revistos sob o ponto de vista da infância.

HISTÓRIA DO AMOR NO BRASIL Mary Del Priore O que é o amor? Sentimento imutável ao longo da História ou manifestação vinculada ao seu tempo? As pessoas namoram hoje da mesma forma que no período colonial? Da rígida família patriarcal até a “desordem amorosa”, a pílula e a revolução feminista, do flerte à paquera, a obra aborda séculos de vida amorosa no Brasil. Ideal para todos os que querem entender, e viver, o afeto mais cantado da História. Temas abordados: Amor e relacionamentos no Brasil. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL Mary Del Priore (org.) Um elenco de 16 reconhecidos historiadores, reforçado pela escritora Lygia Fagundes Telles, descreve não apenas as vitórias e derrotas das brasileiras ao longo do tempo, mas trata também de derrubar mitos, encorajar debates e estimular a reflexão com base em fatos. Temas abordados: História, mulheres, trajetórias, questão feminina. Temas transversais: Ética, trabalho e consumo, educação sexual, pluralidade cultural.

A INFÂNCIA Peter N. Stearns Criança é simplesmente uma realidade biológica ou uma construção histórica? Com linguagem acessível, o autor passeia pela História e analisa papéis e funções das crianças, diferenças de gênero, práticas disciplinares, estrutura familiar e aspectos da vida emocional. Fala de brinquedos e brincadeiras e enfrenta temas de grande atualidade, como a educação, o trabalho infantil, a globalização cultural e a expansão do consumismo centrado na criança.

13


H I S T Ó R I A

www.editoracontexto.com.br

Historiografia • Ciências sociais • Povos e civilizações • Gênero • Brasil

SEXO E PODER a família no mundo (1900-2000)

Göran Therborn Este livro é a mais ousada análise da instituição familiar em termos mundiais das últimas décadas. Dividida em três grandes temas – patriarcado, casamento e vínculo sexual e fecundidade –, a obra compara as mudanças ocorridas entre 1900 e 2000 nos principais sistemas familiares mundiais e traz também dados da América Latina e do Brasil. Temas abordados: História da família, sociologia, antropologia. Temas transversais: Pluralidade cultural.

14

MINHA HISTÓRIA DAS MULHERES Michelle Perrot Esta é a obra mais acessível e instigante da historiadora Michelle Perrot, uma das pesquisadoras mais conceituadas da História das mulheres. Relato sensível e atual, o livro narra em cinco capítulos o processo da crescente visibilidade das mulheres em seus combates e suas conquistas nos espaços público e privado. Temas abordados: História das mulheres, revolução feminista. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural, trabalho e consumo.

HISTÓRIA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO Peter N. Stearns Este livro é uma exploração fascinante do que ocorre com as idéias estabelecidas sobre homens e mulheres quando sistemas culturais distintos entram em contato. Valendo-se de vários exemplos, da préhistória ao século XXI, o autor delineia o quadro dos encontros culturais internacionais mais significativos e seus efeitos sobre as relações de gênero. Temas abordados: História, relações de gênero. Temas transversais: Pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

H I S T Ó R I A Historiografia • Ciências sociais • Povos e civilizações • Gênero • Brasil

PALMARES Flávio Gomes A História de Palmares, desde os primeiros tempos e a luta constante com as autoridades até a morte de Zumbi e seu fim, narrada pelo historiador Flávio Gomes. O autor desfaz mitos e muda o olhar tradicional sobre a maior e mais conhecida comunidade de negros fugitivos da História das Américas.

12 FACES DO PRECONCEITO Jaime Pinsky (org.)

A ESCRAVIDÃO NO BRASIL Jaime Pinsky

Discute diferentes formas de preconceito em nossa sociedade. As experiências pessoais de extrema sensibilidade e a atuação profissional de cada autor permitem um quadro amplo e acessível do problema. Temas abordados: Preconceito, sociedade, questões étnicas. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

Trata das questões centrais da História da escravidão no Brasil e incorpora o resultado das pesquisas mais recentes sobre o assunto. O autor aborda temas como o tráfico, a vida cotidiana dos escravos no trabalho e na senzala, a vida sexual e a resistência oferecida pelos negros contra a opressão. Revela, ainda, o caráter cruel da escravidão e sua influência perversa na formação de nossa sociedade.

Outros títulos O BRASIL DE 1945 AO GOLPE MILITAR José Ênio Casalecchi UMA HISTÓRIA DO BRASIL: Império Mário Maestri UMA HISTÓRIA DO BRASIL: República Luiz Roberto Lopez DO FEUDALISMO AO CAPTALISMO Theo Santiago

Veja também DOCUMENTOS SOBRE A ESCRAVIDÃO NO BRASIL Maria de Fátima Rodrigues das Neves p. 10

DO SILÊNCIO DO LAR AO SILÊNCIO ESCOLAR Eliane Cavalleiro p. 24

15


H I S T Ó R I A

www.editoracontexto.com.br

Historiografia • Ciências sociais • Povos e civilizações • Gênero • Brasil

HUNGRIA 1956 ... e o muro começa a cair

Ladislao Szabo (org.) A revolução húngara de 1956 foi um dos mais importantes sinalizadores da queda do Muro de Berlim, da derrocada da União Soviética e do “socialismo real”. Neste livro, os autores perfazem detalhadamente e analisam todos os ângulos desse levante. Temas abordados: História, revolução húngara. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

16

HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS das origens ao século

XXI

Leandro Karnal, Sean Purdy, Luiz E. Fernandes e Marcus V. de Morais Como pode um país provocar tanto ódio, a ponto de muita gente no mundo ficar feliz até com ataques suicidas de fanáticos obscurantistas contra eles? Os EUA – que espalharam para o mundo o cinema e o jazz, séries de TV e calças jeans – é analisado e destrinchado sob a ótica de especialistas radicados no Brasil. Temas abordados: Estados Unidos, história. Temas transversais: Pluralidade cultural, ética, trabalho e consumo.

HISTÓRIA DAS GUERRAS Demétrio Magnoli (org.) Algumas guerras mudaram o curso da História. Este livro, encomendado a historiadores, sociólogos, geógrafos e jornalistas brasileiros, dá conta de quinze momentos-chave em que as armas substituíram a política (ou foram sua extensão, como queria Clausewitz) e decidiram o futuro da humanidade. Temas abordados: Guerras e revoluções, política externa, ordem mundial. Temas transversais: Ética.


www.editoracontexto.com.br

M E I O

A M B I E N T E

Qualidade de vida • Movimentos ecológicos • Problemas ambientais

AMAZÔNIA, AMAZÔNIAS Carlos Walter Porto Gonçalves Resultado de duas décadas de pesquisa sobre essa fantástica região do Brasil, a obra evidencia a realidade local e discute mitos como o do “pulmão do mundo” ou o do “tesouro que desperta a cobiça das potências mundiais”.

GUIA ECOLÓGICO DOMÉSTICO Maurício Waldman e Dan Schneider

GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE Francisco Mendonça

Como ter um comportamento ecológico dentro de casa? A obra ensina a reciclar o lixo doméstico, organizar plantações, usar produtos de limpeza que não agridam o meio ambiente e outros procedimentos simples para que a família viva em harmonia com a natureza. Temas abordados: Lixo, reciclagem, meio ambiente. Temas transversais: Ética, meio ambiente, pluralidade cultural.

Mostra que a preocupação do homem com o meio ambiente não é nova, apenas adquiriu sua devida importância num momento em que, diante da qualidade de vida cada vez pior, o homem passa a se perceber como ameaça à natureza.

OS (DES)CAMINHOS DO MEIO AMBIENTE Carlos Walter Porto Gonçalves Descreve a trajetória do movimento ecológico e, em uma abordagem corajosa, questiona a prática da ecologia como um “modismo” que criou de repente uma legião de “amigos do Pantanal”, protetores de jacarés, críticos das queimadas, adversários das fábricas etc.

A ORDEM AMBIENTAL INTERNACIONAL Wagner da Costa Ribeiro Problemas como poluição atmosférica, aquecimento global e conservação da diversidade biológica transpassam as fronteiras de países. A temática ambiental tem ganhado, com isso, contornos internacionais. Como assegurar o desenvolvimento sustentável nesse panorama?

17


M E I O

A M B I E N T E

www.editoracontexto.com.br

Qualidade de vida • Movimentos ecológicos • Problemas ambientais

18

50 GRANDES AMBIENTALISTAS Joy A. Palmer (org.)

O ECOLOGISMO DOS POBRES Joan Martínez Alier

Nas últimas décadas, as questões de conservação do meio ambiente vêm ganhando mais espaço por conta do impacto deletério de atividades humanas que provocam degradação ambiental, comprometendo os recursos naturais e o futuro da vida no planeta. Este livro – que reúne os perfis e as idéias dos principais ecologistas do século V a.C. ao XXI – é uma obra única para se entender como o meio ambiente tem sido pensado ao longo dos tempos. Temas abordados: Meio ambiente, biografias. Temas transversais: Meio ambiente, ética.

Este livro – escrito por um dos mais destacados economistas ecológicos do mundo –, rico em detalhes empíricos, pleno de percepções teóricas e que convida à esperança em um mundo obscuro, é uma valiosa e profunda contribuição aos debates sobre ecologia política e economia ecológica. Temas abordados: Economia ecológica e ecologia política. Temas transversais: Ética, trabalho e consumo, saúde, meio ambiente.

OS RISCOS o homem como agressor e vítima do meio ambiente

Yvette Veyret (org.) O risco – que se define como a percepção do perigo, da catástrofe possível – vem adquirindo lugar de destaque nas sociedades. Ele está em toda parte. Este livro oferece um estudo sério e atual da noção de risco, sua representação, atores e relações com o espaço, das práticas de gestão de organização do território às operações póscatástrofe e reconstrução. Temas abordados: Riscos ambientais, econômicos, sociais e industriais. Temas transversais: Ética, trabalho e consumo, saúde, meio ambiente.


www.editoracontexto.com.br

G E O G R A F I A Urbanismo • Geografia moderna • Espaço geográfico

Outros títulos POPULAÇÃO E GEOGRAFIA Amélia Damiani GLOBALIZAÇÃO E ESPAÇO GEOGRÁFICO Estáquio de Sene

GEOGRAFIA EM PERSPECTIVA Nídia Nacib Pontuschuka e Ariovaldo U. de Oliveira (orgs.) Reúne autores de várias partes do país para avaliar os resultados das pesquisas de geógrafos conceituados e discutir problemas e temáticas em evidência na área, como os caminhos da pesquisa no Brasil, a formação de professores e a metodologia de ensino e aprendizagem. Temas abordados: Pesquisa geográfica, metodologia de ensino e aprendizagem. Temas transversais: Pluralidade cultural.

TERRITÓRIOS ALTERNATIVOS Rogério Haesbaert Esta obra envolve o debate cada vez mais transdisciplinar sobre as questões relativas ao território. Temáticas fundamentais para o trabalho de geógrafos e profissionais da área são abordadas: modernidade/pósmodernidade, espaço metropolitano, conceitos-chave da Geografia e escalas espaço-temporais. Temas abordados: Espaços metropolitanos, geografia moderna. Temas transversais: Pluralidade cultural.

A NATUREZA CONTRADITÓRIA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO Lenyra Rique da Silva O BRASIL E A AMÉRICA LATINA Manuel Correia de Andrade GEOMORFOLOGIA Jurandyr Luciano Sanches Ross A FEDERAÇÃO BRASILEIRA Manuel Correia de Andrade e Sandra Maria Correia Andrade

19


G E O G R A F I A

www.editoracontexto.com.br

Urbanismo • Geografia moderna • Espaço geográfico

AS GEOGRAFIAS DE SÃO PAULO – I representação e crise da metrópole

Ana Fani A. Carlos e Ariovaldo U. de Oliveira (orgs.) Aqui o leitor vai encontrar os mais variados temas e vertentes teórico-metodológicas. Esse livro é essencial para estudantes, professores e profissionais de Geografia e Urbanismo.

AS GEOGRAFIAS DE SÃO PAULO – II a metrópole do século

XX

Ana Fani A. Carlos e Ariovaldo U. de Oliveira (orgs.) Quais são os rumos, conflitos e desafios de São Paulo? Este livro propõe uma leitura do mundo moderno através ou a partir da análise dessa cidade como metrópole do século XXI. Essencial para estudantes, professores e profissionais de Geografia e Urbanismo.

20

O ESPAÇO PÚBLICO NA CIDADE CONTEMPORÂNEA Angelo Serpa

GEOGRAFIAS DAS METRÓPOLES Ana Fani A. Carlos e Ariovaldo U. de Oliveira (orgs.)

Desafio para a Geografia, assim como para outras áreas, o uso do espaço público hoje é tema de debates acalorados em todas as metrópoles e cidades médias. O autor analisa, por meio de exemplos variados, o espaço público como arena de ação política de intervenção urbana e como mercadoria para consumo de poucos. Temas abordados: Urbanismo, uso do espaço público, metrópoles e cidades médias. Temas transversais: Pluralidade cultural, trabalho e consumo.

Este livro busca revelar a metrópole em sua complexidade a partir de reflexões sobre a cultura, a história, a natureza, os processos econômicos, as texturas e estruturações socioespaciais de metrópoles mundiais, como São Paulo, Buenos Aires e Barcelona. Para alunos e professores de Geografia e demais interessados em questões urbanas. Temas abordados: Questões urbanas. Temas trasnsversais: Trabalho e consumo, meio ambiente, ética.


www.editoracontexto.com.br

G E O G R A F I A Urbanismo • Geografia moderna • Espaço geográfico

A CIDADE Ana Fani Alessandri Carlos A VIDA NAS CIDADES Eliseu Savério Spósito

MAPAS DA GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA TEMÁTICA Marcello Martinelli MOVIMENTO CAMPONÊS REBELDE a reforma agrária no Brasil

CLIMA URBANO Carlos Augusto Figueiredo Monteiro e Francisco Mendonça Obra de referência para o entendimento do ambiente atmosférico urbano do Brasil, com estudos de caso de quatro importantes centros urbanos nacionais. O livro descreve ainda a evolução das pesquisas sobre o tema no país, apontando tendências e desafios. Temas abordados: Ambiente atmosférico urbano. Temas transversais: Ética, meio ambiente.

MORADIA NAS CIDADES BRASILEIRAS Arlete Moysés Rodrigues MIGRANTES Dora Martins e Sônia Vanalli

Carlos Alberto Feliciano ESPAÇO-TEMPO NA METRÓPOLE Ana Fani Alessandri Carlos DILEMAS URBANOS novas abordagens sobre a cidade

CAPITALISMO E URBANIZAÇÃO Maria Encarnação Beltrão Sposito

Ana Fani A. Carlos e Amália Inês G. Lemos URBANIZAÇÃO E MUNDIALIZAÇÃO

DILEMAS URBANOS Amália Inês Geraiges Lemos e Ana Fani Alessandri Carlos (orgs.)

estudos sobre a metrópole

Ana Fani A. Carlos e Carles Carreras (orgs.)

21


G E O G R A F I A

www.editoracontexto.com.br

Urbanismo • Geografia moderna • Espaço geográfico

NOVAS GEOPOLÍTICAS José William Vesentini Como se dará a disputa pela hegemonia mundial ao longo do século XXI? Ao confrontar as mais recentes idéias e teorias sobre a forma de organização mundial, o autor analisa a fundo as transformações ocasionadas pela Terceira Revolução Industrial e pela globalização capitalista.

DO SENSO COMUM À GEOGRAFIA CIENTÍFICA Lenyra Rique da Silva Profundamente instigante, convida Nietzche, Marx, Bachelar, Arendt e Derrida para uma discussão geográfica e, por meio deles, procura preencher lacunas, abrir novas veredas, anular certezas e desconstruir verdades conceituais. É, ao mesmo tempo, uma valiosa contribuição à Geografia comprometida com a solução dos problemas brasileiros. Este livro consegue articular, com criatividade incomum, teoria e prática, revelando-se um trabalho que impressiona pela singularidade e pela ousadia.

22

NOVOS CAMINHOS DA GEOGRAFIA Ana Fani A. Carlos (org.) O que é Geografia e o que é fazer Geografia nestes tempos de mudanças? Nesta obra fundamental para professores e estudantes da área, nove importantes geógrafos discutem questões de Geografia física, urbana, rural, de pesquisa, de teoria, de espaço e do cotidiano. Temas abordados: Novos rumos na Geografia física, urbana, rural, de pesquisa, de teoria, de espaço, do cotidiano. Temas transversais: Pluralidade cultural.

PARA ONDE VAI O PENSAMENTO GEOGRÁFICO? por uma epistemologia crítica

Ruy Moreira Este livro destina-se a estimular o debate da Geografia diante da fragmentação do olhar geográfico comprometido com um tipo de mundo há tempos esgotado na História humana. Para onde, afinal, caminha a geografia e o ofício de geógrafo? O autor analisa os problemas que cercam a Geografia moderna e explica por que o mundo caminha de forma acelerada para o encontro da biologia molecular com a bioengenharia. Temas abordados: Geografia moderna. Temas transversais: Trabalho e consumo.


www.editoracontexto.com.br

T U R I S M O Hotelaria • Eventos

Outros títulos CRIATIVIDADE EM EVENTOS Francisco Paulo de Melo Neto

CERIMONIAL E PROTOCOLO Ana Lukower Este livro é um guia voltado a quem, por responsabilidade profissional ou vocação pessoal, se vê diante de organizações de eventos. Traz as regras básicas do Cerimonial e Protocolo, desde a hierarquia dos convidados aos trajes indicados para cada ocasião e as formas de tratamento adequadas. Além de informações indispensáveis para organização de palestras, congressos, recepção, formaturas ou casamentos. Temas abordados: Organização de eventos. Temas transversais: Trabalho e consumo.

A ALMA DO LUGAR Eduardo Yázigi

A PRODUÇÃO DO SABER TURÍSTICO Marutschka Moesch TURISMO URBANO Antonio Carlos Castrogiovanni (org.)

TURISMO investigação e crítica

Antonio Carlos Castrogiovanni e Susana Gastal (orgs.)

TURISMO RURAL Adyr Balastreri Rodrigues (org.)

TURISMO E COMUNICAÇÃO a indústria da diferença

Jacques A. Wainberg

23


T U R I S M O

www.editoracontexto.com.br

Hotelaria • Eventos

Outros títulos TURISMO DE NATUREZA Bob McKerher ECOTURISMO NO BRASIL Adyr Balastreri Rodrigues (org.) TURISMO uma introdução Ray Youell SUPERVISÃO E LIDERANÇA EM TURISMO E HOTELARIA Lynn van Der Wagen e Christine Davies TURISMO E MÍDIA o papel da comunicação na atividade turística Christian Nielsen

24

DESENVOLVIMENTO EM TURISMO temas contemporâneos Douglas G. Pearce e Richard W. Butler (orgs.) PLANEJAMENTO TURÍSTICO C. Michael Hall TREKKING Athayde Tonhasc Jr. TURISMO E CIVILIZAÇÃO mergulhando nos berços da humanidade Luiz Gonzaga Godoi Trigo

TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL Pedro Paulo Funari e Jaime Pinsky (orgs.) Esta coletânea discute, de forma original, a cultura como componente central da motivação do turismo e fator essencial da reflexão sobre o tema. Livro essencial que contribui para uma prática turística mais prazerosa e criativa. Temas abordados: Prática turística e patrimônio cultural. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

E D U C A Ç Ã O Ensino • Teorias e práticas docentes • Interdisciplinaridade • Alfabetização

DO SILÊNCIO DO LAR AO SILÊNCIO ESCOLAR Eliane Cavalleiro

EDUCAR MENINAS E MENINOS Daniela Auad

ADOLESCÊNCIA E DROGAS Ilana Pinsky e Marco Antonio Bessa (orgs.)

Este livro traz à tona as relações de gênero na escola e a construção das diferenças hierarquizadas entre os sexos. Além disso, analisa a escola mista e defende a idéia da coeducação, uma nova forma de educar que foge aos padrões tradicionais estereotipados de separação das “coisas de menino” e das “coisas de menina”. Defende a igualdade com respeito às diferenças e mostra como isso pode ocorrer na prática escolar. Temas abordados: Relações de gênero na escola, escola mista, educação infantil. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

Este livro aborda um assunto multifacetado, o consumo de drogas, a partir de pontos de vista de renomados especialistas, nacionais e internacionais, para responder, com autoridade e sem demagogia, a uma série de questões sobre o problema. É leitura obrigatória para especialistas, educadores e pais. E para responsáveis por políticas públicas de prevenção e tratamento. Temas abordados: Adolescentes, uso de drogas, soluções. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

Este livro é a interpretação crítica e analítica de uma pesquisa feita pela professora Eliane Cavalleiro sobre a discriminação das crianças negras em sala de aula. Os resultados são chocantes e mostram inúmeras situações de preconceito racial ocorridas durante as aulas. Essa obra é um primeiro e importante passo para que o Brasil rompa o silêncio em torno do racismo e comece a lutar para eliminá-lo de vez do sistema educacional. Temas abordados: Discriminação racial, escola, atuação de professores. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

A CANÇÃO DAS SETE CORES educando para a paz

Carlos Rodrigues Brandão A educação pode ajudar a transformar o mundo que temos no mundo que queremos. Neste livro, o autor analisa os alicerces da educação para a paz: confiança, diálogo, solidariedade e qualidade de vida. Temas abordados: Educação, paz, qualidade de vida. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

25


E D U C A Ç Ã O

www.editoracontexto.com.br

Ensino • Teorias e práticas docentes • Interdisciplinaridade • Alfabetização

LETRAMENTO LITERÁRIO teoria e prática

Rildo Cosson Para professores que desejam fazer do letramento literário uma atividade significativa para si e seus alunos, esta obra mostra como reformular, fortalecer e ampliar o estímulo à leitura no ensino básico para além das práticas usuais. Desata ainda os nós da relação entre literatura e educação e propõe a construção de uma comunidade de leitores nas salas de aula. Temas abordados: Literatura, técnicas para letramento, leitura, educação. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

26

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Magda Soares Quais as verdadeiras causas do fracasso do processo de alfabetização no Brasil? Magda Soares, uma das maiores especialistas brasileiras em alfabetização, mostra que um problema tão complexo precisa ser enfrentado com esforço multidisciplinar. A autora desvela a função distorcida dos programas de acesso à leitura e explicita o abismo entre o discurso oficial da escola e o universo das crianças pertencentes às classes populares. Temas abordados: Escrita, alfabetização e métodos pedagógicos. Temas transversais: Ética e pluralidade cultural.

FALA, LETRAMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Maria Cecilia Mollica É possível encontrar métodos pedagógicos alternativos no ensino da língua culta? Este livro mostra que sim. A autora mescla conceitos e diretrizes com propostas pedagógicas e exercícios ilustrados, voltados para diferentes níveis de ensino, que podem ser aplicados pelos professores de acordo com o perfil sociolingüístico dos alunos. Temas abordados: Ensino da língua, heterogeneidade lingüística, propostas pedagógicas. Temas transversais: Ética e pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

E D U C A Ç Ã O Ensino • Teorias e práticas docentes • Interdisciplinaridade • Alfabetização

COMO USAR A LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA Maria Alice Faria Este livro busca capacitar educadores e animadores de leitura para perceber toda a riqueza de detalhes típica dos livros para crianças. Uma obra que expõe com extrema clareza idéias complexas, sem cair na tentação de encarar a literatura como um objeto utilitário, de uso meramente instrumental. Temas abordados: Literatura, literalidade, narrativa, texto escrito e visual, práticas docentes. Temas transversais: Pluralidade cultural.

COMO USAR A MÚSICA NA SALA DE AULA Martins Ferreira

COMO USAR A TELEVISÃO NA SALA DE AULA Marcos Napolitano

Com exercícios e muitos exemplos práticos, a obra serve como guia de atividades com música – de Beethoven a Waldick Soriano – para todas as disciplinas. Fundamental para professores que buscam mais criatividade nas aulas. Temas abordados: Expressão, interdisciplinaridade, práticas docentes. Temas transversais: Pluralidade cultural.

Quais os procedimentos para que a programação veiculada na TV possa ser incorporada como documento históricosocial? O autor sugere um roteiro com 16 atividades que visam utilizar a televisão como fonte de aprendizado e catalisadora de debates na escola. Temas abordados: Usos sociais da TV, práticas docentes. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

COMO USAR AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA Angela Rama e Waldomiro Vergueiro (orgs.) Por meio de exemplos práticos e muitas sugestões de atividades, os educadores encontrarão nesta obra uma fonte inesgotável de inspiração para trabalhar as HQs com seus alunos. O livro traz também orientações didáticas sobre o uso delas e um guia básico sobre a linguagem dos quadrinhos. Temas abordados: Linguagens dos quadrinhos, práticas docentes. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

COMO USAR OUTRAS LINGUAGENS NA SALA DE AULA Beatriz Marcondes, Gilda Menezes e Thaís Thoshimitsu Sugere ao professor diversas atividades para analisar e discutir textos veiculados em jornais, revistas, outdoors, televisão etc. As discussões propostas fazem referência a aspectos do cotidiano do aluno, como consumo e ética. Temas abordados: Análise de textos, leitura, avaliação, práticas docentes. Temas transversais: Ética.

27


E D U C A Ç Ã O

www.editoracontexto.com.br

Ensino • Teorias e práticas docentes • Interdisciplinaridade • Alfabetização

COMO USAR O JORNAL NA SALA DE AULA Maria Alice Faria Combina o estudo do jornal, fornecendo dados históricos e teóricos, com a análise de textos jornalísticos e sugestões de trabalhos práticos com o jornal em sala de aula. A autora apresenta as partes do jornal e como sua leitura crítica pode transformar as aulas de português numa atividade divertida e proveitosa. Temas abordados: Pedagogia da informação, transversalidade, práticas docentes. Temas transversais: Ética.

COMO USAR O CINEMA NA SALA DE AULA Marcos Napolitano Além de puro entretenimento, o cinema representa um fantástico potencial de aprendizado para qualquer tipo de público. Esta obra revela caminhos para transformar a exibição de filmes na sala de aula em um recurso rico, lúdico e extremamente sedutor. Temas abordados: Análise de filmes, abordagens pedagógicas, transversalidade, práticas docentes. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural, meio ambiente, trabalho e consumo, saúde.

28

COMO USAR O RÁDIO NA SALA DE AULA Marciel Consani

COMO USAR ARTES VISUAIS NA SALA DE AULA Kátia Alves Pereira

Como introduzir o rádio de forma adequada nos projetos pedagógicos das instituições de ensino? Ricamente ilustrado, com dicas de exercícios organizadas por modalidade e com indicação de grau de complexidade, este livro amplia o repertório de referências teóricas e atividades práticas de professores e agentes culturais. Temas abordados: Educomunicação, oralidade, formatos do rádio, propostas de atividades e práticas docentes. Temas transversais: Ética, trabalho e consumo e pluralidade cultural.

Como trabalhar artes visuais na sala de aula? Este livro apresenta um roteiro dinâmico e criativo de exemplos práticos e sugestões de atividades que vão além do simples exercício e procuram desencadear reflexões sobre arte, cultura e sociedade. A autora explica, ainda, como cada atividade deve ser desenvolvida, o que permite ao professor de qualquer área criar projetos com artes visuais. Temas abordados: Criação, linguagens visuais, propostas de atividades, práticas docentes. Temas transversais: Pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

E D U C A Ç Ã O Ensino • Teorias e práticas docentes • Interdisciplinaridade • Alfabetização

Outros títulos O SABER HISTÓRICO NA SALA DE AULA Circe Bittencourt (org.) O ENSINO DE HISTÓRIA E A CRIAÇÃO DO FATO Jaime Pinsky (org.) HISTÓRIA NA SALA DE AULA

DO DESENHO AO MAPA

conceitos, práticas e propostas

iniciação cartográfica na escola

Leandro Karnal (org.)

Rosângela Doin de Almeida

Este livro lança novas luzes sobre o trabalho do professor de História, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. Os autores questionam certas práticas de sala de aula e propõem outras, mais eficazes para despertar o interesse dos alunos pela matéria e mais compatíveis com a responsabilidade dos historiadores. Temas abordados: Transversalidade. Temas transversais: Ética, meio ambiente, pluralidade cultural, educação sexual, saúde trabalho e consumo.

Como associar desenhos de criança aos “mapas de adulto” encontrados nos atlas e livros escolares e, assim, aproximar a Geografia do universo dos alunos? São essas as questões que permeiam o livro e às quais a autora responde com extrema precisão e agilidade. Temas abordados: Visão de espaço, representação, leitura de mapas, capacidade de localização. Temas transversais: Pluralidade cultural.

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Sonia Castellar (org.) A GEOGRAFIA NA SALA DE AULA Ana Fani Alessandri Carlos (org.) O ESPAÇO GEOGRÁFICO Elza Passini e Rosângela Doin de Almeida PARA ONDE VAI O ENSINO DE GEOGRAFIA? Ariovaldo U. de Oliveira (org.)

29


E D U C A Ç Ã O

www.editoracontexto.com.br

Ensino • Teorias e práticas docentes • Interdisciplinaridade • Alfabetização

30

DIDÁTICA Jaime Cordeiro

50 GRANDES EDUCADORES de Confúcio a Dewey

50 GRANDES EDUCADORES MODERNOS

Finalmente um manual claro, moderno e completo de Didática, escrito especialmente para alunos e professores da disciplina nos cursos de Pedagogia e de formação continuada. Obra sem o ranço dos velhos tratados, escrito por um professor brasileiro para as necessidades do nosso país. Didática dosa com sabedoria teoria e prática. Temas abordados: Teoria e práticas educacionais, disciplina, avaliação, relação educador-aluno. Temas transversais: Ética.

Joy A. Palmer (org.)

de Piaget a Paulo Freire

Ao reunir cinqüenta perfis entre os principais educadores de 500 a.C. até os primórdios do século XX, este livro traz à tona a evolução da educação e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade. A obra traz informações biográficas, resumo e avaliações das principais realizações do autor, além de uma lista dos trabalhos de destaque e sugestões de leitura. Temas abordados: Teorias e práticas educacionais, pensamento crítico. Temas transversais: Ética.

Joy A. Palmer (org.) Qual o papel do professor? Como planejar a atividade pedagógica? Este livro abrange a influência, a importância e o caráter inovador do pensamento dos mais importantes pensadores da Educação moderna. Destaca também o perfil de Paulo Freire, cujas idéias revolucionaram o pensamento pedagógico universal. Temas abordados: Teorias e práticas educacionais, pensamento crítico, bibliografias. Temas transversais: Ética.


www.editoracontexto.com.br

E D U C A Ç Ã O Ensino • Teorias e práticas docentes • Interdisciplinaridade • Alfabetização

Outros títulos O ENSINO DE PORTUGUÊS Zuleika de Felice Murrie (org.) GRAMÁTICA NA ESCOLA Maria Helena de Moura Neves

ENSINO DE GRAMÁTICA descrição e uso

Silvia Figueiredo Brandão e Silvia Rodrigues Vieira Como se deve ensinar Língua Portuguesa para os alunos de hoje? Já é possível enfrentar o grande desafio que se impôs quando uma grande massa de brasileiros trouxe às escolas seus falares, suas gramáticas particulares. Este livro resulta de crescente interesse em atender às exigências dessa mudança e em assumir uma posição objetiva ante a realidade escolar.

QUE GRAMÁTICA ESTUDAR NA ESCOLA? Maria Helena de Moura Neves Já é mais do que hora de atender o que esperam a sociedade e a família das aulas de português. O livro mostra a necessidade e aponta alternativas para que o estudo da gramática na escola contribua efetivamente para isso. Temas abordados: Norma x uso, gramaticalização, tratamento escolar. Temas transversais: Pluralidade cultural.

CONTRADIÇÕES NO ENSINO DE PORTUGUÊS Rosa Virgínia Mattos e Silva

VEJA EM NOSSO SITE

264 págs.

Temas abordados: Gramática, texto e contexto, abordagens no ensino. Temas transversais: Pluralidade cultural.

31


E D U C A Ç Ã O

www.editoracontexto.com.br

Ensino • Teorias e práticas docentes • Interdisciplinaridade • Alfabetização

Outros títulos PARA LER E FAZER O JORNAL NA SALA DE AULA Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr. ENSINO-APRENDIZAGEM COM MODELAGEM MATEMÁTICA Rodney Carlos Bassanezi MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO Maria Salett Biembengut e Nelson Hein ESCRITA E ALFABETIZAÇÃO Carlos Alberto Faraco GUIA PRÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO Leonor Scliar-Cabral

32

É POSSÍVEL FACILITAR A LEITURA

LER E COMPREENDER

um guia para escrever claro

os sentidos do texto

Yara Liberato e Lúcia Fulgêncio

Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias

Finalmente um guia completo e moderno com estratégias de como escrever textos informativos mais claros. As autoras apontam problemas e soluções visando a uma escrita legível e à formação de um leitor crítico. Além disso, contribuem com maestria para a tarefa de professores e de autores de textos informativos e didáticos. Temas abordados: Leitura, redação, produção de textos. Temas transversais: Pluralidade cultural.

Ingedore V. Koch, uma das mais importantes autoras de obras de Língua Portuguesa e Lingüística em nosso país, com a colaboração de Vanda Maria Elias, apresenta neste livro seu pensamento sistematizado como uma ponte entre teorias sobre texto e leitura e práticas docentes. Escrito, principalmente, para professores do ensino fundamental e médio, a obra simplifica sem banalizar as concepções da professora Ingedore. Temas abordados: Análise e interpretação de textos. Temas transversais: Pluralidade cultural, ética.


www.editoracontexto.com.br

J O R N A L I S M O Comunicação • Reportagem • Mídia

JORNALISMO LITERÁRIO Felipe Pena Em um texto delicioso, bem ao gosto do tema retratado, o autor destaca alguns subgêneros em que se pode exercer o jornalismo literário, como crítica literária, biografia, romance-reportagem, e discute o limite entre ficção e realidade. Temas abordados: Jornalismo literário, crítica literária, biografia, romance-reportagem, limite entre ficção e realidade. Temas transversais: Pluralidade cultural, ética.

ASSESSORIA DE IMPRENSA como se relacionar com a mídia Maristela Mafei De fundamental importância para grandes e médias empresas, tanto do setor privado quanto público, o trabalho de assessoria de imprensa é esmiuçado neste livro – desde os bastidores das grandes crises às particularidades da profissão. Temas abordados: Assessoria de imprensa, funções, bastidores. Temas transversais: Ética.

JORNALISMO CULTURAL Daniel Piza Daniel Piza, um dos principais nomes do jornalismo brasileiro contemporâneo, descreve a fascinante trajetória do jornalismo cultural e dá orientações preciosas a quem se dispuser a produzi-lo. Temas abordados: Reportagens, perfis, entrevistas, roteiros culturais. Temas transversais: Pluralidade cultural.

33


J O R N A L I S M O

www.editoracontexto.com.br

Comunicação • Reportagem • Mídia

A MÍDIA E SEUS TRUQUES Nilton Hernandes Presente na vida de qualquer cidadão, não se pode negar o poder da mídia. Mas como ela manipula a emoção do público? Quais mecanismos coloca em funcionamento para fazer determinados pontos de vista tornaremse verdadeiras bandeiras de uma sociedade? Este livro expõe os “truques” que jornais, revistas, TVs, rádios e sites usam para obter e manter laços com leitores, telespectadores, ouvintes e internautas de forma constante. Temas abordados: Comunicação, funcionamento da mídia, técnicas de persuasão. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

34

A ARTE DE FAZER UM JORNAL DIÁRIO Ricardo Noblat O autor defende o que pouco se vê no jornalismo atual: o bom faro do verdadeiro jornalista, a formação cultural consistente, a importância da leitura para se escrever bem e a apuração cuidadosa como algo imprescindível a um texto ético e criativo. Livro vibrante, cheio de informações e análises, além de extremamente bem escrito. Temas abordados: Jornalismo, técnicas de reportagem e apuração, ética na profissão. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

A ARTE DE ESCREVER BEM um guia para jornalistas e profissionais do texto

Dad Squarisi e Arlete Salvador Escrever é fundamental. Afinal, quem, nos dias de hoje, não precisa mandar mensagens pelo correio eletrônico, escrever relatórios, fazer vestibular ou produzir uma matéria jornalística? Este livro, inicialmente destinado a jornalistas e profissionais do texto, é o mais claro e bem-humorado que qualquer um que precise escrever bem pode obter. Temas abordados: Técnicas de redação, erros comuns, interpretação de textos. Temas transversais: Pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

J O R N A L I S M O Comunicação • Reportagem • Mídia

Outros títulos JORNALISMO ECONÔMICO Suely Caldas JORNALISMO INTERNACIONAL João Batista Natali

JORNALISMO POLÍTICO Franklin Martins

JORNALISMO POPULAR Márcia Franz Amaral

Franklin Martins explora de forma prazerosa o dia-a-dia de um jornalista político e conta como é a relação entre a imprensa e o poder em Brasília. Este livro mostra que é possível para o jornalista exercer sua profissão com responsabilidade e transmitir informação isenta e correta sem se comprometer com conflitos de interesse. Temas abordados: Questões éticas, dia-a-dia do jornalismo político, interesse público. Temas transversais: Ética.

Este livro mostra a possibilidade e a necessidade de jornais populares de qualidade. Em uma pesquisa cuidadosa que foge das respostas óbvias, a autora discute os principais veículos e esclarece o que se espera de um bom jornalista que atue no meio. Temas abordados: Veículos de comunicação populares, reportagens sensacionalistas, interesse público, público popular. Temas transversais: Ética e pluralidade cultural.

PERFIS & ENTREVISTAS Daniel Piza JORNALISMO CIENTÍFICO Fabíola de Oliveira

VEJA EM NOSSO SITE

35


J O R N A L I S M O

www.editoracontexto.com.br

Comunicação • Reportagem • Mídia

LIVRO-REPORTAGEM Eduardo Belo Neste livro o autor fala da profissão, dos cuidados necessários para escrever um livro e fornece dicas de planejamento da empreitada. Mostra como o livro-reportagem avança as fronteiras do jornalismo diário e faz um mergulho nos fatos, nas personagens e nas situações, que podem – e, muitas vezes, devem – ter abordagens diferentes e mais aprofundadas.

JORNALISMO DE REVISTA Marília Scalzo A autora desvenda os segredos do meio revista, discute técnicas de construção de um texto mais arejado, específico ao gênero. Debate a situação e os rumos do mercado de trabalho e convida o leitor para um passeio histórico ao mundo das revistas.

JORNALISMO INVESTIGATIVO Leandro Fortes O autor fornece métodos de investigação ao alcance de jornalistas e limites éticos. Expõe, ainda, os bastidores de reportagens investigativas emblemáticas.

36

JORNALISMO DE TV Luciana Bistane e Luciane Bacellar Este livro, além de expor a rotina dos telejornais e da produção de notícias, mostra que é possível para o jornalista estabelecer a ética como limite e privilegiar a boa informação.

JORNALISMO DE RÁDIO Milton Jung

TEORIA DO JORNALISMO Felipe Pena

Da dona-de-casa ao alto executivo, diariamente milhões de pessoas sintonizam a emissora preferida no rádio em busca de notícias, informações ou mesmo de uma palavra amiga. Neste livro, Milton Jung fornece orientações práticas para quem pretende ingressar na área e expõe o dia-a-dia de uma grande emissora.

O autor aborda, de forma clara e concisa, conceitos e teorias do jornalismo. Ao mesmo tempo, mostra como desenvolver o pensamento crítico – necessário aos profissionais da área – associado à prática e ao conhecimento das técnicas de produção. Obra indicada para estudantes e professores de jornalismo. Temas abordados: Conceitos, teorias, tendências. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

J O R N A L I S M O Comunicação • Reportagem • Mídia

MANUAL DO JORNALISMO ESPORTIVO Heródoto Barbeiro e Patrícia Rangel Os autores abordam os temas específicos do jornalismo esportivo e os relacionam às regras da ética e ao interesse público. Apresentam um novo modelo esportivo com o objetivo de melhorar o desempenho da profissão e, finalmente, convidam a refletir sobre os rumos do jornalismo.

Veja também DISCURSO DAS MÍDIAS Patrick Charaudeau p. 39

DICIONÁRIO DE ANÁLISE DO DISCURSO Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau (orgs.) p. 38

JORNALISMO DIGITAL Pollyana Ferrari O advento da internet abriu novo campo para a comunicação, com linguagem e desafios próprios. Especialista na área, a autora discute as possibilidades do jornalismo digital no Brasil e avalia as vantagens e desvantagens da informação on-line em comparação aos veículos tradicionais. Temas abordados: Jornalismo, internet, mídias digitais. Temas transversais: Pluralidade cultural, trabalho e consumo.

JORNALISMO ESPORTIVO Paulo Vinicius Coelho O livro, que mostra as virtudes e os vícios mais comuns ao ofício, prega a necessidade de uma atuação mais profissional do jornalista esportivo, muitas vezes tido como mero “palpiteiro” pelo público e pelos próprios colegas de profissão.

ESCREVER COM CRIATIVIDADE Luciano Martins p. 47

VEJA EM NOSSO SITE

37


LÍNGUA PORTUGUESA / LINGÜÍSTICA

www.editoracontexto.com.br

Semiótica • Análise do discurso • Redação • Gramática

Veja também ENSINO DE GRAMÁTICA Silvia Figueiredo Brandão e Silvia Rodrigues Vieira (orgs.) p. 30

O ENSINO DE PORTUGUÊS Zuleika de Felice Murrie (org.) p. 30

GRAMÁTICA NA ESCOLA Maria Helena de Moura Neves

O PORTUGUÊS ARCAICO

p. 30

Fonologia, morfologia e sintaxe

QUE GRAMÁTICA ESTUDAR NA ESCOLA? Maria Helena de Moura Neves p. 30

Outros títulos PRINCÍPIOS DO SISTEMA ALFABÉTICO DO PORTUGUÊS NO BRASIL Leonor Scliar-Cabral

38

Rosa Virgínia Mattos e Silva Este livro é um presente para os amantes da língua portuguesa e conhecedores da Lingüística Histórica. A professora Rosa Virgínia mostra, neste livro, a real importância de se estudar o passado da nossa língua, qual é o nosso legado e o que pode ser aplicado à história do português. Temas abordados: Lingüística Histórica, Fonologia, Morfologia e Sintaxe do português arcaico. Temas transversais: Pluralidade cultural.

TEXTO E GRAMÁTICA Maria Helena de Moura Neves A capacidade de produzir bons textos é aperfeiçoada com trabalho árduo. Este livro – pensado e concebido por uma das maiores especialistas em gramática do Brasil – analisa processos de constituição do enunciado, dirigindo a atenção para a gramática, que organiza relações, constrói significações e define efeitos pragmáticos que, afinal, fazem do texto uma peça em função. Temas abordados: Funcionalismo, gramaticalização, predicação, categorias gramaticais, polarização, referenciação, modalização. Temas transversais: Pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

LÍNGUA PORTUGUESA / LINGÜÍSTICA Semiótica • Análise do discurso • Redação • Gramática

Outros títulos COGNIÇÃO, DISCURSO E INTERAÇÃO Teun A. van Dijk IMAGENS DE SI NO DISCURSO a construção do ethos

Ruth Amossy (org.) DICIONÁRIO DE ANÁLISE DO DISCURSO Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau (orgs.) Duas das maiores autoridades internacionais no assunto, Charaudeau e Maingueneau fazem um mapeamento completo dos principais conceitos da Análise do Discurso, uma disciplina emergente e um campo de pesquisa cada vez mais presente, não só na área da lingüística, mas também no cenário das ciências humanas e sociais como um todo. Temas abordados: Análise do Discurso, conceitos, sentidos da fala e de textos. Temas transversais: Pluralidade cultural.

DICIONÁRIO DE LINGUAGEM E LINGÜÍSTICA R. L. Trask

QUESTÕES DE LINGUAGEM Maria Helena Martins (org.)

Mais do que uma tradução, Rodolfo Ilari, um dos mais respeitados lingüistas brasileiros, providenciou rigorosa e criativa adaptação da obra original escrita por R. L. Trask. O universo de referência tipicamente britânico do autor e as construções próprias da língua inglesa foram adequados às referências culturais e à estrutura do português falado no Brasil. Temas abordados: Estrutura da língua, linguagem e conceitos-chave. Temas transversais: Pluralidade cultural.

SEMÂNTICA FORMAL Ana Lúcia Müller, Esmeralda V. Negrão e Maria José Foltran (orgs.) VEJA EM NOSSO SITE

39


LÍNGUA PORTUGUESA / LINGÜÍSTICA

www.editoracontexto.com.br

Semiótica • Análise do discurso • Redação • Gramática

40

DISCURSO POLÍTICO Patrick Charaudeau

DISCURSO DAS MÍDIAS Patrick Charaudeau

DISCURSO LITERÁRIO Dominique Maingueneau

O que escondem e o que revelam os políticos quando falam? Quais são os artifícios que utilizam para convencer seus interlocutores? Charaudeau responde a essas perguntas e discute outras tantas questões de suma importância no contexto político em que se confrontam os atores do discurso. Temas abordados: Condições, restrições e estratégias e do discurso político, opinião publica, ética. Temas transversais: Ética.

As mídias nos manipulam? Charaudeau destrincha neste livro a complexa máquina midiática: as restrições, as especificidades de cada gênero, os modos de organização, as estratégias de encenação em funcionamento no discurso da informação e, finalmente, traça um paralelo entre a responsabilidade das mídias e a do cidadão. Temas abordados: Análise do discurso das mídias, multiplicidade de discursos, contrato midiático, gêneros de discurso da informação, opinião pública. Temas transversais: Ética.

Com linguagem atual e envolvente, Dominique Maingueneau analisa, nesta obra, duas correntes literárias de interpretação: o estruturalismo e a nova crítica. Além disso, traz ao debate a superação de fronteiras disciplinares que questionam um modo de definir o discurso literário e mostra quais são os meios discursivos de que dispõe o autor, analisando como se constitui o discurso literário e suas particularidades. Temas abordados: Análise do discurso literário, linguagem literária. Temas transversais: Pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

LÍNGUA PORTUGUESA / LINGÜÍSTICA Semiótica • Análise do discurso • Redação • Gramática

Outros títulos SENTIDO E SIGNIFICAÇÃO Maria José Foltran (org.) SEMIÓTICA VISUAL Antonio Vicente Pietroforte (org.) SEMIÓTICA objetos e práticas

ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA Viviane de Melo Resende e Viviane Ramalho Com abordagem interdisciplinar, este livro, elaborado com cuidado e rigor, tem como objetivo discutir a teoria e o método em Análise de Discurso Crítica. Oferece caminhos alternativos para a análise de discurso de diversos tipos de texto, mostrando que muitas categorias de análise tradicionalmente estudadas são convocadas para a criação de sentidos e podem ser reorganizadas numa perspectiva textual/discursiva. Temas abordados: Análise de Discurso Crítica, Lingüística Sistêmica Funcional, Práticas de Análise. Temas transversais: Pluralidade cultural.

ELEMENTOS DE ANÁLISE DO DISCURSO José Luiz Fiorin Este livro, em nova edição totalmente revista e ampliada, apresenta elementos de uma gramática do discurso com o objetivo de tornar explícitos os mecanismos de estruturação dos textos. Temas abordados: Percurso gerativo de sentido, sintaxe discursiva, semântica discursiva. Temas transversais: Pluralidade cultural.

Nilton Hernandes e Ivã Carlos Lopes (orgs.)

VEJA EM NOSSO SITE

41


LÍNGUA PORTUGUESA / LINGÜÍSTICA

www.editoracontexto.com.br

Semiótica • Análise do discurso • Redação • Gramática

INTRODUÇÃO À LINGÜÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO Marlene Teixeira e Valdir do Nascimento Flores Apresenta teorias que são a base da Lingüística. Pensadores consagrados têm suas idéias analisadas de modo comparativo, a fim de formular um modelo de Lingüística da Enunciação. Este livro oferece ainda um roteiro de leitura de teorias que têm ampla circulação no Brasil entre alunos, professores e estudiosos da linguagem. Temas abordados: Teorias da enunciação, estudos enunciativos. Temas transversais: Pluralidade cultural.

42

BAKHTIN

BAKHTIN

Conceitos-chave

Outros conceitos-chave

Beth Brait (org.)

Beth Brait (org.)

Este livro mergulha nas águas profundas do pensamento de Bakhtin, um dos mais versáteis e originais filósofos da linguagem no século XX. Termos essenciais à compreensão da arquitetura bakhtiniana – como ato, polifonia e ideologia – são analisados e interpretados de forma pontual. Temas abordados: Ciências da linguagem. Temas transversais: Pluralidade cultural.

O enorme sucesso de Bakhtin: conceitos-chave fez com que uma continuação se tornasse obrigatória. Este segundo volume recupera mais conceitos que continuam produzindo conhecimento nos estudos lingüísticos e literários e nas Ciências Humanas. Pesquisadores situam conceitos como análise e teoria do discurso, diálogo, interdiscursividade e intertextualidade, e realizam leituras de textos e discursos estimulados por eles. Temas abordados: Ciências da linguagem. Temas transversais: Pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

LÍNGUA PORTUGUESA / LINGÜÍSTICA Semiótica • Análise do discurso • Redação • Gramática

Outros títulos FORMAÇÃO E CLASSES DE PALAVRAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL Margarida Basilio LÍNGUA E LITERATURA Alice Cunha de Freitas e Maria de Fátima F. G. de Castro (orgs.) A COESÃO TEXTUAL Ingedore Villaça Koch

A INTER-AÇÃO PELA LINGUAGEM Ingedore Villaça Koch

Nesta obra de referência, a renomada autora Ingedore Villaça Koch estuda os principais mecanismos da coesão textual em nossa língua. Descreve, também, o funcionamento das formas remissivas e os procedimentos de seqüenciação em português. Obra fundamental para professores do ensino médio, alunos de graduação e pósgraduação e estudiosos da linguagem. Temas abordados: Produção de textos, mecanismos da coesão textual. Temas transversais: Pluralidade cultural.

A autora compreende a linguagem como meio de interação dos membros de uma sociedade e instrumento essencial no estabelecimento de vínculos. Com base no estudo de seqüências de texto, descreve e explica a capacidade do ser humano de interagir socialmente por meio de uma língua, de diversas formas e com diferentes resultados. Temas abordados: Lingüística do Discurso, jogos de linguagem. Temas transversais: Pluralidade cultural.

LÍNGUA E TRANSDISCIPLINARIDADE Claudio Cezar Henrique e Maria Teresa Gonçalves Pereira (orgs.)

VEJA EM NOSSO SITE

43


LÍNGUA PORTUGUESA / LINGÜÍSTICA

www.editoracontexto.com.br

Semiótica • Análise do discurso • Redação • Gramática

Outros títulos REFERENCIAÇÃO E DISCURSO Ingedore Villaça Koch, Edwiges Maria Morato e Anna Chistrina Bentes (orgs.) REFERENCIAÇÃO Alena Ciulla, Bernadete Biasi Rodrigues e Mônica Magalhães Cavalcante (orgs.) A EXPRESSÃO DO TEMPO EM PORTUGUÊS Rodolfo Ilari

Veja também LER E COMPREENDER Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias p. 31

44

A COERÊNCIA TEXTUAL Ingedore Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia Expõe a constituição do sentido nos textos ao analisar fatores como os elementos lingüísticos, o conhecimento de mundo, as interferências e a situação. Demonstra ainda como a análise da coerência textual pode auxiliar o professor no ensino da língua. Temas abordados: análise e interpretação de textos, produção de textos. Temas transversais: Pluralidade cultural.

O TEXTO E A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS Ingedore Villaça Koch Trata das questões gerais relativas à produção do sentido da linguagem, tanto na modalidade escrita quanto na falada, e da complexa rede de fatores que atuam na construção de um texto, como a especificidade da situação, as crenças, as convicções, os conhecimentos supostamente partilhados e as expectativas mútuas. Temas abordados: Atividades discursivas, materialidade lingüística, modalidades escrita e falada. Temas transversais: Pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

LÍNGUA PORTUGUESA / LINGÜÍSTICA Semiótica • Análise do discurso • Redação • Gramática

Outros títulos AQUISIÇÃO DA ESCRITA coerência e coesão Edilaine Buin

O ASPECTO EM PORTUGUÊS Sônia Bastos Borba Costa AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

A LÍNGUA DE EULÁLIA

uma abordagem psicolingüística

novela sociolingüística

Alessandra Del Ré (org.)

Marcos Bagno

Como o ser humano vai adquirindo, a partir do momento em que nasce, modos de expressão verbal – e não-verbal – e formas de interagir com o outro? Este livro discute assuntos como a aquisição de língua materna (oral) em crianças, sem e com distúrbios de linguagem, aquisição de segunda língua em crianças e em adultos e aquisição da escrita. Temas abordados: Distúrbios da linguagem, modos de expressão verbal e não-verbal, aquisição de língua materna, aquisição de segunda língua. Temas transversais: Pluralidade cultural.

De maneira extremamente clara e didática, o renomado lingüista Marcos Bagno busca neste livro, em forma de novela, derrubar o preconceito profundamente arraigado que existe em relação aos “modos de falar” do português do Brasil, ensinando sobre a existência de variedades da nossa língua que seguem regras próprias. Temas abordados: Língua falada, Sociolingüística, variedades da língua. Temas transversais: Pluralidade cultural.

O ESTILO NOS TEXTOS Norma Discini

VEJA EM NOSSO SITE

45


LÍNGUA PORTUGUESA / LINGÜÍSTICA

www.editoracontexto.com.br

Semiótica • Análise do discurso • Redação • Gramática

Outros títulos EXERCÍCIOS DE FONÉTICA E FONOLOGIA Thaïs Cristófaro Silva O PORTUGUÊS POPULAR ESCRITO Edith Pimentel Pinto A LÍNGUA FALADA NO ENSINO DE PORTUGUÊS Ataliba T. de Castilho

VEJA EM NOSSO SITE

46

O PORTUGUÊS DA GENTE

FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS

a língua que estudamos, a língua que falamos

roteiro de estudos e guia de exercícios

Rodolfo Ilari e Renato Basso

Thaïs Cristófaro Silva

O português do Brasil é falado por mais de 170 milhões de pessoas em um imenso território, mas muita gente teima em afirmar que ele não existe, ou, pior, não deveria existir. Os autores oferecem, nesta obra, um estudo da língua que nós falamos e que pouco a pouco vai conquistando seus direitos. Este é um livro para ler, estudar e discutir, na sala de aula e fora dela. Temas abordados: Língua falada, multilingüismo, gramática. Temas transversais: Pluralidade cultural.

Expõe objetivamente aspectos teóricos da fonética e fonologia, com uma série de exercícios para que o estudante possa praticar os conhecimentos adquiridos. Útil não apenas para professores e alunos de Letras, mas também para profissionais que trabalham com alfabetização, fonoaudiólogos e estrangeiros que estão aprendendo português. Temas abordados: Alfabetização, Fonética e Fonologia. Temas transversais: Pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

LÍNGUA PORTUGUESA / LINGÜÍSTICA Semiótica • Análise do discurso • Redação • Gramática

INTRODUÇÃO À LINGÜÍSTICA

INTRODUÇÃO À LINGÜÍSTICA

I. objetos teóricos

II. princípios de análise

José Luiz Fiorin (org.)

José Luiz Fiorin (org.)

Obra pensada e concebida por algumas das personalidades mais importantes da Lingüística brasileira contemporânea a partir de experiências vividas e discutidas em sala de aula. Traz, para os interessados na compreensão da linguagem humana, um vasto repertório de temas e abordagens.

Expõe os princípios de análise dos fenômenos da linguagem. Começa pelo estudo dos sons (Fonética e Fonologia), passa pelo exame das palavras e dos seus componentes (Morfologia), pela análise da sentença e chega até a investigação do sentido (Semântica), das categorias da enunciação (Pragmática) e da organização do discurso.

INTRODUÇÃO À SOCIOLINGÜÍSTICA

teoria e prática

brincando com a gramática

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO LÉXICO

Rodolfo Ilari

brincando com as palavras

Bem-humorada explanação sobre as operações sintáticas relevantes para a significação do português brasileiro. Considerando o muito que há por ser feito, nas faculdades e colégios, no que se refere à exploração do sentido, o autor se vale de sua experiência para propor uma discussão sobre a semântica nos meios educacionais brasileiros.

Rodolfo Ilari

INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA

Homônimos, sinônimos, antônimos, ambigüidades e anglicismos são alguns dos assuntos abordados neste livro. Discute os mecanismos de que o falante se utiliza na construção da linguagem.

Outros títulos

o tratamento da variação

Maria Cecilia Mollica e Maria Luiza Braga (orgs.) INTRODUÇÃO À TERMINOLOGIA Maria da Graça Krieger e Maria José Bocorny Finatto INTRODUÇÃO À MORFOLOGIA Maria Carlota Rosa

VEJA EM NOSSO SITE

47


LÍNGUA PORTUGUESA / LINGÜÍSTICA

www.editoracontexto.com.br

Semiótica • Análise do discurso • Redação • Gramática

Outros títulos A LINGUAGEM DA PROPAGANDA Antônio Sandmann TEORIA X-BARRA descrição do português e aplicação computacional

Gabriel de Ávila Othero TRADUZIR COM AUTONOMIA Adriana Pagano, Célia Magalhães e Fábio Alves

ESCREVER COM CRIATIVIDADE Luciano Martins Simples e direto, este livro nos conduz a um mundo no qual a necessidade de escrever deixa de ser obrigação e torna-se um prazeroso exercício de criatividade.

A COMUNICAÇÃO NOS TEXTOS Norma Discini Este livro tem por tarefa ensinar as pessoas a escrever com propriedade, a partir da análise de textos diversos e de uma série de exercícios propostos ao longo de dez lições magistrais. Norma Discini utiliza textos de comunicação de massa para fazer uma obra de grande relevância para ser utilizada no dia-a-dia dos nossos cursos universitários.

DICAS DA DAD português com humor

Veja também A ARTE DE ESCREVER BEM Das Squarisi e Arlete Salvador p. 33

48

MAIS DICAS DA DAD português com humor

Dad Squarisi Livros práticos, ágeis e bem-humorados. A autora esclarece dúvidas de Morfologia, Sintaxe, Ortografia, Fonética, Estilo e Etimologia com simplicidade e leveza.

É POSSÍVEL FACILITAR A LEITURA um guia para escrever claro

Lúcia Fulgêncio e Yara Liberato Finalmente um guia completo e moderno com estratégias de como escrever textos informativos mais claros. As autoras apontam problemas e soluções visando a uma escrita legível e à formação de um leitor crítico. Além disso, contribuem com maestria para a tarefa de professores e de autores de textos informativos e didáticos. Temas abordados: Leitura, redação, produção de textos. Temas transversais: Pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

E C O N O M I A

ECONOMIA POLÍTICA DA URBANIZAÇÃO Paul Singer

UMA OUTRA ECONOMIA É POSSÍVEL Paul Singer

O BRASIL NA CRISE

DESNACIONALIZAÇÃO

perigos e oportunidades

mitos, riscos e desafios

Paul Singer

Antônio Corrêa de Lacerda (org.)

diagnóstico e alternativa

O BRASIL E O COMÉRCIO INTERNACIONAL

Paul Singer

transformações e perspectivas

APRENDER ECONOMIA Paul Singer

Trata de um dos resultados aterradores da globalização no Brasil e no mundo: o crescimento do desemprego. Paralelamente, apresenta reflexões sobre a exclusão social e as possíveis soluções para o problema, que levam o autor a sustentar a “economia solidária” como sendo a mais importante alternativa para o capitalismo neste momento histórico. Temas abordados: Desemprego, Economia, Brasil. Temas transversais: Trabalho e consumo, ética.

Reinaldo Gonçalves

GLOBALIZAÇÃO E DESEMPREGO

O QUE É ECONOMIA Paul Singer

HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL Cyro Rezende

VEJA EM NOSSO SITE

49


G E R A L

www.editoracontexto.com.br

BIODIVERSIDADE BRASILEIRA síntese do estado atual do conhecimento

Thomas M. Lewinsohn e Paulo Inácio Prado Este livro apresenta a primeira síntese daquilo que se conhece e do que precisa ser feito para inventariar a biodiversidade brasileira. São dados da maior importância para entidades conservacionistas, instituições científicas, órgãos governamentais, setor empresarial, entidades comunitárias e membros da sociedade para compreender melhor seu ambiente natural, local e global.

50

BRASILEIRAS

SEGURANÇA PÚBLICA E VIOLÊNCIA

guerreiras da paz

o Estado está cumprindo o seu papel?

Clara Charf (org.)

Renato Sérgio de Lima e Liana de Paula (orgs.)

Um painel do Brasil de ação feminina. Perfis de 52 mulheres selecionadas por seu engajamento na luta por um mundo mais justo. Coordenado por Clara Charf, veterana de todas as grandes causas sociais brasileiras dos últimos 60 anos, este livro revela um amplo leque da ação transformadora da mulher em relatos vibrantes, comoventes e engajados, ilustrados com fotos de qualidade.

Crises recorrentes na política carcerária, crescimento do crime organizado, conflitos agrários, violência doméstica, envolvimento de jovens com o crime, justiça e direitos humanos incipientes. Essas são apenas algumas das faces da violência que implementam o medo na sociedade brasileira. Neste livro, policiais, operadores do sistema de justiça e cidadãos encontrarão uma leitura esclarecedora e abrangente sobre o tema. Temas abordados: Crise na segurança pública, justiça e direitos humanos. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.

CULTURA E ELEGÂNCIA Jaime Pinsky (org.) Que livros ler, que discos ouvir, a que peças e filmes assistir, como entender de arte, apreciar museus, receber convivas (e combinar alimentos e bebidas), comportar-se em situações sociais: tudo isso e muito mais neste livro organizado por Jaime Pinsky e com apresentação de Eleonora Mendes Caldeira, em que pessoas de renome em suas áreas falam sobre o que fazer para ser culto e elegante. Temas abordados: Cultura, comportamento social. Temas transversais: Pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

G E R A L

Veja também 50 GRANDES EDUCADORES Joy A. Palmer (org.) p. 29

50 GRANDES ESTRATEGISTAS DE ADMINISTRAÇÃO Morgen Witzel

50 GRANDES ESTRATEGISTAS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS Martin Griffiths

Como as idéias de Peter Drucker e Henry Mintzberg contribuíram para a administração? Como Bill Gates revolucionou a organização das formas de marketing e mercado? Respondendo a essas questões, este livro traz 50 nomes que mudaram a percepção da administração e ajudaram a aprimorar a prática administrativa. Temas abordados: Teorias e práticas administrativas. Temas transversais: Pluralidade cultural, trabalho e consumo.

Quais as principais causas da desigualdade entre as nações? O autor analisa a obra e a carreira de grandes teóricos da área. Numa era de confrontos globais e ameaças planetárias, de tais reflexões talvez dependa até o destino da humanidade. Temas abordados: Relações Internacionais, teorias, biografias. Temas transversais: Ética e pluralidade cultural.

50 GRANDES EDUCADORES MODERNOS Joy A. Palmer (org.) p. 29

VEJA EM NOSSO SITE

51


G E R A L

www.editoracontexto.com.br

Veja também 50 GRANDES AMBIENTALISTAS Joy A. Palmer (org.) p. 17

50 GRANDES PENSADORES DA HISTÓRIA Marnie Hughes-Warrington 50 GRANDES PSICÓLOGOS

p. 11

suas idéias, suas influências

VEJA EM NOSSO SITE

52

50 GRANDES FILÓSOFOS da Grécia antiga ao século

XX

Noel Sheehy

Diané Collinson

Entre a arte e a ciência, a Psciologia visa compreender as emoções, a forma de pensar, os processos mentais e o comportamento do ser humano. Com texto acessível e didático, este livro apresenta a vida, o pensamento, a obra e o impacto de algumas das mais influentes personalidades – de William James a Abraham Maslow, passando por Freu e Chomsky – que construíram e desenvolveram a Psicologia moderna. Temas abordados: Psicologia, mente humana, comportamento. Temas transversais: Pluralidade cultural.

O livro apresenta os principais filósofos, de Platão a Marx, de Aristóteles a Jean-Paul Sartre, por meio de comentários que combinam a avaliação crítica e o poder de síntese, a densidade e o didatismo. A autora traça paralelos e explora as afinidades e oposições entre os diversos pensadores, fazendo com que as mais distintas concepções de mundo “dialoguem” entre si. Temas abordados: Filosofia, teorias, biografias. Temas transversais: Ética, pluralidade cultural.


www.editoracontexto.com.br

S A Ú D E

CIRURGIAS PLÁSTICAS Paulo Keiki Matsudo

O PÂNICO Dorgival Caetano

A COLUNA João Batista de Miranda e João Francisco Marques

A MENOPAUSA Hérbene Tolosa

DIABETES Luiz Roberto Salgado

GRAVIDEZ José Antônio Marques e Maria de Fátima Duarte

DOR DE CABEÇA E ENXAQUECA Getúlio Daré Rabello

maconha, cocaína e crack

O ENVELHECIMENTO Luiz Eugênio Garcez Leme GASTRITE E ÚLCERA Frederico Magalhães INCONTINÊNCIA URINÁRIA Paulo Palma e Viviane Herrmann OLHOS Newton Kara José e Regina Carvalho Oliveira OUVIDOS, NARIZ E GARGANTA Débora Shiotsuki Palma

SAÚDE DA MULHER José Aristodemo Pinotti Leitura básica para mulheres de todas as idades e classes sociais, Saúde da mulher, escrito pelo dr. José Aristodemo Pinotti, ajuda as mulheres a enfrentarem os mais diversos temas ligados à vida sexual, métodos anticoncepcionais, menstruação, doenças, gravidez, amamentação, cuidados com o bebê e menopausa.

DROGAS Ronaldo Laranjeira, Flávia Jungerman e John Dunn MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS Carlos Alberto Petta e Aníbal Faúndes A PRÓSTATA Paulo Palma e Nelson Rodrigues Netto Jr. PROBLEMAS DA PELE Denise Steiner PROBLEMAS DA CRIANÇA Jayme Murahovchi

PEDRA NOS RINS Eric Roger Wroclawski, César Milton Marinelli e Milton Borelli O STRESS Marilda Novaes Lipp e Lucia Emmanuel Novaes O ALCOOLISMO Ronaldo Laranjeira e Ilana Pinsky O STRESS ESTÁ DENTRO DE VOCÊ Marilda Lipp (org.)

53


Í N D I C E

P O R

T Í T U L O

100 textos de história antiga, 10 12 faces do preconceito, 14 50 grandes ambientalistas, 17 50 grandes educadores modernos, 29 50 grandes educadores, 29 50 grandes estrategistas das relações internacionais, 50 50 grandes estrategistas de administração, 50 50 grandes filósofos, 51 50 grandes pensadores da história, 11 50 grandes psicólogos, 51

54

A Adolescência e drogas, 24 Alcoolismo, O, 52 Alfabetização e letramento, 25 Alma do lugar, A, 22 Amazônia, amazônias, 16 Análise de discurso crítica, 40 Aprender economia, 48 Aquisição da escrita, 44 Aquisição da linguagem, 44 Arqueologia, 8 Arte de escrever bem, A, 33 Arte de fazer um jornal diário, A, 33 Aspecto em português, O, 44 Assessoria de imprensa, 32 Augusto & Lea, 4

B Bakhtin: conceitos-chave, 41 Bakhtin: outros conceitos-chave, 41 Bastardos do Império, 11 Biodiversidade brasileira, 49 Brasil de 1945 ao golpe militar, O, 14 Brasil e a América Latina, O, 18 Brasil e o comércio internacional, O, 48 Brasil na crise, O, 48 Brasil no contexto, O, 7 Brasil que os europeus encontraram, O, 11 Brasil tem futuro?, O, 8 Brasileiras: guerreiras da paz, 49 C Canção das sete cores, A, 24 Câncer, 52 Capitalismo e urbanização, 20 Castello, 8 Cerimonial e protocolo, 22 Cidadania e educação, 6 Cidade, A, 20 Cirurgias plásticas , 52 Clima urbano, 20 Coerência textual, A, 43 Coesão textual, A, 42 Cognição, discurso e interação, 38

www.editoracontexto.com.br

Coluna, A, 52 Como usar a literatura infantil na sala de aula, 26 Como usar a música na sala de aula, 26 Como usar a televisão na sala de aula, 26 Como usar artes visuais na sala de aula, 27 Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula, 26 Como usar o cinema na sala de aula, 27 Como usar o jornal na sala de aula, 27 Como usar o rádio na sala de aula, 27 Como usar outras linguagens na sala de aula, 26 Comunicação nos textos, A, 47 Contradições no ensino do português, 30 Criatividade em eventos, 22 Cultura & elegância, 49 Cultura brasileira, 6 D (Des)caminhos do meio ambiente, Os, 16 Da Guerra Fria à nova ordem mundial, 8 Desenvolvimento em turismo, 23 Desnacionalização, 48 Despertar da República, O, 4 Diabetes, 52 Dicas da Dad, 47 Dicionário de análise do discurso, 38


www.editoracontexto.com.br

Í N D I C E

Dicionário de conceitos históricos, 5 Dicionário de datas da história do Brasil, 5 Dicionário de linguagem e lingüística, 38 Didática, 29 Dilemas urbanos, 20 Direitos humanos, 7 Discurso das mídias, 39 Discurso literário, 39 Discurso político, 39 Do desenho ao mapa, 28 Do feudalismo ao capitalismo, 10 Do senso comum à geografia científica, 21 Do silêncio do lar ao silêncio escolar, 24 Documentos sobre a escravidão no Brasil, 10 Doenças sexualmente transmissíveis, 52 Dor de cabeça e enxaqueca, 52 Drogas: maconha, cocaína e crack, 52

Ensino de gramática, 30 Ensino de História e a criação do fato, O, 28 Ensino de português, O, 30 Ensino-aprendizagem com modelagem matemática, 31 Envelhecimento, O, 49 Escravidão no Brasil, A, 14 Escrever com criatividade, 47 Escrita e alfabetização, 31 Espaço geográfico, O, 28 Espaço público na cidade contemporânea, O, 19 Espaço-tempo na metrópole, 20 Espanhóis, Os, 9 Estados unidos: a formação da nação, 10 Estilo nos textos, O, 44 Exercícios de fonética e fonologia, 45 Expressão do tempo em português, A, 43

E É possível facilitar a leitura, 31 Ecologismo dos pobres, O, 17 Economia política da urbanização, 48 Ecoturismo no Brasil, 23 Educação geográfica, 28 Educar meninas e meninos, 24 Elementos de análise do discurso, 40

F Faces do fanatismo, 6 Fala, letramento e inclusão social, 25 Federação brasileira, A, 18 Fonética e fonologia do português, 45 Fontes históricas, 5 Formação e classes de palavras no português do Brasil, 42

P O R

T Í T U L O

G Gastrite e úlcera, 52 Geografia e meio ambiente, 16 Geografia em perspectiva, 18 Geografia na sala de aula, A, 28 Geografias das metrópoles, 19 Geografias de São Paulo – I, A, 19 Geografias de São Paulo – II, A, 19 Geomorfologia, 18 Globalização e desemprego, 48 Globalização e espaço geográfico, 18 Gramática na escola, 30 Grandes nomes da história intelectual, 11 Gravidez, 52 Grécia e Roma, 8 Guia ecológico doméstico, 16 Guia prático de alfabetização, 31 H História contemporânea através de textos, 10 História da América através de textos, 10 História da cidadania, 6 História das crianças no Brasil, 12 História das guerras, 15 História das mulheres no Brasil, 12 História das relações de gênero, 13

55


Í N D I C E

P O R

T Í T U L O

História do amor no Brasil, 12 História do Brasil: Império, Uma, 14 História do Brasil: República, Uma, 14 História do tempo presente, 10 História dos Estados Unidos, 15 História econômica geral, 48 História escrita, A, 4 História moderna através de textos, 10 História na sala de aula, 17 História oral e memória, 4 História repensada, A, 4 Historiografia brasileira em perspectiva, 4 Hungria 1956, 15

56

I Imagens de si no discurso, 38 Incontinência urinária, 52 Indústria e trabalho na história do Brasil, 6 Infância, A, 12 Inter-ação pela linguagem, A, 42 Introdução à lingüística da enunciação, 41 Introdução à lingüística I: objetos teóricos, 46 Introdução à lingüística II: princípios de análise, 46 Introdução à morfologia, 46

Introdução à semântica, 46 Introdução à sociolingüística, 46 Introdução à terminologia, 46 Introdução ao estudo do léxico, 46 Italianos, Os, 9

www.editoracontexto.com.br

Língua falada no ensino de português, A, 45 Linguagem da propaganda, A, 47 Livro-reportagem, 35

J Jornalismo científico, 34 Jornalismo cultural, 32 Jornalismo de rádio, 35 Jornalismo de revista, 35 Jornalismo de TV, 35 Jornalismo digital, 36 Jornalismo econômico, 34 Jornalismo esportivo, 36 Jornalismo internacional, 34 Jornalismo investigativo, 35 Jornalismo literário, 32 Jornalismo político, 34 Jornalismo popular, 34

M Mais dicas da Dad, 47 Manual do jornalismo esportivo, 36 Mapas da geografia e cartografia temática, 20 Menopausa, A, 52 Métodos anticoncepcionais, 52 Mídia e seus truques, A, 33 Migrantes, 20 Minha história das mulheres, 13 Modelagem matemática no ensino, 31 Moradia nas cidades brasileiras, 20 Movimento camponês rebelde, 20 Mulheres no Brasil colonial, 11 Mundo globalizado, O, 10 Mundo muçulmano, O, 9

L Ler e compreender, 31 Letramento literário, 25 Língua de Eulália, A, 44 Língua e literatura, 42 Língua e transdisciplinaridade, 42

N Natureza contraditória do espaço geográfico, A, 18 No tempo das especiarias, 7 Novas geopolíticas, 21 Novos caminhos da geografia, 21


www.editoracontexto.com.br

O Obesidade, 52 Olhos, 52 Ordem ambiental internacional, A, 16 Ouvidos, nariz e garganta, 52 P Palmares, 14 Pânico, O, 52 Para ler e fazer o jornal na sala de aula, 31 Para onde vai o ensino de Geografia?, 28 Para onde vai o pensamento geográfico?, 21 Pedra nos rins, 52 Perfis & entrevistas, 34 Planejamento turístico, 23 População e geografia, 18 Português arcaico, O, 37 Português da gente, O, 45 Português popular escrito, O, 45 Práticas de cidadania, 6 Pré-história do Brasil, 8 Primeiras civilizações, As, 8 Princípios do sistema alfabético do português do Brasil, 37 Problemas da criança, 52 Problemas da pele, 52

Í N D I C E Produção do saber turístico, A, 22 Próstata, A, 52 Q Que é economia, O, 48 Que gramática estudar na escola?, 30 Questões de linguagem, 38 R Referenciação e discurso, 43 Referenciação, 43 Revolução Francesa e Iluminismo, 11 Riscos, Os, 17 S Saber histórico na sala de aula, O, 28 Saúde da mulher, 52 Segurança pública e violência, 49 Semântica formal, 38 Semiótica visual, 40 Semiótica: objetos e práticas, 40 Sentido e significação, 40 Sexo e poder, 13 Stress está dentro de você, O, 52 Stress, O, 52 Supervisão e liderança em turismo e hotelaria, 23

P O R

T Í T U L O

T Teoria cultural de A a Z, 11 Teoria do jornalismo, 35 Teoria X-barra, 47 Territórios alternativos, 18 Texto e a construção dos sentidos, O, 43 Texto e gramática, 37 Traduzir com autonomia, 47 Trekking, 23 Turismo de natureza, 23 Turismo e civilização, 23 Turismo e comunicação, 22 Turismo e mídia, 23 Turismo e patrimônio cultural, 23 Turismo rural, 22 Turismo urbano, 22 Turismo: investigação e crítica, 22 Turismo: uma introdução, 23 U Uma outra economia é possível, 48 Urbanização e mundialização, 20 V Vida nas cidades, A, 20

57


Í N D I C E

P O R

A S S U N T O

Alfabetização Alfabetização e letramento, 25 Escrita e alfabetização, 31 Guia prático de alfabetização, 31 Letramento literário, 25 Princípios do sistema alfabético, 37 América Latina Brasil e a América Latina, O, 18 Brasil e o comércio internacional, O, 48 História da América através de textos, 10 Análise do discurso Análise de discurso crítica, 40 Cognição, discurso e interação, 38 Dicionário de análise do discurso, 38 Discurso das mídias, 39 Discurso literário, 39 Discurso político, 39 Elementos de análise do discurso, 40 Imagens de si, 38 Referenciação, 43 Referenciação e discurso, 43

58

Análise e interpretação de textos/Leitura Coerência textual, 43 Coesão textual, 42 Comunicação nos textos, A, 47 É possível facilitar a leitura, 31 Ler e compreender, 31 Texto e a construção dos sentidos, O, 43

Biografia 50 grandes ambientalistas, 17 50 grandes educadores modernos, 29 50 grandes educadores, 29 50 grandes estrategistas de administração, 50 50 grandes estrategistas de relações internacionais, 50 50 grandes filósofos, 51 50 grandes pensadores da história, 11 50 grandes psicólogos, 51 Augusto & Lea, 4 Brasileiras: guerreiras da paz, 49 Castello, 8 Grandes nomes da história intelectual, 11 Cidadania Cidadania e educação, 6 Direitos humanos, 7 História da cidadania, 6 Práticas de cidadania, 6 Criança/Adolescência Adolescência e drogas, 24 Aquisição da escrita, 44 Aquisição da linguagem, 44 História das crianças no Brasil, 12 Infância, A, 12 Problemas da criança, 52 Cultura Cultura brasileira, 6

www.editoracontexto.com.br

Cultura e elegância, 49 Teoria cultural de A a Z, 11 Turismo e patrimônio cultural, 23 Dicionários Dicionário de análise do discurso, 38 Dicionário de conceitos históricos, 5 Dicionário de datas da história do Brasil, 5 Dicionário de linguagem e lingüística, 38 Economia Aprender economia, 48 Brasil e o comércio internacional, O, 48 Brasil na crise, 48 Desnacionalização, 48 Economia política da urbanização, 48 Economia solidária no Brasil, A, 48 Globalização e desemprego, 48 História econômica geral, 48 O que é economia, 48 Uma outra economia é possível, 48 Educação 12 faces do preconceito, 14 50 grandes educadores modernos, 29 50 grandes educadores, 29 Adolescência e drogas, 24 Alfabetização e letramento, 25 Aquisição da escrita, 44 Canção das sete cores, A, 24


www.editoracontexto.com.br

Cidadania e educação, 6 Como usar a literatura infantil na sala de aula, 26 Como usar a música na sala de aula, 26 Como usar a televisão na sala de aula, 26 Como usar artes visuais na sala de aula, 27 Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula, 26 Como usar o cinema na sala de aula, 27 Como usar o jornal na sala de aula, 27 Como usar o rádio na sala de aula, 27 Como usar outras linguagens na sala de aula, 26 Contradições no ensino do português, 30 Didática, 29 Do desenho ao mapa, 28 Do silêncio do lar ao silêncio escolar, 24 É possível facilitar a leitura, 31 Educação geográfica, 28 Educar meninas e meninos, 24 Ensino de gramática, 30 Ensino de história e a criação do fato, O, 28 Ensino de português, 30 Ensino-aprendizagem com modelagem matemática, 31 Escrita e alfabetização, 31 Espaço geográfico, O, 28 Fala, letramento e inclusão social, 25 Geografia na sala de aula, A, 28 Gramática na escola, 30 Guia prático de alfabetização, 31 História na sala de aula, 17

Í N D I C E Ler e compreender, 31 Letramento literário, 25 Língua falada no ensino de português, A, 45 Modelagem matemática no ensino, 31 Para ler e fazer o jornal na sala de aula, 31 Para onde vai o ensino de geografia?, 28 Princípios do sistema alfabético do português do Brasil, 37 Que gramática estudar na escola?, 30 Questões de linguagem, 38 Saber histórico na sala de aula, O, 28 Filosofia 50 grandes filósofos, 51 50 grandes pensadores da história, 11 Grandes nomes da história intelectual, 11 Teoria cultural de A a Z, 11 Geografia (Des)caminhos do meio ambiente, Os, 16 Amazônia, amazônias, 16 Brasil e a América Latina, O, 18 Capitalismo e urbanização, 20 Cidade, A, 20 Clima urbano, 20 Dilemas urbanos, 20 Do desenho ao mapa, 28 Do senso comum à geografia científica, 21 Educação geográfica, 28 Espaço geográfico, O, 28 Espaço público

P O R

A S S U N T O

na cidade contemporânea, O, 19 Espaço-tempo na metrópole, 20 Federação brasileira, A, 18 Geografia e meio ambiente, 16 Geografia em perspectiva, 18 Geografias das metrópoles, 19 Geografias de São Paulo I, As, 19 Geografias de São Paulo II, As, 19 Geomorfologia, 18 Globalização e espaço geográfico, 18 Guia ecológico doméstico, 16 Mapas da geografia e cartografia temática, 20 Migrantes, 20 Moradia nas cidades brasileiras, 20 Movimento camponês rebelde, 20 Natureza contraditória do espaço geográfico, 18 Novas geopolíticas, 21 Novos caminhos da geografia, 21 Para onde vai o ensino de geografia?, 28 Para onde vai o pensamento geográfico?, 21 População e geografia, 18 Riscos, Os, 17 Territórios alternativos, 18 Urbanização e mundialização, 20 Vida nas cidades, A, 20 Globalização 50 grandes estrategistas das relações internacionais, 50 Brasil e o comércio internacional, O, 48

59


Í N D I C E

P O R

A S S U N T O

Globalização e desemprego, 48 Globalização e espaço geográfico, 18 Mundo globalizado, O, 9 Territórios alternativos, 18 Urbanização e mundialização, 20 Gramática Ensino de gramática, 30 Gramática na escola, 30 Que gramática estudar na escola?, 30 Texto e gramática, 37 Guerras e revoluções Brasil de 1945 ao Golpe Militar, O, 14 Da Guerra Fria à nova ordem mundial, 8 Estados Unidos: a formação da nação, 10 Faces do fanatismo, 6 História das guerras, 15 História do tempo presente, 10 História dos Estados Unidos, 15 Mundo muçulmano, O, 9 Palmares, 14 Revolução Francesa e Iluminismo, 11

60

História 100 textos de história antiga, 10 12 faces do preconceito, 14 50 grandes pensadores da história, 11

Arqueologia, 8 Augusto & Lea, 4 Bastardos do Império, 11 Brasil de 1945 ao golpe militar, O, 14 Brasil no contexto, 7 Brasil que os europeus encontraram, O, 11 Brasil tem futuro?, O, 8 Castello, 8 Cidadania e educação, 6 Cultura brasileira, 6 Da Guerra Fria à nova ordem mundial, 8 Despertar da República, O, 4 Dicionário de conceitos históricos, 5 Dicionário de datas da história do Brasil, 5 Direitos humanos, 7 Do feudalismo ao capitalismo, 10 Documentos sobre a escravidão no Brasil, 10 Ensino de história e a criação do fato, O, 28 Escravidão no Brasil, 14 Espanhóis, Os, 9 Estados Unidos: a formação da nação, 10 Faces do fanatismo, 6 Fontes históricas, 5 Grandes nomes da história intelectual, 11 Grécia e Roma, 8 História contemporânea através de textos, 10 História da América através de textos, 10 História da cidadania, 6 História das crianças no Brasil, 12 História das guerras, 15 História das mulheres no Brasil, 12

www.editoracontexto.com.br

História das relações de gênero, 13 História do amor no Brasil, 12 História do Brasil: Império, Uma, 14 História do Brasil: República, Uma, 14 História do tempo presente, 10 História dos Estados Unidos, 15 História econômica geral, 48 História escrita, A, 4 História moderna através de textos, 10 História na sala de aula, 17 História oral e memória, 4 História repensada, A, 4 Historiografia brasileira em perspectiva, 4 Hungria 1956, 15 Indústria e trabalho na história do Brasil, 6 Infância, A, 12 Italianos, Os, 9 Minha história das mulheres, 13 Mulheres no Brasil colonial, 11 Mundo globalizado, O, 10 Mundo muçulmano, O, 9 No tempo das especiarias, 7 Palmares, 14 Práticas de cidadania, 6 Pré-história do Brasil, 8 Primeiras civilizações, As, 8 Revolução Francesa e Iluminismo, 11 Saber histórico na sala de aula, O, 28 Sexo e poder, 13 Teoria cultural de A a Z, 11


www.editoracontexto.com.br

História oral Augusto & Léa, 4 História oral e memória, 4 Historiografia Dicionário de conceitos históricos, 5 Dicionário de datas da história do Brasil, 5 Fontes históricas, 5 História escrita, A, 4 História repensada, A, 4 Historiografia brasileira em perspectiva, 4 Jornalismo Arte de escrever bem, A, 33 Arte de fazer um jornal diário, A, 33 Assessoria de imprensa, 32 Discurso das mídias, 39 Jornalismo científico, 34 Jornalismo cultural, 32 Jornalismo de rádio, 35 Jornalismo de revista, 35 Jornalismo de TV, 35 Jornalismo digital, 36 Jornalismo econômico, 34 Jornalismo esportivo, 36 Jornalismo internacional, 34 Jornalismo investigativo, 35 Jornalismo literário, 32 Jornalismo político, 34 Jornalismo popular, 34 Livro-reportagem, 35

Í N D I C E Manual do jornalismo esportivo, 36 Mídia e seus truques, A, 33 Perfis & entrevistas, 34 Teoria do jornalismo, 35 Língua portuguesa/Lingüística Análise de discurso crítica, 40 Aquisição da escrita, 44 Aquisição da linguagem, 44 Arte de escrever bem, A, 33 Aspecto em português, O, 44 Bakhtin: conceitos-chave, 41 Bakhtin: outros conceitos-chave, 41 Coerência textual, A, 43 Coesão textual, A, 42 Cognição, discurso e interação, 38 Comunicação nos textos, A, 47 Contradições no ensino de português, 30 Dicas da Dad, 47 Dicionário de análise do discurso, 38 Dicionário de linguagem e lingüística, 38 Discurso das mídias, 39 Discurso literário, 39 Discurso político, 39 É possível facilitar a leitura, 31 Elementos de análise do discurso, 40 Ensino de gramática, 30 Ensino de português, O, 30 Escrever com criatividade, 47 Escrita e alfabetização, 31

P O R

A S S U N T O

Estilo nos textos, O, 44 Exercícios de fonética e fonologia, 45 Expressão do tempo em português, A, 43 Fala, letramento e inclusão social, 25 Fonética e fonologia do português, 45 Formação e classes de palavras no português do Brasil, 42 Gramática na escola, 30 Guia prático de alfabetização, 31 Imagens de si no discurso, 38 Inter-ação pela linguagem, A, 42 Introdução à lingüística da enunciação, 41 Introdução à lingüística I: objetos teóricos, 46 Introdução à lingüística II: princípios de análise, 46 Introdução à morfologia, 46 Introdução à semântica, 46 Introdução à sociolingüística, 46 Introdução à terminologia, 46 Introdução ao estudo do léxico, 46 Ler e compreender, 31 Letramento literário, 25 Língua de Eulália, A, 44 Língua e literatura, 42 Língua e transdisciplinaridade, 42 Língua falada no ensino de português, A, 45 Linguagem da propaganda, A, 47 Mais dicas da Dad, 47

61


Í N D I C E

P O R

A S S U N T O

Português arcaico, O, 37 Português da gente, O, 45 Português popular escrito, O, 45 Princípios do sistema alfabético do português do Brasil, 37 Que gramática estudar na escola?, 30 Questões de linguagem, 38 Referenciação e discurso, 43 Referenciação, 43 Semântica formal, 38 Semiótica visual, 40 Semiótica: objetos e práticas, 40 Sentido e significação, 40 Teoria do jornalismo, 35 Teoria X-barra, 47 Texto e a construção dos sentidos, O, 43 Texto e gramática, 37 Traduzir com autonomia, 47

62

Meio ambiente (Des)caminhos do meio ambiente, Os, 16 50 grandes ambientalistas, 17 Amazônia, amazônias, 16 Clima urbano, 20 Ecologismo dos pobres, O, 17 Ecoturismo no Brasil, 23 Geografia e meio ambiente, 16 Guia ecológico doméstico, 16

Riscos, Os, 17 Turismo de natureza, 23 Mulheres/Relações de gênero Bastardos do Império, 11 Gravidez, 52 História da cidadania, 6 História das mulheres no Brasil, 12 História das relações de gênero, 13 História do amor no Brasil, 12 Menopausa, 52 Métodos anticoncepcionais, 52 Minha história das mulheres, 13 Mulheres no Brasil colonial, 11 Saúde da mulher, 52 Sexo e poder, 13 Política 50 grandes estrategistas das relações internacionais, 50 Brasil de 1945 ao golpe militar, O, 14 Brasil e a América Latina, O, 18 Brasil e o comércio internacional, O, 48 Brasil na crise, 48 Brasil no contexto, O, 7 Brasil tem futuro?, O, 8 Castello, 8 Cidadania e educação, 6 Da Guerra Fria à nova ordem mundial, 8 Desnacionalização, 48

www.editoracontexto.com.br

Discurso político, 39 Economia política da urbanização, 48 Globalização e desemprego, 48 História das crianças no Brasil, 12 História das guerras, 15 História das mulheres no Brasil, 12 História do Brasil: Império, Uma, 14 História do Brasil: República, Uma, 14 Jornalismo político, 34 Novas geopolíticas, 21 Urbanização e mundialização, 20 Povos e civilizações Espanhóis, Os, 9 Grécia e Roma, 8 Italianos, Os, 9 Mundo muçulmano, O, 9 Primeiras civilizações, As, 8 Práticas docentes Como usar a literatura infantil na sala de aula, 26 Como usar a música na sala de aula, 26 Como usar a televisão na sala de aula, 26 Como usar artes visuais na sala de aula, 27 Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula, 26 Como usar o cinema na sala de aula, 27 Como usar o jornal na sala de aula, 27 Como usar o rádio na sala de aula, 27 Como usar outras linguagens na sala de aula, 26


www.editoracontexto.com.br

Do desenho ao mapa, 28 Educação geográfica, 28 Ensino de história e a criação do fato, O, 28 Ensino-aprendizagem com modelagem matemática, 31 Espaço geográfico, 28 Fala, letramento e inclusão social, 25 Geografia na sala de aula, A, 28 Guia prático de alfabetização, 31 História na sala de aula, 17 Letramento literário, 25 Para ler e fazer o jornal na sala de aula, 31 Saber histórico na sala de aula, O, 28 Questões étnicas/Preconceito 12 faces do preconceito, 14 Do silêncio do lar ao silêncio escolar, 24 Documentos sobre a escravidão no Brasil, 10 Escravidão no Brasil, A, 14 Faces do fanatismo, 6 Mundo muçulmano, O, 9 Palmares, 14 Redação Arte de escrever bem, A, 33 Arte de fazer um jornal diário, A, 33 Comunicação nos textos, A, 47 Dicas da Dad, 47

Í N D I C E Escrever com criatividade, 47 Estilo nos textos, O, 44 Mais dicas da Dad, 47 Questões de linguagem, 38 Relações internacionais 50 grandes estrategistas das relações internacionais, 50 Brasil e o comércio internacional, O, 48 Saúde Alcoolismo, O, 52 Câncer, 52 Cirurgias plásticas, 52 Coluna, A, 52 Diabetes, 52 Doenças sexualmente transmissíveis, 52 Dor de cabeça e enxaqueca, 52 Drogas: maconha, cocaína e crack, 52 Envelhecimento, O, 52 Gastrite e úlcera, 52 Gravidez, 52 Incontinência urinária, 52 Menopausa, A,, 52 Métodos anticoncepcionais, 52 Obesidade, 52 Olhos, 52 Ouvidos, nariz e garganta, 52 Pânico, O, 52 Pedra nos rins, 52

P O R

A S S U N T O

Problemas da criança, 52 Problemas da pele, 52 Próstata, A, 52 Saúde da mulher, 52 Stress está dentro de você, O, 52 Stress, O, 52 Semiótica Comunicação nos textos, A, 47 Semiótica visual, 40 Semiótica: objetos e práticas, 40 Sentido e significação, 40 Sociologia Brasil no contexto, O, 7 Brasil tem futuro?, O, 8 Cidadania e educação, 6 Cidade, A, 20 Espanhóis, Os, 9 Faces do fanatismo, 6 História da cidadania, 6 História das crianças no Brasil, 12 História das mulheres no Brasil, 12 História das relações de gênero, 13 História do amor no Brasil, 12 Italianos, Os, 9 População e geografia, 18 Práticas de cidadania, 6 Segurança pública e violência, 52 Sexo e poder, 13

63


Í N D I C E

P O R

A S S U N T O

Temas atuais 12 faces do preconceito, 14 50 grandes estrategistas de administração, 50 50 grandes psicólogos, 51 Brasil no contexto, O, 7 Brasil tem futuro?, O, 8 Brasileiras: guerreiras da paz, 52 Cultura e elegância, 52 Da Guerra Fria à nova ordem mundial, 8 Do silêncio do lar ao silêncio escolar, 24 Espanhóis, Os, 9 Faces do fanatismo, 6 Geografias das metrópoles, 19 Globalização e desemprego, 48 História da cidadania, 6 História do amor no Brasil, 12 História do tempo presente, 10 Italianos, Os, 9 Movimento camponês rebelde, 20 Mundo muçulmano, O, 9 Práticas de cidadania, 6 Segurança pública e violência, 52 Sexo e poder, 13 Urbanização e mundialização, 20

64

Teorias educacionais 50 grandes educadores modernos, 29 50 grandes educadores, 29 Alfabetização e letramento, 25 Aquisição da escrita, 44

Aquisição da linguagem, 44 Canção das sete cores, A, 24 Didática, 29 É possível facilitar a leitura, 31 Educação geográfica, 28 Fala, letramento e inclusão social, 25 História na sala de aula, 17 Letramento literário, 25 Para onde vai o ensino de geografia?, 28 Princípios do sistema alfabético do português no Brasil, 37 Questões de linguagem, 38 Saber histórico na sala de aula, O, 28 Turismo Alma do lugar, A, 22 Cerimonial e protocolo, 22 Criatividade em eventos, 22 Desenvolvimento em turismo, 23 Ecoturismo no Brasil, 23 Planejamento turístico, 23 Produção do saber turístico, A, 22 Supervisão e liderança em turismo e hotelaria, 23 Trekking, 23 Turismo de natureza, 23 Turismo e civilização, 23 Turismo e comunicação, 22 Turismo e mídia, 23 Turismo e patrimônio cultural, 23

www.editoracontexto.com.br

Turismo rural, 22 Turismo urbano, 22 Turismo: investigação e crítica, 22 Turismo: uma introdução, 23 Urbanismo Alma do lugar, A, 22 Capitalismo e urbanização, 20 Cidade, A, 20 Dilemas urbanos, 20 Economia política da urbanização, 48 Espaço público na cidade contemporânea, O, 19 Espaço-tempo na metrópole, 20 Geografias das metrópoles, 19 Geografias de São Paulo I, 19 Geografias de São Paulo II, 19 Moradia nas cidades brasileiras, 20 Turismo e patrimônio cultural, 23 Turismo urbano, 22 Urbanização e mundialização, 20 Vida nas cidades, A, 20


www.editoracontexto.com.br

O N D E

E N C O N T R A R

Matriz

Editora Contexto Rua Dr. José Elias, 520 •Alto da Lapa •São Paulo/SP • Cep 05083-030 • Tel (11) 3832-5838 • Fax (11) 3832-1043 Site: www.editoracontexto.com.br • Atendimento ao professor: divulga@editoracontexto.com.br Paraíba Almeida Distribuidora Rua José Serrano Navarro, 354 Cep.: 58050-580 João Pessoa – PB Tel.: 83 – 3255-1700

Rio Grande do Sul Leitura XXI Rua São Manoel, 72 Cep.: 90620-110 Porto Alegre – RS Tel.: 51 – 3328-8230

Leitura Dinâmica Rua Manuel Correia, 723 Cep.: 02728-050 São Paulo – SP Tel.: 11 – 6236-7290

Pontes Av. Dr. Arlindo Joaquim de Lemos, 1333 Cep.: 13100-451 Campinas – SP Tel.: 19 – 3252-6011

Goiás Planalto Distribuidora Rua Eugenio Brugger, 620 Cep.: 74055-120 Goiânia – GO Tel.: 62 – 3212-2988

Paraná A Página Rua Santo Antônio, 866 Cep.: 80230-120 Curitiba – PR Tel.: 41 – 3213-5600

Wilson & Wilson Rua Demétrio Ribeiro, 845 Cep.: 90010-310 Porto Alegre – RS Tel.: 51 – 3224-3655

Lerlivros Distribuidora Rua Barra Funda, 97 Cep.: 01152-000 São Paulo – SP Tel.: 11 – 3828-2423

Ceará Acadêmica Rua Pereira Filgueiras, 1300 Cep.: 60160-150 Fortaleza – CE Tel.: 85 – 3433-4510

Mato Grosso Paratti Av. Ten. Cel. Duarte, 504 Cep.: 78015-500 Cuiabá – MT Tel.: 65 – 3624-5229

Pernambuco Via Livros Av. Oliveira Lima, 955 Cep.: 50050-390 Recife – PE Tel.: 81 – 3216-0100

Santa Catarina Livros & Livros Rua Jerônimo Coelho, 215 Cep.: 88010-030 Florianópolis – SC Tel.: 48 – 3028-2262

Primeira Impressão Rua Treze de Maio, 53 Cep.: 01327-000 São Paulo – SP Tel.: 11 – 3151-4480

Tocantins Gurupi Editoriais Rua LO–01, Quadra 104 Sul, Lote 04, Sala B Cep.: 77020-020 Palmas – TO Tel.: 63 – 3215-8301

Livro Técnico Rua Dom Joaquim, 54 Cep.: 60110-100 Fortaleza – CE Tel.: 85 – 3433-9494

Minas Gerais Acaiaca Rua Itajubá, 2125 Cep.: 31035-540 Belo Horizonte – MG Tel.: 31 – 2102-9800

Rio de Janeiro Odisséia Av. Lobo Júnior, 898, Sl. 201 Cep.: 21020-121 Rio de Janeiro – RJ Tel.: 21 – 2290-1305

São Paulo Acaiaca Av. José Maria de Faria, 470 Cep.: 05038-190 São Paulo – SP Tel.: 11 – 2102-9800

Diálogo Av. Amazonas, 115 Sobreloja 204 Cep.: 30180-000 Belo Horizonte – MG Tel.: 31 – 3213-4796

Rio Grande do Norte Potylivros Distribuidora Rua Felipe Camarão, 609 Cep.: 59025-200 Natal – RN Tel.: 84 – 3203-2626

Inovação R. Cons. Ramalho, 547 Cep.: 01325-001 São Paulo – SP Fone.: 11 – 3262-1380

Acre MM Paim Rua R. Gde. do Sul, 331 Cep.: 69903-420 Rio Branco – AC Tel.: 68 – 3224-3432

Espírito Santo Logos Av. Carlos Moreira Lima, 61 Cep.: 29050-650 Vitória – ES Tel.: 27 – 3137-2560

Bahia Multicampi Rua Direita da Piedade, 20 Cep.: 40070-190 Salvador – BA Tel.: 71 – 2101-8000

Distrito Federal Arco Íris SHC/SUL–CR Q. 509 Bl. A Lj. 54 – W 2 Asa Sul – Cep.: 70360-510 Brasília – DF Tel.: 61 – 3244-0477

Paraler Rua Saldanha Marinho, 686 Cep.: 14025-060 Ribeirão Preto – SP Tel.: 16 – 2101-6800 Pergaminho Av. Dr. Celso Silveira Resende, 496 Cep.: 13041-255 Campinas – SP Tel.: 19 – 3236-3610

65


O N D E

66

E N C O N T R A R

www.editoracontexto.com.br

Editora Contexto - Catálogo 2007  

Catálogo 2007 da Editora Contexto. www.editoracontexto.com.br