__MAIN_TEXT__

Page 1


Em memória da minha Mãe, Leonor Silveira da Costa, que sempre esteve ao meu lado, orando e torcendo pelo meu sucesso, sacrificando confortos básicos para que eu completasse meus estudos, comemorando com minhas vitórias e sofrendo com minhas decepções. Agradeço ainda pelos cuidados, em espírito!


Histórias de um Cabeleireiro de Nova Iorque 1ª Edição Março - 2011 Above Publicações Vila Velha - ES


Por Trás da Maquiagem Copyright © Above Publicações

AGRADECIMENTOS

Nenhuma parte desta publicação pode ser armazenada, fotocopiada, reproduzida por meios mecânicos, eletrônicos ou outros quaisquer sem prévia autorização do Autor.

EDITOR RESPONSÁVEL Uziel de Jesus EDIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE TEXTOS Josiane Silva CAPA Daiane Benedet Ricardo Pimentel

Primeiramente, agradeço a Deus por minha existência. A minha família, que está ao lado do Senhor Jesus, e a minha família que está na terra e compartilha a ceia comigo. A Deise, Leia, Paula e Lene, por estarem sempre ao meu lado em todos s momentos, sem me esquecer de Caridade, que fez meus sonhos possíveis. Ao Jean Pierre Hair Salon, do Times Square – NY, onde pude aprimorar meus conhecimentos. A Arleen e Ejona, por todos os ensinamentos. Ao meu agente Ken Barboza, por me ajudar a ser um profissional de qualidade.

ILUSTRAÇÕES Andreza Moon

A Josiane Silva, por estar sempre ao meu lado neste projeto, com organização, pontualidade e disponibilidade.

PROJETO GRÁFICO Uziel de Jesus

Ao Ricardo Pimentel, que sem medir esforços, ajudou a transformar as minhas mais loucas ideias em fotos perfeitas e a sua esposa Eliane, a “nana”, por me tolerar em sua casa nos horários mais impróprios.

REVISÃO Fernanda Rizzo EDITORA Above Publicações www.aboveonline.com.br 27.3033.8651

A Andreza Moon, por ser positiva e sonhadora e não me deixar desistir dos meus sonhos! Enfim, agradeço a todos pelo apoio moral e psicológico, por estarem ao meu lado sempre, levantando-me em cada caída e acreditando em mim quando nem eu mesmo acreditava. Obrigado! O sonho é o alimento da alma, quem deixa de sonhar perde sua essência!

Marcello Costa


APRESENTAÇÃO Quando fui convidada para fazer parte deste projeto, aceitei com imensa satisfação porque sabia que seria um trabalho muito prazeroso, por se tratar de um assunto de interesse de todos os profissionais da área da beleza e, principalmente, por ajudar cada leitor a realçar sua própria beleza com algumas dicas de fácil execução. Com uma linguagem simples, o autor conseguiu informar, instruir, divertir e emocionar com seus textos recheados de experiências. Como todo imigrante, Marcello chegou aos Estados Unidos em busca da realização de seus sonhos, mas não permitiu que a liberdade incondicional que todos nós experimentamos, principalmente vivendo em Nova Iorque, o corrompesse. Na simplicidade de suas palavras, o autor nos relata fatos de sua vida e nos mostra que, apesar das dificuldades, foi à luta sem perder seus princípios. A realização desta obra só foi possível porque Por Atrás da Maquiagem tem um VENCEDOR! Além de educativo, este livro nos encoraja a nunca desistir! A cada capítulo, um novo aprendizado. Não deixe de ler! Josiane Silva Esteticista e maquiadora


MENSAGEM DO AUTOR Eu levei aproximadamente um quarto de século para entender o mistério da existência das mulheres e para descobrir a água que mata a sede da minha alma. Sempre senti no meu coração o desejo de conhecer a divergência da raça humana, cada uma com sua beleza particular, em cada traço revelando a cultura de um povo. Quando comecei a minha jornada profissional no fim dos anos 90, descobri que atrás das camadas de maquiagem, a mulher revela histórias de uma vida, e no penteado a sensação de ter tudo ordenado e limpo. Em cada capítulo eu deixei que aquela criança que mora em meu coração tomasse liderança e atuasse livremente entre os quatro cantos do objeto. Consideravelmente, reforcei o meu ponto de vista: todos, sem exceção, deparam com grandes fantasmas; não é necessário se sentir inferior ou superior porque todos nós fomos feitos da mesma maneira, viemos da terra viva e para ela retornaremos. Entendendo esta filosofia, a jornada se torna mais fácil ao caminharmos. Eu me considero abençoado por ter estudado nas melhores escolas dos Estados Unidos. Para cabelo, L’Óreal, Mizanni, Redken, Paul Miachell. Mac, Make-up Forever, Millani, Mud, Make-up Designory e New York University, para maquiagem e maquiagem de efeitos especiais. As pessoas acreditam e julgam a vaidade e o amor-próprio um pecado capital, independente da cultura a que pertencem e a religião que seguem. Eu vejo o poder das mãos de DEUS na beleza e na valorização da mulher. Em síntese, a realidade é que todos nós buscamos o nobre sentimento que toda alma almeja: o AMOR!


Sumário Atrás do blush

19

Bagagem 23 A arte e o homem

32

Combatendo o peso

37

Atrás da camuflagem

41

É fácil tentar me imitar difícil é ser eu!

43

As pessoas não imaginam como as outras as veem.

47

Transamérica 53 Alienígenas

59

Noivas 61

14 | Por Trás da Maquiagem

O tempo

67

O amor entre o peixe e o pássaro

71

A pele do pecado

73

Temporada de caça

81

Quebrando barreiras

87

Cruzando limites

91

Embaixo dos lencóis

95

Le homme

99

Vivendo na sombra

105

Do lixo ao luxo

109

Mulheres de valor

115

Créditos das fotos

120

Marcello Costa | 15


ATRÁS DO BLUSH Desde os tempos primitivos, uma mistura cremosa era utilizada para cobrir imperfeições na pele. Com o passar dos anos, o desenvolvimento de uma civilização contemporânea e avanços tecnológicos, essa mistura começou a ser chamada de maquiagem, subdividindo-se em infinitos produtos de marcas e parâmetros diferentes. Mas a maquiagem não só corrige defeitos físicos, consegue camuflar histórias, sentimentos, experiências, dor, amor; enfim, mulheres usam e homens também, mas o que realmente há por trás dessa máscara cosmética? Aos dezesseis anos, formei-me em uma escola pública de cabeleireiro, no interior de Minas Gerais, em uma cidade chamada Nanuque, situada a 1.000 km de São Paulo, no Brasil. As fontes de informação e financeira eram escassas, e todas as tardes aplicávamos nosso aprendizado em cabelos de membros da comunidade. As pessoas pagavam R$ 2,00 o corte e R$ 5,00 a escova. A experiência vivenciada era única, as mulheres compartilhavam as histórias de seus relacionamentos familiares e até mesmo íntimos. Eram mulheres simples, sem nenhuma luxúria, mas com muita vaidade! As mulheres tendem a confiar integralmente nos profissionais de beleza mais do que em seus cônjuges, pelo simples fato de não haver julgamentos. Em seguida, mudei-me para São Paulo onde trabalhei em salões que atendiam a sociedade paulistana, e as histórias eram as mesmas, só que em livros diferentes. A diferença estava no poder aquisitivo e no valor que as pessoas davam ao meu trabalho. A princípio, imaginava que os problemas seriam inexistentes, mas a cada visita semanal as histórias eram continuadas como uma novela repetida. O exterior era caro e sofisticado e, por essa “pose”, essas mulheres

16 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 17


formam a tão sonhada classe das chamadas “madames”.

barriguinha sarada.

Ao mudar para os Estados Unidos, pensava que por se tratar de um povo, cultura e língua diferentes, os problemas enfrentados pelas mulheres seriam diferentes, porém me enganei novamente. Vivendo há anos no exterior, aprendi várias línguas: inglês, francês, espanhol e, muitas vezes, ao pegar o Metrô em Nova Iorque, ouvia mulheres falando de seus maridos, reclamando que os filhos estavam se envolvendo em drogas, reclamando de seus chefes, da discriminação, preocupadas com os maridos que haviam perdido o emprego, e até mulheres tentando cobrir com maquiagem as marcas deixadas por seus companheiros pelas agressões.

Em meu percurso, descobri que a ciência da vivência é chamada felicidade. Quando se é feliz, toda a trajetória torna-se mais fácil. Não importa de onde você venha, Nanuque, São Paulo, Nova Iorque, Inglaterra, África ou Austrália, você descobrirá que a maquiagem é utilizada por todas as etnias com o mesmo propósito.

Por trás de minha cadeira, assisto de camarote ao circo que acontece na vida de cada mulher, que, utilizando técnicas de maquiagem e um cabelo bem penteado, prepara-se para enfrentar uma sociedade de faz de conta. Também ouço histórias de mulheres vitoriosas, bem-sucedidas, bem-amadas; enfim, bem resolvidas em todos os sentidos e que só querem se sentir mais belas e encantadoras sem serem estrelas de Hollywood ou de um Reality Show, tops, mas mulheres que foram à luta e venceram. Essas não são “madames”, mas “guerreiras.”

Quando se é jovem, a beleza é natural, mas quando se envelhece a beleza

Use-a e descobrirá o que realmente tem atrás do Blush!

é uma conquista merecida. A felicidade é como as linhas da palma da mão, todos a possuímos, são nossas, ninguém tem igual. Carregue essa felicidade paralela a essas linhas.

No decorrer de minha trajetória, descobri que a maquiagem talvez cubra o exterior, mas o interior está ali, real e descamuflado. A maquiagem faz com que todas as linhas de expressão e cansaço desapareçam. A arte da mistura de maquiagem, sombreamento e iluminação faz verdadeiros milagres, realçando ainda mais a beleza de cada rosto. As pessoas sabem que são seres humanos e envelhecem, mas às vezes, veem-se obrigadas a se submeter a cirurgias plásticas, não por vaidade, mas por cautela e cuidado com sua ferramenta de trabalho: o corpo. A beleza física da juventude é um produto com data de validade, e, quando vence, se não aproveitado, será desfeito como os demais. Lembre-se, todos nós, sem exceção, temos um carimbo com data de validade! Então, seja feliz com você, do jeito que é, com o que tem e não baseie sua felicidade em coisas banais ou físicas, pois é uma regra geral: todos envelhecemos e perdemos a tão sonhada

18 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 19


BAGAGEM Todos nós temos algum tipo de bagagem, algumas grandes e avantajadas, outras, pequenas e portáteis. O que todas as bagagens têm em comum, é que não importa aonde vamos, levaremo-las como forma de armazenamento. Não importa em que país se está residindo ou se é apenas uma ida rápida à área comercial, vamos levá-las. Também chamamos de bagagem as experiências que vivenciamos e acumulamos no decorrer de nossa vida. Não só as cenas positivas, mas também as negativas. Desde minha infância estive rodeado por pessoas, familiares e amigos com bagagens transbordadas de experiências, e sempre fui um alvo para que essas pessoas confidenciassem e até compartilhassem histórias que mexeram com o meu interior profundamente. Contudo, 80% dos casos eram de histórias tristes, de relacionamentos mal sucedidos. E o que todos eles têm em comum? Voltarei ao exemplo dado no início deste capítulo que explora um pouco as bagagens. Todos nós carregamos em nossa vida uma bagagem, que a enchemos com muitas memórias e experiências, não levando em conta a bagagem como forma literal da palavra. Em cada viagem que fazemos temos de esvaziar o conteúdo, colocando cada objeto em seu devido lugar. Para embarcar em uma nova viagem torna-se necessário ter uma “mala” vazia para poder enchê-la com coisas necessárias. Entendemos que todas as viagens, destinos, tempos e estações são diferentes, para maior conforto e gozo. No relacionamento, o conceito de bagagem é o mesmo. Cada relacionamento é diferente; afinal, as pessoas são diferentes. É importantíssimo esvaziar completamente o seu nécessaire de relacionamentos para que você possa se preparar para uma nova experiência, sem nada pendente ou dependente de outras viagens. É necessário estarmos preparados para novas experiências, pois como diz o ditado: “Águas passadas não movem moinhos”.

20 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 21


Falando em bagagem, a seguir estão relacionados alguns itens para uma viagem rápida, demorada e até mesmo por uma só noite.

jamais use um batom preto! Crescendo em uma casa com quatro mulheres, aprendi que nunca se sai de casa sem batom ou um par de brincos.

Maquiagem

Os estilos de maquiagem que chamamos de essenciais são cinco: natural, dramático ou esfumaçado, colorido, romântico e glamouroso.

Pessoalmente acredito que toda mulher deve ter uma minibolsa com os seguintes itens: – Rímel. – Delineador de olhos. – Blush (rosado para peles claras e dourado para peles mais escuras). – Brilho labial. – Batons (escuro e rosado). – Base líquida ou cremosa. – 3 Pincéis (blush, rabo de gato e para o pó). – Pó compacto (para finalização). – Uma minipaleta de sombras (dourada, marrom, preta e branca). – Lápis labial (neutro, escuro ou de sua preferência). Aqui foi listado o kit básico de sobrevivência usado em qualquer canto do mundo. Itens que não foram citados são considerados excesso. Lembre-se, a nossa vida é uma evolução em que aprendemos algo novo todos os dias, e que devemos incluir em nossa forma de viver. Libertar-se de tudo que é excesso é se concentrar no seu interior. A seguir, exemplos simples de maquiagens, que poderão ser feitas com seu kit básico. Pessoalmente, para a maquiagem eu acredito que não há regras que não sejam óbvias. Nunca use curvex em um veículo em alta velocidade, nem passe batom sem espelho e

22 | Por Trás da Maquiagem

Natural Com o passar dos séculos, o blush e o batom passaram a ser os emblemas das “Mulheres da Noite” e das atrizes do teatro. Ambos eram vistos em mulheres revolucionárias, virtuosas, mas talvez um brilho rosado e inocente, transcenda esse tom para uma beleza moderna. O kit deve ser trabalhado com leveza, suavidade e um pouco de brilho, como se ela estivesse saindo de um quadro pintado a óleo.

Dramático ou Esfumaçado Clara Bow, uma jovem estrela do cinema mudo da década de 20, foi nominada “It girl”. Jovem, carinhosa e sensual, ela conquistou o coração de homens e mulheres, sem intenção de machucá-los. Seu semblante sereno impedia o levantamento de acusações e de seduções intencionais. Esse look captura a essência de um look “vampiresco” perfeitamente, que enfatiza e esfumaça os olhos, intensificando a expressão real e ressaltando a mulher do meio da multidão.

Colorido Aplica-se cores no rosto em um exercício de pura delicadeza e seleção de produto. Tente usar menos no começo e aumentar conforme prossegue a aplicação. Assim, você vê o que está fazendo e não corre o risco de aplicar muito nem pouco. Aplicar as cores pode ser um pouco complicado, mas o segredo está em esfumaçá-las até desaparecerem completamente na pele.

Marcello Costa | 23


Romântico Por muitos séculos, o look romântico ou medieval se caracteriza pela beleza natural da mulher e pode ser composto por basicamente tons pastéis e rosados.

pela superfície do rosto. É muito importante fazer com que a maquiagem se assente para um resultado por igual e natural. 2 – As sobrancelhas devem ser ressaltadas com sombra marrom-escura, razão pela qual deve ser coerente com a cor de cada pele e a cor dos pelos das sobrancelhas (castanho, negro, avermelhado e louro).

Geralmente, eu uso os blushes dourados, rosados acobreados e vermelhos, dependendo da cor da pele, depois de uma aplicação homogênea da base. Para isso, dissolva a base com creme hidratante em partes iguais e aplique por todo o rosto. Logo em seguida, aplique o blush nas pálpebras e nas maçãs do rosto. Nos olhos, aplique rímel, e nos lábios um brilho.

3 – Trabalhe agora os olhos. Geralmente usando o dourado, marrom e cinza é possível criar uma depressão nas pálpebras, que levanta o olhar, acentuando a expressão facial. Tente ficar longe dos delineadores, tanto em cremes quanto líquidos e até mesmo do tão conhecido “lápis crayon”.

Glamouroso Este look foi materializado na segunda parte deste século, quando os cabelos foram encurtados. O uso dos sutiãs em vez do espartilho, e as sobrancelhas arqueadas, foram sensualizando o olhar da mulher. Representando essa época temos como exemplo um grupo de mulheres que caracterizaram a época: Jayne Mansfield, Betty Grable, Lisa Presley e, claro, Marilyn Monroe.

4 – Para ressaltar os cílios, use rímel transparente.

Dramático ou Esfumaçado

Procedentes estão duas versões do rosto glamouroso. Enquanto existem milhões de formas para definir glamour, eu escolhi duas que refletem lados diferentes da mesma moeda. Ambos utilizam batom clássico, cada um com sua característica, porém decididamente glamourosos.

Passos a seguir Natural 1 – Aplique a base de forma homogênea, espalhe pó de arroz ou pó compacto com um pincel de cerdas macias e suaves. Levemente, assente a base como se estivesse “varrendo” o pó

24 | Por Trás da Maquiagem

Esse look dramático é obtido facilmente. Neste caso, vamos demonstrar dois exemplos: Materiais: lápis de olhos, sombra metálica marrom e

rímel. Aplique a sombra marrom metálica de forma homogênea ao redor dos olhos. Em seguida, aplique o lápis de forma pesada. Assegure-se de aplicar com o boleador (pincel com ponta de borracha). Com o lápis um pouco úmido, esfumace, misturando

Marcello Costa | 25


Romântico

com a sombra até desaparecer completamente da pele. Para este estilo de maquiagem é muito importante manter o detalhismo na hora do esfumaçamento da sombra, para que se obtenha um resultado de trabalho limpo e de aparência profissional.

Aplique a base de forma homogênea.

Aplique fortemente o rímel, se necessário volte a reaplicá-lo para um resultado dura-

Blush nas pálpebras e maçãs do rosto.

douro.

Rímel. O blush e os lábios devem ser mantidos em uma tonalidade pastel com tons quentes. *Importante: é recomendável o uso de cílios postiços para completar o visual.

Colorido Prepare a pele com uma base dissolvida em um hidratante que tenha dimeticone. Use um blush em creme desde a fronte até as maçãs do rosto. Use a ponta dos dedos para espalhá-lo de forma homogênea. Passe o pó por todo o rosto com uma esponja. Aqui , não foi usado lápis nas sobrancelhas, elas foram apenas penteadas. Use lápis de cores diferentes na parte inferior e superior do olho. Aplique a sombra, não importa a cor, mas lembre-se de sempre utilizar a mesma cor na parte superior e inferior dos olhos. Outras cores são opcionais, mas a regra continua a mesma. Glitters e purpurina também podem ser utilizados. Divirta-se!

26 | Por Trás da Maquiagem

Brilho labial. Este look é baseado em um look simples, onde apenas se acentua as bochechas rosadas “sadias” e uma pele vibrante.

Glamouroso Use corretivo para clarear a parte debaixo dos olhos. Base líquida suave, do meio do rosto até as laterais. Distribua o pó compacto por todo o rosto com uma esponja. Um pouco mais de pó devera ser usado no nariz, abaixo dos olhos e no queixo. As sobrancelhas devem ser desenhadas com um marrom/dourado. Passe rímel transparente para ter uma aparência de “penteada”. A sombra em tom marrom é aplicada para criar uma depressão na pálpebra superior e dar dimensão. Por último, é muito importante usar um delineador para subir o olhar. Aplique de uma forma limpa e acentuada.

Marcello Costa | 27


28 | Por Trรกs da Maquiagem

Marcello Costa | 29


A ARTE E O HOMEM

artist), ou artistas ascendentes que estão trabalhando pesado em outras áreas como, garçons, domésticas etc., mas que continuam fazendo casting para participar de filmes ou ser protagonistas de uma peça na Broadway. Todos lutam por um lugar ao sol.

Teoricamente falando, a arte é a forma ou processo de expressar pensamentos por meio de elementos simbólicos que influenciam ou afetam nossos sentidos e emoções em diversas atividades humanas, criações e expressões, incluindo música, literatura, filme, esculturas, fotografias e artes plásticas. Usamos mais tradicionalmente a terminologia “arte” para nominar habilidades, talentos ou dons.

A moda se subdivide em algumas classes, entre elas incluo a exposição da moda, que e o maior evento chamado Fashion Week. Neste evento, tive a honra de trabalhar com os maiores designers como Tom Ford, Gucci, Louis Vuitton, Oscar de la Renta, Xoxo, Juicy Couture, Deffuzion, Channel, DKNY, Liz Claiborne e outros mais.

O artista é a pessoa que domina uma ou mais habilidades relacionadas à arte, e que pratica ou demonstra isso de forma bem peculiar. Agora que já entendemos o conceito de arte e de artista, passaremos ao nosso capítulo. Em uma viagem a Massachusetts, para um dos meus workshops, conversando com Andreza Moon, uma artista de pintura corporal, ela me contou sobre sua vida. Solteira, 24 anos, mãe de uma filha, ela chegou aos Estados Unidos aos 19 anos. Artista nata, sempre inspirada nas artes mais abstratas, sua história me comoveu ao dizer que, mesmo com todas as dificuldades encontradas, não desistiu dos seus sonhos, tanto que atualmente é proprietária da Fábrica de Sonhos, onde trabalha com o artístico paralelo ao financeiro para conseguir sobreviver, tendo em vista que o trabalho artístico nem sempre é valorizado como devia. Depois de anos trabalhando no Fashion District (distrito da moda), em Nova Iorque, estive rodeado por estilistas, designers, editoriais de revistas como Vogue, Glamour, Vanity Fair e Maxim e muitos outros. Com eles, aprendi que para a arte se transformar em dinheiro é necessário um intermediário. Vou explicar melhor como funciona a hierarquia de uma marca de moda. Estilista – Patterns – Produção (geralmente fora dos Estados Unidos) –marketing e vendas. Tudo isso antes de chegar às prateleiras das lojas. Existe uma cadeia onde a arte da moda acontece.

Por trás dos bastidores é uma loucura, existem todo o tipo de humor e temperamento! Como líder da área de Cabelo e Maquiagem, tenho sempre um número grande de profissionais sob a minha supervisão. A responsabilidade é grande em nossos ombros; afinal, todo o trabalho de meses dos designers depende do nosso toque final para realçar a beleza de suas criações. A adrenalina é somada a longas horas de preparativos! Chega a ser um trabalho exaustivo, mas o alívio imediato vem quando as cortinas se abrem e o show começa. Outra parte extremamente importante são as modelos. Retrocedendo um pouco a história, modelo era somente para fotos e manequins para passarela. Atualmente, as duas qualificações foram combinadas em uma. Meninas magras, altas e bonitas se preparam por horas, entre cabelos, maquiagem, trocas de roupas etc. É uma loucura excitante que tem um prazo curtíssimo e, nesse prazo, elas têm andar em saltos Luís XV e vender uma bolsa de 5.000 dólares com um sorriso. Por tudo isso, eu considero que modelar é uma arte. A explosão de Gisele Bundchen nas passarelas deu um novo rumo ao mundo da moda, que teve de se adequar às suas formas perfeitas, mudando um pouco o conceito das Tops. Nesse mundo da arte, além das modelos, cantores, pintores, designers, artistas televisivos e outros tantos, estamos nós, cabeleireiros e maquiadores, que como todos os artistas vivem seus momentos de glamour e de baixa total.

Neste mundo fashion encontramos outra classe de artistas, que chamamos de (strugling

30 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 31


Não é difícil chegar ao topo, difícil mesmo é se manter lá! Mas o amor, o profissionalismo e as boas oportunidades bem aproveitadas, fazem o sucesso de todo artista. A arte é a roupa que veste o artista. Estilista é o homem que faz roupas, que faz a moda. A moda é a moda, mas não faz o homem.

Maquiagem A) Prepare sua pele. B) Coloque cílios postiços ou aplique um rímel bem exagerado para realçar os cílios naturais. C) Use o bronze no lugar do blush. D) Aplique batom rosado natural.

A moda não é a exposição da riqueza, mas a exposição de uma imaginação interna. Veremos agora um look divertido e ao mesmo tempo elegante para uma próxima ida a um Fashion Week.

Cabelo A) Faça um rabo de cavalo. B) Use spray para segurar o penteado. C) Em seguida, com um pente, desfie o cabelo. D) Se necessário, use pequenos grampos para acomodar melhor o cabelo no rabo, fazendo um penteado descolado.

32 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 33


COMBATENDO O PESO A grande maioria ou todos nós, temos um fantasma, um medo. Algo lá dentro nos aterroriza e até amedronta, causando-nos traumas. Em todo este livro estarei abrangendo histórias de pessoas que fazem ou fizeram a diferença. São experiências de vida que me comoveram! Desde criança tenho um problema com a obesidade. Quando criança fui atendido por bons profissionais que, temporariamente, ajudaram-me mas, no decorrer do tempo sempre ganhava o peso dobrado, o que fazia eu me sentir um fracassado na adolescência, um zero à esquerda! Nas academias, me expus ao uso de drogas como anfetaminas, que agem diretamente no sistema nervoso central, e que me causavam fortes efeitos colaterais, como mudança repentina de humor, súbito desbalanço químico, que liberava a depressão e afetava diretamente meu relacionamento com meus familiares e amigos. Minha adolescência foi tomada por más memórias, por eu ser “gordo” ou “fora de estética”. Era julgado e as pessoas me burlavam, colocando apelidos como “Bomba”, “Bolo-Fofo”, dentre outros. Até mesmo quando comecei a estudar em uma escola de cabeleireiro em minha cidade natal, ouvia que jamais teria sucesso com essa profissão; afinal, quem iria fazer cabelo com um “Bolo-Fofo”? Imaginem como essas palavras me machucaram e traumatizaram! O que nunca me lembro de ter ouvido foi alguém dizer: “É legal ser diferente!” ou “Você não precisa ser magrelo ou ter corpo de modelo para ser feliz ou ter sucesso na vida”. Atualmente estou aqui para dar uma palavra de conforto aos meus amigos e amigas que não têm um estereótipo de peso “ideal”, mas que o peso ideal seja um peso saudável. Agora mais maduro, o meu peso é como uma gangorra ou montanha russa. Em alguns momentos, estou completamente em forma ou “magro”, em outros estou “fofinho”. Especialistas falam que o que realmente provoca o ganho de peso é a insatisfação interna; a ansiedade

Marcello Costa | 35


leva a pessoa comer para fugir de algo. Porém minha experiência me faz continuar a jornada, sabendo sempre que eu posso fazer de novo, e de novo, e de novo. Sacudir a poeira e entrar na dieta de novo! Nunca se sinta fracassada ou fracassado, todos nós passamos pelas mesmas dificuldades. Não importa quantos anos você tenha ou que nacionalidade, cor ou etnia seja, uma coisa quero compartilhar do fundo do meu coração: NÃO DESISTA! Não faça tudo sozinho, procure ajuda, pois a obesidade é uma doença e pode ser tratada! Esteja sempre no topo. Compre uma roupa nova e escolha cores mais escuras ou com listras verticais! Há muitas formas de se sentir mais feliz, invente a sua! A seguir, algumas dicas para cabelo e maquiagem para as amigas que têm mais dificuldade para se pentear.

Nota: obesidade é uma enfermidade que tem de ser tratada, assim como o diabetes, HIV e outras doenças. Não sou médico, muito menos nutricionista, mas alguém que por 28 anos esteve constantemente combatendo o medo. Não deixe a obesidade ser uma prioridade em sua vida, coloque-a de lado e siga vivendo cada momento como se fosse o último. Se as roupas não lhe cabem porque você está com alguns quilos a mais, imagine como se fosse fazer uma troca de roupas para a próxima estação. Coloque-as em uma caixa e aguarde a próxima primavera, na qual você entrará de novo nelas. Compre novas se necessário, porque usando roupas velhas e apertadas, você vai se sentir feia e isso abaixará sua autoestima. As pessoas não se veem como as outras as veem.

Cabelo Cabelos longos sempre serão uma escolha mais segura para você que deseja se camuflar um pouco. Franjas curtas geralmente acentuam a forma do rosto, então imagine: Se seu rosto é redondo, franjas laterais são permitidas. Neste caso, a cor não influencia muito, mas sim o comprimento e o corte. Prefira cabelos com camadas e movimentos.

Maquiagem Sempre tenha no seu kit, iluminação e sombras suaves e blushes dourados. Os olhos tem de ser acentuados, a boca sempre bem delineada e o blush aplicado de forma suave.

36 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 37


ATRÁS DA CAMUFLAGEM A história da maquiagem explica que durante séculos essa mistura mágica, composta por óleos animais, minerais e vegetais eram aplicadas na face dos homens e mulheres para compor uma aparência saudável pela falta de exposição ao sol. Esse conceito de origem europeia e outros elementos, eram aplicadas pelos profissionais chamados “coi furer”, palavra de origem francesa que significa cabeleireiro ou pessoa que vestem de beleza. Atualmente, existem muitos tipos de maquiagem e marcas. Cada um contendo misturas para diferentes partes do rosto e até mesmo para camuflar imperfeições de nascença, cicatrizes de acidentes ou hematomas. Neste capítulo vou relatar histórias de clientes e amigos e como os ajudei com a maquiagem. Ao longo de minha carreira, tive a oportunidade de trabalhar com alguns artistas, celebridades, e nomes que sempre imaginamos terem uma vida perfeita. No último verão estive todos os dias pela manhã fazendo o cabelo e maquiagem de uma Reality Show. Mary é uma linda mulher que todos nós imaginamos ter uma vida perfeita, sempre linda, com uma vida bem-sucedida, mas você não imagina que por trás da produção tem uma mulher sofrida, com cabelos finos, muitas linhas de aplique porque perdeu o cabelo pela alimentação pobre, sem contar as olheiras, pela falta de sono e os hematomas, pela violência doméstica, que me eram explicados como: “Acertei a quina da mesa”. Explicação assim era frequente. Não porque me deva satisfações, mas como um desabafo. Como profissional é minha obrigação cobri-las, forjando um look perfeito. Infelizmente, a violência doméstica é algo inevitável, mas posso ajudá-las a cobrirem seus hematomas para que no seu meio social, trabalho, escola e outros, essas clientes se sintam

38 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 39


menos constrangidas.

5 passos para cobrir hematomas: 1) Os hematomas tem uma coloração esverdeada ou azulada. Eu recomendo que nessa situação se use um corretivo de cor esverdeado e laranja. 2) Aplique a cor verde por cima da parte azulada e o laranja na parte esverdeada. 3) Um pouco de blush em cima imita a circulação do sangue, que é visível pela parte de fora da pele. 4) É importante lembrar que depois de cada passo deverá ser aplicado um pouco de talco em cima de cada camada de maquiagem para que a mesma não vaze se misturando com as próximas (para aplicar o talco use uma esponja especial). 5) Aplique a base de acordo com o tom da pele sem esfregar a esponja no rosto, mas sim com leves tapinhas para não estragar o trabalho de camuflagem e para que a cobertura penetre melhor na pele. Nota 1: no estado de Nova Iorque, para diminuir as olheiras e o inchaço na região dos olhos usamos um creme para hemorroidas, mas cuidado, não exceda no uso. Nota 2: usamos essa técnica antes de ensaios fotográficos, filmes, TV e semanas de moda, pois o creme resolve de forma rápida os problemas na área dos olhos eliminando um look “Puff”.

É FÁCIL TENTAR ME IMITAR DIFÍCIL É SER EU! Em nossa vida encontramos pessoas que nos escolhem como bodes expiatórios. Aparentemente trabalham 24 horas, 7 dias na semana, para fazer a nossa vida impossível. Essas pessoas querem ser como você. Imaginem uma árvore cheia de frutas bem tenras e maduras. Qualquer um de nós, somos tentados a atirar pedras para derrubar as frutas, não é verdade? Mas se depararmos com uma árvore seca, cheia de galhos, vamos ignorá-la completamente, pois ela não nos atrai, por não ter nenhuma beleza! Resumindo, se as pessoas o atacam é porque você é uma árvore frondosa e cheia de frutos para dar. A você, que está lendo este livro, quero informá-lo, que você tem luz própria, assim como o sol. Não se deixe comparar com uma estrela, porque a estrela simplesmente reflete a luz, mas não tem luz própria. Muitas vezes deparamos com situações na vida em que pessoas se aproximam de nós para “tirar proveito” ou aprender algo para serem melhores ou até mesmo tomarem o nosso lugar. De novo essas pessoas são estrelas que brilham pelo reflexo de sua luz, mas um conselho sábio: “O gato ensinou ao leão todos os truques, menos como subir em árvores”. Sempre guarde para você mesmo a peça final do quebra-cabeça. Nunca se dê por completo, isso se aplica a todas as partes de sua vida, tanto pessoal quanto profissional. Não tome esses conselhos como tática de guerra, mas sim como cuidados que podem ser tomados para evitar danos maiores. Às vezes, me faço a seguinte pergunta: “Eu me enquadro no grupo de pessoas que só querem o que pertence ao outro?”. Por exemplo: sua prima vai se casar e você ainda está solteira. Uma coisa é você querer

40 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 41


ter o que ela tem, algo similar que a fará feliz, outra completamente diferente é querer o marido dela! A diferença é extrema, mas a linha que a divide é bem tênue e, infelizmente, isso é muito natural no ser humano. Muitas pessoas querem o que lhe pertence, o que pode levar você a autodestruição, mas seja cauteloso. Seja você mesmo, pois cada pessoa possui talento ou talentos diferentes, assim como os dedos das mãos, que não são iguais. Não importa o que você faça, ou como desfruta seus talentos, porque no fim é você quem está embaixo da sua pele. Neste capítulo vamos cobrir a camada visível da pele.

Como usar a base Geralmente se aplica a base misturada com um creme hidratante. Ela pode ser usada diariamente, mesmo nos dias de muito calor, pois não obstrui os poros e imita a pele de forma natural. Então, e só aplicar um gloss, um blush e um rímel e READY TO GO...

Marcello Costa | 43


As pessoas não imaginam como as outras as veem. Desde o começo da minha carreira tive a oportunidade de trabalhar com diversos modelos. Homens e mulheres com uma perfeição física inimaginável, que, consequentemente, eram invejados por todos. Eles tinham em comum a “insegurança”, sempre se julgando ou vendo imperfeições que não existiam, chegando ao extremo de se acharem muitas vezes feios, sem atrativos. O subconsciente e a insegurança se uniam, quebrando a autoestima. Os profissionais da área explicam que essa incerteza nada mais é que o reflexo de um stress pós-trauma, vivido em um certo ponto da vida deles, apontando seus “defeitos”, que já foram corrigidos com o tempo. Por exemplo, uma modelo que fez sua carreira na perfeição dos olhos, cílios e fronte, foi nomeada a beleza número 1 de uma grife de cosméticos em Nova Iorque, sofre com uma cicatriz de 5 centímetros na região lateral, na altura dos olhos. Mesmo sabendo que essa cicatriz não está mais lá, graças aos diversos tratamentos a laser e outros cosméticos aplicados, ela me confessou que até hoje consegue notar sua cicatriz nas fotos. Pessoas normais sofrem do mesmo problema, eu mesmo, por exemplo. Em um certo ponto da minha vida havia perdido 60 quilos e quando me via no espelho, ainda enxergava um obeso mórbido e não conseguia sequer comprar roupas que me servissem. Tinha sempre de estar acompanhado de alguém, porque se eu estivesse sozinho, acabava levando roupas com numeração igual a de quando eu pesava 140 quilos, eu não conseguia me enxergar da forma que eu era. Estava cego por um sentimento de trauma, que me impedia de enxergar a minha

44 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 45


transformação. Casos assim são resolvidos com o tempo, por meio de um sistema de reeducação, algo que nós seres humanos temos, que é a capacidade de processar! Outra situação a ser comparada é “Como eu deveria ser”! Na minha adolescência tive o prazer de frequentar uma das melhores escolas do Brasil, UNASP-CAMPUS, onde uma oportunidade me foi dada por uma pessoa muito especial. Nessa época, o sistema de bolsas não permitia estagiários em diversos setores, mas o destino me levou a ser assistente da professora Eliana Reis, a quem dedico este capítulo. Acredito que ela seja inspiração para muitas pessoas que, assim como eu, espelharam-se em sua garra, determinação e coragem para vencer as adversidades da vida. Ela tem três filhas: Juliana, Jaqueline e Jéssica. Juliana, a mais velha, com seu temperamento tranquilo e sereno; Jaqueline, um pouco quieta e reservada; e Jéssica, alegre e extremamente extrovertida. Agora que vocês conheceram um pouco mais de cada uma, contarei o que aconteceu com os bebês (gêmeas idênticas). A Família Reis viajava pelas estradas da região central do Brasil, quando, infelizmente, aconteceu um fatídico acidente automobilístico que custou a vida do professor Roberto Reis, patriarca da família. Jéssica, uma das gêmeas, foi lançada para fora do carro e se feriu seriamente, deformando sua estrutura facial. As outras duas meninas se feriram levemente. Com o decorrer dos anos a professora Eliana voltou para São Paulo e teve a oportunidade de se reestabelecer com sua família e tratar da pequena Jéssica. Jéssica teve de ser submetida a inúmeras e dolorosas cirurgias de reconstrução facial. Mesmo com a lentidão da recuperação, ela jamais perdeu seu brilho e hoje, já adulta, seus traços amadureceram, mas as marcas do brutesco acidente permaneceram gravadas em seu rosto. Ela, no entanto, leva uma vida normal, sua carreira e vida pessoal estão sempre paralelas. É uma pessoa que jamais se julgou pela própria aparência, imagino que ela teve inúmeros momentos de tristeza, mas jamais deixou que eles a enfraquecessem. Existem pessoas que imaginam coisas que não estão lá e se sentem feias. Por exemplo,

46 | Por Trás da Maquiagem

modelos que veem gordurinhas onde nunca tiveram. Em outro extremo, usando um pouco de empatia, imagine-se no lugar de Jéssica, que todos os dias ia dormir e, ao levantar, via em sua irmã, gêmea idêntica, a forma que supostamente ela teria se não tivesse sofrido aquele acidente, que mudou a sua vida e de sua família para sempre. Para alguns, essa dura realidade seria uma câmara de tortura, aprisionada em seu próprio corpo, mas para Jéssica, não. Ela jamais usou essa situação como obstáculo para continuar prosseguindo a sua vida. Por minha cadeira já passaram muitas Jéssicas, e como hair designer, tive de ajudá-las a cobrir ou camuflar esses sinais. A seguir, ensinarei que, mudando a forma do cabelo e a maquiagem, você pode ajudar os clientes a se sentirem mais confortáveis na pele que estão vestindo.

Cabelo Franja curta é um grande “não, não”, porque há uma exposição maior do rosto. Se a franja estiver em camada, assegure-se de que a primeira camada seja abaixo do queixo. Mantenha-se longe das cores ou tons mórbidos, escuros, como o preto, ou muito claros, como o louro platino. E cuidado se a pele for acnéica. Tenha certeza de que o cabelo não estará em contato com a pele, para que a oleosidade e as impurezas não se transfiram para a pele delicada. Neste caso, o rabo de cavalo pode ser uma opção.

Maquiagem Um bom corretivo é a chave de uma maquiagem de correção. Para quem tem cicatrizes em auto-relevo, use um corretivo um tom abaixo da pele. Isso é conceito de iluminação e sombreamento. Esta técnica somente é aplicada para cicatrizes em auto-relevo. Onde houve perda muscular ou óssea, use um corretivo um tom acima da pele, para ressaltar a parte interna. Em volta, use a base normal de acordo com o tom da pele. É muito importante misturar as duas cores nas extremidades, para que não se perceba a diferença das cores.

Marcello Costa | 47


Para peles acnéicas ou em tratamento, escolha uma base que tenha pigmentos acinzentados, porque geralmente as peles acnéicas tem uma coloração rosada ou avermelhada, causada pela irritação. Também é aconselhável misturar algum tipo de hidratante não oleoso com a base, para não agravar a situação. Seja sempre cautelosa ao aplicar e remover a maquiagem, para não causar uma irritação mais séria. Se o rosto estiver coberto por marcas de queimaduras, geralmente a coloração é mais clara que a cor do tom natural da pele. Antes de aplicar a base, use um corretivo um pouco mais escuro que tonalidade natural da pele, para igualar os tons. Em seguida, aplique a base com uma esponja umedecida, pressionando-a na pele com pequenos tapinhas e depois aplique o pó compacto, se necessário. Para aquelas que foram vítimas de acidentes e sofreram algum tipo de deformação facial o conselho é simples: use sempre olhos esfumaçados, provocando drama. Tenha uma sobrancelha bem delineada, rímel, e um brilho labial que seja notável. Nota: para a maquiagem, use o estilo natural.

Em memória ao professor Roberto Reis

48 | Por Trás da Maquiagem


TRANSAMÉRICA Leia somente este capítulo se você tiver a mente aberta e receptiva para a tão considerada terceira classe humana: “Os transgêneros”. Durante anos estive rodeado por transexuais, indivíduos que são categorizados por muitas culturas como de nível inferior de vida, pessoas que por milhares de anos estiveram nos porões de uma sociedade romana e racista. Quem são os transexuais? A resposta é simples, o nome já diz tudo. Um sexo em transformação ou transição, ou seja, masculino para feminino ou feminino para masculino. A terminologia é a mesma para ambos os sexos. O que os levam a mudarem de sexo? Segundo pesquisas feitas, há uma instabilidade dos cromossomos X e Y. Todos os gays tendem a se tornar transexuais? Não. A ciência explica que o homossexual é atraído pelo mesmo sexo e é consciente em seu gênero. Já o transexual se sente enjaulado ou não se harmoniza pelo gênero que tem, que o leva a um processo onde o tratamento metamórfico pode ser feito. Como é esse tratamento? De forma geral, o primeiro passo é a aplicação de hormônios. Segundo, procedimentos cirúrgicos, implantes para os homens e mastectomia para as mulheres, e até a cirurgia para a retirada dos órgãos genitais. Agora que você já tem um conhecimento básico geral sobre o transexualismo, vou relatar algumas experiências. Em uma tarde, véspera de ano-novo, um jovem casal entra no salão. Ela, muito feminina, com um corpo e cabelo invejáveis, ele, um jovem latino de boa aparência. Nada de diferente. A recepcionista os guiou até minha estação de trabalho porque a bela moça precisava fazer uma consulta sobre as extensões de cabelo. Quando ela se apresentou, senti em sua voz que ela não era geneticamente do sexo feminino, mas um transexual em fase de transição. Estivemos

Marcello Costa | 51


conversando ao longo do tempo em que fazia a aplicação das extensões, que é um processo demorado, que, geralmente, demora de 3 a 5 horas. Durante esse tempo, ela falou de como era doloroso seu tratamento. Priscila começou sua transformação aos 18 anos, idade legal nos Estados Unidos. Primeiro foi a aplicação de hormônios, a transformação é visível, os pelos param de crescer, os mamilos começam a se desenvolver, os quadris se alargam um pouco, a pele se suaviza. Tudo o que ela havia vivido em 18 anos de vida começou a mudar. Os hormônios são aplicados intradermo, como a insulina para quem tem diabetes. Os efeitos colaterais são inimagináveis, as mudanças súbitas de humor, cansaço, fadigas e até depressão em alguns casos. Ela prosseguiu sua caminhada de transformação, veio o primeiro procedimento cirúrgico, implantes dos seios. Seis meses depois, afinamento da cintura. Como sabemos, geneticamente o homem se diferencia da mulher em inúmeros aspectos, inclusive na forma do corpo. Homens têm ombros mais largos, e é mais reto na cintura e quadris, ao contrário das mulheres, que têm ombros menores, quadris arredondados e cintura mais fina. Para que Priscila afinasse sua cintura, ela foi obrigada a retirar duas costelas de cada lado e implantar próteses de silicone nos quadris e nádegas, para incorporar a anatomia feminina. Para esse procedimento foram três meses de recuperação. Portanto, em determinado momento ela pôde parar com os hormônios, porque, segundo o seu médico essa era a única forma capaz de fazer o corpo produzir espermas, que seriam desviados e armazenados em clínicas especializadas, para que, futuramente, mesmo com a retirada do pênis, a inseminação artificial fosse possível. São necessários três meses exatos para a produção saudável de sêmen e depois da extração é necessário o reinício do tratamento com hormônios. Priscila leva uma vida normal por ser filha única e por ser de uma família de classe media alta, tem acesso aos melhores médicos da área. Infelizmente, nem todos os transexuais têm a oportunidade de serem tratados pelos melhores médicos, muito menos têm a oportunidade de terem uma família que os apoiem psicologicamente e financeiramente. Na verdade, Priscila é uma exceção. Na dura realidade, muitas estão trabalhando em casas de shows e outras (grande

52 | Por Trás da Maquiagem

maioria) são obrigadas pela própria sociedade (por não se enquadrarem nos parâmetros considerados normais) à prostituição, drogas e tráfico. Pela opção sexual feita, foram abandonadas por amigos, namorados e até mesmo colocadas para fora de casa por seus próprios familiares ou, na melhor das hipóteses, saíram de suas cidades para tentar a vida no exterior. Muitas se submetem a tratamentos hormonais caseiros e clandestinos e até mesmo à aplicação de silicone industrial. A diferença é que a aplicação de silicone é um tratamento cirúrgico realizado em clínicas autorizadas por profissionais capacitados, que fazem a aplicação entre o músculo e a pele, já o silicone industrial é injetado com o auxílio de uma seringa, e se espalha de forma heterogênea. E o risco de contaminação e infecção é grande. O silicone é uma bandagem que se deteriora com o tempo, e sua remoção é quase impossível, pois é aplicado onde antes não existia camadas de proteção. O silicone industrial invade os músculos e tecidos, causando, em alguns casos, uma necrose. Caso parecido ocorreu com uma de minhas amigas. Jeniffer, uma das mais conceituadas Show Girls de Nova Iorque, em sua juventude teve a aplicação de silicone industrial em diversas partes de seu corpo, como nádegas, quadris, seios. Com o tempo, os anticorpos começaram a combater os “corpos estranhos”. Se a aplicação tivesse sido um procedimento cirúrgico profissional, teria sido fácil sua remoção, mas neste caso a raspagem para a retirada do silicone foi um procedimento demorado e cauteloso. O tempo passava e começaram a se formar escaras do tamanho de uma mão fechada por todas as partes de seu corpo. No último instante, pensava que ela não iria suportar a dor e a agonia causadas pelas feridas. Os médicos-cirurgiões de Nova Iorque não queriam nem tocá-la. Sua salvação foi um médico em cuba que se interessou pelo seu caso e a operou, salvando sua vida. No mundo existem muitas Jeniffers, que não têm a oportunidade de serem tratadas adequadamente e que se submeteram a tratamentos clandestinos. Até que ponto vale a pena arriscar a vida com procedimentos cosméticos? Feitos devidamente, há uma porcentagem pequena. Por outro lado, essas transexuais se sentem obrigadas pela sociedade a mudar definitivamente de sexo.

Marcello Costa | 53


Há uma diferença entre transexuais e transformistas. Os transformistas têm uma vida regular como homens e se transformam em “mulheres” em certas ocasiões ou shows. A seguir, mostro como e fácil transformar uma face masculina em feminina com o auxílio da maquiagem.

Materiais para a maquiagem 1) Base. 2) Pó compacto. 3) Blush. 4) Batom vermelho e outras cores de sua preferência 5) Talco. 6) Cola bastão 7) Sombras. 8) Cílios postiços. 9) Rímel. 10) Lápis de olho e delineadores para olho e boca. Vamos Lá! Primeiro é necessário cobrir a sobrancelha com a cola bastão, em seguida, suba-a com base e, redesenhe-a na forma que desejar. Para cobrir a barba, use batom vermelho misturado com um pouco de hidratante para facilitar a aplicação, e para matizar use o verde. Depois, use o talco para fixar a maquiagem. Agora que a barba já está coberta e as sobrancelhas redesenhadas, aplique os cílios postiços e use sua imaginação! Seja sempre criativa(o)!

54 | Por Trás da Maquiagem


ALIENÍGENAS Na minha vida inteira sempre fui muito certo de mim mesmo, nunca duvidei de minha paridade e capacidade nem por uma fração de segundo, até vir morar em Nova Iorque. Vim tentar minha vida como tantos outros brasileiros. Acabei me sentindo com se tivesse recém-chegado do planeta Plutão, mas desfrutando o que eu gostava de fazer. Descobri que o segredo do universo, não é sobre quem tem mais dinheiro, ou o melhor carro, ou a melhor roupa, ou até mesmo um sobrenome diferente, lembrando as cinco palavras que me foram ensinadas quando criança e que eu carrego comigo pelos vinte e oito anos da minha vida: “Eu sou quem eu sou!”. Eu sou quem eu sou sempre... Chamando outros tripulantes da nave interplanetária, destino a Plutão, se vocês conseguem me escutar, esse é o momento de ocupar a nave! Anúncio final! Não há outro igual a você! Você é original, não importa o que os outros digam!

56 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 57


NOIVAS O amor é raro e valioso, a distância é apenas uma forma de medida e a idade somente números. As pessoas sempre me perguntam qual é a parte que chama minha atenção em um casamento, e a resposta é simples: os olhos do noivo quando a noiva entra na igreja. O brilho ali existente é incomparável, a felicidade que enche seu coração é imensamente proporcional a esse brilho. Aí se sabe se esse é o Mister Right, com quem se quer passar o resto da vida. Depois de horas e horas entre cabeleireiro e maquiador, horas intermináveis de provas de vestido, flores e outros detalhes que envolvem uma cerimônia de casamento, mesmo o noivo estando impecável, é para ela, a noiva, que os olhares se concentram, enquanto o olhar dela só tem uma direção: o noivo! O momento que mais me comove são os votos matrimoniais. A seguir, os votos de Joshua (soldado da Infantaria American) e Alexia (médica recém-formada pela NYU, que atuou no campo de guerra, no Iraque). Disse ela: Jhoshua, obrigada por me aceitar por quem eu sou, me ensinando o que é o amor, sentimento que eu nunca soube que precisava. Estando ao meu lado, mesmo a distância, sabendo que eu talvez não retornaria para casa, esteve me amando, mesmo sabendo que o meu amor por você estava dividido com o campo de batalha no Iraque. Nunca retornei suas ligações, nunca cheguei a tempo para os festejos Natalinos, e você esteve lá, fazendo-me acreditar na vida, naquele momento em que eu estava cercada pela morte e dor. Você me deu visão quando eu não enxergava, deu-me resistência quando me sentia fraca. Eu só queria lhe pedir cinco coisas: incerteza, brutalidade, encosto, depressão e traição. Que você seja sempre incerto de quantos filhos teremos; que use toda sua brutalidade e força para manter nossa família unida. Que eu possa encostar-me em seu ombro, todas as noites ao dormir e ao descer do sol, e que, mesmo

Marcello Costa | 59


aos 90 anos de idade, possamos nos sentir eternos namorados. Sim, traindo a morte, porque eu não consigo imaginar a minha vida sem você! Disse ele: Alexia, hoje eu estava aqui pedindo o seu amanhã, porque o meu hoje foi possível pelo seu cuidado de ontem. Quando eu estava na linha de frente da infantaria, você cuidou de mim, todo o tempo. Ao meu lado, dia e noite, mesmo sabendo que eu estava seriamente ferido, você ficou cuidando de todos, mais do que da sua própria saúde, que estava sendo afetada pela exaustão dos dias longos. Ali eu nada queria, tinha perdido tudo, apenas as cicatrizes ficaram. Três anos se passaram e a única coisa que não perdi foi o meu coração, que eu lhe dei e nunca mais pude pegá-lo, porque ele lhe pertence. Não será possível lhe dar as cinco coisas, mas vou lhe dar olhos, braços e ombros. Que os meus olhos jamais descansem na ronda pelo nosso amor, braços para abraçá-la no seu temor e ombros para que você se apoie nos momentos de tristeza e cansaço. Doutora Alexia, você levou anos na escola de medicina, para aprender a cuidar de outros, mas se algum dia ao meu lado faltar, causará em mim uma enfermidade mortal, coração partido. Amo-a muito, obrigado por me escolher! Alexia e Jhoshua se conheceram no campo de batalha do Iraque, ambos jovens. Apaixonaram-se em um cenário inapropriado e isso não os impediu de viver esse grande amor! Constantemente ouso: “Foi o destino!”. Perguntam-me se eu acredito em destino e eu repondo: Sim, eu acredito, mas também acredito que cada passo dado pode mudar o nosso destino.

Outro casamento que me comoveu foi o da Liah, herdeira de uma rede de floricultura no Canadá e Estados Unidos. Ela lutava incansavelmente contra a obesidade. E, num sábado de outono, à tarde, casou-se com um lindo jovem, o Danny, alto moreno, olhos verdes, que chamava a atenção de todos os que o viam. Liah, suas madrinhas e eu (cabeleireiro e maquiador) estávamos na suíte dela. Seu pai entrou no quarto subitamente e pediu que nos retirássemos, mas, como ela estava atrasada, mentiu para o pai dizendo que eu era um mexicano e não falava inglês. Segui quieto, sendo mais profissional que o normal, porque percebi algo estranho no ar. Então o pai da noiva disse: “Por que você está se casando com ele? Não se enxerga? Olhe-se no espelho, você parece um abominável homem da neve! O que ele quer é o seu dinheiro, ele não gosta de você. Esse circo que você armou para o seu casamento está me custando meio milhão de dólares!” Liah parecia não acreditar no que estava ouvindo, não teve reação, estava atônita com a ousadia de seu pai. Para que você entenda, nos Estados Unidos as paredes das casas na grande maioria são feitas de madeirame e podemos ouvir tudo o que se fala do outro lado. Mal sabia o pai da noiva, que o noivo estava no quarto ao lado com os padrinhos, ouvindo tudo. Então ele veio até o quarto e disse ao sogro:

Se você não mudar a trajetória de sua vida, acabará chegando aonde você estava indo. Todos nós sonhamos com a alma gêmea, teoricamente estamos vivendo para ele ou para ela. Temos espaço para colocar uma pessoa em nossa vida? Um relacionamento é como uma planta, você vai adubá-la e regá-la para que cresça sempre forte e virtuosa.

60 | Por Trás da Maquiagem

“Eu já sabia que isso ia acontecer, por essa razão cuidei de tudo, não se preocupe. Pedi ao meu advogado que preparasse o contrato pré-nupcial que diz que eu não terei direito a nada que pertence a Liah.” Eu fiquei ali, extasiado, mas cego, surdo e mudo. Pensei comigo: “Enganei-me com o noivo, pois o imaginava uma pessoa vazia e interesseira, mas ele é uma pessoa que a ama de verdade, a ponto de assinar um contrato pré-nupcial que pode lhe custar o futuro”.

Marcello Costa | 61


Hoje ainda encontro Liah, que vem até mim para que eu cuide dela e de suas duas filhas gêmeas.

Usando uma maquiagem natural, “sem marcas de moda”, daqui a 30 anos sua filha olhará para as fotos e dirá: “Mãe, quero uma maquiagem igual a sua”. O look natural é algo que sempre estará na moda, mesmo daqui há 100 anos.

Logo após o casamento, ela passou por uma cirurgia de redução do estômago, emagreceu 80 kg e vive uma vida normal. Seu exterior se iguala ao seu interior, e ela se sente melhor e mais feliz!

A seguir, ensino passo a passo uma maquiagem para a posteridade. São necessários os seguintes itens:

Segue algumas dicas de cabelo e maquiagem para noivas.

• • • • • •

Cabelo O penteado de uma noiva é algo extremamente pessoal, sem regras, mas existe alguns parâmetros que ajudam a harmonizá-lo para o grande dia! Se o noivo for mais baixo que a noiva, fique longe de penteados altos e grandes, use o cabelo solto, liso ou penteados laterais e baixos.

Passos a seguir

Se for como Liah, use cabelos longos, abuse das extensões, deixe seu cabelo ficar “estilo princesa”, ondulações, cachos, lisos, não importa.

Prepare a pele com corretivo, base e pó. Delineie a sobrancelha. Coloque os cílios postiços. Use a sombra vinho ou marrom para acentuar a crista ou o baixo-relevo das pálpebras. Use as sombras da cor da pele ou perolada e esfumace bem para não aparecer a linha da

Maquiagem Fique longe de cores quentes, “bregas” e “cafonas” para a ocasião. Olhos esfumaçados só se a pele for morena. Em peles claras, não abuse da sombra, use tons sóbrios para que seus convidados vejam ternura em você. Use blush, pois o branco desbota completamente a noiva. Cílios postiços, sim, sim! Eles ficam lindos nas fotos! Preocupe-se mais com as fotos, contrate bons profissionais para cuidar do seu cabelo, maquiagem e de seu álbum. Não economize; afinal, as fotos são para a posteridade e, em dez anos, você não terá contato com 60% da lista de convidados.

62 | Por Trás da Maquiagem

Cílios postiços e de preferência só para o canto dos olhos. Rímel preto. Sombra vinho, marrom, perolada e da cor da pele. Delineador preto líquido para olhos. Delineador natural ou rosado para os lábios, hidratante labial e gloss. Base, corretivo, pó compacto e fixador de maquiagem.

crista. Use o delineador, fazendo uma linha fina no contorno da pálpebra. Aplique o blush. Aplique hidratante labial e espere que ele penetre na boca. Em seguida, use delineador de lábios natural ou rosado. Aplique o gloss (para que os lábios não fiquem com aparência de secos nas fotos). Faca o que for necessário para se sentir especial, esse e o seu grande momento e que toda mulher sonha desde pequenininha!

Marcello Costa | 63


O TEMPO O tempo perguntou ao tempo: “Tempo, quanto tempo leva o tempo? O tempo respondeu ao tempo: O tempo leva o seu tempo”. O que é o tempo? Teoricamente há cinco intervalos de vivência, ou seja, o que vivenciamos. É o tempo que mede os intervalos da nossa vida. Planejamos toda uma vida, muitas vezes, antecipamos a ordem natural das coisas. Mas não devemos esquecer que o tempo não tem tempo e que leva o seu tempo. Em nossa vida usamos o tempo como nosso inimigo. Corremos contra o tempo, em vez de dar tempo ao tempo. Não deixando de considerar que o trabalho do tempo, só é a metade do caminho, a outra metade devemos atribuir a nós mesmos. A vida é vivida em seu tempo. Objetivos são alcançados com o seu tempo, do tipo: “Entre na fila e espere pela sua vez”. O tempo de cada pessoa é medido de forma diferente, cada um na sua vez, cada qual no seu lugar. Muitas vezes, colocamos “a carroça na frente dos burros” e não deixamos o tempo fazer a sua parte. Tudo gira em torno do tempo, mas somos humanos e em nossa ansiedade mudamos o resultado do tempo. Cada ser humano dá um valor diferente ao tempo, por exemplo, pergunte a um estudante de medicina que tem dois meses para se graduar; a mãe de um soldado que espera dois meses para ver o filho, que esteve no campo de batalha no Iraque por quatro anos; a uma noiva que vai se casar em dois meses ou a uma pessoa que teve um diagnóstico de somente dois meses de vida. Pergunte a uma criança que viajará para a Disneylândia em dois meses. Cada pessoa leva seu tempo de forma diferente. Algumas têm até medo do tempo, mas uma verdade é certa: o tempo tem seu tempo e vai passar quando queremos ou não. Muita gente tem medo de certas atitudes, por medo do tempo, por exemplo. Sempre tive vontade de estudar enfermagem, mas isso leva muito tempo, o melhor conselho seria: “Comece

64 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 65


agora e não se preocupe com o tempo, porque queira ou não, o tempo vai passar. Pelo menos com o passar do tempo, você terá concretizado algo queria ou não. Ao passar, o tempo deixa marcas internas e externas, algumas leves e imperceptíveis, outras, fortes e expressivas; o certo é que nenhum de nós podemos escondê-las, mas há uma grande virtude que é dada igualmente a todos: cabe a nós dividi-lo corretamente com sabedoria como faziam nossos anciãos. Temos oito horas para dormir, oito horas para estudar, brincar, se divertir, descansar e oito horas para trabalhar. Teoricamente, parece fácil, quando, na verdade, não é. Se o tempo for balanceado corretamente entre nossos afazeres, o melhor acontecerá e vai nos sobrar tempo! Infelizmente, o tempo não se pode reverter, mas as marcas e cicatrizes podem ser disfarçadas ou camufladas. A seguir, alguns conselhos de cabelo e maquiagem para rejuvenescer o seu look.

Cabelo O melhor conselho para o cabelo está na escolha da cor. Se seus cabelos forem escuros, negros, tente mantê-los longos e em camadas. Para as minhas amigas acima dos 40 anos, aconselho manter os cabelos curtos ou meio comprimento. Mas a melhor opção neste caso é dar aquela famosa clareada nos fios, ou você nunca ouviu dizer: “Mulher não fica velha, fica loura!”?

Maquiagem 1 – Para cobrir as marcas de expressão, escolha bases líquidas ou cremosas, pois elas aderem a pele de forma homogênea. 2 – Use corretivo líquido, mas se sua preferência for bastão, misture um pouco de hidratante para suavizar a aplicação. 3 – Sombras – dê preferência aos tons terra e ao negro para efeito esfumaçado.

66 | Por Trás da Maquiagem

4 – Delineadores de olhos. 5 – Pó compacto. 6 – Blush. 7 – Delineador de lábios, batom e gloss

Passos a seguir Primeiro aplique o corretivo em todas as áreas enrugadas ou com marcas de expressão. É muito importante escolher os corretivos, um tom mais claro que o tom da base. Não esqueça de aplicar abaixo dos olhos, principalmente em clientes que possuem as famosas olheiras. Em seguida, aplique a base em cima do corretivo, levemente para não borrar ou misturar, lembrando que o intuito é sobrepor. Após aplicados, se verá uma pele limpa e sem dimensão. Na pele já preparada, aplique o blush de forma inclinada para definir bem as marcas do rosto. Logo, arqueie bem as sobrancelhas com o auxílio do lápis ou de uma sombra escura que se assemelhe ao tom natural da pele. Trabalhe a região dos olhos, aplicando a técnica escolhida; esfumaçando naturalmente e dando um ar dramático, colorido ou romântico. Em seguida, aplique o delineador e o rímel. Delineie os lábios e aplique o gloss. Nota: tente se distanciar dos pós compactos, pois eles acentuam as marcas de expressão.

Marcello Costa | 67


O AMOR ENTRE O PEIXE E O PÁSSARO Quem de nós já não viveu uma história de amor? Ou quem já não experimentou uma paixão impossível? Bom, em alguns casos esse amor se transforma em uma nostalgia, com feridas que não cicatrizam. Desde os tempos mais remotos da mitologia ocidental, foram relatadas histórias de amor e morte. Isso é atribuído a relacionamentos desiguais. Outro dia, uma jovem americana chamada Lilith, veio até mim e relatou-me sua infelicidade em seu relacionamento. Seu namorado, com quem mantém um relacionamento de cinco anos, tem descendência judaica, e sua criação foi restrita, ele não acreditava em nada mais além de sua crença. Completamente em lágrimas, ela dizia que não suportava mais a pressão que ele exercia sobre ela por não ser da mesma religião. A descendência dela era alemã e sua criação foi baseada no cristianismo. Ambos, sem querer abrir mão de sua própria cultura, não aceitavam a religião do outro. Um exemplo aplicado é a história do peixe que se apaixona pelo passarinho. Para que o amor de ambos perdurasse, algum dos dois teria de abrir mão do mundo que até então conhecia como verdade, mas, olhando por outro ângulo, o passarinho viveria na água? Ou o peixe viveria no ar? Os dois pontos parecem impossíveis porque ambos nasceram e foram criados desta forma e morreriam se submergissem um no ambiente do outro. Mas o amor tudo supera por ser algo divino! Apesar disso, com aspectos tão diferentes, o amor se acabaria rapidamente. Atualmente, a jovem Lilith está noiva e feliz porque encontrou sua alma gêmea. Desde a minha infância, cresci com muitas crenças. Sempre ouvia a célebre frase: “Se você não se casar e ter filhos, vai acabar depressivo e só”. Aos 18 anos, quando me mudei para os Estados Unidos, descobri a verdade: amor é amor e ninguém manda no coração. O amor não escolhe idade, sexo cor ou etnia. Em dez anos de carreira, aprendi todos os dias que o amor vem

68 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 69


da divindade, não importa como seja. Algumas religiões discriminam diferentes uniões entre duas pessoas de religiões diferentes, outras, de raças diferentes. Em uma de minhas viagens, estive em Minessota, onde fui visitar a minha amiga Meridiam. Quando cheguei deparei com uma cena que ficou marcada em minha memória. Sua prima, de descendência européia, estava sentada na sala, ao lado de um negro americano. Essa família desaprovava o amor dos dois pela diferença da coloração da pele. Seu pai, dias antes da minha chegada a espancou deixando marcas por todo seu corpo, tudo isso para evitar que o sangue ou a raça se misturassem. Concluindo, pessoas usam a religião para ocultar a imposição de uma opinião pessoal, dizendo coisas tais, que não precisam ser mencionadas, esquecem que o amor é amor e vem da Divindade, mas a violência, mentira, hipocrisia, deslealdade, racismo e crueldade são as únicas abominações que existem, e relacionamentos que não se enquadram nos parâmetros são julgados, mas hoje estou aqui para informá-lo de uma vez por todas de que é ok ser diferente.

Cabelo a) Seque o cabelo naturalmente, escovando-os com os dedos. b) Use reparador de pontas.

Maquiagem

A PELE DO PECADO Não importa de onde você veio, mas aonde quer chegar! Conheci uma bela mulher em um ensaio fotográfico. Seu nome era Agbani Darego, e mal sabia eu que em sua cabeça ela ostentava uma coroa com o título de Miss Mundo. Seu sorriso conquistava a todos, e sua humildade e afeto também. Depois deste fotoshoot, conhecemo-nos melhor e conversamos por horas. Seu país, a Nigéria, é um dos países mais pobres da África. Agbani mostrou um talento especial na tarde da coroação, onde ela quebrou uma tradição de anos, sendo a primeira negra africana a ser coroada como Miss Mundo em 2001! Criada por seu pai depois de perder sua mãe ainda na infância, ela teve muitas dificuldades, mas, com garra, determinação e muito profissionalismo venceu os preconceitos e hoje o mundo pode ver sua beleza negra estampada em várias capas de revistas espalhadas por todo o mundo. Todos nós sabemos que a cor da pele ainda é um grande tabu. Nos Estados Unidos, comunidades se agregam por conveniência, negros, brancos, latinos, asiáticos e outros. Em Nova Iorque, onde vivo, tornou-se um melting pot, quer dizer panela derretida, onde todos nós nos misturamos, mas somente no trabalho. Quando visito outros estados com menos miscigenação deparo com uma segregação visível.

a) Aplique a base de forma homogênea. b) Use sombra em tom rosado/pastel. c) Blush rosado. d) Brilho labial.

Assim como no Brasil, o jeito de falar o português dos cariocas monopoliza a mídia brasileira, aqui nos Estados Unidos, o inglês californiano monopoliza a mídia americana. Os negros americanos tem sua característica, conhecida como (Ghetto). Cantores, atrizes e apresentadores afro-americanos gastam uma quantia considerável para perder seu sotaque “guetto”.

Nota: os cílios postiços são opcionais.

Depois dessa rápida explanação de um pouco sobre a cultura americana, a história de Lisa, uma cliente que sempre vinha ao salão para fazer suas extensões de cabelos e outros trata-

70 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 71


mentos. Ela é uma bela morena cor de jambo, natural da Carolina do Sul, muito bem-sucedida. Trabalha para uma das melhores empresas de seguro dos EUA. Mas um fantasma a persegue, ela nunca teve sucesso em relacionamentos. Um domingo à tarde, quando todos do salão já haviam saído, restou Lisa e eu, porque como master stylist, tenho de encerrar o expediente. Fui fechar a porta do salão e, quando voltei para continuar o trabalho, o silêncio tomou conta do ambiente e Lisa, que nunca havia feito nenhum comentário sobre sua vida, pois estava sempre muito ocupada falando nos celulares, olhou-me profundamente nos olhos pelo espelho e começou a contar sua história. Quando criança seu pai abandonou a família, deixando sua mãe que, confusa e com problemas de audição e drogas, era incapaz de cuidar delas. Lisa já tinha 17 anos e, mesmo assim, tinha de suportar os maus-tratos da mãe, pois segundo o Estatuto Americano da Criança e Adolescente, a família teria de ser desfeita e as duas adolescentes seriam encaminhadas para o Foster Care, que significa cuidado estranho, em que famílias cadastradas no programa são pagas para cuidar de crianças abandonadas como se fossem seus filhos. Entre essa bem organizada assistência aos menores e a realidade, acontece todos os tipos de violências, inclusive abusos sexuais, e Lisa, com medo de que o Departamento de Assistência Social, tivesse conhecimento dos fatos que ocorriam em sua casa e por não querer se separar de sua irmã, aguentava tudo calada e mantinha as aparências para evitar o pior. Quando completou 18 anos, estava legalmente apta para requerer a adoção de sua irmã Diane. Com lágrimas nos olhos ela disse que por muito tempo teve de ter três trabalhos para manter a si e sua irmã. Mesmo sabendo dos riscos que corria com relação à guarda de sua irmã, muitas vezes, deixava-a sozinha em casa para trabalhar. Anos se passaram, Lisa terminou seus estudos e a vida parecia querer entrar nos eixos, ela continuava trabalhando e cuidando de sua irmã. Com o passar do tempo, Diane foi aceita na NYU (New York University). Atualmente, Lisa continua sozinha, há um espaço em seu coração que foi amassado, pois leva na sua bagagem uma decepção, que não deixa espaço para boas e novas experiências. Dias depois, de volta ao salão enquanto eu removia suas extensões, notei que em sua

72 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 73


bolsa tinha um chaveiro com a palavra LOVE, queria dizer então que ela acreditava no amor, mas o tempo havia passado, sua irmã se casou e se fechou ainda mais. Enquanto conversávamos, comentei com ela sobre meu projeto de escrever este livro e li para o capítulo bagagem. Encontrávamo-nos semanalmente e um dia ela apareceu com boas notícias. Tinha encontrado um jovem de Nashville, estado do Tenesse, e ele a pedira em casamento após quatro meses de namoro. Ela ia se casar em novembro, no dia de Ação de Graças. Recebi o convite e um agradecimento por ter lido esse capítulo do livro, que a ajudou a esvaziar sua mala para começar a preenchê-la com boas novas. Isso foi só um “empurrãozinho”, pois a decisão de mudar a sua vida partiu dela. Espero que ao continuar lendo este livro, você possa encontrar sugestões que o ajudem no seu dia a dia, mas lembre-se de que todas estas palavras só surtirão efeito se a decisão de fazer diferente partir de você! Coragem! A seguir, uma técnica para maquiar pele morena ou negra.

Nota: para as peles negras, use blush com tons alaranjados, marrons ou dourados.

Pele Avermelhada a) Use um tom de base similar ao tom natural da pele. b) Misture uma pitada de corretivo verde à base para balancear a tonalidade da pele. c) Adicione o creme hidratante à mistura e aplique de forma homogênea. d) Siga os passos normais da maquiagem. Nota: normalmente as sobrancelhas das pessoas com pele negra são imperceptíveis ou com falhas. Por essa razão, não tenha medo de abusar no lápis ou na sombra. Na minha opinião, o lápis funciona melhor.

A pele morena e negra, normalmente vem em tons: acinzentada e avermelhada. Para equilibrar os tons de pele é necessário balancear com contraste. Use os seguintes passos:

Pele Acinzentada a) Compre um corretivo vermelho e adicione uma pitada na base comum, até que o tom fique perfeito para a pele. b) Faça o teste da base, usando-a primeiro no dorso da mão ou na parte interna do braço. c) Adicione a essa mistura um pouco de creme hidratante e aplique de forma homogênea na pele. d) Siga os passos normais da maquiagem.

74 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 75


PORQUE ME JULGAM? O que vê atrás dessa armadura? Alguém forte e destemido, mas volúvel em sua conjuntura? Não sou soldado, mas ilusionista, minha armadura é líquida, cremosa ou em pó. Minhas armas de camuflagem são feitas de aço inoxidável, mas minhas cerdas são macias e adoráveis. O que você vê? Não tenho certeza, mas vejo que atrás dessa armadura tem um menino, um ser humano e seus desejos. Por que me julga? Se você me furar, não sangrarei. Se você me ferir, não morrerei. Se me ofender, não chorarei. Se eu adoecer, não desanimarei. Se eu fracassar, não me decepcionarei. E se me amar eu não amarei! Por que me julga? Porque sabe que sou como você. Que respiro como você. Que me machuco como você. Que me alimento como você. Que morro como você. Agradeço-lhe por me deixar viver! O que lhe parece se hoje você saísse de sua zona de conveniência e tentasse algo novo jamais tentado antes? Um esmalte de cor mais forte, um olho mais escuro, uma sobrancelha mais arqueada, talvez um cabelo mais curto, franja, qualquer ideia é válida, algo fácil de mudar,

76 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 77


já que algo mais que o incomode não pode ser mudado. Para fazer um look inusitado tenha: • Sombras preta e perolada. • Lápis preto de olho. • Rímel. • Base e corretivo. • Brilho labial. • Blush dourado. Primeiro, prepare a pele, como já ensinado nos capítulos anteriores, com corretivo aplicado corretamente. Em seguida, aplique o lápis de olho em volta completa dos olhos. Nota: use fósforo ou isqueiro para esquentar levemente a ponta do lápis e obter melhor textura. Faça uma linha grossa na pálpebra e embaixo do olho. Em seguida, aplique a sombra perolada acima do olho, logo, use um pincel fino para esfumaçar a linha preta até a metade da área que foi aplicada a sombra perolada. Lembre-se de não sobrepor completamente a perolada, porque o look que estamos procurando é o de um esfumaçado leve e não gótico. Aplique o blush. Depois, misture o gloss com um pouco de base para obter um look nu para os lábios.

TEMPORADA DE CAÇA Nova Iorque é uma cidade que tem, assim como outras metrópoles dominadas pelos homens e mulheres solteiras, em sua grande maioria pessoas que estão à procura de sua alma gêmea e que já tiveram inúmeras vezes um relacionamento fracassado e não entendem o porquê. Analisaremos os motivos de um relacionamento que não deu certo. Contarei outra história de uma de minhas amigas e cliente. Ana, uma jovem advogada de 34 anos, de origem polonesa, esteve anteriormente casada. Atualmente, dois anos depois de seu divórcio, está de volta ao mercado e em busca de sua alma gêmea. Ela está acionando todos os meios viáveis para ter sucesso em sua busca, sites de relacionamentos, agências, e Blinde Date, ou seja, encontros onde os amigos lhe apresentam um amigo(a). Muitas vezes, relacionamentos iniciados assim, terminam em desastres. Ela por todo o ano vivia numa maratona, um encontro após o outro. Até a terceira semana, arrumava-se dos pés à cabeça, mas todos os rapazes que ela encontrava não demonstravam interesse; mas quando Ana começou a seguir algumas regras, sua vida começou a mudar. Aprendeu que algumas regras básicas precisam ser preservadas. Ao conhecer alguém, não demonstre interesse total, mas sim atenção. Jamais ofereça seu telefone, porque o homem faz o que ele quer fazer. Se ele não pediu é pela simples razão de não estar interessado em você. Ao conhecer alguém que a interesse, use sempre o truque do cabelo, porque a psicologia explica que quando você move o cabelo com as mãos, é extremamente feminino e fica gravado na memória do sexo oposto. Não tome álcool no primeiro encontro, pois o chamamos de “lubrificante” da sociedade. Não use de sua sexualidade para atraí-lo, pois se você estiver procurando o Mister Right,

78 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 79


ele com certeza não gostaria de ter uma pervertida como mãe de seus filhos. Não durma com ele no primeiro encontro, pois isso o levará a pensar que você é igual a qualquer outra. Deixe-o com gostinho de quero mais. Tampouco o beije, pois o beijo é a entrada para a alma. O melhor é deixá-lo pensando como seria. O certo é esperar até o terceiro ou quarto encontro, mas... Não aceite o seu convite para sair no mesmo dia, pois isso mostrará que você está sempre disponível, ou seja, aplicando este passo simples, você impedirá que no futuro ele a trate como porto seguro, a porta 24 horas do dia e 7 dias da semana, para quando ele quiser entrar e sair. Você deve usar de sabedoria para determinar o momento desse tão esperado primeiro encontro. Para se socializar, você precisa sair mais; portanto, não fique em casa, pois não conhecerá ninguém. Procure ambientes que mereçam a sua presença. Não demonstre precisão ou desespero, atue naturalmente, caminhe de um lado para o outro do ambiente onde se encontra de forma graciosa e natural. Use o telefone para falar com alguém. Mantenha distância de bebidas como vinho e cerveja e tome algo estimulante como tequila, vodka, uísque ou Red Bull com gelo que a deixarão mais “atenta” aos sinais. Demonstre segurança, deixe-o trabalhar duro por seu amor. Se alguém ligar para você, seja breve, demonstrando que é uma pessoa ocupada, porém carinhosa. Sempre o deixe com gostinho de quero mais. Não aceite convite para uma viagem de última hora e lembre-se: você é uma mulher independente e tem muito o que fazer. Dê desculpas: “Adoraria ir, mas tenho um projeto de trabalho para entregar na próxima semana”, ou “Estou estudando para um concurso”. Use sua imaginação, sinta-se bem e confortável, faça qualquer coisa que a deixe mais confiante. Quando todas essas regras forem observadas e você já tiver o seu pretendente debaixo de suas asas, assegure-se de que ele se mantenha lá. Essas regras tem de ser mantidas sempre, até depois do casamento, porque você entende que o anel que você ganhou também pode

Marcello Costa | 81


Maquiagem

sair com a mesma facilidade com que entrou no seu dedo.Cuide-se! Nota: para algumas pessoas que ainda pensam que filhos prendem relacionamentos, aqui vai um palpite: “Acordem para a vida! Se você ainda não é mãe por sua própria escolha, esqueça! Ser mãe é milagre de Deus; portanto, jamais use uma gestação para esse fim, porque essa criança poderá ser motivo de discórdia e não de AMOR!”.

Lembre-se de que este é um look sexy e elegante; portanto, nada de exageros. Prepare a pele com a base dissolvida com creme hidratante (1/2 creme 1/2 base). Use o blush como sombra. Acrescente um pouco de brilho no blush e aplique-o. Aplique o rímel.

Agora que você já está revestida pela armadura, vá à caça!

Espalhe o blush nas maçãs do rosto.

A seguir, um look para deixar os homens loucos!

Delineie os lábios e aplique o brilho labial!

Cabelo Use um cabelo natural, meio que “cabelo depois do sexo”... Algo sexy, provocativo, mas decente; afinal, você quer mostrar que gastou horas no salão, mesmo que foi você mesmo quem fez.

Boa Sorte!

Para esse look é necessário: Escovar o cabelo. Separá-lo por mexas. Geralmente o cabelo tem o total de 15 mexas. Corte pedaços de papel alumínio de 15 cm/15 cm e enrole cada mexa ao seu dedo, como “dedinho”, logo, enrole essa mexa no papel alumínio. Depois de enrolado o cabelo no papel, use a prancha para pressionar as mechas que estão dentro do papel. Conte oito tempos em cada uma. Quando o cabelo estiver todo pronto, espere cerca de quinze minutos para que esfrie, logo haverá cachos. Lembre-se de que não queremos efeito de dama de honra, mas sim um Sexy Hair!

82 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 83


QUEBRANDO BARREIRAS No decorrer da minha vida, deparei com barreiras aparentemente intransponíveis. Barreiras que me levaram a crer que era melhor desistir. Pensamentos negativos rodeiam a mente humana, mas a melhor forma é colocar o problema de lado, em vez de colocá-lo na frente, pois assim se tem um ângulo diferente de visão. Em uma noite de inverno fui convidado para fazer o cabelo de uma supermodelo que morava do outro lado do rio, em Habaken. Nevava muito e eu decidi ir de barco, por ser mais rápido e o risco de ficar ilhado por causa da neve seria menor. Ao chegar do outro lado, percebi que toda a passarela, a margem do rio, havia despencado. Achei estranho quando inteirei que uma espécie de minhoca havia comido toda a base de madeira do cais em uma circunferência de 10 km. Como isso aconteceu? Um animal tão pequeno abalar uma estrutura tão forte? A resposta é simples. As minhocas trabalham arduamente durante anos. Muitas vezes deparamos com barreiras e precisamos sobrepô-las e, com trabalho duro, poderemos derrubar qualquer barreira que apareça em nossa vida. O que é fácil na vida? Pessoas estão doentes em hospitais, outras na escola, outras trabalhando, porque precisam terminar de pagar a casa própria, e inúmeras outras situações que requerem esforço. Lembre-se de que você não será atingido pela luz se estiver na chuva, mas aproveite a chuva para revigorar suas forças e vá à luta, você será atingido pela luz. Quando se sabe o destino, encurta-se o percurso do tempo. Planejamento é a chave para o sucesso em qualquer negócio. Alguns anos atrás, escrevi em uma agenda os meus objetivos e onde me via depois de

84 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 85


alguns anos. Com o decorrer do tempo me esqueci da agenda e outras vieram. Um dia, quando estava empacotando minhas caixas, minha auxiliar me disse: Marcello, o que eu faço com esta agenda de 2008? Aquele ano tinha sido de muitas transições em minha vida. Sentei-me no sofá e comecei a folhear a agenda até parar numa parte que dizia onde me via nos próximos anos. Então, lá dizia sobre o meu livro, apartamento, greencard, relacionamentos, entrevistas na televisão, artistas famosos que eu tenho como clientes e outras coisas mais que qualquer um que lesse na época me diria que eu estava delirando. Constantemente pessoas me perguntam se eu acredito em destino e minha resposta é simples; “Sim, acredito que somos predestinados, mas também acredito que cada passo dado pode mudar nosso destino”. Precisamos nos permitir sonhar mais, pois desistimos de nossos sonhos facilmente! Somos barganhados por pouco; vendemos os nossos sonhos, na maioria das vezes, pela fração do que vale pela simples comodidade; criamos raízes em solos que nos parecem mais viáveis pelo simples medo de arriscar. Não e possível criar raízes e asas ao mesmo tempo! No decorrer de minha vida pude ver muitas pessoas que foram atingidas pelo raio de luz e todas elas, sem exceção, passaram por chuvas, tempestades e turbulências a ponto de chegarem a duvidar de si mesmas. Com tudo isso aprendi que “Quando tudo parece estar fora de controle, seja grato, pois tudo está se locomovendo e não está estabilizado”! Geralmente, tudo termina bem e mesmo quando os seus castelos estão desmoronando e toda a cidade de sua vida está em chamas, creia, o destino está se encarregando de mudar a sua vida, limpando tudo o que e desnecessário, criando um espaço amplo para que coisas novas

86 | Por Trás da Maquiagem

aconteçam da forma que você quer que elas aconteçam. Mas, preste atenção, é muito importante: Deus existe e cuida de você! Agora que você já tem o conhecimento do que está acontecendo, o desconhecido já é conhecido, glamourize-se para receber esta nova etapa com estilo. Faça um look fresh.

Cabelo a) Primeiro lave bem os cabelos, enxague-os e envolva-os com uma toalha. b) Aplique uma mousse de sua preferência e divida os cabelos em mechas. c) Em seguida, escove-os por mechas; depois de cada parte escovada, enrole-a em um rolo de velcro, segurando-a com grampos ou clip. d) Espere de 20 a 30 min para que as mechas se esfriem. Depois é só soltar os rolos e o cabelo estará solto e volumizado!

Maquiagem a) Prepare a pele com a base pura sem dissolvê-la e aplique o corretivo em volta dos olhos e marcas de expressão. b) Aplique o pó compacto em seguida para um look mais luminoso. c) Para os olhos, use somente uma linha grossa, de preferência use um delineador líquido; e use uma sombra mais escura na depressão ou crista do olho. d) Aplique o blush mais para o tom avermelhado e o batom vermelho para um look Marilyn Monroe. Vá à luta! O universo conspira a seu favor. Coragem!

Marcello Costa | 87


CRUZANDO LIMITES A vida nos apresenta determinadas situações que nos obrigam a tomar decisões impecáveis. Muitas vezes, somos colocados em esquinas onde não temos muitas escolhas e, às vezes, ferimos quem mais amamos e até mesmo a nós mesmos. Minha clientela é composta por uma variedade de grupos; de um lado, pessoas que vivem na luz e no luxo: atrizes, tops, pessoas ricas e famosas. Do outro, pessoas que vivem no “subterrâneo” da sociedade. Sim, pessoas que utilizam seu próprio corpo para sobreviver, sendo consideradas escórias de uma sociedade racista e partitiva. Daniella, uma linda jovem de Curitiba, entrou pela porta principal do salão com o súbito desejo de mudar a cor do cabelo radicalmente. Minha experiência como stylist me permite julgar que isso tem relação com algum negócio mal resolvido, que pode ser mudado, e, como saída, ela escolhe a mudança no visual, pois é a forma mais fácil de expressar sua indignação. Na consulta inicial perguntei a Daniella por que a mudança radical? O que havia acontecido? Expliquei-lhe que seu cabelo era natural e qualquer química alteraria sua textura, e ela exclamou: “Estou cansada de me ver assim!”. Retrocedendo um pouco na vida dessa jovem, vimos que ela tinha apenas 26 anos, trabalhava como dançarina exótica , comumente conhecida como stripper, e foi levada a esse mundo pela própria mãe, que fazia strip-tease havia quinze anos. Em sua visita, ela me confessou que quando ia levar a filha à escola, encontrava com seus clientes. Na cultura americana, muitas vezes casais vão a esses locais apenas pelo prazer de experimentar novos ambientes, como clubes de Gogo-girls. Sentindo-se com seu moral na lama, ela não era capaz de cumprimentar professores ou pais. Uma frase de Daniella me comoveu: “Talvez eu tire minha roupa para sobreviver, mas não perdi meu respeito próprio”. O que eu acredito ter um fundo de verdade. Sempre permaneço neutro em minha opinião; afinal, elas precisam de alguém para ouvi-las e não para opinar ou palpitar em sua vida. Agora que você

88 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 89


já conhece um pouco dessa história, voltemos ao salão onde a Daniella foi para mudar o look! Nós, cabeleireiros, temos uma filosofia: se você tiver algum problema, corte um dedo, mas não corte seu cabelo, muito menos tente cortar a franja. Ela estava cansada de ser quem era, mas não tinha documentos legais, nem outra profissão, nem inglês fluente. Por tudo isso usava de sua beleza para fazer dinheiro. Pode até ser que esse seja o meio mais “fácil” de fazer dinheiro, mas, na maioria das vezes, é o mais doloroso. Sua mãe, ao ver as filhas envolvidas em drogas, tentou suicídio. As pessoas machucam o exterior tentando matar ou curar o interior.

Maquiagem Siga os passos para o look dramático. A) Aplique sombra marrom metálico de forma homogênea ao redor dos olhos. B) Aplique o lápis de forma grossa, pesada. Assegure-se de aplicar com boleador e com o pincel ainda úmido. Tente esfumaçar o lápis misturando-o com a sombra até desaparecer completamente da pele. C) Aplique fortemente o rímel, se necessário reaplique-o para um resultado duradouro. O blush e os lábios devem ser mantidos com uma tonalidade pastel em tons quentes. E) Use cílios postiços para completar o visual.

Atualmente, Daniella encontrou seu caminho, trocou a vida noturna por um trabalho humilde de house keeper (doméstica). Conheceu seu esposo, que a respeita mesmo sabendo do seu passado e está reconstruindo sua vida.

Boa sorte, o mundo e seu!

A seguir, algumas dicas para um look sexy.

Cabelo A) Use o baby liz de tamanho médio para enrolar as mechas. B) As mechas devem ser enroladas perpendicularmente e na mesma direção. C) Depois dos cachos prontos, passe um pente de dentes grossos. D) Use reparador de pontas e, em seguida, spray para fixar melhor os cachos.

90 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 91


EMBAIXO DOS LENCÓIS Às vezes, é difícil se sentir sexy quando toda uma concepção de sexualidade gira em torno de um determinado look. Constantemente, amigos e clientes me confidenciam que seus companheiros só os procuram para o sexo. Essa é uma das principais razões do término de uma relação monogamista. O sexo é o termômetro de um relacionamento. Você mulher, guarda o segredo, não importa sua cor, muito menos seu porte físico. Explore suas fantasias, tudo vale: óleos de massagem essenciais, whip cream, jogo de dados, gelo, kamassutra, não importa, renove o fogo que mantém acesa a chama de seu relacionamento. Alguns anos atrás, fui convidado para arrumar uma noiva. Seu nome era Alice. Era jovem, recém-chegada a Nova Iorque, originalmente de Vitória-ES. O corpo, um violão, cabelos sedosos,longos e um rosto angelical. Naquela tarde de sábado, Alice estava se casando com Antony, um belo jovem de olhos verdes, ambos da mesma idade. Menos de um ano depois do casamento, ela veio me visitar e começou a me dizer o que estava passando em seu relacionamento. Já não tinha relação íntima com seu esposo havia seis meses e isso a deixava indignada. Perguntou-me se eu achava possível o esposo ser gay e eu respondi: “Até mesmo se ele fosse bissexual (nova moda em Nova Iorque), se você dominasse o poder da sedução traria a atenção dele de volta.

Marcello Costa | 93


Receita simples para uma noite de amor. Ingredientes Velas.

Maquiagem 1) Use cílios postiços. 2) Sombras fortes (cores de sua preferência). 3) Batom vermelho e brilho labial.

Cremes e óleos de massagem. Incenso.

a) Aplique os cílios postiços.

Gelo.

b) Trabalhe os olhos esfumaçando-os.

Uvas-passas e morangos.

c) Arqueie as sobrancelhas.

Pétalas de flores.

d) Prepare a pele, use base e pó.

Chantilly.

e) Blush avermelhado aplicado bem forte.

Perfume da preferência dele (lembre-se de que você quer seduzi-lo). Você, com um lingerie sexy, de preferência meias 3/4 e cinta liga.

Cabelo

f) Use lápis escuro para fazer o contorno dos lábios, de maneira que pareçam mais volumosos. Em seguida, aplique um batom vermelho sobrepondo com o brilho labial. Arrase, a noite promete! Se por acaso não resolver, procure um terapeuta familiar!

1) Lave e seque os cabelos, em seguida, passe prancha mecha por mecha para que fiquem bem lisos. Se optar por cabelos mais naturais, seque-os fazendo o famoso amassadinho para que fiquem bem soltos. 2) Use reparador de pontas.

94 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 95


LE HOMME Este capítulo foi escrito para que você entenda como funciona a cabeça de um homem. Alguns anos atrás, tive o prazer de conhecer um jovem de nacionalidade italiana, simpático, com senso de humor, e possuidor de um coração imenso. Nesse período ele estava se divorciando de sua esposa, uma americana que ele havia conhecido em um restaurante onde ela era garçonete. No começo, seu relacionamento era um mar de rosas, mas com o tempo sua esposa começou a revelar suas cores verdadeiras. O casal tinha uma filha chamada Laís, uma linda mestiça de olhos castanhos e redondos. Entre quatro paredes o paraíso estava desmoronando e ela ainda o segurava pelo interesse financeiro. Um dia, ela estacionou seu carro diante da sua casa e começou a golpear a si mesma, chamando a polícia local. Na cultura americana, a violência doméstica é um dos crimes mais severos. Ela queria provar para ele que ela tinha poder. Infelizmente é o que acontece com 90% das mulheres que querem vingança a todo custo, sem considerar as consequências. Ficam cegas por uma ira desnecessária, esquecendo-se de que o homem pode ser mais forte fisicamente, mas a mulher equilibrada é mais resistente que o homem. O silencio vale mais que um diamante. Logo depois de um divórcio complicado, depois de travadas verdadeiras guerras judiciais pela divisão dos bens materiais, era tempo para uma batalha longa e desgastante, a custódia da filha. No meio tempo, ele conheceu uma linda modelo, Tamires, de origem simples, que fez seu caminho para top com muito esforço e dedicação, sendo garota-propaganda de diversas marcas, L’Óreal, Fekkai, Yves Saint Laurent e outras. Viveu em Paris, capital da moda por sete

96 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 97


anos e conheceu seu esposo. Atualmente, Henrique tem uma vida feliz ao lado de Tamires, sua esposa, e sua filha, sendo pai, esposo, filho e empresário, que, com sua bondade, humildade e sucesso, serve de exemplo a todos que o conhecem.

e cuidado, porque no subconsciente dele, você está assumindo o papel de sua mãe. Mas cuidado, você é a namorada ou esposa, não deixe que este pensamento dele seja levado ao extremo.

Em volta do globo existem muitos Henriques que se mantêm equilibrados para ter a união estável com a família.

10 – Nos primeiros encontros, não o bombardeie com perguntas como: “Você está vendo outras pessoas”, ou “O que faz da vida”, ou ”Você é o dono do seu apartamento ou mora de aluguel?”. Isso o levará a pensar que você é uma pessoa insegura e materialista.

Agora, indo um pouco para o outro extremo, entenderemos como funciona a cabeça de um homem. Seguem algumas dicas.

11 – Não se abra muito rápido, porque o homem gosta de lutar para conseguir o que quer. Lembre-se que o que é muito fácil, não é muito valorizado.

1 – Quando ele fala em um jantar: “Estou sem apetite”, pode significar que ele quer fazer o encontro mais curto possível; portanto, fique atenta!

12 – Seja pontual e se informe sobre política, vinhos e cultura, pois o homem se atrai pelas mulheres intelectuais. Eles não querem sustentar uma dona de casa pelo resto da vida.

2 – Se ele não ligar depois do jantar ou cinema é porque não está totalmente interessado em você. Então avalie se vale a pena tomar a iniciativa.

13 – Se ele não ligar, não ligue. Ele está completamente desinteressado por você. Caso contrário, atravessaria o mar vermelho para vê-la. Não se iluda pensando que ele perdeu seu número ou algo similar. É desinteresse mesmo!

3 – Se ele ligar no sábado para sair no mesmo dia é porque todas as outras opções falharam. 4 – Se ao encontrar com você, ele falar: “Você vai assim, está bem sexy!”, ele quer dizer que não gostou de sua roupa ou que você não está vestida apropriadamente para a ocasião. 5 – Se por acaso, em um evento, ele não cumprimentá-la é porque você não o atrai ou ele é demasiadamente tímido.

14 – Nunca se sobreponha, homens não gostam de mulheres que são de alta manutenção. 15 – Os homens adoram se arrumar, às vezes, até mais que as mulheres. Se você o ama, siga seu ritmo, e lembre-se da história do peixe e do passarinho. Do que os homens gostam?

6 – Se ele não mandar mensagens ou e-mails frequentemente, saia fora! Ele não pensa em você!

1– Homens adoram elogios, não importa de que tipo. Alguns exemplos:

7 – Se você o procura para a relação íntima ou sexo e ele recusa é porque tem outra. O homem está sempre disposto.

• Adoro seu perfume!

8 – Seja sempre liberada, leve-o a pensar que você está muito interessada no que ele está falando! Isso o levará a pensar que você se importa com ele. 9 – O homem é o personagem ativo do relacionamento, ou seja, ele gosta de ser escutado

98 | Por Trás da Maquiagem

• Que camisa bonita! • Essa calça realça seu corpo! • Esse corte de cabelo ficou muito bom em você! • Seu sapato é lindo!

Marcello Costa | 99


2 – O pé do cabelo e o meio das costas são alguns pontos sensíveis do homem, acaricie-os. Ele vai adorar! 3 – Mantenha seu cabelo sempre limpo, pois os homens amam cabelos cheirosos e adoram acariciar o couro cabeludo, porque se sentem como se a tivessem protegendo! Lembre-se: no mundo animal (incluindo o homem), o macho tem uma figura dominadora, por esse motivo, não se sinta constrangida se você tem cabelo postiço, extensões ou megahair. Não construa uma parede dizendo: “Não gosto que toquem no meu cabelo”. O homem não se importa com o cabelo falso, ele aprecia sua autoestima, mesmo com megahair, então não se sinta constrangida com algo tão banal. 4 – Use sempre salto alto, qualquer homem enlouquecerá ao vê-la. Você mexerá diretamente com suas fantasias, não importando as cores nem estilos. Os saltos finos e altos são os mais indicados.

a) Aplique um hidratante por toda a pele, em seguida, use a própria base nas áreas-chave: abaixo dos olhos, cantos do nariz, linhas de expressão e linhas de fumante. b) Aplique a base seguindo os mesmos passos do hidratante. Para que adquira uma mistura homogênea, aplique-a usando os dedos nas extremidades do rosto até que penetre bem na pele. c) Aplique hidratante labial. Nota: se você não se sentir confortável com seu corpo, ou algo lhe incomodar, aplique essas regras, pois a mentalidade dos homens funciona de forma diferente da mentalidade das mulheres. Eles conseguem enxergar um coelhinho da Playboy dentro de cada uma das mulheres, mas se elas não demonstrarem, como ele descobrirá? Fofinha, magra, alta, baixa, não importa! Vá atrás de seu homem! Encontre-o!

5 – Os Perfumes. Sempre use perfumes suaves e adocicados, e use um hidratante leve, mas de qualidade. 6 – Sempre use maquiagem e não saia de casa com cabelo mal arrumado, ele não falará, mas pensará consigo mesmo: “Ela brigou com a escova e eu até posso dizer quem ganhou a briga”. 7 – Tenha boca de coelho e orelhas de burro. Você é o porto seguro dele. Contudo, cuidado! Não se torne uma psicanalista, mas uma parceira! 8 – Ame e cuide para ser amada e cuidada!

Maquiagem A maquiagem masculina é muito fácil.

100 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 101


VIVENDO NA SOMBRA Existem dois tipos de pessoas: as que entretêm e as que observam, ambas fazem seu papel em uma sociedade. Acredito que cada um de nós conhece alguém que viva à sombra de outras pessoas, às vezes incluindo nós mesmos. Esposas vivendo à sombra de seu marido, irmãs vivendo à sombra de outra, e assim por diante. Na maioria dos casos, são obrigadas a ofuscar a si mesmas, não conseguindo um espaço à luz. No sistema solar existem três tipos de objetos: planetas, estrelas e energia, que em nossa galáxia é representada pelo sol. Os planetas recebem a luz do produtor de energia, o sol, e a retornam ao astro-rei. O sol é um produtor de energia e luz, as estrelas somente refletem a luz que recebem, não permitindo que essa luz as ajude a crescer ou se desenvolver. Por sua empatia funcionam como espelhos no sistema solar. Essa teoria se aplica ao nosso meio, onde algumas pessoas vivem na projeção das outras repetindo o comportamento das estrelas. Essas pessoas, lamento informar, tem luz própria e não dependem da luz dos outros para brilharem. Não é necessário estar à sombra das pessoas que possuem luz, porque trazemos conosco essa fonte de energia. Não seja como as estrelas, que apenas refletem, permita que essa energia própria dos seres humanos o faça crescer e brilhar por sua própria energia. Experimente, com certeza, você vai brilhar diferente. Agora, sabendo quão brilhante você é, jamais permita que alguém diga o contrário. Não baseie seu look unicamente copiando o que está em revistas de beleza ou o que as atrizes usam nas novelas. Durante toda a minha vida trabalhei para fazer as mulheres parecerem perfeitas e, muitas

102 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 103


vezes, ouvi: “Eu quero ser com a modelo X”. Penso comigo, a modelo X também gostaria de ser parecida com a Y ou Z. Atualmente, com o recurso de computação gráfica e a maquiagem de alta definição, somos capazes de alterar completamente o look das modelos e atrizes para capas de revistas e outros trabalhos. Em muitas ocasiões, escuto: “Eu sou uma pessoa confiante”. É fácil saber se isso é verdade com um exercício simples. Tire a roupa e fique diante do espelho durante dez minutos. Se você conseguir ficar todo o tempo se olhando é porque é uma pessoa confiante. Particularmente, digo que isso é muito difícil, pois as pessoas estabelecem parâmetros de beleza e mudam. Por exemplo, nos anos medievais, a obesidade em mulheres era um charme; no começo do século XX, a cintura era fina e os quadris largos; nos anos 70, as curvas eram o ponto alto; nos anos 80 e 90, mulheres magras, com ombros bem largos causavam frisson nas passarelas do mundo, economizando ombreiras. Já, em nossa época, as mulheres magras e, muitas vezes, anorexas apresentam sinais de “saúde”, o famoso tamanho zero. Agora, um último exercício: tire a sua roupa, procure um espelho e escreva em uma folha de papel como você se vê.

mesma. Seus braços fortes, estão sempre dispostos a estender a mão a todos os que necessitam, até mesmo a desconhecidos. Seu porte físico guarda uma força extrema e uma resistência para situações que a vida lhe oferece, de forma inimaginável. Se você começar a se ver como eu a vejo, tudo será diferente! Cultivando e tratando do seu jardim, as borboletas virão! Uma maneira de demonstrar sua autoconfianca é ir à praia sem se preocupar se o biquíni, o short ou a minissaia deixam um pouco à mostra as marcas deixadas pelo tempo. Seja feliz com você, ame-se e sinta orgulho de você ser quem é. A seguir, algumas dicas para você se sentir mais confiante.

Mesmo sem conhecê-la pessoalmente, mas, por ter chegado a este ponto do livro, imagino que você seja uma pessoa especial, então, eu posso dizer como penso que você é.

Cabelo

Seus olhos são lindos e podem ver além das situações, muito além do que outras pessoas são capazes de enxergar.

A) Durante o dia, se estiver na praia, use seus cabelos presos com tranças. Lembrando sempre de aplicar creme sem enxágue.

A sua boca pode conversar qualquer assunto, com qualquer pessoa, de qualquer idade, mas com uma só palavra você é capaz de acalmar mares, confortar e consolar todos os que lhe escutam.

B) Lave seu cabelo somente com condicionador, pois o sal da água funciona como shampoo.

Tem orelhas e ouvidos, que sabem escutar sem projetar nenhum julgamento. Dentro do peito bate um enorme coração, que sempre perdoa e está aberto para amar e entender as pessoas que a rodeiam. Às vezes se importando mais com elas do que consigo

104 | Por Trás da Maquiagem

C) Seque levemente seu cabelo e aplique um creme sem enxágue. D) Divida o cabelo em 2, 3 ou 4 mechas e faça tranças, da altura da orelha para baixo. Se o cabelo for curto, faça dois minirrabos de cavalo. E) À noite, solte as tranças e você verá que seu cabelo estará liso, com as pontas ondu-

Marcello Costa | 105


ladas.

Maquiagem A) Use somente um hidratante, tire o máximo de proveito desse bronze. B) Use rímel para realçar os cílios. C) Use um brilho labial. Nota: se quiser, use uma flor natural ou artificial na lateral do cabelo para fechar a noite. Escolha roupas brancas, leves ou em tons claros e pastéis. Divirta-se!

DO LIXO AO LUXO A ascensão social é algo muito comum em nossa sociedade e acontece de diversas formas: pelo trabalho honesto, com um “bom” casamento, sorte, “alpinismo” e outras, mas todas requerem certo nível de esforço para se chegar lá. Pelos últimos anos passaram por minha vida inúmeras pessoas com um patamar econômico inimaginável. A grande maioria eram pessoas humildes e extremamente educadas. Ouvindo suas histórias aprendi que foi necessário uma ideia inovadora e uma atitude para levá-las ao sucesso. Uma delas é a história de Diana Alves. Ela era uma pessoa simples e residia na periferia de Vitória, no Espírito Santo. Dona de uma beleza rara, que se destacava por todos os lugares. Aos 16 anos, ingressou em uma agência de modelos local, depois foi para são Paulo e logo os agentes perceberam nela algo especial e a mandaram imediatamente para Paris, onde aconteceu o que chamamos de “explosão”. Ela era solicitada por todos os maiores estilistas, mas não estava feliz, sentia-se sozinha. Depois de seis anos, resolveu mudar para Nova Iorque, onde nos conhecemos e onde reside até hoje. Outra história é a da Marina, que vivia na periferia do Rio de Janeiro e conheceu um estrangeiro, casou-se e mudou-se para o exterior. Atualmente, vive em uma gaiola de ouro. Não importa se a gaiola é de ouro, prata, inox ou madeira, todas são gaiolas, uma forma desumana de aprisionamento! Ouvi também histórias de mulheres de origem humilde, que com muita garra, trabalho e persistência, hoje são reconhecidas, famosas e muito ricas. Toda gata borralheira consegue ser

106 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 107


cinderela por um dia, difícil é se manter sempre no castelo. Há pessoas que nascem no luxo e que por motivos diversos acabam se transformando em “lixos” humanos. Dessas experiências, cheguei à seguinte conclusão: todos nós temos o poder de transformar nossa vida, mas nem todos nós sabemos usar esse poder em benefício próprio. Em uma entrevista a um canal americano, perguntaram-me qual a parte mais exaustiva e consumidora de energia do meu trabalho. Sem pensar muito respondi: “Escutar!”. A seguir, sugestões para transformar seu look. O resultado vai depender do seu talento!

Maquiagem Cílios postiços. Sombra prateada. Sombra marrom. Gloss. A) Prepare a pele. B) Aplique os cílios postiços. C) Aplique a sombra prata em toda a pele. D) Use a sombra marrom para criar uma cavidade nos olhos. E) Nas maçãs do rosto, use estilo natural. F) Aplique o gloss.

Marcello Costa | 109


Cabelo A) Use rolos em toda a cabeça. B) Fique de 5 a 10 minutos no secador para aquecer os rolos. C) Desligue o secador e aguarde cinco minutos. D) Retire os rolos e use os dedos para pentear os cabelos. Olhe à direita, esquerda, erga a cabeça e saia confiante. O brilho do luxo, está em você! Acredite.

1 0 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 1 1


MULHERES DE VALOR Alguém já parou para pensar que ao nascerem os bebês começam a chorar e que esse choro de desespero para quando o médico os aproxima da mãe? Por que isso acontece? Simplesmente, ao sentir o cheiro da mãe, o bebê se sente confiante, e isso acontece no mundo animal também, onde, pelo instinto, eles tendem a se aproximar e confiar em sua mãe. Tive o prazer de conhecer mulheres que se destacaram por sua raça, resistência, força e bondade. Agora vou falar de uma mulher que me inspirou e me inspira todos os dias. Seu nome é Leonor. Ela é do interior da Bahia, e veio de uma família simples. Casou-se aos 18 anos e teve 4 filhos e uma filha adotiva. Na sua juventude, era dona de uma beleza única e vivia uma vida confortável. Cuidava de seus filhos com o auxílio de ajudantes, e mantinha os afazeres da casa no ponto. Com o passar do tempo, ela, que pertencia a uma sociedade de classe média alta, deparou com uma situação. Seu esposo sofreu um acidente que o semiparalizou e, sendo ele a fonte principal da renda familiar, Leonor teve de arregaçar as mangas e trabalhar para cuidar de seus filhos e seu esposo. Tempos depois, seu esposo veio a falecer, ela porém não desanimou, criou seus cinco filhos a pulso, usando trabalho braçal. O destino a surpreendeu novamente com a morte prematura de seu filho aos 19 anos, vítima de um aneurisma cerebral. O tempo foi passando e a vida parecia querer entrar no eixo quando suas filhas se casaram, restando apenas ela e o filho caçula. Depois da inesperada perda do filho, Leonor se viu obrigada a retornar a sua cidade natal para tentar se reestabelecer psicologicamente. O primeiro ano, depois da ausência de seu filho primogênito, foi um dos mais terríveis de sua vida. Ela tentava manter uma postura firme para com seu filho de quinze anos, e várias vezes escondeu suas lágrimas, pois o filho mais novo sentia muitíssimo a falta do irmão. Os anos se passaram e as coisas foram se encaixando. Seu

1 2 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 1 3


filho se destacava na escola com resultados excelentes. No seu último ano do ensino médio, ele decidiu fazer um curso profissionalizante para ajudá-lo futuramente. Estudou dia e noite para o vestibular, aplicou-se para bolsas em todo o país. Nesta época, Leonor decidiu mudar para o casebre que estava construindo. Não havia a menor infraestrutura, as janelas estavam sem vidros, o piso em terra batida, as paredes chapiscadas, a água sem aquecimento e o saneamento básico em condições precárias. Para tapar as janelas, seu filho usava folhas de revistas, sem imaginar que lhes serviriam como fonte de inspiração futura. Logo seu filho foi aceito por uma instituição de ensino em são Paulo. Era a primeira vez que mãe e filho se separariam. Com lágrimas nos olhos, ela viu o ônibus que levava seu filho perder-se de vista. Dois anos se passaram, as economias foram acabando e ela se viu obrigada a passar roupas em casas de família para completar o orçamento familiar. De longe, e em seu canto, o filho percebia a dificuldade da situação que sua mãe vivia, foi quando decidiu tomar uma providência. Trancou sua matrícula e, sem muito alarde, planejou sua ida ao exterior. Como a maioria dos imigrantes, chegou aos Estados Unidos planejando ficar dois anos para juntar dinheiro suficiente e terminar a faculdade. No Brasil, Leonor sofria a falta dele e se preocupava, pois sabia que as leis de imigração no exterior são muito severas. Isso a atormentava diuturnamente. Enquanto isso, seu filho, embasado na educação por ela dada, manteve-se, mesmo a distância, firme em seus propósitos, sem perder seus princípios. A vida seguia e ela finalmente estava finalizando a construção da casa. As outras duas filhas estavam felizes com sua família e seu filho, que vivia no exterior, já estava com um processo de legalização.

tos, mas a esperança de rever o filho, distante havia mais de cinco anos, dava-lhe forças para continuar lutando pela vida. Do outro lado do mundo, seu filho não podia retornar porque era com o dinheiro do seu trabalho que sustentava o tratamento da mãe. Às vezes deparamos com situações em nossa vida, em que nos sentimos entre a cruz e a espada, o que nos lava ao desespero. Mas posso assegurar que acima de tudo existe um Deus, que sabe de todas as coisas, e é essa fé que nos renova a cada amanhecer! Dezoito meses depois do diagnóstico, Leonor, já em estado vegetativo, teve a oportunidade de rever seu filho. Um mês depois, faleceu. O filho seguiu seu caminho, frequentou a NYU (New York University), uma das melhores universidades do mundo, aprendeu outras línguas e conheceu vários países. Suas irmãs seguem vencendo cada dia com mais sucesso, graças ao exemplo e à educação que receberam da mãe. Neste livro conhecemos histórias de várias pessoas, essa é uma parte da minha história, que se confunde com a história de Leonor, minha MÃE!

Em uma tarde de verão, Leonor mais uma vez foi surpreendida pelo destino e foi levada às pressas ao hospital público de sua cidade com fortes convulsões, recebendo os primeiros socorros. Depois de alguns meses o diagnóstico: estava com um tumor maligno no cérebro. Leonor seguia a vida sofrendo muito, porque cada dia significava que seu fim se aproximava e a ausência do filho querido a enlouquecia. À medida que o tumor crescia, comprimia o cérebro e provocava convulsões violentas, o que levava Leonor, muitas vezes, à beira da morte. Aos poucos, ela foi perdendo os movimen-

1 4 | Por Trás da Maquiagem

Marcello Costa | 1 5


Que fique entre n贸s... Marcello Costa

1 6 | Por Tr谩s da Maquiagem

Marcello Costa | 1 7


CrĂŠditos das Fotos Foto 1 - Jasmim - fotografia Ana Paula Mizzetti Foto 2 - Tarah - fotografia Ricardo Pimentel

Foto 14 Cristiane - fotografia Ieva Sireikyte Foto 15 Kecia - fotografia Marcelo Stefanovic Foto 16 Desconhecido - fotografia Ana Paula Mizzetti

Foto 3a Joelma - fotografia Eric Von lochart

Foto 17 Agbani Darego - fotografia Michel Nafziger

Foto 3b Marana - fotografia Renata Ferraz

Foto 18 Jenna - fotografia Ana Paula Mizzetti

Foto 3c Madison - fotografia Ana Paula Mizzetti

Foto 19 Jenna - fotografia Ana Paula Mizzetti

Foto do Autor Marcello Costa - fotografia Ricardo Pimentel

Foto 20 Jenna - fotografia Ana Paula Mizzetti

Foto 4 Kecia - fotografia Marcelo Stefanovic

Foto 21 Marana - fotografia Renata Ferraz

Foto 5 desconhecida - fotografia Ricardo Pimentel

Foto 22 Fiorela - fotografia Ricardo Pimentel

Foto 6 Tarah - fotografia Ricardo Pimentel

Foto 23 Afonso - fotografia Ricardo Pimentel

Foto 7 Carol - fotografia Ricardo Pimentel

Foto 24 Carol - fotografia Ricardo Pimentel

Foto 8 desconhecido - fotografia desconhecido

Foto 25 Madison - fotografia Ana Paula Mizzetti

Foto 9 Grace - fotografia Ana Paula Mizzetti

Foto 26 Mariana Mizzetti - fotografia Isaak

Foto 10 Grace - fotografia Ana Paula Mizzetti

Foto 27 Carol - fotografia Ricardo Pimentel

Foto 11 Gracileia - fotografia Ana Paula Mizzetti

Foto 28 Carol e desconhecido - fotografia Ricardo Pimentel

Foto 12 Shea - fotografia Ricardo Pimentel

Fotos 29 e 30 Marcello Costa - fotografia Ricardo Pimentel

Foto 13 Shea - fotografia Ricardo Pimentel

1 8 | Por TrĂĄs da Maquiagem

Marcello Costa | 1 9


Above Publicações

Publicando Sonhos! (27) 3033-8651 contato@aboveonline.com.br www.aboveonline.com.br


Profile for Diego Dias

Por Trás da Maquiagem  

Marcello Costa

Por Trás da Maquiagem  

Marcello Costa

Advertisement