Page 1

informativo mensal da apae santa leopoldina . ano 1 . Número 1 . agosto de 2010

ça a

conhe

Ei!na A P A leopold santa

destaque . pág 3 conheça a história de superação de leonardo ! aconteceu . pág 7 Veja como foi nossa festa agostina !


editorial Cinco anos... que privilégio! Deus me concedeu a oportunidade de conhecer o outro lado da vida, um mundo só deles. Alheio a mesquinharias, invejas, cheios de contentamento, porém de sofrimento e dificuldades. Para aquelas pessoas que foram escolhidas para ter um filho marcado pelo Divino e que receberam essa incumbência em suas vidas porque são pessoas especiais. Elas são capazes de se doarem muito mais do que os outros. Agradeço as pessoas que me deram à oportunidade de administrar e conhecer este mundo novo, um mundo superior a invejas, mas de muitas necessidades, dependências, sacrifícios e abnegação por parte dos familiares. Nesse período encontrei muitas pedras, degraus em meu caminho, não foi fácil, apendi a valorizar ainda mais as pequenas coisas da vida e ter discernimento para entender que convivo diariamente com diamantes, muitas vezes não lapidados. Isso só me deu forças para lutar e seguir em frente para cumprir e desempenhar da melhor forma possível e não decepcionar aqueles que confiaram em mim, sem colocar em dúvida a minha capacidade, honestidade e integridade para estar à frente de uma obra que hoje é o orgulho e o cartão postal de nosso município. Agradeço a Deus por ter tocado na pessoa do Dr. Frederico Moncorvo que através do Instituto Juta Batista e doação da Vale do Rio Doce nos presenteou com esta obra, a todos que me colocaram a frente desta instituição depositando total confiabilidade e a Deus pelo crescimento diário, o meu muito obrigado. Rosangela Neves Presidente

Existem mais de 2 mil Apaes espalhadas pelo Brasil e que atendem a 280 mil pessoas que têm algum tipo de deficiência.

02

Saiba mais ! A APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Leopoldina foi fundada no dia 06 de dezembro de 2005. É uma associação civil filantrópica, de caráter educacional e assistencial de saúde, estudos, pesquisas, desportivo e outros, sem fins lucrativos com duração indeterminada, dependendo de doações, de realização de trabalhos manuais, participação em eventos, feiras e similares. Com o objetivo de agariar fundos para serem aplicados na manutenção do atendimento clínico, social e pedagógico, levando em consideração as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, contribuindo para o enriquecimento e desenvolvimento cognitivo e motor de nossos alunos. Atualmente atendemos a 31 comunidades que são elas: Pau Amarelo, Monte Alegre, Holanda, Holandinha, Barra de Mangaraí, Boqueirão do Thomas, Mangaraí, Boa Esperança, Bonito, Colina Verde, Braço de Mangaraí, Rio do Meio, Meia Légua, Sede, Bragança, Tirol, Alto Califórnia, Caramuru, Rio das Farinhas, Caramuru de Cima, Suíça, Cocal, Pedra Branca, Aruaba, Regência, São Miguel, Três Pontes, Alto Colina Verde, Retiro, Santo Antônio e Chaves, com o total de 97 famílias e 104 alunos matriculados com idade de 0 a 65 anos. A maioria de nossos alunos é da zona rural, cuja infraestrutura é debilitada, o poder aquisitivo é baixo dependendo da ajuda de terceiros para sanar suas dificuldades básicas de sobrevivência. Muitas vezes contando com o benefício que recebem dos filhos que possuem algum tipo de deficiência. O nível de escolaridade da maioria é de ensino fundamental incompleto. O município possui uma diversidade cultural e ética muito grande. A população é formada por imigrantes europeus e africanos, devido a essa hegemonia, a cultura se faz presente nos grupos de música, dança, alimentação, vestimenta, lingüística, artesanatos, trabalhos manuais, entre outros fatores.


destaque uma história de superação Após sofrer um acidente de moto, Leonardo apresentou politraumatismo. Devido à perda de massa cefálica ficou com algumas sequelas, tendo alterações neurológicas e paralisia dos membros inferiores sem poder se movimentar. No incio de 2009 Leonardo iniciou o tratamento clínico em nossa Instituição. Hoje, ele já apresenta uma evolução, podendo se locomover sem auxílio da cadeira de rodas ou andador. Na parte de fonoaudiologia, através de recursos utilizados pela especialista, também está reaprendendo a falar. Devido a sequelas ocorridas em sua vida após o acidente, foi necessário realizar um trabalho psicológico para a aceitação de sua deficiência, já que Leonardo passou a apresentar também um distúrbio comportamental, que o deixava agitado, agressivo, com baixa autoestima e desmotivado a viver. Leonardo e sua mãe Lucia Helena

Hoje, no aspecto emocional, Leonardo encontra-se estável e se conscientizando cada vez mais de suas limitações e se prepara para alcançar vitórias ainda maiores em sua vida.

conheça o leonardo! Nome: Leonardo Pereira do Nascimento Idade: 20 anos Local onde mora: Retiro Tempo de Apae: 1 ano e 3 meses

Leonardo e Thaís Muller (fisioterapeuta)

03


Institucional outros serviços oferecidos pela apae - santa leopoldina

Psicóloga

Atendimento educacional

Fonoaudiologia

Atendimento educacional

Fisioterapia

além destes serviços a apae também disponibiliza para seus alunos :

Atendimento específico (cuidadora)

04

Informática . Jogos lúdicos . Vídeo biblioteca e teatro . Educação física Assistente Social .atendimento neurológico. Apoio. Alimentação . Transporte.


institucional

você sabia? Para atender as normas constitucionais, as Apaes de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP), estão trabalhando com ações que visam a valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes como tendências para o bem, trabalhando com a auto estima que deve ser ensinadas e partilhadas, dando apoio e seguimento aos nossos alunos que hoje se encontram matriculados na rede de ensino fundamental regular.

Projeto de Artes Para despertar o potencial artístico de cada aluno, a instituição desenvolve o “projeto de artes” proporcionandolhes opções e várias alternativas de trabalho, através de técnicas manuais, domésticos, música, dança, teatro, atividades cívicas e sociais, eventos artísticos e lazer. Criando uma possibilidade para cada aluno de ser inserido no mercado de trabalho para conquistar independência, condizente com seu desempenho, suas habilidades e possibilidades. Com isso todos os alunos são estimulados a confeccionar materiais que são expostos e vendidos para complementar à manutenção da Apae.

transporte escolar Para que possamos realizar todos esses projetos, onde os alunos desenvolvem o seu lado cognitivo e lúdico, precisamos contar com uma equipe especial para fazer um transporte escolar de qualidade e segurança, onde as pessoas precisam dispor de muito tempo e dedicação para o atendimento aos nossos alunos, cadeirantes e principalmente aqueles com deficiências intelectual e múltipla. Tivemos durante esse ano muitos transtornos, pois a quilometragem disponibilizada para atendimento às nossas comunidades não contemplava muitos de nossos alunos, devido a grande extensão e o difícil acesso onde muitos moram. Hoje, após várias reuniões e negociações com as autoridades competentes do município, estamos podendo atender todas as crianças que aqui se matricularam e estar oferecendo um atendimento de qualidade.

Transporte escolar Apae Aula de congo na Apae com professor Melão

O transporte da APAE chega a rodar 1.000 km por mês para atender os alunos

05


aconteceu A grande enchente No final do ano de 2009 sofremos com as intensas chuvas no município de Santa Leopoldina, no qual foi decretado “estado de calamidade pública”. A nossa instituição foi atingida com um alagamento de dois metros de água em seu interior ocasionando a perda de tudo o que haviamos conquistado com muito esforço durante o período de sua construção e pouco tempo de funcionamento.

Além disso, vários contatos e projetos foram desenvolvidos para que, em parceria com deputados estaduais, que aprovaram emendas parlamentares em benefício de nossa instituição. Dessa forma a Apae poderia sanar as necessidades que surgiram durante o ano. Nesta ajuda pela reconstrução da Apae, podemos destacar um grande parceiro, fundamental para nossa reabertura. O banco Sicoob, através de sua diretoria e seus associados promoveram uma campanha em benefício de nossa instituição, através da abertura de uma conta, em que pode ser depositado qualquer valor em dinheiro, e arrecadação de doações de alimentos, roupas e tintas, feita através de um mutirão dos próprios funcionários.

Após o fim da chuva e baixa das águas, contabilizamos a perda de bens materiais e de todo o arquivo de documentos existentes da instituição. Graças a ajuda de amigos e colaboradores que se uniram através de doações, de alimentos ou bens móveis, a Apae vem conseguindo se recuperar e continuar seu trabalho junto à comunidade.

Destroços da enchente

Novo convênio entre apae e sedu Após a enchente a Apae adquiriu o direito ao projeto de convênio com a Secretária Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES), através da aquisição de equipamentos para o funcionamento do laboratório de informática, que havia sido totalmente perdido. Dessa forma podemos oferecer ainda mais pelo movimento APAEANO e à comunidade de Santa Leopoldina. Destroços da enchente

Apesar de termos poucos equipamentos e nos encontrarmos numa situação precária, com coragem, força de vontade, reabrimos a instituição para atender nossos alunos no ano de 2010. Durante este período, trabalhamos com afinco, promovendo eventos e procurando parceiros que viessem a contribuir mensalmente com nossa instituição.

06

Sala de informática


aconteceu nossa festa agostina Nossa festa este ano foi um pouco mais tarde, mais sem perder o seu brilho, tivemos muita coisa boa, barraquinhas, comidas tipicas, muita música e diversão, além das quadrilhas dos alunos da instituição. Graças ao nosso corpo de funcionários e a população presente conseguimos, criar um ambiente de festa tranquilo e familiar, proporcionando diversão à todos sem distinção. Muito abrigado a todos pela presença e até o proximo evento.

notícia dos amigos Amigos da apae! Os amigos da Apae são pessoas que tem um sentimento humano e social que voluntariamente se dispõe a ajudar através de doações ou de algum tipo de serviço que possa prestar. Hoje contamos com alguns amigos que vem contribuindo e enriquecendo muito o nosso trabalho, auxiliando na complementação da manutenção de nossa instituição. Sem a cooperação dos mesmos seria impossível estar oferecendo um trabalho de qualidade e tão diversificado. Para ser um amigo da Apae você pode ser sócio contribuinte através de um carnê mensal com qualquer quantia (toda ajuda é bem vinda), simplesmente ser um doador voluntário de qualquer gênero de material/mantimentos ou simplesmente com algum trabalho voluntário dentro da instituição.

Passe um dia conosco. Venha ser mais um amigo da APAE. APAExone-se por esta causa!

07


agenda

parceiros

Semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla Data: 21 a 28 de Agosto de 2010. Tema: Oportunidade: Um sopro para ir além. Para valorizar a “semana nacional da pessoa com deficiencia intelectual e múltipla” a Apae de Santa Leopoldina, promoverá em sua sede e na cidade, várias atividades como: passeata com as crianças, recreação, atividades internas e muita descontração. “As pessoas com deficiência intelectual estão trabalhando para conquistar sua independência. Faça sua parte, dê oportunidade a elas”.

Participe conosco deste movimento!

I congresso ibero-americano de deficiência intelectual políticas inclusivas, famílias e rede sociais

nossos parceiros ! “A males que vem para o bem”. Após a perda total em nossa instituição, encontramos muitos parceiros a quem temos muito a agradecer como: Sicoob, CNEC de Campo Grande, Elemacol, Petrobras, Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina, Coopeavi de Santa Maria de Jetibá, Comunidade Luterana, Granjas Caramuru, Caminhoneiros, Associação dos Jeepeiros e Conttingnies e Moraes Engenharia LTDA. Nós da Apae de Santa Leopoldina viemos atráves de nosso jornal agradecer todo apoio e ajuda, não só financeira, mas também presencial no dia-a-dia, dificuldade a dificuldade, por que a Apae não é feita só de uma casa, mas principalmente de pessoas de bem que querem melhorar ainda mais nosso município.

OBRIGADO A TODOS QUE NOS AJUDARAM!

Data: 25 a 28 de Agosto de 2010. Local: Salão de Convenções Hotel Alice Vitória O congresso proporcionará uma contribuição impar nos âmbitos científicos e institucionais que envolvem o tema da deficiência intelectual e múltipla, correlacionando suas abordagens com as áreas de prevenção, inclusão escolar, família, políticas públicas e organização institucional.

08

expediente

o que achou do nosso jornal ? envie um email para apae.s.l@hotmail..com ou ligue para (27) 3266 1127 e dê sua opinião

Amigos do Sicoob

Informativo Mensal da Apae de Santa Leopoldina Coordenação: Apae - Santa Leopoldina Design: GB Creative . Redação: Flávia Rechinelli, Rosangela Neves, Keytiane Neves Fotos: Arquivo da empresa e GB Creative Impressão: Grafitusa . Tiragem: 1.000 exemplares Sugestões: apae.s.l@hotmail.com Apae Santa Leopoldina: R. Reginaldo Terra . s/nº . Centro . Santa Leopoldina . ES . Telefax: (27) 3266 1127

jornal Apae  

Jornal diagramado

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you