Page 1


abcd 123 ¨&)#@)( » ROSEWOOd FILL abcd 123 ¨&)#@)( » ROSEWOOd Regular abcd 123 6)#@)( » trashco abcd 123 ¨&)#@)( »> OLYMPIQUES abcd 123 ¨&)#@)( » solange abcd 123 ¨&)#@)( » CuttyFruty abcd 123 ¨&)#@)( » Nasty abcd 123 ¨&)#@)( » Franklin Gothic Heavy abcd 123 ¨)#@)( » Disgusting Behavior

C75m5Y100 R65G173B73

Ser Tropical é misturar um pouco de tudo, experimentar novas linguagens e formas A tropicália não é econômica nem simples, ela é complexa e alegórica. E a mistura de Rock com Baião, de poesia concreta com Vicente Celestino, de Jimi Hendrix com Roberto Carlos, de Iracema com Ipanema (Rodrigues, p. 189). E é esse o lema que norteia nosso trabalho. Na tipografia também não seria diferente, misturamos vários estilos, combinando serifas ornamentadas, sem serifa e manuscritas manipulado cada uma delas, desgastando sua forma, rompendo seu significado estético. Nos textos corridos intercalaremos entre a ROSEWOOd e Franklin Gothic Para uma leitura menos monótona.

preto

c4m62y81k5 R235G125B69 c19m82y51k5 R196G80B99

C 15 Y 100 R210 G35 B42 C51Y 22 R119G204B205

c30m13y67 R187G194B117 Y56k21 R244G141B157

m40y100 R250G166B26

m40y100 R250G166B26

As CORES terão vários matizes, não há um limite cromático para as composições. Mas há uma gradação que se origina no verde, vermelho e amarelo.


UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - DESIGN DIGITAL - NA5

ORES D A T N E zz a ORI Profs. io Duarte Ma ic ¶ Maur osta C ¶ Paulo ulo S ã o Pa ° S e m e s t r e 2 2007 •


cinema

comunismo

cartaz: deus e o diabo na terra do sol

cuba influências no design

movimentos antecedentes

internacional

inglaterra

C

tropicalismo

política

Rogério aos

arte música

nacional capa do disco de caetano

antropofagia

ditadura pop art

psicodelismo

frança


ABERTURA

TELA PRINCIPAL

A discussão começará com a animação não interativa que formará o personagem Rogériocaos. Esta animação acontecerá de maneira acelerada, explorando “zoom in” nos elementos que servirão de hiperlinks e “zoom out” para dar a visão geral da construção do personagem. Somado a isso, utilizaremos efeitos sonoros que reflitirão o que cada elemento significa. Utilizaremos a linguagem cinematográfica para contextualizar o caos através do movimento de “câmera na mão”.

Com o personagem totalmente formado, a câmera se afastará, mostrará o Rogériocaos no centro do ambiente formado por diversos elementos, servindo como referência aos acontecimentos políticos e culturais da época e aos trabalhos do designer Rogério Duarte.

CARTAZ “DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL”

Na tela do cartaz “deus e o diabo na terra do sol”será desvendado os significados e inspirações contidos nos elementos que Rogério Duarte utilizou para a sua composição, estabelecendo as ligações com os assuntos de política discutidos no cartaz.


O personagem será o resultado da amálgama de tudo que comporá o projeto; A capa do disco do “caetano veloso”, representada pela junção das influências do psicodelismo (formas orgânicas, cores vivas e pouco saturadas), da Pop Art (apropriações de outros movimentos, uso de técnicas gráficas como stencil e retícula) e do Antropofagismo (unindo as influências e acrescentando nossa contribuição). O tropicalismo, representado pela junção dos elementos voltados para música (violão, microfone, partitura, festivais, letras das canções), teatro, movimentos artísticos e com cores vibrantes. E, finalmente, a política com uso de símbolos militares (ditadura, repressão, censura), imagens de manifestações, contrastes de preto e branco, pedaços de jornal, fotos manipuladas de generia, políticos da época e armas, tudo em um ambiente sombrio, tornando estético o clima político da época referida.


CAPA DO DISCO “CAETANO VELOSO” CARTAZ “DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL”

POLÍTICA

Dentro da capa há um ovo com a foto do Caetano Veloso. Este ovo será o ponto de interação nesta interface. O ovo será mostrado em 3D e exibir textualmente as influências presentes na capa. A cada giro que o ovo der uma influência será descrita nele e destacada na capa de maneira sincronizada. Ao clique do mouse o usuário terá uma descrição detalhada da influência e que, por sua vez, será uma âncora para outras áreas da mídia.

O usuário precisará movimentar o mouse para revelar o conteúdo da interface. Depois que o conteúdo estiver amostra a movimentação ocorre de maneira horizontal e a tela reagirá em sentido contrário ao posicionamento do mouse. Ou seja, quando o mouse estiver no lado esquerdo da tela, seu conteúdo se moverá para a direita, revelando elementos que representavam a esquerda política da década de 60.

TROPICALISMO

Nesta interface, o usuário terá a possibilidade de interagir com o cartaz, separando cada plano com o arrastar do mouse. Com a desconstrução do cartaz, todos os elementos poderão ser explicados detalhadamente de forma textual.

Dentro da interface Tropicalismo, o usuário encontrará diversos elementos do movimento, e com o passar do mouse eles reagirão emitindo sons e movimentos. Já no centro da interface colocaremos uma tela, o motivo dela é representar o cinema que foi muito presente no movimento. Com o clicar do mouse em um botão ao lado da tela o usuário poderá ver imagens e acontecimentos do tropicalismo e algumas lhe fornecerão textos de auxílio, essa tela terá um projeto mais orgânico lembrando o estilo da época.


ltura da u c a e e t r a Du ner Rogério gem intitulado ig s e d o e r ent ona rt, e a relação to, criaremos um pers o da época, como: Pop A t u c is d o t e x ã Este proj deste conte sas fontes de inspiraç . Com o propósito não o r t n e D . 0 6 olíticos p irá diver década de d s n o u t f n o usuário a e e r u a im q c ” ig e t S t s O n A o in c C e a d e “ROGÉRIO , mas também is como instrumentos ropicalista a t c e o t p r é a , a o d m s fluência nes visua de o Psicodelis in íc s e ia d r s á é v v s a r um ponto r ia t ir a a r t c o e l a ic f m t e r r iá o e f id d e rm só sta tualidade d biente hipe uscando de x m b e a , t s o r o e r r t a t r u in o o a l e exp ará ntr ografias, e , que explor t o o ã f ç , a is r a e t ic s in e mu a navegação s e poesias. a r a p a r id t r pa para chega s, imagen n to o a s t e n d o c s o o t eir fragmen de será o prim m e g a n ado através o z s li r a e e p r o o a d n a se o, gad hipermídia, tropicalism loso”. cidade agre : a li o d ã ip o r lt d a t u ú n m te e n s tá o e c Ve pr Es de acesso e gem, que re apa de disco “Caetano a s n e o c s a r f r e p te o in n as ac os a do sol” e ntos contid r e r m e t le e a n o o tr b a qu ivamente de us é o dia s e u d l “ c z x a e t r á a r c a fal s política, ers, mas não m buscar informaçõe n ig s e d s o o e público alv onde se pod o s o m o d c ú ner precisa e m t ig e n s t o e o c d t s o e o j e o u m r é q p b . O am mos seu projeto to. Entende mostrará t r e a j is o o in p r m , p n r u e e ig t s s e e d im d por ia, para ass es para com e õ d ç o a r ir o p e s u in q e ra iar a cultu g a f o p o r t n a


3DMAX [para desenvolvimento de ambientes e animações em 3d], FLASH [animação e programação da interação com usuário], PHOTOSHOP [tratamento e manipulação de imagens], ILLUSTRATOR [imagens vetorias e criação do storyboard], AFTEREFFECTS [tratamento e manipulação de vídeo] Sound Forge [Edição de som] Adobe Audition [Mixagem]

ao aneira que enriqueç m de m o s do o imeiro plano, eto é fazer us pr oj o pr m do co vo ar ti us je os ob m O ¶ ende todo ia, desse modo pret íd m ti ul m melhor represente te e en qu bi ra am no so a ilh tr . No segundo mental como do ri se in va ta es s uma música instru tudo s nosso objeto de es ão como elemento ir rv se m bé m ta e o ambiente ao qual s qu eitos e mix musicai principais: política, s co pi tó ro at qu á plano, usaremos ef plar s. O projeto contem eus e o diabo na “d az rt ca o e ” so sonoros descritivo Velo do disco “Caetano nteúdo, situando co u se m co do or tropicalismo, capa ac um será tratado de lhido. Ao acessar, co es a m te do s ca terra do sol”, e cada ísti da época e caracter será orientado por o ri uá us o a, ic lít o usuário ao clima uta po interface que disc como: passeatas, a, oc ép da os ri tó por exemplo, uma esta do a movimentos cont rcorrer a interface pe ao ; sons que remetam as tr ou m e tr en e protesto, icas que protestava ús m de ix m um r palavras de ordem po rio será orientado ontecerá quando ac o m es m o a; oc tropicalismo, o usuá a ép tatorial e marcaram contra o regime di . da capa e do cartaz o, enriquecendo a et oj pr o ss no ao acessar os tópicos res demos agregar valo en et pr o od m e ss De ¶ . ço hipermidiático pa es lo pe o çã ga nave


CAPA DO DISCO “CAETANO VELOSO”

POLÍTICA

A capa de disco servirá como ponto de partida para os assuntos de Pop Art, Psicodelismo, Antropofagia, e movimentos antecedentes ligados ao tropicalismo. A interface representada pela capa de disco do Caetano Veloso, conterá: elementos de ilustrações, cores fortes, retículas tipográfica e uso de linhas que contornam a imagem, a destacando da foto.

A tela de política será representada por uma divisão em dois pólos políticos: direita e esquerda. Através destes será possível ir para assuntos específicos de política nacional e internacional estabelecendo relações com a cultura e os movimentos artísticos da década de 60.

tropicalismo

O tropicalismo será uma tela hibrida, misturando Pop Art, Cultura Popular, Rock, Baião, Beatles e Roberto Carlos. No seu centro iremos colocar uma espécie de telão que mostrara diversas faces ao qual ela se estendeu como: design, musica, artes, poesia e seus protagonistas, Oticica, Gilberto Giu, Caetano, Mutantes, Rogério Duarte e demais pessoas que compunham o movimento. Algumas dessas imagens acabam virando link para outras telas.


CAPA DO DISCO “CAETANO VELOSO”

tropicalismo

política

CARTAZ “DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL”

A navegação se iniciará na tela do Rogériocaos, nela o usuário terá quatro elementos com função de botões, ao clicar em um dos quatro como por exemplo a capa de disco, o usuário vizualizará a tela da capa de disco e dentro desta poderá encontrar três possibilidades : antropofagia, pop art e psicodelismo, elementos da cultura que influênciaram no trabalho desta capa, então a partir dai o usuário poderá conhecer mais sobre essas influências navegando nas demais telas. A mesma navegação ocorrerá com os seguintes elementos encontrados no Rogériocaos porém com diferentes interações.

RogérioCaos  

Trabalho influênciado por Rogério Duarte e os anos 60.