Issuu on Google+

Relatório ministerial de Diogo & Juliana da Hora

Ano Novo no Canadá Relatório ministerial e pedidos de oração de Diogo e Juliana da Hora


Ano Novo no canadá Primeiro mês nas terras do norte Piso de vidro na CN Tower, em Toronto. 342 metros de altura não é nada comparado ao Deus Altíssimo!

Uma breve reflexão e relatório sobre nossas aventuras e oportunidades durante nossa mudança para um novo país e nossos primeiros dias no Canadá

Não é fácil encarar uma experiência totalmente nova, em um lugar diferente e longe das pessoas com quem você pode contar. Especialmente se você depende de sua própria força e recursos. Para nós, essa experiência tem sido um tempo de aprendizado acerca de Deus e Sua fidelidade.

Lendo o livro de Gênesis e revendo a história de Abraão, nos identificamos automaticamente com ele diante de nosso novo começo no Canadá pelos próximos anos. Assim como Abraão, quando ainda era chamado Abrão, decidimos ver a grandeza de Deus em todas a situações e o chamar de El-Elyon, o “Deus Altíssimo” (Gn 14.22). Esse episódio da vida de Abraão nos chamou a atenção ao compararmos

com a experiência de Agar. Por causa de seu filho Ismael, ela teve de deixar a estabilidade e segurança que tinha com Abraão, mas Deus não se esqueceu dela ou de seu filho. O Senhor lhe prometeu grandes coisas e um futuro grandioso para seu filho. Por isso, ela invocou o nome de Deus como El-Roi, o “Deus que vê” (Gn 16.3). Apesar de ser muito importante saber que Deus nos vê e conhece nossas necessidades, por vezes definimos Deus segundo aquilo que Ele faz por nós e não pelo que Ele realmente é.

Neste pequeno relatório, queremos louvar o Senhor não só pelo que Ele fez por nós, mas também como o Deus Altíssimo, razão de tudo o que aconteceu.


Chegamos no Canadá no dia 2 de dezembro e fomos recebidos pelos Hunt. David e Coleen foram tão bons conosco que imediatamente nos sentimos em casa. Eles nos introduziram à vida no Canadá, nos mostrando o que comer e vestir, e nos ajudaram a fazer nosso primeiro boneco de neve! Tivemos ótimas conversas com David, que nos ajudou a entender a realidade da Igreja e da Missão no Canadá. Ele nos introduziu à missão Partners International, que nos adotou como missionários durante nosso tempo no Canadá. Tivemos a oportunidade de compartilhar nossa história e visão com todos os obreiros da Partners International.

Chegamos no Providence Seminary no dia 10 e fomos recebidos por Debi van Duin, a coordenadora de alunos internacionais, e Orlando, um aluno brasileiro nos ajudou a sobreviver ao frio. Debi tem sido muito boa conosco! Como chegamos mais cedo que os outros estudantes internacionais, ela nos deu atenção total, até mesmo nos emprestando seu carro por alguns dias enquanto viajava de férias. Com isso, pudemos ir atrás das coisas para a nova casa nas cidades próximas ao Providence. Achamos coisas muito boas e baratas nas lojas de segunda mão e promoções de fim de ano. Mobiliamos nossa casa gastando o mínimo possível em ótimas coisas!

No dia 6, conhecemos Terri e Chris Robson, amigos de longa data dos pais da Juliana, que cuidaram de nós como seus próprios filhos! Participando até de suas celebrações de natal, quando descobrimos um talento natural para decorar biscoitinhos de natal. Com a ajuda deles, visitamos a CN Tower em Toronto e as Cataratas do Niagara. Terri nos levou até a igreja The Peoples Church, onde demos uma entrevista online e compartilhamos a visão para alcançar a comunidades ribeirinhas no rio Purus. No momento, a entrevista já tive duas mil visualizações no Facebook!

Na véspera do Natal, jantamos na casa de uma funcionária do seminário junto com outros alunos internacionais e na virada do Ano Novo, ficamos curtindo um ao outro, assistindo um bom filme e nos escondendo do frio debaixo das cobertas. Já está tudo pronto para o início das aulas, inclusive já temos uma pilha de livros para ler!

O resultado de nosso trabalho decorando biscoitinhos de natal com a família Robson

Vimos o cuidado de Deus por meio das pessoas maravilhosas que Ele colocou ao nosso redor, fazendo nossa chegada no Canadá a melhor experiência possível!


estudos O que vamos fazer no Providence

Nós dois estamos no mestrado do Providence Seminary, nos preparando para o ministério no rio Purus ao qual fomos chamados: um centro de treinamento flutuante para capacitar os líderes das igrejas ribeirinhas.

Diogo começou um Mestrado em Educação Cristã, visando adquirir mais ferramentas e pensar meios de ensinar na cultura oral dos ribeirinhos, acostumados a aprender por meio de histórias e muitos deles não sabem ler.

Juliana iniciou um Mestrado em Aconselhamento, a fim de se tornar uma conselheira ainda melhor e se preparar para cuidar dos missionários e líderes de igreja nas comunidades ribeirinhas com que a MEAP começou a trabalhr desde o meio de 2016.

Enquanto estudamos, os missionários da MEAP estão trabalhando duro para alcançar as comunidades ribeirinhas do rio Purus com o Evangelho e plantar as primeiras igrejas.


A fim de desfrutar o máximo de nossos cursos, mas terminá-los o quanto antes para irmos ao rio Purus e servir ao Senhor, decidimos ir além. Nossos orientadores nos instruíram a fazer apenas três disciplinas por semestre, mas escolhemos cursar quatro neste primeiro semestre.

Isso certamente será difícil, sobretudo com todas as leiturasacumuladas em inglês, mas como estamos totalmente dedicados a estudar nos próximos anos, decidimos dar tudo de nós! Entendemos que Deus nos deu uma oportunidade valiosa de chegar no seminário um mês antes das aulas começarem, de modo que pudemos antecipar algumas das leituras e trabalhos a serem entregues.

Os cursos da Juliana nesse semestre serão: Aconselhamento transcultural; Análise do Profeta Jeremias; Introdução à Bíblia; e Teologia e Prática da Espiritualidade e Formação Cristã.

Os cursos do Diogo nesse semestre serão: História e Filosofia da Educação Cristã; Administração e Liderança; Discipulado Transcultural; e Fundamentos Teológicos.

Apesar de nós dois termos uma base teológica e bíblica forte, tivemos que fazer algumas disciplinas básicas como Fundamentos Teológicos e Introdução à Bíblia; Decidimos encarar essas disciplinas como uma revisão de temas bíblicos e teológicos segundo nossas áreas de interesse, isto é, aconselhamento e educação. Temos certeza que estudar a Bíblia é sempre um esforço recompensador!

Não vemos a hora de começar nossos estudos pra valer!

É possível ver a torre do seminário à distância. Notem que o Diogo está ficando bom em tirar selfies!


ore

Junte-se a nós em oração

Sem a oração de nossa família, amigos e igreja, tudo seria mais difícil. Por isso lhe convidamos a se juntar a nós em oração, enquanto continuamos a louvar ao Senhor por tudo que Ele é e faz, bem como a pedir por direção.

Agradecemos ao Senhor pelas pessoas que nos ajudaram em nossa chegada ao Canadá, especialmente os Hunt e os Robinson e a Debi, e por Source Ministry, que nos ajuda com todos os recurso que precisamos. Louvamos ao Senhor pelo lugar incrível ao qual ele nos trouxe, pela comunidade receptiva do Providence Seminary e pela quentinha casa que Ele nos deu! Continuamos a orar pelos seguintes pedidos:


Da esquerda para direita: Diogo, Juliana, Matthew (The People’s Church), Luke (Partners International) e Terri.

nossos estudos Que Deus nos ajude com todas as leituras e trabalhos que temos de fazer. Queremos que tudo o que estudemos seja útil para o serviço ao Senhor. Pedidos que Deus possa usar nossos professores e colegas como meios de graça sobre nós e que nós também sejamos instrumentos do Senhor aqui.

nossa missão Pedidos a Deus que ele não deixe o amor pelos ribeirinhos se apagar em nosso coração. Que o Senhor continue unindo Sua Igreja para alcançar os não-alcançados. Orapos pelos três casais de missionários que estão no rio Purus. Que o Senhor

os sustente e guarde durante o estabelecimento da nova base na região. Mesmo contanto com dois barcos, eles precisam de mais um barco rápido. Que o Senhor probveja esse barco!

nossas necessidades Deus proveu tudo o que precisavamos para nos estabelecer aqui. Por isso temos certeza que Ele nos ajudará a superar os desafios da distância entre o Seminário e a cidade. No momento, pedimos ao Senhor por um carro que caiba em nosso orçamento e não nos dê muitas despesas com manutenção. Tem que ser um carro forte, para aguentar o clima intenso da região!

Oportunidade incrível de visitar as Cataratas do Niagara! É impossível não glorificar o Senhor por tamanha beleza.



Relatório Ministerial - Janeiro 2017