Page 7

Nº96 | JAN | 2016

Jornal O Vale

PÁG.7

INICIATIVAS SESSÃO DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROGRAMA YOUNG VOLUNTEAM No passado dia 15 de dezembro, teve lugar a sessão de formação inicial enquadrada no programa Young VolunTeam, nas instalações da Didáxis – S. Cosme. O programa Young VolunTeam é uma iniciativa promovida pela Caixa Geral de Depósitos, em parceria com a Sair da Casca e a Entreajuda que visa sensibilizar a comunidade escolar para a prática do Voluntariado enquanto expressão de cidadania ativa. No âmbito da participação neste programa, a Didáxis – S. Cosme formou uma vez mais uma equipa constituída por 12 alunas do ensino secundário: Ana Catarina Azevedo Guimarães (10.2); Ana Catarina Monteiro e Silva (11.3); Ana Clara Sequeira Soares (11.3); Ana Filipa Pereira Ferreira (11.1); Beatriz Carvalho Azevedo (10.3); Beatriz Manuela Jorge Guimarães (10.1); Beatriz Pinto da Costa (10.3); Carla Sofia Sousa Mesquita (11.2);Cláudia Andreia Araújo Faria - 10.1; Maria Luis Carvalho Matos Bezerra (10.2); Maria Moura (11.2) e Rita Sofia Costa Mesquita (11.1). A equipa irá desenvolver as suas atividades no presente ano letivo com a coordenação das professoras Ivone Rodrigues e Maria João Drumond. Com a sessão de formação inicial pretendeu-se sensibilizar as alunas para os conceitos de voluntariado e de voluntário, capacitar os membros da Equipa para as ações de formação que terão de dinamizar juntos dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos bem como fazer um primeiro esboço de possíveis ações de promoção para o voluntariado que serão implementadas na Escola. Estão assim lançados os alicerces para mais um ano de atividades da Equipa Young VolunTeam Didáxis S. Cosme que pretende continuar, uma vez mais, a Dar Mais ao Mundo.

COMEMORAÇÕES 10 DE DEZEMBRO No dia 10 de dezembro, comemorou-se o dia internacional dos direitos humanos. Como esta data não poderia passar despercebia o grupo disciplinar de Filosofia e de EMRC organizaram uma palestra alusiva à temática acima referida, que teve lugar na sala de eventos e contou com a participação de turmas do 2º ciclo e secundário. A convidada que fez a oratória foi a Dr.ª Iris, responsável pela Amnistia Internacional, do núcleo de Famalicão, que divulgou casos graves de desumanidade. Propôs como atividade Uma “Maratona de Cartas” pelos direitos humanos. Esta maratona tem como objetivo levar a cabo uma campanha de alerta e solidariedade internacional, que se traduz no maior evento dos Direitos Humanos do Mundo e que consiste no envio maciço de cartas em defesa de pessoas e comunidades, vítimas de violação dos Direitos Humanos. Os casos foram apresentados, discutidos e a sessão terminou com a assinatura das cartas. São momentos como este que melhor expressam a essência do que é a Amnistia: simples ações individuais que, quando multiplicadas em largos números, podem ter um impacto positivo na situação vivida por pessoas e comunidades em risco de violações dos direitos humanos. Abriu-se uma porta para que todos pudessem ajudar a salvar, pelos menos tentar, vidas com a assinatura de uma carta Agradecemos a participação de todos e relembramos que um gesto faz a diferença.

Foi lançado um desafio por parte das professoras de EMRC aos alunos do 2º ciclo e 7º ano da nossa Escola, para participarem num concurso de presépios. Desafio esse que teve uma grande adesão e os trabalhos apresentados foram muito criativos demonstrando empenho. Este concurso decorreu ao longo dos dias 11 a 17 de dezembro e teve a particularidade de os materiais a utilizar serem recicláveis, uma vez que é preciso ter-se respeito pelo meio ambiente e, assim, de uma forma lúdica as professoras pretenderam sensibilizar os alunos para esta temática, mostrando que se pode reutilizar matérias sem prejudicar a natureza e reforçaram a importância desta quadra natalícia, que tem como principal pilar a família.

Jornal O Vale - Número 96  

Didáxis V. S. Cosme

Jornal O Vale - Número 96  

Didáxis V. S. Cosme

Advertisement