Issuu on Google+

ano 01 - nº 3 - Cascavel - FREE

seu guia de bolso.

M AT É R I A E S P E C I A L DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Recado do Editor

:)

Pessoas... mudamos! Apresentamos a “Matéria Especial”: quatro páginas de conteúdo cultural e às vezes polêmico. Neste mês falamos sobre o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Entenda como tudo isso começou e qual o real sentido da data, além de conferir dicas sobre sites, filmes, e livros que abordam o assunto. Outra novidade é o Blog da Dices, com conteúdo exclusivo, vídeos e textos. E o melhor: todos os posts estão abertos para comentários. WWW.DICES.COM.BR/BLOGS A coluna de Culinária ressurge, escrita pelo amigo Toninho, que, além de empresário, se mostrou um ótimo colunista, abordando como é bom fazer uma festinha com os amigos regada à boa comida e boa bebida. No mais, um abraço a todos que enviaram e-mails e aos companheiros de profissão, que estão na mesma “labuta”, e, principalmente, para nós, que estamos tentando nos firmar no mercado, como o companheiro comentou.

Editora Dices Ldta. Expediente: CNPJ: 10.911.515/0001-05 Diretor e Editor Responsável: Willian João Baggio Arte e Diagramação: José Nilton C. G. Jr. R. Castro Alves, 1664 sl. 01 Jornalista: Lúcio C. Jorge Filho DRT/PR 7123 Tiragem: 2.000 exemplares Assessoria Jurídica: Orildo Volpin OAB/PR 7256 Distribuição: Gratuita Colaboradores: Lu Kaschak, Ceres H. C. Pereira Impressão: BrilhoGraph Cleonete Bianchin, Mark Reginatto, Bia Felix contato@dices.com.br Anderson Baggio, Ana Paula Pereira, www.dices.com.br Adriana Silva, Guilherme do Prado (Guile), [45] 3039-1390 André Sartori, Dr. Cristian Lube, Antônio E. Castro É expressamente proibida a reprodução ou cópia, de parte ou do todo, de textos e fotos publicadas na Dices sem autorização prévia. Os textos aqui apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores, pois expressam sua maneira de pensar.


Ă?ndice


Publicidade

07


Turismo

MACEIÓ

Localizada no estado de Alagoas, Maceió é uma cidade repleta de programas para se fazer dia e noite. Praias cercadas de coqueiros e águas mornas que vão de verde claro a azul turquesa deixam o ambiente paradisíaco. Suas principais praias são: Pajuçara: bastante procurada, onde partem as jangadas que levam os turistas às lindas piscinas naturais. Ponta Verde: considerada uma das mais lindas praias urbanas da cidade, possui águas calmas e claras. Jatiúca: com águas de verde intenso, reúne surfistas o ano inteiro por suas boas ondas. Praia do Francês: águas mescladas de verde e azul, é repleta de bares e restaurantes, ótima para praticantes de jet-ski, vela e surf. O centro de Maceió é rodeado de cultura. Velhos armazéns e casarões coloniais que preservam nas fachadas as memórias da cidade, ganharam decorações caprichadas, abrigando bares, boates, restaurantes e espaços culturais. Para os turistas, a cidade possui ótimas opções de hospedagem com localização beiramar, transporte aéreo com três companhias nacionais, alimentação e passeios diversificados. Para maiores informações acesse guiamaceio.com e contate seu agente de viagens.

09

Cleonete Bianchin - Agente de Viagem


Música

LANÇAMENTO:

Charlie Brown Jr. - “Camisa 10 Joga Bola até na Chuva” (Sony) O disco é muito mais que um nome legal. Na primeira vez que tu escuta, se é acostumado com o Charlie Brown de ”Imunidade Musical” e “Ritmo, Ritual e Responsa”, pode até soar meio estranho, pois o grupo deixou um pouco de lado a veia Rap que tanto usava nos dois últimos trabalhos citados. Podemos encontrar uma exceção em “Puro Sangue”, que traz uma letra inteligente e uma linha de baixo instigante que te faz ouvir essa música cinco vezes seguidas sem cansar. Mas isso não ocorre só nessa música. Heitor, baixista do CBJR, mandou muito bem no cd todo. “Me Encontra” pode ser a música mais chata e/ou o hit do álbum. Por quê? Uma letra melosa, um refrão que gruda na cabeça e, basta ouvir uma vez, por mais baixo e despretensioso que seja, que tu já sai cantando: “Me encontra, ou deixa eu te encontrar”. “Dona do Meu Pensamento”, que abre o disco, segue a linha de “Me Encontra”. Tirando isso, o disco está ótimo. Vale a pena conferir o acústico de “Só os Loucos Sabem”, a guitarra de “Comigo Ninguém Tira Onda” e a levada meio Incubus em “Só existe o Agora”, em minha opinião, a melhor música do disco.

VALE A PENA OUVIR DE NOVO:

Roberto Carlos - “Acústico MTV” de 2001 (Sony/BMG) Eu preciso escrever alguma coisa? Acho que o nome já fala por si. Se é do rei, é bom! Curtam “As curvas da estrada de Santos”, “Emoções” e “Todos estão Surdos”.

11

DICA DO MÊS: O Falcão (O Rappa) trocou a musa Deborah Secco por ela, filha da grande intérprete brasileira, Elis Regina. Maria Rita - Minha Alma, do disco “Segundo”. Anderson Baggio - Publicitário e Guitarrista


Sexo FICAR OU NAMORAR

A música dos Tribalistas diz: ”\eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também\”. Passado o efeito do uísque com energético e dos beijos descompromissados, adolescentes se dirigem aos consultórios terapêuticos, ou alugam os ouvidos do amigo mais próximo e reclamam de solidão, ausência de interesse das pessoas, descaso e rejeição. A maioria não quer ser de ninguém, mas que quer que alguém seja seu. Dificilmente está apaixonada por seus namorix, mas gosta da companhia do outro e de manter a ilusão de que não está sozinha. Nessa nova modalidade de relacionamento, ninguém pode se queixar de nada. Caso uma das partes se ausente durante uma semana, a outra deve fingir que nada aconteceu, afinal, não estão namorando. Aliás, quando foi que se estabeleceu que namoro é sinônimo de cobrança? A nova geração prega liberdade, mas acaba tendo visões unilaterais. Desconhece a delícia de assistir a um filme debaixo das cobertas num dia chuvoso comendo pipoca com chocolate quente, o prazer de dormir junto abraçado, roçando os pés sob as cobertas e a troca de cumplicidade, carinho e amor. Namorar é algo que vai muito além das cobranças. É cuidar do outro e ser cuidado por ele, é telefonar só para dizer boa noite, ter uma boa companhia para ir ao cinema de mãos dadas, transar por amor, ter alguém. Dividir as dores e recriar os amores. Isto não é coisa do passado, isto é coisa e necessidade de SERES HUMANOS. Para fazer e receber cafuné, um colo para chorar, uma mão para enxugar as lágrimas, enfim, é ter alguém para amar.

13

Ceres Helena Pereira - Psicóloga e Sexóloga


Saúde PILATES

Criado na Alemanha, na década de 20, por Joseph H. Pilates, o método visa visa tonificar a musculatura corporal, fazer um realinhamento postural e alongá-lo integrando corpo e mente, para que os praticantes adquiram um corpo forte, delineado e saudável, além de prevenir lesões da coluna, artroses e dores gerais. Outros benefícios do pilates são: * Otimizar o equilíbrio e a coordenação. * Desenvolver a força e o controle muscular. ular. * Aumentar a flexibilidade. * Proporcionar uma conscientização corporal. ral ral. * Melhorar a capacidade respiratória. * Treinar propiocepção. * Representar uma alternativa aos exercícios comuns. Pilates prima tanto o condicionamento físico quanto a reabilitação. Prima também qualidade, e não quantidade de repetições, tendo uma variedade de movimentos que devem ser feitos com concentração, lentidão e consciência corporal. Para isso, utiliza os seis princípios do método, que são: respiração, centro, concentração, controle, precisão e fluidez. As aulas de Pilates são apresentadas em 3 formatos: - Mat Pilates (Pilates Solo); - Ball Pilates (Pilates com Bola); - Studio Pilates (Pilates nos Aparelhos)

15

Adriana Silva - Instrutora de Pilates


MATÉRIA ESPECIAL

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

No Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro, oportunidade importante para refletirmos sobre a longa história de domínio, submissão e exclusão dos negros na sociedade brasileira. Através de estudos sobre as questões da época, algumas dúvidas ficaram no ar com relação ao próprio caráter e aos méritos de Zumbi. As pesquisas comprovaram, por exemplo, que ele também mantinha escravos particulares. Como essas questões são sempre menores frente à memória de tão grande figura, o dia dedicado à Consciência Negra, é um belo momento para se lembrar da heróica resistência do negro à escravidão, suas lutas e exemplos de dignidade, desde o histórico transporte forçado dos negros africanos para o solo brasileiro (1594). Algumas entidades, como o Movimento Negro (o maior do gênero no país), aproveitam esse dia para organizar palestras e eventos educativos, voltados, principalmente, para crianças e estudantes negros. Com este trabalho objetiva-se formar consciência, construir a cidadania e evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da própria inferiorização do negro frente à sociedade brasileira..


A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Outros temas debatidos pela comunidade negra, e que ganham evidência neste dia são a inserção do negro no mercado de trabalho, as propaladas cotas universitárias, a discriminação do negro pelos órgãos policiais e judiciários, a identificação de diferentes etnias e a moda e a beleza negra, além de muitos outros assuntos. O dia é celebrado desde a década de sessenta, porém, com os acontecimentos dos últimos anos - e com a abertura democrática do país - a data assumiu uma importância e proporção maiores. Até então, o movimento negro contentava-se em comemorar, apenas no dia 13 de maio, a Abolição da Escravatura - comemoração que foi perdendo o sentido e importância na medida em que apenas se enfatizava a “generosidade” e os méritos da Princesa Isabel.

DADOS ESTATÍSTICOS Alguns dados estatísticos evidenciam os problemas históricos de exclusão social, cultural e educacional dos negros no Brasil. Segundo o IBGE, a população negra corresponde a 5% da população; os chamados “pardos”, oriundos da miscigenação da raça negra com a européia, chegam a um número próximo da metade dos negros. Do universo da população negra jovem, entre 15 e 17 anos, apenas 36% cursaram ou cursam o ensino médio. Entre os

17


“Temos de aprender a viver todos como irmãos ou brancos, o percentual é de 60%. No ensino superior, a estatística aponta que entre a população de jovens brancos de até 24 anos, 57,2% atingem o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros. Quanto ao fator econômico-financeiro, o que se verifica é que os brancos têm uma renda média mensal de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00 e, entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.

PARTE DAS ESCOLAS COM PROPOSTA E POUCA MUDANÇA No início de seu mandato, o presidente Lula aprovou a inclusão do Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar e tornou obrigatório o ensino de história afro-brasileira e da África nas escolas públicas e particulares do país. Embora a decisão tenha sido comemorada, alguns pesquisadores ressaltam que existem obstáculos a serem ultrapassados para que a proposta se transforme em realidade. “Em geral, a história dada segue o livro didático, e ele é insuficiente para dar conta de forma mais ampla e crítica de toda a história”, ressalta o professor Vasconcelos. Essa avaliação é confirmada pela professora de história Ivanir Maia, da rede estadual paulista. “A maioria dos professores se orienta pelo livro didático para trabalhar os conteúdos em sala de aula. Nos livros de história, por exemplo, o negro aparece basicamente em dois momentos: ao falar de abolição da escravatura e do apartheid”. Paula Cristina da Silva Barreto, professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, destaca que, além dos livros didáticos, outro foco importante são as propostas de mudança na formação dos professores. “Foi tímido o trabalho feito pelo MEC nessa


morreremos todos como loucos”-Martin Luther King direção até o momento”, critica a pesquisadora. Na avaliação dela, sem professores bem preparados para abordar temas complexos, como os abordados nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, “é muito difícil obter sucesso com a alteração curricular e existe uma grande probabilidade de que as escolas não coloquem em prática o que foi proposto”. Os baixos salários pagos e as condições de trabalho desanimadoras nas escolas públicas do Brasil são fatores também destacados pelos pesquisadores como possíveis responsáveis pelo pouco envolvimento dos professores com as propostas que visam abordar a diversidade étnica e problematizar a questão do negro no Brasil no interior das escolas. Sites • Fundação Cultura Palmares – www. palmares.gov.br • Frente 3 de Fevereiro – www.frente3defevereiro.com.br/ Bibliografia • FONSECA, Dagoberto. Coleção Retratos do Brasil Negro e Consciência em Debate – Editora Selo Negro. São Paulo, 2008. • CAVALHEIRO. Eliane, Do silêncio do Lar ao Silêncio Escolar - Racismo, Preconceito e Discriminação. Editora Contexto, São Paulo, 2003. • GOMES. Nilma Lino, As idéias racistas - Os negros e a Educação. Editora Selo Negro. SP, 2001 Filmes • Biko – Com direção de Richard Attenborough e papel principal de Denzel Washington (EUA/1987) • Malcon X – Com direção de Spike Lee e papel principal de Denzel Washington (EUA/1992) • Zumbi Somos Nós- Com direção da Frente 3 de Fevereiro (Brasil/2007) Texto da redação


Moda BRECHÓ A idéia de que brechó só vende coisas velhas e fora de moda já está ultrapassada. Existem muitos lugares assim ainda, claro, mas esta realidade já está mudando a algum tempo. Um brechó, hoje, pode nos ajudar a estar na moda. É isso mesmo! Um brechó vende roupas usadas, “cool” para atender um estilo de roupas que algumas pessoas adotaram. Então, se você for ao lugar certo, vai sair de lá super fashion. A moda de brechó é muito diversificada, pois podemos encontrar peças antigas, novas, clássicas, modernas, nacionais e importadas a preços bem convidativos. Existem brechós no mundo todo e até as celebridades já aderiram aos baixoss preços e peças convidativas destes locais, como por exemplo, a Top Gisele Bündchen, que já confessou que adora comprar roupas em brechós Nova Iorquinos. O divertido naa moda brechó é a sua variedade, pois podemos os encontrar coisas lindas e exclusivas, muito to diferente das compras em shoppings, ondee encontramos araras com inúmeras peças iguais.. O importante, no entanto, é saber compor ass peças e ter paciência para garimpar. Bom senso o na hora de usar é outro quesito. Seja fashion e responsável. Vá de moda brechó!

21

Ana Paula Pereira - Professora de Tecnologia em Design de Moda


Agenda / Novembro / Domingo - 01

[ [ [ [ [

[Olinda Park Hotel Toledo] -Groove Society [Teatro Municipal de Toledo] -Encontro de Hip Hop [Hall do Teatro Municipal de Toledo] -Coral Champagnat - PUC [Pantanero Bar] -The Diego’s

[Bielle Club]-Festival Sertanejo com Léo Max e Renan, Lucas e André e Ricke e Rafa

Quinta-Feira - 05

[ [

[Bielle Club] -Atração Internacional - David Amo + Julio Navas (Espanha) [Pantanero Bar] -Leo Lima & Luciano

Sexta-Feira - 06

[ [29

[Empório Santa Maria Toledo] -Balada Sertaneja com Michel Teló [Cowboy Saloon] -Guerra dos Blocos

[ [ [ [

[Expovel] -Abertura oficial - 19h [Square Bar] -Show ao vivo com Titãs [Pantanero Bar] -Rafa & Cadela [Bielle Club] -Sertanejo Universitário - Tom e Tim

Sabádo - 07

[ [ [ [ [

[Expovel] -Jõao Carreiro & Capataz [Empório Santa Maria Toledo] -Noite das Misses - Banda Diorama [Cowboy Saloon] -Guerra dos Blocos [Pantanero Bar] -Edy & Fabio [Londrina Pr] -Metamorfose

Domingo - 08

[

[Expovel] -Luan Santana


Agenda /Novembro / Segunda-Feira - 09

[ [ [

[SESC]-Cinema + Debate + Coquetel (16 anos) Entrada Franca [SESC]-Mostra de Cinema Francês Contemporâneo - 09 a 14/11

[Faculdade Alfa Brasil] -2° ExpoMarketing - Alta Performance em Vendas

Terça-Feira - 10

[ [ [

[SESC] -Cinema

[Faculdade Alfa Brasil] -2° ExpoMarketing - Gestão de Pessoas e Talentos [Teatro Municipal de Toledo] -Miss Estudante UTES

Quarta-Feira - 11

[ [ [

[Expovel] -Eliminatórias do Rodeio [SESC] -Sessão Dupla de Cinema (16 anos) [Faculdade Alfa BR]-2° ExpoMarketing - Recrutamento Interno

[

[Teatro Municipal de Toledo]-Palestra “Eu posso mais (Podemos fazer melhor)

Quinta-Feira - 12

[ [ [ [ [

[Expovel] -Eliminatórias do Rodeio [Pantanero Bar] -Luiz Henrique & Cassiano [SESC] -Sessão Dupla de Cinema (16 anos) [Faculdade Alfa Brasil] -2° ExpoMarketing - Desfile de moda [Teatro Municipal de Toledo] -Peça Teatral “ Viva a Escola”

Sexta-Feira - 13

[ [ [ [

[Empório Santa Maria Toledo] -Flávio Aquino & Gabriel [Expovel] -Hugo Pena & Gabriel [Pantanero Bar] -Markus & Alexandre [Cowboy Saloon] -Zé Ramalho


Agenda / Novembro /

[ [ [

[Faculdade Alfa Brasil] -2° ExpoMarketing - Desfile de moda [SESC] -Cinema [Bielle Club]-Sertanejo Universitário Lucas e André

Sabádo - 14

[ [ [ [ [ [

[Empório Santa Maria Toledo] -Festa do Óculos [Expovel] -Cecília & Rodolfo [Pantanero Bar] -The Diego’s [Tribos Club] -You Choose [SESC] -Cinema [Bielle Club] -Havaii Universitário Aloha

Domingo, 15

[

[Expovel] -Final do Rodeio

Quarta-Feira - 18

[ [

[Teatro Municipal de Toledo] -Festival de Circo [Hotel Rafain Palace FOZ]-6° Encontro Cultivando Água Boa . De 18 à 20

Quinta-Feira - 19

[ [

[Teatro Municipal de Toledo] -Festival de Circo [Pantanero Bar] -Luk & Juliane

Sexta-Feira - 20

[ [ [ [

[Empório Santa Maria Toledo] -Sexta Uiversitária [Bielle Club]-Sertanejo Universitário com Rodrigo & Rogério [Pantanero Bar] -Rafa & Cadela

[AMOP] -Prêmio Amop de Jornalismo 2009 às 20h na Associação Atlética Comercial de Cascavel


Agenda / Novembro / Sabádo - 21

Sexta-Feira - 27

[ [ [ [ [ [

[ [ [ [

[Empório Santa Maria Toledo] -November Fest - Sérgio & Serginho [A-live Club Medianeira] -Grupo 6 é D+ [Pantanero Bar] -Edy & Fabio

[Sem Local] -1° Violada Universitária de ADM FAG [Cowboy Saloon] -Alma Serrana [Bielle Club] -O Bailinho

Segunda - 23

[

[1° Concurso de Presépios] 23 à 28 em frente a Catedral Nossa Senhora Aparecida - Cascavel

Quinta-Feira - 26

[

[Teatro Municipal de Toledo] -Show com Moacir Franco

[Empório Santa Maria Toledo] -Baladeira Universitária - Jeann & Julio [Cowboy Saloon] -Roberta & Santiago [Teatro Municipal de Toledo] -Show com Karime Hass [Bielle Club]-Sertanejo Universitário com Flavio & Gabriel

Sabádo - 28

[ [ [ [ [

[Empório Santa Maria Toledo] -Festa das Solteiras - Banda CW7 [Tribos Club] -Scandal Party [Bielle Club] -Hand’s Up [Sede Alvorada] -Bonde Do Forró [Villa Noale] -Mega Fantasy

Agenda: www.dices.com.br


Pet CÃES ABANDONADOS Existe um problema de superpopulação de cães em nossa cidade, é só andar pelas ruas para constatá-lo. Esses animais sofrem maus tratos e podem se tornar violentos. Essa situação precisa ser mudada. O animal é um SER VIVO. Sente fome, frio, tristeza e dor como todos nós. Quando descartado como se fosse um simples objeto de consumo, pode sofrer maus tratos e até morrer. O abandono é mais um desses crimes, largar um animal na estrada (para que seja atropelado) ou em bairros de periferia tornou-se uma prática comum nos grandes centros urbanos. Há milhares de cães perambulando pelas ruas, o que é um problema de saúde pública. o Um cão vive em média 14 anos – pense nisso antes de adquirir um! Maltratar animal é crime! Lei Federal de Crime Ambiental 9.605 art. 32 `` Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilarr animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativoss ou exóticos`` is Pena de detenção de três meses a um ano, mais multa. E aumentada de um sexto a um terço se ocorrerr a morte do animal.

33

Dr. Cristian Lube - Médico Veterinário


Etiqueta

EM UM RESTAURANTE JAPONÊS

Quem nunca passou por algum apuro em um restaurante jjaponês ê que atire a primeira pedra! Por isso reuni algumas dicas para não fazer feito nesses restaurantes. Ao iniciar a refeição é oferecido um oshibori (toalhinha). Não estranhe, é para limpar às mãos. Um dos maiores “pecados” é utilizar talheres de metal, mesmo quem não tem prática deve comer com o hashi (palitinhos), que podem ser adaptados com um elástico para facilitar a manipulação. Quem o despreza, no mínimo, ignora que a humanidade já o utilizava há 5 mil anos antes da invenção do garfo. O hashi costuma vir em envelope de papel. Aprendi com uma amiga a dar um nozinho no papel para fazê-lo de apoio. Assim, coloque o hashi na sua frente horizontalmente e não o lamba. Nunca use o hashi para espetar o alimento, pois só se espeta o hashi no arroz em tradições funerárias. Para as mulheres, segurar todos os utensílios com as duas mãos é uma regra e gesticular ou apontar algo com o hashi nas mãos é deselegante. ash himi (p peixe Utilize o wasabi (raiz forte), em cima do sashimi (peixe to. cru), pois jogá-lo diretamente no shoyu não é correto. vir Em muitos restaurantes, é costume servir o o saquê acompanhado de sal, e sempre derramando um pouco do líquido no pires. Esses não são hábitoss muito elegantes, já que servir o saquê com sal é considerado grosseiro. Não sinta-se obrigado a derramar o saquê para trazer prosperidade, para muitos, isso é considerado desperdício.

35


01 02 01 02


Culinária POR QUE COZINHAR VIROU MODA! Essa é uma questão curiosa e intrigante! Nunca se viu tantas pessoas recorrerem a cursos de culinária ou eventos com palestras ou aulas-shows, como na atualidade. São programas de televisão, cursos técnicos, informações por meio de livros de chefs renomados que, costumeiramente viram Best Sellers, todos ao nosso alcance. Mas qual o porquê de tudo isso? Simples. Em primeiro lugar, porque a concepção de sala de estar, em tempos modernos, mudou. Esse espaço da casa já não é mais o mesmo de outrora, apenas com sofás confortáveis, uma bela TV, home theater e tudo mais. Hoje, resgatamos a velha e aconchegante cozinha com mesa, bancada simples, algumas cadeiras, um arsenal de utensílios domésticos e uma variedade imensa de temperos e condimentos. Em segundo lugar, o que acontece é que com os tempos modernos, chegaram também os problemas e a agitação própria das grandes cidades; os compromissos, o trânsito e sua realidade conturbada, a falta de segurança, a violência e tantos outros problemas sociais. Em decorrência dessa realidade do nosso cotidiano, buscamos cada vez mais a segurança e a paz dos nossos espaços privativos: a nossa casa. Sim, parece que estamos nos alimentando melhor. Afinal de contas, a natureza está aí para nos brindar sempre com suas hortaliças frescas, as frutas da época, as carnes variadas e nutritivas, os legumes saborosos e uma infindável carta de bebidas. Então, prá você, bom apetite!

37

Antônio E. Castro - Empresário


Telefones Úteis Bares Água Doce Cachaçaria Barra Chopp Lanches Botequim da Esquina Capotte Martignoni Beer La Bodeguita Pantanero Pancho Villa

Rua Santa Catarina, 1507 Rua Paraná 3282 Av. Bar. do Cerro Azul, 801 Rua Duque de Caxias, 249 Rua Pio XII, 2809 Rua Fortaleza,2050 Rua Paraná, 4025 Rua Souza Naves, 3478

3225-9958 3223-9990 3225-4545 3035-2070 3037-7878 3038-6174 3038-8282 3038-1818

Rua Paraná, 4000 Rua Goiás, 384 Rua do Cowboy, 777 Rua Paraná, 4024 Rua Pio XII, 2743 Av. Assunção, 892

3223-2463 3226-6212 3226-5051 3039-0072 3035-3282 3226-2663

Rua São Paulo,1853 Rua Minas Gerais, 2838 R. Carlos de Carvalho, 3647 Rua Eng. Rebouças, 1895 Rua General Osório, 1888 Rua Paraná, 1418 Rua Rio de Janeiro, 765

3223-1322 3035-2020 3037-1552 3038-9394 3322-2983 3224-7139 3224-3219

Clubes Bielle Club Clube Olímpico Cowboy Saloon Hooligans Pub Lounge Bar Square Bar

Restaurantes Adega do Lusitano Adega Jarro do Davi Badaluch Barone e C&A Baronia Pizzaria Bedin Bistrô

41

DELIVERY Y


Bonna Apetite Cantina Di Michele Cantina da Pina Casa do Shawarma Casa da Sogra Caseirísimo Chang Lee China Churrascaria Baggio Churrascaria Portal Churrascaria Gandin Daly Esfiha Doce Tempero Esquina da Panqueca Europoint Executivo Fettuccini Fly Fogão e Cia Furna Pizzaria Jet Chicken Monte Libano Mister Sheik Maxi Peixe Naturalista Pancakes House Pastel e Cia Picanha na Pedra Picasso Pizza’s Big

Av. Assunção, 1757 Rua São Paulo, 1291 Rua Carlos Gomes, 2392 Av. Brasil, 7033 Rua Fortaleza,2191 Rua Presidente JK, 871 Rua Vicente Machado, 1460 Rua Maranhão, 600 BR 227, KM 585 BR 277, KM 586 Rua Pres. Tancredo Neves Rua Marechal Rondon, 2233 Rua Paraná, 2447 Rua São Paulo, 1664 Rua Rio Grande do Sul, 1446 R. Carlos de Carvalho, 3897 Av. Brasil, 8708 Rua 7 de Setembro, 2987 Rua Ganeral Osório, 3492 Rua Tancredo Neves, 1166 Av. Brasil, 4019 R. Carlos de Carvalho, 4004 Av. Brasil, 5909 Rua Jorge Lacerda, 2994 Rua Afonso Pena, 1752 Rua Visc. Guarapuava, 2161 Rua Pres. Bernardes, 2305 Rua Maranhão, 674 Av. Brasil, 6282 Rua Francisco Bartinik, 1759

3035-1573 3224-3095 3225-2000 3222-6347 3038-6222 3038-5997 3322-1818 3223-5231 3225-7152 3225-7686 3226-6183 3224-8232 3038-0397 3222-4934 3223-5589 3038-0236 3326-4881 3224-1015 3223-9802 3226-0123 3038-0003 3223-0836 3224-4810 3226-3456 3223-2629 3038-7284 3326-8066 3035-1204 3224-3300 3326-4774 DELIVERY Y


Restaurantes Pizzaria Felitti Pizzaria Martignoni Restaurante Kilograma Santa Felicidade Surubim O Forno Triângulo Mineiro Tom’s Vida Ativa Vitto Italian Fast Food Villa Zanella

Rua São Paulo, 1664 Rua São Paulo, 1679 Av. Brasil, 6792 Rua Castro Alves, 2401 Rua Cuiabá, 3085 Rua Jorge Lacerda, 205 Rua Castro Alves, 1667 Av. Brasil, 6340 Av Toledo, 432 Av. Brasil, 5546 Rua Minas Gerais,2778

3038-1221 3223-5883 3035-2922 3226-2918 3322-2956 3226-9398 3038-6844 3224-7489 3226-7770 3039-3004 3038-9595

este conteúdo você encontra no:

www.dices.com.br Cafés Boccata Boca Maldita Café no Bule Café Blumenau Cravo e Canela Espaço Doce Pão e Vinho Pão de Ló Requinte Sabor de Fruta

Av. Brasil, 5831 Av. Brasil, 6074 Shopping JL Rua Paraná, 2007 Shopping Central Park Rua Castro Alves, 1753 Rua Paraná, 2838 Rua Castro Alves, 2334 Rua Mato Grosso, 2456 Rua Rio de Janeiro,936

3037-5831 3038-5937 3037-7242 3223-7026 3224-8516 3035-3487 3224-0617 3223-4226 3224-8050 3037-4008


Motéis Motel Álibi Motel Biarritz Motel Blue Inn Motel Bughaville Motel Dallas Motel Eclipse Motel Fascínio Motel Good Time Motel Naiad’s Motel Nuances Motel Seducion

BR 277, Km 597 BR 369,522 BR 277, Km 600 BR 467, Km 7 Rua Jacarezinho, 112 BR 277, Km 597 BR 467, Km 108 BR 369, Km 522 Rua Mal. C. Rondon, 5400 Av. Estados Unidos, 264 BR 467, Km 108

3228-4545 3038-6599 3228-2550 3224-4908 3227-5000 3228-4000 3323-8118 3225-6599 3322-2555 3229-3999 3226-0311

BR 277, Km 601 BR 469, Km 16,5 PR 182, Km 5

3228-2499 (45) 3521-4200 (45) 3278-8511

Shopping Av. Toledo, 432 Av. Brasil, 2962 Av. Brasil, 6282 Rua Castro Alves, 1664

3037-1010 3229-6015 3038-0893 3035-3835

Av. Toledo, 432 Av. Brasil, 2962

3226-3322 3229-3104

Aeroporto Aeroporto de Cascavel Aeroporto de Foz do Iguaçu Aeroporto de Toledo

Shopping Centers Cascavel Jl Shopping West Side Shopping Central Park Shopping 4 Estações

Cinemas Cinema JL Arco Iris Cinema West Side


Teatros Faculdade FAG Universidade Unioeste Faculdade Unipan Universidade Unipar Faculdade Univel Teatro Emir Sfair Teatro Gilberto Mayer

Av. das Torres, 500 Rua Universitária, 2069 Av. Brasil, 7210 Rua Rui Barbosa, 611 Av. Tito Muffato, 2317 Rua Fortunato Bebber, 987 Rua Duque de Caxias, 379

3321-3900 3220-3000 3219-4411 3321-1300 3036-3636 3902-1358 3902-1368

Av. Brasil, 7139 Rua Carlos Gomes, 3017 Av. Assunção, 1282

3224-7204 3222-1418 3226-7356

Rua Duque de Caxias, s/n Av. Assunção, 1757 Rua Souza Naves, s/n

3223-1778 3226-5279 3223-0093

Moto Táxi Brasil Papa – Léguas Mercosul Oeste

Ponto de Táxi Ponto n°1 Ponto n°3 Ponto n°15

Bombeiros (Siate) - 193 PRF - 191 Polícia Militar - 190 Polícia Civil - 3224-2464 Polícia Federal - 3224-5152 Delegacia da Mulher - 180 Narcodenúncia - 181

SAMU - 192 Pac 1 - 3327-2575 Pac 2 - 3229-6444 Hospital Universitário (HU) - 3321-5151 Centros de Atenção Psicossocial - 3326-1450 Farmácia Básica - 3226-4527 PROCON - 3902-1720


Sabor e tradição em um só lugar Anexo ao Posto Sabiá Saída para Curitiba

45 3225 7152



DICES - 03