Page 1

edição nº 02 - Janeiro/2014

Edição Turquia


Edição Turquia Mergulhar nas histórias Turcas, é uma aventura pra qualquer maníaco por viagens. Conhecer os pontos turísticos do país, pode tornar-se cada vez mais divino ao passo do que se conhece no local. A gastronomia que preenche a magia turca, parece um tanto quanto exótica em alguns pontos, mas de tão inusitada, nos surpreende com o sabor marcante e inesquecível. Doces à base de frutas, iguarias que possuem em suas misturas temperos marcantes como o cravo, e pratos especiais. Não há quem não fique extasiado com as feiras Turca, pontos de vendas de alimentos preparados artesanalmente. Antônio Pereira Oliveira, diretor da empresa Pereira Oliveira Viagens e Consultoria em Turismo LTDA, conta que a Turquia é um lugar especial, “É seguro, curioso, dotado de itens históricos sensacionais, além de ser barato. Povo educado, acolhedor e gentil. A comunicação com eles é muito fácil.”, nos conta Antônio. Muitos na Turquia entendem o português Brasileiro, ou até falam a língua. Muitos possuem familiares brasileiros ou, possuem um amor “verde e amarelo”. Como em todo lugar do mundo, turcos são apaixonados pelo futebol brasileiro. Os nomes de jogadores famosos, viram música de tanto que são entoados por eles quando descobrem um brasileiro, no local onde estão. Antônio nos conta ainda, que outros lugares o encantam na Turquia, e são eles que vamos conhecer nesta edição. Sinta-se à vontade, encoste na poltrona e viaje conosco.

fonte: Cozinha Turca | texto: Dérick Pacheco Caitano | colaboração: Antônio Pereira Oliveira | foto: Divulgação


3

Edição Exclusiva - www.amplestur.com.br fonte: Cozinha Turca | texto: Dérick Pacheco Caitano | receitas: www.cozinhaturca.blogspot.com.br

Gastronomia Turca Exótica e marcante, palavras que definem a culinária turca

D

fotos: Divulgação

iversificada e rica, a culinária Turca acaba por se tornar muito interessante. Não é surpresa, pelo fato de ser uma das melhores culinárias do mundo. Há um grande consumo de carnes na cozinha turca, em especial o borrego e a vitela e a carne de aves. Há também uma quantidade enorme, de pratos feitos à base de legumes e doces a base de frutas. Outro alimento marcante é o iogurte natural turco, até por conta da palavra, ter suas raízes na Turquia. O iogurte turco, possui sabor e consistência únicos. Para que você, sinta um pouco da Turquia na sua casa, selecionamos uma receita que vai deixar você louco para fazer as malas agora mesmo, e ir conhecer esse país pessoalmente.

Bolo de Maçã e Canela (Elmalı Tarçınlı Kek)

Ingredientes: 4 ovos * 1 copo de leite * 1/2 copo de óleo de girassol * 2 1/2 copos de farinha de trigo * 1 copo de farinha de arroz * 1 colher de sopa de açúcar baunilhado * 1 1/2 copo de açúcar * 1 colher de sopa de fermento Guarnição: 12 maçãs pequenas * 2 colheres de sopa de açúcar * 1 colher de sopa de canela Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas. Reserve. Bata muito bem os ovos com o açúcar. Adicione o óleo e o leite e misture bem. À parte, misture a farinha de trigo com a farinha de arroz, o fermento e o açúcar baunilhado. Adicione estes elementos secos à outra mistura líquida. Envolva bem todos os ingredientes. Coloque a massa em forma untada e polvilhada. Disponha as fatias de maçã em toda a superfície da massa. Polvilhe com açúcar misturado com canela. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 50 minutos.


Edição Exclusiva - www.amplestur.com.br fonte: Meus Roteiros de Viagem | texto: Dérick Pacheco Caitano

4

Monumento Turco

Santa Sofia e Mesquita Azul, prendem a atenção dos turistas

N

foto: Divulgação | MESQUITA AZUL

foto: Divulgação | SANTA SOFIA

ão há como falar em Istambul, em não pensar na Mesquita Azul ou na Basílica de Santa Sofia, ambos são considerados os dois maiores monumentos da cidade. Achá-los é fácil, ficam localizados no centro histórico de Sultanahmet. A Basílica de Santa Sofia, que em turco é conhecida como Aya Sofya, é ainda um dos pontos mais visitados em Istambul. Estima-se que tamanho monumento, tenha sido erguido há pelo menos 1500 anos. Ao contrário do que diz algumas pessoas, Sofia não faz referência a nenhum nome ou pessoa, ela deriva do latim “sophos”, que quer dizer “sabedoria”. A atual, é derivante de outras duas antes construídas. Em 1935, Atatürk, o fundador da República da Turquia, transformou a Santa Sofia em um museu, que se tornou uma das principais atrações turísticas da Turquia. Em 1985, foi aclamada como um Patrimônio Mundial pela UNESCO. A estrutura do local, é uma atração à parte. Uma cúpula sustentada por quatro pilares é um dos pontos que mais retém a atenção dos turistas. A quantidade de culturas dentro da basílica impressiona, e coloca o local, no ranking dos locais mais visitados do mundo. Outro lugar a se visitar, quando se passa pela Turquia, é a Mesquita Azul, em turco Sultan Ahmet Camii. Acreditasse que ela tenha sido erguida entre 1606 e 1616. Seu nome oficial é Mesquita de Sultanahmet, mas ela é tradicionalmente conhecida por “Mesquita Azul” por causa dos mais de 20 mil azulejos que a cobrem. Ela possui seis minaretes, mais do que qualquer outra mesquita da cidade, é considerada um dos principais cartões-postais de Istambul há mais de 400 anos. Turistas, não estão convidados a entrar na mesquita nos horário de oração. Orações mulçumanas acontecem cerca de cinco vezes ao dia, tendo seu início ao nascer do sol, e sua última oração entoada quando o sol se põe. A visitação é gratuita e a entrada para turistas ocorre por uma entrada no lado direito do edifício. Há algumas etiquetas que devem ser obedecidas na visitação. Não é permitido entrar com sapatos, motivo pelo qual, sacolas plásticas são oferecidas gratuitamente para que os visitantes possam armazenar seus calçados durante a visita. As mulheres precisam cobrir suas cabeças, enrolando panos ou mantas em seus pescoços, tampando os cabelos e deixando apenas a face à mostra. Também são oferecidos tecidos gratuitamente para que as mulheres possam se cobrir. O silencio no interior do monumento, tem que ser respeitado, fotografar é permitido desde de que não seja utilizado flash. Visitação Basílica de Santa Sofia: todos os dias, exceto às segundas-feiras. Durante a baixa temporada, de 1º de outubro a 15 de abril, o horário de funcionamento do museu é das 9:00h às 17:00h, com a última entrada às 16:00h. Durante a alta temporada, de 16 de abril a 30 de setembro, funciona das 9:00 às 19:00h, com última entrada às 18:00h. O ingresso custa 25 liras turcas, aproximadamente 30 reais.


VANTAGENS DOS NOSSOS SERVIÇOS Prestamos um serviço digital completo, agregando o desenvolvimento de Web Sites, com a estratégia e execução de sua comunicação digital; Nosso serviço não agride o meio ambiente, pois neutralizamos o CO2 através do replantio de árvores. Veja como fazemos para minimizar o impacto ambiental; 67% da nossa equipe é certificada; Equipe altamente qualificada; A proximidade e parceria com o cliente é um diferencial. Sites feitos pela PontoBr Digital possuem as seguintes características: Usamos o Drupal CMS, seguro e robusto, utilizado pelo governo dos EUA; Trabalhamos com layout responsivo, o que permite o funcionamento dos sites em todos os dispositivos com acesso à internet, como celular, tablet e computadores; Nossos clientes possuem acesso à área administrativa que permite a atualização de quase 100% do conteúdo; Nos preocupamos com a posição do site nas ferramentas de busca e atuamos de forma a gerar resultados positivos em SEO.

Os relacionamentos com nossos clientes são de longo prazo, por isso entregamos experiências digitais que geram resultados, fazendo com que clientes pontuais se tornem parceiros de longa data. Especialidades: Drupal, Desenvolvimento de Sites, SEO, Redes Sociais, Facebook Marketing, Planejamento e Execução de Marketing Digital.

www.pontobrdigital.com.br


7

Edição Exclusiva - www.amplestur.com.br fonte: Trip Advisor texto: Dérick Pacheco Caitano

Às compras

Gran Bazar, um dos pontos mais visitados por turistas

O

fotos: Divulgação

Gran Bazar, também conhecido como Grande Bazar ou Mercado coberto, é conhecido por conta da quantidade de produtos, relacionados a joalheria, cerâmica, especiarias de tapetes. O chutes sobre a quantidade de lojas presentes nas cerca de 60 ruas do Gran Bazar fica entre 1.200 e 4.000 lojas. Espicula-se que ele tenha sido inaugurado por volta de 1461. O bazar emprega cerca de 20.000 pessoas atualmente. O turista pode entrar no bazar por uma de suas quatro entradas, situadas nos extremos das ruas. A estrutura do bazar, ainda permanece a mesma, porém o regimento e a administração do local mudaram radicalmente, por meados do século XIX.

fotos: Divulgação


Edição Exclusiva - www.amplestur.com.br fonte: Meus Roteiros de Viagem | texto: Dérick Pacheco Caitano

8

Especiarias Egípcias Bazar Egípcio, contempla a maior variedade de especiarias Istambul

fotos: Divulgação

O

Bazar das Especiarias, também conhecido como “O mercado” ou até “Bazar Egípcio”, é um dos maiores e mais antigos, sendo ultrapassado apenas pelo Gran Bazar. Documentos antigos, sugerem que o nome original do mercado era “Novo Bazar”, porém por conta da quantidade de iguarias egípcias presentes, o nome “Bazar Egípcio” ganhou força. O mercado possui um formato em “L” que contempla 88 salas. A entrada principal situa-se a sudoeste, em frente à Mesquita Yeni.

fotos: Divulgação


diagramação: Dérick Pacheco Caitano WWW.PONTOBRDIGITAL.COM.BR

Fale com um de nossos agentes de viagens (48) 2108 9422 facebook/amplestur ou twitter/quandoviajo

Revista Amplestur - 2ª Edição - Turquia  

Uma revista com conteúdo exclusivo sobre a Turquia. Entenda mais sobre esta cultura.